20 de agosto de 2019

Embaixador dos Estados Unidos para Guiné-Bissau e Senegal, Senhor Tulinamo Musingi, num encontro de Trabalho com a Coordenação do Madem-G15!




Juventude Madem-G15

José Mário Vaz - Audiência com o Sr. Tulinabo Mushingi, Embaixador dos EUA na Guiné-Bissau.





Fonte: José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau

José Mário Vaz - Encontro com jovens universitários a nível nacional e da nossa diáspora África (Senegal e Gâmbia), sob o lema "Pela Força da Juventude JOMAV - II° Mandato".



   












Fonte: José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau

A agenda de trabalho do Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, continua a ser preenchida nesta terça-feira por encontros com diplomatas e representantes estrangeiros. Neste exacto momento o Encarregado de Negócios da África do Sul, Mr. Reginold A. Ncamane, está na Sede Nacional do maior partido do país para troca de impressões sobre a actualidade política




PAIGC - I força di povo!

By PAIGC 2019

Embaixador dos EUA apela políticos para evitarem desculpas que possam afectar realização de eleições na data prevista


Bissau, 20 Ago 19 (ANG) – O Embaixador dos Estados Unidos de América apelou esta segunda-feira aos políticos guineenses para evitarem quaisquer desculpas que possam afectar a realização das eleições presidenciais a 24 de Novembro de 2019.

Tolinabo Muchinge citado pela Rádio Capital FM,  proferiu estas afirmações a saída de um encontro com o Chefe do governo, Aristides Gomes, com quem abordou assuntos relacionados com a correcção dos cadernos eleitorais, utilizados nas legislativas de março passado, para que eleitores que não tinham votado pudessem exercer os seus direitos de votos nas presidenciais de novembro próximo.

O diplomata americano disse que concorda com essas correções, uma vez que se trata da lista de eleitores usada nas legislativas passada aceite por todos os intervenientes no processo, apesar de ter alguns problemas.

“Não começar um novo recenseamento porque não há tempo e o povo não deve continuar a esperar. Deve-se evitar qualquer desculpa que possa afectar a realização doas eleições presidenciais em Novembro deste ano “,disse.

Tolinabo Muchinge confirmou o apoio dos Estados Unidos para as presidenciais e revelou que já foi feito um pedindo ao Washington para o efeito. 

ANG/MSC//SG

Nova nomeação




Fonte: ditaduraeconsenso

Cipriano Cassama vai aceitar qualquer resultado que sair das primárias do Paigc a realizar esta sexta-feira


Assim afirmou hoje, o Porta-voz do Núcleo de Apoio à candidatura de Cipriano Cassama às primárias do Paigc.

Seco Cote disse estar confiante na vitória, mas em caso de derrota, o seu candidato vai abraçar o vencedor, para unir o Partido em torno dos desafios, para garantir vitória nas presidenciais e, assegurar a estabilidade política e governativa no país.

Cipriano Cassama, primeiro vice-presidente do Paigc participou ontem no Bureau Político que aprovou o regulamento para a escolha do candidato do PAIGC às eleições presidenciais 24 novembro.

As candidaturas às primárias no Paigc começam dar entrada hoje, para depois às primárias já na sexta-feira.

Aliu Cande

INFELIZMENTE, SERIFO NHAMADJO ESTÁ DESCARTADO ÀS PRIMÁRIAS DO PAIGC DEVIDO A TRAIÇÃO OU ORQUESTRAÇÃO DO DSP

Por dokainternacionaldenunciante.blogspot.com

O grito de socorro do Candidato às primárias do PAIGC, Manuel Serifo Nhamadjo, não lhe salvou do golpe do DSP.

Segundo o Artigo 4, Ponto 1, do Regulamento para a Eleição do Candidato Presidencial do PAIGC, aprovado por unanimidade na reunião do Bureau Politico, realizada no dia 19 de Agosto de 2019, exclui automaticamente o Serifo Nhamadjo às Primárias do PAIGC. 

Regulamento aprovado ontem no bureau político, no se artigo 4 ponto 1, qualquer militante que pretende candidatar-se tem de estar 10 anos de militância efetiva. 

De recordar que Nhamadjo foi suspenso do Partido após da sua candidatura independente, que culminou com golpe de 12 de Abril...


O Embaixador dos EUA na Guiné-Bissau, Tulinabo Mushingi, faz uma visita de cortesia ao Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, na Sede Nacional do Partido.

No encontro serão abordados temas da actualidade política da Guiné-Bissau e Região.



 

PAIGC - I força di povo!

PAIGC 2019

Acidente - Es ku passa antem de noite perto de cimenteiro de Antula





Por Mohamed Kaldirov

CHINA DISPONÍVEL EM APOIAR ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS GUINEESE

A República Popular de China manifestou-se disponível em apoiar o país principalmente nas eleições presidências que se avizinha.


A garantia é do embaixador do país asiático na Guiné-Bissau depois do encontro esta segunda-feira com o presidente da República cessante José Mário Vaz.

“ A China está disposto a apoiar a Guiné-Bissau e já doamos donativos tanto ao governo como a Comissão Nacional de Eleições”, manifestou.

O diplomata chines diz que foi agradecer o presidente cessante José Mário Vaz para lhe agradecer em nome do seu homólogo chines pela felicitação a eleição do ex-ministro chines de agricultura ao cargo do director-geral Do Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Sobre a tao propalado arroz do povo, o diplomata chines diz estarem a espera dos resultados da investigação sobre o desvio do referido arroz que envolve o ex-ministro de agricultura Nicolau dos Santos.

“ Não tenho as informações finais, mas que eu saiba o arroz já está praticamente distribuído pela comissão criada pelo governo. Também sei que está a ser conduzida uma investigação a respeito, mas não sei se já se chegou a uma conclusão”, explicou o diplomata chines.

“ As eleições presidenciais são muito importantes para o desenvolvimento da Guiné-Bissau”

Entretanto, Embaixador do Japão para Guiné-Bissau comprometeu esta segunda-feira (19/8) apoiar o país nas eleições presidências marcadas para 24 de Novembro.

Tatsuo Arai falava aos jornalistas momento após a audiência que manteve com o Primeiro-ministro Aristides Gomes.

“As eleições presidenciais são muito importantes para o processo do desenvolvimento do país. Então, vamos apoiar essas eleições como tínhamos apoiado as legislativas” afirmou o Embaixador.

Tatsuo Arai disse ainda que, o encontro serviu para debruçar sobre a parceria da Guiné-Bissau e Japão, tendo adiantado neste momento estão a preparar a entrega de barco para a ligação das ilhas dos Bijagós à zona continental.

“Discutimos sobre a nossa parceria Guiné-BissauJ/apão. Nós tínhamos financiado a realização das eleições legislativas de 10 de Março e, também, realizamos agora a assistência alimentar e preparamos para entregar o barco para ligação das ilhas dos Bijagós a área continental”, rematou o diplomata.  

O japão tem apoiado a Guiné-Bissau nas eleições legislativas resultante do actual Governo, e compromete ainda em continuar apoiar o país nas eleições presidências marcada para 24 de Novembro do ano em curso.

Por: Nautaran Marcos Có/ Quina Nhaté

radiosolmansi.net

PROCURADOR-GERAL DE REPÚBLICA PEDIU AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA MAIS ATENÇÃO À SUA INSTITUIÇÃO

O Procurador-geral da República afirmou hoje (19/8) que o Ministério Público depara actualmente com dificuldades a nível dos recursos humanos e equipamentos.


Ladislau Embassa deu esta declaração após um encontro com o presidente da Republica cessante José Mário.

De acordo com o procurador, actualmente o Ministério Público depara em concreto com vários problemas em termos da operacionalidade para dar uma resposta adequada.

“ Neste momento, o Ministério Público depara-se com dificuldades a nível dos recursos humanos e equipamento que não existem, portanto, é uma responsabilidade do estado que tem que ser cumprida por outro e também ao nível dos magistrados que precisam ser capacitados, reciclados porque os magistrados são os principais operadores na área de combate a corrupção”, sugeriu.

Por outro lado, Procurador-geral da República apelou aos deferentes órgão de soberania a prestarem um atenção particular ao sector judicial, tendo em conta que “é um órgão muito importante para a consolidação da democracia e no combate a criminalidade nas suas diversas vertentes”.

“As dificuldades que existem são vários e de uma maior operacionalidade e uma capacidade de resposta adequada do Ministério Publico que neste momento é um problema. É isso que viemos a informar ao chefe de estado para perceber que é importante que todos os órgãos da soberania prestassem uma atenção particular ao sector judicial tendo em conta que é um órgão muito importante para a consolidação da democracia e no combate a criminalidade nas suas diversas vertentes”, advertiu.

Embassa disse ainda ter abordado o mesmo assunto com o residente da Assembleia Nacional Popular e com o presidente do Supremo Tribunal da Justiça.

Por: Amade Djuf Djaló

radiosolmansi.net

A Câmara Municipal de Bissau, dá o prazo de 48 horas para remover as viaturas mal estacionadas na via pública da Capital Bissau.


PAIGC/BUREAU POLÍTICO: RESOLUÇÕES FINAIS


PARTIDO AFRICANO PARA A INDEPENDÊNCIA DA GUINÉ E CABO VERDE

ªIII Reunião Ordinária do Bureau Político do PAIGC
19 de Agosto de 2019

Resoluções Finais
(aprovada por unanimidade por 65 membros)

O Bureau Político reuniu-se hoje dia 19 de Agosto de 2019 no Salão Nobre Amílcar Cabral, na sua IIIª reunião ordinária, presidida pelo Camarada Eng. Domingos Simões Pereira, Presidente do PAIGC.
Dos 91 membros do Bureau Politico, participaram 65 membros, que aprovaram por unanimidade a seguinte ordem-do-dia:
Informações gerais;

Apresentação, análise e aprovação do projecto de regulamento para eleição do candidato do PAIGC às eleições Presidenciais;
Na abertura dos trabalhos, o Presidente do Partido pediu um minuto de silêncio pelo desaparecimento fisíco do camarada Vitor Naneia, membro do Bureau Politico, militante dedicado às causas do partido e através dele todos os outros camaradas que faleceram desde a última reunião deste orgão. De seguida, o Presidente realçou a necessidade de alinhamento com os partidos da maioria parlamentar no que tange as nomeações das estruturas intermédias do governo por forma assegurar a estabilidade política e governativa no país.

No que tange as informações gerais, o Bureau Político foi informado sobre os esforços empreendidos pelo partido no que concerne ao respeito da componente género na composição do novo governo, bem como a informação relativa à eleição da Ministra da Saúde, em representação da Guiné-Bissau, para a função de Vice-Presidente do Comité Regional da Organização Mundial de Saúde realizado na República do Congo.
Sobre apresentação, análise e aprovação do projecto de regulamento para eleição do candidato do PAIGC às eleições Presidenciais, o Bureau Politico, debateu com a devida profundidade o referido regulamento específico que determina as condições internas de elegibilidade do candidato do PAIGC às eleições Presidenciais.

Assim, o Bureau Político, após um aturado debate delibera:
Aprovar por unanimidade o regulamento para a eleição do candidato do PAIGC às eleições Presidenciais.
O Bureau Político decorreu num clima de grande confiança, coesão interna e um elevado sentido patriótico.

Bissau, 19 de Agosto de 2019
O Bureau Politico 

Sede Nacional do PAIGC Praça dos Heróis Nacionais

Por ditaduraeconsenso.blogspot.com

PAIGC: Regulamento para candidatura às primeiras aprovado pelo Bureau Político do PAIGC


Partido Africana para a Independência da Guiné e Cabo Verde

Bureau Político

REGULAMENTO PARA ELEIÇÃO DO CANDIDATO PRESIDENCIAL

A Guiné-Bissau aproxima-se da fase final da resolução definitiva da crise política e institucional que, durante os cinco anos do mandato do atual Presidente da República, fustigou o País e fragilizou as instituições e, consequentemente, o nosso Estado de Direito Democrático.

Cumprindo com os preceitos constitucionais, o Presidente da República fixou a data de 24 de Novembro de 2019, para a ida às urnas, em mais um ato eleitoral, com vista à escolha de um novo Chefe do Estado Guineense.

A nossa Constituição consagra o princípio universal que permite a que cada cidadão guineense, desde que respeite os requisitos básicos, possa candidatar-se ao cargo de Presidente da República da Guiné-Bissau.

O candidato presidencial pode ser admitido pelo Supremo Tribunal de Justiça se, entre outros, for apresentado por um Partido político, ou tiver a subscrição de pelo menos cinco mil cidadãos eleitores. 

O PAIGC, em todas as Eleições Presidenciais, tem apresentado um candidato, escolhido dentre os seus responsáveis e dirigentes, de acordo com regras definidas nos seus Estatutos e outros Regulamentos.

Os Estatutos aprovados recentemente no IX Congresso do PAIGC atribuem ao Comité Central a competência de eleger, por sufrágio direto e secreto, o candidato ao cargo de Presidente da República, sob proposta da Comissão Permanente, em concertação com o Presidente do Partido, em conformidade com o regulamento específico a aprovar pelo Bureau Político (vide artigo 33º, alínea o)).

Assim, o Bureau Político, no cumprimento da atribuição que lhe é reservada pelos Estatutos do Partido, no seu artigo 36º, alínea b), aprova o presente Regulamento para a eleição do candidato ao cargo de Presidente da República, doravante denominado candidato presidencial do PAIGC.

Artigo 1º 
(Objeto)

O presente Regulamento tem por objeto o processo eleitoral interno para a escolha do candidato do PAIGC às Eleições Presidenciais. 

Artigo 2º
(Princípios Gerais)

A eleição do candidato presidencial do PAIGC obedece aos princípios da democracia interna, da liberdade de candidaturas, do pluralismo de opiniões e do carácter secreto do sufrágio.

À eleição do candidato presidencial do PAIGC aplicam-se as disposições constitucionais, estatutárias do Partido e as normas do presente Regulamento.

Artigo 3º
(Competência eleitoral)

Em consonância com o disposto na alínea o) do artigo 33º dos Estatutos, compete ao Comité Central eleger o candidato presidencial do PAIGC. 

No sufrágio, só votam os membros efetivos do Comité Central presentes. 

Artigo 4º
(Requisitos de candidatura)

Pode ser candidato do PAIGC às Eleições Presidenciais todo o cidadão guineense com idade superior a 35 anos e que preencha os seguintes requisitos:

ser militante ativo do PAIGC nos últimos 10 anos, cumprindo com regras e obrigações estatutárias do Partido, ou ter o estatuto de Combatente da Liberdade da Pátria e mantido ligações de afeto e identidade política com o PAIGC.
Gozar de integridade moral e cívica exemplar e irrepreensível na vida pública e privada;
Ter domínio da Constituição da República;
Gozar de credibilidade, respeito e reconhecimento, no plano nacional e internacional.

São considerados candidatos à eleição interna do PAIGC, os que preencham os pressupostos da alínea a) e requisitos previstos nas alíneas b), c) e d).

Artigo 5º
(Apresentação de candidaturas)

As candidaturas devem dar entrada no Gabinete do Secretário Nacional do Partido, o mais tardar, até 3 dias após a aprovação do presente Regulamento, durante as horas normais do expediente.

As candidaturas devem conter os seguintes documentos:

Carta de motivação;
Declaração do Conselho Nacional de Jurisdição e Fiscalização, atestando o carater positivo da carteira disciplinar do candidato e tendo em conta os requisitos de candidatura;
Declaração política, contendo, entre outras, a visão do candidato relativamente às relações institucionais no funcionamento dos Órgãos de Soberania no nosso Estado de Direito Democrático;
Declaração do compromisso de honra, com assinatura devidamente reconhecida, em como o candidato aceitará incondicionalmente e respeitará as decisões resultantes da aplicação do presente Regulamento, e cumprirá com zelo as suas obrigações estatutárias de trabalhar para a vitória do candidato presidencial do PAIGC;
Fotocópia autenticada do cartão de militante;
Fotocópia autenticada do Bilhete de Identidade;
Certidão do Registo Criminal;
Curriculum Vitae (Biografia) do candidato;
Uma fotografia a cores.

Os candidatos selecionados devem apresentar ao Comité Central as respetivas declarações políticas, antes do início da votação.

Artigo 6º
(Análise de candidaturas)

Compete à Comissão Permanente propor ao Comité Central os candidatos que preencham os requisitos previstos no artigo 4º e que apresentem os documentos a que alude o artigo 5º.

As candidaturas são analisadas, individualmente, na reunião da Comissão Permanente, podendo esta chamar o(s) candidato(s) que julgue ser necessário entrevistar.

Artigo 7º
(Notificação dos candidatos)

Os candidatos selecionados são notificados, a fim de comparecerem na reunião do Comité Central, para efeitos de apresentação e votação.

Os candidatos não selecionados são convidados pela Comissão Permanente para um encontro de esclarecimento sobre a razão da sua rejeição. 

Artigo 8º
(Comissão Eleitoral)

No início da reunião do Comité Central e sob proposta do Secretariado Nacional, é eleita uma Comissão Eleitoral, dentre os membros desse órgão, composta por um Presidente e dois vogais.

À comissão Eleitoral compete conduzir o processo eleitoral e divulgar os seus resultados.

Os mandatários dos candidatos tomam parte na mesa da Comissão Eleitoral como observadores do processo. 

Artigo 9º
(Apresentação dos candidatos e da declaração política)

Ao Comité Central são apresentados, pelos respetivos mandatários, os dados biográficos de cada candidato retido.

A cada candidato é atribuído quinze minutos para a apresentação da sua declaração política perante os membros do Comité Central.

Artigo 10º
(Modalidade de Votação)

Para a eleição do candidato presidencial do Partido, existe um boletim de voto, contendo os nomes e fotografias dos candidatos apresentados, colocados conforme o sorteio realizado pela Comissão Eleitoral e um quadradinho à frente.

O membro do CC chamado para votar recebe, das mãos de um dos membros da Comissão Eleitoral, um boletim de voto, dirigindo-se, de seguida, à cabine de voto para colocar uma cruz ou impressão digital no quadradinho do seu candidato preferido.

O membro do CC introduz o boletim de voto dobrado na urna colocada à frente dos membros da Comissão Eleitoral, em local visível.

É expressamente vedado o acesso à cabine de voto com materiais suscetíveis de comprometer o carater sigiloso do ato eleitoral, tais como telemóveis, bolsas, carteiras, mochilas, entre outros. 

Artigo 11º
(Apuramento)

A contagem de votos é feita publicamente, perante os membros do Comité Central presentes.

Para o efeito de apuramento, o Presidente da Comissão Eleitoral procede à abertura da urna, perante os membros do CC presentes, seguindo-se a operação de contagem, por forma a verificar a correspondência entre os números de boletins de voto existentes na urna e de votantes.

Havendo mais número de boletins de voto na urna do que o número dos votantes, o processo considera-se nulo, devendo, por isso, ser repetido imediatamente.

Artigo 12º
(Resultados Eleitorais)

Os resultados são anunciados pelo Presidente da Comissão Eleitoral.

O candidato que obtiver a maioria absoluta dos votos validamente expressos é considerado o candidato do PAIGC para as próximas Eleições Presidenciais.

Se nenhum dos candidatos obtiver mais de metade dos votos validamente expressos, realiza-se, imediatamente, a segunda volta com os dois candidatos mais votados.

Artigo 13º
(Entrada em Vigor)

O presente Regulamento entra em vigor logo após a sua aprovação pelo Bureau Político.

Artigo 14º
(Casos Omissos)

Casos omissos no presente Regulamento são resolvidos pelo Bureau Político do PAIGC.


Aprovado pelo Bureau Político, em 19 de Agosto de 2019.

Por  ditaduraeconsenso.blogspot.com

DEPRESSÃO - Entenda como o vinho tinto pode combater a depressão e ansiedade

De acordo com um novo estudo, a substância presente nas cascas das uvas bloqueia a enzima relacionada com o controlo do stress no cérebro.


Ao que parece a ciência comprova a ideia popular de que beber um copo de vinho tinto por dia faz bem, sobretudo para a saúde mental. Segundo uma pesquisa, o resveratrol, composto vegetal encontrado nas cascas das uvas, também está presente na bebida fermentada.

Os especialistas garantem que a substância bloqueia uma enzima relacionada ao controlo do stress no cérebro, o que afeta diretamente a saúde mental.

"O resveratrol pode ser uma alternativa eficaz aos medicamentos para o tratamento de pacientes que sofrem de depressão e transtornos de ansiedade", explicou Ying Xu, autora do estudo, num comunicado.

Embora pesquisas anteriores já tivessem identificado os efeitos antidepressivos do resveratrol, a relação entre o composto com a fosfodiesterase 4 (PDE4), enzima influenciada pela hormona do stress corticosterona, era desconhecida. Como explica a equipa, o excesso de corticosterona no cérebro incentiva o desenvolvimento de depressão ou outros distúrbios mentais.

Os cientistas utilizaram ratos para testar como as quantidades de PDE4 teriam relação com a depressão e a ansiedade. De acordo com os resultados, a enzima reduz o monofosfato de adenosina cíclico (molécula mensageira que sinaliza mudanças fisiológicas ao corpo) levando a alterações físicas no cérebro. Contudo, quando o resveratrol estava presente, ele agia como neuroprotetor, inibindo a expressão de PDE4.

A pesquisa estabelece as bases para o uso do composto em novos medicamentos contra a depressão. "Os antidepressivos atuais concentram-se na função da serotonina ou noradrenalina no cérebro, mas apenas um terço dos pacientes com depressão entra em remissão completa em resposta a esses medicamentos", disse Xu.

A especialista ressalta que o consumo de álcool deve ser feito de forma moderada e que mais estudos são necessários para que os cientistas obtenham mais informações sobre o assunto.

NAOM

DÉFICE DE VITAMINA D - Défice de vitamina D: Esteja atento a estes três sintomas supreendentes

Os sinais de carência de vitamina D incluem desânimo, dores nos ossos e fraqueza muscular, mas também é importante estar a par de outros sintomas inusitados e surpreendentes.


A vitamina D é uma vitamina incrivelmente importante, responsável por regular os níveis de cálcio e de fosfato no organismo humano.

Sendo estes os nutrientes necessários para a manutenção de ossos, dentes e músculos saudáveis.

Ou seja, a falta de vitamina D pode resultar em complicações de saúde sérias, entre as quais fraqueza muscular, fadiga crónica e até em problemas do foro mental.

Todavia, por vezes é difícil discernir os sintomas, já que tendem a ser subtis.

Os sinais mais comuns de carência de vitamina D são desânimo, dores nos ossos e músculos fracos.

Contudo, também existem outros sintomas surpreendentes que podem indicar a falta desta vitamina.

Os três sintomas mais surpreendentes de falta de vitamina D, segundo o Sistema Nacional de Saúde Britânico (NHS), são:

1. Dificuldade em dormir

Níveis baixos desta vitamina podem afetar o sono, o que pode fazer com que se sinta persistentemente sonolento e cansado durante o dia.

Em declarações à publicação Insider, o médico Greg Burrell explicou: “O défice de vitamina D já foi associado à ocorrência de alterações nos padrões do sono, resultando num sono menos profundo e restaurador. Ocorre ainda uma maior inflamação do nariz e das amígdalas, o que por sua vez pode causar apneia”.

2. Dor na lombar

Se sofre constantemente de dores nas costas, tal poderá dever-se à falta de vitamina D.

Em 2008, um estudo publicado no periódico científico Journal of the American Geriatrics Society apurou que as mulheres com carência da substância têm mais dores nas costas. Contudo, o estudo não identificou o mesmo resultado nos homens.

3. Ferimentos que demoram muito tempo a cicatrizar

Num estudo conduzido em 2011 e divulgado no periódico científico Journal of Dental Research demonstrou que para que os tecidos cicatrizem mais rapidamente – sobretudo após a realização de cirurgias – é fundamental ter índices adequados de vitamina D no organismo.

NAOM

ONU considera que ajuda humanitária depende do poder local

A secretária-geral adjunta da Organização das Nações Unidas (ONU) para Assuntos Humanitários, Ursula Mueller, apresentou hoje como exemplo positivo Moçambique, considerando que o mais importante para a eficácia da ajuda humanitária são as autoridades locais.


Ursula Mueller disse, em conferência de imprensa em Nova Iorque, que, apesar de considerar que a arquitetura da resposta humanitária da ONU é eficaz, "a chave é, realmente, a capacidade local e o poder das equipas de intervenção locais".

A também coordenadora assistente da ONU para Emergências, questionada pela Lusa, disse que "a resposta de Moçambique aos ciclones Idai e Kenneth foi muito impressionante" e que a coordenação no terreno, liderada pelo Governo, "foi um enorme sucesso".

A responsável também destacou que as doações e o financiamento internacional foram disponibilizados rapidamente para a ajuda humanitária em Moçambique.

Para Ursula Mueller, o mais importante na resposta humanitária depois de um desastre natural são "as capacidades locais", porque "estes países estão encarregados" de dirigir as operações e a comunidade internacional junta-se para apoiar "os esforços dirigidos localmente".

A ONU celebra hoje o Dia da Ajuda Humanitária com uma campanha especial sobre mulheres, partilhando a história da moçambicana Augusta Maita e 23 outras mulheres de todo o mundo na página de internet criada para assinalar a data (worldhumanitarianday.org/24-stories).

A secretária-geral adjunta da ONU para Assuntos Humanitários disse que ficou "muito comovida" ao conhecer a moçambicana.

"Foi uma mulher que esteve a gerir a resposta ao desastre em Moçambique, o nome dela é Augusta Maita e eu conheci-a. Quando ela partilhou a sua história, de ter visto mulheres e crianças serem arrastadas pela corrente das inundações, fiquei muito comovida", disse Ursula Mueller.

Em março, o ciclone Idai atingiu o centro de Moçambique, causando 604 vítimas mortais e afetando cerca de 1,8 milhões de pessoas.

Pouco tempo depois, o norte do país foi devastado pelo ciclone Kenneth, matando 45 pessoas e afetando outras 250.000.

NAOM

RISCOS DE VIAJAR DE AVIÃO - Vai viajar de avião? Entenda como o risco de trombose e de morte é real

Viagens prolongadas de avião aumentam risco de tromboembolismo venoso.


O Núcleo de Estudos de Doença Vascular Pulmonar (NEDVP) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) alerta a população para o aumento do risco de sofrer tromboembolismo venoso durante e após viagens de avião de longa distância. Estima-se que, anualmente, 3,2 em cada mil pessoas expostas a este cenário sofram deste problema.

“Sabe-se que o risco de desenvolver um tromboembolismo venoso é maior quando a viagem tem uma duração superior a quatro horas e nas duas semanas imediatamente a seguir à viagem, reduzindo progressivamente até às oito semanas seguintes”, destaca Ana Oliveira Gomes, membro do secretariado do NEDVP.

Segundo a internista, “as viagens longas favorecem esta condição, que inclui a embolia pulmonar e a trombose venosa profunda. A trombose venosa profunda ocorre quando se forma um trombo ou coágulo sanguíneo nas veias das pernas. Se esse coágulo se desprende ou fragmenta pode deslocar-se até aos pulmões e provocar uma embolia pulmonar”.

São fatores de risco para este problema de saúde história de tromboembolismo venoso prévio, neoplasia ativa, cirurgia ou trauma recentes, mobilidade reduzida, idade avançada, trombofilia, gravidez e período pós-parto, uso de medicação com estrogénios, como a pílula ou terapêutica hormonal de substituição na menopausa, altura maior a 1,85 metros ou inferior a 1,65 metros, e obesidade.

Para prevenir o desenvolvimento de um tromboembolismo venoso, o NEDVP deixa algumas recomendações que devem ser adotadas durante uma viagem de avião: “levantar-se e caminhar a cada uma ou duas horas; exercitar-se ou esticar as pernas com regularidade; evitar roupa apertada; beber água e evitar o consumo de álcool ou comprimidos sedativos”.

O Núcleo de Estudos de Doença Vascular Pulmonar tem desenvolvido nos últimos anos diversos materiais de educação sobre o tromboembolismo venoso dirigidos à população. Estes podem ser consultados no site do organismo.

NAOM


Doka Ferreira

PAIGC aprova regulamento das candidaturas às primárias previstas para sexta-feira, BP.


O regulamento para a escolha do candidato do PAIGC às eleições presidenciais 24 novembro, foi aprovado por unanimidade pelos membros do Bureau Político-BP, esta segunda-feira.

O líder dos libertadores, Domingos Simões Pereira afirmou que o Paigc saiu mais unido para escolha de um candidato capaz de enfrentar os desafios, para que desta vez, a Guiné-Bissau saia definitivamente da instabilidade.

Aliu Cande

Estados Unidos da América manifestam-se disponíveis em mobilizar apoios materiais e financeiros para as presidenciais 24 novembro.


Tulinabo Mushingi, Embaixador dos EUA para Guiné-Bissau com resistência em Dakar falava após o encontro com o Primeiro-ministro, onde deixou claro que os EUA aceitam a iniciativa de correção das falhas registradas no recenseamento e não um novo registo dos eleitores ou atualização. 

O governo lançou o Plano Operacional para a correção das omissões registadas no registo eleitoral que conduziu as legislativas de 10 março, mas os partidos da Oposição, o Madem-G15 e o PRS, exigem novo recenseamento de raiz, para as presidenciais de 24 novembro.


Fonte: Aliu Cande

Estamos a Trabalhar - Deu-se início a fratura política no PAIGC, o Cipriano Cassama ficou desapontado com dribles de DSP durante seu discurso na reunião do Bureau politique do PAIGC para a escolha do candidato as eleições presidenciais de 24 de Novembro de 2019.???

Confiram as imagens!





By Estamos a Trabalhar


CRE DE BAFATÁ E CACHEU NEGAM TEREM AMEAÇADO BOICOTAR ELEIÇÕES DE 24 DE NOVEMBRO

Os presidentes das Comissões Regionais de Eleições de Bafatá (leste do país) e Cacheu (no norte da Guiné-Bissau) negaram que em nenhum momento ameaçaram boicotar o processo de realização das eleições presidenciais de 24 no novembro próximo. 

Admitem, contudo, a possibilidade de existir défice de comunicação entre a Comissão Nacional de Eleições (CNE) e as Comissões Regionais de Eleições (CRE).  Face aos jornalistas, os responsáveis defenderam a necessidade de concertações através de um diálogo franco.

Em reação esta segunda-feira, 19 de agosto de 2019, às informações postas a circular nos órgãos de comunicação social em como as CRE’s e Comissão Nacional de Eleições (CNE) estejam a atuar de costas viradas, Nelson Menezes D’Alva, presidente de Comissão Regional de Eleições de Bafatá mostrou-se bastante apreensivo e preocupado com tais informações, que considera “infundadas” e que não correspondem minimamente à verdade.

A reação de Nelson Menezes D’Alva à imprensa aconteceu após um encontro com presidente de Comissão Nacional de Eleições, José Pedro Sambú, para se esclarecer sobre o alegado impasse. Segundo Nelson não há motivos que possam leva-los a assumir tal atitude.

Por: Carolina Djeme

Foto:

OdemocrataGB

Primárias no PAIGC: SERIFO NHAMADJO PREOCUPADO COM CONSEQUÊNCIAS DA PARTICIPAÇÃO DE DOMINGOS SIMÕES PEREIRA

O Ex-Presidente de Transição, Manuel Serifo Nhamadjo, mostrou-se hoje, 19 de agosto de 2019, preocupado com a desunião que as primárias pode trazer ao Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) se o seu presidente concorrer e perdê-las.

Na observação de Serifo Nhamadjo, Domingos Simões Pereira enquanto líder do seu partido tem um papel importante após as primárias, que é promover a união e servir-se ao mesmo tempo de ponto de ligação e da coesão entre os candidatos que vão às primárias do PAIGC.

Nhamadjo defende que a democracia interna do partido seja muito saudável e coesa, exorta por isso transparência na atuação da equipa que vai conduzir a elaboração dos critérios para os candidatos às primarias.


“Está a ser elaborado um documento que vai definir critérios dos candidatos é bom que seja uma coisa transparente e congregadora, permitindo assim que qualquer concorrente se sinta à vontade. E é bom ressalvar dois aspectos que quem vai participar na elaboração e definição dos critérios não pode ser concorrente por questões de transparência e isenção, para que todos possam concorrer em pé de igualdade e mediante votos secretos”, defendeu Nhamadjo.  

Referiu, no entanto, que o país precisa de uma pessoa que serve de ponte, ou seja, pessoa que põe diálogo no primeiro plano. O ex-Presidente de transição  acredita pois que ele está perto deste perfil, atendendo a experiência acumulada de dois anos na presidência (2012 a 2014).

“Quero ser a pessoa que vai às presidenciais apoiada pelo PAIGC e ser ainda presidente de todos os guineenses. Se eu perder, vou acompanhar quem vai às presidenciais pelo PAIGC”, notou.

E desmente quaisquer informações sobre a sua desistência na corrida às primárias dos libertadores, uma oportunidade que lhe dá a possibilidades de chegar  às eleições presidenciais de 24 de novembro, caso vença as primárias do PAIGC.

Por: Epifania Mendonça

Foto: E.M

OdemocrataGB