quarta-feira, 15 de agosto de 2018

BISSAU: 95 mil toneladas de Cajú já exportadas,

O Ministério do Comércio anuncia que das 122 mil toneladas declaradas, a Guiné-Bissau já exportou até aqui, 95 mil toneladas da castanha de cajú.


Alberto Mendes Pereira, Inspector Chefe do Ministério do Comércio garante que o Acordo com as empresas vietnamitas é válido também para o próximo ano.

O Ministro do Comércio Vicente Fernandes em missão de salvar a presente Campanha de Comercialização da Castanha de Cajú assinou na semana passada um Acordo com Vietnam para compra de 150 a 200 mil toneladas da castanha da Guiné-Bissau.

ACANDÉ 
15 AGOSTO 2018

Aliu Cande

FAMÍLIA DE NICANDRO PEREIRA BARRETO PEDE JUSTIÇA E DIVULGAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO DA PJ PORTUGUESA

A família do falecido, Nicandro Pereira Barreto continua a reclamar justiça sobre o assassinato do ente querido filho.

Numa carta dirigida ao Procurador-geral da República guineense, a que Notabanca teve acesso hoje em Bissau, os familiares do malogrado solicitam as autoridades judiciais a revelarem o conteúdo do relatório de inquérito elaborado pela PJ portuguesa.

De acordo com a carta, a familia acredita que o documento contém elementos suficientemente esclarecedores dos motivos, circunstâncias e sobre os autores do crime.

Segundo a missiva, a familia está convicta de que desde o assassinato de Nicandro Barreto, os diferentes responsáveis que sucederam na liderança do estado, impediram de uma forma voluntária e consciente o funcionamento da justiça.

Recorda-se que o antigo Procurador-geral da República do então regime de Nino Vieira foi assassinado na noite de 22 de Agosto de 1999, na sua residência em Bissau.

Notabanca; 15.08.2018

DIRIGENTE DE MADEM-G15 AMEAÇA FORMAR GOVERNO SE AS ELEIÇÕES DE NOVEMBRO FALHAREM

Um dos Coordenadores do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G15), Úmaro Sissoco Embaló, advertiu hoje, 15 de agosto 2018, que  se as eleições legislativas agendadas para 18 de novembro falharem, o MADEM-G 15 avançará para formação de um novo governo com dirigentes da sua formação política, logo no dia 19 de novembro.


Advertência do ex-primeiro-ministro e General na reserva, Úmaro Sissoco Embaló, foi feita à margem da conferência de imprensa realizada em Bissau, para anunciar a militância dos dirigentes do extinto Partido Socialista (PS), Secuna Baldé e Joaquim Baldé, presidente e secretário-geral respetivamente, bem como do empresário, Rui Mandinga, que decidiram aderir ao MADEM-G 15.

Na ocasião, Sissoco referiu que não havendo eleições na data prevista a responsabilidade será do atual governo liderado por Aristides Gomes, “uma vez que sua missão é apenas realizar as eleições legislativas”.

Avisa, no entanto, que um dos desafios do seu movimento “é de levar o PAIGC à oposição com 51 deputados elegidos pelo MADEM-G15”, tendo pedido os potenciais eleitores a não apoiarem o PAIGC, porque, segundo disse, apoiar os libertadores “é cúmplice em deixar o país onde está”.

“Chegou a hora de dizermos ao Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) basta, não conseguiram fazer nada durante 40 anos e continua a pedir mais chance”, notou ex-chefe do governo.

O ex-secretário do partido socialista, Joaquim Baldé, explicou, por sua vez, que decidiu afastar-se da militância dos Socialistas, porque esta formação política “partilha as mesmas ideologias que o PAIGC”.

Revela, contudo, que deixou de ter ligação com PS, desde 13 de agosto 2018, sustentando que tomou a decisão de se militar no MADEM – G 15,” por comungar a mesma convicção que o Movimento para Alternância Democrática”.

Por seu lado, o antigo presidente do partido Socialista, Secuna Baldé, disse que decidiu avançar para a Alternância Democrática para que o futuro dos seus filhos não seja adiado.

O Empresário, Rui Mandinga, reconhece que terão que enfrentar muitos desafios pela frente, por isso “é necessário muito trabalho para que o país possa desenvolver-se e ser respeitado”.

“Acreditamos na liderança do projeto MADEM-G15, porque tem dirigentes à altura dos desafios, com dignidade e o projeto consciente”. 

Por: Epifania Mendonça
Foto: E.M

OdemocrataGB

Atirador abre fogo durante gravação de videoclipe de 50 Cent

O suspeito terá disparado de um carro branco da marca Porsche.


Um atirador, ainda não identificado, terá invadido as filmagens do próximo videoclipe de 50 Cent, com o rapper Tekashi69, e disparado pelo menos 11 tiros.

O incidente ocorreu pelas 22h30 de terça-feira (03h30 desta quarta-feira em Lisboa) em Brooklyn, Nova Iorque, segundo conta o site TMZ, que refere ainda que, pelo aspeto dos invólucros das balas, a arma usada terá sido uma 9mm semi-automática.

Apesar do pânico causado, ninguém terá sido atingido pelos disparos. Testemunhas insistem que o suspeito abriu fogo de um Porsche branco, com matrícula do estado norte-americano de New Jersey.

As autoridades abriram uma investigação e estão a rever as imagens das câmaras de videovigilância, mas até ao momento não foram feitas detenções.

NAOM

Nigéria apoia legislativas na Guiné-Bissau com 300 'kits' eleitorais

A Nigéria anunciou hoje que vai apoiar o processo eleitoral na Guiné-Bissau com 300 'kits' para o recenseamento eleitoral, que devem chegar ao país na próxima semana.


O anúncio foi feito pelo representante do embaixador da Nigéria na Guiné-Bissau, Anthony John Ebipador, depois de um encontro com o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, em Bissau.

"Para começar, o Presidente (da Nigéria), Muhammadu Buhari, vai dispensar 300 'kits' para iniciar o processo eleitoral. Estamos otimistas que vão ser disponibilizados mais 'kits'", afirmou Anthony John Ebipador.

Segundo o representante do embaixador da Nigéria em Bissau, os 'kits' devem chegar à Guiné-Bissau no máximo na próxima semana.

"Estou aqui para demonstrar o interesse do Presidente da Nigéria em apoiar o processo eleitoral da Guiné-Bissau e vim concretamente anunciar a chegada dos 'kits' que a Guiné-Bissau pediu à Nigéria", salientou.

A Guiné-Bissau vai realizar eleições legislativas a 18 de novembro.

O recenseamento eleitoral começa a 23 de agosto e vai decorrer até 23 de setembro.

O primeiro-ministro guineense já tinha afirmado na semana passada que o recenseamento poderia começar a 23 de agosto devido à cooperação com a Nigéria e a uma cooperação suplementar com Timor-Leste.

MSE // MLS

Lusa/Fim

Cientistas medem pela primeira vez ‘velocidade da morte’ numa célula

O fim chega em ondas.


Um grupo de cientistas norte-americanos, da Universidade de Stanford, observou pela primeira vez como a morte se movimenta por uma célula, e mediu o velocidade a que o ‘fim’ viaja.

Os sinais que despoletam a apoptose – um tipo de suicídio celular, conhecido também por processo programado de destruição celular (PDC) – consistem num movimento em cascata, que funciona como uma onda a atravessar a dita célula, a uma velocidade de três micrómetros (0,003 milimetros) por minuto.

O processo de sinalização em onda é chamado de ‘onda desencadeadora’. Para ter uma ideia, imagine o começo de um fogo numa floresta, espalhando-se de um ponto para outro, ou um circulo de dominós a cair uns por cima dos outros.

A apoptose é o processo durante o qual o corpo se liberta das células velhas e desnecessárias (tais como aquelas que contém mutações capazes de se transformarem em algum tipo de cancro ou numa infeção), sem danificar o tecido circundante.

Para assistirem ao processo de apoptose numa célula, os cientistas utilizaram os ovos mortos provenientes de sapos, nos quais encontraram caspases ativas – tipos de enzimas que desempenham um papel crucial no processo da morte celular.

Os cientistas aperceberam-se que assim que se inicia o processo de morte, esses caspases ficam ativos. Espalhando-se por sua vez para outros caspases nas redondezas, e daí em diante (como se se tratasse de um castelo de cartas derrubado ou dos tais dominós), até que a célula se auto aniquile por inteiro.

"Este trabalho é mais um exemplo de como a natureza usa 'ondas desencadeadoras - vezes e vezes sem conta. Neste caso o movimento em cascata apresenta uma beleza ímpar para retratar um processo tão avassalador como a morte", referiu o bioquímico James Ferrel, um dos investigadores envolvidos na experiência inédita. 

Os cientistas esperam ainda entender, por meio de pesquisas subsequentes, como é que essas ‘ondas desencadeadoras’ operam no sistema imunitário humano, de modo a determinarem se o mecanismo tem igualmente um papel significativo no alastramento da apoptose no corpo em geral.

A pesquisa foi publicada no periódico Science

NAOM

EVOLUÇÃO HUMANA - A razão embaraçosa pela qual os homens têm melhor sentido de orientação

De acordo com um estudo realizado pela University College de Londres, e partilhado pela BBC News, os homens têm um sentido de orientação mais apurado do que as mulheres, mas aparentemente não há, qualquer razão para que se orgulhem desse resultado.


Isto porque, segundo os investigadores, a diferença tem mais a ver com discriminação e oportunidades desiguais do que com qualquer habilidade inata.

Os resultados resultam de uma pesquisa sobre um teste para demência e deram uma visão sem precedentes sobre o sentido de direção dos indivíduos ao redor do mundo.

Perder a orientação é um dos principais sintomas da doença de Alzheimer.

Aquela pesquisa inédita foi realizada com o auxílio de um jogo de computador, o Sea Hero Quest, que contou com a participação de mais de quatro milhões de jogadores.

Homens versus mulheres

O jogo regista, anonimamente, o senso de direção e a capacidade de navegação do jogador. Os cientistas analisaram os dados de 2,4 milhões de pessoas que jogaram com o Sea Hero Quest.

Ao analisar o comportamento desses milhões de jogadores, os cientistas reparam que em média os homens se revelaram muito melhores a navegar do que as mulheres. Mas por quê?

Hugo Spiers, um dos autores do estudo, acredita ter encontrado a resposta examinando dados do Índice de Diferença de Género do Fórum Económico Mundial.

"Nos países onde existe uma grande igualdade entre homens e mulheres, a diferença de desempenho entre os mesmos no nosso teste de navegação espacial é muito pequena, mas quando há alta desigualdade de género, essa diferença (identificada no jogo) é muito maior", acrescenta o investigador, observando que "isso sugere que a cultura em que as pessoas vivem influencia as suas habilidades cognitivas, assim como o nível de discriminação sexual a que são expostas desde crianças".

O jogo permitiu ainda identificar que Dinamarca, Finlândia e Noruega têm as melhores habilidades de navegação do mundo, mas ainda não está claro por quê.

Os investigadores aperceberam-se igualmente que o senso de direção entra em constante declínio depois da adolescência. E, ainda, que pessoas em países mais ricos também tendem a ser melhores navegadoras.

A popularidade do jogo transformou a experiência naquele que é o maior estudo – até ao momento – sobre a demência no mundo inteiro.

NAOM

Demoram 3 ou 4 anos para você conhecer completamente uma pessoa. Os casais que esperam todo esse tempo para casar tendem a ser mais felizes juntos.


Fatos Desconhecidos


BACIRO DJÁ: “FREPASNA SURGE PARA LUTAR CONTRA O PRECONCEITO ÉTNICO, RELIGIOSO E DA COLONIZAÇÃO”

O líder da Frente Patriótica de Salvação Nacional (FREPASNA), Baciro Djá, afirmou que o partido surgiu para ocupar um espaço de novas ideias, desprendido de preconceito étnico, religioso e da colonização na Guiné-Bissau.


De acordo com Djá, a FREPASNA é um partido que congrega jovens quadros guineenses para poder trazer condições de habitabilidade, emprego e criar condições para mecanizar a agricultura no país.

“A FREPASNA nasce com ideias novas, com jovens novos a fazerem política e não com a classe política ortodoxa que pensa única e exclusivamente em aceder o poder para resolver as mordomias e as fantasias, por isso, o partido surge exactamente para ajudar a resolver os problemas candentes da vida social dos cidadãos guineenses”, afirmou Djá.

Djá que foi primeiro-ministro guineense fez estas afirmações numa entrevista á Rádio Jovem e á RDP-África, a margem do primeiro congresso desta nova formação política, que decorreu no último fim semana (11 e 12 de agosto de 2018), na região de Biombo, sector de Prabis, concretamente no ilhéu de Gardete, onde foi confirmado como o líder da FREPASNA.

Na sua breve declaração, o político disse que é preciso criar condições para moralizar a justiça e todas as instituições do Estado da Guiné-Bissau. Djá aproveitou ocasião para relembrar aos políticos de que para entrar na cena política é preciso ter projeto para a sociedade, vocação, experiencia, relações internacionais e ser credível.

Formado em Psicologia, com formação em Cuba e França, Djá foi um dos quinze deputados expulsos do Partido da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC), em 2016, por terem quebrado a disciplina partidária ao optar pela abstenção na votação da moção de confiança ao Programa de Governo apresentado por Carlos Correia ao parlamento.

Após a consagração como líder do partido, Djá, revelou que a FREPASNA vai apresentar-se nas eleições legislativas de 18 Novembro de 2018 para concretizar os sonhos dos combatentes da liberdade da pátria, que é trazer o bem-estar e o progresso para povo guineense.

De recordar que Djá, foi confirmado na segunda-feira (13.08), como líder da FREPASNA, para um mandato de quatro anos.

Por: Alison Cabral

radiojovem.info

O azul é considerado a cor da felicidade. Foi por isso que a Escócia e o Japão mudaram as luzes amarelas das suas ruas, diminuindo inclusive o número de suicídio.


Fatos Desconhecidos


TGB - Director Técnico afirma que a paralisação da estação ainda não tem solução

Bissau, 15 ago 18 (ANG) – A paralisação das emissões da Televisão da Guiné-Bissau (TGB), que ocorre desde 10 do corrente mês, ainda não têm solução a vista, disse à ANG o Director-técnico da única estação televisiva do país. 

José Gomes referiu que a avaria está por enquanto sem solução devido a insuficiência de equipamentos (emissores) de alta potência no mercado nacional.

“O emissor digital instalado dentro do edifício da Televisão Nacional, serve de elo de ligação com o analógico instalado em Nhacra. Caso o digital estiver danificado automaticamente o analógico de Nhacra não consegue funcionar”, disse.

A TGB tem estado a funcionar com os dois sistemas nos últimos tempos, no quadro da preparação da transição do sistema analógico para o digital.

José Gomes acrescentou que os técnicos da Televisão da Guiné-Bissau (TGB), estão sem instrumentos e materiais suficientes para diagnosticar os problemas que afectam o funcionamento dos emissores.

Assegurou que a Direcção da TGB já está a fazer contactos para que a peça avariada seja adquirida no exterior, pelo que, de momento não pode avançar nada sobre a retoma da emissão.  

ANG/LLA/ÂC//SG

Justiça Militar - Advogado pede libertação de militares presos por alegada tentativa de assassínio do CEMGFA

Bissau, 15 Ago 18 (ANG) – O advogado dos 10 militares presos deste  Dezembro do ano passado, acusados de tentativa de assassinio ao Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas, pediu hoje a libertação dos seus constituintes, sustentado  que já passaram seis meses sem que sejam condenados na primeira instancia.


Em conferência de imprensa conjunta com os familiares das vítimas, Ricardino Nancassa deu a sua versão sobre como o processo está a ser conduzido pelo Tribunal Militar .

 “Como é do conhecimento público, em meados de Dezembro de 2017, o Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, Biague Nan Tan denunciou numa  reunião com todos os oficias das unidades militares do país que alguns militares queriam o assassinar”, recordou.

O advogado acrescentou  que no fim da referida  reunião os militares acusado foram detidos e seus processos mandados para o Tribunal Militar para apurar a veracidade da causa segundo as leis, salientando que aquela instituição de justiça militar não fez o seu trabalho porque nada investigou até o momento.

“O prazo da acusação provisória e definitiva passaram e nós advogados de defesa entramos com um pedido de habeas Corpus, que foi congelado pelo Tribunal e não foi enviado para o Supremo Tribunal de Justiça e agora já passaram seis meses”, explicou.
O advogado afirmou que, segundo a lei, uma vez ultrapassado este período sem condenação na primeira instância, a pessoa detida tem que ser libertada, o que não foi o caso.

Ricardino Nancassa referiu que o mais caricato de toda a história é que  o próprio juiz de instrução criminal, obedecendo ao princípio de contraditório, mandou chamar os presos para os ouvir e no final da audição decidiu revogar a prisão preventiva por falta de provas e os 10 militares continuam ainda “sequestrados”.

Salientou que a lei diz que quem foi mandado libertar um preso e não o fizer está a cometer o crime de desobediência.

Nancassa denunciou igualmente  as “más condições das celas” onde os detidos se encontram sem contudo relevar os nomes dos envolvidos.

Em nome dos familiares dos militares detidos, Alqueia Sanhá pediu a libertação imediata, sublinhando que já tiveram varias promessas de que eles seriam libertados mas que não cumpriu.

“Já estamos cansados, sem trabalho e até agora não há provas do que estão a ser acusados por isso estamos a pedir que sejam libertados “,frisou Sanhá.

ANG/MSC/ÂC//SG

Política - Dirigentes do Partido Socialista mudam para Madem-G15

Bissau, 15 Ago 18 (ANG) – O Presidente, Secuna Baldé e secretário-geral , Joaquim Baldé, do Partido Socialista da Guiné-Bissau, e o empresário  Rui Mandinga  anunciaram  hoje a adesão ao  recém-criado partido Madem-G15, coordenado por Braima Camará.


Em conferência de imprensa na qual se anunciou a  adesão ao Movimento Alternativo Democrático (Madem-15) o Coordenador Adjunto do partido, Umaro Sissoco Embaló afirmou que chegou a altura de todos se juntarem para dizer basta ao PAIGC.

“Não é possível continuarmos a apostar num partido que em cerca de 50 anos colocou o país em desgraça e ainda mais está a insistir para que o povo lhe-dê o benefício de dúvida nas próximas eleições”, criticou.

O Coordenador Adjunto do Madem-G15 disse que qualquer guineense que votar no PAIGC nas próximas eleições será igualmente o cúmplice no desastre em que o país se encontra.
Sissoco afirmou que, se as eleições não forem realizadas no próximo dia 18 de Novembro, logo no dia seguinte o país terá um novo governo.

“O   ex-Primeiro-primeiro de transição, Artur Sanhá havia organizado eleições no espaço de seis meses, porquê que o Aristides Gomes não pode fazer a mesma coisa em oito meses”, interroga.

Joaquim Baldé, disse na ocasião que não foi de ânimo leve que decidiram abraçar o  projecto, Madem-G15 acrescentando que o acto é de grande envergadura .


Disse que as razões que lhes motivaram a integrar ao Madem G15 têm a ver com a nova realidade política do país e que exige  maturidade à  todos.

Baldé considera que a  Guiné-Bissau , com 36.125 quilômetros quadrados de superfície e  uma população de cerca de dois milhões de habitantes  é demasiado pequena para ter cerca de 50 partidos políticos.

“Por isso, entendemos que devemos unir esforços para juntarmos em torno dos grandes partidos para que possamos apresentar ao povo guineense projetos credíveis de forma a que possam votar em plena liberdade com base nas suas consciências”, frisou.

Defendeu que os partidos democráticos que comungam os mesmos princípios  devem se juntar a volta do mesmo projeto.

“Se não existe nada que nos diferencia do MADEM-G15 porque é que não podemos juntar”, questionou Joaquim Baldé.  

ANG/ÂC//SG

Movimento de pessoal no Ministério da Reforma Administrativa, Função Pública e Trabalho.

Hoje 15 de Agosto de 2018 no seu gabinete de trabalho, o Ministro da Reforma Administrativa, Função Pública e Trabalho, Dr Fernando Gomes empossou os novos responsáveis deste pelouro, nomeados no último conselho de ministros!


Tratam-se dos senhores:

Dr Ilidio Vieira Té nomeado em comissão de serviço para exercer o cargo de Secretário Geral do ministério.

Dr Osvaldo Julio da Silva nomeado em comissão de serviço para exercer o cargo de Diretor Geral da Administração Pública.

Dra Cornélia Aleluia Lopes Mam nomeado em comissão de serviço para exercer o cargo de Diretora Geral da Reforma Administfativa.

Dr Braima Sanhá nomeado em comissão de serviço para exercer o cargo de Diretor Geral da Escola Nacional de Administração.

Dr Roberto Mbesba nomeado em comissão de serviço para exercer o cargo de Diretor Geral de Instituto Nacional de Segurança Social.

Dr Augusto Alberto nomeado em comissão de serviço para exercer o cargo de Inspetor Geral do Ministério.

Fonte: Vasco Crufe

Vagas para Voluntários das Nações Unidas Nacionais para os Assuntos Políticos / Oficial Eleitoral.

UNV Political Affairs/Electoral Officer

Fonte: ONU na Guiné-Bissau

NEPOTISMO..., OU NEPOTOCADERA DE DARY??? - ARISTIDES GOMES INDO CONTRA OS PRINCÍPIOS DE JOMAV ?



Fonte: dokainternacionaldenunciante

Politica - Deputado do PAIGC para Círculo de África garante que o partido será vencedor das próximas eleições legislativas

Bissau, 14 Ago 18(ANG) – O deputado do PAIGC para o círculo-22/diáspora-África assegurou no sábado que o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), será o grande vencedor das eleições legislativas marcado para o dia 18 de novembro do ano em curso.

Segundo a Rádio Pindjiguiti, a determinação do parlamentar foi expressa em Zinquinchor, República de Senegal, durante um encontro mantido com os emigrantes guineenses naquela localidade.

Leopoldo da Silva afirmou que, foi o Presidente da República José Mário Vaz quem cometeu primeiro erro, quando demitiu o Governo de base alargada liderado por Domingos Simões Pereira tendo colocado o povo na penúria. 

O deputado para África considera o líder do PAIGC, de “um quadro nacional e internacional” pela sabedoria e percurso histórico que conquistou por mérito.

Da Silva reafirmou que, Domingos Simões Pereira sempre afirmou que que “as portas do partido estão abertas” e nunca afastou nenhum militante das fileiras do partido.

 Anunciou que, os “deputados Amido Quetá, Adulai Baldé vulgo “Nhiribui”, Bacai Júnior e Tcherno Sanhá já voltaram ao PAIGC, restando o grupo dos 15 apenas com oito membros, tendo em conta que o Baciro Djá já tem o seu partido e sem contar com os que faleceram.

O deputado prometeu criar as condições indispensáveis para que os estudantes guineenses em Ziguinchor possam recencear massivamente de forma a poderem votar no PAIGC nas eleições de 18 de Novembro.

ANG/ÂC

Lista de primeiros-ministros da Guiné-Bissau

Esta é uma lista de primeiros-ministros da Guiné-Bissau. O cargo corresponde ao chefe de governo na estrutura política desse país africano.

O que acontece quando coloca um cubo de gelo na parte de trás da sua cabeça?


A medicina tradicional chinesa descobriu um ponto do nosso corpo que quando é estimulado promove um bem estar geral.

Este ponto chamado de Feng Fu, é um ponto de pressão que se situa atrás da cabeça, na base do crânio, na parte superior do pescoço.

De acordo com a medicina tradicional chinesa o Método do Ponto Feng Fu não trata os problemas do organismo. Na verdade, este método, faz com que o corpo volte ao seu equilíbrio fisiológico natural – fornecendo um forte impulso de vida rejuvenescendo todo o corpo.

Técnica da aplicação de um cubo de gelo no ponto Feng Fu:


Escolha uma posição confortável de barriga para baixo.

Aplique um cubo de gelo, uma ou duas vezes por dia, durante 20 minutos.

Se lhe for mais conveniente, pode usar um pano ou um saquinho de plástico para envolver o cubo de gelo.

Ao fim de 30 segundos começará a sentir um leve calor neste ponto.

Nos primeiros dias há a possibilidade de uma leve sensação de euforia devido à libertação de endorfinas.


Alterações que poderá sentir ao aplicar este método:

• Diminuição de dores de cabeça, dores de dentes e de articulações;
• Ajuda a regular problemas de tensão arterial (hipotensão e hipertensão);
• Melhoras no sistema digestivo;
• Melhoras do seu sono e humor;
• Alívio de infecções gastro-intestinais e doenças sexualmente transmissíveis;
• Alívio de perturbações neurológicas e distúrbios psico-emocionais: fadiga crónica, stress, depressões, insónias, etc;
• Inibição de alterações degenerativas da coluna vertebral;
• Melhoras de problemas respiratórios;
• Ajuda a inibir problemas ligados ao sistema cardiovascular;
• Eliminação de constipações frequentes;
• Estabilização de distúrbios provocados pela tiróide;
• Alívio de ataques de asma;
• Redução da celulite;
• Melhoras de problemas do tracto gastro-intestinal,;
• Melhoras de desordens ligadas à obesidade e à má-nutrição;
• Alivio de desordens ligadas à frigidez, impotência e infertilidade;
• Melhoras de problemas menstruais.

BY LAU COSTA 

dicasnaturais.com


UNICEF - Seis em cada 10 crianças e adolescentes brasileiros vivem na pobreza

Mais de seis em cada dez crianças e adolescentes brasileiros são afetados pela pobreza e quase metade dos menores vivem em situação de privação, segundo um estudo hoje divulgado pela Unicef.


O estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)., denominado "Pobreza na Infância e na Adolescência", mostra que, no Brasil, 32 milhões de menores (61%) vivem na pobreza, nas suas mais variadas dimensões.

Destes, seis milhões são afetados apenas pela pobreza monetária. Ou seja, vivem em famílias monetariamente pobres, mas têm os seis direitos analisados pelo estudo garantidos.

Outros 12 milhões, além de viverem em situação de pobreza monetária, têm um ou mais direitos negados, estando numa situação de privação múltipla.

Há ainda 14 milhões de crianças que, embora não sejam monetariamente pobres, têm um ou mais direitos negados.

Somando esses dois últimos grupos, o país conta com quase 27 milhões de crianças e adolescentes (49,7% do total) com um ou mais direitos negados, em situação de "privação".

O estudo da agência das Nações Unidas mostra que a pobreza na infância e na adolescência no Brasil vai além da pobreza monetária, identificando um conjunto de privações de direitos a que as crianças são submetidas.

"Incluir a privação de direitos como uma das faces da pobreza não é comum nas análises tradicionais sobre o tema, mas é essencial para dar destaque ao conjunto dos problemas graves que afetam as possibilidades de meninas e meninos desenvolverem o seu potencial e garantir o seu bem-estar", explica Florence Bauer, representante da Unicef no Brasil.

No estudo, foram analisadas o rendimento familiar e o acesso dos menores a seis direitos: educação, informação, proteção contra o trabalho infantil, moradia, água e saneamento.

A ausência de um ou mais desses seis direitos coloca os jovens em situação de "privação", já que, considera o Fundo, os direitos de crianças e adolescentes são indivisíveis e têm que ser garantidos em conjunto.

No conjunto de aspectos analisados, o saneamento é a privação que afeta o maior número de crianças e adolescentes (13,3 milhões), seguido da educação (8,8 milhões), água (7,6 milhões), informação (6,8 milhões), moradia (5,9 milhões) e, por fim, o trabalho infantil (2,5 milhões).

As privações de direito também afetam de forma diferente cada grupo de meninas e meninos brasileiros. Os adolescentes têm mais direitos negados (58% para o grupo de 11 a 13 anos, e 59,9% para os de 14 a 17 anos) que as crianças mais jovens (39,7% para o grupo de até cinco anos e 45,5% para as crianças de seis a dez anos).

Os moradores de zonas rurais são mais afetados pelas privações do que aqueles que residem em zonas urbanas.

O estudo aponta ainda que crianças e adolescentes negros sofrem mais violações do que crianças e adolescentes brancos, reflexo da discriminação racial e exclusão que muitos jovens sofrem no Brasil. Moradores das regiões norte e nordeste enfrentam mais privações do que os do Sul e Sudeste. .

De acordo com a Unicef, compreender cada uma destas dimensões é essencial para desenhar políticas públicas capazes de reverter a pobreza na infância e na adolescência.

NAOM

Militares da Guiné-Bissau preparam-se para operações de manutenção da paz no âmbito da ONU

Sessenta militares guineenses iniciaram hoje uma ação de capacitação para se prepararem para eventuais missões de manutenção da paz das Nações Unidas, recebendo treino ministrado pelo coronel brasileiro Costa Neto, afeto ao gabinete da ONU em Bissau.

Até sexta-feira, os militares guineenses vão receber informações sobre como funcionam as Nações Unidas, qual o papel dos soldados em missões de manutenção da paz, qual a conduta das chefias e dos subalternos e que bens merecem maior proteção em teatro de operações - neste caso, as crianças, as mulheres e os idosos, assinalou o coronel Neto.

Valendo-se da experiência do Brasil, Costa Neto indicou que vai aproveitar as sessões de capacitação para abordar também a problemática dos direitos humanos, entre outros temas.

Os militares da Guiné-Bissau foram excluídos de missões de manutenção da paz organizadas pela ONU desde 2007, na sequência dos incidentes ocorridos em Bissau, em 2004, e que resultaram nos assassínios do então Chefe do Estado-Maior General, Veríssimo Seabra e do porta-voz das Forças Armadas, Domingos de Barros.

Soldados regressados de uma missão de manutenção da paz na Libéria abateram os dois dirigentes militares, que acusaram de lhes terem ficado com o dinheiro que deveriam receber da ONU.

No passado, militares guineenses participaram em missões de manutenção da paz em Angola, Moçambique, Libéria, Chade, Ruanda e Haiti.

Presente na abertura do seminário, o brigadeiro-general guineense Albertino Cuma, da divisão dos assuntos sociais do Estado-Maior das Forças Armadas, disse que o país tem que se preparar para voltar a ser chamado às missões de manutenção de paz "em qualquer parte do mundo, como no passado".

"A nossa participação nessas missões foi travada devido aos problemas internos, mas isso já é passado", afirmou Albertino Cuma, assinalando a prontidão da tropa guineense para o caso de ser convocada.

"Já estamos prontos para qualquer missão. Nem que seja amanhã", referiu o brigadeiro-general Cuma.

dn.pt/lusa