quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Guineenses - É preciso uma reação estratégia

Por O Democrata Osvaldo Osvaldo 

Agora é a hora de verdade e torna visível numa clareza no pleno luz do dia, na contra mão do mundo inteiro, o PAIGC chora dia e noite e apela a CEDEAO para enfrentar os desafios porque senão, não irá a segunda volta das eleições presidenciais do País, porque é flagrante a Mega frude, o que levou a oposição Guineense a unir na base de coesão e unidade Nacional baseado na Genuinidade moral intelectual do nosso povo, a pergunta é: Como é que a CEDEAO vai recuperar todo o dinheiro disponibilizado para campanha milionária do PAIGC.

O PAIGC está gastar milhões na compra de cartões eleitoral, porque
Atenção irmãos é apenas um aviso, Guineenses se por acaso ouve banho de sangue o primeiro responsável é o PAIGC, aseguir Comunidade Internacional incluindo em especial a CEDEAO.

E vale lembrar de que a senhora Odete Semedo, dos 10 camiões de boletins de voto, ele, subtraíu 3 camiões desses! Para quê? Para uma fraúde de proporções inimagináveis, kkkkkkkkkkkk Aver vamos.

Dizer que
a segunda volta das eleições presidenciais do País, é o candidato Umaro Sissoco Embaló suportado pelo maior partido da oposição (MADEM G15) e o candidato independente, Pesidente da República Sua Excelência José Mário Vaz, e no Fim Sua Excelência Mário Vaz Presidente da República vai ser reeleito na casa Presidêncial feito um Falcão.

Afirma o Democrata em ação.

A REVOLTA BRUTAL CONTRA OS DIPOTADOS DO PAIGC 🤔🤔🤔🤔???

Por Seco Bari 

O PAIGC ESTÁ A SER CADA VEZ MAIS AMEAÇADAS POR SEGUINTES MOTIVOS:

A COMPRA DOS JEEPS AMERICANOS MAIS CARO NO MERCADO, PARA FAZER A CAMPANHA CAMPANHA ELEITORAL, ENQUANTO O POVO ESTÃO A MORRER DE FOME;

AS COMPRAS DOS CARTÕES ELEITORAIS NAS ALDEIAS, NO VALOR DE 8 EUROS POR CADA CARTÃO, COM O DINHEIRO DO POVO;

SABOTAGEM DE CONSTRUÇÃO DE PORTO DE BUBA;

OS "CAFUMBANS" DOS 40 MIL POSTOS DE
SERVIÇO 🤭🤭🤭

OBRIGADO POPULAÇÃO DE LESTE, PELA INICIATIVA DA REVOLTA POPULAR 👏👏👏👏👏👏👏

URGENTE: Risco de Fraude na CNE ??? - CNE, suprimiu 10.443, eleitorado na num universo de 761,676 eleitorados inscritos na eleição legislativa de Março do ano em curso. A Comissão Nacional Eleitoral da Guiné-Bissau , para 751,233 eleitor para este eleição presidencial de 24 de Novembro do ano em curso. ???


Fonte: Omar Buli Camará 

Militantes simpatizantes de Madem G15 está de luto e falce aos Djebu Sadjo, ku está na no caravana de terça feira, nó bai Kel djabicunda, Guntubuel, Bidjini, Guntuba, Gã-Mamudu, Pacua, aos i dissano na mundo de vivos, Djebu Sadjo nona continua bu obra, i falce aos pa vítima de um acidente de carro depois ki misti bai mati comício di General Umaro sissoko Embalo kuna apoiado pa Madem G15, mais luta na continua vitória é certa Djebu pabu alma discança em paz.





No local de acidente que deixou todos os militantes do Madem G15 triste.




Ba Di Géba Poco / Manuel Malam Injai 

ÚLTIMA HORA. Fugu pega na SEDE de PAIGC???



Gaitu Balde 

Candidato Carlos Gomes Junior fala para Diáspora


Cadogo Presidente 

Força di exexperiência

Estamos a Trabalhar - LESMES, KUMA GUINEENSES KU KATA CUME CARNE I SON KI AMONTONS.


Estamos a Trabalhar 


Lesmes Monteiro Torres Gemeos fez uma transmissão ao vivo.

SÓ AGORA?


Então a senhora da CNE não tinha dito que, já colaram as listas pelo que, não precisa mais! E vão colar-lá só agora? Estes gostam de brincar com coisa séria!

Presidente jomav deve mandar verificar minuciosamente essa lista se houver pequena alteração que arruma Cne Guiné Bissau e marca nova data.


Carlos Sambu

NO COMMENT!



Emanuel Fernandes

Eleições presidenciais: MEMBROS NÃO PERMANENTES DA CNE ATRASAM VOTAÇÃO DE MILITARES E PARAMILITARES EM BISSAU

Os membros não permanentes junto à Comissão Nacional de Eleições (CNE) atrasaram o início dos trabalhos de votação antecipada reservada às forças de defesa e segurança, destacadas para assegurar processo de votação no domingo, tanto em Bissau como nas regiões. 

O processo que devia ter o seu início às 7 horas, só arrancou depois das 8 horas desta manhã, mais de uma hora de atraso, indicou Fernando Bacurim, presidente da Comissão Regional de Eleições de Setor Autónimo de Bissau.

Em causa , segundo o responsável da CRE de Bissau, está uma dívida de mais de cento e sessenta milhões de francos CFA, contraída pelo governo nas eleições legislativas de 10 de março para com os representantes dos partidos políticos junto à Comissão Nacional de Eleições. 


A votação está a decorrer nas instalações da CRE de Bissau e nas imediações também.

“Neste momento, como pode constatar no terreno, o  processo está a decorrer normalmente. Começamos depois das 8 horas, porque os representantes dos partidos políticos nas eleições legislativas tentaram perturbar o processo, mas acabaram por se retirar do recinto da CRE depois do nosso pedido”, informou. Porém, diz ao repórter de O Democrata desconhecer da dívida nem do pagamento ou não da mesma.   


Segundo Fernando Bacurim, as reinvindicações dos representantes dos partidos políticos duraram algum tempo e eram feitas junto à CNE, mas só esta quinta-feira, 21 de novembro de 2019, tentaram perturbar a votação antecipada.  

Voto antecipado, nos termos da lei, também é extensivo às pessoas em mobilidade ou eleitores guineenses que se deslocam para o estrangeiro, por exemplo, para participar nas conferências, estágios ou que eventualmente tenham que viajar por algum ou outro motivo antes do escrutínio, mas tem que ser mediante um pedido de viagem autorizado pelos seus superiores hierárquicos.

“Faz-se mediante uma ordem de missão, carta convite e bilhete de avião como comprovativos”, precisou.

Fernando Bacurim garante, no entanto, que pequenas falhas ocorridas na votação de 10 de março, em alguns bairros circundantes de Bissau, foram saneadas e espera que a votação de domingo não crie  transtornos à sua equipa nem aos agentes da mesa.

Por: Filomeno Sambú

OdemocrataGB

COMUNICADO À IMPRENSA

COMANDO CONJUNTO DE ASSEGURAMENTO DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 2019

O COMANDO CONJUNTO
( POP E GUARDA NACIONAL) PROÍBE REALIZAÇÃO DE COMÍCIOS POPULARES NO ÚLTIMO DIA DA CAMPANHA ELEITORAL NAS PRINCIPAIS AVENIDAS E ARTÉRIAS DE BISSAU.

CONFIRA O COMUNICADO👇👇👇


PELA LEI E SEGURANÇA

email: ministerio2019interiorgb@Outlook.pt
🇬🇼245956557003
🇬🇼245 969140121

Comissariado Nacional da Polícia de Ordem Pública

A Representante do Secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau, Rosine Coulibaly e o Presidente da Comissão Nacional de Eleições, José Pedro Sambú, presidiram hoje, nas instalações do UNIOGBIS, uma reunião da Comissão de Coordenação de Alto Nível sobre Eleições.

A Representante do Secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau, Rosine Coulibaly e o Presidente da Comissão Nacional de Eleições, José Pedro Sambú, presidiram hoje, nas instalações do UNIOGBIS, uma reunião da Comissão de Coordenação de Alto Nível sobre Eleições. O comité concluiu que as condições estão corretas e está tudo pronto para realizar as eleições presidenciais, conforme planeado.

A CNE informou que, como as listas de eleitores são as mesmas usadas nas eleições parlamentares, não é obrigatório por lei publicá-las. Os partidos políticos têm uma cópia das listas e a população será informada. Todos os materiais de votação foram distribuídos para as regiões, e hoje os membros das forças de defesa e segurança já votaram, pois estarão a trabalhar no dia das eleições.




ONU na Guiné-Bissau

O candidato independente, Carlos Gomes Júnior, promete unir esforços para que em conjunto com os restantes órgãos de soberania para garantir a paz e estabilidade social a todos os cidadãos guineenses, caso for eleito Chefe de Estado no dia 24 novembro

Conhecido em Bissau por "Cadogo Filho", falava a imprensa esta quinta-feira, após a cerimônia de apresentação do pública do seu manifesto eleitoral, num dos hotéis da capital guineense.

Aos jornalistas, Gomes Júnior diz que é o único candidato com experiência para servir o nesta altura de grandes desafios que a Guiné-Bissau enfrenta.


Alison Cabral 

Assista em Directo ao debate na Universidade Lusófona!


DSP Presidente 

Militares e para militares, envolvidos nas operações de asseguramento às presidenciais já estão a votar nas comissões regionais das eleições

Ao todo são cerca de mil e seiscentos efectivos que votam antecipadamente, para que no domingo possam garantir a segurança em todo o território nacional.



Decorre normalmente a votação dos militares, polícias e alguns civis em missão de serviço, confirma o Presidente da Comissão Regional das Eleições, Fernando Bacurim, apesar de alguns atrasos e as contestações dos representantes dos partidos nas Comissões Regionais das Eleições e dos candidatos às presidenciais 24 novembro.

Os militares e para militares estão envolvidos em operações de asseguramento da votação do domingo para eleição do Presidente da República.





Amílcar Cabral esteve esta manhã na Comissão Regional das Eleições em Bissau, para exercer o direito de voto, juntamente com os militares e polícias.

A encenação organizada pelo Fórum de Paz, envolve jovens de partidos políticos sob o signo " Anós i di um djorson, com finalidade promover a paz e estabiliade, através dialogo e respeito as diferenças, e os princípios democráticos.

Declarações de José Carlos Correia, Coordenador do Fórum da Paz.



Aliu Cande

A humidade política - O nosso coordenador nacional Braima Camará, cumprimenta o Diretor Nacional de Campanha Eleitoral do José Mário Vaz, na sua sede principal.

Estamos de ida à Bafatá, entretanto passamos à sede do Adversário às eleições presidenciais, Jomav para dar saudações políticas.


Madem-G15/Sector Autónomo Bissau

O candidato Baciro Djá faz doações no centro hospitalar de bandim como já tinha feito noutras localidades e associações.


TGB Televisão da Guiné-Bissau

Audiência de cortesia da missão de observadores eleitorais da CEDEAO, chefiado pelo Ex-Primeiro Ministro do Mali Sr. Soumeylou Boubèye Maiga.


 

José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau

Dara Fonseca Ramos - Um Apelo ao Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas



Dara Fonseca Ramos 

O ativista Doka Ferreira está livre e na sexta-feira explica as causas da sua detenção. A verdade prevalecerá


Doka Ferreira 


Reflexão
PJ di Guiné Kuma é kana suta Doka. #Ri_si_bu_pudi


Fonte: Marius Biague

CAMPANHA AO MINUTO. JOMAV SEGUNDO MANDATO. PRAÇA DE BANDÉ AO RUBRO. CÍRCULO ELEITORAL 26.



Junior Gagigo 

Dara Fonseca Ramos - Pensando Guiné-Bissau ✊🏾🇬🇼✊🏾




Dara Fonseca Ramos

Diplomata guineense detido em Portugal por agressão

Ela foi detido preso por ter atirado ácido no namorado da ex-namorada

A polícia portuguesa deteve na terça-feira, 19, em Sintra um diplomata guineense acusado de tentativa de homicídio, ao atirar ácido sulfúrico contra o actual companheiro da ex-namorada, que se encontra em coma induzido.

A imprensa portuguesa acrescentou que a vítima, de 39, anos pode ficar cedo.

Apesar do ataque ter acontecido no dia 10, a prisão só foi efectivada depois de a embaixada guineense em Portugal ter levantado a imunidade parlamentar do agressor, de 43 anos de idade.

A agressão aconteceu nas Mercês, freguesia de Algueirão Mem Martins, no concelho de Sintra.

Antes de ser preso, o diplomata justificou ao jornal Correio da Manhã o ataque com o facto de a vítima lhe ter encostado uma arma de fogo à cabeça e explicou ter comprado um frasco de ácido sulfúrico, na tarde de 10 de Novembro, "por andar a ser ameaçado".

E negou que tinha invocado a imunidade diplomática para evitar a detenção.

Entretanto, a detenção, segundo fonte policia, não foi pacífica porque o diplomata seguia num carro com matrícula diplomática e recusou sair quando abordado, tendo sido retirado à força.

O diplomata vai responder também por dois crimes de homicídio na forma tentada, depois de ter sido denunciado pela antiga companheira por violência doméstica.

Redacção VOA

Assista ao Tempo de Antena do próximo Presidente da República da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira.


DSP – Tchon Na Fria, Pa Terra Ranka!
#Vota2 ✌🏾
#TempoDeAntena19

Fonte: DSP Presidente

Tempo de antena 20/11 | José Mário Vaz - Presidente di Paz



JOMAV Presidente di Paz

Guinea-Bissau - PAIGC PREPARA GOLPE ELEITORAL

Por: Carlos Sambu

Já foi ativado e muito bem, o plano da maioria fabricada! As listas dos nomes, serão ficados na sexta-feira à noite, mas só nas zonas de bastião eleitoral do PAIGC, há técnicos contratados que, minuciosamente conseguiram detectar zonas em que o PAIGC não tem muita aceitação, isto é: Zonas em que Madem-G15, PRS e APU-PDGB foram massivamente votados logo, nestas distritos não haverá urnas para votar e nem nomes serão coladas por lá! Como justificar isso? A CNE vai alegar que, ouve muita ABSTENÇÃO, guardem a palavra...

O DSP, de forma antecipada, tinha dito, que teme que haverá muito abstenção! Será que, o amador política tem balão de cristal para precaver isso? Não, é uma jogada combinada! Pois, Sabem que, os Guineenses gostam da festa da democracia e de votar e armaram essa arapuca. Ora, o plano macabro e de golpe eleitoral tem complacência da própria CNE e de alguns corpos diplomáticos acreditados no país que, querem a todo custo violar a lei eleitoral ( que exigiu sem rodeios dez dias os nomes tem que ser fixados para permitir reclamações) porque para PAIGC e companhia Ltda, o comunicado da CEDEAO é único diploma respeitável e válido. Entretanto, tudo isso será assegurado pela força invasora solicitada publicamente por Aristides Gomes e, estes dias lançaram slogan e petição, exigindo entrada da dita força para assegurar eleição, aliás golpe eleitoral já preparado, e nestes dias testas de ferro da CNE, já não dormem em casa . Por isso, ha que haver um cidadão patriota, para acabar com essa palhaçada montada para assaltar presidência.

Por: Carlos Sambu

Neto Tonecas Betchiguê

Ministro da Educação e Ensino superior, acompanhado por deputado eleito Nhacra e Mansoa efetuaram hoje a entrega de trezentas chapas de zinco a comunidade de ponta Ngana, para construção de uma escola de raiz.

Dautarin da Costa disse a imprensa que a entrega deste materiais é na sequência de solicitação do deputado Papa Mane eleito neste círculo eleitoral.


Nicolau Gomes Dautarim

Eleições Presidenciais: Locais de votação em Cabo Verde





Braima Darame

Presidenciais Guiné-Bissau: Mais de 40% dos eleitores estão concentrados em Bissau e Oio


Dos 761.676 eleitores inscritos que podem votar nas eleições Presidenciais deste Domingo dia 24 de Novembro, o Sector Autónomo de Bissau (SAB) conta com 207.659 eleitores distribuídos por 645 Mesas de Assembleias de Votos a nível da capital.

De acordo com a Comissão Nacional de Eleições (CNE), depois de Bissau a região de Oio fica em segundo lugar, em termos do maior número de eleitores, totalizando 109.179 pessoas admitidas legalmente para votar neste domingo, distribuídos por 521 Mesas de Assembleias de Votos, nesta zona norte do país.

A região de Bafatá, na zona leste, surge em terceiro lugar com 100.961 eleitores que podem votar nas 458 mesas de voto, sendo a região de Gabú com 97.414 eleitores indicados igualmente para voltar em 421 Mesas de Assembleias de Voto.

Na região de Cacheu, 90.092 eleitores podem votar a 24 de Novembro nas 405 Assembleias de Voto, seguido da região de Biombo com 50.490 eleitores recomendados a exercerem o seu direito de voto numa das 198 mesas de votos, a região de Tombali conta 39.704 eleitores inscritos e 202 locais de voto na zona sul da Guiné-Bissau.

Segundo a Comissão Nacional de Eleições, a região de Quinara conta com 31.920 eleitores e a região de Bolama/Bijagós totaliza 17.267 eleitores distribuídos respectivamente em 158 e 77 Mesas de Assembleias de Voto para ambas as regiões.

Relativamente a diáspora África que engloba Senegal, Gâmbia, Guiné Conacri, Cabo Verde e Mauritânia, a CNE registou 10.510 eleitores que vão poder votar em 29 Mesas de Assembleias de Votos, enquanto a Europa conta com 6.480 eleitores e 25 Mesas de Votos, distribuídas por Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Bélgica.

No total vão ser 3.139 Mesas de Assembleias de Votos para atender 761.676 eleitores inscritos nas eleições do dia 24 de Novembro, este número corresponde aos eleitores que puderam participar nas eleições legislativas de 10 de Março.

De acordo com a CNE, alguns observadores de várias organizações internacionais convidada a acompanhar o processo já se encontram no país, entre os quais estão presentes os observadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a União Africana.

Sumba Nansil

© e-Global Notícias em Português

PRIMEIRO-MINISTRO NO NÍGER

O Primeiro-ministro, Aristides Gomes, encontra-se em Niamey onde foi recebido pelo Presidente Mahamadou Issoufou, Presidente do Níger e Presidente em exercício da CEDEAO.


Estiveram presentes no encontro o Primeiro-ministro Nigerino, o Presidente da Comissão da CEDEAO, o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Níger e a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Comunidades da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa.

O processo eleitoral para as presidenciais e a manutenção da estabilidade governativa foram os temas centrais deste encontro. 

AAS

Oficial: RENAJ-GB DISTINGUE GENERAL BIAGUÊ NA N'TAN!


Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, Biaguê Na N'tam, foi hoje (20.11.19) reconhecido pela Rede Nacional das Associações Juvenis (RENAJ).

O acto de distinção decorreu no Gabinete do General, nas instalações de Amura, em Bissau.

Na ocasião, Seco Duarte Nhaga, líder da RENAJ-GB, enumerou alguns dos motivos do reconhecido, nomeadamente:

O desempenho de Biaguê Na N'Tan na garantia de paz e estabilidade no país, sobretudo, por este ter apostado na FORMAÇÃO DE JOVENS MILITARES.

Bu: Departamento de Comunicação.
20.11.19

Renaj GB

Oceanografia: GOVERNO QUER IDENTIFICAR QUANTIDADE E QUALIDADE DO PESCADO NO MAR DA GUINÉ-BISSAU

O ministro de Conselho de Ministros, Assuntos Parlamentares e Porta-voz do governo revelou que um navio oceanográfico espanhol denominado “VIZCONDE DE EZA” está no país para fazer investigação científica e avaliar as principais espécies do pescado (peixes, crustáceos e cefalópodes) nas águas territoriais da Guiné-Bissau. O navio está no país no âmbito de cooperação entre Ministério das Pescas guineense e o Instituto Espanhol de Oceanografia. 

Depois da visita realizada nesta quarta-feira, 20 de novembro de 2019, ao navio espanhol atracado no Cais de Pindjiquiti, Armando Mango criticou o fato de o país estar a explorar seus recursos haliêuticos sem saber quantidade e que tipo de espécies tem no seu mar e como esses recursos devem ser explorados para beneficiar a geração vindoura.

O governante que estava ladeado de técnicos do Ministério das Pescas e equipa espanhola ligada ao navio, informou que o executivo liderado por Aristides Gomes, em colaboração com a União Europeia, decidiu trazer este navio espanhol ao país para ter dados científicos sobre a quantidade e espécies do pescado que o mar guineense tem. Neste sentido, assegurou que os técnicos guineenses vão fazer parte da equipa espanhola que irá efetuar investigação científica nas águas guineenses durante 17 dias.


“Para que não fiquemos a depender apenas da cooperação estrangeira”, sublinhou Armando Mango em declaração aos jornalistas.

Por sua vez, a embaixadora da União Europeia no país, Sonia Neto, alertou que os resultados desta campanha e os trabalhos do Centro de Investigação Científica Pesqueira Aplicada (CIPA), serão cruciais para a Guiné-Bissau, uma vez que deverão assegurar a produção sustentável dos recursos haliêuticos distribuídos nas águas guineenses. 

Dados a que O Democrata teve acesso indicam que a iniciativa é financiada pela União Europeia, através do apoio setorial ao acordo das pescas que representa um total de 4 milhões de euros por ano. Este montante, segundo as estatísticas das pescas, é dedicado ao reforço das políticas das pescas no país.

Em reação a essa parceria de cooperação entre Ministério das Pescas guineense e o Instituto Espanhol de Oceanografia, o secretário da embaixada de Espanha no país, João Manuel Lopes Urdiales, assegurou estar convencido que os marinheiros científicos espanhóis vão trabalhar juntamente com os técnicos guineenses e terão resultados interessantes que irão ajudar os cidadãos guineenses a conhecerem, realmente, qual é o verdadeiro estado dos seus recursos haliêuticos distribuídos nas águas da Guiné-Bissau.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

OdemocrataGB