sexta-feira, 5 de maio de 2017

LÍDER DO PAIGC AMEAÇA SAIR À RUA EM PROTESTO CASO ACORDO DE CONACRI NÃO FOR CUMPRIDO

 O líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, ameaçou esta sexta-feira, 05 de maio 2017, avançar para uma manifestação popular no país para pedir a exoneração dos atuais governantes, se o prazo de 30 dias dado pela missão interministerial da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), não for cumprido.

Simões Pereira falava à imprensa em nome do colectivo de “partidos democráticos”, depois de uma visita efectuada ao Porta-voz do Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados (MCCI), Lesmes Monteiro, na sua residência, no bairro de São Pulo, nas periferias de Bissau, na sequência de uma agressão física de que foi alvo, no passado dia 13 de abril último, por desconhecidos.

Domingos Simões Pereira assegurou que o prazo dado pela CEDEAO serve de referência para toda gente, por isso, na sua visão, “é importante para que todos os assinantes do acordo de Conacri vejam no prazo como uma oportunidade de poderem alinhar-se com os dispositivos do documento”.

Domingos Simões Pereira justifica a visita dos sete partidos agrupados no espaço de concertação política ao cidadão Lesmes Monteiro como um gesto de solidariedade aos membros do MCCI.


“Viemos aqui expressar a nossa solidariedade e nossa admiração pelo facto de uma forma independente e espontânea o grupo estar a representar a sociedade civil e manter a chama da esperança de vida do povo guineense, mostrando que é possível conquistar a liberdade”, realça.

Para o líder do PAIGC, o espancamento do activista Lesmes Monteiro demonstra os desafios que a sociedade tem.

O Coordenador do Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados (MCCI), Sana Canté, mostrou-se satisfeito com a visita dos partidos que fazem parte do fórum.

“O propósito da nossa luta não é tirar dividendo no fim da crise. Pelo contrário, depois desta crise os trabalhos do movimento vão continuar. Se estes (em referência aos membros do fórum) eventualmente chegarem ao poder merecerão a nossa especial atenção e defenderemos as mesmas causas”, alertou.

Sana Canté sublinha, neste particular, que o povo guineense deve continuar a acreditar que as manifestações são as armas mais poderosas num Estado de direito e democrático para combater todos os que querem implementar a ditadura no país.

“Já anunciámos a próxima manifestação para dia 27 do mês em curso caso o acordo não for cumprido até no dia 25 de maio, prazo limite dado pela CEDEAO”, exorta.

Por: Aguinaldo Ampa
OdemocrataGB