19 de outubro de 2021

Marinha senegalesa apreende mais de duas toneladas de cocaína

© Reuters

Notícias ao Minuto   19/10/21 

A marinha senegalesa apreendeu mais de duas toneladas de cocaína a bordo do navio "La Rosa", alegadamente envolvido no tráfico internacional de droga e intercetado no domingo ao largo de Dacar, foi hoje anunciado. 

A Direção de Informação e Relações Públicas das Forças Armadas (DIRPA) senegalesas comunicou que o navio se encontrava a 363 quilómetros ao largo de Dacar. 

"A primeira investigação revelou cocaína pura a bordo, com um peso estimado de 2.026 quilogramas. A bandeira do navio e a nacionalidade dos cinco membros da tripulação não foram especificadas", disse a mesma fonte. 

"O navio, a carga e a tripulação foram entregues às autoridades competentes para uma investigação mais aprofundada", concluiu a DIRPA.

As autoridades do Senagal, país que faz fronteira com a Guiné-Bissau, efetuaram várias apreensões de drogas nos últimos meses, tendo a marinha apreendido, em outubro de 2019, mais de uma tonelada de cocaína, também ao largo de Dacar, que se presumiu ter vindo da América Latina com destino a Espanha.

Sua Excelência Presidente da República General do Exército Umaro Sissoco Embaló, condecorou esta terça-feira com a medalha de Mérito Cooperação e Desenvolvimento, a vice-presidente da comissão da CEDEAO, senhora, Finda Koroma.

A condecoração foi proposta pelo governo tendo em conta o papel que a vice-presidente da comissão da CEDEAO tem tido no processo da integração e na implementação de projectos de desenvolvimento na Guiné-Bissau.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló 

Sissoco Embaló à caminho de Conakry.

Fonte:  radiobantaba.com

Guiné Conakry: Presidente da Republica Umaro Sissoco Embaló esperado em Conakry

De acordo com a imprensa local, O presidente da Guiné-Bissau é esperado em Conakry, esta quarta-feira 20 de outubro, às 10 horas, apurou o Africaguinee.com junto de fontes próximas do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Umaro Sissoco Embalo é o segundo chefe de estado da sub-região a fazer uma visita oficial à Guiné Conakri desde a queda do regime de Alpha Condé em 5 de setembro passado. Primeiro a visitar foi o Julius Maada Bio, chefe de estado de Serra Leoa.

Qual a sua agenda?

Por enquanto, nenhuma fonte oficial se pronunciou sobre o assunto. No entanto, Africaguinee ficou sabendo que o destino de Alpha Condé estará no centro desta visita. O General Embalo já havia telefonado para Mamadi Doumbouya sobre o assunto. “Eu disse a ele que devemos levar em consideração a idade de Alpha Condé (83 anos)”, revelou na semana passada no Rfi, Umaro Sissoco Embalo.

O relacionamento entre o atual presidente da Guiné-Bissau e o ex-presidente da Guiné Conakri, não era boa.

“Alpha Condé e eu não nos amamos”, admite Embaló. No entanto, os dois homens têm a particularidade de terem amigos em comum. Como Recep Tayyep Erdogan da Turquia, Denis Sassou Nguesso do Congo, Vladimir Putin da Rússia e até Xi Jin Ping da China.

Segundo uma fonte diplomática que falou ao Africaguinee.com, o presidente Embalo vai levar uma mensagem destes quatro dirigentes à junta sobre o destino de Alpha Condé. “Ele carrega uma mensagem desses quatro chefes de estado que eram muito próximos de Alpha Condé”, nos disseram.

No final da semana, Umaro Sissoco Embalo, numa das suas conversas aos meios de comunicação, declarou que o presidente congolês, Denis Sassou Nguesso, manifestou o desejo de receber o ex-presidente guineense.

A pergunta que muitos observadores se perguntam hoje é: ele será capaz de encontrar Alpha Condé? Nada é menos certo.

A desenvolver…

FONTE: Africaguinee.com

RTB – www.radiobantaba.com

Ministério da agricultura quer mecanizar o sector agrário, diversificar produtos de lavoura e por tal conta com apoio da Televisão Nacional na divulgação dos trabalhos realizados.

TGB Televisão da Guiné-Bissau

Arrancou as obras de construção da autoestrada que liga a rotunda do aeroporto Osvaldo Vieira a Safim.


 TGB Televisão da Guiné-Bissau



Embaixada da Guiné - Bissau em França ...COMUNICADO

 


Embaixada da Guiné - Bissau em França

Movimento Patriótico p Salvação do Ensino Público fala à imprensa.


 RadioBantaba

Página Untg Untgcs on Facebook Watch