terça-feira, 13 de maio de 2014

Nabiam promete justiça para o país e elogia o futuro primeiro-ministro


O candidato elogiou o perfil do PAIGC como pessoa para dirigir os destinos dos guineenses nos próximos quatro anos.

O candidato independente apoiado pelo PRS Nuno Gomes Nabiam disse que justiça terá de agir contra todos aqueles que tenham feito mal ao povo da Guiné-Bissau.

«A justiça deve funcionar neste país, quem fez mal dever ser julgado e quem usou indevidamente o dinheiro do povo deve ser igualmente julgado», disse Nabiam em clara referência ao seu adversário José Mário Vaz, acusado na justiça de ter usado dinheiro público quando era ministro das Finanças.

Nabiam prometeu ser um Chefe de Estado que garante a convivência entre os guineenses, justificando que todos os cidadãos são da mesma ideologia social e condenados a viver juntos.

Em relação ao futuro primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, o candidato elogiou o perfil do PAIGC como pessoa para dirigir os destinos dos guineenses nos próximos quatro anos, tendo mais uma vez garantido trabalhar com ele.

«O PAIGC ganhou eleições legislativas, tem um presidente jovem, competente, um amigo, camarada e colega da mesma carteira. Ele é capaz, vamos trabalhar juntos para fazer o nosso país avançar», disse Nabiam.
http://www.voaportugues.com/content/nabiam-promete-justi%C3%A7a-para-o-pa%C3%ADs-e-elogia-o-futuro-primeiro-ministro/1913900.html

Observadores da Cedeao chegam a Bissau e UE promete retirar sanções


A missão de observadores de curto prazo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (Cedeao), liderada por Amos Sawyer, antigo presidente interino da Libéria, chegou hoje a Bissau para acompanhar a segunda volta da eleição presidencial de domingo.

Deputado do PAIGC denuncia plano de introdução de armas no país

O deputado eleito pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Inácio Correia (Tchim) denunciou um grupo de pessoas que, a todo custo, tenta introduzir armas na Guiné-Bissau, para acusar algumas figuras do seu partido como responsáveis pela chegada do armamento.

Falando durante um comício popular realizado este Domingo, 11 de Maio, no Círculo Eleitoral 28, concretamente no Bairro de Belém, em Bissau, Inácio Correia explicou que o alegado plano consiste em mobilizar certas pessoas a transportarem armas numa viatura, tentando passar pelo controlo de Safim, à entrada de Bissau, onde outro grupo irá fingir interceptar a operação para, de seguida, confessar que as armas em causa foram importadas por dirigentes do PAIGC nesta fase da campanha eleitoral.

O dirigente político revelou ainda que no passado recente outro grupo de pessoas tentou introduzir armas na sede do seu partido, mas foi descoberto. Inácio Correia considerou este acto como um «desespero».

Sem avançar nomes de pessoas envolvidas no plano, Tchim apelou aos seus militantes e à população em geral para se manterem alerta contra estes comportamentos, para o bem da Guiné-Bissau.

Sobre o assunto, uma fonte do serviço de segurança guineense disse ter as mesmas informações, contudo carecem ainda de confirmação.