quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Cumpre-se o segundo dia de greve, decretada pelos dois sindicatos, sem reação, ao mais alto nível, por parte do governo.


TGB Televisão da Guiné-Bissau

Bissau Última-hora #Urgente: Supremo Tribunal de Justiça, indifere liminarmente processo de impugnação de segunda volta da eleição presidencial de 29 de dezembro, emitido por ex- candidato derrotado nas urnas DSP. Os onze juízes conselheiros do STJ indeferiu processo definitivamente, alegando por falta de provas contundentes.???

Fonte: Bissau Última-Hora

Esta informação, ainda não está confirmada!

QUEDA DE AVIÃO - "O avião foi abatido por um míssil iraniano. Poderá ter sido acidental"

O primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau afirma que as provas apontam para um míssil terra-ar.


Numa conferência de imprensa esta quinta-feira, o primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau disse que as "provas" analisadas até ao momento indicam que o avião Boeing 737 da Ukraine International Airline foi abatido por um míssil iraniano. No entanto, Trudeau realçou que o ataque "poderá ter sido acidental". 

Depois dos Estados Unidos terem admitido que cada vez mais estavam convencidos de que o avião teria sido atingido por um míssil das forças iranianas, Trudeau apoiou-se nas informações da inteligência canadiana e dos seus aliados para afirmar que o avião foi abatido por um míssil iraniano. 

Rocket caiu perto de base onde estão estacionadas tropas dos EUA

Não há registo de feridos. Desconhece-se a origem do míssil.


Um rocket caiu esta quinta-feira em Fadhlan, perto da base aérea de Balad, no Iraque, onde estão destacadas as forças norte-americanas, revela a Reuters. O ataque não provocou feridos. 

A base aérea de Balad está localizada a 80 quilómetros a norte de Bagdade. 

Nos últimos dias vários rockets têm caído perto de bases aéreas iraquianas nas quais estão destacadas tropas norte-americanas. Esta quarta-feira o alvo dos rockets foi a Green Zone, em Bagdade, tendo os mísseis caído perto da embaixada dos Estados Unidos.

[Notícia atualizada às 20h03]

A equipa jurídica que representa o Candidato do PAIGC, Domingos Simões Pereira, realiza agora, na Sede Nacional do Partido, uma Conferência de Imprensa para esclarecer à sociedade guineense e Comunidade Internacional os detalhes da reivindicação na justiça de revisão dos resultados parciais anunciados no dia 1 de Janeiro pela CNE. Assista em directo.


DSP Presidente 


Inspecteur des impôts vs inspecteur de douane.



Francis Kra‎ to OBSERVATOIRE DEMOCRATIQUE EN COTE D'IVOIRE

Comunicado do Conselho de Ministros








Braima Darame

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA PARA TORNAR PÚBLICO A DEFESA DO MADEM FACE À IMPUGNAÇÃO APRESENTADA PELO PAIGC


Secretário-geral da UNTG:“PM ARISTIDES GOMES PAGOU SALÁRIOS DE MAIS DE 200 MILHÕES DE FCFA A SI MESMO”

Secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), Júlio António Mendonça, denunciou que o chefe do governo guineense, Aristides Gomes, pagou salários de mais de 200 milhões de francos CFA a sua própria pessoa, alegando que o Estado da Guiné-Bissau tem dívidas com ele. O sindicalista fez esta denúncia durante uma entrevista exclusiva ao semanário “O Democrata” para falar da greve de três dias decretada na função pública e que termina esta quinta-feira, 09 de janeiro de 2020.   

“O atual primeiro-ministro é mais importante do que os professores?”, Questiona, para de seguida deixar a posição dos sindicatos em como não podem deixar o país ficar refém de pessoas que não têm noção do que é o Estado, pensando apenas viver bem e deixar a maioria do povo a morrer de fome.

“O mais caricato é que até este momento os funcionários públicos não receberam os salários do mês de dezembro de 2019. Que tipo de governação é essa!?”, Questiona.

“Nós, enquanto legítimos representantes dos trabalhadores vamos defendê-los. Portanto essa greve é para os trabalhadores ganharem a noção de que se não lutarem nunca serão dignificados, porque muitas pessoas não lutaram para dignificar a classe trabalhadora e hoje estão a pagar a culpa deles, recebendo uma pensão no valor de 19 mil Francos CFA, o que é injusto”, reclamou.

Júlio Mendonça  referiu que o governo deve aproveitar o memorando de entendimento como “guia de orientação para a atuação governativa”,  e não desviar-se da regra de jogo, enganando as pessoas que vai realizar concurso público na função pública, enquanto coloca pessoas na função pública sem concurso público.

“Em nenhuma circunstância a lei permite que um ministro selecione, arbitrariamente, pessoas nas tabancas para colocá-las na função pública, como está a acontecer no ministério da justiça”, denunciou.

Para Júlio António Mendonça, o país não podia parar devido ao processo eleitoral, porque os trabalhadores públicos precisam trabalhar e produzir receitas para depois beneficiar, não tomar dinheiro do erário público para utilizá-lo na campanha eleitoral, “como aconteceu nestas eleições, onde o Estado foi banalizado a todos os níveis”, criticou sindicalista.

“Esse comportamento  só pode acontecer na Guiné-Bissau, devido a disfuncionalidade das instituições judiciais. Neste momento, a Polícia Judiciária devia começar a fazer o seu trabalho, perceber a utilização do dinheiro financiado aos candidatos para campanha eleitoral como também o Ministério Público deve iniciar investigações sobre esse assunto. O Tribunal de Contas deve começar a fazer auditorias de contas do Estado em todos os ministérios para saber de onde veio o dinheiro utilizado na campanha eleitoral. Infelizmente não vai acontecer e os trabalhadores vão pagar a culpa, portanto vamos lutar até ao fim”, salientou.

Em reação ao ano laboral transato, 2019, Mendonça concluiu que foi péssimo, porque, “nada melhorou em termos de condições de vida dos trabalhadores”. Ou seja,  “tudo continua a piorar, mesmo com o reajuste salarial, portanto o objetivo dessa reivindicação que começou terça-feira, é o aumento salarial na função pública, como também a definição do salário mínimo nacional  que irá abranger todas as instituições estatais e privadas que operam na Guiné-Bissau”.

Segundo Júlio Mendonça, a Guiné-Bissau dispõe de condições necessárias para fazer aumento salarial  para satisfazer a vontade dos trabalhadores, que merecem ter uma vida económica  saudável.

“As campanhas eleitorais das legislativas  de março e presidenciais de novembro e dezembro de 2019 são prova evidente de que há dinheiro no país, porque os partidos políticos não têm empresas que produzem lucros, portanto é o dinheiro que tiram do cofre de Estado e cada vez que chegam ao poder  usam esse dinheiro para criar  patrimónios dos seus partidos, o que justifica os  fundos avultados que têm”, denunciou.

Júlio Mendonça referiu ainda que, antes das duas organizações sindicais  tomarem a decisão  de avançar para a greve, advertiram, o atual executivo liderado por Aristides Gomes sobre  o incumprimento do memorando assinado entre os sindicatos e o governo, mas o governo não reagiu. Assim, os dois secretariados decidiram avançar com a paralisação para fazer valer os seus direitos, porque “não é justo dar benefício de dúvida a um executivo que continua a brincar com a vida dos trabalhadores”.

Por: Aguinaldo Ampa/Assana Sambú

OdemocrataGB

HWPL COMUNICADO DE IMPRENSA - PASTOR É CONSIDERADO “INIMIGO PÚBLICO” DEVIDO A POSTURA INDECOROSA


Pastor é considerado “inimigo público” devido a postura indecorosa

O evento foi organizado pela Federação Cristã de Combate à Corrupção e patrocinado pela Associação Pan-Religiosa.

Um pastor presbiteriano na cidade de Seul (Coreia do Sul) foi acusado de realizar actividades criminosas e de sacrilégio por um grupo de líderes religiosos daquela cidade.

Entre as acusações, constam incentivo a imoralidade sexual durante um programa de treinamento para pastores liderado por si, .Jun Kwang-hoon. “Diga a uma jovem crente que tire a roupa íntima”, afirmou o líder.

Em seu discurso inaugural, afirmou também que sua principal tarefa é “bloquear a homossexualidade, o islamismo”. e lei anti-discriminação. ”

As autoridades daquele país continuam a investigar a denúncia.

Alicia Yun
Departamento de Relações Públicas, Divisão de Imprensa
E-mail: press_ns@hwpl.kr
Celular: +82 10 6339 9457
Endereço: 2º andar 13, Nonhyeon-ro 6-gil, Gangnam-gu, Seul, 
Coreia do Sul

DEUS DECIDE TUDO!

A vida é assim!
Nós fazemos planos, mas 
Deus é quem decide tudo.

NAÇÕES UNIDAS - Ataque fere 18 militares da força das Nações Unidas e dois civis no Mali

Dezoito militares da missão das Nações Unidas ficaram hoje feridos durante um ataque a um campo militar no nordeste do Mali no qual ficaram também feridos dois civis, disseram hoje as Nações Unidas.


"Um balanço provisório dá conta de 18 Capacetes Azuis e dois civis feridos", disse o porta-voz da missão das Nações Unidas do Mali (MINUSMA), Olivier Salgado, citado pelas agências internacionais.

Quinze morteiros foram disparados "para dentro e ao redor" do campo de Tessalit na região de Kidal, perto da fronteira com a Argélia, de acordo com o relatório dos acontecimentos consultado pela Agência France-Presse (AFP), que dá conta que o pessoal do campo se refugiou num abrigo.

O campo de Tessalit abriga um batalhão chadiano da ONU, forças francesas da Operação Barkhane e soldados do Mali.

Os dois civis foram feridos na parte francesa do campo, de acordo com o documento interno da ONU.

NAOM

GUINÉ-BISSAU: Mandatária de Simões Pereira está a "lançar poeira" para confundir

O presidente da Comissão Nacional de Eleições, José Pedro Sambú, disse hoje que as acusações da mandatária da candidatura de Domingos Simões Pereira às presidenciais são falsas e que só visam "lançar poeira" para confundir.


"É falso e desprovido de qualquer fundamento, a meu ver essa leitura da mandatária da candidatura de Domingos Simões Pereira é lançar poeira para confundir tudo e todos", afirmou à Lusa José Pedro Sambu.

A mandatária da candidatura de Domingos Simões Pereira às eleições presidenciais da Guiné-Bissau afirmou na quarta-feira que o presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) foi coagido por militares a forjar números e a "ignorar a soberania popular".

"Nas eleições de 29 de dezembro, para atribuir a vitória parcial ao candidato do MADEM-G15, o presidente da CNE, José Pedro Sambu, fora coagido a cometer um erro grotesco. O facto de ter sido obrigado pelas Forças Armadas e de ter perdido a sua liberdade de pensamento e de ação, levou-o a forjar números e ignorar a soberania popular", escreveu Ester Fernandes, antiga ministra da Administração Territorial, numa carta divulgada na página oficial de Domingos Simões Pereira.

O candidato às presidenciais do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e presidente do partido, Domingos Simões Pereira, pediu no final da semana passada a impugnação dos resultados da segunda volta das presidenciais, que deram a vitória ao candidato Umaro Sissoco Embaló.

Na carta, Ester Fernandes referiu que as provas apresentadas pelo PAIGC "abundam" e que a "alteração dos números foi construída com base na tentativa de ludibriar observadores nacionais e internacionais".

"O nosso sistema é tão transparente que não permite esconder nada. Aliás, o presidente da CNE (Comissão Nacional de Eleições) não tem o monopólio de tudo", disse José Pedro Sambú, salientando que a plenária daquele órgão inclui representações das candidaturas envolvidas no processo eleitoral e do Ministério Público.

Nas declarações à Lusa, o presidente da CNE disse que o apuramento regional faz-se a partir da compilação dos dados de todas as mesas de assembleia correspondentes aos círculos da região.

"A partir do apuramento regional é que a CNE faz a compilação nacional, baseando-se nos dados de apuramento regional fiscalizado pelo Ministério Público. Portanto, se houver alguma tentativa de alteração as partes envolvidas estarão atentas e vão constatar isso", afirmou.

"De maneira que esses argumentos não têm cabimento nenhum e não faz sentido, porque o sistema permite detetar eventual alteração que alguém tente fazer", sublinhou José Pedro Sambú.

O presidente da CNE explicou também que a compilação nacional é feita com a aprovação dos representantes dos candidatos e que só depois são anunciados os resultados.

Questionado pela Lusa sobre a posição do PAIGC, José Pedro Sambú disse que não está a assumir uma "atitude de 'fair play', de saber perder".

"Na verdade este secretariado fez as legislativas, correu da melhor forma, ganhou esse partido e ninguém fez confusão, fizemos a primeira volta e correu de igual forma e a segunda volta correu ainda melhor em termos de organização e de repente temos esta reação", afirmou.

O presidente da CNE afirmou também que é preciso confiar nas instituições do Estado e aguarda pela decisão do Supremo Tribunal de Justiça, que deverá ser anunciada na sexta-feira.

NAOM



EXECUTIVO GUINEENSE LANÇA AUSCULTAÇÃO SOBRE A ELABORAÇÃO DA VISÃO PÓS-2020 DA CEDEAO


O Executivo da Guiné-Bissau lançou a primeira Auscultação Nacional sobre a Elaboração da Visão Pós-2020 da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a fim de recolher as contribuições dos cidadãos para criar uma direção e meta transparentes, de forma significativa, para elevar o padrão de vida dos povos da sub-região.

A Visão pós 2020 da CEDEAO, aprovado pelo Conselho de Ministros, na sua octogésima primeira sessão ordinária em Abuja, Nigéria, em dezembro de 2018, se baseia em três pilares: Integração Social e Econômica, Integração Política e Apoio Institucional e de Infraestrutura.

Presidindo a abertura dos trabalhos, esta quinta-feira, num dos hotéis nos arredores do sector de Mansoa, região de Oio, a Secretária de Estado do Plano e Integração Regional, Tomásia Manjuba, diz que o país alinha neste princípio, e num futuro próximo estará em melhores condições para superar as fragilidades e contribuir na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Alison Cabral

Radio Jovem Bissau





*NOTA VERBAL

A Embaixada da Grécia, República Helênica no Reino de Marrocos apresenta seus cumprimentos à Embaixada da República da Guiné-Bissau no Reino de Marrocos e tem a honra de anexar uma mensagem de felicitações do Presidente da República Helênica, H.E. Sr. Prokopis V. Pavlopoulos, dirigida ao Presidente eleito da República da Guiné-Bissau, Sr. Umaro Sissoco Embalo.

E pede a transmissão desta mensagem ao seu Alto Destinatário.

A Embaixada da República Helênica no Reino de Marrocos se aproveita desta oportunidade para renovar a Embaixada da República da Guiné-Bissau no Reino de Marrocos as garantias de sua mais alta consideração

Rabat, 9 de janeiro*
Rogerio Dias

BOM ANO COLEGAS. SÃO CONVIDADOS TODOS OS JORNALISTAS PARA UMA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA HOJE DIA 09 DE JANEIRO NA SEDE DO MADEM-G15 ÀS 16 HORAS.

ASSUNTO: TORNAR PÚBLICO A DEFESA DO MADEM FACE À IMPUGNAÇÃO APRESENTADA PELO PAIGC

Walter Félix Da Costa

Cne Guiné Bissau - COMUNICADO À IMPRENSA

Na kriol: senhor Pedro Sambu kuma nim um dia forças armadas ka obrigal a nada(kila mêh nôh sibil badja); kuma na CNE resultados ka ta decidido pa 1 alguim ou de qualquer manera, ma pa um conjunto di guintis ku ta analisa números, suma na matemática, então i ka tem nim manera di altera resultado si kada candidatura ta tene si actas na fecho de mesa di voto e kada partido tene si dus fiscal na kada mesa!


Cne Guiné Bissau

O Presidente da Republica Eleito continua a receber mensagens de FELICITAÇÕES, por ter merecido a confiança do Povo guineense, que o escolheu para levar o pais rumo ao progresso.






Fonte: Rogerio Dias

GUINÉ-BISSAU: SIMPLICITY - THE SECRET TO GOOD LEADERSHIP - Keeping it simple




GUINÉ-BISSAU: WHAT A COINCIDENCE - Representante especial da Secretário-geral das Nações Unidas (ONU), para a Guiné-Bissau - ROSINE SORI-COULIBALY, DA NACIONALIDADE BURKINABÉ! Novo comandante da força de ECOMIB para a Guiné-Bissau - O CORONEL BURQUINABÊ DAVID KADRE DA NACIONALIDADE BURKINABÉ!

QUE COINCIDÊNCIA

O SECRETÁRIO-GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS, ANTÓNIO GUTERRES, ANUNCIOU HOJE A NOMEAÇÃO DE ROSINE SORI-COULIBALY DO BURKINA FASO COMO SUA NOVA REPRESENTANTE ESPECIAL PARA A GUINÉ-BISSAU E CHEFE DO GABINETE INTEGRADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A CONSTRUÇÃO DA PAZ NA GUINÉ-BISSAU (UNIOGBIS)

30 de julho de 2019

Ela sucede José Viegas Filho do Brasil, que completou a sua missão no dia 18 de Maio de 2019. O Secretário-Geral agradece a liderança do Sr. Viegas Filho na UNIOGBIS durante o seu mandato....

O CORONEL DAVID KABRÉ, DO BURKINA FASO, É O NOVO COMANDANTE DA FORÇA DA ECOMIB NA GUINÉ-BISSAU. SUBSTITUI OUTRO BURKINABE, O TENENTE-CORONEL GNIBANGA BARRO.

3 de outubro de 2019

O ministro da Defesa, Luís Melo, presenciou o acto solene, na companhia de Blaise Diplo, o representante da organização sub-regional no país.... 


Tidiane La Puissance - Oufff ils sont tellement haineux dans leur Vilaine discrimination ethnique qu'ils dépassent maintenant les frontières de la Guinée, en s'attaquant au nouveau président de la Guinée Bissau OMAR SISSOKO EMBALO



Ce qui reste clair vous allez mourir avec vos haines, mais la volonté de Dieu se réalisera

Tidiane La Puissance

NOTICIAS: RÁDIO ÁFRICA FM/ GUINÉ-BISSAU - 9 DE JANEIRO DE 2020 9:08 AM



Primeira Dama da Guiné-Bissau Sra.Dinisia Reis Embalo - Nos valores do multiculturalismo, vamos construir uma Guiné plural, onde o Guineenses seja a razão de todas as decisões!

General USE, a marca de uma esperança renovada para os Guineenses.
Aqui soma-se e segue-se!
Bom dia povo Guineense.


Primeira Dama da Guiné-Bissau Sra.Dinisia Reis Embalo

Guiné-Bissau: Manobras e Dribles para anulação e repetição das eleições, por ter sido derrotado nas urnas,


Todos sabem que o DSP apenas ganhou nas Regiões de Biombo e Bolama-Bijagôs e no Sector Autónomo de Bissau e Diasporo, cujas margens não satisfazem, tendo perdido nas Regiões de Tombali, Quinara, Gabú, Bafatá, Oio e Cacheu.

Importa aqui referir,  que o Chefe do PAIGC Domingos Simões Pereira, Conselheiro do Aristides Gomes e Candidato assumido do Governo da Guine Bissau perdeu a eleição com margem de cerca de 40 mil votos. 

E mais, todo o processo de apuramento das Actas Sintese pelas Comissões Regionais das Eleições contaram com a participação de Delegados do Ministério Publico e de Agentes da PJ em todas as Regiões e no Sector Autónomo de Bissau.

Foi bom a implicação ou envolvimento de Delegados do Ministério Publico e de Agentes da PJ no processo de apuramento das Actas Sinteses em todas as CRE's o que de per si deita por terra todos os argumentos de eventuais fraudes.

Neste particular, importa aqui referir que na Guine Bissau a 2ª Volta das eleições presidenciais teve um vencedor: Umaro Sissoko Embaló, candidato do MADEM-G15 e do povo, que conseguiu mobilizar os maiores vultos da corrida eleitoral, que o catapultaram.

O RESTO É ESTÓRIAS DO MAU PERDER!

Rogerio Dias/Rádio África FM/ Guiné-Bissau



ALERTA: Tentativa de assalto - há pouco - à residência do Caramba Turé, do APU-PDGB, que fica na zona industrial, perto do CENFA. Um grupo de homens (de 6 a 10) chegou numa carrinha dupla cabine branca. A polícia já está no local ???

Fonte: AAS

ÚLTIMA HORA: povo misti sibi, keku Suzi Djaló Barbosa na toma trás di General Umaro Sissoco Embaló, ku DSP/PAIGC falá i forta si resultado

Domingos Simões Pereira ku Aristides Gomes bô explica pubis, ku bô militantes ku Ministra Suzi Barbosa justifica bôs.
És assunto i mas importante ki bô acção na tribunal, aliás, si povo sibi povo pudi impugna bôs directamente.
Pedro Sousa Cordeiro
Bolton, 09/01/2020
In (COMANDO MILITAR).

DSP sobre a viagem da MNE à Nigéria



ditaduraeconsenso /Sinku Mbaly Botcha