segunda-feira, 14 de junho de 2021

Nbruta di camião ku carga sumo disvia, pur-um-puku ika mata mininus di liceu João XXIII. I madja posti di luz ku árvore

Por Estamos a Trabalhar

Gosi, gosi...

Nbruta di camião ku carga sumo disvia, pur-um-puku ika mata mininus di liceu João XXIII. I madja posti di luz ku árvore 

Mininus kunsa sai ba de aulas, ma ninguém ka panha.



Sua Excelência Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas recebeu em audiência de cortesia uma delegação do Colégio Nacional da Defesa da Nigéria.

@Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional  Sua Excelência Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas recebeu em audiência de cortesia uma delegação do Colégio Nacional da Defesa da Nigéria.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Leia Também: 

Encontro de trabalho

Ministério da Defesa Nacional e Combatentes da Liberdade da Pátria

Foi no salão da reunião do Ministro da Defesa Nacional e dos Combatentes da Liberdade da Pátria, Tenente General Sandji Fati, a recepção uma importante delegação do Colégio Nacional da Defesa da Nigéria.

Major General Emanuel CHUKWU era Chefe da delegação Nigeriana, na sua intervenção, realçou a boa relação existente entre a Guiné-Bissau e a Nigéria.

 Segundo ele, o Colégio foi fundado em 1992 e formou 2800 Homens (homens e mulheres).

Entre este número, 241 formandos são estrangeiros de 13 países como:

1- Alemanha;

2- Bangladesh;

3- Nepal;

4- Serra-Leoa;

5-  Burkina Faso;

6- Níger;

7- Camarões;

8- República Democrática de Congo;

9- Tchad;

10- Libéria;

11- Gana;

12- Costa de Marfim e 

13- Mali.

O Chefe da Comitiva, descreveu cursos ministrados nesse Colégio como:

1- Estudos da Paz e Conflito e 

2- Segurança e Desenvolvimento.

Major General Nigeriano, afirmou que o Colégio é o maior Centro de formação no espaço CEDEAO. Sempre os cursos decorrem dentro e fora do território Nigeriano em visitas de estudos.

Este ano, os estudantes foram divididos em 8 grupos de estudos, onde a primeira fase  são selecionados estes países a visitarem:

1- Guiné-Bissau;

2- Malawi;

3- Sérvia e 

4- Ruanda.

A segunda fase e último 4 grupos vão a:

1- Cabo Verde;

2- Gabão;

3- Grécia e 

4- Hungria.

Durante a visita de estudo na Guiné-Bissau, os estudantes terão a oportunidade de conhecer as potencialidades económicas ligadas à produção de castanha de caju como produto estratégico do país.

Antes de concluir a sua intervenção, o chefe da Missão pediu uma cooperação entre o Ministério da Defesa Nacional da Guiné-Bissau com o Colégio no envio de militares guineenses a serem formados neste Centro.

Na parte Guineense, o Major General Malam Camará Diretor Geral da Política de Defesa Nacional do Ministério da Defesa Nacional e dos Combatentes da Liberdade da Pátria, foi quem substituiu o Ministro Tenente General Sandji Fati que se encontra numa missão no estrangeiro.

Camará, aproveitou a ocasião e elogiou a visita ao país como um passo significativo de reconhecimento da paz social que se regista no país neste momento após a realização das últimas  eleições presidências.

Ele manifestou-se interesse de estreitar relações com a Nigéria no domínio da formação e outras áreas importantes para o bem-estar da classe castrense Guineense.

14-06-21.

BT.

Bancada Parlamentar do Madem G15, promove Conferência de Imprensa.


Senegal anuncia tomada de bases rebeldes junto à fronteira com a Guiné-Bissau

Por visao.sapo.pt

O exército senegalês anunciou hoje ter tomado o controlo de cinco bases dos rebeldes do Movimento das Forças Democráticas de Casamança (MFDC) no sudoeste do país, junto à fronteira com a Guiné-Bissau, durante operações que começaram em maio

“As operações em curso (…) permitiram a conquista das bases do MFDC na fronteira sudoeste, principalmente em Ahinga, Badem, Bagam, Bouniack e Djileor”, anunciou o coronel Souleymane Kandé, comandante na área intervencionada, numa declaração citada pela agência Efe.

“O principal objetivo desta operação era criar as condições para o regresso seguro da população ao seu território de origem”, acrescentou oficial do exército senegalês, em declarações divulgadas pelo portal de notícias Seneweb.

A operação deixou dois militares feridos, um oficial que pisou uma mina antipessoal e um soldado baleado, fez saber um comandante local, tenente-coronel Mathieu Diogaye Sene, em declarações aos jornalistas em Ahinga, a poucos quilómetros da fronteira, citado pela agência France Presse.

A última intervenção, iniciada em 30 de maio na floresta de Bayottes – utilizada como base pelos rebeldes – na comuna de Nyassia, localizada no departamento de Ziguinchor, “desencadeou uma operação de segurança em grande escala para melhor controlar a fronteira com a Guiné-Bissau através da criação de postos militares”, especificou Kandé.

“Têm sido cometidos vários abusos contra a população nesta zona. Os bandos armados, com atos de extorsão, procuram garantir simplesmente o direito exclusivo à exploração dos recursos florestais”, acrescentou o militar.

O exército senegalês realizou outra operação no final de janeiro, em que assumiu o controlo das últimas quatro bases históricas do MFDC no sul do país, na fronteira com a Guiné-Bissau.

O objetivo foi neutralizar elementos armados que se refugiam na zona, permitir o regresso das pessoas deslocadas pela insegurança e combater as atividades ilegais dos bandos armados.

A “neutralização de bandos armados” deverá ser acompanhada de operações de desminagem, segundo o coronel Kandé.

O conflito de Casamança, considerado de baixa intensidade, arrasta-se desde 1982 entre o governo de Dacar e o MFDC, que reivindica a independência daquela região, separada do resto do país pela vizinha Gâmbia, e que reclama historicamente sentir-se abandonada pelo executivo central.

Ao contrário do norte do país, mais árido, o sul do Senegal tem terras férteis e é muito rico em recursos florestais, sendo o tráfico ilegal de madeira nos últimos anos a principal fonte de rendimento do MFDC, de acordo com um relatório da organização não governamental (ONG) britânica Environmental Investigation Agency (EIA).

Casamança é também a zona mais turística do país, graças às suas praias e florestas, e, não obstante a rebelião pró-independência limitar este potencial económico, a região tem atravessado longos períodos sem incidentes violentos.

No último período mais violento de que há registo, catorze madeireiros foram mortos em janeiro de 2018 por homens armados, mês em que também foram assaltados quatro turistas espanhóis – um homem e três mulheres – depois de terem parado o veículo em que viajavam.

Ao longo dos anos, a crise em Casamança causou centenas de mortos e forçou dezenas de milhares de pessoas a deslocarem-se ou a procurarem refúgio na Guiné-Bissau e na Gâmbia.

O Senegal parece contar com o apoio da Guiné-Bissau neste novo esforço de controlar em Casamança, desde que em 2020 um aliado do presidente senegalês Macky Sall, Umaro Sissoco Embaló, se tornou Presidente em Bissau.

Sall tentou relançar as conversações de paz com o MFDC quando chegou ao poder em 2012, mas as divisões internas no movimento independentista impediram o sucesso das mesmas.

APL // PJA

Ministro apela engajamento dos cidadãos na doação de sangue seguro para salvar vidas


Bissau, 14 Jun 21 (ANG) – O ministro de Saúde, Dionísio Cumba, apelou hoje o engajamento dos cidadãos na doação de sangue para salvar vidas humanas.

O titular da pasta de Saúde que falava na cerimônia comemorativa do Dia Mundial dos doadores de sangue voluntários, disse que a camada jovem ocupa uma faixa etária importante para a doaçâo de sangue seguro, e  de forma voluntária, para melhorar o estado

de saúde das pessoas.

Ainda agradeceu à todos os doadores nacionais pelo  o que considera de “ato altruista” de salvar as vidas, e encorajou-os a continuarem com esse ato voluntário.

Dionísiop Cumba salientou a pertinência de ter uma reserva de sangue seguro no país para atender casos  complexos perante profissionais de saúde, porque a necessidade deste líquido precioso e permanente.

No ato, o Presidente da Associação de Doadores Voluntários de Sangue da Guiné-Bissau, Gentil da Silva enfatizou os trabalhos dos seus associados e pediu os que ainda não participam deste  “ato nobre” de doar sangue a começar a fazê-lo.

Segundo Gentil da Silva, o ato de doar sangue é uma dádiva que tem ajudado muito os profissionais de saúde nos seus trabalhos de salvar as vidas  nas maternidades, nos serviços de emergências e nas intervenções cirúrgicas complexas.

Ainda este responsável exortou o Ministério da Saúde a implementar medidas  para reforçar o serviço nacional de Transfusão de Sangue e Bancos de Sangues para dar respostas às demandas.

O Presidente de Associação dos Doadores de Sangue apelou ao Governo para criar condições dignas para os doadores de sangue, para manterem estáveis e disponíveis para este serviço.

Por sua vez, o representante da Organização Mundial de Saude (OMS) na Guiné-Bissau, Jean Kipela, destacou  a importância de a camada jovem se juntar à esse ato  para salvar  vidas.

Segundo Kipela, com a pandemia, toda a taxa de doação de sangue no mundo se reduziu para 17%, por isso, acrescentou,  é necessário incentivar as pessoas a doarem sangue, e, consequentemente, melhorar o acesso aos serviços de doação de sangue.

De acordo com Kipela a OMS vai trabalhar em conjunto com as organizações regionais e subregionais africanas para estabilizar este setor no continente e garantir a disponibilidade de sangue para todos.

 Comemora-se hoje  o Dia Mundial de Doadores de Sangue, sob o lema: “Doe Sangue para que o mundo continue pulsando” . 

ANG/ CP/ÂC//SG

Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal, Comunicado!

Estamos a Trabalhar!

Se o PAIGC tivesse regras e normas na moralidade e na ética, DSP não seria candidato nas presidenciais! ...O Democrata Osvaldo Osvaldo


Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Será que o PAIGC é um partido democrático e Socialista para aplicar sanções!? A vida do DSP na política é um caminho incessante por becos sem saída!

Vamos começar um pouco pelo óbvio:

Se o PAIGC fosse um partido político, tivesse um "líder" e fosse uma organização política legal, no verdadeiro sentido da palavra, daí sim trata-se de um assunto de extrema importância.

 Mas, o PAIGC ainda é um movimento de libertação no cenário político Nacional, sem crenças, sem valores, sem princípios e sem idiologias. O PAIGC é apenas um ritual nazista fora da lei na Guiné-Bissau há décadas.

 Porém, não há regras e muito menos princípios morais e éticos possíveis com medidas sancionatórias que devem confrontar os seus dissidentes.

Assim sendo, é um fiasco total e fantasmagórica que o

Conselho Nacional de Jurisdição do Cometé Central do partido quer fazer, senão, propagandas mediáticos no horário nobre da televisão Guineense.

 Uma organização política ilegal com ideologia da quinta categoria que foi vendida para os seus militantes e simpatizantes como a ciência boa, dito isto, é essas crenças que infelizmente ganhou estão nas cabeças, mentes e corações dos seus militantes e simpatizantes.

 Portanto, a sua maior Bandeira é corrupção, roubo, furto, fraude, crime, mentiras e brutalidade.

Desta feita, argumento o seguinte para quem queira discordar comigo:

Mesmo no Disney, Playmobil, Lego, Harry Potter nos Estados Unidos de América, onde tem uma série de brinquedos que cada um pode brincar como quiser, tem normas e regras sérios. Ali, os Pais com crianças têm o direito de responder quando vão entrar e quando querem sair, não podem sair quando lhes apetecem, como aconteceu com os ditos militantes do PAIGC.

  Um "Parque" com brinquedos não só tem mais regras e normas como também, tem mais disciplina do que uma organização política do PAIGC. 

 Se o PAIGC tivesse regras e normas na moralidade e na ética, DSP não seria candidato nas presidenciais! Mas como um super homem, violou Rituais e Doutrinas Nazistas e, quer apregoando o quê agora?

Pensa quem é decente e equilibrada.

Afirma o Democrata em ação.

GUINÉ-BISSAU: PAIGC quer que vice-presidente explique dissidência de cinco deputados

Por LUSA 14/06/21 

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) quer ouvir o vice-presidente daquela formação partidária e presidente do parlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, sobre a dissidência de cinco deputados.

A recomendação consta das resoluções finais da reunião ordinária do comité central do PAIGC, que decorreu entre sexta-feira e domingo, em Bissau, e divulgadas hoje à imprensa.

Segundo o documento, o comité central recomendou a convocação de uma sessão extraordinária "no mais curto espaço de tempo para solicitar ao primeiro vice-presidente do partido, Cipriano Cassamá, explicações sobre a dissidência dos cinco deputados".

Cinco deputados do PAIGC viabilizaram o programa do Governo, liderado por Nuno Gomes Nabiam, e que o partido não reconhece, e dois Orçamentos Gerais do Estado.

O PAIGC solicita assim a Cipriano Cassamá "esclarecimentos sobre determinadas posições assumidas e que vão contra as leis do país e os superiores interesses do PAIGC", pode ler-se no comunicado das resoluções finais.

O comité central pediu ao conselho nacional de jurisdição e fiscalização do partido para "acelerar os processos interpostos contra os militantes dissidentes e infratores dos estatutos, a fim de serem conhecidos os veredictos finais de cada caso concreto".

O comité central denunciou também o "clima de intimidação e ameaça que se continua a viver no país, visando particularmente o PAIGC", condenou o "saque dos recursos nacionais" e manifestou solidariedade com vários setores sociais nacionais "fortemente penalizados pelo abandono a que estão votados pela atual administração no poder".

Os 220 membros presentes aprovaram também uma moção de confiança no presidente do partido, Domingos Simões Pereira.

PAIGC - Resoluções do Comité Central / MOÇÕES

PARTIDO AFRICANO PARA A INDEPENDÊNCIA DA GUINÉ E CABO VERDE

Iª Reunião Ordinária do Comité Central do PAIGC

11, 12 e 13 de Junho de 2021

Resoluções Finais

(aprovada por maioria e um voto contra dos 220- participantes)

O Comité Central reuniu-se nos dias 11, 12 e 13 de Junho de 2021 no salão de conferências de Gardete, na localidade de Bôr, Secção de Cumura, Sector de Prabis na região de Biombo, a sua primeira Reunião Ordinária do ano de 2021. Esta reunião do órgão máximo do PAIGC, entre os Congressos, decorreu sob a presidência do Camarada Eng.º Domingos Simões Pereira, Presidente do Partido.

Dos 351 membros do Comité Central, convocados, participaram 220 que aprovaram por maioria esmagadora, com três abstenções, a seguinte ordem-do-dia:

1. Informação e apresentação das resoluções finais do Bureau Político.

2. Actividades do Partido:

a) Apresentação, discussão e votação do Relatório do Secretariado Nacional ao Comité Central;

b) Apresentação, discussão e votação do Relatório da Directoria Nacional da Campanha Eleitoral para as Eleições Presidenciais de 2019;

3. Diversos/ Crítica e autocrítica.

O Presidente do PAIGC, Camarada Eng.º Domingos Simões Pereira, deu início aos trabalhos apelando à unidade e coesão interna no Partido, bem como a necessidade de se imprimir uma maior dinâmica aos desafios que o futuro coloca ao Partido. 

Na sua alocução, apelou aos membros do Comité Central a se concentrarem nos problemas do Partido, debatendo-os sem reservas para que, no final dos trabalhos deste órgão, se possa produzir resultados susceptíveis de projectar as melhores soluções, visando os desafios que se apresentam ao Partido.

Lembrando que o PAIGC é um produto da ideologia enraizada nos princípios da igualdade e da liberdade, alertou que as críticas serão sempre bem-vindas, sendo que as mesmas deverão incidir na busca de consensos e na estruturação de uma visão partilhada para a vitória e o atendimento das expectativas do nosso povo. O Camarada Eng.º Domingos Simões Pereira reiterou, por outro lado, que o pensamento político de Amílcar Cabral é o nosso maior legado e guia para uma militância séria e responsável, pelo que apelou à fidelidade, camaradagem e unidade no seio de todos os militantes.

Lamentou o facto de o Comité Central não ter reunido há mais de vinte meses, situação que o Camarada Eng.º Domingos Simões Pereira justificou com as restrições impostas pela Pandemia do COVID 19 que assola o mundo. Contudo, manifestou satisfação com os sinais de diminuição da vaga do vírus a nível mundial, incluindo a Guiné-Bissau. Aliás, este facto, segundo o Camarada Eng.º Domingos Simões Pereira, permitiu a realização desta 1ª Sessão Ordinária do Comité Central.

Para terminar, o Presidente do PAIGC lamentou o facto de alguns Camaradas do Comité Central que participaram na última reunião deste órgão se encontrarem ausentes por razões de doença e de desaparecimento físico. À estes últimos camaradas que deram toda a sua energia, capacidade e competência em favor do Partido, o Presidente do PAIGC propôs que sejam rendidos uma homenagem póstuma. Deste modo, pediu a observância de um minuto de recolhimento em honra às suas memórias.

Após essa alocução de abertura do Presidente do PAIGC, a Mesa que presidiu a sessão propôs uma equipa para Secretariar a reunião e submeteu-a à votação da Plenária. Assim, o Secretariado da Iª Sessão Ordinária do Comité Central de 2021 foi votado pela maioria, com apenas três abstenções.

A seguir, foi apresentada uma mensagem do Dr. Aristides Gomes, Primeiro-ministro do Governo do PAIGC da X legislatura, em que este transmitiu aos membros do Comité Central palavras de encorajamento aos mesmos, reafirmando-lhes o seu apoio e solidariedade na luta comum para edificação duma Guiné-Bissau de igualdade de oportunidades, na base de prosperidade e paz.

Para o cumprimento da agenda dos trabalhos, e sob proposta do presidente do Partido, adoptou-se a seguinte metodologia: (i) apresentação do relatório do Secretariado Nacional e (ii) apresentação do relatório da Directoria Nacional da Campanha Eleitoral para as Eleições Presidenciais de 2019; (iii) discussão e submissão de cada um dos documentos à votação da Plenária, uma forma de permitir a melhor gestão do tempo.

Neste ponto da agenda, foi apresentado o relatório do Secretariado Nacional, em resumo, com a versão completa, segundo o Secretariado Nacional, disponível para consulta dos demais interessados. A mesma abordagem seria aplicada a apresentação do Relatório da Directoria Nacional de Campanha eleitoral. Quanto a este último, foi evidenciado o critério na alocação dos fundos através dos círculos eleitorais. Um critério adoptado na base de um estudo demográfico, que permitiu criar um coeficiente para afetação dos recursos disponíveis. 

A apresentação destes dois documentos foi seguida de intensos debates, num clima franco, frontal e de camaradagem, findo o qual o Comité Central deliberou:

1. Endossar e reiterar as Resoluções da Sessão Ordinária do Bureau Político de 5 de Junho de 2021, pela sua pertinência e adequação ao momento político que se vive no Partido e no país.

2. Aprovar com maioria e um voto contra o relatório de actividades e de contas do Secretariado Nacional, que cobre o período de Fevereiro de 2018 a Junho de 2021;

3. Encorajar o Secretariado Nacional do partido a prosseguir as suas reformas, com vista a adequar e adaptar o PAIGC aos novos desafios políticos e consequentemente ao desenvolvimento da Guiné-Bissau;

4. Aprovar, por maioria e um voto contra, o relatório de actividades e de conta da Directoria Nacional da Campanha eleitoral para as Eleições Presidenciais de 2019;

5. Solidarizar-se com os militantes, responsáveis, dirigentes do PAIGC e população em geral vítimas de ataques nas redes sociais, exortando a uma utilização mais cuidada e ponderada desse instrumento das novas tecnologias de informação e comunicação ainda pouco conhecidas e de impossível controlo;

6. Instar aos militantes, responsáveis e dirigentes do PAIGC e de todas as estruturas e entidades conexas (UDEMU, JAAC, trabalhadores sindicalizados e veteranos) a privilegiarem os espaços estatutários convencionados para o debate de ideias e dos assuntos internos do Partido, de forma a se evitar ataques ou debates nas redes sociais e nos bastidores;

7. Apelar à união e à coesão internas a todos os níveis entre os simpatizantes, militantes, responsáveis e dirigentes do nosso glorioso Partido mantendo-lhe o estatuto de maior partido político guineense;

8. Reiterar, por unanimidade, a aprovação da moção de confiança ao Presidente do PAIGC, deliberada na última Sessão Ordinária do Bureau Político, ocorrida a 5 de Junho de 2021, reconhecendo e reafirmando a forma sábia e competente como o Camarada Eng.º Domingos Simões Pereira tem conduzido os destinos do Partido e lidado com a crise política persistente no país. Sublinhar, a propósito da crise política que se vive no país, o facto de o Camarada Eng.º Domingos Simões Pereira ter mantido o Partido operacional, na base da utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC), mesmo estando ausente, fisicamente, durante cerca de 12 meses, por imperativos ligados ao COVID-19;

9. Aprovar, por unanimidade, uma moção de felicitação e solidariedade para com o Cineasta Flora Gomes, pela atribuição do Prémio McMillan-Stewart 2021 da prestigiada Universidade de Harvard nos Estados Unidos da América, que distingue a Excelência da produção artística e cinematográfica e manifestar o enorme orgulho, satisfação do Partido augurando-o uma longa vida e redobrados sucessos, tanto na vida privada como profissional;

10. Aprovar uma moção de felicitação ao Comité Central do Partido Comunista da China pela celebração dos cem anos da fundação desse partido e do progresso alcançado ao longo desse período que colocou a China entre as economias mais fortes e sólidas do Planeta;

11. Aprovar uma moção de saudação ao Partido Comunista de Cuba, pela realização do seu VIII Congresso, com base na carta de saudação endereçada a este partido amigo pelo Presidente do PAIGC, Camarada Eng.º Domingos Simões Pereira, adaptada em moção nesta sessão Ordinária do Comité Central;

12. Felicitar o colectivo de advogados do PAIGC, pela competência, profissionalismo e disponibilidade revelados e que resultaram em vitórias contundentes em várias causas ou processos interpostos junto aos Tribunais, sempre em defesa da reposição dos valores da Justiça e do Estado de Direito Democrático;

13. Felicitar todas as estruturas do Partido pelos esforços na busca de melhores resultados políticos e eleitorais, tendo sido destacado, neste particular, as Comissões Políticas do Sector Autónomo de Bissau, Bolama/Bijagós e Biombo, pelo bom nível de implicação, colaboração e determinação revelado pelos seus Militantes, Responsáveis e Dirigentes, com reflexos directos nos bons resultados nas duas últimas eleições: legislativas e presidenciais;

14. Felicitar a Diáspora guineense pelos seus esforços na massificação do PAIGC e consequentemente na votação em massa no Partido nas últimas Eleições Legislativas e no seu candidato nas Presidenciais;

15. Encorajar o Conselho Nacional de Jurisdição e Fiscalização a acelerar os processos interpostos contra os militantes dissidentes e infractores dos estatutos do PAIGC, a fim de serem conhecidos os veredictos finais de cada caso em concreto;

16. Aprovar por unanimidade uma moção de solidariedade para com o Secretario Nacional do PAIGC, Camarada Dr. Ali Hijazi, que se encontra doente e em tratamento médico fora do país, desejando-lhe rápidas melhoras e plena recuperação;

17. Denunciar o clima de intimidação e ameaça que se continua a viver no país, visando particularmente o PAIGC, exortando a todos os militantes e simpatizantes a cerrarem fileiras, para travar tais desmandos e não tolerar qualquer nova ameaça ou tentativa de supressão das liberdades políticas e direitos dos cidadãos;

18. Condenar o saque dos recursos nacionais que se está a registar e apoiar a iniciativa da bancada parlamentar do PAIGC em promover a instituição de uma fiscalização independente e internacional às contas nacionais e a tradução à justiça de todos os responsáveis pelos crimes cometidos;

19. Manifestar plena solidariedade para com os sectores sociais nacionais, fortemente penalizados pelo abandono a que estão votados pela actual administração no poder, criando condições para a salvação do ano escolar, a recuperação do sistema de saúde, a reposição do preço justo para a castanha de caju ao produtor, entre outros.

Ainda o Comité Central, com o intuito de dar maior impulso ao partido ao nível dos seus órgãos e das diferentes estruturas, recomendou:

1. A convocação de uma sessão extraordinária do Comité Central, no mais curto espaço de tempo, para solicitar da parte do Camarada Primeiro Vice-presidente do Partido, Eng.º Cipriano Cassamá, explicações sobre a dissidência dos cinco Deputados. Outrossim, solicitar a este mesmo dirigente esclarecimentos sobre determinadas posições assumidas e que vão contra as Leis do País e os superiores interesses do PAIGC;

2. Adoção de mecanismos para o melhor acompanhamento dos militantes na seleção e escolha dos candidatos a membros dos órgãos estatutários, extensiva às candidaturas ao cargo de Deputado da Nação;

3. Reforço do trabalho político ideológico, como forma de expor menos os Militantes, Responsáveis e Dirigentes a dissidências através de manipulação e instrumentalização dos adversários políticos;

4. A maior responsabilização dos dirigentes, nomeadamente Bureau Político, Comité Central e Deputados no que se refere a implicação no apoio à resolução dos problemas nas suas respectivas bases;

5. Ao Secretariado Nacional, para acelerar o processo de preenchimento de vagas dos militantes dissidentes e sancionados nas estruturas e órgãos do Partido;

6. Que os trabalhos de mapeamento e construção de monumentos, nos lugares históricos da luta de libertação nacional, levado a cabo pela Comissão Política Regional de Quinará, sirvam de exemplo às outras regiões, para que, no final, o partido possa ter uma carta completa de todos os lugares históricos ao nível do território nacional;

7. Apoiar, através do Departamento competente no Secretariado Nacional, os Combatentes da Liberdade de Pátria no processo de formalização dos seus estatutos visando o gozo dos seus direitos e regalias;

8. Constar no relatório do Secretariado Nacional os trabalhos levados a cabo pelos militantes e dirigentes voluntários que se organizaram em Comissão Ad-hoc denominado Célula de Apoio Político Estratégico ao Secretariado Nacional (CAPE-SN) nos momentos críticos do PAIGC desta crise política e social;

9. Dar conhecimento às estruturas competentes do Partido as informações facultadas pelos Deputados do Circulo 11 sobre os trabalhos da Comissão Eventual da ANP para Estudo e Elaboração do Projecto-Lei para a Autonomia da Zona Insular;

10. Alertar a todos os Militantes, Responsáveis e Dirigentes a evitarem qualquer referência que possa configurar em apoio a um dos candidatos à próximas Eleições na JAAC, em obediência às normas e os regulamentos desta organização sociopolítica do PAIGC; 

O Comité Central decorreu num elevado espírito de camaradagem e de militância.

Feito em Cumura/Gardete, aos treze dias do mês de Junho de dois mil e vinte e um.

O Comité Central

Sede Nacional do PAIGC Praça dos Heróis Nacionais

PAIGC - MOÇÕES

Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com

ANP - Sessão plenária de hoje, dia 14 de Junho de 2021: "Debate da Situação dos Combatentes da Liberdade da Pátria"



 Assembleia Nacional Popular da República da Guiné-Bissau 

CENTRO DE SAÚDE DE CANDJUFA SEM CAMAS PARA ASSISTÊNCIA PÓS-PARTO

Radiosolmansi.net

O Paludismo e anemia são os casos mais frequentes que se regista no centro de saúde de Candjufa, sector de Pirada, região de Gabu e que funciona com 5 técnicos, três enfermeiros e duas parteiras.

A Informação foi avançada pela parteira, Nebi Sidibe, que se encontrava em serviço no centro, aquando da visita do deputado Botche Candé.

“ Neste centro, o paludismo e anemia são as doenças mais frequentes por falta de alimentação e também ignoram o uso do mosquiteiro”, explicou a parteira

Segundo a parteira, diariamente se regista três ou mais parto e o centro tem apenas duas marquesa e duas camas pós parto, o que para ela, não são suficiente para dar a resposta a exigência tendo em conta a densidade populacional da zona da cobertura do centro que se estima em mais de 50 secções.

Situação de ambulância para evacuação do paciente para hospital regional para o atendimento especializada continua a ser um obstáculo em vários centros de saúde do país.

E Candjufa não fugiu a regra que possui uma ambulância mas parada com o problema mecânica.

Na semana passada, o Alto Comissariado para a Covid-19 em colaboração com o Governo e os parceiros internacionais lançaram, em Bissau, a rede de integrada de ambulância, que vai permitir transporte de doentes com o novo coronavírus, mas também de pacientes com outras emergências medicas.

A rede é constituída por um total de 15 ambulâncias, sete financiado pelo Banco Mundial, duas pela União Europeia e seis adquiridos pelas autoridades nacionais através de um empréstimo ao Banco Islâmico de Desenvolvimento.

Por: Braima Sigá

Nós não precisamos descer ao nível dos outros, para que eles entendam que somos os mais fortes.

A foto mostra uma corrida de velocidade que aconteceu entre cães e chita, o objetivo era saber quem era mais rápido.

Todos surpreendidos por a chita não ter saído do lugar, eles perguntaram ao coordenador de corrida o que havia acontecido?!

Sua resposta foi depois de ver essa imagem:

′′ Às vezes, tentar provar que você é o melhor é um insulto.

Nós não precisamos descer ao nível dos outros, para que eles entendam que somos os mais fortes.

Pense bem e economize sua energia para o que você merece...

A chita só usa a velocidade para caçar, não para provar aos cães que ele é o mais rápido e forte..."

Áfrika em nós 🙌🏿

Fonte: Tribo Banto Áfrika

Nuno Gomes Nabiam - ENCONTRO COM ENVIADO DO REI DE BAHRAIN |🇬🇼 |🇧🇭

No regresso ao Gabinete de trabalho, no início de mais uma semana, o Primeiro-Ministro recebeu em audiência o enviado do Rei de Bahrain, que foi portador de um mensagem da sua magestade Hamal Bin Isa al Khalifa.

A mensagem enviada ao Chefe do Governo foi entregue em mãos pelo Senhor Aziz Chawakry - Presidente da Laguarida Royal Grupo.

 Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

              

SPALHANDO BARDADE... Sobre Atualidade Polítca na Guine Bissau...Nafprasman da Silva

Setor de Bissorã: ACIDENTE DE VIAÇÃO PROVOCA SEIS ÓBITOS E CATORZE FERIDOS GRAVES

Odemocrata  14/06/2021 

Seis pessoas perderam a vida e catorze  ficaram gravemente feridas no acidente de viação de uma viatura dupla-cabine  este domingo, 13 de junho de 2021, junto à aldeia de Mpanquinha, secção de Cnac, setor de Bissorã, região de Oio no norte da Guiné-Bissau. 

Uma fonte da Polícia de Ordem Pública (POP) da zona norte, confirmou a O Democrata os números de vítimas mortais no local do acidente (6), em estado grave (14), incluindo um inspetor da POP da zona leste (Bafatá), e mais duas pessoas em estado de ferimento ligeiro. 

“A maioria das pessoas que estavam na viatura eram membros de uma família e a viatura pertence ao senhor Armando Incanda. Saíram  de uma cerimónia de “toca tchur”. Os ferridos foram evacuados para Bissau”, disse e afirmou que não pode avançar ainda com pormenores sobre as causas do acidente.

Segundo o correspondente  da Radio Sol Mansi em Bissorã, contatado por telefone, as vítimas  morreram de uma forma “desumana”.

“A viatura transportava muitas pessoas que sairam de uma cerimónia “toca tchur” na aldeia de Bungharan. O acidente terá sido provocado por excesso da velocidade, porque segundo as testemunhas, o motorista dirigia com muita  velocidade e também não conhecia bem a estrada. A viatura teria embatido num buraco que a desviou do seu percurso, acabando por capotar de lado, causando vários mortos e feridos graves”.

O incidente terá acontecido por volta das 19 horas e que todos os feridos foram evacuados para Bissau.

Salienta-se que nos últimos tempos tem sido frequente acidentes de viação sobretudo no interior do país que provocaram dezenas de mortos.

Por: Assana Sambú 

President, Vice exchange blows as they fight dirty during live press conference...

@Gistyhub  August 16, 2020 
The President of Somali, Mohamed Abdullahi Mohamed has been caught on camera exchanging blows with the Deputy President, Mahdi Mohamed Guled.
Mohamed was caught exchanging blows with his deputy during a press conference.
Speaking during a live event, the president suddenly stood up and started punching his deputy.
The deputy also responded, leading to a serious fight as those around attempted to separate the duo.
Since Somali broke away from Somalia in 1991, the nation has never had peace. 

Em todos os seus discursos e palavras o Botche cande sempre invoca Deus e agradece e pede perdão, união, humildade, harmonia, irmandade para todos!...

Por Papa Jomav / Junior Gagigo 

O Glorioso Botche Candé, sim  pois e um  Homem de Paz, Amor e Humildade! Em todos os seus discursos e palavras o Botche cande sempre invoca Deus e agradece e pede perdão, união, humildade, harmonia, irmandade para todos! Isto só em si e uma benção então vamos ajudar a passar a palavra deste Homem que há anos procura a união entre os Guineenses! E um Político de peso que leva a mensagem simples as populações de onde ele mesmo foi criado e veio! Não menosprezemos porque ele não fala ou escreve o Português, pois tem outras Bençãos que Deus lhe deu que e a Popularidade Humildade e Amor a Pátria e ao Povo! Que Deus Te Abençoe sempre Botche Cande e que todos os teus Sonhos e anseios sejam concretizados para o Bem e Paz do Povo Guineense.

Papa Jomav