sábado, 3 de maio de 2014

Bubo Na Tchuto mais perto da condenação

Cúmplices Papis Djeme e Tchamy Yalá admitem ao Tribunal de Nova Iorque ter conspirado com o ex-chefe da armada guineense para traficar cocaína para os EUA 


Foi dado um passo importante para a condenação de José Américo Bubo Na Tchuto. 

Papis Djeme e Tchamy Yalá, dois dos alegados cúmplices do ex-chefe da Armada guineense, chegaram a acordo com a justiça americana, reforçando a acusação de conspiração para o tráfico de cocaína nos Estados Unidos. Os dois homens, detidos ao largo de Cabo Verde, tal como o almirante, numa operação da DEA, admitiram a acusação ao Tribunal de Nova Iorque, referindo Bubo como "mandante" desse tráfico de droga. 

A procuradoria americana acredita ter nas suas mãos o que chama de um "caso forte", para a condenação de Bubo Na Tchuto, como explica o jurista e comentador da RDP África Abílio Neto.

O julgamento de Bubo Na Tchuto deve começar em Junho.
RDP África

Imprensa Dois barcos com 640 imigrantes chegaram ontem a Itália

Dois barcos transportando 690 imigrantes chegaram na quinta-feira a Itália e mais 400 são esperados num navio da Marinha, noticiaram a comunicação social italiana.


De acordo com os 'media', há dezenas de menores e mulheres grávidas ente os imigrantes, que estão a chegar sobretudo da Eritreia, Etiópia, Mali, Nigéria, Síria e Tunísia.

Novo ataque na capital da Nigéria faz pelo menos 19 mortos


Na noite de quinta-feira, uma bomba explodiu nos arredores de Abuja e fez pelo menos 19 mortos e mais de 60 feridos. O atentado ainda não foi reivindicado, mas suspeita-se do Boko Haram. Moradores pedem mais segurança.

GUINÉ-BISSAU: 14 PARTIDOS POLÍTICOS APOIAM CANDIDATURA DE NUNO NABIAM

2 de maio de 2014
14 Formações políticas vão apoiar Nuno Gomes Nabiam na segunda volta das presidenciais agendadas para 18 de Maio corrente.

Esta manhã foi assinado um acordo de compromisso, num dos hotéis da capital.

Eis os partidos que decidiram, apoiar Nuno Gomes Nabiam:
PRS, PRID, RGB, UPG, FDS, CNA, PSG, PSD, PRN, PPD, AS, LIPE, PS-GB, PARTIDO JOVEM. e, uma parte do PAIGC

Personalidades políticas presentes no acto:
Serifo Djalo (Um dos Vice-Presidentes e líder da Bancada Parlamentar do PRS);
Helder Vaz da RGB;
Ibraima Sory Djaló (Pres. da ANP);
Afonso Té do PRID;
Secuna Baldé do PS-GB;
Cirilo de Oliveira, também do PS-GB;

Dr. José Mário Vaz foi detido durante três dias e acusado pelo Ministério Público de ter desviado das contas de Estado guineense 12.5 Milhões de dólares de um apoio orçamental doado por Angola à Guiné-Bissau

O PAIGC vai ter maioria absoluta (57 dos 102 deputados) no parlamento, razão pela qual a maioria dos apoios hoje rubricados foi hoje justificada com a necessidade de "equilíbrio" e evitar que Governo e Presidência fiquem nas mãos do mesmo partido.

Intervenções:
Por entre as intervenções, Fernando Vaz, presidente do partido União Patriótica Guineense (UPG), considerou que tem sido o cenário de partido único que tem conduzido o país a "desastres, matanças, estagnação" e falta de desenvolvimento.

Cores diferentes nos órgãos de Estado garantem paz e estabilidade, argumentou.

Essa posição foi subscrita por Hélder Vaz, candidato à presidência na primeira volta e líder do partido Resistência Guiné-Bissau (RGB), que vê Nuno Nabian como uma "excelente ponte" para que os políticos e militares guineenses se aproximem e cheguem a compromissos.

Hélder Vaz acredita que é o candidato melhor posicionado junto dos militares para concretizar uma "transferência pacífica de poder" para a classe política e ao mesmo tempo garantir a reestruturação das forças armadas e nomeação de novas chefias militares, "sem perseguições".

O processo eleitoral em curso é o primeiro depois do golpe de Estado de 12 de Abril de 2012, o último de uma longa história de instabilidade político-militar na Guiné-Bissau.

A encerrar  a cerimónia de hoje, Nuno Nabian referiu que "a partir de hoje" a candidatura não é apenas sua, mas de "todo o povo da Guiné-Bissau" e que terá a "paz e estabilidade" como prioridades.

"É por aqui que devemos começar. Só quando houver paz e estabilidade é que podemos construir a nação", sublinhou.

"Estamos a caminhar para um largo consenso nacional à volta desta candidatura. Sou candidato independente e nessa condição serei presidente de todos os guineenses. Não serei presidente de um partido só, como o meu adversário", acrescentou Nabian.

"Esta é a principal diferença entre a minha candidatura e a outra", concluiu.