sábado, 5 de novembro de 2022

Israel. Netanyahu convida extrema direita a negociar para formar governo

© Reuters

Por LUSA  05/11/22 

O ex-primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu, cujo partido Likud venceu as eleições legislativas realizadas em Israel no dia 01, convidou os seus parceiros da extrema direita e ultraortodoxos a iniciarem negociações para formar governo.

O Likud conquistou 32 mandatos, que somados aos 14 do Sionismo Religioso de extrema-direita e aos 18 dos dois partidos ultraortodoxos - Shas (11) e Judaísmo Unido da Torá (7) - representam uma maioria de 64 deputados (mais três do que a maioria absoluta no Knesset, composto por 120 deputados) que, a concretizar-se dará origem ao governo mais à direita da história de Israel.

Segundo a imprensa israelita, Netanyahu convidou os líderes dessas formações políticas para reuniões individuais no domingo, embora se preveja uma árdua tarefa em distribuir pastas ministeriais.

Entre os 'ministeriáveis' estão os dois líderes do Sionismo Religioso, coligação formada pelos partidos União Nacional e Poder Judaico, uma força abertamente racista e antiárabe.

O líder do Sionismo Religioso e da União Nacional, Bezalel Smotrich, quer o Ministério da Defesa, enquanto o mais alto líder do Poder Judaico, Itamar Ben Gvir, pediu o Ministério da Segurança Pública, que daria o controlo da polícia a alguém condenado no passado por racismo ou envolvido em incidentes nos quais foi acusado de incitar a violência contra árabes, a quem defende a expulsão se forem "desleais" e a aplicação de mão mais pesada contra palestinos em território ocupado.

No entanto, as reuniões que Netanyahu pretende realizar no domingo são apenas iniciais, pois ainda faltam alguns dias para o início do processo de constituição de um novo executivo.

Como parte dos procedimentos protocolares, falta ainda a apresentação dos resultados eleitorais ao presidente israelita, Isaac Herzog, que receberá nos próximos dias os líderes de todos os partidos com representação parlamentar para que possam recomendar um candidato para o cargo de primeiro-ministro.

Espera-se que Netanyahu receba o apoio dos quatro partidos e que consiga formar um executivo sem grandes entraves.

Assim, o primeiro-ministro mais antigo da história de Israel, com 15 anos acumulados no poder, recuperará a posição que perdeu em junho de 2021 para as mãos do chamado "Governo da mudança", composto por um amplo amálgama de forças que se uniram para removê-lo do poder.

GUERRA NA UCRÂNIA: Zelensky acusa Irão de mentiras e "cooperação terrorista" com a Rússia

© GENYA SAVILOV/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto  05/11/22 

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão reconheceu, pela primeira vez, que Teerão forneceu drones a Moscovo. "Mas mesmo nesta confissão, eles mentiram", acusou Zelensky.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, comentou, este sábado, as declarações de responsáveis do Irão, que reconheceram ter fornecido drones à Rússia. No seu habitual discurso à nação, o chefe de Estado acusou o país de "mentir" ao afirmar que a transferência aconteceu antes do início da invasão russa da Ucrânia e também de fazer parte de uma "cooperação terrorista".

“Hoje houve mensagens do Irão, de representantes oficiais. Decidiram admitir que forneceram drones para o terror russo. Mas mesmo nesta confissão, eles mentiram”, afirmou Zelensky.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Hossein Amirabdollahian, reconheceu que Teerão forneceu drones a Moscovo. “Demos um número limitado de drones à Rússia meses antes da guerra da Ucrânia”, disse Amirabdollahian aos jornalistas em Teerão, após funcionários iranianos terem negado armar a Rússia para a guerra contra a Ucrânia.

No entanto, segundo Zelensky, “pelo menos dez drones iranianos são abatidos todos os dias” e o “regime iraniano afirma que, alegadamente, deu poucos e mesmo antes do início da invasão em grande escala”. “Sabemos com certeza que os instrutores iranianos ensinaram os terroristas russos a usar drones, e Teerão é geralmente silencioso a este respeito”, atirou.

“Se o Irão continuar a mentir sobre o óbvio, isso significa que o mundo fará ainda mais esforços para investigar a cooperação terrorista entre os regimes russo e iraniano e o que a Rússia está a pagar ao Irão por tal cooperação”, acrescentou. 

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que cerca de seis mil civis morreram e quase dez mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.


Leia Também: Central nuclear de Zaporíjia recupera alimentação elétrica

Augusto Mário da Silva, presidente da liga dos direitos humanos, inaugura o escritório de observatório dos direitos humanos da província Leste.

Para AugustoMário, este observatório vai servir em simultâneo o conservatório de paz.

O projeto foi graças a parceria da liga e instituto de Marquês de Valle Flôr

Radio TV Bantaba

Mamadu Saliu Djaló, cidadão da Guineé-Conacri que chegou à Bissau há seis meses foi morto a facada no Alto Bandim em Bissau em situação ainda por esclarecer. O Presidente do Conselho dos Cidadãos da Guinée-Conacri na Guiné-Bissau, Abubacar Dumbuia apela às autoridades para investigar.

_In TGB_

Brasil. Apreendidas três toneladas de cocaína que vinham para Portugal... Trata-se da maior apreensão de sempre de drogas em portos brasileiros. Cocaína tinha como destino o porto de Sines, em Portugal.

© Reprodução/Twitter

Notícias ao Minuto  05/11/22 

A Polícia Federal e a Receita Federal do Brasil apreenderam, na noite de sexta-feira, quase três toneladas de cocaína no porto de Vila do Conde, em Barcarena, no estado do Pará, que tinham como destino o porto de Sines, em Portugal.

Segundo o jornal brasileiro G1, que cita as autoridades brasileiras, trata-se da maior apreensão de sempre de drogas em portos brasileiros.

O produto estupefaciente estava dissimulado dentro de sacas de farelo de soja num contentor, tendo a polícia brasileira conseguido localizar as 2,75 toneladas de cocaína com ajuda de um cão farejador. Não há detidos até ao momento.

As autoridades brasileiras acrescentam que, entre 2021 e 2022, já foram apreendidas mais de cinco toneladas no porto de Vila de Conde, na cidade brasileira de Barcarena.

Leia Também: Polícia espanhola faz a maior apreensão de sempre de canábis

COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

PRESIDENTE DA REPÚBLICA E COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS, GENERAL ÚMARO SISSOCO EMBALÓ PRESIDIU ESTA MANHÃ A SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DE MINISTROS

COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS

O Conselho de Ministros reuniu-se hoje, dia 05 de novembro de 2022, em Sessão Extraordinária, no Palácio da República, em Bissau, sob a presidência de Sua Excelência o Senhor Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, General do Exército Umaro Sissoco Embaló.

No capítulo de INFORMAÇÕES GERAIS, destacaram-se as que se indicam:

• Do Vice Primeiro-Ministro, Ministro da Presidência do Conselho de Ministros dos Assuntos e Coordenador Parlamentares e para Área Económica, relativas à recente visita de Sua Excelência Senhor Presidente da República à República Bolivariana de Venezuela, cujos resultados foram globalmente positivos, com particular incidência na assinatura de um Acordo de Cooperação entre Petróleos de Venezuela S.A (PDVSA) e PETROGUIN, EP. O ponto mais alto da visita, foi a condecoração do nosso Chefe de Estado com a Ordem dos Libertadores e réplica da Espada dos Liberres no Palácio Miraflores.

• Da Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades sobre a assinatura, em Lisboa, do Memorando de Entendimento entre os Governos de Portugal e da Guiné-Bissau para apoio direto ao Orçamento Geral do Estado para execução no período 2022-2025. De igual forma, anunciou a presença, no nosso país, de uma Missão do Instituto da Língua Portuguesa e Cooperação Camões para avaliação do estado de execução do Plano Estratégico de Cooperação Portugal/Guiné-Bissau, PEC 2021-2025, além de um donativo de equipamentos e materiais informáticos e de escritório cedido pelo Governo da República da Coreia do Sul.

• Do Ministro de Administração Territorial e Poder Local, sobre o recente apoio recebido do Governo Timorense, destinado ao processo eleitoral.

Do Ministro da Economia, Plano e Integração Regional quanto à realização, em Bissau, sob o alto patrocínio de Sua Excelência o Primeiro-Ministro, do Fórum sobre justiça económica após a independência dos Países Africanos de Lingua Oficial Portuguesa, Palops. Trata-se, com efeito, de uma iniciativa promovida pelo Presidente da Casa de Moçambique em Portugal, Dr. Enoque João e visou recolher contributos para conhecimento identificação de desafios e económicos do país e possíveis soluções no contexto da CPLP e dos PALOPS, em particular.

Na parte DELIBERATIVA, o Conselho de Ministros, depois de apresentado, deliberou protelar a discussão do Projeto de Decreto-Lei relativo ao Regime Jurídico para gestão dos Arquivos e demais documentos da Administração Pública e Privada.

No capítulo de NOMEAÇÕES, o Conselho de Ministros deu anuência a que, por Despacho do Primeiro-Ministro se efetue o movimento do Pessoal Dirigente de Administração Pública, conforme se indica:

MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, HABITAÇÃO E URBANISMO

• Diretor Geral de Habitação e Urbanismo, Senhor Ildefonso Duarte Pinto;

MINISTÉRIO DO AMBIENTE E BIODIVERSIDADE

1. Diretor Geral do Instituto Nacional do Ambiente, Senhor João Lona Tchedna.

2. Diretor Geral da Autoridade de Avaliação Ambiental Competente, Senhor Welena da Silva.

3. Diretor Geral do Fundo Ambiental, Senhor Casimiro Jorge Sanca.

MINISTÉRIO DA CULTURA, JUVENTUDE E DESPORTOS

1. Diretor Geral da Cultura, Senhor Nelson Bamba. 2. Diretor Geral do Património Cultural, Senhor Cambraima Alanso Cassamá.

Em consequência destas nomeações, é dada por finda a comissão de serviço, nas mesmas funções, dos anteriores titulares.

Bissau, 05 de novembro de 2022


Veja Também:

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

 Radio TV Bantaba

Video: DJAMILA CONTE

A diva Dulce Neves, celebra 46 anos de carreira musical e, conta com a participação do músico gambiano Djaliba Koiaté e artista guineense Sambala Kanuté.

Não sou dono dos DIREITOS AUTORAIS destas MÚSICAS, este programa é para fins de entretenimento APENAS a secção 107 da lei de direitos de autor de 1976 permite que este material seja um uso justo!

Radio Voz Do Povo