terça-feira, 16 de março de 2021

Mrs. Angela Bassett! 62 years young???


Angela Evelyn Bassett (Nova Iorque, 16 de Agosto de 1958) é uma cantora, compositora, instrumentista, atriz e diretora norte-americana. É ganhadora de dois prêmios NAACP Image Award de Melhor Atriz no Cinema e um Globo de Ouro de Melhor atriz em comédia ou musical pelo filme What's Love Got to Do with It, pelo qual foi indicada ao Oscar de melhor atriz. É formada em música e composição. Interpretou uma personagem em Meet the Robinsons, um filme da Walt Disney Pictures. Já atuou na série norte americana American Horror Story e atualmente estrela a série 9-1-1.

 New Africa / pt.wikipedia.org

Boletim Diário N.48 - 22 novos casos de COVID-19

Boletim Diário N.48

_ 22 novos casos de COVID-19

_ 21 pessoas recuperadas da doença

_ 635 casos ativos de COVID-19 na Guiné-Bissau

_ 18 pessoas internadas com COVID-19

#somos2milhões

#somos2milhõesdecomportamentos

Alto Comissariado para o Covid-19

Guiné-Conacri: Cellou Dalein impedido de sair do país

Por Africaguinee.com  Março 16, 2021

O que aconteceu esta tarde no aeroporto internacional de Conakry-Gbessia?

Pela segunda vez em três meses, Cellou Dalein Diallo, foi impedido de sair do território nacional. Por qual motivo? O interessado afirma que nenhum motivo válido foi informado a ele.

Embora tenha recebido um mandato do Liberal Internacional, do qual é o vice-presidente executivo, para representar a organização no funeral do falecido primeiro-ministro Hamed Bakayoko da Costa do Marfim, o principal oponente de Alpha Condé foi bloqueado no aeroporto .

Desta vez, o líder da UFDG havia acabado de preencher as formalidades e até se sentou no avião, pronto para partir. Os seguintes ? O adversário guineense conta uma cena digna de filme.

“No aeroporto, desta vez consegui cumprir todas as minhas formalidades sem dificuldade, tanto a nível da empresa como da polícia de fronteira. Cheguei a ficar uma hora no business lounge. Entrei no avião com a Nadia Nahman, minha Chefe de Gabinete por volta das 14h30. Quando as portas se fecharam para a decolagem, a polícia invadiu o avião e conversou por alguns minutos com o pessoal a bordo, que finalmente me notificou que a polícia exigia meu desembarque. Fiz isso e, quando saí, um policial tirou meu passaporte. Outra forma de governar de forma diferente”, disse Cellou Dalein Diallo.

Por enquanto, o governo ainda não reagiu a esse incidente.

Hoje, a Embaixadora da União Europeia, Sónia Neto, e a responsável de programas de educação, cultura e juventude, Paula Leite, foram recebidas pelo Senhor Secretário de Estado da Juventude e Desportos, Florentino Fernando Dias...

 União Europeia na Guiné-Bissau 

Hoje, a Embaixadora da União Europeia, Sónia Neto, e a responsável de programas de educação, cultura e juventude, Paula Leite, foram recebidas pelo Senhor Secretário de Estado da Juventude e Desportos, Florentino Fernando Dias. 

Neste encontro foram discutidos alguns dos grandes desafios da juventude na Guiné-Bissau e partilhadas visões para o futuro, principalmente no que respeita à diversidade desportiva e respetivas condições de acesso a todos os jovens e população em geral. Esta foi, também, uma oportunidade para ressalvar a importância da promoção de hábitos de vida saudável bem como a promoção do desporto enquanto via de difusão de valores basilares como a paz, a concórdia e a solidariedade.

Um acidente de viação fez 1 morte e 1 ferido grave, essa terça feira na estrada que liga Catió e Buba.

Fonte: Lulú Da Silva Té   16 03 2021

Um acidente de viação fez 1 morte e 1 ferido grave, essa terça feira na estrada que liga Catió e Buba.

Dois jovens menores de 25 anos, seguiam numa moto em direção a Buba quando por volta de 5 horas de madrugada surpreenderam uma árvore que cai na estrada num dos vários contra curvas existente na nova estrada Catió e Buba

Aconteceu na localidade de Camaipa sector de Catió região de Tombali, as vítimas foram socorrido e levados para o hospital de Catió,  mas 1 não resistiu e o outro foi evacuado para Bissau, segundo informação já se encontra fora do perigo.

LAT 16 03 2021

Cabo Verde e Guiné-Bissau assinam novos acordos e querem facilitar integração regional

Por LUSA  16 mar 2021

Cabo Verde e Guiné-Bissau assinaram hoje, na cidade da Praia, novos acordos de cooperação, em áreas como a diplomacia, comunicação social, agricultura e energias renováveis, e querem "cimentar as bases" para facilitar a integração regional.

Os acordos foram assinados pelos ministros dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, Rui Figueiredo Soares, e da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa, no âmbito de uma visita que a chefe da diplomacia guineense efetua ao arquipélago, e vem renovar os instrumentos assinados em 2015.

Em conferência de imprensa, a ministra dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa, avançou que os dois países rubricaram dois acordos políticos, em que o primeiro prevê uma intensificação dos trabalhos na área consular. 

"O que se pretende é que as questões relacionadas com a comunidade guineense em Cabo Verde e com a comunidade cabo-verdiana na Guiné-Bissau passem a ter uma maior prioridade para os nossos ministérios. Vamos articular com os instrumentos próprios a forma de facilitar essa integração", referiu.

A membro do Governo guineense disse ainda que a assinatura de memorando de entendimento na área consular vai "cimentar as bases" para facilitar a integração regional dos dois países na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), onde são os dois únicos países africanos de língua portuguesa.

A ministra adiantou que os memorandos preveem ainda outros tipos de acordos, nomeadamente nas cartas de condução, e que o segundo foi no âmbito da comunicação social.

Os embaixadores dos dois países assinaram igualmente dois instrumentos de cooperação a nível técnico, nas áreas da agricultura e das energias renováveis, que preveem formações e intercâmbio de experiências.

Para a chefe da diplomacia guineense, são "importantes instrumentos de cooperação", que vieram reforçar ainda mais as relações políticas e diplomáticas entre os dois países, considerados "irmãos".

Suzi Barbosa notou que a recente abertura da embaixada de Cabo Verde na Guiné-Bissau é a prova da "vontade inequívoca" da intensificação das relações político-diplomáticas.

"Sobretudo demonstra também que a Guiné-Bissau e Cabo Verde não são só apenas dois países irmãos, com uma história comum, mas também são dois países-membros de uma sub-região na qual poderemos ter melhores resultados caminhando juntos", salientou.

O chefe da diplomacia cabo-verdiana, Rui Figueiredo Soares, também enalteceu os "importantes acordos", entendendo que é "um sinal inequívoco" do estreitamento das relações históricas entre os dois países irmãos.

"O facto de estarmos a estreitar as nossas relações diplomáticas, políticas, de concertação ao nível das organizações de que fazemos parte, mas também integração efetiva das nossas duas comunidades, e estender essa relação de cooperação a áreas novas, até então muito pouco expressivas, como as áreas económicas, tudo isto é um sinal inequívoco da vontade dos dois países de irem além e darem mais um passo no estreitamento das nossas relações", sustentou o ministro dos Negócios Estrangeiros e da Integração Regional de Cabo Verde.

A ministra dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades da Guiné-Bissau está há dois dias em Cabo Verde, para uma visita de "amizade e trabalho", até quarta-feira.

A chefe da diplomacia guineense foi recebida pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, visitou a ilha do Fogo, onde se encontrou com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e deslocou-se a várias empresas e instituições cabo-verdianas.

RIPE // VM

Lusa/Fim

#portugalnaguinebissau

 Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau

O Embaixador de Portugal, o seu Adido de Defesa, Coronel Nuno Duarte e o seu Adido para a Cooperação, Dr. António Nunes, participaram, no Estado-Maior General das Forças Armadas, em Amura, na cerimónia de “Abertura Solene do Curso de Português” a ser ministrado, nas instalações da Escola de Línguas das Forças Armadas da Guiné Bissau, no âmbito do Protocolo de Cooperação para a implementação do Projeto de Melhoria da Proficiência em Língua Portuguesa das Forças Armadas da Guiné-Bissau, estabelecido entre o Instituto Camões, a Direção Geral de Política de Defesa Nacional portuguesa e o Estado Maior General das Forças Armadas guineense.

A cerimónia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Biagué N´Tan, que reiterou as boas relações de trabalho e de cooperação instituídas entre as Forças Armadas de Portugal e da Guiné-Bissau.

Na ocasião foram entregues Dicionários, Prontuários e Manuais oferecidos pelo Ministério da Defesa Nacional de Portugal e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, IP.

#PortugalnaGuineBissau



João Ribeiro Butian Co, já em função na República Federativa da Nigéria, como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República e Representante do país na CEDEAO

FARP - Estado-maior General das Forças Armadas capacita militares no domínio da língua portuguesa

Bissau, 16 Mar 21 (ANG) – O Estado-maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau promove uma acção de formação no domínio da língua portuguesa para 126 militares nacionais de diferentes especialidades.

O curso em língua portuguesa inicia na próxima segunda-feira, dia 22 de março e vai ser ministrado nas instalações da Escola de Língua das Forças Armadas no país com a duração de seis meses.

A cerimónia de abertura do curso foi esta terça-feira antecedida com a entrega de 100 dicionários de português e de 50 prontuários da mesma língua, oferecidos pelo Ministério da Defesa Nacional de Portugal e um manual, bem como um conjunto de apoio escolar para cada aluno, doado pelo Camões-Instituto  da Cooperação e da Língua.

Na cerimónia, o Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, José Rui Caroço disse ser uma ocasião feliz, porque espelha a cooperação de  Portugal  com a Guiné-Bissau no domínio da defesa, e que vem de longa data e que se manifesta através de diversas parcerias e projectos.

José Caroço salientou que a língua portuguesa é um idioma universal, mas também  uma língua oficial da Guiné-Bissau e em franco crescimento, cuja aprendizagem e o melhor domínio só traz utilidade para aqueles que possam falar  hoje em dia em todos os cantos do mundo.

“Portugal está presente ao nível da educação e da formação desde as idades mais jovens e em todo o percurso escolar e ao ensino superior na Guiné-Bissau e agora se pretende também, no caso específico, nas Forças Armadas”, explicou.

Para o diplomata português trata-se de um  momento feliz para  evidenciar os esforços para o avanço e promoção de  formação da língua nas Forças Armadas.

José Rui Caroço qualificou essa acção de formação dos militares guineense  no domínio de língua portuguesa como um exemplo feliz  do relacionamento de forma geral  entre  Portugal e a Guiné-Bissau.

O Chefe do Estado-maior General das Forças Armadas, Biaguê Na  N´tan agradeceu o embaixador de Portugal e o Instituto da Cooperação e da Língua-Camões pela promoção da acção de formação aos militares de diferentes ramos no domínio da língua portuguesa.

Disse  que há muito tempo que deseja que os militares tenham o domínio aa língua portuguesa.

 Biaguê Na N´tan defendeu que é preciso que a Forças Armadas tenham formadores de língua português para que possam igualmente capacitar  outros militares no domínio da língua. 

ANG/LPG/ÂC//SG.

Obras de estrada em cursos financiado pelo coordenador do Madem G15 Braima Camara , “Rua Cheguevara”.



Viva Madem G15

Viva BA DI POVO

 By Mustafa Cassamá

Explosão eminente no PAIGC

Por Caitano Joao Lopez 

Explosão eminente no PAIGC

O regresso a Bissau na passada sexta-feira, um ano depois do Presidente do PAIGC e antigo primeiro-ministro, Engº Domingos Simões Pereira, mexeu com as estruturas do partido pela forma “arrogante” que pretendia agitar o País.

Simões Pereira acompanhado da sua Esposa, Paula Costa Pereira e do seu eterno Ministro da Economia e Finanças e ideólogo de “RESGATE” Geraldo Martins tencionava provocar uma manifestação popular em Bissau semelhança daquilo que aconteceu em Dakar e em algumas cidades do Senegal, com objectivos de criar o caos e afirmar-se como salvador da pátria, acabando por um fiasco.

O regresso a Bissau de DSP aconteceu dias antes de o Bloguista António Aly Silva, fora espancado durante uma rixa com desconhecidos que apoderaram do seu telefone móvel, partilhando nas redes sócias o conteúdo das mensagens que este recebe de duas figuras ligadas ao PAIGC, Geraldo Martins e o advogado, Carlos Pinto Pereira (CAIA), que acabaria por provar que o Blog DITATURA E CONSENSO é controlado pelo PAIGC.

Vários “FAKE NEWS” publicado pelo Bloguista é afinal das autorias de Geraldo Martins e de Carlos Pinto Pereira, Domingos Simões Pereira, seria um outro colaborador do Blog.

Em relação a situação interna no PAIGC, a ruptura está por fio, um grupo de quadros do partido onde se destaca o antigo primeiro-ministro Artur Silva, o advogado Octávio Lopes ex-director do Gabinete do antigo Presidente, José Mário Vaz, João Bernardo Vieira, antigo menino bonito de DSP actual porta-voz do Partido, Martilenio dos Santos, António Óscar Barbosa, Mário Dias Sami entre outros, fazem circular uma petição para reclamar a convocação de um congresso extraordinário do PAIGC.

O grupo discorda com a forma como o Eng Domingos Simões Pereira está a comandar o partido, somando derrotas e derrotas nas batalhas eleitorais e temem pelo colapso dos libertadores nas próximas eleições.

Um outro assunto que irritou a sensibilidade liderada por Eng Artur Silva é a morte do antigo Secretário-geral do partido, Coronel Manuel Saturnino da Costa e que os familiares declinaram o convite do ainda Presidente PAIGC em render-lhe a homenagem necessária na Praça dos Heróis Nacionais. O facto deve-se, de acordo com as fontes da família, a forma como Domingos Simões Pereira terá tratado em vida o Coronel Manuel Saturnino da Costa.

O Grupo considera que o líder do PAIGC ultrapassou todos os limites de razoabilidade possíveis e acham que os libertadores devem assumir o novo rumo.

A FÁBULA DE “MIL E UMA VEZ, ANTA AMI GORA E O IMPÉRIO DA LEI”.

Por Jorge Herbert

Há um provérbio africano que diz que quando o rebanho se une, o leão dorme com fome. E, também há um dito popular guineense que diz que Lubu si tené fome i ta findji medi cabra pa pudi durmi ku el. Ainda há um dito português semelhante que diz “Lobo na pele de Cordeiro”...

Quem acompanhou os acontecimentos dos últimos anos na Guiné-Bissau, não deixou de assistir a transformação de um Leão exibicionista da sua “juba penteada na escola dos neocolonialistas” em Lobo que tentava devorar social e politicamente todos os que podiam dificultar o saciar da sua fome e dos seus amigos mais próximos... Até o rebanho aperceber-se de que tinha de se unir, para que os seus elementos não fossem dizimados... Após essa união do rebanho o “Leão penteado por interesses neocoloniais” teve de dormir muitas noites com fome e com angústia de não poder reaproximar-se nem sequer da fonte onde o rebanho matava a sede, com medo de ser “chacinado”...

Hoje, assistimos o esforço do Lobo para se vestir com a pele do Cordeiro, reaproximar-se do rebanho e, os elementos do rebanho, mesmo sabendo que é um Lobo que está debaixo dessa pele de Cordeiro, julgam que estando atentos, calculando os riscos, podem aceitá-lo no meio do rebanho, porque também dessa forma os criadores do “Leão que se transformou em Lobo” vai permitir-lhes terem acesso à uma maior área de pastagem... O que não sabem é que, essa acrescida área de pastagem a que vão passar a ter acesso, está apinhada de Leões e Lobos com as garras melhores afiadas que aquele Lobo solitário que antes tinham afastado! E, apanhados no meio de mais Leões e Lobos, do rebanho só restará a pele para fazer tapetes por onde esses Leões e Lobos se desfilarão, perante as ovações e palmas dos seus filhos e netos, que desconhecerão os gloriosos feitos dos seus bisavôs para lhes proporcionar a sua própria área de pasto com segurança e dignidade...

Qualquer semelhança dessa ficção com a realidade da política guineense, não é pura coincidência...

Jorge Herbert

Entrega oficinal do espaço cedido a RTP E SINJOTECS

 Ministério da Administração Territorial e Poder Local da Guiné-Bissau 

China disponibiliza 4 biliões de FCFA ao governo de Bissau no âmbito de Acordo de Cooperação.

RadioBantaba

Leia Também: 

Cooperação - Guiné-Bissau e China assinam acordo de cooperação económica e técnica


Bissau, 16 Mar 21 (ANG) – A Guiné-Bissau e República Popular da China assinaram esta terça-feira um acordo de cooperação económica e técnica no valor 50.000.000 Yuans RMB correspondente à 4.100 mil milhões de francos cfa.

Na ocasião, o ministro das Finanças, João Aladje Mamadú Fadia afirmou que a China tem sido um parceiro particular no apoio ao desenvolvimento e do bem estar do país.

“Desde o tempo em que a Guiné-Bissau ainda não é Estado, quando ainda lutava pela conquista da sua independência, depois e até hoje a República Popular da China tem sido um parceiro particular no apoio ao desenvolvimento da Guiné-Bissau”, frisou.

Fadia disse esperar que dentro em breve se comece a utilizar o referido dom, adiantando que a ajuda vai abranger vários projetos a serem financiados até ao limite desse fundo, agradecendo

ainda a República Popular da China em nome da Guiné-Bissau.

Por sua vez, o embaixador da República da China, Guo Ce prometeu elevar o nível de cooperação com o governo guineense para fazer com que estes valores fossem aplicados em  projetos, acrescentando que os dois países sempre foram amigos e irmãos de longo tempo.

Ce prometeu que o seu país vai cooperar com o governo da Guiné-Bissau para combater a covid-19,  e declarou a disponibilidade do seu país de oferecer vacinas caso receber pedido oficial da Guiné-Bissau.

“O governo da China já ofereceu  vacina para 69 países e também a exportou para 43 países. Estamos em mais de 60 países com o plano de validação da vacina da China”, disse Guo Ce.

O diplomata garantiu  que  o seu país vai criar condições para que os estudantes guineenses possam viajar com facilidade.

O presente acordo entra em vigor a partir da data da sua assinatura e é válido até o dia em que os dois governos tenham cumprido todas as obrigações nele estipuladas.

Segundo o artigo II do referido acordo, a Secretaria de Estado do Tesouro da Guiné-Bissau e o Banco de Desenvolvimento da China abrirão uma conta de assistência sem juro nem taxa, designada  de “conta de Assistência nº 2020/1, e farão o registo dos pagamentos da conta de acordo com os processos da operação do Banco de Desenvolvimento da China, e manterão informados, periodicamente, os dois governos sobre a situação da referida conta.

ANG/DMG/ÂC//SG

A Ordem dos Jornalistas da Guiné-Bissau designada por ( OJ-GB), promove uma Conferência de Imprensa para marcar a tremenda e violência dos Direitos dos Jornalistas.

RadioBantaba 

Leia Também: 

Comunicação social - Ordem dos Jornalistas condena  comportamentos que limita  o exercício dos jornalistas


Bissau, 16 Mar 21 (ANG) -  A Ordem de Jornalistas da Guiné-Bissau (OJ-GB) condena  comportamentos que qualifica de inadequados de seja quem for, contra os jornalistas  e  que limitam o exercício livre de actividades jornalísticas no país.

A posição da OJ-GB, foi tornada pública esta terça-feira , em conferência de imprensa, em jeito de reação aos espancamentos de jornalistas recentemente registados em Bissau, tendo como vítimas, o jornalista e editor do Blogue Ditadura de Consenso, António Aly Silva e o jornalista da Rádio Capital FM, Adão Ramalho.

 O Bastonário de Ordem dos Jornalistas, António Nhaga disse que os homens de imprensa têm sido alvos de intimidações por parte do Presidente da República, que quando aparece ao público diz recorrentemente que quem não se cuidar vai ser pego , e chama a alguns de ʺjornalistas boca de aluguer.ʺ

A Ordem exige ao Presidente da República o rigor e responsabilidade nas suas comunicações e que use  sempre palavras decentes para salvaguarda do seu estatuto de Chefe de Estado, e igualmente  respeito e consideração aos homens da imprensa que, sem condições, labutam afincadamente para cumprimento das suas missões.  

ʺNo dia 26 de Fevereiro do ano em curso, o Presidente da República, quando fazia o balanço de um ano de mandato, considerou os jornalistas João Umpa Mendes  da Televisão da Guiné-Bissau (TGB) E Fátima Tchuma Camará da Rádio Difusão Nacional(RDN), igualmente correspondente da RDP-África, de terem baixo nível para conduzirem o debate entre duas figuras que pretendiam assumir a presidência  da República”, referiu Nhaga.

O Bastonário disse ainda que, no mesmo dia de balanço de um ano de mandato, a Presidência da República convocou discriminatoriamente, apenas alguns órgãos de comunicação social, blogs e administradores de páginas de rede sociais, deixando de lado um número considerável de rádios e jornais do país.

Referiu que para Ordem este comportamento é tentativa de restrição à liberdade de acesso às fontes de informação, e que, com todo estes acontecimentos é evidente que o país concorre fortemente para liderar o ranking dos países que atentam contra a liberdade de imprensa e de expressão, assim como dos Direitos Humanos, por parte das organizações internacionais defensores dos jornalistas e dos Direitos Humanos.

Relativamente ao licença definitiva para as rádios,  o Bastonário de Ordem disse que gostaria de lembrar ao Presidente da República que esta é uma atribuição do governo e não do Presidente e que por lei não existe licença definitiva em toda a Guiné-Bissau.

A Ordem dos Jornalistas perante constantes abusos de que os seus associados têm sido alvos, está a diligenciar uma formação destinada aos agentes das Força da Ordem e jornalistas, solicitando o Presidente no sentido de usar a sua magistratura de influência junto do governo, para que seja aprovado o modelo de negócio para o jornalismo guineense.

Segundo a Ordem, este instrumento irá permitir  uma independência dos órgãos e consequentemente um exercício mais responsável, na medida em que já não terão que ir atrás de terceiros para conseguir migalhas para seu funcionamento.

A Ordem dos Jornalistas encoraja os profissionais a prosseguirem com os seus trabalhos observando as leis, ou seja as regras deontológicas e as leis do país versadas ao exercício da profissão. 

ANG/MI/ÂC//SG

MNE da Guiné Bissau inicia visita de 3 dias a CV para reforçar cooperação bilateral

7 fatos que parecem mentira mas são totalmente reais

Por fatosdesconhecidos.com.br

Atualmente, anda meio complicado saber o que de fato é ou não real na internet. Uma vez que essa mídia se tornou a nossa principal forma de nos mantermos informados. Apesar dos sérios jornais e revistas, muitas vezes as pessoas parecem não filtrar aquilo que leem enquanto navegam pelas infinitas páginas da web.

E nesse eterno estado de desconfiança é difícil acreditar realmente em um fato. Ainda mais quando se fala em fatos que parecem ser mentira e que se contados para alguém com certeza a pessoa ficará em choque ao descobrir. E muito provavelmente vá ao google pesquisar para ver se realmente é verdade. São esses os fatos que vamos mostrar aqui. Eles podem parecer ficção, mas são a mais pura verdade.

1 – Ursos polares são invisíveis nos equipamentos de visão noturna

Os ursos polares podem facilmente reivindicar o posto de um dos maiores carnívoros terrestres do mundo. O macho mede três metros de altura em suas patas traseiras e pesa mais que o dobro que um leão africano.

Eles conseguem se camuflar bem no seu habitat. Mas as tentativas de ver os passos desses animais à noite foram frustadas. Isso porque os pesquisadores descobriram que os ursos polares são quase inteiramente invisíveis até para os mais sofisticados óculos de visão noturna. É muito difícil explicar como os ursos polares fazem para que sua radiação infravermelha não escape. O que se sabe é que os animais tem uma grande capacidade de sumirem.

2 – Reino Unido é o lugar para tornados

Um tornado é um funil em turbilhão de ar que vai bem rápido do chão ao céu. Eles se formam quando o ar quente e úmido colide com o ar frio e seco.

Os furacões são mais associados com os Estados Unidos. O país é atingido por mais de mil tornados por ano. Mas o Reino Unido tem muito mais quando medido por quilômetro quadrado. Isso pode ser uma surpresa até mesmo para os britânicos que podem não saber que estão vivendo em um lugar bastante propício para tornados.

3 – Cabras que produzem seda de aranha

A seda de aranha é uma das substâncias mais incríveis por ser até mil vezes mais fina que o cabelo humano e cinco vezes mais forte que o aço. Ela também é flexível, resistente à umidade e tem uma força mesmo em altas temperaturas.

Um problema é que ter várias quantidades dela é difícil. Fazendas de aranhas já foram criadas, mas sem muito sucesso. Isso porque as aranhas não se misturaram muito bem. Então os cientistas resolveram esse problema colocando genes de aranha em cabras. As cabras geneticamente modificadas são mais fáceis de administrar. E o leite delas é cheio de proteínas da seda que podem ser extraídas e usadas.

4 – Temperatura mais baixa foi em Massachusetts

O universo é bastante grande e, em sua maioria, bem frio. Netuno e Urano sempre competem pelo recorde de planeta mais frio do sistema solar.

Mas trazendo para nosso planeta, os cientistas registraram a temperatura mais baixa já detectada. Em teoria, a temperatura nunca pode ficar abaixo de zero absoluto. E ele nunca foi registrado. Mas em 2003, pesquisadores da Universidade de Massachusetts conseguiram resfriar uma nuvem de átomos de sódio a apenas alguns bilionésimos de grau acima dessa temperatura. Isso foi a temperatura mais fria já registrada.

5 – Maior cachoeira do mundo é subaquática

As Cataratas do Niágara são uma das mais famosas do planeta. Ela tem mais de três mil toneladas de água caindo a cada segundo de cada dia. Esses números são impressionantes, mas são quase nada se comparados com a maior cachoeira do mundo.

Ela é a Catarata do Estreito da Dinamarca e tem uma queda de três quilômetros e um fluxo de água duas mil vezes maior do que as Cataratas do Niágara. Mesmo sendo a maior do mundo, a Catarata do Estreito da Dinamarca é pouco conhecidas. Isso porque ela está localizada nas profundezas do oceano atlântico.

O conceito pode parecer estranho. Mas é possível porque a água fria é mais densa que a morna. E quando se encontram a água fria cai no fundo do oceano.

6 – Maior performance musical está definida para durar 639 anos

Em Halberstadt, na Alemanha, existe um órgão em uma igreja que toca o mesmo acorde desde outubro de 2013. E ele não deve mudar o acorde até setembro de 2020. Ela  é a seção mais lenta da performance musical mais lenta do mundo e a mais longa que ela passará sem mudar.

Isso faz parte da performance criada pelo compositor John Cage chamada “O mais lento possível”. Ela começou em 2001 e está programada para durar 639 anos. Por isso o órgão foi construído para durar e sobreviver a várias condições de trabalho.

7 – Humanos podem superar os cavalos


Os humanos não são exatamente os mais impressionantes do reino animal. Mas existe uma coisa na qual nós nos destacamos, nós estamos entre os maiores corredores de longa distância do planeta.

Os humanos são capazes de vencer animais criados especificamente para a resistência, como por exemplo os cavalos e lobos. Isso tudo graças as nossa glândulas sudoríparas que ajudam a resfriar os corpos em movimento. Por isso em temperaturas mais quentes um homem conseguiria vencer um cavalo.

Estão abertas candidaturas para atribuição de quatro bolsas de estudo de mestrado, a cidadãos residentes na Guiné-Bissau e em Timor-Leste, para a frequência de cursos em instituições internacionais de ensino superior nas áreas da música e artes cénicas.

Guiné-Bissau e Timor-Leste: Projeto da União Europeia PROCULTURA PALOP-TL abre candidaturas para bolsas de estudo de mestrado nas áreas da Música e Artes Cénicas

Por instituto-camoes.pt terça-feira, 16 fevereiro 2021 

Estão abertas candidaturas para atribuição de quatro bolsas de estudo de mestrado, a cidadãos residentes na Guiné-Bissau e em Timor-Leste, para a frequência de cursos em instituições internacionais de ensino superior nas áreas da música e artes cénicas.

As candidaturas estão abertas entre 15 de fevereiro e 1 de julho de 2021, devendo para o efeito consultar o regulamento e o formulário de candidatura, aqui.

O projeto PROCULTURA já atribuiu 44 bolsas de licenciatura e mestrado com o objetivo favorecer a contemporaneidade e inovação nos setores da música e artes cénicas nos PALOP e de Timor-Leste.

PROCULTURA é uma Ação do Programa Indicativo Multianual PALOP - Timor-Leste e União Europeia, financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Tem por objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.

 #CamõesIP #Cooperação

Com Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau

ELEIÇÕES: MADEM-G15 aceita resultados das eleições legislativas de 10 de março...16 de março de 2019