terça-feira, 3 de agosto de 2021

PAIGC REVOLTADO COM OGE EM VIGOR NA GUINÉ-BISSAU

O PAIGC, mostrou-se hoje revoltado com o atual Orçamento Geral do Estado (OGE), que aumentou impostos e criou o chamado "Fundo de Soberania" para os titulares dos órgãos do Estado, medidas contestadas pela população e alguns economistas.

A posição do partido foi transmitida à imprensa, pelo terceiro vice presidente do PAIGC, Califa Seide, após a deposição de coroas de flores no Porto de Pindjiguiti para assinalar o aniversário do massacre de Pindiquiti, ocorrido em 1959, onde cerca de 50 estivadores morreram.

Por Alison Cabral

Sandji Fati nega que seja um dos “traidores e tribalistas” no MADEM-G15

Fonte: Rádio Jovem Bissau

O ministro da Defesa Nacional e dirigente do MADEM-G15, Sandji Fati, diz-se 'assustado' com o nível de intriga e divisão no seio partido que está no Governo, ao ponto de ser considerado um ‘traidor’.

À margem da reunião do Conselho Nacional do MADEM-G15, que decorreu no último fim-de-semana, Sandji Fati afirma que se sentiu discriminado e isolado no partido, por não ser se quer mencionado como um dos dirigentes do MADEM, que entrou para o Executivo, através da lista das pastas ministeriais atribuídas ao partido liderado por Braima Camará.

No vídeo vazado nas redes sociais, o dirigente nega também que nunca foi um fundamentalista ou tribalista:

LGDH PONDERA APRESENTAR UMA QUEIXA-CRIME CONTRA O ESTADO GUINEENSE

Por: Alison Cabral  Rádio Jovem Bissau 

A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) anunciou que pondera apresentar uma queixa-crime contra o Estado da Guiné-Bissau junto da Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos sobre as constantes "perseguições, espancamentos e torturas" dos vários activistas e figuras políticas nacionais, nos últimos tempos.

A intenção foi transmitida esta terça-feira, 03 de agosto, à Rádio Jovem, pelo vice-presidente da LGDH, Bubacar Turé, durante uma entrevista, com o objectivo de abordar a situação dos Direitos Humanos no país.
"Não descartamos a possibilidade de apresentar uma queixa contra a Guiné-Bissau junto da Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos, eventualmente o Tribunal da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) sobre as recorrentes atrocidades que têm ocorrido no país, que infelizmente não têm dia acabar. As autoridades, que têm a competência para pôr cobro a situação, resolveram remeter ao silêncio", declarou Bubacar Turé.
Segundo a explicação de Turé, desde a instalação das atuais autoridades, a organização tem denunciado vários casos de espancamentos, torturas e perseguições, principalmente em Bissau, mas tanto o Ministério Interior, assim como o Ministério Público não assumirem o engajamento de trazer ao público os autores morais e matérias dessas práticas.

"Perante estes factos de impunidade no país", Turé revela que a LGDH entende que devido às constantes violações dos Direitos Humanos, o ministro do Interior, Botché Candé, e o Procurador-Geral da República, Fernando Gomes, devem ser demitidos das suas respectivas funções.

"O titular da pasta do Interior preocupa-se mais com as campanhas políticas do que proteger os cidadãos, isso, para nós, é inaceitável. Por isso,  em diversas ocasiões pedimos a sua demissão do cargo, porque não tem tempo para dedicar-se a situação da segurança nacional", disse. 
  
"O Ministério Público continua em silêncio perante os atropelos aos direitos humanos, ataques, espancamentos e sequestros de cidadãos. Isso demostra claramente que o actual Procurador-Geral da República não tem condição para continuar a dirigir a instituição", acrescenta Turé.

Depois do espancamento dos jornalistas António Aly Silva e Adão Ramalho e meses de ameaças e agressões contra os jornalistas, no ultimo sábad, registou-se uma tentativa do assassinato do antigo presidente da LGDH, Luís Vaz Martins, por um grupo dos homens armados.   

O grupo, que estava numa viatura de matrícula estrangeira, embateu três vezes contra o carro onde seguia Luís Vaz Martins com o objectivo de o fazer despistar.

O parlamento classificou em comunicado divulgado à imprensa, o ataque ocorrido sábado (31.07) contra Vaz Martins como "revoltante" e "sintomático da crescente degradação do Estado" guineense.

Leia Também: 


O Consórcio da Casa dos Direitos solidariza-se com todas as pessoas vítimas de violência e intimidação, como o mais recente caso que envolveu o antigo presidente da LGDH e co-fundador da Casa dos Direitos Luís Vaz Martins, e manifesta a sua firme condenação  e repúdio por estes actos lesivos dos direitos e garantidas dos guineenses.
Leia o comunicado completo em👇

 

ANP na dança dos comunicados?

Por Armando Lona

A semelhança dos partidos políticos, o Parlamento guineense está na dança. Aos acontecimentos públicos, a ANP recorre à famosa fórmula simplificada: emitir comunicado! 

Muito fácil e redutora para um Parlamento, a chamada "casa do povo".

Sobre tantos casos de violação de direitos humanos no país até ao caso recente de Luís Vaz Martins, a ANP só tinha/tem a obrigação de convocar os responsáveis da segurança para a sessão de urgência. Pedir explicações aos titulares das instituições concernentes!

É isso a missão dos deputados para qual são pagos com o erário público!

Às greves intermináveis na Função Pública, a situação dos hospitais e das escolas, o ano agrícola, as estradas intransitáveis....o que diz o Parlamento? 

Até aqui, este Parlamento é um prolongamento dos partidos políticos e está longe de poder reivindicar a legitimidade de principal órgão fiscalizador da ação governativa!

Espera-se muito mais de que conivência!  O povo quer debate sobre a governação. O povo está farto de nfala nfala sem conteúdo.

Bissau, 3 de agosto de 2021

Lona


Confederação das Associações dos Alunos das Escolas Públicas e Privadas da Guine-Bissau CAEPP- GB ameaça impedir a realização dos exame Nacional

Por: Epifania C. Gomes  capgb.com

Advertência é feita esta terça-feira 03.08.2021 pelo seu presidente alegando que não existe nenhua condição para efetuar exame experimental e exame nacional, prometendo assim tomar toda diligência necessárias para o impedir.

Durante a conferência de imprensa Alfa Umaro presidente da Confederação das Associações dos Alunos das Escolas Públicas e Privadas da Guine-Bissau CAEPP- GB, questiona o modelo da seleção e numeros tend afirmado que só foram selacionados 17 escolas, excluindo assim muitas outras, “ perguntei sobre os critérios baseados para seleção das escolas e até agora não tenho resposta, mas digo que as escolas escolhidos não têm o mesmo conteúdo e nem aproveitamento”. Alerta Alfa umaro

Ainda Alfa considera a realização do exame nacional de autentico brincadeira e disfarce para embelezar o currículo do Ministério da Educação, na sua opinião esta entidade deveria pensar no novo ano letivo planificando para o próximo ano, começando por greves contínuo nas escolas publicas.

(Entrevista) Educação: Exames nacionais Harmonização do baccalauréat na zona UEMOA para breve Por: Laércia Valeriana Insali O projecto de harmonização está actualmente a passar por uma fase…

Por fim Sonco exorta o Ministério do Interior garantir segurança e proteção as Pessoas dizendo que ação será pacífico, visando vedar o acesso as salas de aulas aos alunos para a realização do Exame Nacional e Experimental exortando que os mesmos fiquem em casa.

Ato oficial das celebrações de 3 agosto_ Governo, Confederação dos Sindicatos Independentes e APGB.


Declaração à Imprensa do Presidente de Sindicato de Base da APGB👇

RadioBantaba

GUINÉ-BISSAU LEMBRA MASSACRE DE PINDJIGUITI

O Governo, PAIGC, UNTG, Confederação Geral dos Sindicatos, APGB e demais entidades nacionais assinalaram hoje em Bissau, o aniversário do massacre em 1959 de cerca de 50 estivadores do Porto de Pindjiguiti que reivindicavam melhores condições salariais.

O massacre, levado a cabo pela tropa colonial portuguesa, ceifou a vida a dezenas de trabalhadores guineenses.

Fonte  Alison Cabral 

3 de Agosto: UNTG AMEAÇA COM MAIS PARALISAÇÕES SE O EXECUTIVO NÃO MUDAR O RUMO DA GOVERNAÇÃO

Fonte radiosolmansi.net

A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) Central Sindical alertou, hoje, o governo no sentido de mudar o rumo da governação na Guiné-Bissau caso contrário a greve continuará no aparelho do estado.

O Secretário-geral da UNTG durante a cerimónia da celebração do massacre de Pinjiguite em memória dos Marinheiros que morrem na luta justa da classe.

De acordo com Júlio Mendonça exortou os governantes que chegou o momento de conformar as suas actuações com base no princípio da legalidade e agir com único propósito, o de bem-estar da população.

“ Chegou o momento de mudarmos a forma de governação do país porque o grau da insatisfação atingiu um nível elevadíssimo e se não houver mudança radical na fora de gestão e repartição dos recursos patrimoniais e financeiros do estado, a central sindical continuará a usar o meio de pressão disponibilizados para atingir os objectivos preconizados que se resumem na promoção de direitos e defesa dos associados que são trabalhadores da Guiné-Bissau”, avisou para depois chamar a atenção dos governantes de que chegou o momento de conformarem suas actuações com base nos princípios da legalidade.

Este sindicalista disse ainda que actuação do actual governo demostra que os valores de conquista da luta de libertação foram beliscados pela classe politica guineense.

Mendonça foi longe ao afirmar que a data que se celebra deve merecer a reflexão por parte de todos os guineenses principalmente dos governantes porque não basta criar expectativa ao povo, mas sim, mudar o paradigma de governação.

“ A actuação do actual governo comprova claramente que os valores de conquista da luta de libertação nacional foram beliscados, não existe respeito pelo principio da legalidade, liberdade de expressão e manifestação, portanto o dia 3 de Agosto deve servir como data de reflexão para todos os guineenses principalmente dos governantes porque não basta criar expectativas ao povo, o importante é mudar o paradigma da governação que implica rigor na gestão das coisas publicas”, sublinhou.

Durante a cerimónia da celebração de 03 de agosto, os trabalhadores marcharam até cais de Pinjiguite para a deposição de coroas de flores que culminou com uma mega comício na sede da UNTG.

O evento visa igualmente solidarizar-se com as pessoas que morreram durante o massacre de 1959, e que até hoje é motivo de luta da classe trabalhadora guineense, para a melhoria das condições do trabalho.

A central sindical critica o facto de o Governo da Guiné-Bissau ser o único do mundo que em plena pandemia da covid-19 criou novos impostos e aumentou subsídios provocando o sofrimento na vida da população.

Governo empenhado em instalar rigor e disciplina na administração pública

O ministro de Transportes e Comunicações disse hoje que o governo está empenhado em instalar o rigor e disciplina na vida pública guineense

Augusto Gomes falava no acto comemorativo de 3 de Agosto, dia dos Mártires de Pinjiguite, em representação do chefe do executivo Nuno Gomes Na Bian.

“ (…) É preciso que haja rigor e disciplina para que possamos crescer e trabalhar juntos” diz acrescentando que “ a corrupção está a minar o desenvolvimento do país. Não é possível pelo facto de alguém ser simplesmente ministro e iniciar a construção de mansões acima das nossas misérias, não vamos permitir”.

Aos sindicatos, convidou que sejam disciplinados, vigilantes e exigente dos seus direitos, obrigando o governo a cumprir seus deveres.

Na mesma ocasião, o titular da pasta da Administração Pública, Trabalho, Emprego Segurança Social, Tumane Baldé, assegurou que a luta do executivo agora assumiu a novos paradigmas de organizar os serviços públicos eficaz e transparentes.

“ O governo definiu como objectivo estratégico da sua acção, a qualificação, a motivação, dignificação e profissionalização dos recursos humanos da administração pública através de uma política coerente de formação. O objectivo essencial da agenda da reforma política é sobretudo melhorar a prestação do serviço público aos cidadãos e assim poder consolidar a democracia e aumentar o respeito pelo princípio de transparência e da responsabilidade na gestão pública sem no entanto descurar de responder de forma eficaz as necessidades dos trabalhadores”, afirmou o ministro de administração pública.

Já o Secretário-geral da Confederação dos Sindicatos Independentes, Malam Ly, prometeu continuar a luta até que os trabalhadores guineenses sintam respeitados e dignificado caso contrário a central sindical pode avançar com as paralisações da função pública.

Dia dos mártires de Pinjiguite deste ano é celebrado sob o lema “diálogo e união sinonimo de progresso e justiça”, a comemoração aconteceu de forma separada entre o governo e a UNTG

Ainda sobre os subsídios de viagem e perdiem dos titulares dos órgãos da soberania, de acordo com as revelações da UNTG, os mesmos podem pagar salários de cerca de mil funcionários da administração pública que recebem o salario mínimo de cinquenta mil francos cfa.

De recordar que nesta última fim-de-semana o Ministro das finanças João Aladje Fadiá, em entrevista a rádio pública alemã DW, afirmou que os subsídios pagos aos titulares de alguns órgãos da soberania são despesas necessários.

Sobre o assunto, a UNTG aponta como um dos pontos que vai merecer as próximas reivindicações da central sindical do país, marcadas para o dia três de agosto do corrente conhecida como dia dos mártires de pinjiguite.

Por: Marcelino Iambi/ Braima Sigá


MADEM-G15 REITERA CONFIANÇA AO COORDENADOR NACIONAL E FELICITA SISSOCO PELO RESGATE DA CREDIBILIDADE DO PAÍS

Jornal Odemocrata  03/08/2021 

O Conselho Nacional do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM–G15) aprovou esta segunda-feira, 2 de agosto de 2021, uma moção de confiança ao seu coordenador nacional, Braima Camará, e felicitou o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, pela “viragem histórica” que proporcionou no plano de “resgate” da credibilidade interna e externa e da reafirmação da Guiné-Bissau no concerto das nações.  

A moção de confiança foi aprovada por unanimidade e a resolução final foi votada pela  maioria dos membros presentes na sala, ou seja, dos 615 membros do conselho nacional apenas um votou contra e zero abstenções. A reunião ordinária do Conselho Nacional do MADEM decorreu de 31 de julho a 2 de agosto, numa das unidades hoteleiras de Bissau, na qual foram apreciados os relatórios das atividades das diferentes estruturas do partido, do seu grupo parlamentar e do governo de coligação. 

O Conselho apelou ao governo a servir-se dos instrumentos de concertação e seguimento permanente do acordo de incidência parlamentar, nomeadamente, o comité de seguimento e a cimeira de líderes para apreciar de forma preventiva questões sensíveis de governação e de gestão administrativa dos assuntos correntes, “por forma a evitar decisões, suscetíveis de impactar negativamente a governação do país”. 

“Manifestar a sua solidariedade indefectível face às adversidades políticas e comportamentos atentatórios à sua imagem e consequentemente reiterar-lhe toda a confiança. Exortar e encorajar toda a direção superior do partido no sentido de promover maior coesão em torno do coordenador nacional na implementação das grandes decisões”, refere a moção de confiança. 

Na resolução final, endereçaram as suas mais vivas felicitações a todo o povo guineense pela confiança e o reconhecimento que expressaram no MADEM-G15 nas eleições legislativas e presidenciais de 2019. Garantiram neste particular a “entrega e o comprometimento total na construção de uma Guiné-Bissau unida, estável e capaz de promover o seu desenvolvimento sócio-económico”.

“Congratular-se com a forma responsável, producente como o partido tem sido conduzido pela atual liderança e, em particular, pelo seu coordenador nacional, Braima Camará, augurando um partido cada vez mais unido, coeso, justo, rumo a novas vitórias” lê-se na resolução final, que também felicita o Presidente da República, pela “viragem histórica que proporcionou no plano do resgate a credibilidade interna e externa e da reafirmação da Guiné-Bissau no concerto das nações soberanas da África e do mundo”. 

Reitera igualmente o engajamento do partido no respeito do princípio, segundo o qual, “as nomeações devem ter por base os critérios de provada e reconhecida competência técnica e destacada experiência profissional, a fim de evitar ou minimizar o risco de partidarização abusiva da administração pública”.

O conselho nacional decidiu instituir a data de 02 de julho como dia oficial da fundação do MADEM-G15, no ilhéu de Gardete, setor de Prábis, região de Biombo, no norte da Guiné-Bissau.   

Em declarações aos jornalistas no final dos trabalhos, o coordenador nacional, Braima Camará, mostrou-se satisfeito e orgulhoso pela confiança que os membros do conselho nacional depositaram na sua liderança. Frisou que doravante a sua missão vai se concentrar na “união do partido por dentro e por fora”.

Questionado se o voto da moção de confiança a sua liderança e a felicitação do desempenho do Presidente da República, significa a sua reaproximação com Umaro Sissoco Embaló, respondeu que “o Presidente da República é o Chefe de Estado e eu sou o líder do partido. Tenho todo o respeito pelo chefe de Estado e podemos divergir numa outra situação, mas nós dialogámos com o aconselhamento dos nossos pais, Luís Oliveira Sanca, Aladje Sambudjan e a nossa mãe, Hadja Satu Camará, estou convencido que vamos honrar todas as espetativas e confiança depositadas em nós”.

“Eu e o Presidente da República temos falado, ainda hoje trocamos mensagens duas vezes. Eu tenho a minha visão e penso que não seria eu a criar problemas, porque não tenho as condições de o fazer. O que quero é corresponder à confiança que o povo depositou em nós. MADEM foi o proponente do General Umaro Sissoco Embaló a função do Presidente da República, por isso temos toda a responsabilidade moral de apoiá-lo para que ele possa ter uma magistratura de influência de legalidade e do respeito do Estado de direito democrático para que o nosso partido possa continuar a ganhar a confiança do povo da Guiné-Bissau”.

Por: Assana Sambú

PARABÉNS E MUITAS FELICIDADES, LÍDER CARISMÁTICO, COORDENADOR NACIONAL DO MADEM-G15, “BRAIMA CAMARÁ”.

Um verdadeiro líder é aquele que sabe inspirar e guiar a sua equipe, orientando mas dando liberdade e autonomia para que as pessoas desenvolvam suas potencialidades. Por isso, você é um exemplo de líder, pois é generoso, humilde, mas sabe ter pulso forte quando necessário.

Parabéns pelo seu dia! Que esse carisma que tanto nos cativa e nos entusiasma possa ser abastecido todos os dias pelas melhores vibrações...!

Mesa da ANP| Nota a imprensa