quinta-feira, 14 de julho de 2022

Presidente da República chega a Nairobe Quénia para uma visita de Estado de 24h, a convite de seu homólogo, Uhuru Muigai Kenyatta.

Era Pandêmica, Atmosfera Mundial da Guerra Ucrânia-Rússia

Por HWPL Press NS

Abordagem da Democracia e da Paz no Caso do Fim Bem-sucedido dos Conflitos da Organização Mundial da Paz HWPL na Guiné-Bissau Sociedade e Agitação Política

Com o colapso das quintas negociações de paz entre a Ucrânia e a Rússia, alguns estão falando sobre o fim da globalização. A ordem de paz global estabelecida após a nova Guerra Fria está abalada e a Guiné-Bissau vive uma depressão social, política e económica devido ao corona vírus.

Nesta realidade, existe uma organização global de paz internacional que põe fim a vários conflitos e guerras nos campos da política, cultura, religião e educação. Cultura Celestial, Paz Mundial, Restauração da Luz (doravante HWPL), uma corporação registrada nas Nações Unidas e com sede na Coréia. Em uma declaração sobre a situação Rússia-Ucrânia anunciada em fevereiro, o presidente da HWPL, Man hee Lee, mencionou que os danos da invasão armada da Rússia em um estado soberano são direcionados a mulheres, jovens e crianças impotentes e a terrível realidade das vítimas reais da guerra. Ele disse que nada poderia consolá-lo além do fim da guerra e da paz. Uma conquista representativa entre as medidas de paz que ele e a HWPL deram é o resultado de contribuir para a paz em Mindanao, nas Filipinas, que escreverá uma nova história após 50 anos de conflito.

O mundo tem trabalhado arduamente para resolver conflitos e construir a paz, mas nas últimas décadas houve uma grande mudança nas origens dos conflitos. Após o fim da Guerra Fria, as identidades étnicas e religiosas vinculadas à ideologia emergiram como fonte de conflito. Os conflitos étnicos e religiosos aumentaram significativamente, representando mais de 80% dos tipos de conflitos que ocorrem em todo o mundo. O surgimento de uma nova estrutura de conflito requer uma nova abordagem para a resolução de problemas. Embora as entidades que podem causar conflitos tenham se expandido para grupos e indivíduos além do estado, isso também significa que as entidades que podem resolver conflitos também podem ser expandidas para o nível privado de organizações e indivíduos, em vez do estado. O mundo se tornou um mundo onde qualquer um pode agir para alcançar a paz global.

Mindanao foi o local do maior conflito armado no Sudeste Asiático. Devido à discriminação e contradições políticas, econômicas e culturais acumuladas desde o período colonial da Espanha e dos Estados Unidos, grupos armados se formaram e lutaram desde a década de 1960. A Frente Moro de Libertação Islâmica (MILF), que atuava em Mindanao como base, era o maior grupo armado do Sudeste Asiático e das Filipinas. Na década de 2010, o governo filipino declarou uma guerra total com o MILF, que resultou em 120.000 baixas. O conflito em Mindanao mostra claramente a crise enfrentada pela aldeia global, a proliferação de conflitos baseados em identidades étnico-religiosas que surgiram no século XXI. A paz em Mindanao era um problema diretamente relacionado à segurança das Filipinas, do Sudeste Asiático e do mundo.

Esforços foram feitos para resolver a disputa após um conflito que resultou em vítimas em massa. Surgiu o Processo de Paz de Mindanao. O processo de paz foi apoiado por organizações não-governamentais internacionais junto com os governos do Japão, Arábia Saudita, Turquia e Reino Unido, além da Malásia, mediadora do acordo de paz oficial entre governo e MILF. Além do processo oficial, organizações internacionais como a União Europeia e a Organização de Cooperação Islâmica e várias organizações privadas apoiaram a paz e forneceram ajuda humanitária para estabelecer a paz. O conflito nunca terminou apenas com a assinatura de um tratado de paz. A paz em Mindanao mostrou a necessidade de uma abordagem fundamental e de longo prazo na política, economia, sociedade e cultura para evitar a recorrência da guerra. A HWPL, com sede na Coréia, iniciou uma jornada de paz em Mindanao, que está diretamente ligada à paz mundial.


Esforços pela paz em Mindanao, que nunca haviam sido tentados no nível do governo coreano, foram feitos pelo setor privado. Em 2013, o CEO da HWPL, Man-hee Lee, visitou Mindanao, onde as tensões eram galopantes devido a confrontos militares até então. Seus esforços, que ele visitou em todo o mundo, para construir a solidariedade internacional pela paz na Península Coreana e em todo o mundo, e para apelar à cooperação e ao apoio, foram postos à prova. Foi uma nova abordagem no nível privado para concluir um acordo de paz entre os líderes locais de Mindanao e organizações não governamentais.

No nível nacional, os esforços para estabelecer a paz por meio da cooperação com os ministérios do governo central no campo da educação estão se expandindo. A HWPL vem implementando a educação para a paz em nível internacional sugerida pelas Nações Unidas e pela UNESCO para estudantes e cidadãos nas Filipinas, começando com a assinatura de um memorando de entendimento (MOU) com 70 instituições educacionais em Mindanao desde fevereiro de 2016. Educação cidadã com foco sobre o desenvolvimento do caráter em consonância com a era da paz é uma tendência educacional internacional recente.

Seu trabalho sobre a paz e o fim da guerra continuou na África. Em 2018, Roger Nkodo Dang, presidente do Parlamento Pan-Africano, órgão legislativo dos 55 países africanos, emitiu uma carta oficial de apoio à Declaração de Paz e Cessação da Guerra (DPCW). HWPL) diretamente para Lee Man-hee. Além disso, a HWPL tem conduzido continuamente educação para a paz na África, como Tunísia, Mali e Costa do Marfim está contemplando.


Guiné-Bissau é dos países com maior declínio na saúde e educação

© Lusa

Por LUSA   14/07/22 

A Guiné-Bissau é um dos países mais pobres do mundo e há um "declínio persistente" no investimento em áreas sociais, com a pobreza a afetar 66,6% da população, refere o Relatório Nacional Voluntário aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O relatório, o primeiro elaborado pelas autoridades guineenses, foi esta quinta-feira apresentado em Nova Iorque, nas Nações Unidas, durante o Fórum Político de Alto Nível.

"Com um PIB per capita de 494 dólares a República da Guiné-Bissau é um dos países mais pobres do mundo", refere o relatório, salientando que desde a independência o país tem sofrido com a instabilidade política "crónica", que dificultou o combate à pobreza.

"Além disso, há um declínio persistente no investimento em serviços sociais essenciais, como saúde e educação, com a pobreza a afetar principalmente as mulheres", lê-se no documento.

Apesar dos investimentos feitos em 2021 no âmbito do combate à pandemia nos setores da saúde e da educação, os gastos "continuam insuficientes para colmatar as disparidades e garantir o acesso a serviços básicos de qualidade para todos".

O atual contexto mundial pode reduzir "ainda mais a margem de manobra orçamental já limitada para aumentar as despesas e os investimentos sociais", salienta o documento, disponibilizado na página das Nações Unidas.

Apesar de rico em recursos naturais e com boas terras para a prática agrícola, a "percentagem de agregados familiares com insegurança alimentar é mais elevada nas zonas rurais, onde a desnutrição crónica também é mais comum".

"Em crianças menores de 5 anos, a taxa de desnutrição aguda excede os 6%", refere o documento, salientando que a taxa de desnutrição crónica é de 28% e superior a 30% nas regiões de Oio, Bafatá e Gabu.

O relatório sublinha que apenas 53% das crianças menores de 6 meses são amamentadas e que 46% das mulheres e meninas entre os 15 e 49 anos sofrem de anemia.

Dados do Ministério da Saúde, citados no relatório, indicam que em 2015 a taxa de mortalidade materna foi de 560 por 100.000 mulheres e em 2021 aumentou para 667 por 100.000 devido ao impacto da covid-19, às greves gerais registas na função pública e à fragilidade do sistema nacional de saúde.

No país, segundo o relatório, mais de 50% das pessoas com mais de 15 anos são analfabetas e apesar de a taxa de frequência escolar até ser elevada, a pobreza, insegurança alimentar, trabalho infantil, normas discriminatórias contra meninas, falta de infraestruturas escolares e professores qualificados continuam a ser obstáculos à escolarização.

As mulheres apesar de representarem a maioria da população na Guiné-Bissau continuam a ser o segmento mais vulnerável da sociedade, estando expostas a várias formas de violência, incluindo mutilação genital feminina, casamento precoce e violência sexual.

No relatório é destacado que a Guiné-Bissau subscreve os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na sua "estratégia nacional de longo prazo que visa colocar o país no caminho para uma sociedade mais próspera e inclusiva e que coloca o desenvolvimento humano no centro, a fim de promover a melhoria do padrão de vida para todos até 2025".


Leia Também: 


O Diretor adjunto do Instituto Nacional de Formação Técnica e Profissional (INAFOR), Felismino Rodrigues Vaz, admitiu esta quinta-feira, 14 de julho de 2022, que o setor do Ensino Técnico e Profissional enfrenta “enormes” dificuldades na recolha de base de dados e do regulamento de acreditação e certificação dos centros de formação, através de competências do mercado do trabalho.   

Felismino Rodrigues Vaz falava no ateliê de reflexão sobre recolha e gestão de dados com os centros de formação técnica profissional, realizado no âmbito do lançamento do projeto do Ensino Técnico Profissional.

“O foco da nossa organização é a formação, porque a formação visa o mercado de trabalho”, disse, realçando a intervenção do projeto RESET- Relançamento do Ensino, Formação Técnica e profissional para o Emprego, que acolheu a preocupação da sua organização e subvencionou a sua atividade, no domínio da educação e ensino técnico profissional, por um período de 18 meses. 

Vaz frisou que um dos desafios do instituto é reforçar a sua capacidade institucional com vista a melhorar a governança do subsector do ensino técnico profissional, implementar uma reforma no setor, que passaria pela criação de um sistema de base de dados e harmonização de formação profissional, através de sua regulamentação, certificação e avaliação.   

Por sua vez, Banoit Waliu, representante do Projeto de Relançamento do Ensino Técnico Profissional para o Emprego, defendeu que o INAFOR não deve servir apenas de uma iniciativa de observação das instituições parceiras ou de um processo de mudança, mas sim posicionar-se como um dos principais atores na revitalização do setor da formação técnica e profissional.

“O número dos formadores ativos, a informação sobre mercado de trabalho tem sido também uma das dificuldades na recolha de dados dos centros de formação técnica profissional ”, acrescentou.   

Por: Carolina Djemé

Fotos: CD

Guiné-Bissau: Organizações de defesa das mulheres pedem demissão do ministro do Interior

Botche Candé, ministro do Interior, Guiné-Bissau

Por Lassana Cassamá,  voaportugues.comjulho 14, 2022

Em causa, a falta de respostas ao rapto de uma menor

BISSAU — Organizações de defesa e promoção dos direitos das mulheres exigem a demissão do ministro do Interior, Botché Candé, devido ao rapto de uma menor no princípio deste mês por homens não identificados.

Num comunicado lido durante uma conferência de imprensa, no termo de uma vigília que teve lugar nesta quinta-feira, 14 sob o lema: “Vigília pelo fim da violência”, as organizações disseram exigir a “demissão imediata do ministro do Interior por evidente incompetência para garantir, através das estruturas do Ministério que tutela, a segurança e integridade física e moral dos cidadãos”.

As organizaçõs lembram que desde 2020, a “Guiné-Bissau tem vivido num clima de terror, caracterizado por espancamentos e raptos que, a ajuizar pelas circunstâncias, visam amordaçar e silenciar vozes discordantes dos detentores do poder, tendo vitimado jornalistas, uma estacão radiofónica, políticos na oposição, ativistas políticos, etc.”

Para o colectivo das organizações de defesa e promoção dos direitos das mulheres da Guiné-Bissau “até ao momento, todos os casos foram tratados pelo poder instalado como sendo isolados, sem que qualquer deles tenha sido esclarecido, nem os autores identificados e julgados, apesar da recorrência do modus operandi e das circunstâncias descritas, conduzirem sistematicamente à suspeita da ligação dos autores materiais ao Ministério do Interior e à Presidência da República”.

“A caracterização acima faz antever uma tendência do agravamento das atrocidades, pressagiando o aumento da vulnerabilidade e da insegurança dos cidadãos e um foco na violência contra as mulheres, num ambiente de total impunidade”, refere o comunicado.

Aquelas organizações exigem das autoridades governamentais guineenses que “assumam as suas responsabilidades no seguimento do caso da menina sequestrada no princípio deste mês e seu apoio para o tratamento médico, social e psicológico”.

Por ouro lado, "associando-se a todas as vozes que denunciaram publicamente o rapto da menina", o colectivo das organizações exige da Polícia Judiciária a realização célere e cabal das investigações sobre o caso, na sequência das denúncias feitas pela vítima e familiares, e respectiva transmissão dos resultados à Procuradoria Geral da República.

A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) denunciou no passado dia 6 o rapto de uma menina de 18 anos de idade em Bissau, filha de um activista político radicado no estrangeiro e que viria a ser libertada no dia seguinte, sem que sejam ainda conhecidos os supostos autores do acto.

Alemanha. Filha de refugiados é a primeira negra ministra num estado

© Getty

Notícias ao Minuto  14/07/22 

Aminata Touré, que passou a infância em campos de refugiados é a primeira negra ministra de um estado alemão.

Aminata Touré, cujos pais chegaram do Mali devastado pela guerra em 1992 acaba de assumir o cargo de Ministra para Assuntos Sociais em Kiel, no estado alemão de Schleswig-Holstein.

Enquanto filha de refugiados Touré passou a infância em campos de refugiados alemães, sem saber se poderia ficar a viver no país. Hoje em dia é a primeira mulher negra com um cargo de ministra num governo de estado.

É uma jovem de 29 anos e é considerada a representante do novo espírito de cooperação entre os democratas-cristãos (CDU) sob a liderança do primeiro-ministro do estado, Daniel Günther, e o partido ao qual pertence, os Verdes pró-ambiente.

Touré, citada pelo jornal The Guardian, diz que usará o seu novo cargo político para combater o racismo abundante na sociedade alemã, bem como a crescente desigualdade social. “Como uma mulher negra nesta sociedade, sou basicamente frequentemente subestimada e tratada como um estereótipo – esse era o caso antes de eu assumir este cargo, e também agora que estou nele”, refere.

No discurso de tomada de posse, disse também estar profundamente comovida ao descobrir que a sua presença na cena política é vista como inspiradora pelos negros na Alemanha, que têm muito poucos modelos deste tipo de político.

Dificuldades em aceder ao Twitter? Rede social está com problemas... Se está com problemas em utilizar o Twitter não é o único, já que a rede social está a registar constrangimentos esta quinta-feira, de acordo com o DownDetector.

© Reuters

Notícias ao Minuto  14/07/22

Está com dificuldades em aceder ao Twitter? Então fique a saber que não está só. De acordo com o site DownDetector, que mostra os constrangimentos das diversas redes sociais em todo o mundo, esta, em particular, 'vive' problemas de acesso. A última tinha sido registada em fevereiro

Também a plataforma Tweetdeck, dependente do Twitter, está, atualmente, sem funcionar. 

Recorde-se que o Twitter anunciou, esta terça-feira, que processou Elon Musk, para tentar forçar o empresário a concluir a aquisição da rede social por 44 mil milhões de dólares, após este ter recuado no acordo.

Musk e Twitter estão a preparar-se para uma disputa legal, desde que o homem mais rico do mundo revelou, na sexta-feira, que recuava no acordo, estabelecido em abril, para a compra da empresa.

PM | ENCONTRO COM HÉLDER COSTA, SECRETÁRIO GERAL DO g7+... 1️⃣4️⃣ 0️⃣7️⃣ 2️⃣0️⃣2️⃣2️⃣

 Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

Mantive hoje um encontro de trabalho bastante frutífero com Senhor Hélder Costa, Secretário Geral da organização intergovernamental de países afetados por conflitos para ajudar a alcançar a paz e a estabilidade através da aprendizagem entre países e na defesa de cooperação efetiva. 

O g7+ é composto por vinte país situados em quatro continentes geograficamente diferentes e existe para criar uma plataforma coletiva para compartilhar experiências e promover estratégias específicas de engajamento e liderados pelos próprios países rumo à paz e estabilidade.

Em dezembro de 2009, o g7+ alcançou o estatuto de observador na Assembleia Geral das Nações Unidas e desde julho de 2021, que lhe foi atribuído a categoria de Observador Associado da CPLP.



Helder da Costa Secretário-geral inter-governamental g7+, convida esta quarta-feira (13.07),  Presidente da República Umaro Sissoco Embalo,  para participar no evento de alto nível a nivel de Chefes de Estados e de governo na margem de Assembleia Geral das Naçöes Unidas no mês de setembro em Nova York.☝ 

MADEM G15: MANIFESTO DE PESAR

 Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

O Coordenador Nacional, Braima Camará - Bá Di Povo  líder do MADEM-G15, deslocou-se hoje dia 14 de julho, à embaixada da República de Angola em Bissau, acompanhado pela delegação composta pelo Secretário Nacional - Abel Da Silva Gomes e, os ex Combatentes da Liberdade da Pátria, Adja Satu Camará e o Senhor Luís Oliveira Sanca, no intuito de manifestar o sentimento de pesar.

O Encarregados de Negócios de Angola,  Bento Lázaro Das Dores Sebastiao foi o anfitrião desta delegação.

A dia 8 de julho faleceu o Eng. José Eduardo dos Santos, ex-Presidente de Angola, em Barcelona.

As mais profundas condolências ao povo angolano, ao MPLA e à família enlutada .

Que a sua alma descanse em paz.


Seja muito bem-vindo ao MADEM-G15... Militância do Sr. Eusébio Nunes Correia, ex-Diretor Geral da TGB.

Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau - EAGB ...Comunicado

 Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau - EAGB

"País assassino". Zelensky acusa Rússia de matar "crianças" diariamente... O ataque em Vinnytsia terá provocado, pelo menos, 12 vítimas mortais, entre elas uma criança.

© Reprodução

Notícias ao Minuto  14/07/22 

Um ataque russo na cidade ucraniana de Vinnytsia, no centro do país, terá provocado, pelo menos, 12 vítimas mortais e 25 feridos, segundo os dados do Serviço de Emergência da Ucrânia (SES). O presidente do país, Volodymyr Zelensky, condenou o bombardeamento, revelando que um dos mortos se trata de “uma criança pequena”.

“Vinnytsia. Mísseis atingiram o centro da cidade. Há feridos e mortos, entre eles uma criança pequena”, apontou o responsável, através de uma publicação nas redes sociais, acompanhada por um vídeo - que poderá ver na galeria acima.

O chefe de Estado acusou ainda a Rússia de ser um “país assassino”, que “todos os dias ataca civis, mata crianças ucranianas, lança mísseis contra alvos civis, onde não há nada de militar”.

“O que é isto senão um ato de terrorismo aberto? Desumanos. País assassino. País terrorista”, lançou.

De acordo com o SES, estarão 90 operacionais no local, sendo que cerca de 25 veículos estão em chamas. "Há mortos e feridos", escreveu inicialmente Serhiy Borzov, governador da região de Vinnytsia, na rede social Telegram.


Leia Também: OSCE alarmada com "campos de filtragem" de civis ucranianos pela Rússia

PM | SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DO CM: COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS... 1️⃣3️⃣ 0️⃣7️⃣ 2️⃣0️⃣2️⃣2️⃣

Confira na íntegra o Comunicado do Conselho de Ministros de hoje, reunido em sessão extraordinária, presidido por Sua Excelência Senhor Presidente da República Umaro Sissoco Embaló.

Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau


Veja Também:

Antes de iniciar a Sessão e sob proposta do Primeiro Ministro, o Plenário Governamental observou um momento de ovação em reconhecimento à designação da República da Guiné-Bissau para a presidência da Conferencia dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, na pessoa de Sua Excelência o Senhor Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, General do Exército Umaro Sissoco Embaló, facto que constitui um marco indelével para a República da Guiné-Bissau, volvidos 47 anos depois da sua adesão à essa organização sub-regional.

Em reação, o Chefe de Estado agradeceu ao Plenário Governamental pela sua felicitação e considerou que presidir a Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, para além de significar uma vitória da Guiné Bissau e de todos os guineenses em geral, constitui também um sério desafio à afirmação do nosso país nessa instância sub-regional e nos demais palcos internacionais.


O Conselho de Ministros reuniu-se esta quarta-feira (13.07), em Sessão  Extradionaria, no Palácio da República, sob a presidência de Umaro Sissoco Embaló Presidente da República.☝