sábado, 25 de dezembro de 2021

Assista ao lançamento do telescópio James Webb, da Nasa

O telescópio espacial James Webb, da Nasa, foi lançado neste sábado (25.dez.2021). O equipamento revolucionário, de US$ 8,8 bilhões, decolou da base de lançamento da Agência Espacial Europeia, na Guiana Francesa.
Segundo a Nasa, o telescópio acessará partes nunca vistas pelo homem, dando início a uma nova era da exploração espacial.👇

Vacina contra o envelhecimento? Sim, existe e já foi testada ...Boas notícias?

 © Shutterstock

Notícias ao Minuto

Foi desenvolvida uma vacina que demonstrou resultados promissores contra o envelhecimento, de acordo com um estudo publicado na Nature Aging.

A vacina foi testada em ratos de laboratório e os cientistas consideram que estão em condições de avançar com ensaios clínicos em humanos. Ainda assim, pedem que sejam feitos mais testes em animais, incluindo primatas.

De acordo com os investigadores, a vacina terá eliminado células envelhecidas e prolongado a vida dos ratos. Além disso, inverteu alguns sinais de doenças relacionadas com a idade.

Esta nova vacina 'ataca' as células senescentes, que são aquelas que acumulamos com a idade, são pró-inflamatórias e estão na origem de doenças associadas ao envelhecimento. Isto faz com que o sistema imunitário se torne cada vez mais incapaz de eliminar esse tipo de células do corpo.  

Forças do Níger e Nigéria reivindicam morte de 22 membros do Boko Haram

© Getty Imagens

Notícias ao Minuto  25/12/21 

Pelo menos 22 membros do grupo 'jihadista' Boko Haram foram abatidos numa operação conjunta das tropas do Níger e da Nigéria no Lago Chade (oeste), confrontos que mataram também seis soldados de ambos os países, indicou fonte oficial.

Num comunicado, o Estado-Maior das forças mistas adiantou que a operação "Sharan Fagué" ("varrido do pátio" no dialeto local Hausa) decorreu entre 01 e 21 deste mês e visou destruir "bases dos terroristas do Boko Haram e do grupo Estado Islâmico na África Ocidental (EIAO) instaladas nos territórios nigerino e nigeriano".

Segundo o documento, os dois "grupos terroristas" chegaram a planear ações, entretanto fracassadas, para "arruinar a celebração das festas do '18 de dezembro'", em que se comemora o 63.º aniversário da proclamação do Níger, previstas este ano para Diffa, no sudeste do país, perto da fronteira com a Nigéria.

Além disso, prossegue o comunicado do Estado-Maior conjunto, os dois grupos tentaram, "também em vão", impedir as ações de fortificação da cidade de Malam Fatori, iniciadas pelo governador de Borno, sudeste da Nigéria, para permitir o regresso definitivo de deslocados internos e refugiados nigerianos.

Nos confrontos ao longo dos 21 dias, quatro soldados nigerinos e dois nigerianos morreram, além de 23 outros terem ficado feridos.