segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Enceramento da reunião ordenaria da comissão Política e Conselho Nacional, presidido pelo excelentíssimo coordenador do MADEM G-15, Braima Camara


PARTE 2👇
Fonte: Mustafa Cassamá 

APU-PDGB - CONVOCATÓRIA

São convocados todos os membros da Comissão Permanente da Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau,  para uma reunião a ter lugar no dia 05 de Agosto de 2021, pelas 10h00, nas instalações da Sede Nacional em Bissau.

Pela Paz, Unidade Nacional e Desenvolvimento

APU-PDGB-Oficial


O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior Assegurou hoje 02 de agosto de 2021 que não há nenhuma razão para nulidade do presente ano letivo.

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior Assegurou hoje 02 de agosto de 2021 que não há nenhuma razão para nulidade do presente ano letivo.

Cirilo Mamasaliu Djalo, deixou estas Garantias durante a cerimónia de abertura de envelopes para simbolizar o Inicio dos exames Nacionais experimentais nas 17 escolas selecionadas, 07 em Bissau e 10 nas regiões Educativas do país.“Não há Nenhuma Razão de anular o Presente ano lectivo, porque as greves na função pública afetou parcialmente o sector Educativo, muitas escolas funcionaram no interior do país, em Bissau poucas escolas publicas sofreram os efeitos da greve, pelo que ajustamos o calendário escolar que já foi adotado em conselho de ministros, mesmo as escolas que foram afetadas pelas greves concluíram com sucesso o primeiro período e tiveram mais um mês de aulas, pelo que o calendário ajustado prevê a continuidade do presente ano lectivo a te finais de setembro do ano em curso para que consigamos o mínimo aceitável de 156 horas letivas” explicou o Ministro.

Sobre exames Nacionais Experimentais o titular da pasta da Educação realçou a importância deste passo, afirmando que vai certamente permitir uma competitividade dos alunos da Guiné Bissau com os da sub-região Oeste Africana, como também incentivar os estudantes do 12º ano a se dedicarem mais nos estudos.

Cirilo Mamasaliu Djalo Lembrou que a Guiné Bissau, era o único país que ainda não tinha implementado exames Nacionais como recomenda as diretivas da UEMOA.

Presente na Cerimónia o representante da UEMOA na Guine Bissau, Bertin Félix Comlanvi. Manifestou a Satisfação da Organização que representa, com passo dado pelo Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior neste arranque de implementação de Exames Nacionais no sistema Educativo Nacional.

Comlanvi, disse que está satisfeito porque a Guiné Bissau era o único país da União que não tinha dado passo no sentido de implementação da diretiva da UEMOA sobre Exames Nacionais, sublinhando as vantagens deste exercício, nas facilidades que a partir de agora os estudantes Guineenses terão na para ingressar nos sistemas do ensino superior da Sub-região oeste Africana.

De referir que mais de 4mi alunos do 12º ano de 11 regiões Educativas da Guiné Bissau vão ter que enfrentar os exames nacionais para ingressarem no ensino superior.

De acordo com o Director Geral do Gabinete de Exames Nacionais no próximo ano lectivo todos os alunos do 12º ano serão submetidos a exames nacionais.

Bissau 02 de Agosto 2021

 Assessor de Imprensa e Porta-voz

 Amadu Uri Djaló

COMITÉ PROMOVE FORMAÇÃO SOBRE TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO COMUNITÁRIA PARA COORDENADORES REGIONAIS E ANIMADORES

CNAPN - Comité Nacional para o Abandono de Práticas Nefastas

Região de Bafatá

COMITÉ PROMOVE FORMAÇÃO SOBRE TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO COMUNITÁRIA PARA COORDENADORES REGIONAIS E ANIMADORES 

O Comité Nacional para o Abandono das Práticas Nefastas à Saúde da Mulher e das Crianças (CNAPN) inicia esta segunda-feira, 02 de agosto, uma formação de capacitação sobre as técnicas e metodologias de animação comunitária para os coordenadores regionais e animadores.

A formação, que está a ser  ministrada pela presidente do Comité, Fatumata Djau Baldé e outros técnicos do Comité, decorre dois dias (2 e 3) em Bafatá, leste do país, termina amanhã (terça-feira), 03 de gosto. Os participantes vão abordar também os temas relacionados com as  técnicas de animação comunitária, normais sociais e do direito.

PAIGC-CASO ADVOGADO LÍIS VAZ MARTINS

Fonte: Notabanca, 02.08.2021



3° dia do reunião ordenaria da comissão Política Nacional e Conselho Nacional do Madem G15.



Fonte:  Mustafa Cassamá 

Atrás de cada homem forte, há uma mulher determinada, impregnada de sabedoria e amor.

Fonte: Tiguidanke 

Atrás de cada homem forte, há uma mulher determinada, impregnada de sabedoria e amor.

Olho para o cenário político atual e concluo com consternação o comportamento de alguns. A pátria está acima de tudo e cada um tem um dever soberano para com a sua pátria. Há um ditado de Soussou que diz, passo a citar: se você queimar sua casa por causa de um mosquito, o que acontecerá com você se o mosquito desaparecer?

Por motivos pessoais e egoístas, alguns cidadãos passam o tempo todo sabotando as conquistas e os sacrifícios de uma nação inteira, retratando uma imagem negativa de seu país. Você realmente ama seu país? Você realmente ama seus concidadãos? Porque você certamente não representa suas vozes. Suas ações são bastante prejudiciais para sua paz social, para sua segurança, para sua estabilidade na busca de sua vida diária. 

Como você pensa em atrair a boa vontade, os investidores para desencadear o tão esperado desenvolvimento, a criação de empregos quando o dia todo traça uma imagem nauseante de sua própria pátria para chamar a atenção da comunidade internacional? 

Você está se esquecendo de que existem embaixadas, representantes de diferentes organismos internacionais em cada país que relatam fielmente? Você se esquece de uma coisa: cada estado é soberano e só defende os interesses de seus povos. 

Os líderes internacionais que você convoca também não têm o direito de interferir nos assuntos de qualquer outro pequeno estado. Portanto, vamos estar atentos para lavar roupa suja em família.

Vamos criticar sim, mas objetivamente não de uma forma egoísta como: Eu não estou no poder, então nada funciona até que eu esteja no controle. Não !

É claro que também parabenizo esses dignos cidadãos da nação que desempenham um papel de despertar a consciência de forma positiva, porque não só tocam os sinos, mas também dão soluções, fazem propostas no sentido de mover as linhas e relembrar aos governos seus papéis no sentido o povo, colocando-se a serviço da sua nação quando chamado. 

Não servimos a um indivíduo, mas sim a sua nação. Em vez disso, junte-se a este governo para levar seu conhecimento para sua terra natal e não para os governantes. Todo mundo tem sua vez no cabeleireiro e certamente não podemos pular as etapas.

Um povo que não respeita os seus dirigentes é um povo que não respeita a sua pátria, mas sobretudo também não se respeita.

A maioria dos que se agitam o faz para serem notados a fim de pegar as migalhas.

Ninguém pode intimidar seu vizinho. Esses controladores neonatais são coisa do passado. Pensar manipulado, controlado pelo líder é uma história passada. Gritar do alto quando interesses pessoais são ameaçados e querer parecer com habilidades imaginárias também são coisas do passado.

Agora é a hora de uma mudança progressiva para o bem de todos. Onde a reconciliação, a união e a paz são defendidas entre os filhos da mesma nação. Esta é a geração concreta. Ninguém está acima da lei, e dessa liberdade de expressão, dessa democracia que alguns abusos são para todos.

Acabaram-se as birras de crianças mimadas que atraem a atenção dos pais para satisfazer seus caprichos. Liderem juntos ou certamente sairão liderados pelo bem da nação.

As campanhas são de 5 anos, no momento se dão as mãos para mudar a situação e mover as linhas na coesão e na fraternidade sem discriminação de raça, religião ou orientação política.

General Di Povo, I possivel Npudi !Você tem meu total apoio. Eu forcei. ✊🏽

#guinea #guineabissau #leadership #concretegeneration #peace #unity #cooperation #democracy #use #tiguidankecamara #pilitics #freedom Aliu Vieu Sow Mutaro Djalo Mutaro Uldada Cisse @alexandro sana djalo

Se realmente queres um País bonito, Certifique de que o teu coração está limpo.

By Albano Barai