quinta-feira, 9 de novembro de 2017

MINISTÉRIO DE INTERIOR PROMOVE MAIS DE CEM AGENTES


O Ministério do Interior promoveu, esta quarta-feira (08), mais de cento e cinquenta (150) agentes de segurança para as categorias de Super Intendente, Intendente e Sob Intendente e ainda procedeu a mudanças de insígnias.

Na declaração à imprensa o Comissario Nacional da Polícia da Ordem Pública (POP), Celso de Carvalho, diz que passados 40 anos o ministério de interior não procedeu a mudança de patentes mas a promoção é um trabalho “árduo” em colaboração com agentes de ministério.

“Hoje foi possível lei número 9/2010 (que ordem a mudança das insígnias) e estamos em 2017. Há sete (07) anos que foi plasmado na lei e nunca conseguiram cumprir”, rebate.

Celso de Carvalho afirma ainda que o seu ministério promete continuar com as promoções a nível nacional.

“Isso significa um sentido de responsabilidade maior, a missão daqui para frente é maior, todos têm que trabalhar para podermos cumprir com a promessa que fizemos com a população para garantir paz e tranquilidade”, adverte.
   
Entretanto questionado sobre as marchas dos partidos políticos marcadas para o dia 16 e 17 do mês em curso, o Comissario da POP, Celso de Carvalho, diz que se os partidos políticos cumpriram com as regras o seu ministério vai fazer a sua parte.

“Não sabemos da marcha e não entrou ainda nenhum documento sobre a marcha, e depende em que circunstancia que foi entregue e tem normas que devem ser respeitadas e se forem respeitadas vamos cobrir sem problema”, promete.

Guinendade/ANG

Técnicos chineses concluem prospecções geológicas para construção do porto de pesca na Guiné-Bissau


Uma equipa de técnicos da China, que desde Outubro esteve a efectuar trabalhos de prospecção geológica no âmbito do projecto de construção da segunda fase do porto de pesca do Alto Bandim em Bissau, Guiné-Bissau, conclui o seu trabalho recentemente, anunciou hoje o director administrativo do porto.

Hugo Nosoline Vieira disse que a equipa chinesa, constituída por dois elementos, efectuou no total 24 furos nos solos em terra e no mar junto à referida infra-estrutura e adiantou que as amostras recolhidas serão agora enviadas para um laboratório especializado na China, uma das condições para ultimar o projecto.

Se os resultados forem positivos as obras de construção da segunda fase do porto de pesca, cujo projecto é financiado inteiramente, em forma de donativo, pela República Popular da China no valor de 26 milhões de dólares, deverão ter início em Janeiro de 2018, acrescentou aquele responsável.

O acordo para esta doação foi assinado em Agosto passado e, desde então, são já três equipas de técnicos chineses que foram enviadas por Pequim para, nomeadamente apresentar o projecto junto as autoridades da Guiné-Bissau, fazer o levantamento topográfico e prospecção geológico em terra e mar junto ao porto de pesca.

No âmbito deste projecto serão construídos uma ponte flutuante de 50 metros junto à rampa já existente, a pavimentação e construção de valas de drenagens, de um reservatório de água com capacidade de mil metros cúbicos e limpeza de detritos ao redor do tabuleiro da nova infra-estruturas, além de um sistema anti-erosão, escadas para desembarque de pescado e diques de protecção de navios.

A primeira fase da construção do porto de pesca do Alto Bandim foi financiada pelo Banco Africano de Desenvolvimento com quatro milhões de dólares e incluiu a construção de um cais, lota e edifício administrativo.

O governo espera com a materialização desta infra-estrutura que que fiquem criadas as condições para efectuar inspecções e observar os requisitos higiénicos recomendados antes do consumo interno e da exportação do pescado. 

(Macauhub)

BANCO MUNDIAL AJUDA GUINÉ-BISSAU A MELHOR FORNECIMENTO DE ELETRICIDADE E INTERNE

A vice-presidente do Banco Mundial para a região africana, Mantan Murthy, disse hoje em Bissau que a instituição está empenhada em ajudar a Guiné-Bissau a melhorar os níveis de fornecimento de eletricidade e Internet à população.

A saída de uma audiência de trabalho com o primeiro-ministro guineense, Umaro Sissoco Embaló, na presença do ministro das Finanças, João Fadiá, a responsável indicou aos jornalistas que o Banco Mundial já aprovou os apoios para os dois setores faltando agora as decisões de Bissau.

Mantan Murthy disse que a Guiné-Bissau "é o único país" que o Banco Mundial apoia que "ainda não está ligado ao cabo submarino" no âmbito do projeto ACE (Africa Coast to Europa), cuja instalação foi financiado em 35 milhões de dólares (30 milhões de euros), pela instituição mundial.

"O cabo submarino vai permitir melhorar a interligação do país com a informação e tecnologia. A nossa aposta é ajudar a Guiné-Bissau a estar conectado rapidamente para servir a população", declarou a dirigente do Banco Mundial.

No domínio do fornecimento de energia elétrica, Mantan Murthy assinalou que até que a Guiné-Bissau comece a beneficiar da energia da barragem de Kaleta, da vizinha Guiné-Conacri, no âmbito de um projeto sub-regional, dentro de 18 meses, é preciso que o Governo promova algumas melhorias no setor.

Murthy indicou que é vontade do Banco Mundial ver a energia a ser distribuída para um maior número da população guineense.

Conosaba/Lusa

Crise Política: PRESIDENTE JOMAV PEDE COLABORAÇÃO DE POLÍTICOS PARA APLICAÇÃO DE ACORDO DE BISSAU

O Presidente da República, José Mário Vaz apelou a todos os guineenses, particularmente aos políticos protagonistas da crise na Guiné-Bissau a se aproveitarem do ambiente de fraternidade, sem violência, sem ameaças nem ultimatos, para aplicarem o “Acordo de Bissau”.

O Presidente considera o Acordo de Bissau (rubricado semanas antes do acordo de Conakry em Outubro de 2016) um acordo entre os guineenses como instrumento para a saída da crise que assola o país há mais de dois anos.

O apelo de José Mário Vaz vem expresso em comunicado da Presidência da Repúblicada divulgado esta quarta-feira, 08 de Novembro de 2017, no qual afirma que a felicidade e o progresso do povo assentam-se necessariamente na paz social, na estabilidade sócio-política e na unidade nacional.

Na nota, Presidente Vaz perspectiva a erradicação da fome na Guiné-Bissau e promete conduzir o povo à felicidade e ao progresso.

O pronunciamento do Chefe de Estado surge um dia depois de ter concluído o seu périplo pelas regiões do país para acompanhar a situação de campos agrícolas, no âmbito da sua iniciativa Mon na Lama (recentemente transformada em Fundação Privada), um projeto iniciado na sua aldeia natal Calequisse, mas  que diz pretender estender por todo o território nacional.

Ao PAIGC, partido vencedor das últimas eleições legislativas de 2014, o Chefe de Estado apela que abra os seus braços e as portas da sua sede para promover a reconciliação interna e oferecer uma oportunidade de paz social ao povo guineense.

No mesmo comunicado assinado pelo seu Conselheiro Porta-voz, Fernando Mendonça, lê-se que José Mário Vaz está preocupado com o bloqueio da ANP e por isso quer que a instituição facilite o fim do bloqueio institucional que “condiciona fortemente” o funcionamento do Estado.

No comunicado, o Presidente agradeceu aos Representantes residentes da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e do Programa Alimentar Mundial (PAM) pelos apoios prestados às suas deslocações às regiões.

Às mulheres, aos jovens, aos artistas e aos grupos de mandjuandade, o Presidente Vaz elogia entusiasmo e capacidade de animação. Ao efetivo da ECOMIB, pela paciência e pelo alto grau de profissionalismo na manutenção da ordem e da segurança. 

Por: Redação
OdemocrataGB

União Nacional dos Trabalhadores da Guiné vai eleger novo secretário-geral

A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné – Central Sindical (UNTG-CS) vai realizar o quarto congresso ordinário de 5 a 7 de dezembro em Bissau, para eleger o substituto do secretário-geral cessante, Estevão Gomes Có. O encontro de Bissau vai decorrer sob lema “Reafirmação do Sindicalismo e a Justiça Laboral na Guiné-Bissau” e vão participar …Ler mais

COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS DE 08/11/2017 – Guiné-Bissau

O Conselho de Ministros reuniu-se hoje, dia 08 de Novembro 2017, na sua Trigésima Sexta Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, no Salão Nobre “Francisco João Mendes – Tchico Té”, no Palácio do Governo, em Bissau, sob a presidência de Sua Excelência o Primeiro-Ministro, General Úmaro Sissoco Embaló.

Comunicado de Conselho de Ministros de 08.11.2017_@OD





















Foto: Gabinete de imprensa do PM
OdemocrataGB