sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Setembro vitorioso - PAIGC promove de 12 à 14 do Setembro 1ª Universidade aberta em Bafatá

Bissau, 08 Set 17 (ANG) – O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-verde (PAIGC), promove nos dias 12 à 14 do mês em curso, a 1ª Universidade aberta, na cidade de Bafatá, leste do país, no âmbito das celebrações do Setembro Vitorioso.  

Em declarações hoje à ANG, Adriano Ferreira  destacou que a Universidade Aberta visa levar conhecimentos sobre a  política à toda a população guineense.

Acrescentou  que o PAIGC pretende que a política seja um elemento onde o conhecimento possa enquadrar.

“Para a realização dessa Universidade Aberta, foram convidados diferentes personalidades do país assim como do exterior, para servirem de oradores dos temas que serão apresentados aos jovens universitários que estarão presentes no evento, ”, revelou o Coordenador do evento.

Adriano Ferreira disse  que para além disso haverá actividades complementares nas áreas recreativo e cultural.

De acordo com aquele responsável, o evento será igualmente realizado ao nível da região de Gabú, onde  já foi criada uma comissão local dividida em várias  subcomissões, encarregues da  realização do referido evento com sucesso.

Quanto aos principais actividade  que irão marcar o acto, em Gabú, destacou a realização das jornadas ideológicas em todos os sectores  e realização de torneios de futebol intersectores. 

Adriano Fereira disse que o evento termina no dia 24 de Setembro, com um acto central no Sector de Madina de Boé, onde foi proclamado a independência da Guiné-Bissau.

“Escolhemos a zona leste do país para mostrar aos populares desta zona, a importância que esta localidade tem para a história do pais”, disse Ferreira. 

ANG/LLA/ÂC/SG

PRS/ V congresso - Delegados são eleitos no próximo dia 13 do corrente mês

Bissau, 08 Set 17(ANG) – Mil e um delegados ao V Congresso do Partido da Renovação Social(PRS), vão ser eleitos no próximo dia 13 do corrente mês em todo o território nacional, garantiu o Presidente da Comissão Organizadora do evento.


Orlando Mendes Viegas, em conferência de imprensa realizada hoje, informou que os preparativos do V Congresso dos renovadores já entraram na sua fase crucial.

“Sentíamos toda uma necessidade de crração de uma Comissão Eleitoral Local com competências para eleição de delegados ao Congressso”, informou.

Orlando Mendes Veigas esclareceu que o estatuto do partido determina que os delegados ao congresso sejam eleitos nas bases,  não obstante existirem outras categorias de militantes que podem ir por inerência, nomeadamente os que fazem parte dos órgãos do partido e membros da Comissão Organizadora Central.

Aquele responsável informou que já foram realizadas a formação de formadores, neste caso os que vão formar os membros da Comissão Local, frisando que amanhã, dia 9, vai arrancar o processo de recenseamento em 44 Assembleias de votos, em todo o país, e que culminará na eleição dos delegados ao V Congresso.

 “Vamos respeitar tudo o que está estipulado no estatuto do partido. Se algum militante reunir condições básicas que lhe permite ir ao congresso, não haverá problemas, caso contrário, pensamos que nada de alarmismo pode acontecer, porque ir ou não ao Congresso não significa o fim do mundo”, disse.

Mendes Viegas adiantou  que para um militante ir ao Congresso e chegar aos órgãos do partido deve ter no mínimo três anos de militância.

Reafirmou que a data marcada para a realização do V Congresso do partido que é de 26 à 29 de Setembro será irreversível.

O V Congresso do Partido da Renovação Social vai decorrer sob o lema: “ Consolidação do Estado do Direito Democrático para melhor servir a Guiné-Bissau. 

ANG/ÂC/SG

LANÇADO O ESTUDO SOBRE O CUSTO ECONÓMICO DA MAL NUTRIÇÃO NA GUINÉ-BISSAU

O Governo da Guiné-Bissau, apoiado pelo Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (PAM) lança esta quarta-feira 08 de setembro um amplo estudo sobre o impacto da desnutrição infantil na vida social e no desempenho económico da Guiné-Bissau.

O mais recente da série de estudos sobre o Custo da fome em África (COHA) do PAM, que visa qualificar e, em última instância, ajudar a reduzir os efeitos devastadores da fome nos mais jovens e vulneráveis, num País onde uma criança em cada quatro sofre de desnutrição crónica.

Menos de dez por cento de crianças menores de dois anos beneficiam de uma dieta adequada. A desnutrição nessa idade pode prejudicar irreversivelmente o desenvolvimento mental e físico, bem como o desempenho educacional e a produtividade no trabalho, constatou a Representante do PAM no País a Japonesa Kyome Kawaguchi na cerimónia oficial do lançamento do estudo, que vai ser executado pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa INEP em colaboração com as outras organizações que trabalham nos domínios da Nutrição.

“Muitas vezes, uma criança desnutrida é vista com olhos diferentes e o problema é abordado em perspetivas distintas – agricultura, educação ou saúde, dis Kyome Kawaguchi Representante do Programa Alimentar Mundial. “ Esperamos que o estudo sobre fome em África forneça evidência e incentivos para investimento prioritários para enfrentar a desnutrição infantil em todos os setores finalizou”

A Guiné-Bissau é o 17º País a realizar o estudo, em estreita parceria com a Comissão da União Africana e a Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (NEPAD), financiado pela União Europeia e apoiado pelo PAM e pela Comissão Económica das Nações Unidas para América Latina e Caraíbas (CEPAL).

Os estudos do COHA realizados até agora mostram que os Países Africanos perdem até 16,5 por cento do seu PIB anual, devido à desnutrição infantil, uma tendência que o Governo guineense pretende inverter a luz dos resultados que serão fornecidos pelo estudo ora lançado que deverá ter a duração de 8 meses.

No seu discurso do lançamento do estudo o Ministro de Estado da Economia e Finanças João Aladji Mamadu Fadia, disse que falar de fome da Guiné-Bissau é falar das coisas que impedem um guineense de ser, ativo, produtivo, dinâmico, solidário, feliz e digno, com efeito o executivo ente empenhado e firmemente engajado na luta contra a pobreza com vista a melhorar condições de vida da população.

Diamantino D. Lopes RN, Bissau
Radionossabissau

INUM EMBALÓ FEZ DENÚNCIA SOBRE A CORRUPÇÃO NA FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DA GUINÉ-BISSAU



A
Sua Excelência
Ministro dos Desportos e Cultura
Sr. Eng. Tomas Gomes Barbosa

Bissau 05 de Setembro de 2017

ASSUNTO: Memorando ao Governo sobre a Crise Na Federação de Futebol da Guiné-Bissau

Excelência,

De algum tempo para cá, vem se falando muito da crise que se vive na Federação de Futebol da Guiné-Bissau. Na verdade, vive-se uma crise neste organismo.

O subscritor do presente Memorandum (vide-o em anexo), enquanto dirigente de Futebol nacional na qualidade de Vice-presidente da FFGB ainda reconhecida pela FIFA, e no âmbito do exercício de cidadania, não podia deixar de se insurgir contra esta situação.

Neste âmbito, requereu, há mais de 13 meses ao Tribunal de Contas da Guiné-Bissau, pedindo que seja feita uma auditoria às contas da FFGB.

De igual modo apresentou uma denúncia junto do Ministério Público por suspeitas de desvio de fundos na Federação. Porém, o processo depara-se com muitos estrangulamentos e sobressaltos, mais ainda, acredita-se.

Foram detectados vários incumprimentos graves, relativos à gestão da Federação, minando a sua credibilidade, do País e a dos seus dirigentes, tornando a situação gradativamente insustentável.

Perante estes factos, o subscritor deste Memorando sentiu-se obrigado a apresentá-lo ao Governo, porque a Federação de Futebol não é uma ilha à parte, com prerrogativas de fazer o que bem entender. Não obstante ter autonomia, é um organismo com utilidade pública e sujeito à tutela do Estado através do membro do Governo responsável pela área do desporto.

Assim, perante essa situação e para evitar que ela se agrave ainda mais, com consequências que serão difíceis de se remediar, solicita-se a intervenção do Governo no sentido de:

Suspender provisoriamente, a utilidade pública concedida à Federação de Futebol da Guiné-Bissau;
Criar uma comissão de gestão para os assuntos correntes; E organizar novas eleições nesta instituição Federativa.

MEMORANDUM

Este memorando consiste em expor a situação em se encontra a Federação de Futebol da Guiné Bissau, face a diversas irregularidades em actos e funcionamento da actual Direcção da FFGB.

De acordo com os Estatutos da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, deve ser realizado um congresso, no fim de cada ano, e em cada congresso é obrigatória a apresentação de relatório e contas.

Acontece, porém, que 2013 foi a última vez em que foi elaborado e apresentado o relatório e contas, como resultado de uma auditoria externa às contas da Federação no seu exercício do 2012 a 2013, e tínhamos recebido da FIFA, um montante de 500.000 dólares Americanos, sob égide da FIFA, através da AUDI CONTA, gabinete de auditoria contratada pela FIFA para auditar as contas da Federação de Futebol da Guiné-Bissau.

No congresso electivo realizado no ano passado, requereu-se à introdução, na sua agenda, do ponto relativo à apresentação do relatório e contas, mas essa exigência não foi atendida.

A Federação de Futebol, nos exercícios de 2014 a 2016, beneficiou dos fundos doados pela FIFA e CAF, tendo recebido da FIFA, em 2014, 500.000 Dólares Americanos e, em 2015, 1.050.000 Dólares Americanos, montantes destinados, a longo prazo, à implementação de projectos de desenvolvimento para Futebol a nível Nacional, no domínio de infra-estruturas desportivas e capacitação dos clubes, segundo recomendação da FIFA e respeitando o art.º 5.1 de regulamentos de FAP; e da CAF, a importância de cerca de 400.000.000 FCFA, no quadro de pagamento do prémio dos jogos da eliminatória e apoio na organização da nossa participação no CAN (valores ainda por justificar, por falta de prestação de contas por parte do Presidente).

Conforme ditames de uma boa gestão, as despesas devem ser feitas de acordo com os orçamentos aprovados pelos associados nos congressos anuais; entretanto, tal não acontece. O Presidente faz despesas de forma arbitrária. E mesmo aquela que devem ser avalizadas pelo Comité Executivo, o Presidente ignora este órgão.

A Federação sempre teve duas contas, uma no BAO (002163.01.0023) e uma outra no ECOBANK (001013180801222701). São essas contas que eram conhecidas pelos associados e cada presidente que chegava limitava-se a mudar o fac-simile.
Do montante global em referência, apenas 250.000 Dólares Americanos dos 500.000 acima referidos entraram, em 2014, no BAO na conta nº 002163.01.0023, que corresponde 138.743.511,00 Francos FCFA montante espelhado pelo seguinte quadro das transferências dos fundos doados FIFA.

Transferências com as respectivas datas:
no BAO conta N.º 002163.01.0023
com conhecimento dos órgãos e associados

No dia 22 de Janeiro de 2014.………… 36.417.974 Franco CFA
No dia 01 de Marco de 2014 …………. 30.726.739 Franco CFA
No dia 11 de Marco de 2014 …………. 17.322.596 Franco CFA
No dia 06 de Setembro de 2014………. 36.390.348 Franco CFA
No dia 13 de Dezembro de 2014………. 17.885.854 Franco CFA

Recebemos no ECOBANK, um valor de 57.365.000,00 Francos CFA da parte da CAF no quadro de apoio financeiro a Federação. E, como prémio da nossa participação nos jogos da eliminatória no CAN de 2015, com ilustra o quadro das transferências dos fundos doados pela CAF abaixo.

Transferências com as respectivas datas
no ECOBANK conta Nº 001013180801222701
sem conhecimento dos órgãos e associados

No dia 09 de Setembro de 2014………. 20.365.000 Francos CFA
No dia 30 de Dezembro de 2014……… 37.000.000 Francos CFA

Entretanto, foram feitas ainda, descobertas bancarias no BAO cerca de 120.000.000 Francos CFA para despesas que só o Presidente saberá identificar, porquanto não eram despesas orçadas e alguns nem foram avalizadas pelo Comité Executivo.

Entretanto, no final de 2014, quando se estava na véspera de a FFGB começar a receber fundos por parte da FIFA, parte dos quais na sequência de projectos elaborados graças a iniciativa e esforço de alguns membros do Comité Executivo e apresentados àquela instituição de futebol mundial, o Presidente resolveu abrir uma outra conta oculta no ECOBANK (Nº 0010131801222702), sem conhecimento dos órgãos legítimos para o tal. Esta conta é assinada pelo Presidente e pela Secretária-geral.

Foram depositados, nessa conta oculta, fundos doados pela FIFA e CAF à Federação de Futebol da Guiné-Bissau, no valor de 885.135.735,00 Francos CFA (vide os quadros de transferências que se seguem), dos quais 142.000.000 Francos CFA eram destinados a reforçar a capacidade financeira dos clubes, conforme o projecto acima referido, apresentado à FIFA.

Quadro das transferências dos fundos doados pela FIFA:

Transferência com as respectivas datas,
No ECOBANK Nº 0010131801222702,
Sem conhecimento dos Órgãos e Associados.

No dia 25 de Outubro de 2014 …….. 144.000.000 Francos CFA
No dia 22 de Janeiro de 2015 ……… 142.080.796 Francos CFA
No dia 19 de Marco de 2015.………. 167.183.080 Francos CFA
No dia 27 de Marco de 2015 ………. 71.622.099 Francos CFA

Quadro das transferências dos fundos doados pela CAF:

Transferência com as respectivas datas;
No ECOBANK conta Nº 0010131801222702;
Sem conhecimento dos Órgãos e Associados

No 28 de Junho de 2016 …………… 40.810.000 Francos CFA
No dia de Julho de 2016 …………… 34.920.000 Francos CFA
No dia 16 de Novembro de 2016…… 138.460.000 Francos CFA
No dia 14 de Dezembro de 2016…… 146.059.760 Francos CFA.

Em relação a esse fundo recebido da CAF, o Presidente da FFGB não deu nenhuma informação ao Governo sobre o referido fundo, que já tinha sido transferido no momento em que se falava muito de dificuldades financeiras para assegurar a nossa participação no CAN.

Mas até aqui ninguém sabe como é que esses fundos foram utilizados, porque o Presidente não informou igualmente os órgãos da FFGB, os associados e muito menos o Governo, que tem enormes responsabilidades para com a Selecção. Porém, o Presidente não tinha competências sobre a gerência destes fundos sem aval de órgãos, associados da FFGB e do Governo.

Como seria de esperar, a falta de apresentação de contas em 2014, 2015 e 2016, por parte da Direcção de Federação de Futebol da Guiné-Bissau está a prejudicar imensamente esta instituição perante a FIFA, e agora também perante a CAF, manchando sobremaneira a imagem da Guiné-Bissau.

Perante está grande falta de organização e vários incumprimentos dos Regulamentos, Estatutos por parte desta Direcção e uso de um certificado falso por parte actual Presidente da FFGB, entregue á comissão eleitoral para validar a sua candidatura á eleição realizada no dia 18 de Junho de 2016, a FIFA decidiu suspender todos os apoios financeiros a Guiné-Bissau desde 2016.

Outrossim, são os factos que se seguem, que parecem ser testemunhos inequívocos de uma eventual gestão danosa por parte da Direcção da Federação.

O montante de 180.000 Euros (117.000.000,00 Francos CFA) que foi anunciado publicamente pelo Presidente da FFGB, como sendo o preço pelo qual adquiriu o autocarro da Federação, não corresponde a verdade. Pois o autocarro foi adquirido por cerca de 20.000,00 Euros (13.000.000,00 Francos CFA), tendo sido o remanescente aplicado na compra de alguns materiais para o uso pessoal do Presidente da Federação (fontes particulares).

Foi também transferido um montante para pintura do autocarro em Dakar, num montante bastante superior ao montante do custo efectivo da pintura. Para tal, criou-se uma empresa fictícia em Dakar denominada EMERGON. E foi efectuado no dia 28 de Agosto de 2015, uma transferência bancária no ECOBANK, através da conta oculta aberta pelo Presidente e a Secretária-geral, a favor da referida empresa, no valor aproximadamente 15.000.000,00 FCFA para Dakar, na conta Nº (00121004800680004), existente, no BANK OF AFRICA Senegal, cujo titular chama-se Pinto Pereira Rui Alberto Jorge, Administrador dessa empresa fictícia. (com morada falso,Nº-47/57-VDN OUEST FOIRE-Dakar/telef-falso nº 773783493).

Também no quadro da compra do autocarro da Federação, foi igualmente transferido um montante para uma empresa em Áustria, denominada MOVIDIS Lda., empresa igualmente fictícia, porquanto não existe nenhuma empresa com esse nome em Áustria. O fornecimento de materiais para o uso pessoal do Presidente da Federação foi feito por essa mesma empresa, tendo-lhe sido feita, uma transferência, no dia 01 de Julho de 2015, a partir da mesma conta oculta no ECOBANK, no valor aproximadamente 40.000.000,00 FCFA, para Viena/Áustria no banco BANK A.G. WINTER & CO, C/ nº AT611922005008502006, cujo titular é a dita empresa fictícia de Viena/Áustria.

Existência de transferências feitas através da mesma conta fictícia do ECOBANK, entretanto sem destinatários. A título de exemplo efectuou-se uma transferência para compra de bilhetes, no dia 30 de Setembro de 2015, no valor de 26.894.237,00 FCFA, sem beneficiário identificado.

Levantamentos feitos, varias vezes no mesmo dia e reiteradamente, por indivíduo, sendo o condutor de marido da Secretária-geral, que ė funcionário das Finanças, uma pessoa extra Federação, levantamentos que acenderam a 60.000.000,00 FCFA, com cheques de valores superior a 16.000.000,00 FCFA, no intervalo de três meses.

Levantamentos feitos por fornecedores fictícios através de cheques passados a portadores, com valores superiores por cheque até 15.000.000,00 FCFA.

Pagamento pelo Tesouro Público de uma dita dívida de 20.000.000,00 FCFA à Federação, para que esta liquide a descoberta feita no BAO. Entretanto, nem a descoberta e muito menos a dívida existiram, conforme ilustra o extracto bancário concernente. E por fim o actual Presidente da Federação nunca prestou dinheiro ao Federação para os jogos da selecção durante todo percurso do CAN, segundo as declarações populistas e oportunas, sempre Preferidas mediante a Imprensa Nacional e Internacional, pelo actual Presidente da Federação.

O Subscritor

Inum Embalo

C.C/
A Sua Excelência, Senhor Presidente da República;
Excelência, Sr. Presidente da Assembleia Nacional Popular;
Senhor Primeiro Ministro;

Diamantino D. Lopes

Rádio Nossa!

A diferença é clara!!!

O primeiro foto mostra o Vice-Presidente Nigeriano Osinbajo, no estado de Benue, ontem, quando visitou as vítimas de inundações. Ele foi recebido como senhor dos lordes.


O segundo foto é o Vice-Presidente dos EUA, Mike Pence a ajudar as vítimas das inundações.


Terceira foto, o presidente Muhammadu Buhari estava em daura assistindo futebol


O resto das fotos é o presidente Donald Trump com as vítimas de inundações dando-lhes presentes e abraçar-los! E posso dizer-lhe que o presidente Trump não ganhou eleições no Texas, onde esta inundação mortal aconteceu.





Mas, aqui na Nigéria, celebramos um disparate. 
Vêr com o Osinbajo foi recebido? Será que estas pessoas estão verdadeiramente conscientes do que é a liderança?

A diferença é clara!!!

Fonte: Breaking News Nigeria 

The first picture shows Nigerian vice president Osinbajo in Benue State yesterday when he visited flood victims. He was received as lord of lords.

Second picture is USA vice president, Mike Pence helping flood victims.

Third pictures, president Muhammadu Buhari was in Daura watching football

The rest pictures is president Donald Trump with flood victims giving them gifts and hugging them! And I can boldly tell you that President Trump did not win elections in Texas where this deadly flood happened.

But, here in Nigeria we celebrate nonsense. See the way Osinbajo was received? Are these people truly aware of what leadership is all about?

The difference is clear!!!

Fonte: Breaking News Nigeria 

A comissão organizadora do Vª congresso do Partido da Renovação Social (PRS), organiza conferência de quadro do Partido.

Segue Cronograma de Actividade da Comissão Organizadora de Conferência de quadros do PRS.





Por: DS/RPRS - CV 07/09/2017

ALERTA - Fumar cachimbo de água é 100 vezes mais prejudicial do que o cigarro

Vulgarmente conhecido como shisha, este cachimbo de água com tabaco aromatizado não é tão inofensivo como se possa pensar.


Um pouco por todo o lado podemos encontrar bares e cafés que têm cachimbos de água – vulgarmente conhecidos como shisha – para fumar em grupo. Esta é uma atividade que parece tão inofensiva que leva até os amigos que não são fumadores a fumar esta mistura de tabaco com frutas e aromatizantes.

Mas, sim, além de estar a fumar tabaco, uma hora de sessão de shisha equivale a fumar 100 cigarros, segundo alerta a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Apesar de conter a mesma quantidade de substâncias tóxicas – 4700, segundo o Instituto do Cancro, como reporta a revista Veja – uma sessão de cachimbo de água demora mais do que fumar um cigarro inteiro.

Além dos prejuízos provocados pelo tabaco, que pode 100 vezes pior do que o cigarro normal, este hábito traz o risco de transmissão de doenças infecciosas, devido à partilha da boquilha, como hepatite, herpes ou tuberculose.

Jaqueline Scholz, cardiologista e coordenadora do Programa de Tratamento ao Tabagismo do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, no Brasil, alerta que a shisha é vendida hoje “com o mesmo glamour que o cigarro no passado, mas é preciso acabar com esse mito de que a shisha é segura”.

NAOM

Manifestação de Interesse: reabilitação das estradas baseada na abordagem de utilização de alta intensidade de mão-de-obra (HIMO)

Número de referência: UNOPS/2017/AFR/SNOH/GIN/BIS/20205-001/EU/008

Descrição: Projeto de desencravamento de zonas rurais, para facilitar a comercialização da produção agrícola e melhorar as condições de acesso aos serviços sociais de base (ACTIVA – Componente 2)

Código UNSPSC:95111503

Prazo para envio de EOI: 18 de Setembro de 2017,às 16:30 horas (UTC, GMT+0.00 horas)

Data de publicação: 08 Setembre 2017

1.  Objetivos e Escopo

Desencravar zonas rurais nas regiões de Tombali e Quínara à fim de facilitar a comercialização da produção agricola e melhorar as condições de acesso aos serviços sociais de base. Trata-se de executar a reabilitação das infraestruturas de transporte baseada na abordagem de utilização de alta intensidade de mão de obra (HIMO), permitindo gerar empregos localmente e assim fornecer recursos econômicos à população rural pobre. Esta ação terá por efeito pôr fim ao isolamento das zonas rurais e promover o aumento da produção agrícola pela via rodoviária.

2.   Componentes Esperados da Compra

Todas as PME’s que operam no domínio de construção e obras públicas, especialmente as PME’s especializadas nas realizações de trabalhos rodoviários, tanto em trabalhos de pistas  como em obras de arte (pontes, galerias, bueiros).

Os troços rodoviários alvos de projeto estão localizados nas regiões de Tombali e Quínara, conforme a seguir:


RegiãoLotesEixos Rodoviários
OrigemDestinokm
QuínaraLote 1EnxudéSão João32,5
Lote 2BatambaliMadina de Baixo44,5
TombaliLote 3GuilejeBedanda – Cobumba41
Lote 4L33Cabedu35,4
Total (km)153.4
Nota: Informa-se que as futuras adjudicações dos trabalhos serão fracionadas em pequenos lotes (sub-lotes), que poderão ser contratadas separadamente, com possibilidade de intervenções mecanizadas.

3.   Condições Específicas da Compra e Informações Adicionais

O UNOPS convida fornecedores capazes de fornecer obras rodoviárias e obras de artena(s) categoria(s) acima referenciadas a enviarem suas manifestações de interesse.

Para serem consideradas fornecedoras potenciais, as empresas interessadas devem imperativamente submeter suas manifestações de interesse acompanhadas das seguintes informações:

  • Breve apresentação da empresa incluindo número de funcionários (10 no mínimo), receita anual e número de anos de operação na especialidade considerada (3 anos no mínimo).
  • Lista de referência pertinente de trabalhos realizados, mostrando suas qualificações nos 3 últimos anos para participar de uma eventual futura licitação.
  • Documentos fotográficos de trabalhos realizados e certidões que comprovem a execução de obras.
  • Documento justificativo da existência legal da Empresa.
  • Informação de contato (nome e endereço completos, país, números de telefone e fax, e-mail, website e pessoa de contato).

A Manifestação de Interesse e os documentos anexos devem ser recebidos pelo UNOPS o mais tardar até 18 de Setembro de 2017 às 16:30 horas (UTC, GMT+0.00 horas), no endereço indicado abaixo.

Expressões de Interesse podem ser entregues no endereço indicado abaixo (10 páginas no máximo) ou enviadas por email IbrahimaGA@unops.org

Favor indicar o Número. de Ref.: UNOPS/2017/AFR/SNOH/GIN-BIS/20205-001/EU/008 em todas as submissões.

Este anúncio de Manifestação de Interesse não constitui uma solicitação. O UNOPS se reserva o direito de alterar ou cancelar o requerimento a qualquer momento no decorrer do processo.

O UNOPS também se reserva o direito de exigir o cumprimento de novas condições aquando da emissão dos documentos finais da solicitação. O envio de manifestação de interesse não garante em nenhum caso que a empresa será convidada a submeter proposta. Convites para participar de licitações ou solicitações de propostas, bem como ordens de compra ou contratos subsequentes, serão emitidos conforme as regras e procedimentos do UNOPS.

Disponível no website do UNOPS:

https://www.unops.org/francais/Opportunities/suppliers/Pages/Business-opportunities.aspx     

4.  Informação de Contato do UNOPS

Ibrahima GACKOU, Chargé de l’Administration

UNOPS (Bureau des Nations Unies pour les services d’appui aux projets)

Sede: UN Building CP 179, Rua rui Djassi 4 th floor

Tel: (+245) 969058937; 955507863

E-mail: IbrahimaGA@unops.org

Empresas não cadastradas no UN Global Marketplace precisam fazê-lo para poderem ser contratadas pelo UNOPS. O UN Global Marketplace é uma base de dados de fornecedores ativos e potenciais disponíveis para todas as equipes de compras da ONU e do Banco Mundial. Este portal é a principal base de dados de fornecedores para mais de 20 organizações da ONU. Para se cadastrar, acesse www.ungm.org, clique em “Registre-se”.

Manifestação de Interesse: reabilitação das estradas nas regiões de Tombali e Quínara

A Implementação, pelas ONG’s locais, das atividades de sensibilização e de mobilização comunitária no quadro do aspecto social do projeto de desencravamento das zonais rurais «Programa ACTIVA2» concernente a reabilitação das estradas nas regiões de Tombali e Quínara, financiada pela União Europeia.

Número de referência: UNOPS/2017/AFR/SNOH/GIN/BIS/20205-001/EU/009

Descrição: Projeto de desencravamento de zonas rurais, para facilitar a comercialização da produção agrícola e melhorar as condições de acesso aos serviços sociais de base (ACTIVA – Componente 2). Realização de atividades de sensibilização e mobilização comunitária no quadro de aspeto social do projeto.

Código UNSPSC: 83000000

Prazo para envio de EOI: 18 de Setembro de 2017,às 16:30 horas (UTC, GMT+0.00 horas)

Data de publicação: 08 Setembro 2017

1.   Objetivos e Escopo

O projeto de “Desencravamento das Zonas Rurais” do “Programa ACTIVA 2” vai permitir recuperar e reabilitar 153 km de pistas rurais nas regiões de Tombali e Quínara. O projeto, adicionalmente, tem um aspecto social que irá permitir a participação das comunidades nas atividades de reabilitação das infraestruturas e a sua sensibilização e capacitação no que concerne a conservação e manutenção das infraestruturas.

O projeto utiliza a abordagem baseada na utilização de alta intensidade de mão-de-obra (HIMO), permitindo gerar empregos localmente, assim como fornecer recursos económicos às populações rurais pobres. Esta ação terá como efeito pôr fim ao isolamento as zonas rurais e promover aumento de produção agrícola pelas vias rodoviárias. E o objetivo final é pôr fim ao isolamento das zonas rurais, a fim de facilitar a comercialização de produtos agrícola e melhorar as condições de acesso aos serviços sociais de base.

No quadro deste projeto, UNOPS tem o papel de agência de execução assumindo a responsabilidade global para o planejamento e execução de atividades de projeto através de serviços para a implementação dos estudos técnicos de execução, avaliação das empresas adjudicatárias, gestão de contratos e da mobilização de partes envolvidas.

2.   Componentes Esperados da Compra

Trata-se de realizar, pelas ONG’s locais, o aspeto social do projeto, que compreende todas as atividades relacionadas com a inclusão da população, incluindo a criação de comitês locais, campanhas de sensibilização, reuniões regulares com as partes envolvidas, apoio no recrutamento de mão-de-obra. Essas atividades são destinadas a permitir a mobilização de populações das regiões concernentes para o sucesso do projeto e produzir uma dinâmica local nas zonas rurais atingidas.

Prevê-se ter várias ONG’s para cada região (Quínara e Tombali) por um período inicial de 12 meses renováveis em função do desempenho e performance de cada ONG.

3.   Condições Específicas da Compra e Informações Adicionais

O UNOPS convida fornecedores (ONG’s) capazes de fornecer os serviços na(s) categoria(s) acima referenciados a enviarem sua manifestação de interesse.

Para serem consideradas fornecedoras potenciais, as ONG’s locais interessadas devem enviar sua Manifestação de Interesse acompanhadas das seguintes informações:
  • Breve apresentação da ONG incluindo número de recursos humanos (5 pessoas no mínimo), número de anos de experiências no domínio concernente (3 anos no mínimo);
  • Uma lista de referências pertinentes na Guiné Bissau (3 últimos anos), mostrando a qualificação para participar numa eventual apresentação de propostas, objeto de subvenção;
  • Um documento justificativo da existência legal de ONG;
  • Informação de contato (nome e endereço completos, país, números de telefone e fax, e-mail, website e pessoa de contato).

A Manifestação de Interesse e os documentos anexos devem ser recebidos pelo UNOPS o mais tardar até 18 de Setembro de 2017 às 16:30 horas (UTC, GMT+0.00 horas), no endereço indicado abaixo.

Expressões de Interesse podem ser entregues no endereço indicado abaixo (10 páginas no máximo) ou enviadas por email IbrahimaGA@unops.org

Favor indicar o Núm. de Ref.: UNOPS/2017/AFR/SNOH/GIN-BIS/20205-001/EU/009 em todas as submissões.

Este anúncio para Manifestação de Interesse não constitui uma solicitação. O UNOPS se reserva o direito de alterar ou cancelar o requerimento a qualquer momento no decorrer do processo.

O UNOPS também se reserva o direito de exigir o cumprimento de novas condições aquando da emissão dos documentos finais da solicitação. O envio de manifestação de interesse não garante em nenhum caso que a empresa será convidada a submeter proposta. Convites para participar de licitações ou solicitações de propostas, bem como ordens de compra ou contratos subsequentes, serão emitidos conforme as regras e procedimentos do UNOPS.

Disponível no website do UNOPS:

https://www.unops.org/francais/Opportunities/suppliers/Pages/Business-opportunities.aspx     

4.  Informação de Contato do UNOPS

Ibrahima GACKOU, Chargé de l’Administration

UNOPS (Bureau des Nations Unies pour les services d’appui aux projets)

Sede: UN Building CP 179, rua Rui Djassi 4 th floor

Tel: (+245) 969058937; 955507863

E-mail: IbrahimaGA@unops.org

Empresas não cadastradas no UN Global Marketplace precisam fazê-lo para poderem ser contratadas pelo UNOPS. O UN Global Marketplace é uma base de dados de fornecedores ativos e potenciais disponíveis para todas as equipes de compras da ONU e do Banco Mundial. Este portal é a principal base de dados de fornecedores para mais de 20 organizações da ONU. Para se cadastrar, acesse www.ungm.org, clique em “Registre-se”.