25 de janeiro de 2014

PAIGC na Guiné Bissau com problemas de liderança de grupo parlamentar


O histórico partido do PAIGC, na Guiné Bissau, está cada vez mais dividido, ao nível do seu grupo parlamentar que se apresenta actualmente com dois líderes reclamando para si a legitimidade e a legalidade.

Há muito tempo que nada vai bem no partido de Amílcar Cabral, que recorrentemente é assaltado por guerras intestinas e luta pelo poder, quer na liderança partidária, quer no governo, na presidência ou no Parlamento. 


2013 Cabo Verde repatriou 281 estrangeiros, na maioria guineenses


As fronteiras cabo-verdianas repatriaram, em 2013, 281 cidadãos estrangeiros, na maioria oriundos da Guiné-Bissau, em que 247 se justificaram pela falta de meios de subsistência e 19 por se carecer de visto de entrada, indicam dados oficiais.
Mundo.    
Lusa 12:02 - 24 de Janeiro de 2014 | Por Lusa Segundo dados da Direção de Estrangeiros e Fronteiras (DEF) de Cabo Verde, solicitados pela agência Lusa ao Ministério da Administração Interna, os cidadãos repatriados em 2013 são de 26 nacionalidades diferentes, com os oriundos da Guiné-Bissau a registarem 67 dos casos, seguida pelo Senegal (54), Nigéria (46), Guiné-Conacri (23) e Gâmbia (11).

SABOTAGEM AO PROCESSO DE RECENSEAMENTO EM LISBOA - ANÓNIMO

CARO AMIGO 

Há um problema que estamos a enfrentar aqui em Lisboa com o processo de recenseamento. Sabotagem pura do processo por parte da quadrilha de Cadogo Jr.. Sim, é disso que se trata! O obstinado Djalo Pires, Mota, M’Bala e C.ª Lda, têm estado a espalhar boatos nauseabundos de que o escrutínio marcado para Março próximo não irá realizar-se. Com o objetivo que todos conhecemos: desmotivar os cidadãos! Outra sabotagem ao processo, tem a ver com a mobilidade dos técnicos enviados de Bissau. Não conhecem a Embaixada e nem têm meios para se deslocarem para os locais de recenseamento. Dependem dos favores de alguns funcionários da Embaixada, como, por exemplo, do senhor M’Bala. Está tudo a marcar passo, primeiro, porque se denota por parte desse pessoal da Embaixada,  uma enorme falta de respeito pelos seus concidadãos que ficam horas sem fim à espera deles para iniciar o serviço. Uma falta de sentido cívico grave. Ainda por cima vangloriam-se de retardatários e tudo mais, criando dificuldades ao processo.

ANÓNIMO

A atleta Guineense de Judo, Taciana Lima Balde, conquistou medalha de Ouro, nos jogos da Lusofonia a decorrer em GOA, INDIA.

                                    PARABÉNS TACIANA !!! 


Advogado Octávio Lopes é novo líder da maior bancada parlamentar da Guiné-Bissau

O deputado Octávio Lopes foi hoje eleito novo líder do grupo parlamentar do PAIGC
Bissau, 24 jan (Lusa) - O deputado Octávio Lopes foi hoje eleito novo líder do grupo parlamentar do PAIGC, partido com maior representação na Assembleia Nacional Popular (ANP) da Guiné-Bissau, com 39 votos dos 67 membros da bancada.

Em declarações aos jornalistas, momentos após a votação que decorreu na ANP, Octávio Lopes apresentou-se como novo líder, com 39 votos a favor e uma abstenção.

Questionado sobre a legalidade da sua escolha para a liderança da bancada e sobre se tal não carece de uma indicação da direção do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Octávio Lopes, advogado formado em Portugal, defendeu que a escolha "é da exclusiva competência" dos deputados.

Segundo referiu, a decisão vai ser comunicada à direção do partido nos próximos dias, esperando continuar a colaborar com a mesma.
Os deputados da bancada do PAIGC que hoje elegeram um novo líder acusam o até aqui presidente do grupo parlamentar, Rui Diã de Sousa, de "maus procedimentos" perante os interesses do partido.
Rui Diã de Sousa
Este, por sua vez, disse que continua em funções por não reconhecer a votação realizada: para Diã de Sousa apenas a direção do partido tem competência de propor a sua substituição.

Os deputados que hoje votaram a favor da substituição apoiam a candidatura de Braima Camará para a liderança do PAIGC, partido que deve realizar um congresso em breve, em data a anunciar.

Fonte do PAIGC indicou à Lusa que a direção vai se reunir para analisar este caso.