terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Afinal, NATO vai ou não enviar tropas para a Ucrânia? Tudo o que se disse

© Getty Images

POR LUSA   27/02/24 

O primeiro-ministro eslovaco deu como certa a presença de tropas dos países da NATO e UE na Ucrânia, e Macron deixou em aberto a possibilidade, mas Stoltenberg, Scholz e até Costa colocaram de lado uma escalada do conflito.

Ao início da tarde de segunda-feira, o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, anunciou, depois de uma reunião do conselho de segurança do país, que países da União Europeia (UE) e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) estavam a preparar-se para enviar tropas para a Ucrânia, para tentar colmatar os problemas de recrutamento ucranianos que já estão a sentir-se no campo de batalha.

"Vários Estados-membros da NATO e da UE estão a ponderar enviar soldados para o território da Ucrânia bilateralmente", referiu, deixando logo de parte o cenário de ser uma coordenação da Aliança Atlântica.

Considerado um eurocético e crítico ávido do apoio prestado à Ucrânia nos últimos dois anos, Robert Fico acrescentou que Bratislava não iria participar no alegado esforço de dar uma vantagem militar à Ucrânia.

O primeiro-ministro eslovaco disse ainda saber o que é os militares dos países da UE e da NATO iam fazer para a Ucrânia, mas recusou revelar, admitindo que o encontro convocado pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, para segunda-feira ao final do dia, em Paris, era uma "reunião de combate", sem qualquer discussão de um efetivo plano de paz proposto pelo Governo de Volodymyr Zelensky.

A questão acabou por chegar a Emmanuel Macron, que em conferência de imprensa deixou não abriu a porta às certezas que Fico tinha, mas também não a fechou.

"Não há consenso nesta altura sobre enviar tropas para o terreno", disse o Presidente francês depois de uma reunião com os representantes de 20 países que apoiam a NATO.

No entanto, "nada deve ser excluído", apontou, acrescentando que "tudo tem de ser feito para impedir a Rússia de vencer" o conflito que exacerbou há dois anos com a invasão do território ucraniano -- depois da invasão da Crimeia em 2014.

A Lusa contactou as missões diplomáticas de vários Estados-membros da NATO, que não se mostraram disponíveis para prestar esclarecimentos sobre esta proposta de momento.

A única palavra da NATO veio hoje de manhã, através do secretário-geral, Jens Stoltenberg, que foi taxativo em declarações à Associated Press: "Não há planos de enviar tropas de combate da NATO para o terreno na Ucrânia".

Já na segunda-feira à noite, no final da reunião, o primeiro-ministro português demissionário, António Costa, tinha deixado claro que Portugal não tinha equacionado esse tipo de ajuda suplementar à Ucrânia.

"Não há nenhum cenário em que essa questão se tenha colocado", admitiu em declarações à Lusa e RTP.

Hoje foi o chanceler alemão, Olaf Scholz, a deixar claro que não há consenso no eixo franco-germânico sobre esta decisão e que bilateralmente também não houve promessas feitas a Zelensky sobre um reforço do efetivo: "Não haverá tropas no terreno, nem soldados enviados por Estados europeus ou pela NATO para solo ucraniano".

A contundência da NATO, Alemanha e Portugal sobre esta hipótese foi reforçada com as posições da República Checa e Polónia, que também descartaram enviar tropas para a Ucrânia.

O envio de militares, ainda que de maneira bilateral, para a Ucrânia de países da UE ou da NATO levaria inevitavelmente a uma escalada do conflito.

Ainda que as tropas fossem enviadas sem envolvimento da NATO, Moscovo poderia considerar os países que tomaram a decisão como participantes no conflito e poderia optar por atacar os seus territórios.

Nesta circunstância iria impor-se a ativação do Artigo 5.º da NATO, que consagra o princípio de defesa mútua, ou seja, se um Estado-membro é atacado, os outros 31 -- já contabilizando a Suécia cuja adesão formal está por dias -- teriam de defende-lo, o que levaria a uma entrada na guerra da NATO inteira, incluindo os Estados Unidos da América, algo que tem sido liminarmente descartado desde 24 de fevereiro de 2022.

Numa altura em que o apoio da parte de Washington está estagnado e foi secundarizado em detrimento do conflito no Médio Oriente e uma pré-campanha eleitoral para as presidenciais que poderão afetar diretamente a NATO -- já que Donald Trump, o potencial candidato republicano, tem posições públicas de ceticismo sobre a Aliança Atlântica e o contributo financeiro dos restantes Estados-membros -- os países da UE tentam reforçar o seu apoio.

Mas as opções têm sido sempre um leque mais abrangente de sanções e o envio, o quanto antes, de munições de artilharia -- depois de um prazo falhado até março deste ano, os 27 da UE querem enviar um milhão de munições de grande calibre até ao final de 2024.

Mas só no 732º dia depois do início da invasão russa foi ponderado, por parte de um líder ocidental, o envio de tropas, para que a participação indireta no conflito tenha outro fôlego para Kiev, o que poderá significar uma escalada sem precedentes desde a Segunda Guerra Mundial.


Leia Também: "Não há planos para a presença de tropas da NATO na Ucrânia"

O Deputado da Nação Bamba Banjai que foi detido juntamente com um cidadão de nome Queba Sane (R kelly) foram libertados por volta das 19:20horas.

No entanto, o aludido ato se encontra eivado de vícios que enfermam a sua nulidade. Enquanto Deputado da Nação, a pessoa visado, não pode ser sujeito de um processo judicial e nem tão pouco detenção deste, salvo autorização da plenária da ANP.

Nesta senda, a garantia de um processo judicial apropriado, nos termos da lei, não pode ser violado, Sub pena de abuso de poder por parte das autoridades ou agente que tal ato prepetue.

Notícias de ultima hora: Deputado Bamba Banjai esta preso com R Kelly Queba Sane...

 

O Deputado da Nação Bamba Banjai foi detido  juntamente  com um cidadão de nome  Queba Sane (R kelly)

Eles foram chamados para serem ouvidos no Ministério Interior Lembrando que a autoridade competente para tratar desse assunto é  o Ministério Público. 

Eles acabaram por ser detidos com o fundamento de que a ordem veio de cima.

Resoluções finais conselho regional Bafata.

 

PRESIDENTE DA REPÚBLICA PARTICIPA NA JORNADA CORÂNICA DE MANSOA

A convite do Imam Central de Mansoa, Sheik Mamadú Djau Djaló, o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, marcou presença na Jornada Corânica, organizada pela comunidade islâmica local que consiste na leitura partilhada do Corão, realizada todos os anos como parte dos preparativos religiosos da Grande Giáhra de Mansoa.

O Imam Central de Mansoa expressou a sua gratidão pela presença do Chefe de Estado, destacando a atenção dada à comunidade islâmica de Mansoa.
PR General Umaro Sissoco Embalo em Mansoa  @Radio Voz Do Povo 

 Radio Voz Do Povo  / Presidência da República da Guiné-Bissau

HUMAN RIGHTS WATCH: Junta militar do Burkina Faso rapta cada vez mais ativistas e opositores

© Reuters

POR LUSA   27/02/24 

A junta militar do Burkina Faso está a raptar cada vez mais ativistas da sociedade civil e opositores políticos como mecanismo de repressão, declarou hoje a organização não-governamental Human Rights Watch (HRW).

Desde o final de novembro de 2023, homens não identificados raptaram pelo menos seis ativistas e membros de partidos da oposição na capital, Ouagadougou, levantando preocupações quanto a desaparecimentos forçados, referiu a HRW num comunicado à imprensa.

"As autoridades burquinenses devem tomar urgentemente medidas eficazes para encontrar as pessoas desaparecidas ou levadas à força, pôr termo ao recrutamento abusivo e levar os responsáveis a tribunal", instou.

A HRW referiu que, num caso recente, em 20 de fevereiro, homens armados em trajes civis raptaram um membro do grupo da sociedade civil Balai Citoyen, na sua casa em Ouagadougou, a capital.

No dia seguinte, 21 de fevereiro, um grupo de homens, que se apresentaram como agentes de segurança do Governo, raptaram outro membro do Balai Citoyen, no gabinete do Ministério dos Assuntos Humanitários em Ouagadougou.

As famílias dos homens raptados e o Balai Citoyen apresentaram queixa à polícia, mas não foi dado qualquer seguimento ao caso, de acordo com as informações da HRW.

"No início de novembro de 2023, as forças de segurança burquinenses, utilizando uma lei de emergência abrangente, notificaram pelo menos uma dúzia de jornalistas, ativistas da sociedade civil e membros de partidos da oposição para participarem em operações de segurança do Governo em todo o país", declarou.

As autoridades militares de transição alegaram que as ordens de recrutamento de novembro estão autorizadas ao abrigo da "mobilização geral" de 13 de abril de 2023, parte de um plano para recuperar o território perdido para os grupos armados islâmicos, que controlam cerca de metade do país, explicou.

No entanto, grupos da sociedade civil nacional, organizações de comunicação social, sindicatos e grupos internacionais de defesa dos direitos humanos condenaram veementemente o decreto de "mobilização geral", alegando que este tem sido utilizado como método de repressão, de acordo com a HRW.

"Embora os governos tenham poderes para recrutar membros da população civil com mais de 18 anos de idade para a defesa nacional, o recrutamento não deve ser efetuado a menos que tenha sido autorizado e esteja em conformidade com a legislação nacional", declarou a HRW, acrescentando que a lei do recrutamento "tem de ser aplicada de forma a que o potencial conscrito seja informado da duração do serviço militar e tenha uma oportunidade adequada para contestar o facto de ser obrigado a servir nessa altura".

Em 06 de dezembro de 2023, um tribunal de Ouagadougou decidiu que o recrutamento de um jornalista e de três ativistas era ilegal, violava os direitos à liberdade de expressão e de circulação e causava um risco à integridade física, tendo ordenado a sua suspensão. Em janeiro, um dos advogados que os representava foi raptado.

Os jornalistas nacionais e internacionais, bem como os membros da sociedade civil, enfrentam cada vez mais assédio, ameaças e detenções arbitrárias, concluiu a HRW.


Conflito com NATO é "inevitável" se Ocidente enviar tropas para Ucrânia... Aviso é feito pelo Kremlin.

© Contributor/Getty Images

Notícias ao Minuto   27/02/24 

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou, esta terça-feira, que será "inevitável" um conflito militar direto entre a NATO e a Rússia caso o Ocidente envie tropas para a Ucrânia. 

"Nesse caso, não se trata de probabilidade, mas de inevitabilidade - é assim que avaliamos", disse Peskov, ao ser interrogado sobre a forma como o Kremlin avalia a probabilidade de um conflito direto caso tropas ocidentais sejam enviadas para a Ucrânia, tal como admitiu o presidente francês. 

Peskov disse que os países da NATO "também devem avaliar" as consequências de tais ações e estar conscientes das mesmas. Devem "perguntar-se se isso corresponde aos seus interesses e, mais importante, aos interesses dos cidadãos dos seus países", declarou.

Na segunda-feira, no final de uma conferência internacional de apoio à Ucrânia, em Paris, Emmanuel Macron afirmou que o envio de forças para o país "não deve ser excluído", frisando, no entanto, que não existe consenso sobre a questão entre os aliados de Kyiv.

Em França, o líder do partido de esquerda França Insubmissa (LFI), Jean-Luc Mélenchon, considerou irresponsáveis as declarações do presidente Emmanuel Macron.

Já hoje, o chanceler alemão, Olaf Scholz, garantiu que "nenhum soldado" será enviado para a Ucrânia por países europeus ou da NATO. 



Leia Também: Envio de tropas para Ucrânia? "Não seria do interesse do Ocidente"

Nigerianos iniciam nova greve nacional contra aumento do custo de vida

© Reuters

POR LUSA   27/02/24 

A Nigéria está hoje a ser palco de protestos e de uma nova greve nacional, que ameaça encerrar serviços essenciais, com a população a manifestar-se contra a subida da inflação e o crescente impacto económico.

Desde que assumiu o poder no país mais populoso de África, em maio de 2023, o Presidente, Bola Tinubu, adotou políticas que incluem a eliminação dos subsídios aos combustíveis e a unificação das várias taxas de câmbio do país, o que levou a uma desvalorização da moeda nacional, a naira, em relação ao dólar.

O preço dos combustíveis mais do que duplicou e, consequentemente, a inflação disparou, atingindo cerca de 30% no mês passado, o valor mais elevado em quase três décadas, segundo o Instituto Nacional de Estatística local.

"Temos fome. Não há ninguém que não saiba disso", disse o presidente do sindicato Congresso Nigeriano do Trabalho, Joe Ajaero.

Outros disseram que o protesto era a única forma de chamar a atenção do Governo.

"As coisas estão a ficar fora de controlo", disse Christian Omeje, proprietário de uma loja na capital, Abuja. "Os preços continuam a subir, a ajuda que o Governo disse que iria distribuir não foi fornecida", acrescentou.

Esta é apenas a última ação de greve. Em outubro, os sindicatos chegaram a um acordo com o Governo para pôr fim às greves em troca de subsídios mensais e de subsídios para amortecer o impacto das novas políticas. Mesmo assim, a agitação continuou.

Os sindicatos afirmam que o Governo não cumpriu as promessas que incluíam um aumento salarial mensal de cerca de 20 dólares para todos os trabalhadores durante seis meses e pagamentos de cerca de 15 dólares durante três meses a milhões de famílias vulneráveis.

O Presidente nigeriano tem pedido repetidamente à população que seja paciente, afirmando que as suas reformas económicas atrairão investidores estrangeiros e farão a economia voltar a funcionar, mas, entretanto, a taxa de inflação do país não para de subir.

Muitos nigerianos tiveram de renunciar a alimentos que são agora considerados como produtos de luxo, como a carne, os ovos e o leite.



Leia Também: África volta aos mercados, Nigéria e Angola podem ser os próximos

Fábricas norte-coreanas "produzem armas" para a Rússia, diz Coreia do Sul

© Reuters

POR LUSA   27/02/24 

O ministro da Defesa sul-coreano declarou que algumas fábricas da Coreia do Norte estão a funcionar em plena capacidade para fornecer armas e munições à Rússia em troca de alimentos e outros produtos, noticiou hoje a imprensa local.

"Enquanto as fábricas de armas norte-coreanas operam com 30% da capacidade devido à escassez de matérias-primas e energia, outras operam em plena capacidade, a produzir principalmente armas e munições para a Rússia", afirmou Shin Won-sik numa conferência de imprensa, segundo a agência de notícias Yonhap.

Em troca, segundo Shin, Pyongyang recebeu alimentos e produtos básicos, assim como matérias-primas para aumentar o ritmo da sua produção de armas.

O dirigente sul-coreano referiu ainda que a Rússia também transfere tecnologia, acordo que permitiu aos norte-coreanos lançarem o seu primeiro satélite em novembro de 2023 e lançar mais três este ano.

"Se a Rússia continuar a receber mais munições da Coreia do Norte, a transferência de tecnologia poderá aumentar", alertou o ministro da Defesa da Coreia do Sul.

Existe uma preocupação crescente entre os parceiros de Kiev em relação à escassez de equipamento militar, armas e suprimentos para as forças ucranianas, enquanto a Rússia recorre aos seus aliados tradicionais para contornar as sanções impostas pelos países ocidentais.

Segundo o Governo da Coreia do Sul, os norte-coreanos enviaram para a Rússia cerca de 6.700 contentores com armas, munições e outros equipamentos de guerra, no âmbito do que foi acordado entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente russo, Vladimir Putin, em setembro do ano passado.



Leia Também: O ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, reivindicou avanços do Exército russo na Ucrânia, depois de tomar o bastião de Avdiivka, e a ocupação de mais de 300 quilómetros quadrados de território ucraniano este ano.

Aposentado bebe só refrigerante há 50 anos: "Nenhuma gota de água"; entenda riscos

Roberto não bebe água há 50 anos e só consome refrigeramente; em internação, manteve o hábito que pode provocar problemas de saúde — Foto: Arquivo pessoal
Por Gabriel Oliveira  Ge.globo.com    27/02/2024 

Roberto Pedreira garante somente tomar Coca-Cola e não beber água nem para ingerir remédio; especialistas elencam consequências ruins para a saúde

Faz 50 anos que o aposentado Roberto Pedreira de Oliveira Souza descumpre um dos principais mandamentos de uma vida saudável. Ele só bebe Coca-Cola e garante não ingerir uma só gota de água, nem mesmo para tomar remédio. Especialistas são unânimes em apontar que o hábito é prejudicial à saúde, causador de de consequências como obesidade, diabetes, câncer e doenças cardiovasculares.

— Eu enjoei de água há 50 anos. De lá para cá, não bebi mais água. Eu substituí por Coca-Cola — conta Roberto, de 70 anos, morador de Salvador (BA), cuja história viralizou no X (antigo Twitter) em uma publicação do afilhado, o estagiário de Engenharia Mecânica João Victor Paixão, de 27.

+ Redução do consumo de bebidas adoçadas pode evitar mortes

Roberto é diabético há 33 anos e, na última década, já colocou três pontes de safena, uma ponte mamária e seis stents no coração, já tendo infartado uma vez.

Mas os problemas de saúde e as consequêncis ruins de consumo tão elevado de refrigerante não assustam, nem preocupam Roberto, apesar de ele ir a médicos regularmente.

— O endocrinologista e o cardiologista queriam que eu bebesse água. E eu disse a eles: 'Ou o senhor aceita que eu bebo Coca ou vou beber por conta própria, o senhor querendo ou não'. Eles acabaram aceitando — relata o aposentado, que bebe a Coca-Cola Zero desde o lançamento da versão sem açúcar.

Roberto passou um mês internado com Covid-19 entre janeiro e fevereiro e não deixou o hábito de lado, nem mesmo para tomar remédio.

— No hospital, queriam dar água. Eu disse que não bebo. Quiseram proibir a Coca, eu mandava comprar escondido. No fim da história, o médico dava risada, porque sabia que eu estava tomando. O próprio remédio eu tomava com Coca.

Durante a internação, Roberto pediu para que uma enfermeira escrevesse em um quadro do quarto: "Não tomo remédio líquido, por favor não insista. Não bebo água, só Coca Zero".

— Eu nunca tive receio. Eu digo que já estou no lucro, tenho 70 anos. Os médicos falam para eu beber água, mas eu não bebo e pronto. Se Coca matasse, eu já teria morrido. Tem 50 anos que eu não bebo água. Eu não tomo nenhuma gota de água.

Riscos à saúde

Apesar da crença de Roberto, refrigerante faz mal, ainda mais com consumo tão frequente e prolongado ao longo do tempo.

— Estamos falando de excesso de açúcares, conservantes, corantes e substâncias que, juntas, em grande quantidade e por longo prazo, podem atrapalhar secreção de hormônios (disruptores endócrinos), levar ao ganho de peso, aumentar risco de cânceres e doenças metabólicas como diabetes — aponta o médico atuante em Nutrologia Thomáz Baêsso.

Ele ressalta que desidratação provocada pela não ingestão de água "aumenta a chance de diversas doenças como cálculo renal, pode atrapalhar o emagrecimento, ser causa de enxaqueca frequente, entre várias outras questões. Esse refrigerante possui cafeína na composição, o que, em um contexto de ausência de ingesta de água, eleva ainda mais os riscos citados".

Quais são as eventuais consequências do consumo excessivo de refrigerante:

  • Desidratação;
  • Ganho de peso;
  • Hipertensão;
  • Diabetes;
  • Gordura no fígado;
  • Pedras nos rins;
  • Enfraquecimento dos ossos;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Câncer;
  • Cáries.

Uma porção de 220ml de Coca-Cola tem 97 kcal, 23g de carboidratos, 23g de açúcares totais e 11mg de sódio. A versão "zero" não tem açúcar, mas possui volume maior de sódio - 31 mg - e adoçantes artificiais como aspartame.

Os dois tipos são nutricionalmente vazios, já que não há proteínas, vitaminas, minerais ou fibras na composição deles.

Em julho de 2023, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a classificar o aspartame como "potencialmente cancerígeno". Na época do anúncio, o chefe de nutrição da OMS, Francesco Branca, enfatizou a importância do consumo de água.

— Se os consumidores se depararem com a decisão de tomar refrigerante com adoçante ou com açúcar, acho que deveria haver uma terceira opção a ser considerada, que é a de beber água em vez disso — declarou o especialista naquela ocasião.

É uma posição reforçada pela ciência e por todos os especialistas, já que a água é a base para hidratação do corpo e para o consequentemente bom funcionamento do organismo.

— A hidratação é fundamental para a nossa saúde, recomenda-se beber pelo menos dois litros de água por dia. Você imagina pegar dois litros de Coca-Cola por dia, o quanto você teria de caloria nisso — analisa o endocrinologista Bruno Halpern, presidente da Associação brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso).

— O açúcar aumenta risco de doenças metabólicas, diabetes, esteatohepatite e doenças cardiovasculares. Além de a Coca-Cola ter efeito de dependência de cafeína e contar com outras substâncias que conhecemos pouco e que têm efeitos desconhecidos no nosso organismo — complementa o especialista.

Segundo explica o endocrinologista Paulo Maccagnan, professor de Endocrinologia na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), não há, nos refrigerantes, uma substância específica que cause uma doença diretamente. Tudo acontece indiretamente por meio do ganho de peso e de uma síndrome metabólica provocados pelo consumo exagerado de refrigerante.

— Claro que, se você faz atividade física, controla bem o peso e toma refrigerante de vez em quando, não vai ter problema. Agora, com consumo diário e sem tomar água, haverá a possibilidade de desenvolver doenças crônicas.

O mecanismo de prejuízo ao organismo é a partir da rápida absorção de açúcar do refrigerante, que pode provocar a resistência à insulina.

— Exige muito do pâncreas quando a gente bebe uma bebida assim, com teor de açúcar de absorção rápida muito grande. É um tipo de alimento que se deve evitar de uma forma geral, porque não existe essa necessidade energética imediata de ter tanto açúcar tão rapidamente. Aumenta a chance de obesidade e do quadro de síndrome metabólica. É um quadro em que você tem aumento do diabetes, da pressão arterial, do colesterol e do triglicérides, e isso tudo tem a ver com risco cardiovascular. Existe uma ligação disso tudo com aumento de infarto e de AVC, desse tipo de patologia que é o que mais mata as pessoas no mundo.

Fontes:

Bruno Halpern é médico endocrinologista, com residência em clínica médica e endocrinologia e doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), presidente da Associação brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) e presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Paulo Henrique Galeti Maccagnan é endocrinologista. Possui graduação em Medicina, mestrado em Medicina (Endocrinologia Clínica) e doutorado em Medicina (Endocrinologia Clínica) pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É professor titular de Endocrinologia e membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes).

Astrónomos descobrem duas novas luas em Neptuno e uma em Urano

 Cnnportugal.iol.pt,   27/02/2024 

A Voyager 2 da NASA obteve estas imagens de Urano (à esquerda) e de Neptuno (à direita) quando sobrevoou os planetas na década de 1980

Com esta descoberta, anunciada pela União Astronómica Internacional, Neptuno passa a ter 16 luas conhecidas e Urano 28

Um grupo de astrónomos descobriu três novas luas no Sistema Solar, duas na órbita de Neptuno e uma em redor de Urano.

As pequenas luas foram observadas com telescópios no Havai, nos Estados Unidos, e no Chile.

Com esta descoberta, anunciada pela União Astronómica Internacional, Neptuno passa a ter 16 luas conhecidas e Urano 28.

Uma das novas luas de Neptuno - último planeta do Sistema Solar a contar do Sol - tem o período orbital mais longo, ao demorar cerca de 27 anos a completar uma volta ao 'gigante gasoso'.

A nova lua de Urano é provavelmente a mais pequena das luas do planeta - o sétimo e penúltimo do Sistema Solar.


Leia Também: Ingenuity volta a voar? Novas imagens mostram que é (muito) improvável

O helicóptero conseguiu realizar mais de 70 voos, muito acima do objetivo inicial de cinco voos.


Foram 200 anos até "dia histórico". Suécia junta-se à NATO (e há reações)... Suécia viu (finalmente) aprovado o último passo para fazer parte da Aliança Atlântica.

© Getty Images/Jonathan NACKSTRAND

Notícias ao Minuto   27/02/24 

O parlamento húngaro ratificou, na segunda-feira, a adesão da Suécia à NATO, o passo final necessário para o país nórdico que deseja aderir à Aliança Atlântica desde a invasão russa da Ucrânia. Foram precisos 200 anos para que o país nórdico conseguisse finalmente ver a luz (verde).

A candidatura de Estocolmo foi aprovada por uma esmagadora maioria de deputados (188 votos em 199 lugares). 

Após a ratificação, há um mês, pelo Parlamento turco, a Hungria era o último dos 31 membros da Aliança que ainda não tinha aprovado a entrada da Suécia, num processo que começou há quase dois anos e até agora era bloqueado por estes dois países.

Recorde-se que após anos a defender uma política de neutralidade e de não alinhamento militar, a fim de evitar qualquer conflito futuro, a Suécia mudou de opinião após a invasão da Ucrânia pela Rússia, tendo, em maio de 2022, uma clara maioria no parlamento votado a favor do pedido de adesão à NATO.

Suécia "pronta para assumir" o seu papel

O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, garante que a Suécia está "pronta para assumir as suas responsabilidades" na NATO.

Recorde-se que em janeiro este já havia afirmado que o seu país estava pronto a contribuir com tropas para as forças da NATO na Letónia, e agora reiterou que Estocolmo está pronto para "assumir as suas responsabilidades em termos de segurança euro-atlântica".

A Suécia vem assim reforçar a força militar da Aliança, sendo que o seu Exército conta com cerca de 50.000 soldados, dos quais cerca de metade são reservistas. No ar, conta com mais de 90 caças JAS 39 Gripen do fabricante sueco Saab e dispõe de uma frota de guerra no Mar Báltico que inclui várias corvetas e submarinos.

A adesão da Suécia - e da Finlândia - significa também que o Mar Báltico está agora rodeado de membros da Aliança, com alguns analistas a descreverem-no como um "lago da NATO".

As reações

Após a decisão não tardaram em surgir as reações das principais personalidades europeias.

O secretário-geral da NATO considerou que a Suécia tornará a Aliança Atlântica "mais forte e segura". Agora que todos os Aliados a aprovaram, a Suécia tornar-se-á o 32º Aliado da NATO. A adesão da Suécia tornar-nos-á a todos mais fortes e mais seguros", escreveu Jens Stoltenberg.

Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, considerou que esta segunda-feira se tornou num "dia histórico". "Recebo com agrado a decisão do parlamento húngaro de ratificar o protocolo de adesão da Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte [NATO], É um dia histórico para a segurança euro-atlântica", escreveu Charles Michel na rede social X (antigo Twitter).

Já o chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, saudou a entrada da Suécia na NATO, garantindo que irá fortalecer quer o bloco, quer a Aliança Atlântica, além de promover a parceria estratégia entre ambas as partes.

Da parte de Portugal, João Gomes Cravinho considerou que apesar de chegar "tarde", é uma "boa notícia". "A ratificação da adesão da Suécia à NATO pelo parlamento húngaro é uma excelente notícia, apesar do atraso. Juntos somos mais fortes!", pode ler-se numa nota publicada pelo chefe da diplomacia portuguesa na rede social X.

A ministra da Defesa, Helena Carreiras, também corroborou da opinião. "É uma ótima notícia, uma excelente notícia. (...) É um momento muito importante que vem mostrar como a NATO é uma Aliança que se reforça", disse na segunda-feira à Lusa Helena Carreiras, na sede das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, onde inaugurou uma exposição sobre os 65 anos de participação de Portugal em missões e operações de paz da ONU.

Também o chanceler alemão, Olaf Scholz, o presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, saudaram a decisão da Hungria em desbloquear o processo de adesão do país nórdico.

"O caminho está livre para a Suécia na NATO, é uma vitória para todos (...). Esta decisão reforça a nossa aliança de defesa e, com ela, a segurança da Europa e do mundo", declarou Scholz, enquanto Macron deu os parabéns ao país e o político britânico classificou o dia como "um dia histórico" para a NATO.

O que se segue?

A Suécia deve agora enquadrar a sua política num quadro coletivo, quando durante muito tempo trabalhou com base no princípio de que tinha de resolver qualquer problema sozinha, sublinham os especialistas.

Num contexto em que a Finlândia ou os Estados Bálticos seriam campos de batalha, a Suécia terá de se posicionar como um país de trânsito para as tropas da NATO.

A adesão também perturba a sua conceção tradicional do equilíbrio de poderes em caso de conflito potencial.

Tradicionalmente, o país via-se como um pequeno Estado e um eventual atacante seria muito maior. Mas, em termos de economia e demografia, a NATO é muito maior do que, por exemplo, a Rússia.

Isto marca uma mudança profunda para a defesa sueca, que passa a fazer parte de um coletivo, e um desenvolvimento geopolítico importante para a região.


Leia Também: "Juntos somos mais fortes!" Gomes Cravinho saúda adesão da Suécia à NATO

UEMOA acompanha a implementação da Cota Satélite do Turismo nos Estados Embros_

Radio Voz Do Povo 

CHINA: Conselheiro sugere que China elimine completamente limites à natalidade

© Lusa

POR LUSA    27/02/24 

Um conselheiro político chinês sugeriu hoje que Pequim elimine completamente o limite de filhos permitido por casal para aumentar a taxa de natalidade e dê igual apoio aos pais solteiros e às crianças nascidas fora do casamento.

Citado pela imprensa estatal, Xiong Shuilong, membro do Comité Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), disse não ser adequado continuar a restringir o número de filhos que as famílias podem ter, que está atualmente limitado a três, depois de o país ter abolido, em 2015, a política do filho único, que vigorou durante 35 anos.

Segundo dados oficiais, em 2023, a população chinesa diminuiu em dois milhões de pessoas, a segunda queda anual consecutiva, face à descida dos nascimentos e aumento das mortes, após o fim da estratégia 'zero casos' de covid-19.

O número marca o segundo ano consecutivo de contração, depois de a população ter caído 850.000, em 2022, quando se deu o primeiro declínio desde 1961.

A queda e o envelhecimento da população estão a preocupar Pequim, à medida que privam o país de pessoas em idade ativa necessárias para manter o ímpeto económico. A crise demográfica, que chegou mais cedo do que o esperado, está já a afetar o sistema de saúde e de pensões, segundo observadores.

De acordo com o jornal Global Times, Xiong propôs a abolição total dos limites ao número de filhos que os casais podem ter e que os pais solteiros ou não casados tenham o mesmo direito de usufruir das políticas de apoio à maternidade, de acordo com o projeto de proposta que deve ser apresentado durante a sessão anual do CCPPC, o mais alto órgão consultivo político da China, que funciona como uma espécie de senado, sem poderes legislativos.

O conselheiro político também apresentou sugestões para reduzir os custos sociais suportados diretamente pelas empresas devido ao parto das mulheres trabalhadoras.

As propostas incluem a melhoria dos mecanismos de partilha de custos para a licença de maternidade e a redução significativa dos custos de segurança social suportados pelas empresas com as trabalhadoras durante a licença de maternidade.

Xiong sugeriu que as empresas que contratam mulheres em idade fértil possam beneficiar de reduções do imposto sobre o rendimento.

Apelou ainda aos governos locais para que concedam subsídios às famílias com vários filhos e acelerem a construção de jardins-de-infância e lares de idosos públicos, a fim de aliviar os encargos dos pais.

Espera-se que as políticas para aumentar a taxa de natalidade se tornem um ponto central durante as sessões anuais do CCPPC e da Assembleia Popular Nacional (órgão máximo legislativo), que decorrem em paralelo, no início de março.


Países Baixos anunciam 100 milhões de euros para munições à Ucrânia

© Lusa

POR LUSA    27/02/24 

O primeiro-ministro neerlandês cessante, Mark Rutte, anunciou que os Países Baixos vão fornecer 100 milhões de euros para munições à Ucrânia, numa altura em que o país entra no terceiro ano de guerra.

A Ucrânia enfrenta escassez de armas na sequência de um intervalo no financiamento norte-americano, devido a divergências entre republicanos e democratas no Congresso dos Estados Unidos.

"Dois anos após a invasão, as tropas ucranianas continuam a defender a sua posição com coragem. Mas também vemos que a Rússia continua a exercer pressão na linha da frente", disse Rutte, na segunda-feira, à margem da conferência de apoio à Ucrânia, em Paris.

"É essencial, antes de mais, que cumpramos o que prometemos. E ver o que mais podemos fazer. É por isso que os Países Baixos estão a contribuir com mais de 100 milhões de euros para a iniciativa checa de entregar rapidamente centenas de milhares de cartuchos de artilharia à Ucrânia", afirmou.

Rutte disse ainda que o Presidente russo, Vladimir Putin, "está a preparar-se para uma longa guerra" e que é por isso que os países europeus devem "continuar a mostrar" firmeza.

"É por isso que os Países Baixos estão a concluir um acordo de segurança com a Ucrânia para continuar a apoiar o país durante, pelo menos, os próximos dez anos. Para salvaguardar a segurança futura da Ucrânia e dos Países Baixos", concluiu o chefe de Governo neerlandês na rede social X (antigo Twitter).

A conferência de apoio à Ucrânia reuniu chefes de Estado e de Governo de cerca de 20 países, maioritariamente europeus, embora também tenham estado presentes representantes dos Estados Unidos e do Canadá.

Dois dias depois de se terem assinalado os dois anos da invasão russa do território ucraniano e numa altura em que a Ucrânia corre risco de ficar sem liquidez no final de março, Emmanuel Macron convocou uma reunião de alto nível para "analisar os meios disponíveis para reforçar a cooperação entre os parceiros no apoio à Ucrânia", indicou a Presidência francesa.

Portugal esteve representado pelo chefe de governo cessante, António Costa.


Leia Também: Zelensky autoriza reserva a recrutas com serviço militar obrigatório


Leia Também: O Presidente francês Emmanuel Macron frisou hoje que o envio de tropas ocidentais para a Ucrânia não deve "ser descartado" no futuro, anunciando ainda uma coligação para a entrega de mísseis de médio e longo alcance a Kyiv.


Leia Também: O primeiro-ministro da França, Gabriel Attal, não excluiu hoje a possibilidade de enviar tropas para combater a invasão russa da Ucrânia, tal como tinha feito o Presidente francês, Emmanuel Macron, na segunda-feira.

FAIXA DE GAZA: Israel destrói túnel com mais de 10 km que ligava hospital e universidade

© JACK GUEZ/AFP via Getty Images

POR LUSA   26/02/24 

As Forças de Defesa de Israel localizaram e destruíram um novo túnel subterrâneo sob a cidade de Gaza que, ao longo de dez quilómetros, ligava vários pontos no norte da Faixa de Gaza, como um grande hospital ou uma universidade.

De acordo com informações divulgadas hoje pelo exército israelita, a infraestrutura passa por baixo do Hospital Turco-Palestiniano, da Universidade Al Sara e do bairro Zeiton.

A agência de notícias Europa Press acrescenta que o Hamas utilizava o túnel para transportar militares dos batalhões de Nizirat, Zabra e Zeiton através da cidade de Gaza e do quartel-general da organização no norte do enclave.

Durante a inspeção à infraestrutura, foram encontrados alojamentos, casas de banho e esconderijos de armas, bem como corpos sem vida de alguns membros do Hamas.

A rede de túneis do Hamas tem sido um dos principais alvos da campanha militar das Forças Armadas Israelitas na Faixa de Gaza, uma operação que já causou cerca de 30 mil mortos e que teve início após os ataques do Hamas em território israelita, a 7 de outubro.


Leia Também: Hezbollah dispara 60 'rockets' a quartel israelita após ataque em Bekaa

SENEGAL: Macky Sall anuncia amnistia geral a manifestantes detidos desde 2021

© Getty Images

POR LUSA   26/02/24 

O Presidente do Senegal, Macky Sall, anunciou hoje que vai propor ao parlamento uma lei de amnistia geral que abrange os fortes protestos ocorridos desde 2021 no país, para impulsionar a reconciliação nacional.

"Num espírito de reconciliação nacional, vou apresentar esta quarta-feira à Assembleia Nacional e em Conselho de Ministros um projeto de lei de amnistia geral sobre os factos relacionados com as manifestações políticas ocorridas entre 2021 e 2024", disse Sall.

O Presidente senegalês discursava na abertura do diálogo nacional que começou hoje no Centro Internacional de Conferências Abdou Diouf, na cidade de Diamniadio, a pouco mais de trinta quilómetros de Dacar.

Com este diálogo - boicotado pela maioria da oposição - o Presidente afirma querer pôr termo à profunda crise desencadeada no país na sequência do adiamento das eleições presidenciais inicialmente previstas para o passado domingo e fixar uma nova data para o ato eleitoral.

"O nosso país está perante uma encruzilhada importante (...) O meu desejo é que possamos avançar para eleições pacíficas, inclusivas e transparentes", afirmou perante dezenas de representantes de diferentes setores da sociedade.

"Só tenho um objetivo: chegar a um consenso sobre a data das próximas eleições presidenciais", acrescentou, reiterando que tenciona abandonar o poder quando o seu mandato terminar, em 02 de abril, como confirmou na semana passada numa entrevista televisiva.

O diálogo nacional foi, no entanto, boicotado pela grande maioria dos candidatos presidenciais cuja candidatura foi aprovada.

De facto, apenas dois deles aceitaram reunir-se hoje com Sall, antes do início do evento: Amadou Ba, atual primeiro-ministro e candidato da coligação no poder Benno Bokk Yaakaar (Unidos pela Esperança, na língua Wolof), e Mahammed Dionne, antigo primeiro-ministro também sob a presidência de Sall.

Na passada sexta-feira, a plataforma da oposição FC25, que agrupa 16 dos 19 candidatos, rejeitou o diálogo nacional, acusando o Presidente de violar a Constituição.

"O seu principal objetivo é tentar excluir os candidatos selecionados pelo Conselho Constitucional e, eventualmente, com o seu diálogo, avançar para um (novo) mandato, o que rejeitamos sistematicamente", declarou o representante do grupo, Cheikh Tidiane Youm, numa conferência de imprensa na capital senegalesa.

A rejeição da oposição à oferta de Sall surge num momento de grande tensão política devido ao adiamento das eleições decretado em 03 de fevereiro pelo Presidente e declarado ilegal pelo Conselho Constitucional.

O Conselho Constitucional considerou "contrária à Constituição" a votação parlamentar que, sob os auspícios de Sall, adiou as eleições de 25 deste mês para 15 de dezembro.

A alteração da data das eleições desencadeou violentos protestos de rua, muitas vezes dispersos com dureza pela polícia, nos quais foram mortas pelo menos quatro pessoas.

A oposição exigiu que Sall marcasse uma data antes do final do seu mandato.

O chefe de Estado defendeu a moratória eleitoral devido "à polémica sobre um candidato cuja dupla nacionalidade (francesa e senegalesa) foi revelada após a publicação da lista definitiva", algo que a Constituição senegalesa não permite aos candidatos presidenciais.

Para o Presidente, esta descoberta revelou um "alegado caso de corrupção de juízes" que punha em causa o processo de seleção dos candidatos.

No entanto, a grande maioria da oposição rejeitou o adiamento das eleições como um "golpe de Estado constitucional".



Leia Também: TACV regressa aos voos domésticos em Cabo Verde com avião da Air Senegal