quinta-feira, 13 de agosto de 2020

NOTICIAS DA GUINE BISSAU REPORTER AFRICA


FONTE: RTP AFRICA . RadioBantaba

Pa cirbil kinti ami nkala dja no bai so

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, nomeou hoje o Brigadeiro-General Arsénio Lassana Baldé como novo Diretor-Geral do Serviço de Informação de Segurança.


Braima Darame

O presidente da República da Guiné-Bissau, General Umaro Sissoco Embalo, jogando bola com os colaboradores, amigos e alguns são colegas de infância.

Bissau Última hora

CEA LANÇA CENTRO AFRICANO DE MONITORAMENTO DE PREÇOS

A Secretária executiva da Comissão Económica para a África (CEA) afirmou que o papel dos escritórios estatísticos nacionais em garantir que a plataforma tenha dados oportunos, precisos e actualizados será crucial.

Vera Songwe fez a constatação no lançamento virtual, a 12 de agosto, no lançamento de uma ferramenta continental única que oferece uma visão única das mudanças de preços nos países africanos, comunidades económicas regionais e níveis continentais.

Ela adverte que "a falta de dados de preços para permitir monitorar, analisar e gerenciar economias através de decisões políticas informadas muitas vezes levou à agitação civil “porque quando os preços de produtos como alimentos, petróleo e energia sobem, as pessoas saem as ruas” .

A iniciativa visa, portanto, consolidar os preços e taxas de câmbio de todos os países africanos em uma plataforma facilmente acessível aos cidadãos, formuladores de políticas e outras partes interessadas. A plataforma envolverá análises mensais, trimestrais e anuais de inflação.

O lançamento, presidido pelo vice-presidente de Gana Mahamudu Bawumia, aplaude a CEA pela iniciativa, dizendo que "esta loja única para colecta de dados" será um longo caminho para "fortalecer a relevância da CEA na África".

“Precisamos de dados sobre a evolução dos preços para avaliar como as mudanças nos preços ao consumidor podem afectar as tendências de distribuição de renda, os níveis de pobreza e as desigualdades, incluindo aqueles que vivem de suas pensões”, diz Bawumia.

“À medida que abrimos as portas para o livre comércio continental, os dados de nível de preços ajudarão a comparar os países e a entender os mercados regionais e a competitividade dos produtores em toda a África”, constatou.

Na mesma linha, o ministro da Economia, Planeamento e Desenvolvimento Regional de Camarões, Alamine Ousmane Mey, disse que se Precisa fortalecer as relações entre as instituições nacionais de informação e estatística da CEA “porque sem dados e informações, não podemos avaliar e monitorar políticas públicas”.

"Estamos falando de compilar dados, o que significa integrar a África. Vejo um futuro brilhante para essa iniciativa", diz Mey.

Em suas observações, o ministro das Finanças da África do Sul, Tito Titus Mboweni, ressaltou que "os dados ajudam os líderes políticos a entender a diferença entre o que gostariam e a realidade no terreno".

Ele acrescenta que "à medida que avançamos para a implementação da Área de Livre Comércio Continental Africana, precisamos de dados confiáveis e oportunos sobre preços e movimentações de bens e serviços para que possamos saber se temos convergência macroeconómica ou divergência".

Alguns ministérios de finanças e planeamento económico, representantes de escritórios estatísticos nacionais em toda a África também participaram do lançamento virtual, que reconhecem seu papel como atores-chave na iniciativa e estão comprometidos em fornecer os dados necessários.

Isso ocorre em um momento em que os governos estão ansiosos para entender os efeitos do COVID-19 na capacidade dos cidadãos de comprar necessidades básicas em um momento em que os países estão enfrentando medidas de contenção.

Por: Nautaran Marcos Có

radiosolmansi.net

BOLANHAS DE BISSAU AMEAÇADAS PELA INUNDAÇÃO

O Sector Autónomo de Bissau corre o risco do mau ano agrícola devido a inundação que ameaça as bolanhas da capital avança hoje (13) o Secretário para comunicação e porta-voz da organização dos agricultores denominado a Cooperativa Agrícola Familiar (CAF) de Bissau.

Baptista Té ex-ministro da administração territorial e poder local sustentou a informação pelo facto do aumento da água na bolanha que poderá destruir os diques que protege as bolanhas e vitando a entrada água salgada.

“Estamos a correr risco deste ano seja mau ano agrícola sobretudo aos agricultores que representamos devido a inundação das bolanhas. Muitas vezes, quando chove há vozes que dizem que os camponeses estarão aliviados devido a intensidade de chuva, mas isso prejudica a nossa actividade”, referiu Baptista Té.

Por outro lado, os agricultores mostraram preocupados com as construções das casas e armazéns nas zonas húmidas de Bissau por isso ameaçam reivindicar para inverter a situação.

“Queremos chamar atenção do ministério da agricultura, Câmara Municipal de Bissau e ambiente que não vamos permitir as construções de casas nas bolanhas para isso, até o mês de Novembro, se as nossas preocupações não forem atendidas, os agricultores vão realizar marcha para exigir fim das construções nas zonas húmidas”, advertiu Batista Té.

De acordo com o Secretário para comunicação e porta-voz da Cooperativa Agrícola Familiar de Bissau, as bolanhas de Cajila, Caliquir e Pefine não estão a ser cultivadas por causa das construções e da inundação assim como a bolanha de M’Boma que é uma da maior bolanha de Bissau.

Por: Marcelino Iambi

radiosolmansi.net

Rigor e Diciplina, pá djintes bai paga fisco na Fundo Rodoviário



Estamos atentos

Trabalhar na região de Tombali sobre tudo na sector de Cacine é como um Herói na luta Armada, a visita de Secretária do Estado de Gestão Hospitalar na região, com enorme dificuldade, veja um percurso para Centro de Saúde de Cassumba. A imagem fala por si...


Visita de Secretária do Estado de Gestão Hospitalar ao nosso Centro de Saúde Hospital 14 de Novembro de Cacine, Foi óptimo onde agradece a nossa União e Organização também de forma funcional, lamenta de Estado de degradação da Estrada e nos encorasa como jona é isolado pelo autoridade de Estado.



Fonte: Mamodo Camara


Leia Também: 

GUINÉ BISSAU, A ESTRADA DE MAMPATA-CASSACA 47 ANOS DA INDIPENDÊNCIA

POVO QUE SOFREU MUITO COM A GUERRA DA LIBERTAÇÃO
By Imigrantes Inconformados

Este é a vida de povo que sofreu dolorosamente com a guerra da libertação da Guiné Bissau. Dormiam nos mangais/tarafe, viveram 11 anos no perigo diário, por causa dos intensos bombardeamento das altearia pesada, dos aviões e barcos dos colonos. Mesmo assim contribuíram massivamente em apoiar os guerrilheiros de PAIGC na luta através da integração nas guerrilhas, donativos e serviços básico.

Mas agora ninguém olha para eles. Isto é uma injustiça de estado Guineense.





Ano Agrícola - Governo lança, oficialmente, em Bafata o Ano Agrícola 2020/2021.


Ministro da Agricultura considera a falta da vontade política como a príncipal razão do insucesso do sector agrário guineense.



TGB Televisão da Guiné-Bissau


BIAGUÊ NAN TAN RECONDUZIDO

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, reconduziu esta quinta-feira (13.08) o General Biaguê Nan Tan como Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, "tendo em conta que é um dos responsáveis institucionais pela estabilização das Forças Armadas, pelo seu distanciamento às querelas políticas, não permitindo a sua instrumentalização", diz um comunicado da Presidência guineense.


(Em atualização )
FONTE: DW África
13.08.2020


Confira o Decreto.👇👇👇



EDP. Guiné-Bissau trava contrato de 3,9 milhões com consórcio português


sol.sapo.pt  13 de agosto 2020

O contrato para a gestão da EAGB foi suspenso unilateralmente pelo Governo guineense depois de os trabalhadores do consórcio português passarem para o regime de teletrabalho, na sequência da pandemia. 

O Governo da Guiné-Bissau mantém suspenso, de forma unilateral, o contrato para a gestão da Empresa de Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB), assegurado por um consórcio português liderado pela EDP e que incluía a Águas de Portugal e a consultora Leadership Business Consulting.

A decisão do Governo liderado por Nuno Gomes Nabiam teve efeitos práticos a partir de 1 de junho, depois de o Executivo anunciar que não concordava que os gestores da EAGB ligados ao consórcio português tivessem abandonado a Guiné-Bissau após a declaração do estado de emergência no país, na sequência da pandemia de covid-19, passando a trabalhar em regime de teletrabalho, a partir de Portugal. 

Após a suspensão do contrato, o Governo guineense nomeou Mamadu Baldé para o cargo de diretor-geral da EAGB e Wil Pebna para diretor-geral adjunto, passando estes elementos a liderar interinamente a empresa. “Essa é a decisão que melhor serve os interesses do projeto”, justificou, na altura, o Executivo de Nuno Gomes Nabiam.

O contrato para a gestão da EAGB - criado ao abrigo de um programa financiado pelo Banco Mundial -, com um valor de 3,9 milhões de euros, foi assinado em novembro de 2018 e tem a duração de três anos (termina apenas no final de 2021). 

O consórcio liderado pela EDP tinha colocado no país 18 técnicos especializados com o objetivo de melhorar a EAGB, a empresa pública responsável pela produção, transporte e distribuição de eletricidade e água na Guiné-Bissau, e que na altura da celebração do contrato se encontrava em situação de falência técnica. 

EDP na “expetativa”. Ao i, a EDP confirma que os técnicos colocados na Guiné-Bissau continuam, neste momento, “em Portugal e a trabalhar nas suas respetivas empresas”. A energética portuguesa confirma que o contrato para a gestão da EAGB foi alvo “de uma suspensão temporária pelas autoridades guineenses no quadro da atual pandemia”, mas acrescenta que “a expetativa do consórcio é que a suspensão seja levantada assim que as condições o permitam” - dois meses e meio depois, porém, isso ainda não se verificou.

O apoio do consórcio português visava melhorar as redes de distribuição da EAGB e diminuir as perdas de eletricidade e água em todo o país, uma situação que se havia verificado ao longo dos anos e estava a comprometer os objetivos e a própria sobrevivência da empresa. O projeto previa igualmente que o consórcio pudesse ajudar a reestruturar a base de dados da EAGB e a modernizar todo o serviço ao cliente e o sistema de faturação. 

A Guiné-Bissau tem cerca de 1,9 milhões de habitantes, mas estima-se que menos de 20% da população tenha acesso a eletricidade e água canalizada. De acordo com os dados oficiais, o número acumulado de infetados no país com covid-19 era, até ontem, de 2088 pessoas. Destas, 1015 já recuperaram da doença e 29 morreram.

Alguns órgãos de comunicação social locais têm, por outro lado, noticiado a existência de dívidas que poderiam, eventualmente, justificar a saída da equipa portuguesa da Guiné-Bissau, uma informação que a EDP nega por completo. “O contrato existente entre o consórcio e o Banco Mundial/Ministério da Economia e Finanças da República da Guiné-Bissau é um contrato de prestação de serviços. Por esta razão, não há, nem pode haver, dívidas do prestador de serviços (o consórcio) para com o seu cliente”, refere, ao i, a empresa, que agora é liderada interinamente por Miguel Stilwell de Andrade.

EMBAIXADA DE PORTUGAL NA GUINÉ-BISSAU - INSTRUÇÃO DE PEDIDOS DE VISTO DE ESTUDO PARA O ANO LETIVO DE 2020-2021

EMBAIXADA DE PORTUGAL NA GUINÉ-BISSAU

INSTRUÇÃO DE PEDIDOS DE VISTO DE ESTUDO PARA O ANO LETIVO DE 2020-2021

1. Para o ano letivo de 2020-2021, será dada prioridade aos pedidos de visto dos 552 estudantes que constam da lista enviada à Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), do Ministério da Educação e da Ciência de Portugal, ao abrigo da Portaria n.º 111/2019 – Lista da DGES – que pode ser consultada através do seguinte link:
drive.google.com/drive/folders

2. Os estudantes que tenham sido admitidos e não constem da Lista da DGES deverão verificar a situação junto do respetivo estabelecimento de ensino em Portugal e/ou aguardar pela atualização da mesma. Até estar concluído o processamento de pedidos de visto dos estudantes que dela constam, não serão recebidos outros pedidos de visto.

3. No cumprimento das recomendações das autoridades de saúde, e de modo a evitar aglomerações, o recebimento da documentação instrutória dos pedidos de visto será feito a partir do dia 21 de agosto, todas as terças e sextas-feiras, com um horário de receção da parte da manhã, entre as 10h e as 12h, e outro da parte da tarde, entre as 13h e as 15h. Os requerentes são distribuídos pelos dias e horas destinados à receção dos pedidos de visto por ordem alfabética, como indicado na Lista da DGES.

4. O acesso à Secção Consular da Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau só será permitido àqueles cujos nomes constem da Lista da DGES. Caso o pedido seja entregue por outra pessoa, esta deverá apresentar uma autorização para o efeito. Em qualquer caso, só será permitido o acesso de uma pessoa por pedido de visto, não sendo autorizada a entrada de acompanhantes. É obrigatório o uso de máscara.

5. Ao abrigo da Portaria n.º 111/2019, os pedidos de visto dos estudantes que constam da Lista da DGES (e apenas estes) serão feitos mediante a entrega, em envelope A4, da seguinte documentação instrutória:

- Passaporte (original, com validade superior a 10 meses em relação à data de entrega do pedido)
- Formulário de pedido de visto, preenchido, datado e assinado, incluindo o nome do estabelecimento de ensino. Caso o(a) requerente seja menor de 18 anos, o formulário deve ser assinado pelos pais / tutores legais
- Fotocópia (não-autenticada) do Passaporte
- Fotocópia (não-autenticada) do Bilhete de Identidade
- Duas fotografias iguais tipo passe, atualizadas e em boas condições de identificação
- Certificado de Registo Criminal, emitido nos últimos 3 meses (em relação à data de entrega do pedido de visto) e autenticado por notário
- Autorização para consulta do registo criminal português pelo SEF

6. Caso o(a) requerente seja menor de 18 anos, deverão também ser entregues:

- Autorizações de saída da Guiné-Bissau, uma por progenitor / tutor legal, com as respetivas assinaturas reconhecidas notarialmente. No caso de um ou os dois progenitores do(a) menor serem falecidos, juntar certidões de óbito
- Fotocópia simples (não-autenticada) dos documentos de identificação dos progenitores / tutores legais
- Termo de responsabilidade no modelo legal subscrito por cidadão português ou por residente legal em território português que se responsabilize pelo(a) requerente (devidamente preenchido, datado e assinado, com a assinatura do subscritor reconhecida notarialmente)
- Fotocópia simples (não-autenticada) do documento de identificação / autorização de residência do(a) responsável em Portugal pelo(a) requerente menor de 18 anos

7. No momento da entrega do pedido de visto, os requerentes deverão, nos termos da lei, proceder ao pagamento de 68.875 FrCFA, correspondentes à soma da taxa do custo administrativo do tratamento do pedido de visto (59.036 FrCFA) com o valor da autenticação do registo criminal (9.839 FrCFA).

8. Os certificados de registo criminal devem ter uma validade máxima de 3 meses, o que será aferido na data de entrega, e estar autenticados por notário. Os processos que não tiveram certificado de registo criminal válido e autenticado serão apenas processados quando os pedidos de visto de todos os outros estudantes constantes na Lista da DGES tiverem sido analisados. A entrega de processos incompletos poderá também resultar em atrasos no processamento do pedido de visto.

GUIA PARA A INSTRUÇÃO DE PEDIDOS DE VISTO DE ESTUDO PARA O ANO LETIVO DE 2020-2021_PDF

Pedido de Visto de longa duração (residência e estada temporária)_PDF

Requerimento_PDF


Fonte: Agência de Notícias da Guiné-Bissau

EuroAtlantic começa em setembro a voar ao sábado para Bissau

A euroAtlantic vai começar a partir de 04 de setembro a voar ao sábado para a Guiné-Bissau, deixando de realizar o voo à sexta-feira, informou hoje a companhia aérea.


"os ‘slots' que o aeroporto de Lisboa disponibiliza não eram confortáveis para os nossos clientes a quem desejamos oferecer um bom serviço, com os novos horários vamos facilitar a chegada diurna dos turistas ao destino e permitir ao tráfego gerado em Bissau com escala em Lisboa, uma oportunidade de ligações ao final da tarde", afirmou o CEO da euroAtlantic, Eugénio Fernandes.

A partir de 04 de setembro, o voo da euroAtlantic sai de Lisboa às 05:55 locais de sábado, devendo chegar a Bissau cerca das 09:00 locais.

O regresso de Bissau a Lisboa passa a ser feito às 12:00 locais de sábado com chegada prevista à capital portuguesa às 17:15 locais.

"Queremos fazer crescer a economia da Guiné-Bissau e do arquipélago dos Bijagós, um destino de turismo natural, ecológico, sustentável a apenas quatro horas de voo da Europa", salientou Eugénio Fernandes.

No comunicado, a euroAtlantic volta a alertar os seus clientes para a obrigatoriedade de os passageiros para Bissau (e para Lisboa) serem portadores de um teste negativo para covid-19 realizado nas últimas 72 horas antes do voo.

A euroAtlantic retomou a 07 de agosto os seus voos semanais para a Guiné-Bissau, depois de a ligação ter sido suspensa, em março, devido ao encerramento de fronteiras no país no âmbito do combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

A Guiné-Bissau regista mais de 2.000 casos acumulados de covid-19, incluindo 29 vítimas mortais.

Por LUSA

Uma boa quinta feira a todos principalmente para os doentes do HNSM, o SAK MULTI SERVICE deseja rápidas melhoras a todos 🙏🙏🙏🙏 o nosso almoço de hoje👌













SAK Multi service

A semelhança de alguns países da sub-região, a Guiné-Bissau pretende implementar o período de repouso biológico nas águas territoriais a partir do próximo ano.


A semelhança de alguns países da sub-região, a Guiné-Bissau pretende implementar o período de repouso biológico nas águas territoriais a partir do próximo ano.

A iniciativa do Ministério das Pescas em colaboração com a União Europeia aponta para o mês de janeiro, ou seja o início de cada ano, no âmbito de Gestão Durável da Pesca.
Assim, a Direção-geral do Centro de Investigação Pesqueira Aplicada-CIPA fecha um ciclo de encontros de sensibilização com os armadores industriais de pesca que envolve atores intervenientes no setor das pescas.


Fonte: Aliu Cande

Scientists say a new ocean will form in Africa as the continent continues to split into two

Afar depression, 120 meters below sea level, an arid region near the Eritrean border in Ethiopia

The East African Rift system made up the western and eastern continental rifts, and stretches from the Afar region of Ethiopia down to Mozambique. It is an active continental rift that began millions of years ago, splitting at 7mm annually. The regular eruption of volcanoes along the rift and new insights into the break up of continents adds to the belief that the continent may be splitting to form a new ocean.

East Africa is home to several visible geographical wonders that have attracted tourists to the area. These include Lake Malawi and Tanzania’s Lake Tanganyika—respectively, the fourth largest freshwater and the second deepest lakes in the world. It also includes active volcanoes such as the Ol Doinyo Lengai in Tanzania, and the DallaFilla and Erta Ale in Ethiopia.

The Erta Ale stands out as one of the world’s most active volcanoes and one of the only eight and possibly the longest-existing lava lakes in the world.

Though not visible to tourists, among the wonders of the region is the Victoria microplate, one of the largest continental microplates. The Victoria microplate is a rift branch which, along chains of deep lakes and volcanoes, makes up the several features of the East African Rift System.


In a recent study, the Victoria microplate, which lies between the eastern and western branches of the Rift, was found to be rotating counterclockwise for the last two years with respect to the African Plate—the major tectonic plate constituting most of the African continent. This microplate was found to rotate in the opposite direction to all the other neighboring microplates in the region.

While this gives researchers new insight into the splitting process of the East Africa Rift system, the “Y” shaped end of the rift at the Afar region is getting more attention, as to where an ocean will likely be formed if the splits continue. The “Y” shaped junction is where the African, Somalian, and Arabian tectonic plates meet near Djibouti and Eritrea and it is associated with active volcanos including the Erta Ale volcano.

Researchers believe the volcanic activity in the region suggests a rift-to-ridge transition. The Erta Ale has been erupting constantly for over 50 years and it is believed that as the Erta Ale continues to erupt, a new narrow ocean basin with its mid-ocean ridge will be formed.


However, researchers are uncertain about the future of the East African rift—whether the split will continue and an ocean will eventually be formed. At the rate at which the Afar rift is splitting, it will take tens of million years for an ocean to eventually be formed.

By Uwagbale Edward-Ekpu

READ MORE...

VACINA BNT162B1 - Vacina da Pfizer e BioNTech causa resposta imune em testes de fases 1 e 2

Uma das vacinas na corrida contra a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, é a BNT162b1, formulada pelas farmacêuticas BioNTech, da Alemanha, e Pfizer, dos Estados Unidos.

© Shutterstock
Uma pesquisa publicada na revista Nature, e divulgada na revista Galileu, revela que a vacina internacional BNT162b1 demonstrou ser segura nas duas primeiras fases de testes. De acordo com os investigadores, os voluntários registaram uma resposta imunológica "robusta" após receberem o imunizante. 

Na primeira etapa 45 adultos saudáveis, entre os 18 e 55 anos, receberam a vacina. Entre esses indivíduos, foram administradas duas injeções a 24, uma de 10 µg e outra 30 µg. Entretanto, 12 tomaram uma injeção única de 100 µg e nove receberam duas doses de um placebo.

Posteriormente, os indivíduos foram testados para determinar ou não a existência nos seus organismos de anticorpos neutralizantes - o resultado foi positivo. Quem recebeu o imunizante demonstrou ter uma quantidade de 1,9 a 4,6 vezes superior de anticorpos neutralizantes, relativamente aos voluntários que foram diagnosticados com Covid-19.

Mais ainda, não se registaram efeitos secundários significativos. 

"As reações locais e eventos sistémicos dependeram da dose, geralmente leves a moderados e transitórios", afirmaram os investigadores.

De acordo com a revista Galileu, a vacina opera como um RNA mensageiro, por outras palavras o material genético do vírus que permite a sua multiplicação. A vacina foca a sua atenção num dos receptores essenciais para a operacionalidade do novo coronavírus, nomeadamente o ponto de ligação ao receptor (RBD).

Contudo, os dados apurados ainda não são conclusivos e é imperativo concluir a terceira fase do estudo. A ideia é vacinar 30 mil indivíduos para avaliar a longevidade da vacina e possíveis efeitos secundários. 

NAOM

E para já. Uma Auditoria seria nas sucessivos governos!

Por: yanick Aerton
Os sucessivos governos s devem prestar contas ou sejam auditadas na gestão do erário pública administrado ou geridos durante cargo ministerial que ocupava nas suas funções.

O povo deposita muita esperança neste governo liderado pelo Primeiro-ministro Engª. Nuno Gomes Nabian, e que integra grandes patriotas imbuídos do espirito de servir e não de servir-se do cargo que exercem para defraudar as expectativas desse mesmo povo.
Por isso é que se espera do governo uma acção musculada, mandando auditar a gestão do governo liderado pelo Ex- primeiros-ministros, que durante todo o seus magistério fez e desfez, em desrespeito total pelas normas que regem as relações entre os titulares dos órgãos de soberania, bem como no seu relacionamento com os seus principais parceiros sociais, designadamente os sindicatos.

Os governantes que passaram pelos departamentos do Estado geradores de receitas, têm que ser chamados a responder pelas situações de gatunice verificadas nesses departamentos, e levados a justiça para responderem criminalmente, mesmo que seja manu militar.

As pessoas não se sacrificaram em vão para extirpar o eixo do mal da nossa sociedade, para promover uma boa governação que permita a cada Guineense realizar o seu sonho. Esse desiderato passa pela assunção plena por parte do governo de uma postura de seriedade, transparência, determinação, compromisso e abnegação no cumprimento da sua complexa mas nobre missão.

Que sejam chamados para explicar aonde foram as receitas geradas nos últimos tempos, e não limitar-se apenas em queixumes que em nada produzem, senão uma clara demonstração da impotência do governo, o que poderá resultar na deterioração das relações que o liga ao povo, sobretudo aqueles que votaram na mudança.

Força, camaradas! Não hesitem em tomar as medidas que se impõem para que o povo comece a sentir a presença protectora deste Governo que, entre outros fins, jurou defender os interesses dos Guineenses, sem distinção de raça, cor da pele, religião, género ou condição socioeconómica.
ENG, NUNO GOMES NABIAN e PARA JȦ !

BANANAS - O leitor perguntou: Banana verde ou madura, qual devo comer?

Tudo depende dos benefícios que pretende obter...

© Shutterstock
As bananas maduras são, por exemplo, oito vezes mais eficientes quando o intuito é fortalecer o sistema imunológico, conforme explica o portal Melhor Com Saúde. 
A verdade é que o valor nutricional desta fruta muda à medida que amadurece.

Tenha em mente, que quando o amido se transforma em açúcar simples, a banana por sua vez amadurece e torna-se de mais fácil digestão.

No entanto, e segundo o Melhor Com Saúde várias pesquisas já comprovaram que o processo de amadurecimento faz com que o alimento perca muito do seu valor nutricional, incluindo minerais e vitaminas benéficos para o organismo.

Porém, um estudo recente apurou que ao amadurecer, a banana também produz diversos antioxidantes e ganha propriedades anticancerígenas.

A banana amarela e com manhas escuras, fabrica a substância TNF (fator de necrose tumoral), poderosa no combate às células malignas. Por outras palavras, e de acordo com aquele estudo quanto mais maduro estiver o fruto, mais benéfico é na luta contra o desenvolvimento de cancro. 

Por outro lado, quem sofre de pré-diabetes ou diabetes, e quer evitar o aumento dos níveis de açúcar no sangue, deve neste caso comer a banana ainda verde. 

Isto porque quanto mais madura, mais doce fica a banana. Tal ocorre, devido às enzimas que compõe a fruta e que gradualmente se convertem em amido. Com o amadurecimento, esse amido transforma-se em sacarose, a glicose e a frutose - ou seja, em açúcar. 

noticiasaominuto

NOTICIAS DA GUINE BISSAU REPORTER AFRICA



Fonte: RadioBantaba/ RTP AFRICA

VEÍCULOS - Cinco coisas que nunca (mesmo nunca) deve deixar no carro

O veículo é um meio de transporte, não de armazenamento.

© Shutterstock
Manter estes produtos e bebidas no seu veículo pode prejudicar a sua saúde e segurança.

Medicamentos
A maioria dos medicamentos deve ser deixada a temperatura ambiente, mas o carro raramente atinge esse ponto quando não está em uso. O calor poderá tornar os medicamentos menos eficazes. 

Protetor solar
Ironicamente, os ingredientes ativos do protetor solar decompõem-se a altas temperaturas. Deixá-lo no carro num dia quente pode reduzir a sua eficácia. Além disso, o calor pode fazer com que o produto expluda.

Garrafas de água
Deixar uma garrafa de plástico exposta ao sol pode fazer com que os químicos da garrafa vazem para a água. Estes químicos estão associados a inúmeros problemas de saúde, entre os quais o cancro e as doenças cardíacas.

Vinho
Se a garrafa ficar muito quente, o sabor pode ser afetado, e o líquido pode expandir-se o suficiente para escorrer ao redor da rolha ou empurrar um pouco a rolha, contaminando o vinho.

Batom
Evite que o batom fique derretido e inutilizável.

noticiasaominuto.com

Agora podeis viajar mais fácil e barato para os países abaixo descritos - Sambe Nauana (Guiné-Bissau)

Ilustríssimos compatriotas,
Agora podeis viajar mais fácil e barato para os países abaixo descritos.
Cuide da sua saúde nos melhores hospitais do mundo. O seu visto, é nossa responsabilidade.





Venha ate nós.
Estamos disponíveis para o Servir, 24/24 horas.
Somos seu serviço.
Boa Saúde,
Boa Viagem.
By: Tibna Sambe Nauana

Sob a presidência do Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr.Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé, o Conselho Directivo do MENES reuniu-se hoje em Bissau, 12 de agosto 2020, numa das salas de reunião deste Ministério, para analisar as orientações gerais para o ano lectivo 2020/2021.

Numa acesa discussão, foram retidos vários aspetos, nomeadamente a questão da reintrodução da entoação do Hino Nacional nas escolas, a exigência de apresentação de certificados nos momentos das matrículas e de transferência dos alunos externos, a obrigatoriedade da entrega de BI na passagem de 4º ano para o 5º ano de escolaridade, a obrigatoriedade de entrega de cédula pessoal, ou seja registo de nascimento, para as crianças da primeira classe na Hora da Matricula, o cumprimento rigoroso do Calendário Escolar aprovado em Conselho de Ministros por parte de todas as escolas do País, com ligeiro reajuste nas escolas com condições de finalizar o ano letivo 2019 -2020.


Ainda foi analisada a questão relacionada com a obrigatoriedade de utilização de Uniformes Escolares que irá ser objetos de uma análise aprofundada por uma comissão criada para o efeito para determinar, o período de entrada em vigor da utilização de uniformes escolares padronizados e modos da sua confeção.

O conselho Diretivo debateu também a questão da colocação de professores, nomeadamente a centralização, transitória, de todo processo de contratação na Direcçao Geral dos Recursos Humanos e movimentações internas locais dos professores e transferências em geral.

As orientações gerais do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior não foram aprovadas nesta sessão e ficaram proteladas para próxima sessão a ter lugar na segunda-feira as 11horas para finalização e aprovação.


Bissau 12 de Agosto 2020
Assessor de imprensa e Porta-voz
Amadu Uri Djalo

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

Bolsas de Ensino Superior 2020/2021- Lista de Candidatos a Licenciatura apurados para a 2.ª fase de Seleção.

As entrevistas terão lugar no Centro Cultural Português.
Nota: Tendo em consideração o atual contexto, provocado pela COVID-19, apelamos a todos para o cumprimento das normas de higiene e segurança.



Cooperação Portuguesa Guiné-Bissau

NO COMMENT


Donald J. Trump @realDonaldTrump

O líder da Rede Nacional das Associações Juvenis da Guiné-Bissau (RENAJ), Seco Duarte Nhaga, defende que independentemente do engajamento das autoridades com os jovens, a juventude guineense deve assumir a sua responsabilidade com o país.


Segundo Duarte Nhaga, é fundamental a juventude fazer uma grande reflexão sobre a sua responsabilidade nos desafios do desenvolvimento da Guiné-Bissau.

O líder juvenil guineense falava esta quarta-feira, à Rádio Jovem Bissau na cerimonia da celebração do Dia Internacional da Juventude no Palácio do Governo.

Alison Cabral

Sindicato do Ministério das Finanças (SIMFI) e Sindicato da Direção Geral do Tesouro e Contabilidade Pública (SDGTCP) - Pré-Aviso de Greve