8 de fevereiro de 2022

Associação Banntal Meenden, realizou uma cerimônia religiosa na secção de Tchanha, sector de Gabu. Cujo o objetivo é rezar para que haja paz e estabilidade na Guiné Bissau.



 Alexandro Sana Djalo 

O Presidente da República General de Exército Umaro Sissoco Embaló, recebeu hoje, em audiência conjunta um grupo de anciãos que vieram transmitir mensagem de solidariedade, pelo ocorrido no passado dia 01 de Fevereiro.


 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

“Totalmente falso…”denuncia gabinete de comunicação da PR

RTB
O Gabinete de comunicação da Presidência da República, veio desmentir o falso decreto que nomeia interinamente o atual Ministro da Defesa, Tenente Coronel Sandji Fati, como Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas.

“Prezados este documento é totalmente falso não foi feito por nós da Comunicação da Presidência da República. Trata-se de uma cópia grosseira e sem nenhuma autenticidade.

Cumprimentos

Pamela Ferreira”

Veja Também:👇

Por Ditaduraeconsenso.blogspot.com

PAIGC - COMUNICADO DE IMPRENSA


Leia Também:

Guiné-Bissau: PAIGC condena ataque contra a Rádio Capital

Por LUSA 08/02/22

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) condenou hoje o ataque contra a Rádio Capital e refutou as explicações do Ministério do Interior, que considerou tratar-se de um "ato isolado".

Em comunicado, o secretariado-geral do partido condena "mais um ataque premeditado à Rádio Capital", que destruiu a estação emissora e provocou cinco feridos.

O PAIGC "refuta ainda, neste particular, as explicações das autoridades, segundo as quais o ataque decorreu de um ato isolado", pode ler-se no comunicado.

O partido salienta que o ataque foi uma "retaliação às críticas que horas antes tinham sido proferidas pelos ouvintes contra a anunciada vinda de tropas da CEDEAO [Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental] para a Guiné-Bissau, a coberto de uma alegada missão de estabilização do país".

A presidente do Sindicato de Jornalista e Técnicos da Comunicação Social da Guiné-Bissau, Indira Correia Baldé, criticou hoje também o Ministério do Interior por considerar um ataque como um "ato isolado", questionando a utilização de "armas do Estado".

"O Estado é responsável pelas armas. Como é que as armas saem contra a população? Queremos ver a investigação chegar até ao fim", disse, exigindo a responsabilização dos autores do ataque.

A Rádio Capital, em Bissau, foi atacada na segunda-feira por um grupo de homens armados e encapuzados, que destruíram a estação emissora, provocando pelo menos cinco feridos.

Este é o segundo ataque contra as instalações da rádio, depois de uma ação semelhante em julho de 2020.

O ataque à Rádio Capital aconteceu quase uma semana depois de uma tentativa de golpe de Estado.

A presidente do Sindicato de Jornalistas da Guiné-Bissau disse hoje que há uma ameaça ao exercício do jornalismo e pediu à comunidade internacional para "dar a cara" e apoiar o país e os profissionais da comunicação social.

"Acontecem factos à luz do dia. Pessoas encapuzadas com armas entrarem numa estação mostra que estamos perante um perigo, há uma ameaça clara ao exercício livre e independente do jornalismo na Guiné-Bissau, mostra que há uma campanha contra a liberdade de imprensa e de expressão", afirmou Indira Correia Baldé.

Na segunda-feira, o Sindicato dos Jornalistas (SJ) português apelou "à investigação e responsabilização dos autores do atentado contra a Rádio Capital FM" e lembrou que "um ataque a um órgão de comunicação social é um ataque à liberdade de imprensa, tida como um dos pilares da democracia em qualquer nação que escolha este regime de organização política, como é o caso da Guiné-Bissau".


Caso avião retido no aeroporto: Ministério Público decide arquivar o processo por falta de dados criminais

Bissau, 08 Fev 22 (ANG) – A Procuradoria-geral da República decidiu arquivar o processo de investigação relacionado com o avião airbus A340 retido no aeroporto Osvaldo Vieira, por “não encontrar nenhum objecto ilícito de crime ou que possa interessar a investigação”.

“A Procuradoria Geral da República informa que, no âmbito do caso Aeronave A340 C5-AST estacionada no Aeroporto Osvaldo Vieira, o Ministério Público, depois da demorada busca e aprensão feita pelas autoridades judiciárias no interior da mesma em Dezembro último, sem encontrar objecto ilícito de crime ou que possa interessar a investigação, decidiu arquivar o processo”, disse o Ministério Público em Nota Informativa enviada hoje à ANG.

No documento, o  Ministério Público diz que a referida investigação durou oito horas, dirigida por esta instituição, e que contou igualmente com a participação de  agentes  da Polícia Criminal, nomeadamente a Polícia Judiciária, da Ordem Pública e da Guarda Nacional, e  dos representantes do Governo e da Empresa proprietária da Aeronave em causa.

No âmbito desse processo(aeronave A340 C5-AST), segundo o Mnistério Público, um oficial do Ministério do Interior aguarda julgamento, por indícios de crimes de falsificação intelectual de documentos e de simulação de crime.

No âmbito do combate ao tráfico de drogas, o Ministério Público revela  que oito cidadãos foram acusados de crimes de associação criminosa, branqueamento de capital, posse ilegal de arma e de drogas de alto risco, e que os respectivos processos ja foram igualmente remetidos para julgamento.

As investigações sobre o Airbus A340 foram solicitadas pelo Governo e   provocaram  crispações no relacionamento entre o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló e o Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam. As duas altas figuras do Estado  se posicionaram em lados diferentes perante as  suspeitas levantadas a volta do aparelho.

ANG/ÂC//SG

@RTP

Guiné-Bissau: Grupo de anciãos presta solidariedade ao Presidente

© Lusa

Por LUSA 08/02/22

Um grupo de anciãos muçulmanos da Guiné-Bissau prestou hoje solidariedade ao Presidente do país, Umaro Sissoco Embaló, a quem pediu para "deixar tudo de lado e seguir em frente", disse o porta-voz do grupo, Alanso Faty.

O grupo, composto por cerca de 50 anciãos da comunidade islâmica, deslocou-se ao Palácio da Presidência, em Bissau, para conversar com Umaro Sissoco Embaló "depois do ataque de que foi alvo" no passado dia 01 deste mês, por homens armados ainda por identificar, referiu Faty.

Em declarações aos jornalistas, no final da audiência, o porta-voz destacou que o grupo não se solidariza com Sissoco Embaló, que professa a religião islâmica, "por causa do tribalismo ou da religião". 

"Viemos cá no âmbito da comunidade islâmica porque a nossa Constituição da República pede o respeito pelas leis do país. Quem estiver aqui como Presidente é porque obedeceu à lei. Deus recomendou que seja seguido, que os profetas sejam adorados e que respeitemos a autoridade do Estado", observou.

O também deputado no parlamento eleito pelo Movimento para Alternância Democrática (Madem G-15) sublinhou que mesmo que fosse outro cidadão guineense que estivesse no palácio como chefe de Estado teria a mesma manifestação de solidariedade.

"O Presidente que temos aqui foi eleito com voto da maioria da população da Guiné-Bissau, não está cá pelo golpe de Estado, ouvir que ele foi atacado como foi, tínhamos de vir cá solidarizarmo-nos com ele", notou o porta-voz do grupo.

Alanso Faty afirmou que Umaro Sissoco Embaló recebeu o grupo de "bom grado" de quem ouviu um pedido no sentido de "sofrer e deixar tudo de lado, para seguir em frente" como Presidente "de todos os guineenses".

Questionado sobre se o grupo pensa realizar a mesma visita de solidariedade ao primeiro-ministro, Nuno Nabiam, também presente no Palácio do Governo no dia em que Umaro Sissoco Embaló foi atacado, Faty respondeu que tudo irá depender de uma análise a ser feita pelos anciãos da comunidade islâmica.

Homens armados atacaram na semana passada o Palácio do Governo da Guiné-Bissau, onde decorria um Conselho de Ministros, com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro.

O Presidente considerou tratar-se de uma tentativa de golpe de Estado que poderá também estar ligada a "gente relacionada com o tráfico de droga".

O porta-voz do Governo adiantou no sábado, em conferência de imprensa, que o ataque foi feito por militares, paramilitares e que estarão envolvidos elementos dos rebeldes de Casamansa, bem como outras "personalidades", que não especificou.

O Estado-Maior General das Forças Armadas guineense iniciou, entretanto, uma operação para recolha de mais indícios sobre o ataque, que foi condenado pela comunidade internacional.

Na sequência dos acontecimentos, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) anunciou o envio de uma força de apoio à estabilização do país.

A Guiné-Bissau é um dos países mais pobres do mundo, com cerca de dois terços dos 1,8 milhões de habitantes a viverem com menos de um dólar por dia, segundo a ONU.

Desde a declaração unilateral da sua independência de Portugal, em 1973, sofreu quatro golpes de Estado e várias outras tentativas que afetaram o desenvolvimento do país.


Leia Também: Guiné-Bissau: Organização exige demissão do ministro do Interior

Violência tem subido de nível no país e isto mereceu reação de JUADEM através da conferência de imprensa

 Juadem

Juventude de Madem-G15, após ser surpreendido com panfleto que virilzou nas redes sociais e que visa denegrir a imaculada imagem do seu coordenação Braima Camara a qual considera que isto não passa de manobra de distrair os incautos e isso não deve preocupar as suas estruturas do partido pois, os responsáveis desta vergonhosa atitude pretendem escamotear as suas incompetências, perante  incumbências a que foram atribuídos ( manter segurança de todos nós) e para isso, vão se fabricar bodes-expiatórios por via de panfletos sem nexo jurídico 

Juadem aproveita para condenar tentativa de golpe de Estado, apresentar solidariedade ao Presidente da república, primeiro-ministro e todo elenco do governo em particular famílias dos jovens que perderam a vida e fazem lembrar que malogrados eram elementos de JUADEM, antes de escolheram ir servir o Estado como paramilitares. E, por último Condenam veementemente o que aconteceu com à Rádio Capital, porque MADEM-G15 é um partido democrático e não se revê nos expedientes da violência

SINJOTECS Sindicato Nacional dos Jornalistas e Tecnicos da Comunicação Social e AMPROCS Associação das Mulheres Profissionais da Comunicação Social Promovem Conferência de Imprensa.

  

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

RadioBantaba

@Radio Bantaba SINJOTECS promove Conferência de Imprensa.

LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos: COMUNICADO À IMPRENSA

𝐀 𝐋𝐆𝐃𝐇 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐢𝐝𝐞𝐫𝐚 𝐨 𝐚𝐭𝐚𝐪𝐮𝐞 𝐚 𝐑á𝐝𝐢𝐨 𝐂𝐚𝐩𝐢𝐭𝐚𝐥 𝐅𝐌 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐮𝐦𝐚 𝐭𝐞𝐧𝐭𝐚𝐭𝐢𝐯𝐚 𝐝𝐞 𝐬𝐞𝐦𝐞𝐚𝐫 𝐨 𝐭𝐞𝐫𝐫𝐨𝐫 𝐧𝐨 𝐩𝐚í𝐬!

A Direção Nacional da Liga Guineense dos Direitos Humanos registou com bastante inquietação mais um assalto à Rádio Capital FM perpetrado ontem, dia 7 de Fevereiro de 2022, por um grupo de homens armados e que resultou em sete jornalistas feridos. Este ato abominável ocorreu 18 meses depois da mesma estação emissora ter sido assaltada e destruída por um grupo armado, sendo que os autores continuam impunes, à sombra de uma justiça seletiva e inoperante. 

A imprensa livre constitui a espinha dorsal de uma democracia pluralista e do Estado de Direito. Este ato hediondo contra a Rádio Capital FM, para além de constituir um atentado à liberdade de imprensa, visa também semear terror no país, através duma vã tentativa de silenciar as vozes dissonantes, para melhor instalar um regime ditatorial na Guiné-Bissau.

Perante estes graves sinais de retrocessos nas nossas conquistas democráticas com contornos imprevisíveis, a Direção Nacional da LGDH delibera o seguinte: 

1. Condenar sem reservas este ato bárbaro que visa silenciar um dos espaços que simboliza o pluralismo e a liberdade de expressão na Guiné-Bissau. Alias, estranhamente, a Rádio Capital tem sido alvo privilegiado de assaltos, perseguição e ameaças, desde a instalação do regime vigente;

2. Exigir das autoridades judiciais, em especial o Ministério Público, a abertura de um competente inquérito transparente e conclusivo para traduzir à  justiça os autores morais e materiais deste ato cobarde e sem precedentes na Guiné-Bissau; 

3. Reafirmar a sua posição de exigir a demissão imediata do Ministro do Interior pela manifesta incapacidade de garantir a ordem, a segurança e a tranquilidade públicas, dando azo a instalação de um clima de terror e caos sem precedentes, suscetível de conduzir o país ao precipício;

4. Manifestar a sua profunda solidariedade para com a Rádio Capital FM, encorajando os seus profissionais a reerguer com coragem e resiliência este importante instrumento de consolidação da democracia e do Estado de Direito;

5. Lançar um vibrante apelo de solidariedade aos cidadãos para a mobilização de fundos que permitirão a rápida reconstituição e retoma de funcionamento da Radio Capital; 

6. Manifestar a sua firme e inabalável determinação em denunciar, sem tréguas, todas as ações que visam coartar abusivamente a liberdade de imprensa e de expressão na Guiné-Bissau.

7. Encorajar o povo guineense a manter-se firme, vigilante e determinado a combater quaisquer atos que ponham em causa os alicerces da Paz, da Unidade  nacional e da coesão social. 

Pela Paz, justiça, Democracia e Direitos Humanos

Feito em Bissau, aos 08 dias do mês de Fevereiro de 2022

A Direção Nacional

LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos

@Radio Bantaba LGDH promove uma conferencia de imprensa

A Equipa do Unicef Guiné-Bissau dá as boas-vindas à nova Diretora-Executiva do UNICEF, Catherine Russell!

Esperamos trabalhar consigo como Directora Executiva do UNICEF para promover os direitos das crianças em 🇬🇼 e em todo o mundo.

#ParaCadaCriança, 💙. 

UNICEF UNICEF Africa Voices of Youth Parlamento Infantil - GB Rede de Crianças e Jovens Jornalistas "rcjj"

Unicef Guiné-Bissau