sábado, 15 de fevereiro de 2020

FAMÍLIA ROYAL, DA ARÁBIA SAUDITA.

O INCONTORNÁVEL #JANASANO
O EMBAIXADOR JANA SANÓ ESTÁ COM OS SEUS HOMÓLOGOS DA FAMÍLIA ROYAL. EM ARÁBIA SAUDITA.




Junior Gagigo

INTROSPECÇÃO PA PARA DISKARNA!

Por: mago yanick aerton 

Pode-se pensar que eu não seja coerente comigo mesmo, nas opiniões que venho emitindo, mas gostaria que ficasse bem claro de que eu yanick não estou ao serviço de ninguém, mas sim, do povo de que sou originário, cujos sacrossantos interesses sou obrigado a defender intransigentemente, mesmo que para tal esteja em risco a minha precioso vida.

Com base na análise profunda da nossa sociedade política, cheguei a conclusão de que a paciência deste povo já se esgotou e aspira a uma governação que lhe garanta o desenvolvimento e o bem-estar. 

O Povo está a procura de uma governação alternativa, porque, apesar de ter realizado obras dignas de relevo, o PAIGC como já não consegue dar respostas às aspirações desse mesmo povo. Não podemos culpar exclusivamente ao PAIGC desse desgaste ou erosão politica a que está sujeito, porquanto do ano 2000 até a data, nunca governou sozinho, e sempre teve como parceiro o PRS que, infelizmente, só assume os activos e quando se trata de assumir os passivos, empurra tudo para o PAIGC, como se não tivesse participado em nada.

Não obstante, nenhum outro partido conseguiu ser alternativa ao PAIGC, e isso vem reforçar a posição do seu líder, Engª. Domingos Simões Pereira, em como não há alternativa a esse partido. Será o PRS, o MADEM G15 ou a APU-PDGB? 

O PRS está desqualificado, porque a sua filosofia de governação é de se servir e não servir o povo, como se viu e se vê na riqueza que os seus dirigentes que assumiram altas funções no aparelho de Estado ostentam impunemente. 

O MADEM G 15 é novo na arena, mas alguns dos seus dirigentes desempenharam altos cargos no passado recente e não parecem ser muito diferentes dos dirigentes do barrete vermelho. APU-PDGB que está dividida e não parece apresentar também alternativa, e muito menos os partidos-satélites do PAIGC que nenhuma expressão eleitoral tem.

Por isso, que fazer? 
Se a ideia da oposição é de afastar definitivamente o PAIGC do exercício do poder político de forma democrática, só por afastar, deve optar por uma estratégia federadora susceptível de permitir que nas próximas eleições legislativas apareça com uma lista única. 

Mas os egoísmos de uns e outros vão tornar irrealizável essa estratégia, porquanto a história recente tem demonstrado que, apesar das críticas que se fazem ao PAIGC, as outras formações politicas não conseguem delinear de forma clara os seus projectos de desenvolvimento, para assim inspirar a confiança do povo.

A direcção actual do PAIGC que integra elementos credíveis pode não ser aquele partido de massas que no passado conseguia inspirar confiança no povo e fazia sonhar com um futuro risonho, mas se conseguir reabraçar os seus valores, partido do povo, sem complexos de ordem nenhuma, étnica, religiosa, de cor da pele, de origem socioeconómica e cultural bem como geográfica, ira reconquistar o seu espaço no xadrez político nacional.

Daí que não se compreende essa insistência do PAIGC e do seu candidato de não reconhecer os resultados eleitorais, apesar do Engª. Domingos Simões Pereira ter sido o primeiro a telefonar ao General Umaro Sissoco Embalo para o felicitar e preparar-se melhor para vencer as próximas eleições, caso consiga reconciliar-se consigo mesmo. Para a governação, caso se reorganize e venha a ganhar as eleições, o PAIGC deverá proceder a uma limpeza e chamar os elementos incorruptíveis que abundam nesse partido, para recuperar o tempo perdido. 

Em vez de pegar no “secu cu modjadu”, o PAIGC devia lembrar-se de que foi a sua própria falha que levou a derrota do seu candidato, porque esperava-se tudo menos o seu líder candidatar-se, quando tinha por onde escolher melhor (Cipriano Cassama, Serifo Nhamadjo ou Adiatou Nandigna). Porque aqui trata-se de eleições presidenciais e não um concurso para a assunção de um cargo académico. Aliás, se fosse isso, o candidato do PAIGC não seria elegível, porque ele é ainda doutorando, e iriamos buscar os detentores do Ph.D., como por exemplo a Prof. Dra. Maria Odete Costa Semedo.
Por conseguinte, pá PAIGC djubi nunde ki da nel tapada ika ninde ki cai nel.

Aqueles profetas do PAIGC que pensavam que uma meia dúzia de Crioulos e os seus comparsas podiam eleger o seu candidato estavam redondamente enganados, porque as eleições ganham-com a maioria e não com a minoria, uma meia dúzia de gatos-pingados e os seus acólitos. 

Bo para mangason bo sai djintis dianti. Eleison caba dja i povo ca vota na sucuru. 
Nim ika de noite bo.
Deus abençoe a Guiné-Bissau!

Publicada por Doka Internacional Denunciante

Reportagem feito 12 anos depois di no Independência, té aos PAIGC continua ku mesmo estratégia de atrasa Guiné-Bissau.

PARTE 1

PARTE 2

Fonte: MADEM-G15/usa Nova Inglaterra

IRMÃ DE PAULA PEREIRA (LURDES COSTA), AMEAÇOU DE MORTE A UMA MULHER ATIVISTA CABO-VERDIANA QUE LUTA CONTRA ANARQUISMO DE PAIGC E PAICV.


Fonte: Estamos a Trabalhar

CONFIRMADO: EMPOSSAMENTO DO GENERAL UMARO SISSOCO EMBALO. 27 DE FEVEREIRO.

Junior Gagigo 

CABO VERDE - ONU disponibiliza 15 milhões de dólares a Cabo Verde para programa anual

Cidade da Praia, Ilha de Santiago, Cabo Verde. JOHN WESSELS / AFP
Texto por: RFI

As Nações Unidas vão disponibilizar 15 milhões de Dólares a Cabo Verde para a execução do Plano de Trabalho Conjunto durante este ano. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pela coordenadora residente do Escritório Comum das Nações Unidas em Cabo Verde, Ana Graça, em declarações à imprensa, à margem de um workshop com os parceiros nacionais, sublinhando que as prioridades são as áreas sociais.  

Também ao longo deste ano, no plano anual de cooperação com Cabo Verde as Nações Unidas vão dar ênfase à  economia azul, com a a criação de mais empregos e apoiar as pequenas e médias empresas das pescas e aquacultura e ainda apoiar na protecção e nos estudos e investigação dos oceanos.

A coordenadora residente do Escritório Comum das Nações Unidas em Cabo Verde avançou que o acordo com o Governo de Cabo Verde deverá ser assinado no dia 20 de Fevereiro.

O Plano de Trabalho Conjunto é o instrumento de planificação estratégica conjunta das Nações Unidas em Cabo Verde, como resposta concertada aos desafios de desenvolvimento sustentável do país, ancoradas nas agendas 2030 e 2063 e nos ODS, cuja materialização é feita através do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) e dos planos estratégicos nacionais, regionais e locais.

RFI

INAUGURADA HOJE RUA DR. KUMBA YALÁ; PORTUGAL: CIDADE LOULÉ

ACTUALIDADES: O LIDER IMORTAL DR.KUMBA YALÁ

A CAMARA MUNICIPAL DE LOULÉ HOMENAGEIA O LIDER IMORTAL DR. KUMBA YALÁ, EX- PRESIDENTE DA REPÚLICA E FUNDADOR DO PRS (PARTIDO DA RENOVAÇÃO SOCIAL) COMO O ILUSTRE CIDADÃO DA CIDADE HISTÓRICA.


Com efeito o ACTO histórico foi testemunhado por uma importante Delegação Partidária chefiada pelo o Sr. MÁRIO DOS REIS PIRES Membro Fundador e na qual constam a Viúva do Lider Dra ELIZABETE YALÁ, l Lider da JRS Dr. FERNANDO DIAS e a Direcção da Representação do Partido em Portugal Dr. PEDRO PÂ.

De salientar que a Rua Dr. KUMBA YALÁ situa-se numa das mais importantes artérias da cidade de LOULÉ.

Com a Reportagem fotográfica do Presidente da JRS em Portugal Dr. SALIFO KONDÉ.






Prs Bissau / Joaquim Batista Correia

Les rumeurs sur une prétendue annulation de l’élection présidentielle par le Tribunal suprême relayées par certains médias manipulés, relèvent de fake news alimentés par de mauvais perdants. En tant que Président élu de la République de Guinée Bissau, je demande à l’ensemble de mes compatriotes de garder leur sérénité et les invite à préparer dans la concorde nationale la cérémonie de mon investiture.



Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo

Covid-19 já fez 1.523 mortos. Controlo do surto na fase mais crucial

A China anunciou hoje a morte de 143 pessoas nas últimas 24 horas no país devido ao coronavirus Codiv-19, elevando para 1.523 o número de vítimas mortais da epidemia na China continental.


De acordo com a Comissão Nacional de Saúde, o número de infetados no interior da China (que exclui Macau e Hong Kong) cresceu 2.641, para 66.492.

No mesmo período em análise, 1.373 pessoas receberam alta hospitalar.

Por outro lado, só na província chinesa Hubei, epicentro do novo coronavírus, designado Covid-19, foram reportadas mais 139 mortos nas últimas 24 horas, elevando para 1.457 o número de pessoas mortas na província, segundo os dados da Comissão de Saúde de Hubei.

As autoridades chinesas isolaram várias cidades da província de Hubei, no centro do país, para tentar controlar a epidemia, medida que abrange cerca de 60 milhões de pessoas.

O coronavírus Covid-19 provocou 1.526 mortos e infetou cerca de 65 mil pessoas a nível mundial.

A esmagadora maioria dos casos ocorreu na China, onde a epidemia foi detetada no final do ano.

Além de 1.523 mortos na China continental, há a registar um morto na região chinesa de Hong Kong, um nas Filipinas e um no Japão.

A fase mais crucial

A prevenção e o controlo do surto do novo encontram-se, neste momento, na fase mais crucial, especialmente na província chinesa de Hubei, epicentro da epidemia, de acordo com a Comissão Nacional de Saúde da China.

"Num esforço para reduzir a taxa de infeção, a província de Hubei, especialmente a cidade de Wuhan, fortalecerá as forças de prevenção e controlo ao nível comunitário", destacaram hoje as autoridades chinesas.

O objetivo, acrescentaram, é que "as comunidades sirvam como uma forte fortaleza contra a epidemia".

NAOM

Quanto mais honesto e direto você for, mais sozinho ficará – segundo estudos

De acordo com um estudo, se você é capaz de ser 100% honesto, há uma alta probabilidade de você ser deixado sozinho e sem amigos.



Há pessoas que sempre dizem o que pensam e sentem, que as tornam honestas e diretas, mas essa atitude nem sempre é bem recebida por todos, mesmo que você acredite que é uma virtude que você tem.

De acordo com a Universidade de Washington em Seattle, publicou um estudo no Journal of Personality and Social Psychology, eles dizem que as pessoas que são diretas e sempre preferem a verdade precisam acabar sozinhas.

Isso ocorre porque esses são traços de personalidade que às vezes trazem problemas de socialização, e não porque a pessoa tenha um comportamento ruim, mas a maioria não gosta de ouvir a verdade.

Por esse motivo, se você for muito direto e as pessoas não apoiarem sua sinceridade, elas se afastarão de você para evitar ter que ouvir as verdades que saem da sua boca. É aqui que você se isola do mundo.

A sinceridade pode ser uma faca de dois gumes, você pode ser deixado sozinho

Este estudo também mostrou que pessoas honestas tendem a ter pouco senso de humor, tornando mais difícil lidar com elas e suas palavras podem parecer mais difíceis do que o normal.Além disso, foi mostrado que pessoas menos diretas tendem a ficar mais relaxadas e se relacionar melhor com as pessoas.

Mas com isso, não estamos dizendo para você parar de ser honesto, basta usar palavras mais sutis, pensar bem no que vai dizer para não machucar ninguém e afastar as pessoas da sua vida.

O importante aqui é que você aprende a se comunicar melhor com as pessoas ao seu redor. Não dizemos que você é hipócrita, mas que pensa duas vezes nas palavras a serem usadas para se expressar.

Dessa forma, para alcançar uma comunicação eficaz com as pessoas, você terá boas relações familiares e profissionais, para que sua vida esteja em harmonia e não seja deixada sozinha.

Se você conhece a pessoa com quem você compartilha o seu dia-a-dia, sabe exatamente o que pode prejudicá-la; portanto, evite dizer aquelas palavras ofensivas que podem desencadear um mal-entendido.

Fonte: Educadoreslive

NUNO NABIAM CONVOCA DEPUTADOS DE APU-PDGB PÁ REUNIÃO DE RECONCILIAÇÃO PÁ É PUDI NOMEAL PM ?


By Carlos Santiago

Guiné-Bissau: PÁTRIA OU MORTE


Guiné-Bissau, um território e um povo refém de uma organização criminosa. 

E a vergonhosa comunidade internacional que é dura na atuação com alguns e brando com esses criminosos vai permitindo essa pouca vergonha de gasto de dinheiro na organização de umas eleições que, segundo a própria Comunidade Internacional seria importante para a estabilização do país e, acima de tudo, considerou-a justas livres e transparentes, para agora condescenderem com um bando de parasitas que bloqueiam todo o país, para a defesa dos seus interesses pessoais!

Ou os guineenses decidam fazer uma nova revolução para libertar o país das mãos desses criminosos, ou jamais aceitarão abandonar o poder, porque são eternos parasitas do erário público...

PÁTRIA OU MORTE.

Jorge Herbert

OPINIÃO:CONTENCIOSO ELEITORAL/JUSTIÇA


Sinto obrigatoriedade de opinar sobre um país que meu viu nascer à 40 anos, um país que deixou arrastar pelo seus ditos filhos que arrastaram o seu povo para miséria há décadas, e ainda continua na sua saga suca. Durante este 5 anos, o país viveu um dos crises que nunca viu em nenhum país, me sinto nojo e envergonhado por todo e sobre tudo pela justiça que hoje, assistimos de que apelidamos de Supremo Tribunal de Justiça (STJ). 

Me pergunto será que este país vai em frente neste rumo, até quando que vamos ter pessoas de meia tigela?

As vezes me rebaixo mesmo sobre as instituições que nós representam em todo sentidos.

O Corte Suprema de Justiça, é fiscalizador da Lei, mas o que estamos assistir é palhaçada vestido de corte suprema.

Guiné-Bissau, além de ter políticos falhados e agora Juízes, sem citar Jornalistas vestidos de capa de políticos e juristas da meia tigela.

A questão até a quando e onde que vamos chegar?

RACIOCINEM COMIGO


A jogada entre o Supremo Tribunal de Justiça e o paigc é simples.

A repetida decisão do gênero é apenas para oxigenar, sustentar a futura guerra do nho Dominguinho e seus cúmplices contra Umaro Sissocó Embaló. Ou seja, qualquer decisão deste, para o paigc, não teria validade, com a única alegação: ANÓS NÔ KANA AKATA DECISON DI UM PRESIDENTE KU SUPREMO TRIBUNAL KA REKONHECE.

Pois é, assim será para mais um CINCO ANOS = SOMANDO, DEZ.

O paigc e seus cúmplices, como de sempre, querem eternizar no PODER. sendo assim, resistirão qualquer ameaça, sobretudo, a queda do GOVERNO de Aristides Gomes, como falei acima: ANÓS NÔ KANA AKATA DECISON DI UM PRESIDENTE KU SUPREMO TRIBUNAL KA REKONHECE.

A pergunta que se faz: E AGORA?

O paigc e nho Dominguinho têm suas forças de segurança; têm todas as instituições em suas mãos; ainda têm uma parte das instituições estrangeiras em suas mãos.

Vem de novo a pergunta: E AGORA?

E AGORA é simplesmente a intervenção das nossas Forças Armadas - ISSO NÃO SERIA UM GOLPE DE ESTADO E MUITO MENOS QUALQUER COISA... - MAS SIM, SERIA UMA REPOSIÇÃO DAS NORMAS DO JOGO: QUEM GANHOU DEVE SER DEIXADO A GOVERNAR - PONTO FINAL.

A Guiné-Bissau não tem mais a condição de ser adiada.

ALGUÉM DEVE AGIR. E AGIR AGORA.

Por Escritor Marcelo Aratum