segunda-feira, 10 de julho de 2023

SAÚDE: Tem cãibras nas pernas muitas vezes? Cinco justificações comuns... É provável que fique surpreendido.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto   10/07/23 

Quase toda a gente já sofreu de cãibras nas pernas. É algo normal e, na maioria das vezes, inofensivo, mas também muito incómodo e doloroso. Não sabe o que causa esta a súbita contração dos músculos da barriga da perna ou das coxas? Médicos enumeraram as razões mais comuns na revista Self. 

1- Fadiga e uso excessivo 

Neste caso, as cãibras acontecem devido à pressão sobre as articulações e os músculos, explica John Gallucci Jr., um fisioterapeuta.

Então, "a pressão adicional sobre o músculo faz com que os músculos circundantes se tornem fracos, o que, por sua vez, faz com que outros músculos trabalhem mais, o que resulta numa contração que pode durar de segundos a minutos"

2- Desequilíbrio de eletrólitos

"Quando temos um desequilíbrio eletrolítico, particularmente um desequilíbrio de certos eletrólitos como o magnésio, podem ocorrer cãibras musculares", explica Lauren Manaker, outra médica.

Aliás, como o magnésio desempenha um papel na contração muscular, muitos acreditam que a deficiência deste nutriente pode estar particularmente ligada a cãibras musculares, acrescenta.

 3- Certas doenças e medicamentos

É o caso de condições como diabetes, trombose venosa profunda, insuficiência renal, doença arterial periférica, compressão de nervos ou doenças que envolvam o fígado ou a tiroide. "Estas condições podem causar a dor de uma "cãibra", mas pode ser outra coisa que está a causar a dor, como um coágulo de sangue, por exemplo", diz John Gallucci Jr. 

4- Não fazer alongamentos 

Isto aumenta significativamente a vulnerabilidade e o risco de sofrer cãibras nas pernas. Aliás, se alonga incorretamente, é capaz de aumentar as dores, o que resulta em mais espasmos musculares

5- Passa muito tempo sentado ou de pé

Estes hábitos podem causar uma série de problemas de saúde, incluindo aumento de peso e obesidade, aumento da pressão arterial, níveis elevados de açúcar no sangue e outros problemas de saúde. Todos levam a uma maior probabilidade de cãibras nas pernas.


Leia Também: Nem sabe o mal que está a fazer ao sentar-se de pernas cruzadas

CEDEAO: Unidade de polícia nigeriana vai ser destacada para a Guiné-Bissau

© Lusa

POR  LUSA   10/07/23 

A CEDEAO deu instruções para que sejam tomadas as "medidas necessárias" para ser destacada para a Guiné-Bissau uma unidade da polícia nigeriana, segundo o comunicado final da conferência de chefes de Estado da organização hoje divulgado.

"A conferência deu instruções à comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para tomar as medidas necessárias para o destacamento da Unidade de Polícia Formada [Formed Police Unit] prometida pela República da Nigéria para a Missão de Apoio à Estabilização na Guiné-Bissau", refere-se no comunicado final da conferência, realizada no domingo em Bissau.

Segundo a mesma fonte, a comissão da CEDEAO deve relocalizar o quartel-general da força destacada em Bissau, que atualmente funciona na Força Aérea.

A Unidade de Polícia Formada da Nigéria (FPU, sigla em inglês) é um departamento da polícia nigeriana especializada em participação em missões de manutenção de paz e estabelecido em 2005, mas que já existe desde 1960, quando participou na sua primeira missão.

Aquela unidade já participou em missões em vários países africanos, incluindo Angola e Moçambique, e em Timor-Leste, Kosovo, Afeganistão, Haiti, entre outros.

O presidente da Comissão da CEDEAO, o diplomata gambiano Omar Touray, anunciou no domingo que os chefes de Estado tinham decidido prolongar a presença das missões de estabilização na Guiné-Bissau e na Gâmbia.

Após o golpe de Estado de 2012 na Guiné-Bissau, a CEDEAO enviou uma força de interposição para garantir a segurança das instituições de Estado e principais figuras políticas do país.

Após ter sido eleito Presidente da Guiné-Bissau, em 2020, o chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, mandou retirar as forças.

A CEDEAO decidiu enviar novamente uma Missão de Estabilização e Segurança para a Guiné-Bissau após o ataque contra o Palácio do Governo, em Bissau, enquanto decorria um Conselho de Ministros com a presença de Umaro Sissoco Embaló, em fevereiro de 2022.

A missão começou a chegar ao país em maio do mesmo ano e viu agora o seu mandato ser prolongado por mais um ano.

A missão militar da CEDEAO na Gâmbia está estacionada naquele país desde a crise política de 2016, quando o antigo chefe de Estado gambiano Yaya Jammeh se recusou a deixar o poder depois de ter sido derrotado nas presidenciais pelo atual Presidente, Adama Barrow.


O Presidente da República de Cabo-Verde José Maria Neves recebido esta segunda-feira (10.07) pelo Presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau Cipriano Cassamá

Radio Voz Do Povo

NIGÉRIA: Recolher obrigatório no centro da Nigéria para travar violência

© Native Reporters

POR LUSA   10/07/23 

O governador de um estado no centro da Nigéria impôs o recolher obrigatório neste domingo depois que novos ataques entre comunidades deixarem pelo menos nove mortos, anunciaram hoje autoridades militares da região.

O distrito de Mangu, no estado de Plateau, é assolado há dois meses por ataques e violência entre comunidades agrícolas e pastoris, que já fizeram mais de 200 mortos.

No domingo, homens armados voltaram a atacar várias aldeias do distrito, matando pelo menos nove pessoas, disse à France-Presse o porta-voz militar regional, James Oya, e um líder comunitário, Jerry Datim, que adiantou que "continuam as buscas porque algumas pessoas ainda estão desaparecidas".

Dois dias antes, na sexta-feira, oito aldeias de pastores foram atacadas e 15 pessoas morreram, disse Nuru Abdullahi, presidente da Associação de Criadores de Gado Miyyeti Allah (MACBAN) da Nigéria.

Para combater esta explosão de violência, o governador do estado do Plateau, Caleb Mutfwang, impôs uma proibição total de circulação na área "até novo aviso, exceto para o pessoal de segurança e pessoas que desempenham funções essenciais", anunciou o porta-voz do governador, em comunicado.

As regiões noroeste e central da Nigéria são regularmente palco de tensões e conflito sobre a exploração da terra e dos recursos hídricos entre comunidades agrícolas e pastoris, agravadas nos últimos anos pela pressão demográfica e pelas alterações climáticas.

A cadeia de assassínios seguida de represálias deu origem a uma criminalidade mais ampla na região, com gangues a fazerem incursões direcionadas a aldeias, matando dezenas de moradores, saqueando e sequestrando em troca de resgates.

Estes abusos são um dos múltiplos desafios de segurança que o Presidente Bola Tinubu enfrenta à frente do país mais populoso de África e da maior economia do continente.


Ministro da Administração Pública Trabalho Emprego e Segurança Social Cirilo Mama Saiu Djaló, recebeu hoje segunda-feira (10.07), em audiência a Comissaria de CEDEAO para Assuntos sociais e desenvolvimento Humano Fatou Sow Sar

 Radio Voz Do Povo

ÁFRICA DO SUL: Queda de neve surpreende moradores em Joanesburgo

© Reuters

POR LUSA   10/07/23 

O Serviço Meteorológico da África do Sul (SAWS, na sigla em inglês) considerou como fenómeno climático raro no país a queda de neve que surpreendeu hoje de manhã os moradores de Joanesburgo.

A queda de neve que caiu desde as primeiras horas do dia em subúrbios como Sandton, Soweto, Roodepoort, e Heidelberg foi de imediato apelidada de "maravilha de Inverno" e registada através de imagens e vídeos nas redes sociais pelos moradores que enfrentam falta de eletricidade e temperaturas baixas na capital económica sul-africana.

"O Serviço Meteorológico da África do Sul não antecipou o desenvolvimento de qualquer precipitação na província de Gauteng", afirmou à imprensa local Puseleto Mofokeng, do SAWS.

Segundo os meteorologistas, a queda de neve era antecipada nas províncias de Mpumalanga, região oriental, e de KwaZulu-Natal, sudeste do país, sendo que a neve mais intensa ainda deve ocorrer nas áreas do norte do Cabo Oriental, extremo sul do país.

"A neve corre em condições muito frias que devem durar até ao final da semana", adiantou, por seu lado, a metereologista Lehlohonolo Thobela.

A cidade de Joanesburgo, localizada a mais de 1.700 metros de altitude, tem registado quedas de neves esporádicas desde os fortes nevões em 1996, tendo a anterior ocorrido em 2012.




O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, admitiu hoje que Ancara pode vir a aprovar a adesão da Suécia à NATO se os países europeus "abrirem caminho" à Turquia a entrar na União Europeia.

© Lusa

 POR LUSA   10/07/23 

 Ancara condiciona adesão da Suécia à NATO a entrada da Turquia na UE

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, admitiu hoje que Ancara pode vir a aprovar a adesão da Suécia à NATO se os países europeus "abrirem caminho" à Turquia a entrar na União Europeia. 

"A Turquia está à espera à porta da União Europeia há mais de 50 anos e quase todos os países membros da NATO são agora membros da União Europeia. Estou a fazer este apelo a esses países que deixaram a Turquia à espera, às portas da União Europeia, durante mais de 50 anos", disse Erdogan.

"Abram o caminho para a adesão da Turquia à União Europeia. Quando abrirem o caminho para a Turquia, nós abriremos o caminho para a Suécia, tal como fizemos com a Finlândia", acrescentou.

A Turquia é um país candidato à adesão à UE, mas esta candidatura tem estado bloqueada devido ao que Bruxelas considera o retrocesso democrático de Ancara e aos litígios com o Chipre, membro do bloco europeu.

Hoje, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo de Estocolmo manifestou otimismo quanto à possibilidade de a Turquia abandonar objeções à adesão da Suécia à NATO, considerando a adesão uma questão de tempo. 

Erdogan e o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, devem encontrar-se hoje em Vilnius, antes da cimeira da NATO que começa na terça-feira.

O ministro dos Negócios Estrangeiros sueco, Tobias Billström, disse à emissora pública SVT que espera que a Turquia acabe por dar um sinal sobre a adesão da Suécia à NATO. 

A Turquia bloqueou a adesão da Suécia à NATO, afirmando que o país precisa de "fazer mais" para reprimir os militantes curdos e outros grupos que Ancara considera como ameaças à segurança nacional turca.

Os recentes protestos contra a Turquia e contra o Islão em Estocolmo levantaram dúvidas quanto à possibilidade de se alcançar um acordo antes da cimeira da NATO.

Billström disse ainda que espera que a Hungria, que também não ratificou a adesão da Suécia à NATO, venha a concretizar a entrada de Estocolmo antes de uma eventual decisão de Ancara.

A Suécia e a Finlândia solicitaram a adesão à NATO no ano passado, após a última invasão da Ucrânia pela Rússia.

A Finlândia aderiu à Aliança Atlântica no passado mês de abril.


Leia Também: A Rússia considerará a adesão da Ucrânia à NATO como um perigo e reagirá de forma "suficientemente clara e firme", avisou hoje o Kremlin na véspera da cimeira de terça e quarta-feira da Aliança Atlântica, em Vílnius.

Kyiv reclama reconquista de 14 quilómetros quadrados no sul e leste

© Ercin Erturk/Anadolu Agency via Getty Images

POR LUSA  10/07/23 

O Exército ucraniano reclamou hoje ter reconquistado 14 quilómetros quadrados de território às forças da Rússia na sequência da contraofensiva, afirmou hoje o porta-voz militar Andri Kovaliov.

"Mais de dez quilómetros quadrados de terras ucranianas foram libertadas no sul da Ucrânia, na semana passada", disse Kovaliov à televisão de Kiev acrescentando que quatro quilómetros quadrados foram "libertados no setor de Bakhmut", no leste do país. 

Estes valores, segundo o mesmo responsável, elevam para 193 quilómetros quadrados a área total reconquistada pela Ucrânia desde o lançamento da contraofensiva no início de junho.

"As tropas ucranianas entrincheiraram-se nas linhas que tinham alcançado, infligindo danos de artilharia a alvos inimigos identificados. O inimigo (forças russas) resiste, transfere unidades e utiliza reservas. Decorrem combates intensos", afirmou ainda Kovaliov referindo-se diretamente a Bakhmut.  

Segundo o Presidente Volodymyr Zelensky, a contraofensiva ucraniana está a progredir lentamente contra as forças russas, "que estão entrincheiradas atrás de poderosas linhas defensivas".

Na sexta-feira passada, Kiev recebeu dos Estados Unidos bombas de fragmentação, proibidas em muitos países.

A Ucrânia pede ainda mais artilharia e a entrega de aviões de combate F-16.

Este último balanço da contraofensiva, elaborado por Kiev, surge no momento em que Volodymyr Zelensky é esperado em Vilnius, na Lituânia, para a Cimeira da NATO que vai abordar a questão do pedido de adesão da Ucrânia à Aliança Atlântica.


Leia Também: O Kremlin anunciou hoje que o chefe de Estado russo, Vladimir Putin, encontrou-se na Presidência, em Moscovo, com Yevgeny Prigozhin, líder do grupo paramilitar Wagner, a 29 de junho, alguns dias após o fracasso de uma rebelião.

Mais de 8% da população da UE incapaz de pagar uma refeição adequada a cada dois dias

Nutrição (Getty Images)

Por cnnportugal.iol.pt,  10/07/23

Maior taxa de pessoas em risco de pobreza incapazes de pagar, a cada dois dias, uma refeição com carne, peixe ou equivalente vegetariano, foi registada na Bulgária, seguida pela Roménia e Eslováquia

Cerca de 8,3% da população da União Europeia (UE) não tinha, em 2022, como pagar uma refeição com carne, peixe ou um equivalente vegetariano de dois em dois dias, divulga esta segunda-feira o Eurostat.

Face a 2021 (7,3%), a taxa aumentou um ponto percentual.

Considerando apenas a parte de população em risco de pobreza na UE que também não conseguiu, no ano passado, pagar uma refeição adequada de dois em dois dias, a percentagem atinge os 19,7%, face aos 17,5% de 2021.

De acordo com os dados publicados pelo serviço estatístico europeu, a maior taxa de pessoas em risco de pobreza incapazes de pagar, a cada dois dias, uma refeição com carne, peixe ou equivalente vegetariano, foi registada na Bulgária (44,6%), seguida pela Roménia (43,0%) e a Eslováquia (40,5%).

No outro extremo da tabela estão a Irlanda (5,0%), o Luxemburgo (5,1%) e Chipre (5,6%).

Em Portugal, a taxa de pessoas em risco de pobreza incapazes de pagar uma refeição adequada foi, em 2022, de 7,2%, recuando para os 3,0% no rácio para o total da população do país.

NATO. Suecos otimistas quanto à retirada das objeções turcas para adesão

© Getty

POR LUSA   10/07/23 

O ministro dos Negócios Estrangeiros sueco, Tobias Billström, mostrou-se hoje otimista quanto à possibilidade de a Turquia desistir das objeções à adesão da Suécia à NATO, defendendo que a adesão é uma questão de "quando" e não de "se".

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, deverão reunir-se ainda hoje na capital lituana, Vílnius, antes do início da cimeira de dois dias da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO). 

Billström disse à emissora pública SVT que espera que a Turquia acabe por dar sinais de que vai permitir que a Suécia adira à Aliança Atlântica, embora tenha afirmado não saber se tal acontecerá durante a cimeira anual da organização.

"Estamos a contar chegar a um ponto em que recebamos uma mensagem do Presidente Erdogan, a que se pode chamar 'luz verde', para que o processo de ratificação no Parlamento turco possa começar", afirmou Billström.

A Turquia tem bloqueado a adesão da Suécia à NATO, afirmando que o país tem de fazer mais para combater os militantes curdos e outros grupos que Ancara considera como ameaças à sua segurança nacional. 

Os protestos anti-turcos e anti-islâmicos em Estocolmo levantaram dúvidas quanto à possibilidade de se chegar a um acordo antes da cimeira da aliança.

Billström disse que a Suécia cumpriu a sua parte do acordo tripartido que assinou com a Turquia e Finlândia na cimeira da NATO realizada em 2022 em Madrid.

"Devemos considerar a questão como resolvida, no sentido em que não se trata de uma questão de 'se'. No âmbito da cimeira da NATO em Madrid, no ano passado, a Turquia já concedeu à Suécia o estatuto de país convidado da NATO. É, portanto, uma questão de 'quando'", afirmou.

Billström disse esperar que a Hungria, que também não ratificou a adesão da Suécia, o faça antes da Turquia.

A Suécia e a Finlândia, anteriormente não-alinhadas, candidataram-se à adesão à NATO em 2022, após a invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada a 24 de fevereiro desse ano.

A adesão da Finlândia concretizou-se em abril deste ano.


Rússia afirma ter repelido ataque contra ponte na Crimeia e aeródromo

© REUTERS/Stringer TPX

POR LUSA   10/07/23 

A Rússia afirmou no domingo ter repelido um ataque ucraniano a uma ponte na Crimeia e a um aeródromo militar na região de Rostov, no sul da Rússia, com mísseis 'S-200'.

Segundo o relatório do chefe do Estado-Maior das Forças Aeroespaciais da Rússia, coronel-general Victor Afzalov, os dois mísseis foram abatidos pela defesa antiaérea, escreveu o Ministério da Defesa no respetivo canal na rede social Telegram.

Dois outros mísseis 'S-200' foram desviados dos seus alvos por contramedidas eletrónicas e caíram em terra sem danos ou destruição, acrescenta-se no relatório.

Os 'S-200', de fabrico soviético, são mísseis antiaéreos com um alcance de até 300 quilómetros que podem ser adequados para atacar alvos terrestres.

O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Russas, general Valeri Gerasimov, ordenou que se ataquem os locais onde o exército ucraniano tem instaladas bases para lançamento de mísseis 'S-200' e similares e que se tomem medidas adicionais de defesa contra ataques aéreos.

A Defesa divulgou um vídeo da reunião 'online' em que Gerasimov emitiu as ordens, na que constitui a primeira vez em que o general russo aparece publicamente desde a rebelião abortada dos mercenários do Grupo Wagner, a 23 e 24 de junho.


Leia Também: Bombas de fragmentação? China alerta para "problemas humanitários"

China. Pelo menos seis mortos e um ferido em ataque a jardim-de-infância

© Reuters

POR LUSA   10/07/23 

Um ataque num jardim-de-infância na cidade de Lianjiang, no sul da China, fez seis mortos e um ferido, informou hoje o governo local.

Entre as sete vítimas estão "um professor, dois pais e três alunos", segundo um comunicado divulgado pelas autoridades locais.

O suspeito foi detido, lê-se na mesma nota, que não deu detalhes sobre a idade ou a identidade das vítimas, nem o tipo de arma utilizada.

O ataque ocorreu às 07:40 (00:40 de domingo, em Lisboa), na cidade de Lianjiang, localizada na província de Guangdong, que faz fronteira com Macau e Hong Kong, de acordo com a imprensa estatal.

Ataques mortais direcionados especificamente a escolas ocorreram em todo o país no passado, levando as autoridades a aumentar a segurança nas escolas.

Autores de ataques semelhantes têm sido descritos como pessoas com distúrbios mentais ou como revoltadas contra a sociedade.

A lei chinesa restringe a venda e a posse de armas de fogo, motivo pelo qual é comum existirem ataques com recurso a facas, explosivos caseiros ou atropelamentos intencionais.


Leia Também:  Suspeito de ataque a creche na China tem 25 anos. O que já se sabe


Leia Também: Doze rios chineses ultrapassam nível de alerta após fortes chuvas

Novo líder da CEDEAO rejeita mais golpes de estado na África Ocidental

© Lusa

POR LUSA  09/07/23 

O Presidente da Nigéria, Bola Ahmed Tinubu, que assumiu hoje a presidência rotativa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), afirmou no seu primeiro discurso que não serão tolerados mais golpes de Estado na região.

"Devemos mantermo-nos firmes na democracia. Não há governação, liberdade e Estado de direito sem democracia. Não aceitaremos golpe após golpe novamente na África Ocidental", afirmou o chefe de Estado da Nigéria na cerimónia de encerramento da cimeira de chefes de Estado e de Governo da organização, na qual a Guiné-Bissau cessou a sua presidência.

Salientou que os líderes dos países representados na CEDEAO não equiparam as forças armadas para depois "violarem a liberdade do povo".

"Não demos recursos aos nossos soldados, não investimos neles, nas suas botas, na sua formação, para violarem a liberdade do povo. Virar as suas armas contra as autoridades civis é uma violação dos princípios pelos quais foram contratados, que é defender a soberania das suas nações", sublinhou o também recentemente empossado Presidente da Nigéria.

O Burquina Faso, o Mali e a Guiné-Conacri foram suspensos pela CEDEAO após sucessivos golpes militares em 2020, 2021 e 2022. O retorno à ordem constitucional é teoricamente esperado em 2024 no Mali e no Burquina Faso e em 2025 na Guiné-Conacri.

O chefe de Estado da Nigéria pediu igualmente ações concertadas e urgentes não só contra os golpes de Estado, mas também contra o terrorismo, que considerou ser uma ameaça à paz na sub-região.

No âmbito do combate ao terrorismo, a CEDEAO desenvolveu um Plano de Ação Regional de Combate ao Terrorismo e criou uma força de alerta para esse fim.

"Vou garantir que harmonizamos imediatamente aqueles planos e mobilizamos recursos, bem como a vontade política para a concretização das iniciativas. Como os terroristas não respeitam fronteiras, devemos trabalhar coletivamente para ter uma medida eficaz de contraterrorismo regional", afirmou.

A CEDEAO é composta por 15 países: além dos lusófonos Guiné-Bissau e Cabo Verde, pertencem Benim, Burquina Faso, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné-Conacri, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Serra Leoa, Senegal e Togo.

A Guiné-Bissau assumiu a presidência rotativa da organização de julho de 2022 até hoje.


Leia Também: Regresso à normalidade constitucional é "necessidade imperativa"