terça-feira, 27 de novembro de 2018

Um engenheiro ucraniano criou o plano de um avião que tem a cabine ejetável. Ou seja: antes que uma tragédia aconteça, o piloto vai poder expulsar a cabine do veículo com um pára-quedas, salvando a vida dos passageiros.


Fatos Desconhecidos

RESISTÊNCIA DE QUEM SABE O QUE QUE QUER✊✊✊

Em segundo dia consecutivo, um grupo de alunos de algumas escolas públicas de Bissau de vigília, em frente ao Ministério da Educação, exigindo do Ministro o início das aulas. 

Mais do que simbólico, estamos perante um verdadeiro acto de patriotismo e forte consciência cívica; mas também um claro exemplo da situação de desgovernação em que a Guiné-Bissau se encontra, com um (des)governo incapaz de convencer os sindicatos para o levantamento de uma greve que dura dois meses, 60 dias! 



Fonte: isidoro.casimirosa/videos

ESTUDANTES MONTAM COLCHÕES E TENDAS À PORTA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO


Estudantes das escolas públicas em colaboração com os seus colegas das privadas decidiram montar desde a tarde do domingo, 25 de novembro, colchões e tendas frente à porta do ministério da Educação Nacional, em Bissau.

De acordo com os mesmos, vão ficar acampados alí até que os seus direitos sejam respeitados, ou seja, até que se iniciem as aulas nas escolas públicas.

A iniciativa é do coletivo dos estudantes que engloba diferentes escolas públicas e privadas e algumas universidades do país, com o propósito de exigir o início das aulas nas escolas públicas e nas escolas de formação de educação. Os estudantes são unânimes em pedir igualdade de oportunidade e de tratamento por parte do Estado guineense.

Em declarações aos jornalistas, o porta-voz de Espaço de Coordenação e Concentração das Escolas Públicas e Privadas, Franique Alberto da Silva, disse que querem também ter as mesmas oportunidades de estudar, por isso “ficaremos aqui até que seja levantada a greve”.

“Proibiram os nossos pais de estudar e querem também que passemos pelo mesmo. Assim para permitir que seus filhos mandem em nós como têm feito com os nossos pais”, notou.

Para o estudante Amadu Djaló, as informações de negociações entre o governo e os sindicatos constitui um desagrado para os estudantes, porque não há nenhum sinal da abertura das aulas.


“Estamos aqui para juntarmo-nos e lutar por uma causa justa. Não faz sentido uns a estudarem e outros não. Não nos anima nem é bonito não termos a mesma oportunidade de ir à escola. Neste sentido, nós das escolas privadas viemos solidarizarmo-nos, conforme os turnos escolares, porque não podemos perder as aulas, os nossos pais labutam para isso”, contou.

“Nenhum país do mundo pode desenvolver-se com um índice alto de analfabetos. Temos constatado constantes salvamentos de anos letivos no país, e isso não é nada bom para o desenvolvimento” disse Cirilo Indjai, estudante Universitário. 

Por: Epifania Mendonça

OdemocrataGB

ALUNOS BARRICAM NO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NACIONAL

Os alunos das escolas públicas e privadas da Guiné-Bissau barricaram, desde o dia domingo (25), em frente ao Ministério da Educação Nacional para exigir do governo a abertura das aulas nas escolas públicas


A Rádio Sol Mansi (RSM) deslocou-se, esta terça-feira (27), junto do Ministério da Educação Nacional e constatou que os estudantes construíram barracas e colocaram esteiras e panos no chão onde passam a noite. No mesmo local os estudantes construíram cozinha improvisada com fogareiros e caçarolas.

No entanto, verificou-se que a manifestação é apoiada por número significante dos estudantes das escolas privadas.

Numa entrevista á RSM, o presidente da Associação dos alunos das escolas públicas “congregados na nova frente denominada da carta 21” e igualmente coordenador da vigília, Franique Alberto da Silva, disse que os alunos vão continuar a manifestação enquanto a greve não for levantada.

“Não vamos sair daqui nem um segundo. Eles (governantes) já mandaram em nossos pais e nós também devemos ter acesso ao ensino para poder mandar em seus filhos”

Amadeu Belle Djalo, representante das organizações dos alunos das escolas privadas, diz que estão em solidariedade com os alunos da escola pública numa luta por uma causa nacional e exigimos a abertura das escolas públicas.

“As escolas privadas estão a funcionar e enquanto guineenses não podemos ficar de braços cruzados em relação a falta de aulas nas escolas públicas”.

Sidiri Indjai, representantes da Associação dos estudantes das Universidades privadas do país, apela o governo a ter uma atenção especial ao ensino que ajuda no desenvolvimento nacional.


“Vamos ficar com os estudantes o tempo necessário”.

A greve continua no sector do ensino público do país e os estudantes não desmarcam – criam estratégias de reivindicações e depois da marcha da semana passada uma outra parte dos estudantes está barricada desde o dia domingo em frente Ministério da Educação Nacional.

Para a segunda-feira, os estudantes agendaram uma manifestação até ao palácio do governo com o mesmo propósito.

Embora a aprovação do estatuto da carreia docente, os professores continuam em greve exigindo a implementação da lei e o pagamento dos salários em atraso. 


Por: Elisangila Raisa dos Santos

radiosolmansi.net

Campanha de Ação das Nações Unidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Começou esta segunda-feira, na Guiné-Bissau, uma missão da Campanha de Ação das Nações Unidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esta é uma iniciativa especial do Secretário-Geral das Nações Unidas administrada pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) que visa apoiar todo o Sistema das Nações Unidas e os estados membros na promoção do engagamento dos cidadãos e advocacia dos ODS.

A missão, que fica no país até dia 29 de novembro, pretende apoiar a Guiné-Bissau a lançar o questionário MY World Survey 2030 no país, entre outras coisas.

Assim, reuniou-se na segunda-feira com representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional, que manifestaram o seu interesse e compromisso em lançar este questionário no país em 2019, de forma a ouvir a opinião de todos os cidadãos da Guiné-Bissau sobre a Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. #ODS #ACT4SDGs






ONU na Guiné-Bissau

«ORGULHO GUINEENSE» ANTIGO MINISTRO DAS FINANÇAS DA GUINÉ-BISSAU, JOÃO ALADJE MAMADU FÁDIA AGRACIADO COM UM CERTIFICADO DE RECONHECIMENTO PELO TRIBUNAL DE CONTAS DA GUINÉ-BISSAU


João Aladje Mamadu Fadia, conhecido pelo rigor, capacidade técnica e de liderança, homem parco em palavras, acaba de ser agraciado com um certificado de reconhecimento pelo tribunal de contas. 

Mentor da iniciativa “ dinheiro di estado na cofre di estado” promotor de políticas públicas nas áreas sócias, nomeadamente saúde e educação é, agora reconhecido pela corte suprema de contas da Guine-Bissau pela colaboração e sobre tudo pela honestidade no âmbito da auditoria feita às contas de estado durante a sua passagem pelo Ministério da Economia e Finanças. 


conosaba.blogspot.com

ESCASSEZ DE CEBOLA NA GUINÉ-BISSAU PROVOCA DUPLICAÇÃO DO PREÇO NOS MERCADOS

O produto é visto nos mercados do país, a conta gota com preços exorbitantes. 

Um saco de cebolas de 50 kg que custava oito mil francos cfa, passa custar quinze mil francos. Que significa, uma cebola de 50 francos custa agora, 100 francos, devido a escassez do produto já uma semana no país.

Notabanca esteve no mercado de Bissau, traz as imagens dos camiões carregados de cebolas vindos do Senegal, a descarregarem em Bissau. Com tudo, se regista ainda insuficiência do produto nos mercados.

Aonde estão Camara de Comércio, Industria, Agricultura e Serviços e Inspetores do comércio?
Quem é o responsável de tudo isto?

 Notabanca; 26.11.2018

Japão, 30 Mil Suicídios Por Ano: Riqueza, Tecnologia, Mas… Vazio Na Alma?


Bispo do país atribui as causas à falta de sentido existencial, conectada à profunda carência de espiritualidade e religiosidade.

Uma análise do período compreendido entre 1998 e 2010 apontou que mais de 30 mil pessoas se suicidaram no Japão em cada ano desse intervalo, taxa que, aproximadamente, continua se aplicando até o presente. Cerca de 20% dos suicídios se devem a motivos econômicos e 60% a motivos relacionados com a saúde física e a depressão, conforme recente pesquisa do governo.
O assunto é abordado pelo bispo japonês dom Isao Kikuchi em artigo divulgado pela agência AsiaNews. Ele observa que o drama se tornou mais visível a partir de 1998, “quando diversos bancos japoneses se declararam falidos, a economia do país entrou em recessão e o tradicional ‘sistema de emprego definitivo’ começou a colapsar”.

Durante os 12 anos seguintes, uma média superior a 30 mil pessoas por ano tirou a própria vida num país rico e avançado. O número, alarmante, é cinco vezes maior que o de mortes provocadas anualmente por acidentes nas rodovias.

Riqueza, tecnologia e… vazio na alma

Rodeados por riquezas materiais de todo tipo, os japoneses têm tido graves dificuldades em encontrar esperança no próprio futuro: perderam esperança para continuar vivendo, avalia o bispo.
Paradoxo: após histórica tragédia nacional, suicídios diminuíram

Um sinal de mudança, embora pequeno, foi registrado por ocasião do trágico terremoto seguido de tsunami que causou enorme destruição em áreas do Japão no mês de março de 2011: a partir daquele desastre, que despertou grande solidariedade e união no país, o número de suicídios, de modo aparentemente paradoxal, começou a diminuir. Em 2010 tinham sido 31.690. Em 2011, foram 30.651. Em 2012, 27.858. Em 2013, 27.283. A razão da diminuição não é clara, mas estima-se que uma das causas esteja ligada à reflexão sobre o sentido da vida que se percebeu entre os japoneses depois daquela colossal calamidade.

Motivos para o suicídio

Dom Isao recorda a recente pesquisa do governo que atrela 20% dos suicídios a motivos econômicos, enquanto atribui 60% a fatores de saúde física e depressão. Para o bispo, os estopins do suicídio são complexos demais para se apontar uma causa geral. No entanto, ele considera razoável e verificável afirmar que uma das razões do fenômeno é a falta de sentido espiritual na vida cotidiana dos japoneses.
O prelado observa que a abundância de riquezas materiais e o acesso aos frutos de um desenvolvimento tecnológico extraordinário são insuficientes para levar ao enriquecimento da alma. A sociedade japonesa focou no desenvolvimento material e relegou a espiritualidade e a religiosidade a um plano periférico da vida cotidiana, levando as pessoas a se isolarem e se sentirem vazias, sem significado existencial. E é sabido que o isolamento e o vazio de alma estão entre as principais causas do desespero que, no extremo, leva a dar fim à própria vida.

Com informações da edição em espanhol da agência Gaudium Press

OS CIDADÃOS GUINEENSES DEVEM ESTAR COMPROMETIDOS EM CUMPRIR OS DIREITOS FUNDAMENTAIS CONSAGRADOS NA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA.

Iaiá Djaló falava no ato de lançamento da coletânea de textos internacionais de Direitos Humanos que tornou possível graças a parceria entre o Governo e  o Gabinete Integrado de Apoio de Nações Unidas para Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).

O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos defendeu esta segunda-feira a necessidade de satisfação dos  direitos fundamentais  consagrados na Constituição da República da Guiné-Bissau. 

“Os cidadãos guineenses devem estar comprometidos em cumprir os direitos fundamentais consagrados na Constituição de República, porque a justiça é uma das prioridades para o bem-estar de um país”, disse aquele governante. 

Salientou ainda que, estão a lutar no sentido de combater a criminalidade transnacional ou seja, de tráfico de seres humanos e violação contra direitos das crianças. 

O titular do ministério da justiça informou que vai ser organizado na Guiné-Bissau uma Conferência Internacional sobre os Direitos Humanos entre os dias 5 e 6 de Dezembro próximo devido a importância que o país tem demostrado em relação aos direitos humanos. 

“No Ministério da Justiça já se criou uma Comissão Interministerial que envolve todos os magistrados, quer do Ministério Público, quer dos judiciais, assim como dos técnicos da Polícia Judiciaria, com a finalidade de elaboração de diretrizes e adoção de mecanismos para o combate a criminalidade transnacional”, contou. 

Por sua vez, o representante do Secretário-geral das Nações Unidas para Guiné-Bissau José Viegas Filho assegurou que, o tema de Direitos Humanos é extremamente cara para quem é diplomata e igualmente para quem quer ter o conhecimento sobre Direito Internacional.

A declaração universal dos direitos humanos é um dos documentos mais importante na história da humanidade. Expirou e abriu caminho para adoção de mais de 100 tratados aplicados hoje, informou, José Viegas Filho. 

Para ele, o lançamento da coletânea de textos internacionais de Direitos Humanos será prosseguida com uma formação em elaboração e apresentação dos relatórios aos órgãos dos tratados e seguimento das recomendações, destinada à um grupo  de funcionários de Estado e organizações da Sociedade Civil. 

Noémia Gomes da Silva

Rádio Nossa, 26 11 18


MAIDUGURI - Boko Haram mata quatro agricultores na Nigéria

Um grupo composto por membros do grupo jihadista Boko Haram matou hoje quatro agricultores, perto de Maiduguri, no nordeste da Nigéria, de acordo com testemunhas citadas pela agência France-Presse.


Segundo uma das testemunhas, dezenas de islamitas armados atacaram hoje um grupo de agricultores que trabalhavam nos campos, perto de Jiddari-Polo.

"Eles capturaram seis de nós enquanto os outros escapavam. Então cortaram quatro com um machete, que morreram diante dos meus olhos, enquanto uma quinta vítima está gravemente ferida", contou à AFP o único sobrevivente do grupo, Mala Umara.

O homem de 75 anos terá sido poupado pelos jihadistas, que o incumbiram de transmitir a mensagem a militares na região da iminência de um ataque contra os seus postos.

"Eles repetiram essa mensagem três vezes para garantir que eu entendia bem o que comunicar", explicou Umara.

Um outro agricultor, Abba Muhammad, que escapou aos membros do Boko Haram, confirmou o ataque, tal como uma responsável de uma força pró-governamental de Maiduguri.

O Boko Haram tem intensificado os seus ataques contra agricultores e madeireiros, que acusam de fornecer informações ao exército sobre os movimentos do grupo jihadista.

O aumento de ataques do grupo também tem atingido o exército nigeriano, que nos últimos meses tem sofrido várias baixas nas suas fileiras.

Desde julho, a AFP contou pelo menos 17 ataques contra bases militares, a maioria perto do lago Chade.

Pelo menos 44 soldados morreram na semana passada em Metele, no nordeste do país, segundo as forças de segurança, que rejeitam a ideia passada pelas autoridades de que os integrantes do Boko Haram estavam "tecnicamente derrotados".

Mais de 27.000 pessoas morreram desde o início da revolução jihadista em 2009, tendo provocado um grande número de deslocados, com cerca de 1,8 milhões de pessoas a não conseguir regressar a sua casa.

NAOM

AGÊNCIA DE TIMOR ENTREGA 50 KITS AO GTAPE PARA APOIAR O REGISTO ELEITORAL

O Governo timorense, através da sua Agência de Cooperação para o Desenvolvimento em Bissau, entregou esta segunda-feira, 26 de novembro 2018, aoGabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) 50 kits para apoiar o processo de recenseamento eleitoral. Esta iniciativa associa-se ao apoio de 500 mil dólares norte-americanos concedidos recentemente pelo governo daquele país asiático da expressão de língua portuguesa ao executivo guineense para a realização do processo de recenseamento eleitoral.

Encarregado da Missão de Agência de Cooperação timorense, José Turquel, lembrou na sua comunicação que ao longo da luta do povo timorense para a conquista da sua liberdade teve apoio do povo da Guiné-Bissau, por isso “estamos aqui precisamente por estes laços históricos”.

Em representação do governo guineense, Agnelo Augusto Regala, ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, mostrou-se satisfeito e assinala que os “apoios que são feitos de corações são sempre positivos”, referindo-se ao gesto de Timor-Leste.

“O processo de recenseamento eleitoral está a decorrer da melhor forma. Já ultrapassamos a barreira dos 700 mil eleitores recenseados e com estes equipamentos de impressões digitais, vai aumentar ainda mais a capacidade do governo e concluir brevemente o processo de registo de potenciais eleitores”, assegurou.

Cristiano na Bitam, diretor-geral interino do GETAPE, realçou a importância destes KITs adicionais para aumentar a taxa de cidadãos recenseados que diz situar-se a cima de 80 por cento, sem contar com dados da diáspora. Em relação à diáspora, explica que os equívocos registados tinham a ver com transferência de fundos e desentendimento entre a embaixada da Guiné-Bissau em França e agentes recenseadores enviados de Bissau. Essa situação, segundo Na Bitam, fora ultrapassada com a intervenção do GTAPE, ministério de negócios estrangeiro e o governo guineense. 

Por: Carolina Djeme

Foto: Marcelo Na Ritche

OdemocrataGB

EMBAIXADOR DE INGLATERRA PEDE RESPEITO À CONSTITUIÇÃO E À REALIZAÇÃO DE ELEIÇÕES AINDA ESTE ANO

O embaixador do Reino Unido de Grã-Bretanha para a Guiné-Bissau e o Senegal, George Hodgson, apelou aos guineenses, esta segunda-feira 26 de novembro de 2018, aos políticos em particular, a respeitarem a constituição da república e trabalharem para que as eleições legislativas possam ter lugar ainda em 2018.

O desejo do governo do Reino Unido foi tornado público pelo seu embaixador à saída de uma audiência com o Presidente da República, José Mário Vaz, a quem foi transmitir a posição do seu país quanto à realização das eleições legislativas em 2018 e as presidenciais em 2019, na Guiné-Bissau.

George Hodgson explicou aos jornalistas que está no país para se informar junto das autoridades guineenses e melhor inteirar-se da atual situação da Guiné-Bissau, em particular do processo eleitoral. Acrescentou que, na audiência com o Presidente José Mário Vaz, abordaram assuntos de interesse dos dois países no âmbito da cooperação bilateral.

O diplomata do Reino Unido referiu que o seu país é um parceiro da Guiné-Bissau e que tem mantido uma relação bilateral com o governo guineense, tendo por outro lado assegurado que o governo britânico trabalha igualmente com outros parceiros que apoiam a Guiné-Bissau, como é o caso da União Europeia, que considera um dos maiores doadores do governo guineense neste processo eleitoral.

“Somos também um dos maiores contribuintes das Nações Unidas representada aqui pelo UNIOGBIS e outras agências, como o PNUD”, observou. 

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A 

OdemocrataGB