quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Obama Signs Executive Order Requiring Loser of Presidential Election to Leave Country


WASHINGTON (News Satire from The Borowitz Report)—In an Oval Office ceremony on Wednesday morning, President Barack Obama signed an executive order requiring the loser of the 2016 Presidential election to leave the country forever.

“This will help the healing begin,” the President said.

The executive order calls for the loser of the November 8th election to depart the country on the morning of November 9th and never return.

“Whoever that turns out to be,” the President said.

Obama acknowledged that the executive order marked a departure from American electoral tradition, but added, “A lot of good will come of this.”

The two most recent losers of U.S. Presidential elections, John McCain and Mitt Romney, issued a joint statement in reaction to the executive order. “We’re O.K. with it,” the statement read.

thenewyorker.com

Liga Guineense dos Direitos Humanos denuncia situações degradantes.

A fuga no domingo, 16, de 24 reclusos do centro de detenção da Polícia Judiciária, na Guiné-Bissau, continua no centro das atenções sem que as autoridades tenham informado sobre a caputa ou não dos foragidos.

O tema agora levanta um debate sobre as condições das prisões no país.

Em 2015, a Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) , já havia denunciado as deploráveis condições nas prisões guineenses.

O presidente da LGDH, Augusto Mário da Silva, advoga o encerramento de várias delas que, na sua opinião, apresentam péssimas condições de salubridade, além de estarem superlotadas.

”Um centro que tem a capacidade para 25 pessoas recebe neste momento, 90 pessoas. Este centro deve ser encerado, porque não tem condições para albergar as pessoas. Isto é um anexo. As cassas de banho não funcionam. Compreendemos a fragilidade de condições do Estado, mas isso faz parte da política criminal”, sustenta Silva.

Em Bissau, a capital, há dois centros de detenção prisional, sendo um da Policia Judiciária e o outro da Policia de Ordem Pública.

O Director-Geral dos Assuntos Prisionais do Ministério da Justiça, Mussa Baldé, diz que uma das prioridades do Governo tem a ver, justamente, com a construção de uma prisão de maior segurança em Bissau, com o objectivo de superar e prevenir situações do género.

"Estamos a melhor o cento de detenção para receber mais pessoas. Apresentamos uma maquete e o local onde vamos construir uma prisão, que, em princípio, tem um financiador. Estamos a tentar procurar outras soluções para minimizar a situação. Significa que o Estado e o Governo estão a procurar soluções”, garantiu.

Em consequência da evasão dos prisioneiros e face a um homicídio ocorrido no dia seguinte, resultado do assalto a uma mercearia no centro da capital, os citadinos de Bissau, não escondem agora as suas preocupações.

O que, igualmente, não deixou a Liga Guineense dos Direitos Humanos indiferente.

"A continuidade dessas pessoas a monte pode pôr em causa a paz social. É urgente recapturar essas pessoas para fazer que os cidadãos acreditem na ordem jurídica interna”, defendeu o presidente da Liga.

De referir que, actualmente, existe apenas um centro prisional para o cumprimento de pena efectiva, localizado em Bafatá, no leste do país, e construído com o apoio financeiro das Nações Unidas.

Meet Azalea the smoking chimp, new star at Pyongyang zoo

Azalea, the smoking chimpanzee

PYONGYANG, North Korea (AP) — Pyongyang's newly opened zoo has a new star: Azalea, the smoking chimpanzee.

According to officials at the newly renovated zoo, which has become a favorite leisure spot in the North Korean capital since it re-opened in July, the 19-year-old female chimpanzee, whose name in Korean is "Dallae," smokes about a pack a day. Dallae is short for azalea.

They insist, however, she doesn't inhale.

Thrown a lighter by a zoo trainer, the chimpanzee lights her own cigarettes. If a lighter isn't available, she can light up from lit cigarette if one is tossed her way.

Though such a sight would draw outrage in many other locales, it seemed to delight visitors who roared with laughter on Wednesday as the chimpanzee, one of two at the zoo, sat puffing away as her trainer egged her on. The trainer also prompted her to touch her nose, bow thank you and do a simple dance.

The zoo is pulling in thousands of visitors a day with a slew of attractions ranging from such typical fare as elephants, giraffes, penguins and monkeys to a high-tech natural history museum with displays showing the origins of the solar system and the evolution of life on Earth.

Another of the most popular attractions that might come as a surprise to foreign visitors is the dog pavilion, which has everything from German shepherds to Shih Tzus. The zoo also has performances featuring other animals trained to do tricks, including a monkey that slam dunks basketballs, dogs trained to appear as though they can do addition on subtraction on an abacus and doves that fly around and land on a woman skating on an indoor stage.

Renovations for the new zoo began in 2014, as part of North Korean leader Kim Jong Un's efforts to create more modern and impressive structures and leisure centers around the capital. The zoo actually dates back to 1959, when Kim Il Sung, the nation's first leader and the grandfather of Kim Jong Un, ordered it built on the outskirts of the city.

According to its official history, the zoo started off with only 50 badgers.
Azalea, the smoking chimpanzee

Azalea, the smoking chimpanzee

This story has been corrected to fix spelling of Shih Tzu.

AP

A MÃO INVISÍVEL DE BÁ KEKUTÓ?

A MÃO INVISÍVEL DE BÁ KEKUTÓ
Afinal de contas quem estará por detrás de toda a trama política e de maquinação dos últimos dias? 
Se o PRS, no seu Comunicado de Imprensa do dia 18 de Outubro de 2016, sobre o Acordo de Conacri, revela de que a direcção do PAIGC terá escolhido o nome do ex-primeiro-ministro, Carlos Correia; que o senhor Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Eng.º Cipriano Cassamá escolheu o nome do senhor Eng.º Mário Cabral; e a Sociedade Civil escolheu o nome do senhor Alfredo Handem, quem terá proposto então, para cargo de Primeiro-ministro do próximo governo, os senhores Umaru Sissoko Embaló, João Aladje Fadia e Augusto Olivais? 

Lembrem-se de que apenas o PRS, coerentemente, não propôs nome algum para cargo de Primeiro-ministro do próximo governo. Aliás, nem sequer a iniciativa justificaria, visto que há um Governo legal e de consenso que representa a maioria na ANP, capaz de aprovar um Programa de Governo. 

Como estava a referir, na nossa praça pública, ventila-se de que a proposta dos três nomes é do Presidente da República! Pergunto: será que  o Presidente da República é um dos contendores, fazendo parte dos "coassinantes" do acordo? O que se sabe é que cabe ao Presidente da República, como primeiro magistrado da nação nomear o Primeiro-ministro. Portanto, não seria Ele uma das partes do problema, entenda-se.

Portanto, a nossa questão de momento, não é o facto do PAIGC ter embandeirado em arco com o nome do senhor Dr. Augusto Olivais, como sendo a sua proposta original. O que não deixa de ser uma montagem falsa, enganadora e perigosa. 

A questão se coloca em como estes três nomes conseguiram então chegar a mesa das negociações e porquê que só eles tiveram o privilegio de fazer manchete das rádios, jornais e blogs, até a realidade dos factos ter sido revelada pelo Comunicado da Imprensa do PRS. 

Estamos no encalço da figura cuja mão invisível teve o desplante de introduzir os três nomes mais ventilados. 

Chegou o momento de novas alianças. As velhas já lá vão. Bá Kekutó não se mostra, mas tem sido ele quem de facto comanda o jogo pela calada. Bá Kekutó pensa que pode chegar ao poder derrubando Baciro Djá. Para já esta divergência só favorece ao caloteiro DSP. Em relação ao Presidente da República o objectivo seria de o sujar a imagem com nomes como o de Umaru Sissoko Embaló. Ele encontrou-se com Cadogo Jr. em Cabo Verde. Esquecendo-se de que tem pés de barro, pretende jogar uma cartada perigosa de retornar Cadogo Jr. no poder e em contrapartida assumir o cargo de Primeiro-ministro, por ele tão almejado.   

Nigeriano de 92 anos tem 97 mulheres

Idoso tem 125 filhos.
Mohammed Bello Abubakar tem 92 anos, 97 mulheres e 125 filhos
Mohammed Bello Abubakar é conhecido como o "superpolígamo" da Nigéria. O idoso de 92 anos tem 97 mulheres, 125 filhos e garante que não vai ficar por aqui.

Neste país africano, a poligamia é uma prática aceite. Contudo, Mohammed Bello Abubakar consegue ultrapassar todos os limites e é hoje um dos homens mais famosos da região. Uma prática que descreve como sendo "uma tarefa divina".

De acordo com o Independent, este idoso já casou com 107 mulheres. Separou-se posteriormente de 10. Dos 185 filhos que já teve, sobreviveu mais tempo que 60 deles.

Nos últimos dias, a comunicação social internacional deu-o como morto, algo que fez questão de desmentir e garantir: "Estou mais vivo que nunca".

cmjornal.pt

Sub-secretária para Assuntos Africanos assiste à posse do Presidente de Cabo Verde

Os Estados Unidos estarão presentes na posse do Presidente da República de Cabo Verde a realizar-se na próxima quinta-feira, 20, por uma delegação chefiada pela sub-secretária de Estado para os Assuntos Africanos, Linda Thomas-Greenfield