sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

UNTG entrega ao governo um caderno reivindicativo

No caderno reivindicativo da Untg, Untgcs destaca-se a implementação de diplomas e de cumprimento das obrigações do governo, em especial para aumentos salariais, pagamento de dívidas e a reestruturação de carreiras.

Já no último parágrafo, a UNTG-CS manifesta-se disponível ao diálogo, caso contrário, reserva o recurso a greve geral e sequencial.





Fonte: Aliu Cande

Existem quatro tipos de personalidade. Qual é a sua?

Investigadores da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, examinaram dados de mais de 1,5 milhão de pessoas e descobriram que existem pelo menos quatro grupos distintos de personalidade: regular, reservada, egocêntrica e exemplar.


Publicado na revista Nature Human Behavior, e divulgado pela revista Galileu, o estudo examinou as respostas de voluntários a questionários com 44 a 300 perguntas.

"As pessoas tentaram classificar os tipos de personalidade desde o tempo de Hipócrates, mas a literatura científica descobriu que isso não faz sentido", disse William Revelle, professor de psicologia na Faculdade de Artes e Ciências de Weinberg, nos EUA. 

"Agora, esses dados revelam que há de facto densidades mais altas de personalidades", falou Luís Amaral, da McCormick School of Engineering. "Os tipos de personalidade só existiam na literatura de autoajuda e não tinham lugar nas revistas científicas. Achamos que tal vai mudar devido a este estudo."

A partir das respostas dos questionários, os especialistas apontaram os cinco traços básicos de personalidade: neuroticismo, extroversão, abertura a novas experiências, simpatia e consciência.

Após desenvolverem novos algoritmos, surgiram quatro tipos de personalidades. 

Regular

Pessoas regulares apresentam níveis elevados de neuroticismo e de extroversão, e apresentam ainda baixos níveis de abertura a novas experiências. As mulheres são mais propensas do que os homens a ter este tipo de personalidade.

Reservada

O indivíduo reservado é emocionalmente estável, mas não possui abertura ou neuroticismo. Não é extrovertido, mas é agradável e consciente. 

Exemplar

Pessoas exemplares pontuam baixo relativamente ao neuroticismo e alto em todas as outras características. Há mais mulheres nesta categoria. A probabilidade de alguém ser exemplar aumenta com a idade. "São pessoas confiáveis e abertas a novas ideias. Tomam a iniciativa e são de confiança – ótimas para estarem por exemplo à frente de um negócio", explicou Amaral.

Egocêntrica

Esse grupo apresenta uma pontuação elevada em extroversão e abaixo da média em abertura, simpatia e consciência. "São pessoas com quem não quer sair", afirmou Revelle. Há uma diminuição dramática no número de egocêntricos à medida que as pessoas envelhecem, tanto entre as mulheres como nos homens.

NAOM

HÁBITOS QUE MATAM - Cozinhar frango e peixe desta forma “aumenta risco de morte prematura”

Alimentos fritos, sobretudo peixe e frango, “aumentam o risco de morte prematura” e estão “associados a problemas cardíacos fatais”.

Cozinhar frango e peixe desta forma “aumenta risco de morte prematura” © iStock

Uma ou mais porções diárias de comida frita estão associadas a um maior risco de morte prematura – revela um novo estudo.


Apenas uma dose de alimentos fritos e ricos em gordura, tal como batatas fritas, é suficiente para elevar a probabilidade de morte precoce.

Já ingerir uma ou mais porções de frango frito por dia está associado a um risco 13% maior de falecimento antes do tempo, relativamente a qualquer outro tipo de comida e a 12% mais hipóteses de sofrer uma morte devido a doença cardíaca, comparativamente a quem não ingere os alimentos preparados dessa forma.

Os investigadores constataram ainda que uma ou mais porções de peixe frito por dia elevam o risco de morte por qualquer causa até 7% e 13% de perigo de morte por alguma patologia cardíaca.

Foi ainda estabelecida uma ligação fatal mesmo quando são consumidas pequenas doses desses alimentos.

Os resultados foram semelhantes, inclusive quando os cientistas tiveram em conta fatores como a prática de exercício físico.

A pesquisa seguiu 106,966 mulheres, dos 50 e os 79 anos, desde 1993.

Durante um seguimento que durou cerca de 20 anos, 31,558 das voluntárias morreram, 9,320 de doenças cardíacas, 8,358 de cancro e 13,880 por outras causas.

Risco mais elevado de morte

Os autores do estudo, da Universidade do Iowa, nos Estados Unidos, disseram: “O consumo frequente de alimentos fritos, especialmente de frango e peixe frito, foi associado a um maior risco de morte por qualquer causa e cardiovascular entre a população feminina”.

Acrescentando que “o estilo de vida e modo de cozinhar os alimentos” pode melhorar este cenário ‘negro’ e que comer menos fritos “pode ter um impacto clínico bastante significativo” na saúde pública.

POR LILIANA LOPES MONTEIRO 

NAOM

Supremo Tribunal da Guiné-Bissau quer aplicação efetiva da lei da paridade nas eleições

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que na Guiné-Bissau também tem as competências de tribunal eleitoral, "está intransigente" em relação aos partidos que ignorarem a obrigatoriedade de apresentar 36% de mulheres nas suas listas de candidatos a deputado.


Fonte do STJ disse à Lusa que "algumas listas" de partidos, concorrentes às legislativas de 10 de março, "poderão ser rejeitadas por não respeitarem a quota mínima de 36% de mulheres", conforme a lei de paridade aprovada pelo parlamento em agosto e promulgada pelo Presidente guineense, José Mário Vaz, em dezembro.

Segundo a fonte do Supremo Tribunal, nenhum dos 24 partidos concorrente às eleições preencheu a quota mínima de mulheres nas suas listas e foram notificados a cumprir com a lei até às 16 horas de quinta-feira, prazo limite.

Alguns partidos ainda argumentaram junto do STJ que a lei recomenda o preenchimento de 36% de mulheres no total de candidatos a deputados, enquanto o órgão judicial alegou que o dispositivo é de cumprimento obrigatório por cada círculo eleitoral.

Ou seja, é entendimento do Supremo Tribunal que em cada círculo eleitoral os partidos são obrigados a propor 36% de mulheres entre candidatos a deputados efetivos e suplentes.

As organizações de mulheres guineenses têm vindo a afirmar que nenhum partido cumpriu com a disposição legal no que toca as listas de candidatos a deputados.

Uma outra exigência do tribunal está relacionada com a apresentação de documentos que comprovem a desvinculação dos candidatos a outras formações políticas.

Vários candidatos a deputados para as próximas eleições não se desvincularam formalmente de outros partidos, precisou a fonte do STJ.

"A lei é taxativa nessa questão, ninguém pode pertencer, formalmente, a dois partidos", disse a fonte do tribunal.

Outros candidatos foram instados a apresentar as certidões de nascimento, de quitação fiscal e ainda de desmobilização ou passagem à reserva nas forças de defesa e segurança.

A mesma fonte admitiu algum atraso na apreciação dos dossiês de candidaturas dos 24 partidos, mas afirmou na próxima semana as que forem aprovadas serão afixadas no Supremo Tribunal de Justiça, em Bissau, para consulta pública.

MB // PJA

Lusa/Fim

“ DEFINIÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NÃO TEM FAVORECIDO A EDIFICAÇÃO DE UM SECTOR DE JUSTIÇA FORTE”, diz ministro de justiça


O ministro da justiça e dos Direitos Humanos afirmou que a definição de políticas públicas e estratégias de desenvolvimento não tem favorecido a edificação de um sector de justiça forte.

Iaia Djaló que falava esta sexta-feira (25 de Janeiro) no acto de posse dos novos membros do Sindicato Nacional dos Oficiais de Justiça diz igualmente que os duelos da justiça interpelam qualquer cidadão comum.

“ a Guiné-Bissau ao longo dos muitos anos de Independência, a definição de politicas publicas e estratégias de desenvolvimento não tem favorecido a edificação de um sector de justiça forte, digno e a altura dos desafios contemporâneo”, diz para depois reconhecer que “ os duelos da justiça interpelam qualquer a cidadão comum e reclama maior coordenação e articulação institucional entre estado e parceiros sociais”, diz.

Por outro lado, sublinhou que a edificação das bases de uma justiça célere, eficaz, transparente e administrada ao serviço dos cidadãos, não se resume apenas na acção dos magistrados, “ mas também de um contributo nobre dos oficiais de justiça enquanto auxiliares de poder judicial na sua relação com a sociedade”.

No entanto, o presidente eleito do sindicato Filipe Na Baly disse que este sindicato é um património de todos os trabalhadores de justiça em nome de povo guineense.

“ O diálogo e busca de soluções para os problemas que enfrentamos e as necessidades dos oficiais de justiça, nomeadamente o recrutamento de novos oficiais, continuará a ser um parceiro do governo, na busca d melhores soluções como a organização dos cartórios e a celeridade processual”, afirmou o sindicalista.

Ainda, o presidente garantiu ao membros do sindicato lutar para a aplicação do estatuto remuneratório dos oficiais de justiça e efectivação do conselho dos oficiais de justiça.

CSI denuncia ingressos através de militância partidária na administração pública

Entretanto, o secretário-geral da Confederação dos Sindicatos Independestes (CSI) denunciou durante a cerimónia da posse dos sindicatos de oficiais de justiça que ingresso na administração pública faz-se através de militância nos partidos políticos.

“ O ingresso na administração pública faz-se através de militância no partido político violando grosseiramente o Estatuto do Pessoas da Administração Pública levando a administração pública a deixar de ser estadual mas sim privada por ingresso deixou de ser por via legal”, denuncia Malam Ly.

Por outro lado, sublinhou que os governos da Guiné-Bissau nunca foram capazes de honrar seus compromissos resultantes dos acordos celebrados com os sindicatos razão que leva os sindicatos a desencadearem greves cíclicas na administração pública.

Por: Nautaran Marcos Có

radiosolmansi.net

COMUNICADO À IMPRENSA




Prs Bissau

Legislativas 2019 - Director Geral da INACEP protesta “exclusão” da empresa na produção de Cadernos Eleitorais

Bissau, 25 Jan 19(ANG) – O Director-geral da Imprensa Nacional(INACEP), Empresa Pública, protestou ontem o que considera  de “exclusão” da empresa na produção de cadernos eleitorais, visando eleições legislativas de 10 de Março próximo .

“A Inacep, enquanto Imprensa pública nacional avançou com uma proposta para a produção de cadernos eleitorais como tem acontecido nas eleições legislativas e presidenciais de 2014 conforme a lei”, disse hoje Vladimir Djomel em conferência de imprensa.

Aquele responsável alegou que a Inacep foi criada com o estatuto especial de confeccionar, em termos gráficos, todos os trabalhos do Estado da Guiné-Bissau.

“Foi nesse quadro que desde que o processo eleitoral iniciou no país esta instituição foi sempre responsável pela produção de cadernos eleitorais”, sustentou.

 Vladimir Djomel salientou que foram convidados  pelo Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral(GTAPE) a apresentar uma proposta visando a produção de cadernos eleitorais, acrescentando que a sua instituição apresentou as condições necessárias para o efeito.

“Enviamos a nossa proposta partindo da experiencia nas eleições de 2014 com uma factura na ordem de pouco mais de 57 milhões de francos CFA para a impressão de 55 mil exemplares necessários, de acordo com o número de cidadãos inscritos nos cadernos eleitorais”, disse.

O Director Geral da Inacep disse que tiveram informações de que a empresa “360 V2”, apresentou uma proposta visando imprimir 50 mil exemplares de lista de recenseados no valor de 72 milhões de francos CFA, ou seja, montante muito superior ao valor apresentado pela Inacep.

“A Incaep apresentou a sua proposta baseando na lei porque o Suplemento do Boletim Oficial  número 31 do dia 7 de Agosto de 1978 e o decreto 22/78 e artigo número 4 ponto 2, alíneas a e b, determina  que todos os trabalhos do Estado devem ser feitas pela Inacep e na eventualidade de não poder executa-los deve solicitar aos seus parceiros, nomeadamente a Casa de Moeda de Portugal e outras instituições estatais de outros países”,referiu.

Vladimir Djomel disse não compreender a decisão do GTAPE  de atribuir a confecção dos cadernos eleitorais à empresa 360 V2, sem uma comunicação  prévia à outra empresa concorrente, neste caso a Inacep.

“Temos ainda informações de que a empresa 360 V2 tem ainda propostas adicionais de 30 milhões de fcfa para a realização do mesmo trabalho porque irá dar emprestado  as suas máquinas de impressão ao GTAPE”, revelou.

O Director Geral da Inacep promete avançar já amanhã, sexta-feira com uma providencia cautelar para impugnar o referido processo.

A ANG soube que 360 V2 é uma empresa privada de que é sócio gerente o antigo Director-geral da Inacep, Victor Cassamá.  

ANG/AC//SG

Comércio - Inspector-geral anuncia encerramento de alguns estabelecimentos por incumprimento à lei

Bissau, 25 Jan 19 (ANG) – O Inspector-geral do Ministério do Comércio e Artesanato anunciou que vai proceder quarta-feira ao encerramento de alguns estabelecimentos comerciais por desobediência à lei ou seja por não terem respondido a notificação dos serviços de inspecção desta instituição.

Alberto Mendes Pereira, falava em exclusivo à Agência de Noticias da Guiné (ANG) sobre os trabalhos que os serviços de inspecção estão a fazer relativamente ao controlo de produtos fora de prazo nos mercados do país.

Nesta entrevista, o Inspector-geral do Ministério de Comércio perspectiva para um futuro próximo o estabelecimento da cooperação com os serviços de inspecção do Ministério da Saúde para melhor combaterem a venda dos produtos fora de prazo de validade no país.

Justifica a intenção de estabelecimento desta parceria com os serviços de inspecção da Saúde com o facto destes terem  mais conhecimentos sobre as consequências sanitárias que os produtos fora de prazo podem causar às pessoas.  

Disse que os serviços de inspecção estão empenhados em retirar todos os produtos fora de prazo nos mercados nacionais, por serem nocivos à saúde pública, mas reconhece as dificuldades que poderão enfrentar “porque alguns operadores escondem as mercadorias” que se encontram nessas condições.

Os produtos fora de prazo constatados no mercado pelos inspectores, segundo Alberto Pereira, são, entre outros, pastilhas, chocolates e diferentes marcas de sumo.

O Inspector-geral disse estar satisfeito com os trabalhos levados a cabo pelos inspectores, sobretudo pelas acções de sensibilização feitas junto dos operadores comerciais, e que segundo disse, que se traduziram na  redução significativa de produtos expirados nos mercados.  

Afirmou que, a título de exemplo, recentemente na região de Cacheu foram incinerados grande quantidade de produtos fora de prazo, informando que e também na região de Gabu, os serviços de inspecção detectaram num armazém 145 latas de tintas e num outro,  produtos cosméticos fora de prazo , cuja inceneração dos mesmos já foi comunicada às autoridades locais.   

Instado sobre as sanções aplicadas  aos donos de estabelecimentos que estão a comercializar produtos fora de prazo, Alberto Mendes informou que são lhes aplicados multas que variam  entre os 15 mil à dois milhões de francos CFA, dependendo do estabelecimento e da quantidade do produto em causa.

Em relação a adulteração de datas de validade dos produtos, disse que são igualmente aplicadas aos infractores multas que variam entre os 15 mil e dois milhões de fcfa, conforme quantidade de produtos em causa.

Por outro lado, Alberto Mendes Pereira reconheceu as dificuldades de controlo dos produtos no mercado, devido ao comportamento de alguns operadores que tentam, a todo custo, aliciar  alguns inspectores no terreno.

 “Alguns inspectores que já são conhecidos no mercado, mas que agora deixaram de desempenhar essa função, têm , de forma ilegal, aparecido nos mercados, para tentar exercer essas funções.

Considerou essa situação de grave e promete combatê-la internamente.
Alberto Pereira  pede aos comerciantes a fazerem denúncias sobre estes casos junto do Ministério de Comércio , cada vez que descobrirem “esses falsos inspectores”.  

ANG/LPG/AC//SG