quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

CEDEAO felicito Umaro Sissoco Embalo e espera de tomada de posse rapidamente


Chegada do presidente da república da Guiné Bissau General Umaro Sissoco Embalo.

Recado do Umaro Sissoco Embaló.



Chegada do Presidente da República Eleito General Umaro Sissoco Embalo, foi diretamente na sala vip para prestar algumas declarações sobre turne nos paises amigos.
Chegada Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, recebido pelo Coordenador do Madem G15 BRAIMA Camara, Mandatário Marciano Silva Barbeiro, Diretor de Campanha Soares Sambu e outros membro do Madem G15















Viva MADEM-G15
Viva USE
Viva BA DI POVO


Imagem:TAFA CASSAMA
Video: Mustafa Cassamá

Recepção do Presidente eleito da Guine, Umaro Sissoco Embaló; Braima Camará, coordenador Nacional do MADEM-G15, acompanhado pelas altas figuras públicas: Marciano Silva Barbeiro, Sandji Fati, Soares Sambu, entre outras, chegam a aeroportos internacional Osvaldo Veira



















Fevereiro 06/2020
Madem-G15/Sector Autónomo Bissau

Hotna Cufuk Na Doha - NULAR OU ALTERAR OS RESULTADOS ELEITORAIS JÁ PUBLICADOS, CUSTE O QUE CUSTAR, É NO MÍNIMO UM GOLPE DE ESTADO.


"A ganância do poder, cega entendimento dos que dele são viciados".

Os mesmos que têm vindo a apregoar, ultimamente, a alteração dos resultados eleitorais, custe o que custar. Para está franja da nossa sociedade justificam-se todos os meios para se chegar ao poder. Mas na verdade não devia ser assim, porque o poder não é um fim em si mesmo. Pelo menos assim deve ser não só em teoria, mas também, na prática. A menos que os pretendentes a cadeira do poder façam deste um meio de ganhar pão para si, para os amigos e para a família.

"Chegar-se ao poder é colocar-se à disposição do povo".

E em democracia, onde as eleições são meios para a alternância pacífica do poder, ascensão ao cargo do presidente, primeiro ministro, deputado ou qualquer outro cargo electivo só pode significar uma coisa: a predisposição para servir o povo. Por isso mesmo deve ser este (o povo) a escolher quem quer que seja o seu mandatário a quem delegará o poder de agir em seu nome, esperando que os actos praticados por este produzam efeitos na esfera jurídica dele (o povo). E isso só é possível através das eleições, livres justas e transparentes.

Deste modo as eleições tornam-se em alma da democracia, pois só através delas (eleições), entendidas como a mais completa expressão da vontade popular, é possível a alternância pacífica no poder.

Aos concorrentes, impõe-se o dever de respeitar, religiosamente, essa vontade expressa na urna permitindo deste modo, que os eleitos pelo povo assumam as rédeas do poder durante o período em que durar a essa delegação da vontade popular. Assim sendo, não deve haver a mudança de resultados eleitorais que não o seja através doutro pleito eleitoral dentro do período e a periodicidade estabelecidos previamente pela lei.

Nular resultados eleitorais através da fraude eleitoral ou manobras dilatórias juridico-judiciais, será sempre uma forma escamotiada dum golpe de estado, porque tem parecença com o golpe tradicional, executado pelas forças das armas, por entre eles existir o comum facto de consubstanciar a ascenção ao poder contra a vontade da maioria. Pior ainda quando se trata de conquistar o poder através da alteração dos resultados eleitorais a todo o custo ou custe o que custar, incluindo a perda das vidas humanas. Ou os que, recorrentemente, usam esta expressão não tenham a noção do real do seu alcance?

Pois bem, que saibam que é isso mesmo!

Hotna Cufuk Na Doha

Coranavírus. Morreu médico chinês que denunciou início da epidemia

Foto: Twitter

Li Wenliang era médico oftalmologista no Hospital Central de Wuhan quando, a 30 de dezembro, comentou com outros médicos seus amigos um alerta sobre vários casos de infecção que estavam a ocorrer no hospital. A polícia visitou-o no dia seguinte e impôs-lhe silêncio.

Wenliang acabou por contrair o coranavírus. Morreu esta quinta-feira, uma vítima mais numa contabilidade que todos os dias aumenta. Tinha 34 anos.
O balanço mais recente aponta para 565 mortos e mais de 28 mil infetados na China, de acordo com o South China Morning Post, citando as autoridades sanitárias chinesas
A história da denúncia e do que se lhe seguiu foi sendo contada pelo próprio Li Wenliang no site Weibo, a partir da sua cama de hospital.

No final de dezembro de 2019, o médico notou sete casos de infeção hospitalizados e colocados de quarentena, devido a um vírus que ele pensou ser semelhante ao SARS - que em 2003 causou uma epidemia à escala mundial.

A 30 de dezembro comentou o caso num grupo de conversa, avisando os colegas de curso para terem cuidado e usarem vestuário protetor para evitarem a infeção.

Apesar de ter sido publicada num grupo, o alerta depressa começou a circular nas redes sociais.

No mesmo dia em que Wenliang publicou a sua mensagem de alerta aos colegas, as autoridades de saúde locais confirmaram 27 casos de um novo tipo de vírus, todos eles ligados a um mercado de marisco.

Isso não evitou que Li e os outros médicos tivessem sido obrigados a desdizer-se e a remeter-se ao silêncio quanto à nova doença.

Quatro dias depois de publicar a primeira mensagem, Li foi chamado ao Gabinete de Segurança Pública de Wuhan, onde teve de assinar uma carta, na qual era acusado de "fazer comentários falsos" que "pertubavam gravemente a ordem social".

Li Wenliang era então um de oito médicos investigadas pela polícia por "espalhar rumores". A polícia acabou por lhe pedir desculpa.
As autoridades chinesas têm sido acusadas de tentar encobrir a eclosão da epidemia até à última hora, o que poderá ter contribuído para a difusão do vírus.
Nas suas publicações no Weibo, o médico descreveu ainda como, a 10 de janeiro, começou a tossir, no dia seguinte tinha febre e dois dias depois estava internado no hospital.

Na semana passada foi diagnosticado com o coronavírus 2019-nCoV. Morreu esta quinta-feira.

"Lamentamos saber da perda de qualquer pessoa que trabalhe na primeira linha de cuidados dos pacientes", reagiu o diretor do programa de emergências da Organização Mundial de Saúde.

"Deviamos celebrar a sua vida e fazer o luto com os seus colegas", acrescentou Michael Ryan, durante uma reunião.

Por RTP

Comunicado do Conselho de Ministros






Aliu Cande

Kabi Na Debé was live.


Kabi Na Debé

JERUSALÉM - Pelo menos 14 feridos em possível "ataque intencional" em Jerusalém

Pelo menos 14 pessoas, incluindo 12 soldados israelitas, ficaram hoje feridas num atropelamento, que as forças de segurança descreveram como "ataque intencional".


"Durante o incidente, um terrorista acelerou com o veículo na direção de soldados do exército que caminhavem junto a um complexo em Jerusalém, no âmbito de uma atividade militar", explicaram as forças armadas israelitas, que desencadearam uma vasta operação para encontrar o condutor em fuga.

As autoridades desconhecem ainda a identidade do motorista.


O atropelamento ocorreu esta madrugada numa conhecida rua da parte ocidental da cidade e nas imediações de um complexo de bares e restaurantes frequentados por muitos jovens israelitas.

O serviço de emergências israelita Magen David Adom (Estrela de David Vermelha) informou que dos 14 feridos, admitidos em hospitais militares da zona, apenas um se encontrava em estado grave, outro apresentava lesões moderadas e os 12 restantes sofreram ferimentos ligeiros.

Este incidente ocorre num contexto de tensão crescente, na sequência do anúncio, na semana passada, do "plano de paz" norte-americano para israelitas e palestinianos.

A chamada "Visão de Paz" de Washington, já rejeitada pela liderança palestiniana, propunha um Estado palestiniano com soberania limitada, a anexação de parte da Cisjordânia ocupada e uma capital numa zona reduzida e periférica de Jerusalém Oriental.

NAOM

Leia Também: 

Hamas congratula-se pelo atropelamento de 14 israelitas em Jerusálem

O movimento palestiniano Hamas, no poder na Faixa de Gaza, congratulou-se hoje com o atropelamento que causou 14 feridos, entre os quais 12 soldados israelitas, em Jerusalém.


Estudantes africanos na China preocupados com o coronavírus

Há perto de 5.000 estudantes africanos na cidade chinesa de Wuhan, onde foram detetados os primeiros casos de coronavírus. Os jovens estão preocupados com a rápida propagação do vírus, que já fez mais de 560 mortos.

Controlo de passageiros no aeroporto de Addis Abeba, capital da Etiópia

Uma semana depois da Organização Mundial de Saúde (OMS) ter declarado o coronavírus como caso de emergência de saúde pública internacional, estudantes africanos a viver em Wuhan, cidade chinesa onde surgiu o vírus, dão conta do agravamento da situação. 

Wuhan acolhe atualmente cerca de cinco mil estudantes africanos. Provenientes de vários países, como Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Nigéria e Etiópia, estes estudantes dizem-se cada vez mais preocupados com a situação na cidade. Falam da dificuldade em obter dinheiro, na falta de comida e na vontade de regressar a casa.

Um regresso que se adivinha demorado. "Estamos fechados em casa desde o dia 23 de janeiro. Não saímos a não ser para ir ao supermercado e só em caso de necessidade extrema. Quando saímos colocamos máscaras para cobrir o nariz e a boca", cotna Abdul Salam Aji Suleiman, jobem nigeriano que estuda na Universidade Huazhong, em Wuhan.

Abdul Suleiman diz falar pela maioria dos estudantes nigerianos em Wuhan quando diz que quer que a Embaixada da Nigéria providencie o seu regresso a casa, como aconteceu com os estudantes de Marrocos. No entanto, este é um cenário improvável, justificado por muitos países africanos pela falta de meios e infraestruturas.

Cidade de quarantena

A cidade de Wuhan está de quarentena. Os transportes são escassos e há muitos supermercados fechados, o que tem feito disparar os preços dos produtos alimentares. Também os bancos se encontram encerrados, o que dificulta ainda mais a vida dos estudantes, como já tinha relatado à DW, na semana passada, a guineense Jéssica Mendes Silva, também residente em Wuhan.

"Queremos que nos ajudem a sair desta cidade, mesmo que seja para outra cidade aqui da China. Só queremos sair daqui. Nem dá para receber comida, não há comida, para comprar comida aqui é díficil. Realmente estamos aflitos", contou a estudante.

Uma realidade também frisada por Séidou Kéita, natural da Guiné: "Não temos praticamente dinheiro. Têm sido os nossos compatriotas que nos têm ajudado. A pouca comida que temos está a acabar. As nossas condições de vida estão um pouco difíceis".

Para já, não há ainda nenhum caso de coronavírus confirmado no continente africano. Todos os casos suspeitos foram já despistados. No entanto, e em jeito de prevenção, as companhias aéreas africanas estão gradualmente a suspender os voos de e para a China. Apenas a Ethiopian Airlines mantém atualmente os seus voos para este país.

O número de mortos provocados pelo coronavírus subiu, esta quarta-feira (06.02), para 563 mortos. O número de infetados ultrapassa já os 28 mil - entre eles deverá estar, segundo avança a BBC, um camaronês, que se encontra em Wuhan.

Apesar dos números elevados, Sylvie Briand, diretora do departamento de preparação global para os riscos infeciosos da OMS, afirmou, na terça-feira (04.02), que o surto não é ainda uma pandemia. "Atualmente, não estamos em situação de pandemia. Estamos numa fase epidémica com múltiplos focos e vamos tentar extinguir cada um destes focos. Não estou a dizer que é fácil, mas achamos que é possível", disse.

DW.COM

Governo inicia preparativos para campanha de comercialização da castanha de caju-2020.



Aliu Cande

EAGB ALVO DE ATAQUE INCENDIARIA.

Cidadão desconhecido tentou incendiar a instalação de EAGB


A empresa de electrecidade e água da Guiné Bissau EAGB, foi alvo de uma tentativa de incendio por um cidadão desconhecido esta manha 06 de fevereiro de 2020.


Atchutchi
Adriano Ferreira (Atchutchi) Presidente de conselho Administrativo da empresa, disse que quando chegou encontrou os funcionários na rua, que lhe informaram sobre o que esta decorrer do momento e, encontrou o rapaz na rua com a garrafa que tinha acabado de derramar a gasolina em todo chão da empresa.

Ferreira afirma que o sujeito estava reclamar de uma divida com a empresa durante três anos que ele tinha desconhecido, salientou ainda que o rapaz nem era funcionário da EAGB e de momento ele está junto da policia de ordem pública e que logo vão ter mais informações sobre este acontecimento.

Tentamos sem sucesso junto das instalaçoes da policia judiciaria entender a motivaçao de perpertuador, que foi sem sucesso aguardamos relatorio e pronunciamento da policia assunto que contamos seguir. O que é seguro é que individuo esta neste momento em prisao preventiva.

http://capgb.com

MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA - OMS alerta para custos físicos e mentais da Mutilação Genital Feminina

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para os custos da Mutilação Genital Feminina na saúde física e mental das mulheres e meninas, mas também dos recursos económicos de um país.


"AMGF [Mutilação Genital Feminina] não é apenas um abuso catastrófico dos direitos humanos que prejudica significativamente a saúde física e mental de milhões de meninas e mulheres. É também um esgotamento dos recursos económicos vitais de um país", afirmou o diretor do Departamento de Saúde Sexual e Reprodutiva e Pesquisa da OMS, Ian Askew.

A propósito do Dia Internacional de Tolerância Zero para as Mutilações Femininas, defendeu: "É urgentemente necessário mais investimento para parar a MGF e acabar com o sofrimento que ela inflige".

Em comunicado, a OMS revelou que os custos totais do tratamento dos impactos da MGF na saúde ascenderiam a 1,4 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de euros) por ano, a nível mundial.

Individualmente, esta prática custa em média cerca de 10% do total das suas despesas anuais com a saúde. Em alguns países, essa percentagem atinge os 30%.

Para chegar a estes valores, foi criada uma ferramenta que é lançada no Dia Internacional de Tolerância Zero para as Mutilações Femininas.

Além dos custos económicos, a MGF representa vários riscos para as mulheres e meninas sujeitas a este procedimento, seja imediatamente após o corte - como infeções, hemorragias ou traumas psicológicos -- ou a nível crónico através de problemas que podem ocorrer ao longo da vida.

As mulheres sujeitas à MGF têm mais probabilidades de risco de vida durante o parto, além de poderem vir a sofrer de distúrbios ao nível da saúde mental.

Devido a este procedimento, estas mulheres e meninas ficam em risco de ter dores ou problemas quando menstruam, urinam ou têm relações sexuais.

"Os elevados custos dos cuidados de saúde para os países aumentam devido aos trágicos impactos pessoais nas mulheres e meninas. Os governos têm a responsabilidade moral de ajudar a acabar com esta prática prejudicial", afirmou o diretor interino para a Cobertura Universal da Saúde e o Curso de Vida na Agência Regional Africana da OMS, Prosper Tumusiime.

Por outro lado, a prevenção da MGF traz grandes benefícios para as mulheres, meninas, comunidades e economias.

Com base em dados de 27 países de alta prevalência de MGF, a Calculadora de Custos demonstra claros benefícios económicos ao acabar com a MGF.

Se esta prática fosse abandonada agora, a poupança associada em custos de saúde seria superior a 60% até 2050.

Em contrapartida, se não forem tomadas medidas, estima-se que estes custos subam 50% no mesmo período, à medida que as populações crescem e que mais raparigas são submetidas ao procedimento.

NAOM

23 ANOS DI CASAMENTO I KA 23 DIAS DÉH!

Por detrás de um grande Homem, ha sempre uma grande mulher.😍😍😍😍


VIVA POVO DI GUINÉ-BISSAU
VIVA PRIMEIRA DAMA Dinisia Reis Embaló.

Dinisia Reis Embaló

Belmiro Pimentel - “A MINHA MISSÃO FOI CUMPRIDA, FIQUEI ESCLARECIDO REALMENTE DE QUE O UMARO SISSOCO EMBALO GANHOU DE FORMA LIMPA ESTAS ELEIÇÕES”

Por: Belmiro Pimentel (Hackers)

Eu Belmiro Pimentel, não sou culpado de o Domingos Simões Pereira ter acreditado nesta história dos hackers, ao ponto de o divulgar nos órgãos de comunicação social estrangeiros.

O que eu fiz, foi tentar provar às pessoas, principalmente aos seguidores do DSP, de que realmente o homem havia perdido de forma limpa.

Quantas vezes assistimos aqui, o DSP criar argumentos para justificar a sua derrota? Foram imensas as vezes que assistimos a esse filme, sem nunca conseguir desvendar a mentira do homem.

Eu Belmiro, criei e executei essa história dos hackers, uma história que se for bem analisada, está cheia de falhas, falhas essas que só dei conta após ter facultado o dito relatório ao DSP, mas mesmo assim, o desespero do homem, deixou-o cego e não detectou o tal erro.

Existem 3 nomes ligados ao PAIGC, que serviram de ponte neste processo dos hackers. Optei pela não divulgação dos nomes dessas pessoas, pelo simples facto de essas pessoas terem uma vida profissional, que não os permite estarem envolto de polémicas, principalmente desta natureza.

Tenho todas as gravações áudio, mensagens escritas de todo este processo. Apenas irei divulgar tais provas, diante das autoridades, por isso essas pessoas podem ficar tranquilas, de que não haverá qualquer chance de esses áudios vazarem nas redes sociais.

Por fim, lamento imenso ter colocado de forma indireta, o nome da Guiné-Bissau mais uma vez na boca do mundo, pelas piores razões, mas nunca achei de que o DSP fosse realmente acreditar nesta história ao ponto de pegar nela como sendo a sua única saída.

A minha missão foi cumprida, fiquei esclarecido realmente de que o Umaro Sissoco Embalo ganhou de forma limpa estas eleições.

Um grande abraço
Belmiro Pimentel

UMARO SISSOCO EMBALO REGRESSA HOJE AO PAÍS


O Presidente eleito da Guiné-Bissau, General Umaro Sissoco Embaló, regressa ao País esta quinta-feira dia 06/02/2020 pelas 17h00, proveniente da República Democrática de Conco (RDC).

Vencedor da segunda volta das eleições presidências que teve lugar no passado dia 29 de dezembro esteve antes em vários outros países nomeadamente, Nigeria, Turquia, África de Sul, Uganda.

A propósito, agradece-se a presença do seu órgão no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira pelas 16h45m para o registo das breves declarações da Sua Excelência Presidente da República eleito, General Umaro Sissoco Embaló.

Fonte: Califa Soares Cassama

🔝🤝💖BOA NOITE 🎇 GUINEESES 🇬🇼👍BEM VINDO NOVA AMANESER 📻🎙️🎧🎵🎼🎶 ESPASO GUIGUI 🇬🇼👍 MÚSICAS 🎼 VARIADAS GUINEESE Y,, DJUMBAI 🌌 COM BELMIRO PIMENTEL O TAL HAKERS GUINEESE 🇬🇼🤝💖🔝



PARA PARTISIPAR EN DIRECTO TLFNO WHATSAPP 0034 632 463 752 radionovaamaneser@gmail.com
By Defensor Defensor Dos Guineeses 

A dignidade de uma pessoa vale mais do que qualquer cargo político

Dra. Suzy Barbosa

A dignidade de uma pessoa vale mais do que qualquer cargo político. Só uma mulher de coragem pode tomar a atitude de se demitir perante um ataque dos próprios militantes do seu partido. 
Ataques infundados de quem não sabe nem tem elementos para julgar a Dra. Suzi Barbosa.

Pela primeira vez na Guiné-Bissau um membro do Governo se demite por sua própria iniciativa para defender a sua dignidade. 
Mais respeito.
A Djarama! Djalo-Djeri.

By Rainha de Leste

Guinée Bissau : Les résultats du second tour vérifiés, la victoire du président Umaro Sissoco Embaló confirmée


Conformément aux recommandations du comité de suivi de la CEDEAO, la Commission nationales électorale a procédé à l'apurement des résultats issus du second tour de la présidentielle bissau-guinéenne. Un travail fait ce mardi en présence des représentants des deux candidats mais aussi sous la supervision du chef de la mission d'observation de la CEDEAO, Soumeylou Boubeye Maiga. 

A l'issue des travaux, la CNE a confirmé les résultats qu'elle avait proclamés le mercredi 1er janvier et qui font du Général Umaro Sissoco Embalo le nouveau président de Guinée Bissau avec un score de 53,55% contre 46,45% pour son rival, Domingos Sommes Pereira. 

Cependant, ce nouveau développement ne semble pas avoir attendri le Parti africain pour l'indépendance de la Guinée et du Cap-vert (Paigc) et son candidat. Un nouveau recours est annoncé devant les institutions judiciaires. 

Pour sa part, le président déclaré élu poursuit sa tournée auprès de ses "homologues". Récemment, il a été vu aux cotés du présidents turc et sud-africain, Recep Tayyip Erdogan et de Cyril Ramaphosa
Ver tradução