sexta-feira, 17 de julho de 2020

GUINE BISSAU Depois do encontro com o primeiro ministro, o embaixador da República Popular de China prestou estas declarações à imprensa sobre o encontro.

Esta manhã o primeiro ministro, Eng Nuno Gomes Nabiam, recebeu em audiência o embaixador da Nigeria na Guine Bissau.

O Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, resgata história de Cabral e do PAIGC, agradece apoio de militantes e simpatizantes e lembra: Setembro é o mês que comemoramos “Setembro Vitorioso”


Fonte: PAIGC 2020

POPULARES AMEAÇAM SAIR ÀS RUAS PARA EXIGIR MELHORIA DE ESTRADA


Os moradores dos bairros de Enterramento e Cupul, periferias de Bissau, ameaçam iniciar uma revindicação para exigir a reabilitação daquela via que se encontra praticamente intransitável devido ao mau funcionamento do esgoto do Hospital Principal Militar.

A posição anunciada, hoje (17), em conferência de imprensa, que serviu também para o lançamento da campanha da angariação do fundo para reabilitação da mesma via.

Segundo Moro Dabó, porta-voz da comissão conjunta de Associações de moradores de Enterramento e Cupul para Desafios Sociais, a situação já fez com que muitos proprietários dos transportes interurbanos, com ligação destes bairros à avenida dos combatentes da liberdade da pátria, retirarem as suas viaturas devido a condição precária da estrada.

“Hoje em dia torna difícil conseguir transportes públicos. Se esta situação persistir vamos sair às ruas e preferimos ser espancados pelas autoridades nacionais em vez de sermos mortos em nossa casa por este mau-cheiro”, determina.

Moro Dabo, criticou ainda o silêncio dos deputados eleitos no círculo 10 e 29, que, segundo ele, não conseguem levar, ao parlamento, a preocupação dos moradores que neste período estão a deparar com dificuldade de circulação divido a precariedade da estrada

“Nenhum deputado fala desta nossa estrada e estamos aqui a cobrar o nosso voto”, sustenta.

Pouco interesse das autoridades nacionais em fazer ultrapassar a situação da via, motivou a campanha de angariar os fundos para reabilitar a estrada

A situação da má condições das estradas no país ao longo dos anos tem sido uma das principais preocupações da população sobretudo na época chuvosa, muitas zonas ficam intransitáveis devido a precariedade da via rodoviária.

Há semana, populares de Fulacunda, sul do país, protestaram a má condição da estrada que já se torna intransitável com o aumento da chuva, a mesma dificuldade quase se vive na maioria dos sectores que compõem as regiões do país.

No mês passado o governo de Nuno Nabiam começou a reabilitação em terra batida de alguns troços do interior do país. Apesar disso até a capital Bissau chega a ser intransitável por causa da má condição das estradas.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

Radiosolmansi.net

Guiné-Bissau: 𝗔𝗱𝗺𝗶𝗻𝗶𝘀𝘁𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼𝘀 𝗣𝗼𝗿𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗮 𝗚𝘂𝗶𝗻𝗲́-𝗕𝗶𝘀𝘀𝗮𝘂 (𝗔𝗣𝗚𝗕)

O 𝗗𝗿. 𝗙𝗲́𝗹𝗶𝘅 𝗕. 𝗡𝗮𝗻𝗱𝘂𝗻𝗴𝘂𝗲 diretor geral da 𝗔𝗣𝗚𝗕, confirmou a nossa fonte que a sua direção acabou de efetuar a compra de um 𝗔𝘂𝘁𝗼𝗰𝗮𝗿𝗿𝗼 de 55 lugares, que irá chegar ao PAÍS em algumas semanas, com o fim de minimizar as dificuldades do transporte dos funcionários da 𝗔𝗣𝗚𝗕.

E também, mostrou que no quadro das importações e exportações, nesse momento, a sua direção não tem nenhuma queixa da parte dos clientes. O que significa que tudo está indo num bom caminho.


By: GGB/17-07-2020

Fonte: Governação na Guiné-Bissau

Cuba, China e Nigéria através das suas representações reconhecem o governo e estão dispostos para trabalharem e continuaram com relações bilaterais...

Governo de Eng. Nuno Gomes Nabiam, esteve reunido hoje com embaixadores dos países parceiros...




Fonte: Estamos a Trabalhar

ULTIMA HORA: "𝐄𝐍𝐂𝐎𝐍𝐓𝐑𝐎 𝐈𝐍𝐓𝐄𝐑-𝐌𝐈𝐍𝐈𝐒𝐓𝐄𝐑𝐈𝐀𝐋 "

17/07/2020

𝐌𝐈𝐍𝐈𝐒𝐓𝐄́𝐑𝐈𝐎 𝐃𝐀 𝐀𝐃𝐌𝐈𝐍𝐈𝐒𝐓𝐑𝐀𝐂̧𝐀̃𝐎
𝐓𝐄𝐑𝐑𝐈𝐓𝐎𝐑𝐈𝐀𝐋 𝐄 𝐏𝐎𝐃𝐄𝐑 𝐋𝐎𝐂𝐀𝐋

"𝐄𝐍𝐂𝐎𝐍𝐓𝐑𝐎 𝐈𝐍𝐓𝐄𝐑-𝐌𝐈𝐍𝐈𝐒𝐓𝐄𝐑𝐈𝐀𝐋 "

O ministro da Administração Territorial e Poder Local 𝘿𝙍. 𝙁𝙀𝙍𝙉𝘼𝙉𝘿𝙊 𝘿𝙄𝘼𝙎, presídio o encontro que contou com a presença do 𝐌𝐈𝐍𝐈𝐒𝐓𝐑𝐎 𝐃𝐀 𝐉𝐔𝐒𝐓𝐈𝐂̧𝐀, 𝐒𝐄𝐂𝐑𝐄𝐓𝐀́𝐑𝐈𝐎 𝐃𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐃𝐎 𝐃𝐀 𝐂𝐔𝐋𝐓𝐔𝐑𝐀, 𝐒𝐄𝐂𝐑𝐄𝐓𝐀́𝐑𝐈𝐎 𝐃𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐃𝐎 𝐃𝐎𝐒 𝐃𝐄𝐒𝐏𝐎𝐑𝐓𝐎𝐒, 𝐏𝐑𝐄𝐒𝐈𝐃𝐄𝐍𝐓𝐄 𝐃𝐀 𝐂𝐀̂𝐌𝐀𝐑𝐀 𝐌𝐔𝐍𝐈𝐂𝐈𝐏𝐀𝐋 𝐃𝐄 𝐁𝐈𝐒𝐒𝐀𝐔, 𝐃𝐈𝐑𝐄𝐓𝐎𝐑 𝐍𝐀𝐂𝐈𝐎𝐍𝐀𝐋 𝐃𝐀 𝐆𝐔𝐀𝐑𝐃𝐀 𝐏𝐑𝐈𝐒𝐈𝐎𝐍𝐀𝐋 E O 𝐃𝐈𝐑𝐄𝐓𝐎𝐑 𝐍𝐀𝐂𝐈𝐎𝐍𝐀𝐋 𝐃𝐀 𝐏𝐎𝐋𝐈́𝐂𝐈𝐀 𝐉𝐔𝐃𝐈𝐂𝐈𝐀́𝐑𝐈𝐀.


Durante o encontro o Ministro 𝘿𝙍. 𝙁𝙀𝙍𝙉𝘼𝙉𝘿𝙊 𝘿𝙄𝘼𝙎, fez a entrega das mapas do terreno onde irão ser construída as futuras instalações da sede Nacional da POLÍCIA JUDICIÁRIA e do Palácio da CULTURA.




Fonte: Governação na Guiné-Bissau

PARLAMENTO: prossegue-se a Quarta Sessão Ordinária da Décima Legislatura (17.07.20).

SINGAPURA - Estas ratazanas envolveram-se num combate de boxe e o gato fez de árbitro



O vídeo hilariante tornou-se viral nas redes sociais.

Duas ratazanas foram captadas em vídeo numa autêntica cena de pancadaria numa estação de metro em Bedok, Singapura. Como se isto já não bastasse para ser uma situação bastante estranha, o árbito... era um gato. Sim, leu bem.

"Vi duas ratazanas a correr e a perseguirem-se uma à outra", explicou o autor do vídeo Cheez Goh ao New York Post, depois de se ter deparado com aquela zaragata quando voltava do trabalho, no passado dia 8 de julho.

No vídeo hilariante, e que se tornou entretanto viral nas redes sociais, os roedores podem ser vistos a esmurrarem-se um ao outro habilmente e apoiados apenas nas patas traseiras, como se de cangurus miniatura se tratassem. Enquanto isto, há um gato nas laterais a observar a cena.

No final, acabam as duas por ir cada uma para seu lado.

ANP: Decorre a Conferência de Líderes das bancadas parlamentares.


Em cima da mesa está o requerimento do Madem-g15, PRS e PND para Debate de Urgência sobre a Situação Política da Guiné-Bissau. 
O requerimento surge na sequência do chumbo da proposta de resolução sobre os debates a volta da situação política do país, apresentada pelo Paigc. A quarta sessão ordinária da décima legislatura continua a decorrer no Palácio Colinas de Boé.


Fonte: Aliu Cande

ORABANK: CONFIRMAÇÃO DA EXECUÇÃO DA TRANSFERÊNCIA DE 50 000 00 EUROS, APARTIR DA CONTA DO SENHOR ARISTIDES GOMES EM FAVOR DOS SEUS FILHOS QUE ESTÃO A ESTUDAR EM FRANÇA



FFGB: COMISSÃO ELEITORAL DIVULGA LISTA DEFINITIVA DOS CANDIDATOS ESTA SEXTA-FEIRA


A Comissão Eleitoral do Congresso Ordinário para eleger o novo presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), divulga a lista definitiva dos candidatos à presidência do órgão, esta sexta-feira (17.07), em Bissau.

Na lista provisória anunciada esta semana pela comissão eleitoral liderada por Lino Lopes, foram aprovadas as candidaturas de "Manelinho", líder cessante, Fernando Tavares, Caíto Teixeira, Paulo Mendonça e António Patrocínio.

Ficaram de fora as candidaturas de Benelívio Cabral Nancassa Ínsali e Mutaro Bari, devido a problemas de subscrições dos clubes, segundo a informação disponível.

Em reação, Bari assegurou que cumpriu com os requisitos exigidos pela Comissão Eleitoral, por isso, pede tranquilidade aos seus apoiantes.

Numa conversa telefónica à Radio Jovem Bissau, Cabral Nancassa Ínsali revela que as subscrições que entregou foram aqueles as que foram recomentadas pela comissão eleitoral.

Segundo a informação disponível, antes da 16h00 desta sexta-feira, os guineenses, em particular os amantes de futebol vão conhecer a lista definitiva dos candidatos à liderança do organismo que gere o futebol nacional.

De referir que o Congresso Ordinário da FFGB está marcado para o dia 25 do mês em curso.

Por: Alison Cabral

Número de mortos em África sobe para 14.399 em mais de 664 mil casos

África registou, nas últimas 24 horas, mais 355 mortes, totalizando 14.399 vítimas mortais devido à covid-19, em mais de 664 mil casos, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.

© Lusa

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de infetados subiu para 664.051, mais 19.846 que na quinta-feira, sendo hoje o número de recuperados de 345.321, mais 10.774.

A África Austral contabiliza o maior número de casos (335.828) e regista 4.891 mortos, a grande maioria concentrada na África do Sul, o país com mais infetados e mais mortos em todo o continente, com 324.221 casos e 4.469 vítimas mortais.

O Norte de África lidera no número de mortes (5.680), tendo 132.096 infeções.

A África Ocidental contabiliza 102.516 casos, que resultaram em 4.891 mortos.

Já a África Oriental registou 51.437 casos, incluindo 1.322 vítimas mortais, enquanto na África Central há 854 mortos e 42.174 infeções.

Depois da África do Sul, o Egito é o segundo país com mais vítimas mortais, com 4.120 e 85.771 casos, seguindo-se a Argélia, com 1.052 mortos e 21.355 infetados.

Entre os cinco países mais afetados, está também a Nigéria, com 769 mortos e 34.854 infetados, e o Sudão, que mantém 668 mortes e 10.527 casos.

Em relação aos países africanos lusófonos, a Guiné-Bissau é o que tem mais infeções e mortes, com 1.927 casos e 26 vítimas mortais, de acordo com as autoridades locais.

Cabo Verde tem 1.894 infeções e 19 mortos, enquanto Moçambique conta 1.383 infetados e nove mortos.

São Tomé e Príncipe contabiliza 740 casos e 14 mortos e Angola tem 607 casos confirmados de covid-19 e 28 mortos.

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), mantém há vários dias 3.071 casos e 51 mortos, segundo o África CDC.

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito em 14 de fevereiro e a Nigéria foi o primeiro país da África subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 585.000 mortes e infetou mais de 13,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Fonte: Notícias ao Minuto

MINISTÉRIO DAS PESCAS: Missão de Seguimento das Obras de Construção das Infraestruturas de pesca nas Regiões.

Uma equipa do Ministério das pescas se encontra no Interior do País, concretamente nas Regiões de OIO e BAFÁTA, com finalidade de constatar << in loco >> o estado de evolução das obras de construção das infraestruturas de pesca nestas localidade, nomeadamente às de conservação dos pescados (câmaras frigoríficos).




Ministério das Pesca

Novas iniciativas da PLAN INTERNATIONAL. "ZERO CASAMENTO FORÇADO ATE 2023"

Fonte: Maria Da Conceicao Evora /Edmilson Queba Dabó 

Sua excelência Sr. Ministra da mulher, Família e Solidariedade Social Maria Da Conceicao Evora reuniu-se esta quarta-feira 15 de Julho de 2020 com a representante da PLAN Internacional Guiné-Bissau, senhora Amelie Soukossi Hessou.

O encontro serviu para as duas interlocutoras passarem a pente fino os termos para a renovação do acordo de parceria intitucional entre a PLAN Internacional Guiné-Bissau e este departamento governamental responsável pela política da mulher, família e solidariedade social para um período de cinco anos ou seja 2020-2025.

O acordo entre, o Ministério da Mulher familiar e Solidarieda social e Plan, assentará no domínio da protecção das crianças, da proteção das raparigas sobretudo no que toca ao Casamento precoce e forçado, e a Mutilação Genital Feminina.

De acordo com a responsável da PLAN International esta organização lançou a iniciativa "zero casamento forcado" até 2023, para que todas a raparigas, possam ser educadas, receber uma formação e estarem preparadas para a vida



 

Visita de Sua Excelência a Ministra dos Negócios Estrageiros, Cooperação Internacional e Comunidades, Suzi Barbosa, à Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal.

Visita de Sua Excelência a Ministra dos Negócios Estrageiros, Cooperação Internacional e Comunidades, Suzi Barbosa, à Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal.


O objectivo desta iniciativa foi de constatar in loco como decorre o processo de candidaturas dos estudantes à Universidade este ano e as condições de trabalho na missão Diplomática.


Nesta visita, a Ministra falou com os funcionários, os estudantes e os Diplomatas, no âmbito da reestruturação que pretende levar a cabo na Embaixada.

Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

Com a duração de 6 dias, começou na manhã de ontem na Escola Normal Superior Francisco Mendes "Tchico Té", a formação de Formadores Sindicais para a Capacitação dos associados de base.

Fonte: RadioBantaba 

Com a duração de 6 dias, começou na manhã de ontem na Escola Normal Superior Francisco Mendes "Tchico Té", a formação de Formadores Sindicais para a Capacitação dos associados de base.

O ato da abertura foi presidido pelo presidente do Sindicato Nacional dos Professores na presença do diretor da Escola Normal Superior Tchico Té, e contou com mais de 40 formandos, dos quais 90% são do sexo feminino.

Domingos de Carvalho disse que esta ação visa capacitar as mulheres para que futuramente possam concorrer a liderança do sindicato que segundo o sindicalista, nunca foi liderado por uma mulher desde a sua criação.

Sobre a possibilidade de retoma das aulas, o sindicalista disse que os professores estão disponíveis desde que sejam garantidas as condições sanitárias para os mesmos e aos alunos. Falou também da necessidade de aumento das infra-estruturas escolares e professores de modo a cobrir a quantidade das crianças dada a elevada taxa de natalidade no país.

Encorajado com aquilo que foi apresentado na reunião de concertação social em que 15,2% do orçamento geral do Estado foi estimado para o setor da Educativo, segundo ele esse valor assenta mais na aplicação do estatuto da carreira docente e novo recrutamento dos docentes, o que vai minimizar as sucessivas greves.

Por outro lado, disse que o objetivo do sindicato não assenta somente no pagamento de salário, mas também na melhoria das condições de trabalho, assim como ensino de qualidade para que os alunos sejam mais competitivos como os outros países da sub-região.

Carvalho, disse que a posição do sindicato sempre foi clara no diz respeito a devolução do dinheiro que os professores foram subtraídos referente a carga horária, enquanto essa lei não for revogado, o sindicato ira continuar a sua exigência até que seja respondido, reconhece o esforço do governo em fazer tudo para pagar todas as dívidas contraídas com os professores.

Maria Eugénia Rodrigues presidente de rede das mulheres, convida as mesmas a aderir ao sindicato, pois acredita que só assim é que um dia podem ter uma mulher atesta do sindicato, e desafiou os formandos a aproveitar o máximo essa formação para que possam transmiti-la aos seus associados em todas as regiões até a última tabanca do país.

COVID-19 - Vírus já matou 585.750 pessoas e infetou mais de 13,6 milhões no mundo

A pandemia do coronavírus matou pelo menos 585.750 pessoas e infetou mais de 13,6 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19:00 TMG de hoje, baseado em dados oficiais dos países.

© Getty Images
De acordo com os dados recolhidos pela agência noticiosa francesa, às 19:00 TMG (20:00 de Lisboa) de hoje 13.660.780 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em finais de dezembro passado, na cidade chinesa de Wuhan, dos quais pelo menos 7.442.700 agora são considerados curados.

Contudo, a AFP avisa que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, pois alguns países estão a testar apenas casos graves com internamento, outros usam o teste como uma prioridade para rastreamento e muitos estados pobres têm apenas capacidade limitada de rastreamento.

Desde a contagem às 19:00 TMG de quarta-feira, 5.604 novas mortes e 236.985 novos casos ocorreram em todo o mundo.

Os países com mais óbitos nas últimas 24 horas são o Brasil, com 1.233 mortes, os Estados Unidos (997) e a Índia (606).

Os Estados Unidos, que tiveram a sua primeira morte ligada ao coronavírus no início de fevereiro, são o país mais afetado em termos de número de óbitos e de casos, com 137.897 mortes em 3.536.658 casos. Pelo menos 1.075.882 pessoas foram declaradas curadas pelas autoridades norte-americanas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil, com 75.366 falecimentos e 1.966.748 casos, o Reino Unido, com 45.119 mortes (292.552 casos), o México, com 36.906 mortes (317.635 casos) e a Itália, com 35.017 mortos (243.736 casos).

Entre os países mais atingidos, a Bélgica continua a ser o que apresenta mais óbitos per capita, com 84 mortes por cada 100.000 habitantes, seguido pelo Reino Unido (66), Espanha (61), Itália (58) e Suécia (55).

A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau) contabilizou oficialmente 83.612 casos (um novo entre quarta-feira e hoje), incluindo 4.634 mortes e 78.719 curas.

A Europa totalizava às 19:00 TMG de hoje, 204.254 mortes e 2.897.157 casos, a América Latina e as Caraíbas 152.191 mortes (3.566.152 casos), os Estados Unidos e o Canadá 146.757 mortes (3.645.740 casos), a Ásia 46.345 mortes (1.906.655 casos), o Médio Oriente 21.752 mortes (970.525 casos), África 14.309 mortes (662.158 casos) e a Oceânia 142 mortes (12.393 casos).

Esta avaliação foi realizada usando dados recolhidos pelos escritórios da AFP junto das autoridades nacionais competentes e informações da Organização Mundial da Saúde (OMS). A AFP avisa que devido a correções pelas autoridades ou a publicação tardia de dados, os números de aumento de 24 horas podem não corresponder exatamente aos publicados no dia anterior.

Em Portugal, morreram 1.679 pessoas das 47.765 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim de hoje da Direção-Geral da Saúde.

In LUSA

Covid-19: Reino Unido, EUA e Canadá acusam Rússia de tentar roubar pesquisas sobre vacina

Publicado em: 16/07/2020 - 18:36
OO Centro Nacional de Cibersegurança (NCSC, na sigla em inglês) afirma que os objetivos dos hackers eram organismos de pesquisa e desenvolvimento de vacinas do Reino Unido, Estados Unidos e Canadá e que suas acusações têm o respaldo das autoridades americanas e canadenses. ASSOCIATED PRESS - Greg Baker
Texto por: RFI

A agência britânica de segurança cibernética acusou, nesta quinta-feira (16), um grupo de hackers, que "quase com toda certeza" trabalha para o serviço de inteligência da Rússia, de tentar roubar informações sobre os projetos de vacinas contra o coronavírus. Uma acusação imediatamente negada pelo Kremlin, e sustentada pelo Reino Unido, em conjunto com os Estados Unidos e o Canadá.

A acusação é feita num contexto de tensão entre Londres e Moscou, com suspeitas de interferências russas nas legislativas britânicas de dezembro passado e no referendo de 2016 do Brexit.

Considerando "totalmente inaceitável que os Serviços de Inteligência da Rússia tenham como alvo aqueles que trabalham na luta contra a pandemia de coronavírus", o ministro britânico das Relações Exteriores, Dominic Raab, alertou que os culpados serão, mais cedo ou mais tarde, "responsabilizados".

"Enquanto alguns estão perseguindo de forma imprudente seus interesses egoístas, o Reino Unido e seus aliados continuam seu trabalho duro para encontrar uma vacina e proteger a saúde global", disse ele em comunicado.

O Centro Nacional de Cibersegurança (NCSC, na sigla em inglês) afirma que os objetivos dos hackers eram organismos de pesquisa e desenvolvimento de vacinas do Reino Unido, Estados Unidos e Canadá e que suas acusações têm o respaldo das autoridades americanas e canadenses.

"O NCSC avalia que (o grupo) APT29, também chamado de 'Dukes' ou 'Cozy Bear', com quase toda certeza opera como parte dos serviços de inteligência russos", afirmou o centro, segundo o qual os governos dos Estados Unidos e Canadá têm a mesma opinião.

Ataques cibernéticos

"O Reino Unido continuará a combater aqueles que executam ataques cibernéticos e trabalhará com nossos aliados para que os autores prestem contas", advertiu o chanceler britânico.

"Rejeitamos essas acusações, bem como as novas alegações sem fundamento sobre uma interferência nas eleições de 2019", reagiu Dmitri Peskov, porta-voz da presidência russa, citado pela agência Tass.

O governo britânico também afirmou nesta quinta-feira que era "quase certo" que a Rússia tentou atrapalhar as eleições legislativas de 12 de dezembro, divulgando documentos durante a campanha sobre um possível acordo comercial entre Londres e Washington depois do Brexit.

Foi iniciada uma investigação para tentar identificar a fonte do vazamento desses documentos, publicados na rede social Reddit.

"Com base em uma análise abrangente, o governo concluiu que é quase certo que intermediários russos procuraram interferir nas eleições parlamentares de 2019, por meio da divulgação on-line de documentos governamentais obtidos ilegalmente", denunciou Raab em uma declaração escrita ao Parlamento.

Durante a campanha, o então líder da oposição trabalhista, Jeremy Corbyn, fez referência a 450 páginas de documentos que, segundo ele, provavam que o governo queria "vender" aos americanos o serviço de saúde britânico (NHS), uma das questões-chave na votação.

Estimando que o vazamento "fazia parte de uma campanha identificada como proveniente da Rússia", a rede social Reddit fechou 61 contas suspeitas. Jeremy Corbyn, por sua vez, chamou de "teoria da conspiração" as afirmações sobre a origem russa do vazamento desses documentos.

O Reino Unido espera nos próximos dias a publicação de um relatório sobre outras possíveis interferências russas, principalmente na campanha para o referendo de 2016 que levou ao Brexit.

As relações entre Londres e Moscou estão tensas desde o envenenamento, em solo britânico,  do ex-agente russo Serguei Skripal, na cidade de Salisbury (sudoeste). A Rússia negou qualquer envolvimento, mas o caso resultou em uma onda mútua de expulsões de diplomatas.

Os dois países só retomaram o diálogo 11 meses depois, em fevereiro de 2019.

(Com informações da AFP)


Leia Também:


A Rússia completa com sucesso ensaios de uma vacinas contra #Covid19 na Universidade Sechenov, de Moscovo.


"A Universidade Sechenov concluiu com sucesso os testes em voluntários da primeira vacina contra o coronavírus do mundo", disse Vadim Tarasov, diretor do Instituto de Medicina e Biotecnologias, à agência Sputnik.

O cientista confirmou que os membros do primeiro grupo de voluntários receberão alta no dia 15 de julho e os do segundo no dia 20 de julho.


➡️https://br.sputniknews.com/russia/2020071215823034-universidade-russa-anuncia-sucesso-em-testes-clinicos-de-vacina-contra-covid-19/

Fonte: Embaixada da Rússia na Guiné-Bissau

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BISSAU ORDENA FIM DE ESQUEMAS E NEGOCIATAS NA EDILIDADE

O presidente da Câmara Municipal de Bissau reconheceu, no dia 14 de junho, que a administração da cidade capital é profundamente deficitária devido aos vícios de corrupção instalados pelos próprios funcionários da edilidade.


Luís Simão Enchama acrescentou que a maioria de trabalhadores envolve-se em esquemas e negociatas com duplicação e extravio de documentos, sem que sejam responsabilizados pela instituição.

O edil de Bissau disse que depois de ter assumido o cargo deu orientações claras ao diretor-geral, advertindo-lhe para que a situação seja estancada o mais rápido possível, com vista à devolução da boa imagem e dignidade da edilidade.

Disse que, enquanto presidente, jamais quer ouvir queixas sobre extravios de documentos e situações anómalas e fora do circuito legal, tendo alertado sobre a necessidade de os documentos serem atendidos em tempo real e sem demora desnecessária, salvo casos de irregularidades que assim o justifique.

“Não podemos continuar a funcionar na clandestinidade, com burlas e falsificação de documentos dos utentes”, alertou, afirmando que hoje é vergonhoso identificar-se como funcionário desta edilidade, porque será visto com um trapaceiro e desonesto.


Luís Enchama disse que um grupo de gente não pode continuar a manchar o nome do coletivo devido a certas manobras falhadas e que não resulta em nada, lembrando que a instituição dispõe um pouco mais de 10 arquitetos na Direção de Urbanismo, mas todos são improdutivos. Assim como nos Serviços de Fiscalização, estrutura ligada às grandes obras, mas não fazem nada a não ser negociatas, quando podiam participar na rentabilização da instituição com base na faturação a favor dos serviços camarários.

Em termos de potencial financeiro, Simões Enchama admitiu que a Câmara Municipal de Bissau é rentável do ponto de vista económico, podendo até fixar uma nova tabela salarial porque, na sua opinião, 60 mil francos CFA para um funcionário da câmara e chefe de família não é nada dignificante.

É possível aumentar o salário na câmara, se houver uma boa e efetiva colaboração, sobretudo na centralização de receitas e suspensão de certos comportamentos anómalos que não abonam em favor de ninguém.

No que concerne ao número de funcionários e massa salarial, o presidente da câmara disse que, atualmente, a instituição conta com, aproximadamente, 700 funcionários, que resulta numa massa salarial em cerca de 81 milhões de francos CFA.

“Vou pedir aos colegas, em nome do engrandecimento da instituição, operar uma arrecadação de recitas para que possamos mudar este cenário, tendo em conta o elevado custo de vida do país”. Por outro lado, lamentoo o atraso verificado na liquidação do salário do mês de junho devido à situação herdada e associada à ameaça da covid-19

“Com a nossa chegada, constatámos que havia muitos funcionários fantasmas, cujos nomes constam da folha de salários mas que fisicamente não existem, havendo alguns a residir fora do município, por exemplo, em São Domingos.

Mediante esta realidade, disse ter ordenado a suspensão dos respetivos contratos de prestação de serviço, depois de ter solicitado a sua comparência dentro do prazo legal, conforme manda a lei.

Para fazer face ao eventual vazio, Luís Enchama disse que a edilidade lançou, recentemente, um concurso público para recrutamento de pessoal para o preenchimento dessas vagas, para além de mais de uma centena de funcionários encontrem-se em casa e a receber os seus ordenados, embora haja alguns deles a sofrer de problemas de saúde.

Trabalhadores aguardam aposentação

O edil de Bissau queixa-se de excesso de funcionários em idade de reforma mas que ainda não se aposentaram devido à dívida existente com o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) que não lhes permite avançar com o processo de aposentação.

Enchama disse que apesar de a câmara ser das mais antigas entidades empregadoras do país, só muito recentemente conseguiu inscrever os seus trabalhadores no INSS, graças à exigência do Comité Sindical de Base durante a sua presidência na organização sindical.

“Se as anteriores direções tivessem manifestado preocupação em resolver este assunto, hoje não estaríamos a pensar nela”, lamentou.

Quanto à questão do tão propalado aluguer de camiões e pá-carregadora da empresa do presidente do PAIGC à Câmara Municipal de Bissau, este responsável confirmou a existência, no passado, de um contrato, tendo acrescentado que se trata de acordo de prestação de serviço diário.


Informou que, na altura, o presidente da câmara, Adriano Ferreira, dizia desconhecer o contrato, mas como o filho de Domingos Simões Pereira e ou de Camilo Simões Pereira se deslocavam frequentemente para cobrar as faturas, começaram logo a investigar a razão das visitas dos referidos jovens, que concluiu com a obtenção do documento que firma o acordo entre as partes.

Ovídio Pequeno figura na lista de lotes

O presidente da Câmara Municipal de Bissau disse estranhar o porquê de o nome do representante da União Africana, o são-tomense, Ovídio Pequeno, figurar em múltiplas listas de afetação de lotes de terreno da entidade gestora da cidade capital.

Por outro lado, explicou que chegou à câmara e deparou-se-lhe uma situação de quase penúria financeira, devido às dívidas contraídas com os bancos, nomeadamente 250 milhões de francos CFA com o BAO e 28 milhões com o Ecobank mas que, felizmente, conseguiram durante os três meses da sua presidência resolver o problema com o segundo desses bancos, afirmando que é preciso ter coragem para poder realizar algo.

Disse que herdou a edilidade numa situação que ele sozinho não podia ultrapassar, razão pela qual recorreu ao Governo solicitando uma intervenção pontual, tendo o executivo respondido com a aquisição e afetação de quatro camiões basculantes, uma pá-carregadora e um transporte para o pessoal 

Plano de emergência

Referindo-se ao plano de emergência, o presidente da Câmara Municipal de Bissau disse ter convocado os principais parceiros na gestão da cidade de Bissau, nomeadamente o Grupo Nacional de Trânsito e a Direção-Geral de Viação, onde decidiram remover todas as oficinas mecânicas, lavagem improvisada de carros e serviços semelhantes, bem como viaturas abandonadas na via pública.

Disse que há empresas especializadas e autorizadas a proceder à lavagem de carros e são contribuintes do Estado, situadas nas estações de combustíveis. Nesta ordem de ideias, apelamos aos proprietários de viaturas que devem colaborar na manutenção da ordem pública.

Sobre o destino que será dado às viaturas presumivelmente abandonadas, disse que na próxima reunião irá ser definido o local onde serão estacionadas as viaturas retiradas das estradas e oficinas. Antes disso, clarificou que a Câmara dispõe de dispositivos legais através dos quais serão notificados num prazo de 72 horas.


Outra questão tem a ver com as oficinas de carpintaria que confecionam caixas funerárias e as colocam à venda em plena via pública, quando podiam apenas fixar uma placa informativa a indicar os serviços que oferecem. 

Também é expressamente proibida a prática de atividades comerciais nos passeios da Avenida Principal.

O edil disse que os homens devem ter coragem para assumir as suas responsabilidades e que a Câmara Municipal deve conseguir mudar algo nesta cidade capital do país.

Por outro lado, anunciou um plano que será partilhado com a Secretaria de Estado dos Desportos para criar um ginásio destinado à prática de desportos, evitando a aglomeração de pessoas nas ruas e em certas rotundas, tendo adiantado a necessidade da criação de parques de estacionamento público em zonas mais frequentadas.

Lembrou que, no passado, enquanto presidente do Comité Sindical da Câmara Municipal, apoiou vários presidentes na concretização de grandes projetos para a cidade.

Saneamento, o maior handicap

A nível de saneamento, o presidente afirmou que a situação está bastante melhor em termos de recolha e remoção de lixos, devido à resposta do governo em dotar a edilidade alguns meios de recolha de entulhos para o novo vazadouro em Safim.

Não obstante, afirmou que os citadinos têm dificuldades em lidar com o lixo que produzem, havendo muitos munícipes que não conseguem acondicioná-lo de forma organizada.


Por isso, serão fixadas brevemente placas com informações claras sobre as condições para a colocação do lixo e instalados fiscais em zonas de grande fluxo e quem for apanhado a violar as normas será penalizado com multa.

A curto prazo, anunciou a limpeza de esgotos nas principais avenidas, tendo como alvo principal a valeta que liga Sintra à Granja de Pessubé. Referiu que no início da pandemia do novo coronavírus houve uma intervenção que envolveu o ministro da tutela.

Explicou que a questão do lixo é o maior problema da edilidade mas que, graças à dedicação e determinação, bem como a experiência que adquiriu enquanto sindicalista, permitiu-lhe saber lidar com a situação, apesar das dificuldades e falta de meios para manter a cidade de Bissau em melhores condições.

Estou ciente de que não posso realizar tudo o que tenho projetado, mas o certo é que vou deixar um legado positivo.

Em relação aos quiosques espalhados pela cidade de Bissau, o presidente explicou que pretendem disciplinar o setor, porque não se pode, instalar um contentor sem respeitar as normas, sobretudo em zonas urbanas.

Para o efeito, será provisoriamente suspensa nos próximos dias a emissão de licenças para instalação de cacifos a nível dos bairros.

Alvo principal

O alvo principal da atual direção reside em três setores fundamentais para a regulamentação da cidade de Bissau, nomeadamente mercados, saneamento básico e Polícia Municipal.

No que concerne a mercados, o presidente da Câmara Municipal disse que elegeram os mercados do Bairro da Ajuda, Santa Luzia, Péfine e Antula para uma intervenção, com vista a melhorar as respetivas condições de utilização.

Finalmente, anunciou um plano de tornar os agentes da Polícia Municipal em profissionais altamente qualificados e pedagógicos.

Por: Seco Baldé Vieira

Conosaba/ nô pintcha