terça-feira, 3 de abril de 2018

ECONOMISTAS GUINEENSES TEMEM SUCESSO DA PRESENTE CAMPANHA DE COMERCIALIZAÇÃO DA CASTANHA DE CAJU

Os economistas guineenses alertam que o preço básico da compra de castanha de Caju por mil (1 000) francos cfa poderá criar resistência nos compradores de castanha de caju, principal produto de exportação do país

O preço básico foi fixado pelo Presidente da Republica, segundo ele a pedido dos régulos.

Segundo alguns economistas ouvidos pela Rádio Sol Mansi (RSM) o facto poderá levar a dificuldades na implementação do preço “porque estima-se que o preço do mercado internacional este ano poderá ir até os 2050 por tonelada, contrariamente ao ano passado que teve até 1950”.

“A evolução é pouca em relação ao ano passado”, alerta um dos especialistas que avança que seria melhor que o preço evolua conforme o mercado.

“A fixação devia estar 850, ja que o ano passado teve uma fixação de 804”, defende outro economista que alerta que o preço do arroz deste ano tende a subir ligeiramente devido a subida do petróleo que saiu de 53 dolares por baril a 64 e o arroz saiu de 397 para 401 por tonelada no mercado mindial.

A RSM soube que as mesmas fontes adiantam que este ano a produção nacional do arroz teve uma ligeira queda devido as situaçoes de secas e problemas em algumas bolanhas.

Sobre o mesmo assunto a Rádio Sol Mansi tentou falar com o Ministério do Comercio que decidiu remeter-se ao silêncio.

Lembra-se que, na segunda-feira, o ministro da economia e finanças do governo demitido, João Aladje Fadia, diz estar preocupado com a situação da exportação da castanha de Caju porque o preço da referência no mercado internacional, neste momento, não está melhor do que no ano passado portanto “isso cria algumas preocupações”.

Fadia revelou as preocupações, esta segunda-feira (02), durante uma conferencia de imprensa conjunta com o FMI onde foi anunciada a prorrogação, para mais um ano, do programa do apoia a Facilidade Crédito Alargada para a Guiné-Bissau.

O certo é que alguns economistas recomendam a baixa do preço de compra de castanha nesta fase para deixar o próprio mercado regular-se automaticamente conforme a concorrência.

Informações que a RSM não confirmou dão conta que alguns comerciantes disponibilizam a entrar no terreno enquanto outros decidiram ficar a espera.

No ano passado o país exportou pouco mais de 160 toneladas de castanha de Caju devido a atrasos na fiscalização das fronteiras que levou a fuga para os países vizinhos. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Iasmine Fernandes

radiosolmansi.net

MARINHEIROS GUINEENSES DESAPARECEM NO MAR


Quatro (04) marítimos guineenses do Serviço Nacional de Controlo e Fiscalização de Actividades de Pesca (FISCAP) estão desaparecidos supostamente detidos pelas autoridades marítimas de Guine Conacri

O incidente teria acontecido durante uma operação ocorrida, na madrugada desta terça-feira (03), na zona de rio Cacine, onde foi desmantelada a rede de pesca ilegal de 16 canoas estrangeiras que estavam a pescar ilegalmente nas águas do país.

De a cordo com a informação avançada à Radio Sol Mansi (RSM), o desaparecimento e a suposta detenção dos agentes da fiscalização nacional pelas autoridades da Guiné-Conacri teria acontecido no processo de resguardo das respectivas canoas.

“Durante o percurso os guineenses de Conacri conseguiram escapar a bordo, levando, para águas territoriais de Conacri, 4 agentes que estavam na escolta”, avança a mesma fonte contactada pela RSM.

A fonte revela ainda que das 16 canoas, a FISCAP apenas conseguiu deter uma delas juntamente com 9 pescadores que “neste momento estão detidos na capitania de porto de Cacine”.

Esta não é a primeira vez que as autoridades da Guiné-Conacri detêm os agentes da fiscalização marítima guineense, da última vez em 2010 e 2011 os agentes detidos passaram quase um mês em Conacri e foram libertados depois de uma séria negociação. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Amade Djuf Djalo

radiosolmansi

SUBIDA DE TEMPERATURA EM BAFATÁ FAZ AUMENTO DE PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS

Forte temperatura e vento que se regista nos últimos tempos, na cidade de Bafatá, leste do país, provoca o aumento de números de pacientes no Hospital regional de Bafatá sobretudo de problemas respiratórios

Afirmação foi avançada em entrevista a Rádio Sol Mansi (RSM), esta terça-feira (03), pelo director clínico do maior centro hospitalar da região, Zito Sambo, que avança que na sequência da forte temperatura e vento que se regista nos últimos tempos na cidade de Bafatá faz com que as pessoas sofram de problemas respiratórios alto e baixo.

“A gripe que é comum, as vezes provoca uma pneumonia ou uma broncopneumonia, então são casos mais frequentes que estamos a registar no nosso serviço de atendimento, sendo assim careta mais números de internamentos tanto para as crianças menores de 5 anos assim como dos adultos”, explica.

No que se refere à dificuldade no hospital regional de Bafatá, o director clinico confirmou que desde 2015 o hospital não recebeu nenhum técnico por parte dos superiores hierárquicos e “prestamos o serviço aos nossos pascentes na medida de possível”.

“Temos grandes dificuldades, partimos do início para os recursos humanos que é a base para alavancar um sector de saúde, porque se queremos ter um cuidado de saúde de qualidade onde o serviço vai ser prestado com todo rigor e vontade, os recursos humanos vêm em primeiro. O hospital tem apenas sete médicos activos, imagine com todo este serviço que temos e alguém quer que se funciona durante 24 horas e com números dos médicos e enfermeiros, parteiras, técnico de laboratório insuficientes”, lamenta.

A Rádio Sol Mansi constatou que no hospital estava apenas um médico no serviço de maternidade e o serviço de raio X está, neste momento, sem um técnico para o atendimento. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

radiosolmansi

QUEDA DE CAMIÃO PROVOCA FERIDOS GRAVES

Queda de camião de mais de vinte (20) toneladas, esta segunda-feira (02), em aldeia de Sintcham Mamado, menos de 10 quilómetros, a cidade de Bafatá, leste do país, causou seis ferimentos leves e graves. Alguns feridos foram evacuados para Bissau

O camião que transportava mais de 20 toneladas de amendoins de Canchungo, norte do país, teve como destino a república vizinha do Senegal.

O director Clinico do Hospital Regional de Bafatá, Zito Sambo, em exclusiva a Rádio Sol Mansi (RSM), confirma um toral de seis pessoas feridas, entre elas cinco estão em estado normal mas um deles está com contusão a nível da clavícula direita.

“O que nos pressiona é que está com a fractura na clavícula e já estamos a espera do resultado do raio X. Neste momento estamos a tentar estabilizar com o soro para mobilizar o seu membro para que possamos evacuá-lo para Bissau e os restantes vão receber o tratamento ambulatório”, explica.

De acordo ainda com o médico contactado esta manha pela RSM, uma outra vítima que fracturou a clavícula já se encontra em Bissau a receber tratamento médico. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá / Iaia Quadé

Foto: Casimiro Jorge Cajucam

radiosolmansi

Quem usa e abusa da p (...) uta Lusa?

A UE não "concorda com política de sanções" (as quais nem sequer foram à Guiné-Bissau, mas a indivíduos) nem "optou por apoiar as sanções". 

A agência de (des)informação portuguesa produz uma (pseudo)notícia enviesada com base no diz que disse, quatro dias depois? Com base num blog? "Disse à Lusa fonte europeia"? Ou leram aqui? É que não acrescentam absolutamente nada, para além de meia dúzia de banalidades. 

Como compreender que a TSF (tolos sem fronteiras?), o Observador (cego?), o Diário de Notícias (notícias falsas e brevemente semanário), ou até a RTP (é melhor que não alinhem este nojo no écran) reproduzam acriticamente esta barbaridade? São órgãos de informação ou simples caixas de ressonância, de copy/paste automático? Se é para serem todos iguais e nivelarem por baixo, mais vale fundirem-se todos no mesmo esgoto.

Por incrível que pareça, só o Correio da Manhã parece ter revelado algum espírito crítico. Depois de publicada, apagaram a "notícia" e o link indexado no Google conduz a uma página de erro. Os parabéns da Direcção BiM, pela responsabilidade revelada neste caso e por terem evitado cair na esparrela de se tornarem mais uma "Maria vai com as outras". Como se aperceberam? É que tentaram resumir a notícia, como pudemos constatar, acedendo à notícia em cache. Foi o único órgão que mexeu no original. Ao tentarem confirmar, descobriram o rabo de palha e decidiram-se, e muito bem, pela sua eliminação.

Agência de Notícias? Não. De prostituição fora do prazo de validade.

PS Para mais esclarecimentos sobre este assunto, vem aqui consultar o blog BiM.

Fonte: Bardadi Malgos 

Guiné-Bissau: Ministério Público intima advogados a revelarem nomes de magistrados corruptos


O grupo de advogados guineenses, que recentemente denunciou atos de corrupção no Ministério Público, foi intimado a comparecer esta…Ler mais

UE apoia política de sanções à Guiné-Bissau imposta pela CEDEAO

A União Europeia (UE) apoia a política de sanções definida pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) contra 19 guineenses, defendendo uma resposta internacional coordenada à crise na Guiné-Bissau, disse à Lusa fonte europeia.


"A UE apoia totalmente os esforços da CEDEAO para manter a estabilidade na Guiné-Bissau, incluindo a recente decisão de impor sanções àqueles que obstruem a aplicação do Acordo de Conacri", salientou a mesma fonte.

A UE "apoia uma resposta unida e coordenada por parte dos parceiros internacionais, tal como pedido pela CEDEAO, especialmente com a ONU e a União Africana".

A mesma fonte reiterou também que "a crise política na Guiné-Bissau é muito preocupante", salientando que a "persistência do bloqueio político põe em risco a segurança do país num momento sensível".

A Constituição guineense prevê a realização de eleições nos próximos meses, sublinhando Bruxelas "não haver garantias de efetiva vontade das autoridades" de que sejam organizadas.

A CEDEAO confirmou em 07 de fevereiro uma lista de sanções contra 19 individualidades guineenses, entre as quais o Procurador-geral da República, Bacari Biai, e um filho do Presidente guineense, José Mário Vaz.

A CEDEAO impôs congelamento de bens, proibição de viajar e de participação nas atividades da comunidade.

A Guiné-Bissau vive uma crise política desde a demissão, por José Mário Vaz, do Governo liderado pelo primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, em agosto de 2015.

Por falta de consenso entre as várias forças políticas, a CEDEAO elaborou o Acordo de Conacri, que prevê a nomeação de um primeiro-ministro de consenso.

NAOM

BLACKVIEW - Smartphone chinês oferece bateria para 50 dias (em 'standby')

A bateria é mesmo o maior destaque do Blackview P10000 Pro.


A marca chinesa de smartphones Blackview quer ter a certeza que a bateria não é um problema no seu mais recente dispositivo, tendo integrado no P10000 Pro uma bateria de 11.000mAh suficiente para garantir (de acordo com a marca) autonomia para 50 dias em modo ‘standby’.

Naturalmente, a autonomia de um dispositivo eletrónico não pode ser medido pela dimensão da bateria mas sim na eficiência e utilização do dito dispositivo, pelo que a autonomia pode variar. Felizmente, nota o The Next Web que o Blackview P10000 Pro está equipado com tecnologia de carregamento rápido que permite carregar toda a bateria em ‘apenas’ duas horas e vinte e cinco minutos.

Além da bateria, o Blackview P10000 Pro tem especificações pouco impressionantes tendo em conta a maioria dos smartphones topos de gama no mercado. O Blackview P10000 Pro tem um ecrã FHD de 5,99 polegadas, 4GB de RAM, 64GB de armazenamento interno e quatro câmras (duas na face frontal e outras duas na face traseira).

O Blackview P10000 Pro custa cerca de 160 euros e chega ao mercado ainda este mês.

NAOM

Netanyahu anula acordo com ONU sobre migrantes africanos

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, anunciou hoje a anulação do acordo com a ONU que previa a regularização de milhares de migrantes africanos em Israel e a reinstalação de um número semelhante em países ocidentais.


"Após ouvir numerosas críticas ao acordo, analisei as vantagens e os inconvenientes e decidi anular este acordo", afirmou Netanyahu, segundo um comunicado do seu gabinete.

O chefe de governo tinha suspendido a aplicação do acordo na segunda-feira à noite, apenas algumas horas depois de o ter anunciado.

O acordo com o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados previa a instalação em países ocidentais, nomeadamente o Canadá, a Alemanha e Itália, de mais de 16.000 migrantes africanos que se encontram em Israel. Em contrapartida, Israel daria o estatuto de residente temporário a um número semelhante.

Seria assim resolvida a situação de mais de 30 mil migrantes africanos em Israel - em particular eritreus e sudaneses - que não têm em curso um processo de pedido de asilo e que deveriam ser expulsos do país de acordo com um controverso plano governamental entretanto cancelado.

Quando anunciou na segunda-feira na rede social Facebook que tinha decidido suspender o acordo, Netanyahu afirmou ter prestado atenção às críticas de habitantes de Telavive, onde vive a maioria daqueles migrantes.

Mas o anúncio do acordo também provocou reações fortes junto da direita israelita.

A ministra da Justiça, Miri Regev, uma indefetível de Netanyahu, e o ministro da Educação, Naftali Bennett, pronunciaram-se contra o acolhimento de "clandestinos" em Israel.

A oposição, de esquerda, que tinha saudado o acordo, criticou o primeiro-ministro quando o suspendeu.

"Apesar das restrições jurídicas e de crescentes dificuldades, vamos continuar a trabalhar com determinação para fazer sair os clandestinos do país", adiantou hoje Netanyahu, de acordo com o comunicado do seu gabinete.

Segundo as autoridades israelitas, vivem atualmente em Israel 42.000 migrantes africanos. As mulheres e as crianças não estavam ameaçadas de expulsão pelo plano governamental inicial.

Aqueles migrantes chegaram na sua maioria a Israel depois de 2007, infiltrando-se no país através do Sinai egípcio, e instalaram-se sobretudo nos bairros pobres de Telavive.

PAL // VM
Lusa/Fim

UE disposta a retomar negociações de pescas com autoridades guineenses

A União Europeia (UE) está disponível para retomar as negociações sobre o acordo de pescas com a Guiné-Bissau "se as autoridades legítimas" de Bissau pedirem, disse hoje à Lusa fonte europeia.


"Os contactos entre as duas partes não foram interrompidos desde o impasse [nas negociações do acordo de pesca] e a UE está pronta para retomar as conversações sobre um novo protocolo se as autoridades legítimas na Guiné-Bissau o pedirem", disse à mesma fonte.

O protocolo de pescas entre a UE e a Guiné-Bissau expirou em 23 de novembro de 2017 e "após quatro rondas de negociações" entre as duas partes -- a última das quais em 07 de junho -- "não se chegou a um acordo final", acrescentou a fonte europeia.

Segundo a mesma fonte, Bissau impôs condições financeiras "irrealistas e pouco justificáveis", bem como "condições técnicas inaceitáveis" para que a frota da UE continuasse a pescar nas suas águas, o que levou a um impasse e consequente saída da frota comunitária das águas guineenses.

NAOM

Crescimento económico da Guiné-Bissau mantêm-se forte, FMI


A Guiné-Bissau manteve um crescimento forte e a posição orçamental melhorou significativamente e as autoridades do país solicitaram a prorrogação por mais um ano do programa ao abrigo da Facilidade de Crédito Alargado, são duas das principais conclusões das conversações mantidas em Bissau por uma equipa do Fundo Monetário Internacional, informa um comunicado oficial.

A missão do FMI liderada por Tobias Rasmussen visitou a Guiné-Bissau de 21 de Março a 3 de Abril de 2018, para conversações relativas à quinta avaliação do programa apoiado pelo FMI na Guiné-Bissau, ao abrigo do Facilidade de Crédito Alargado (FCA) e ao pedido das autoridades de prorrogação do programa por mais um ano.

O comunicado adianta que o acordo de prorrogação do programa está sujeito à aprovação do Conselho de Administração do FMI que, no início de Junho de 2018, deverá considerar o relatório do corpo técnico e eventualmente aprovar saques a favor da Guiné-Bissau de cerca de 4 milhões de dólares.

O documento afirma que a aplicação do programa foi satisfatória, tendo sido cumpridos todos os critérios quantitativos de desempenho e metas indicativas para a quinta avaliação, estando as reformas estruturais a avançar, embora com algum atraso em certos casos.

A actividade económica manteve-se dinâmica, suportada pelos elevados preços do caju, pelo aumento do investimento e gestão económica prudente, estimando-se em 5,9% o crescimento real do PIB em 2017, com uma inflação média de 1,1% e um défice externo da conta corrente de 0,5% do PIB.

Além disso, como as receitas do governo cresceram fortemente e as despesas foram contidas, o défice orçamental total, na base de compromissos, diminuiu drasticamente de 4,7% do PIB em 2016 para 1,5% em 2017. 

(Macauhub)

Esse Panda é real. Por motivos de segurança, quando eles são enviados para outros países, esses animais se sentam nos aviões como passageiros, ao lado de seus tratadores. Eles usam cinto de segurança, fraldas e passam o voo inteiro comendo bambu.


Achei Curioso


LEIA COM ATENÇÃO: SÓ PRA FAZER PENSAR!!!!


Uma mulher tinha uma cobra de estimação que amava muito. A cobra media cerca de 2 metros e meio de comprimento.

Um dia o animal simplesmente parou de se alimentar.

Após várias semanas tentando tudo o que podia para fazer a cobra comer, a mulher a levou ao veterinário.

Ele fez algumas perguntas sobre o comportamento do animal nos últimos dias: "Quando você dorme com ela em sua cama, na manhã seguinte, como ela está "deitada"?" A mulher respondeu : "Geralmente está esticada ao meu lado, outras vezes sobre mim, e outras na cabeceira aos pés da cama, e eu não posso fazer nada para ajudá-la".

O veterinário, preocupado, pediu para ela deixar a cobra no consultório pois corria um grande perigo. "Essa cobra não está mais comendo por um motivo simples: ela está se poupando, se preparando para DAR o BOTE em VOCÊ. Quando está na cama, esticada ao seu lado, não está fazendo nada menos do que medir o seu tamanho, para ver se já é capaz de te Engolir."

Nem todo "CARINHO" é carinho.
Nem todo o "AMOR" é amor.
Aprenda a saber a diferença.

O inimigo pode se aproximar com falsa amizade demonstrar amor ternura carinho ciumes precaução te cercar de forma a não deixar nem pensar com sua mente melhor te sufoca se aproxima como uma pura amizade enquanto isso conhece toda sua vida seu ponto forte e fraco pra DAR O BOTE CERTEIRO. .......

VIGIA QUEM SE APROXIMA DE TI

MEDITA UMA Lição De Vida

Fonte: Jo Gonçalves

Pastor atira mulher no chão em culto e ela perde o movimento das pernas


O pastor José Raimundo da Silveira, de 42 anos, foi indiciado pela Polícia de Carauari (a 702 quilômetros de Manaus) por lesão corporal a uma fiel da igreja evangélica.

Durante um culto, Silveira jogou Juliana Martins Costa, 28 anos, no chão com a intenção de curá-la de um desconforto na coluna vertebral.

De acordo com informações colhidas de outros fiéis no templo, a jovem estava sentido dores quando o pregador se prontificou a mostrar o poder da fé dele.

Apostando na força da sua fé e na força física, Silveira disse que ela seria “curada por Deus”, caso fosse atirada no chão.
Juliana está tetraplégica – perdeu o movimento das pernas.

Pastor

A família queria indiciar o religioso por lesão corporal dolosa, quando há intenção de matar, mas a polícia registrou o caso somente como lesão corporal.

O site mixturando ouviu o pastor e ele respondeu que está sendo vítima de uma conspiração e que não se alongaria no assunto.

Foto: Reprodução/Mixturando

Fonte: bncamazonas.com.br