quinta-feira, 16 de março de 2017

GUINÉ-BISSAU DEVERÁ EXPORTAR ESTE ANO 200 MIL TONELADAS DE CASTANHA DE CAJÚ

Apesar da fragilidade da economia guineense, as projecções do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), apontam para um crescimento no volume de exportação da castanha de Caju este ano na ordem de quase 200 mil toneladas

As projecções foram feitas, esta quarta-feira (15/03), a margem da Jornada nacional da difusão da balança de pagamento da Guiné-Bissau 2015 e do comércio externo da União Económica Monetária Oeste Africana (UEMOA) que reuniu os economistas na capital Bissau.

Por dois anos consecutivos, o saldo da balança das transacções corrente foi positivo devido a vitalidade da exportação da castanha de caju, também o saldo global foi positivo evidenciando assim um reforço das reservas cambias do país.

"Apesar das projecções positivas dos dois indicadores, o país deve estar atento e com tendências de diversificar a sua base produtiva e a exportação, de forma a fortalecer a economia nacional", defendeu a directora do BECEAO, Helena Nosolini Embalo.

Para colocar o país no caminho de crescimento forte sustentável e inclusive, o ministro do Estado da economia e finanças, Aladje Mamadu Fadia, defende que é necessário levar a cabo um conjunto de reformas, e adopção de medidas que permitem reforçar a produção e a produtividade, através do desenvolvimento do capital humano, da transparência governativa e no fortalecimento das instituição, perante o facto afirma que o governo está engajado a trabalhar para o aumento de stock do capital produtivo do país.

Entretanto, de acordo com o banco dos estados de África ocidental, até final de Junho de 2017 todos os bancos do país deverão reforçar os seus capitais sociais para 10.000.000 de franco cfa, para permitir aumento da produtividade da produção concorrente, e na melhoria da conta externa do país no quadro das reformas estruturais necessária na economia nacional.

Para estabilização do sistema financeira, o banco dos Estados de África ocidental impulsionou um conjunto de reformas que visam estabilizar o sistema financeiro assegura a inclusão financeiras das populações e garantir um financiamento saudável das economia dos países da UEMOA com intuito de reforçar o controlo de sistema financeiro estão em curso os trabalhos de transição e aplicação dos acordos de Basileia 2 e 3 que vão permitir reforçar o dispositivo credencial no sistema financeiro neste sentido.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Amade Djuf Djalo

Radiosolmansi

Cooperação - China doa 90 mil toneladas de arroz às autoridades de Bissau

Bissau, 16 Mar 17 (ANG) – O embaixador da Republica Popular da China em Bissau Huang Wua anunciou quarta-feira que o seu pais vai oferecer a Guiné-Bissau 90 mil tonelada de arroz.

Segundo a Rádio Nossa, o diplomata chinês falava à imprensa a saida de uma audiência com o Presidente da ANP, Cipriano Cassamá à quem foi-se despedir por ter terminado a sua missão de três anos no país.

Huang Wua disse que discutiu com Cipriano Cassamá   iniciativas  que ambas as partes poderão levar a cabo para melhorar os serviços da cooperação entre os dois países.

 Por outro lado, disse que deixa aGuiné-Bissau com a  esperança de que haverá paz e a estabilidade política e o desenvolvimento para o povo guineense.

ANG/ PFC/ÂC/SG  

Consegue descobrir onde a está câmara usada para roubar o seu código?

Pode parecer uma caixa de multibanco normal, mas esta tem um sistema instalado por assaltantes que visa roubar códigos.


Quando vai levantar dinheiro, todo o cuidado é pouco. Mas se normalmente costuma olhar apenas à sua volta para se certificar de que não está ninguém por perto, então também deve começar a reparar na própria caixa multibanco.

Ao olhar para a imagem presente nesta notícia provavelmente pensará que é apenas mais uma igual a tantas outras, mas na verdade esta tem escondida uma câmara cujo objetivo é descobrir os códigos dos cartões dos clientes.

No local de saída de dinheiro irá reparar naquilo que parece ser apenas um furo, mas que é o local onde está escondido um aparelho que grava aquelas que serão as futuras vítimas.

O alerta para ATM’s deste género foi dado em Londres, numa igreja localizada no centro da cidade, depois de a polícia ter publicado várias fotografias com a descoberta.


No início de março, as autoridades já tinham encontrado um aparelho do mesmo género no centro de Londres.




NAOM

IMINÊNCIA DE VANDALIZAÇÃO DA ANP - COMUNICADO DE IMPRENSA



Austrália - Não pagam impostos porque a terra é de Deus

Chudleigh, a vila australiana da família Beerepoot, emigrantes com origem na Holanda
Uma família da Tasmânia (Austrália) recusa-se a pagar impostos locais há sete anos e tem um argumento inovador: a terra pertence a Deus.

Os Beerepoot, que moram e trabalham na cidade de Chudlleigh, são proprietários de uma quinta de produção de mel, a Melita Honey Farm, que é também um ponto de interesse turístico.

Ora segundo as autoridades locais devem quase onze mil dólares australianos (7800 euros) de impostos imobiliários. Contudo recusam pagar, argumentando que de facto não são donos do terreno e que se reconhecessem alguém como proprietário estariam a reconhecer "um falso Deus".

O "mayor" local, Craig Perkins, admite que seria "uma desilusão" se a autarquia se visse obrigada a vender as propriedades dos Beerepoot. Mas avisa: "Eles terão de pagar as suas taxas."

No contencioso com as autoridades, os Beerepoot - emigrantes com origem na Holanda que chegaram à Tasmânia em 1990 - dizem acreditar que "Nosso Senhor é soberano e reina hoje". "Nós adoramo-Lo e só a Ele", dizem ainda, concluíndo: "Estão a pedir-nos devoção a um falso Deus, algo que não podemos fazer."

Neste conflito, as autoridades já penhoraram um carro aos Beerepoot. Contudo, Craig Perkins explica que a autarquia não poderá continuar a penhorar pequenos bens daquela família dado que isso não resolveria o problema de fundo.

Dn.pt

A PROPÓSITO DAS CRÍTICAS DO MANO DIDINHO A DSP, CONVENHAMOS REFORÇAR QUE O MANO DIDINHO ESTÁ A CHAMAR A ATENÇÃO PARA AS TENTATIVAS DE MANIPULAÇÃO QUE O DITADURA DO PROGRESSO AJUDOU A DESMANTELAR

O Presidente do PAIGC deveria também reconhecer, assumir, os seus erros (e têm sido muitos) entre a inexperiência e a premeditação, ao longo desta crise política.

Aconselhamos, criticamos e sugerimos, por diversas vezes, de forma responsável, positiva e construtiva o Presidente do PAIGC e ex-Primeiro-ministro, Engº Domingos Simões Pereira, sobre o que achamos das suas diversas intervenções, atitudes e posicionamentos, contrários ao espírito do diálogo, da tolerância, quiçá, do respeito pela diferença, mas não só, como também, pelo respeito ao bom nome e à boa imagem do país.

Um Presidente de um partido político, por sinal, o maior partido político da Guiné-Bissau, que já foi Primeiro-ministro e almeja continuar na senda do dirigismo nacional, não deve pôr as suas aspirações acima da imagem, da afirmação e do Interesse Nacional.

Não é segredo para ninguém que o Presidente do PAIGC tem posto em causa o seu próprio país, numa estratégia errada e maquiavélica de confrontação de vida ou de morte, com o Presidente da República e o actual governo.

Se o Presidente do PAIGC quisesse, de facto, continuar a reivindicar a legitimidade e a legalidade democrática da vitória do PAIGC nas eleições legislativas de 2014, há muito que deveria reconsiderar o erro crasso da expulsão dos 15 deputados eleitos pelas listas do seu partido, como sugerimos, antes de a CEDEAO sugerir a reintegração dos 15 deputados no PAIGC, sem condições prévias.

Na ausência de uma postura de hombridade, do tipo, reconhecer os erros e corrigi-los, o Presidente do PAIGC preferiu sempre sacrificar o país de todos nós, nas suas viagens ao estrangeiro, levantando dúvidas, fazendo acusações e insinuações que mais do que prejudicar fulano ou beltrano, prejudicam o país e o nosso povo.

O Presidente do PAIGC, que também é Deputado da Nação, tenta passar a imagem de ser um cidadão corajoso, face às acusações e insinuações que tem feito, mas qualquer cidadão com um mínimo de lucidez sabe que o Presidente do PAIGC, acusa e faz insinuações porque é Deputado da Nação e beneficia de imunidade parlamentar, que impede de ser inquirido, sem o levantamento da imunidade parlamentar.

O Presidente do PAIGC não deve esperar que as relações institucionais entre o Presidente da República e o partido que lidera sejam facilitadas, com ataques, acusações e insinuações contra o Estado em geral e, contra o Chefe do Estado em particular, numa campanha irresponsável com o conluio de alguma imprensa internacional afecta ao lobby do Presidente do PAIGC.

O Presidente da República cometeu vários erros, mas não se deve insistir na questão da demissão do Governo liderado pelo então Primeiro-ministro Engº Domingos Simões Pereira, como factor de continuidade da crise política.

A Constituição da República dá poderes ao Presidente da República para demitir o Governo. Aconteceu, vira - se a página e segue-se em frente.
O que não se deve fazer é promover o bloqueio do país, prejudicando todo um povo, numa disputa irresponsável em defesa de interesses pessoais e de grupos.

É o Sr. Presidente do PAIGC tão corajoso, responsável e digno, ao ponto de solicitar ele próprio o levantamento da sua imunidade parlamentar, para ser ouvido sobre as diversas acusações e insinuações que tem feito, comprometendo mais o país do que propriamente os seus adversários?

É o Sr. Presidente do PAIGC tão corajoso, responsável e digno ao ponto de solicitar ele próprio o levantamento da sua imunidade parlamentar para ser ouvido sobre acusações ou insinuações que também pendem contra ele?

Deve ou não o Presidente do PAIGC ser mais comedido, mais positivo e construtivo nas suas comunicações com os seus camaradas do partido tendo em conta o reflexo positivo na nossa sociedade?

Positiva e construtivamente.

Didinho 13.03.2017

Fernando Casimiro