23 de maio de 2021

COMUNICADO DO MINISTRO TURISMO E ARTESANATO, E PORTA VOZ DO GOVERNO


Especial Gabu 2021 - Resumo

Sua Excelência Presidente da República, General de Exército Umaro Sissoco Embalo inaugurou o centro de Monitorização do sistema de segurança, no Ministério do Interior.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Fica sem efeito a visita oficial da SE Presidente da RDC à Guiné-Bissau Sr. Tshisekedi, devido à erupção do vulcão Nyiragongo.

Fonte: Belmiro P. - O blogue


RD Congo: Erupção do vulcão Nyiragongo abrandou após noite de sobressalto

Marguerite Mongi/Twitter

Notícias ao Minuto  23/05/21

Não há relatos de vítimas, mas a lava destruiu, pelo menos, algumas casas e terrenos. Foi ordenada a evacuação da cidade de Goma.

A erupção do vulcão do Monte Nyiragongo abrandou após ter causado uma noite de sobressalto nos habitantes de Goma, uma das maiores cidades da República Democrática do Congo. A informação de que a atividade no vulcão acalmou foi partilhada pelo Goma Volcano Observatory, que monitoriza o Nyiragongo.

Não há relatos de vítimas nesta altura nem foram contabilizados oficialmente danos materiais, no entanto, vídeos que circulam nas redes sociais permitem ter uma ideia das consequências da erupção do vulcão.

A lava expelida pelo Monte Nyiragongo fluiu de forma lenta mas constante e destruiu algumas casas e incinerou terrenos.

Após a erupção e face ao histórico do Nyiragongo, foi ordenada a evacuação dos habitantes de Goma, tendo milhares de pessoas enchido as ruas, fugindo das proximidades do vulcão. “Não houve um movimento massivo de pânico, mas as pessoas estão muito preocupadas”, disse Tom Peyre-Costa, o porta-voz do Conselho de Refugiados Norueguês para África Ocidental e Central, em declarações à CNN.


Peyre-Costa contou que os habitantes retirados de Goma dirigiram-se inicialmente à fronteira com o Ruanda, mas, como esta estava encerrada, regressaram a Goma e rumaram a uma área a norte da cidade.

A súbita atividade vulcânica provocou o pânico na população, conhecedora da fúria do vulcão.

"O céu ficou vermelho", contou uma habitante, temendo "as chamas gigantes saídas da montanha", enquanto os odores de enxofre se espalhavam pela cidade.

O presidente da República Democrática do Congo, Félix-Antoine Tshisekedi, decidiu interromper a sua visita à Europa para voltar ao país este domingo, de forma a “supervisionar a coordenação da assistência às populações de áreas ameaçadas” pela erupção do Nyiragongo, revelou a conta de Twitter da Presidência da República Democrática do Congo.


A última grande erupção do Nyiragongo aconteceu em 2002, tendo na altura provocado a morte a 250 pessoas e gerado milhares de deslocados.

Leia Também: 

RDCongo ordena evacuação de Goma após erupção de vulcão Nyiragongo

O Governo da República Democrática do Congo (RDCongo) ordenou hoje a evacuação da cidade de Goma, no leste do país, após a erupção do vulcão Nyiragongo.



Despiste de camião provocou 14 mortos no leste da Guiné-Bissau

© Lusa

Notícias ao Minuto  23/05/21 

Um acidente de viação provocou a morte de pelo menos 14 pessoas na localidade de Cambessé, no leste da Guiné-Bissau, informou hoje fonte da polícia, contactada a partir de Bissau.

Segundo a fonte, um camião que seguia de Bissau em direção à vila Quebo, no sul, onde ia carregar castanha de caju, despistou-se na aldeia de Cambessé e entrou pelas casas de pessoas que estavam a dormir.

O acidente ocorreu por volta da meia-noite de sábado. A polícia admite que o camião seguia em excesso de velocidade.

No local, morreram 11 pessoas, incluindo o condutor do camião e o seu assistente de cabine.

Os sinistrados foram transportados, primeiro para o hospital de Bafatá e alguns seguiram para o hospital nacional Simão Mendes, em Bissau.

O médico que se encontrava de serviço no hospital regional de Bafatá, Inácio Cá, disse à Lusa que logo que tomou conhecimento do acidente mandou uma ambulância para Cambessé para o transporte dos sinistrados.

No trajeto de Cambessé até Bafatá, três pessoas morreram, explicou o clínico geral.

Estão internadas no hospital de Bafatá três feridos no acidente, enquanto outros três, por necessitarem de cuidados especializados, foram transferidas para o Simão Mendes, precisou Inácio Cá.

Veja Também: 


Comemorações do Dia da Diversidade Biológica sob o lema “somos parte da solução para a natureza".

INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE COMANDO E CONTROLO DE POP


Uma Realidade em Vigor!
(...) quando paramos em ação política nos meses anteriores, discutimos sobre a segurança do País, no que diz respeito às vigilância virtuais, porém algumas pessoas pensavam que eram semples "o falar". Não obstante agora as partes de cruzamentos de Capital Bissau, aliás toda a zona estão bem seguros;
Não podemos deixar de lado os exemplos dos cientistas em segurança nacional, posto que para o Boris Pasternak: Temos de descobrir segurança dentro de nós próprios. Durante o curto espaço de tempo da nossa vida precisamos encontrar o nosso próprio critério de relações com a existência em que participamos tão transitoriamente;
22 de Maio 2021.

GABÚ - Coordenador Nacional do MADEM G15, Braima Camará em visita de agradecimento a população.

Foi recebido em Mafanco, Wakaba, kabele e Braima Sori todas secções de sectores de Sonaco.


Madem G15 e a sua estrutura de base da região de Gabú em Sector de Pitche.


Veja Também: