domingo, 12 de fevereiro de 2023

 4.21PM

Número de mortos ultrapassa os 33 mil após sismo na Turquia e Síria ...Os números atualizados hoje referem também que 92.600 pessoas ficaram feridas neste desastre natural.

© Getty Images

POR LUSA  12/02/23 

Pelo menos 33.179 pessoas morreram em consequência do violento sismo que abalou na segunda-feira a Turquia e a Síria, indicam dados oficiais este domingo divulgados.

O sismo de magnitude 7,8 matou 29.605 pessoas no sul da Turquia, informou a Afad, a organização de socorro do país, enquanto as autoridades contabilizaram outros 3.574 mortos na Síria.

Os números atualizados hoje referem também que 92.600 pessoas ficaram feridas neste desastre natural.

Os dois países foram atingidas, na madrugada de segunda-feira, por um terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, a que se seguiram várias réplicas, uma das quais de magnitude 7,5.

Governo recebe apoio do Senegal.: Embaixador senegalês recidente no país Ngor N'daye entregou hoje ao Ministro do estado da agricultura e desenvolvemento Rural Aladje Botche Cande materiais e productos agricolas em Bafatá leste do pais

Radio Voz Do Povo

As autoridades da província chinesa de Shandong, no leste do país, anunciaram a descoberta de um "objeto voador não identificado (OVNI)" perto da costa, enquanto se preparam para o abater.

© Reuters

POR LUSA  12/02/23 

 China acusa objeto voador não identificado no país e vai abatê-lo

As autoridades da província chinesa de Shandong, no leste do país, anunciaram a descoberta de um "objeto voador não identificado (OVNI)" perto da costa, enquanto se preparam para o abater.

O referido objeto foi localizado nas águas do mar Amarelo, perto da costa da cidade de Rizhao, de acordo com um comunicado das autoridades marítimas provinciais, divulgado pelo jornal estatal chinês de língua inglesa Global Times.

No comunicado, acrescenta-se que o Exército chinês se prepara para abater o objeto, pelo que as autoridades pedem aos pescadores da região que adotem as medidas de proteção necessárias.

O anúncio da descoberta do OVNI coincide com a chamada "crise do balão", iniciada após a descoberta de um alegado balão espião chinês sobre o território dos Estados Unidos, posteriormente abatido, seguido de mais avistamentos e de um último abatido hoje pelo Canadá após ter sido referenciado a sobrevoar o país.

A China alegou que o primeiro balão era um instrumento de pesquisa atmosférica que saiu da rota e acusou os Estados Unidos de reação desproporcionada.


Leia Também: Abatido objeto não-identificado no espaço aéreo do Canadá

Presidente da República Umaro Sissoco Embalo Visita Unidades Militares: ...Visita a Estado Maior de Armada



 

 

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló 

TURQUIA/SISMO: Mais de 110 mandados de detenção por negligência na construção

© Getty Images

POR LUSA  12/02/23 

A Justiça turca criou uma unidade especial para investigar possíveis negligências na construção dos edifícios que desabaram com os sismos de segunda-feira e já emitiu mais de 110 mandados de detenção, anunciou hoje o vice-Presidente da Turquia.

Segundo a imprensa local, a polícia turca deteve no sábado pelo menos 14 pessoas nas províncias de Gaziantep e Sanliurfa e entre elas figuram construtores e engenheiros civis.

Pelo menos 6.000 edifícios desabaram na Turquia e o número de mortos já ultrapassa os 28.000, levantando questões sobre se a tragédia poderia ter sido menor se fossem aplicados critérios de construção mais rígidos.

Muitos cidadãos também se perguntam se o governo do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, poderia ter feito mais para salvar vidas. 

Com as eleições presidenciais em maio, a gestão do desastre e as explicações para a grande quantidade de edifícios que ruíram podem determinar o destino do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, nas urnas. 

O vice-Presidente turco, Fuat Oktay, lembrou que o Ministério da Justiça defende que é "crucial" reunir provas e impor medidas cautelares aos suspeitos para evitar que fujam do país. 

Na sexta-feira, a polícia deteve um construtor turco de um condomínio residencial de luxo na província de Hatay que desabou com mais de uma centena de pessoas dentro.

A detenção ocorreu quando o construtor se preparava para embarcar em Istambul para fugir para Montenegro.

O "Renaissance Residence", construído em 2013, era um dos edifícios mais exclusivos de Antioquia, capital de Hatay, anunciando os apartamentos como "uma imagem do paraíso", garantindo que a construção seguiu os mais rígidos critérios de qualidade e segurança.

Em outra investigação, o Ministério Público ordenou a prisão de 33 pessoas em Diyarbakir (sudeste do país, capital da província homónima na região da Anatólia) por negligência na remoção de pilares para ganhar espaço nas residências, o que afetou a resistência estrutural.

Estas detenções são os primeiros passos do Estado para apurar responsabilidades numa altura em que sobem de tom as críticas à má qualidade das habitações, algo que muitos atribuem à corrupção e aos escassos processos de fiscalização.

Embora a Turquia tenha regulamentos sobre resistência sísmica na construção, as medidas raramente são aplicadas, mesmo em edifícios mais recentes, que deveriam ter resistido melhor a terremotos.

Além disso, sob o governo de Erdogan, foram aplicadas várias amnistias a edifícios que não cumpriram os regulamentos, incluindo resistência sísmica, tendo a situação sido regularizada com o pagamento de uma multa.

O número de mortos provocados pelos devastadores sismos que atingiram segunda-feira a Turquia e a Síria superou já os 28 mil, maioritariamente em território turco.


Número de mortos sobe para mais de 28.000 na Turquia e Síria

Cnnportugal.iol.pt, 12/02/23

Cinco dias depois dos fortes terramotos que assolaram os dois países, ainda continuam a ser encontrados sobreviventes

O número de mortos causados pelos terramotos na Turquia e na Síria ultrapassou os 28.000, de acordo com os mais recentes relatórios oficiais dos dois países, enquanto prosseguem as operações para resgatar sobreviventes entre os escombros.

O terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter matou pelo menos 28.191 pessoas - 24.617 na Turquia e 3.574 na Síria -, de acordo com os mais recentes números oficiais das autoridades turcas e sírias avançados pela agência France-Presse.

Cinco dias depois dos fortes terramotos que assolaram os dois países, ainda continuam a ser encontrados sobreviventes, incluindo um bebé de 7 meses, apesar das dificuldades de segurança que as equipas de salvamento enfrentam.

O subsecretário-geral da ONU para os Assuntos Humanitários, Martin Griffiths, alertou que, no entanto, o número de mortos vai “duplicar ou mais”.

“Acho difícil estimar [um balanço] precisamente porque temos que começar a escavar por baixo dos escombros, mas tenho a certeza que vai duplicar, ou mais”, disse Griffiths à televisão britânica Sky News.

"Ainda não começámos realmente a contar o número de mortos", acrescentou o também Coordenador de Socorro de Emergência da ONU, que visitou no sábado a cidade de Kahramanmaras, no sudeste da Turquia, perto do epicentro dos sismos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 26 milhões de pessoas tenham sido afetadas pelos sismos, "incluindo cerca de cinco milhões de pessoas vulneráveis", de acordo com a organização, cujo diretor, Tedros Adhanom Ghebreyesus, chegou hoje a Alepo, na Síria.

"Estou de coração partido ao ver as condições que os sobreviventes enfrentam, um tempo gelado e acesso extremamente limitado a abrigo, comida, água, calor e cuidados médicos", escreveu o responsável na rede social Twitter.

Além das preocupações humanitárias, a OMS lançou também um apelo para a recolha urgente de 42,8 milhões de dólares, cerca de 40 milhões de euros, e alertou para o risco de propagação da cólera, que reapareceu na Síria.

A Síria e a Turquia foram atingidas, na madrugada de segunda-feira, por um terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, a que se seguiram várias réplicas, uma das quais de magnitude 7,5.

Ministro de estado de Agricultura e desenvolvemento Rural Aladje Botche Cande procedeu hoje (11.02.), em Mansôa na aldeia de N'GHANHE o lançamento da campanha Nacional de vacinação de animais 2022 _ 2023

Radio Voz Do Povo