sexta-feira, 11 de agosto de 2023

AIR FRANCE: Mali anula autorização de voos da Air France

© Reuters

POR LUSA  11/08/23 

O Mali anulou a autorização da Air France para operar entre Paris e Bamaco, depois da companhia aérea ter suspendido os voos de e para o país, anunciou hoje a autoridade da aviação civil.

Em 07 de agosto, a Air France suspendeu os seus voos para o Mali (sete ligações semanais) e para o Burkina Faso (cinco por semana), após o encerramento do espaço aéreo no vizinho Níger, onde uma junta militar depôs em 26 de julho o Presidente eleito, Mohamed Bazoum.

A suspensão da Air France devia prolongar-se até hoje, mas a Air France anunciou que prolongou a suspensão dos seus voos até 18 de agosto "na sequência do golpe de Estado no Níger e devido à situação geopolítica na região do Sahel".

As autoridades do Mali, cuja liderança ascendeu ao poder igualmente com um golpe de Estado, já tinham tomado medidas contra a companhia aérea antes do prolongamento da suspensão, qualificando-a de "violação notória" das condições da sua autorização de exploração.

Segundo a agência France-Presse, numa carta enviada à companhia aérea, a Agência Nacional da Aviação Civil critica a Air France por não ter avisado previamente e ter causado "incómodos aos passageiros".

"Este incumprimento tem como consequência a anulação da vossa autorização de efetuar voos", lê-se na carta.

Este cancelamento aplica-se à "época de verão" da Air France, acrescenta.

Este período deverá prolongar-se até outubro.

"O seu 'slot' poderá ser atribuído a outra companhia aérea que o solicite", afirma a agência, que pede à Air France que apresente um novo programa de voos antes de retomar o serviço.

Um porta-voz da Air France confirmou este último pedido à agência noticiosa.

A Air France afirma que está "em contacto com as autoridades francesas" para "acompanhar constantemente a evolução da situação geopolítica nas zonas servidas e sobrevoadas pelos seus aviões" e sublinha que "a segurança dos seus clientes e tripulações é a sua prioridade absoluta".

As relações entre a França, a antiga potência colonial empenhada militarmente ao lado do exército maliano contra o terrorismo islâmico desde 2013, e o Mali deterioraram-se acentuadamente desde que os coronéis tomaram o poder pela força em Bamaco, em agosto de 2020.

A junta expulsou as forças francesas em 2022 e virou-se política e militarmente para a Rússia, tendo ainda expulsado o embaixador francês.

Esta semana, a França e o Mali suspenderam a emissão de vistos para os cidadãos da outra parte pelos respetivos serviços consulares em Bamaco e Paris.


Leia Também: Air France suspende voos para Níger, Mali e Burkina Faso

Cientistas acreditam estar perto de descobrir a quinta força da natureza: "Pode ser qualquer coisa: novas partículas, novas forças, novas dimensões, novas características do espaço-tempo"

Quinta força da natureza (Fermilab/via Twitter)

CNN Portugal,  11/08/23 

“Estamos a falar de uma quinta força porque não podemos necessariamente explicar o comportamento nestas experiências com as quatro que conhecemos”

A ciência avança e a quinta força da natureza pode estar prestes a ser descoberta. Estudos feitos nos EUA intrigaram os cientistas, após algo que não esperavam ter acontecido e que demostra que pode existir uma nova força da natureza.

Em causa está a movimentação dos muões - uma partícula semelhante ao eletrão, mas cerca de 200 vezes mais pesada - no campo magnético. Durante os testes realizados no acelerador de partículas Fermilab, os muões surpreenderam os cientistas com uma inesperada oscilação.

“Estamos à procura de uma indicação de que o muão está a interagir com alguma coisa que não conhecemos. Pode ser qualquer coisa: novas partículas, novas forças, novas dimensões, novas características do espaço-tempo, qualquer coisa", disse o investigador do Fermilab Brendan Casey à agência Reuters.

Mitesh Patel, outro cientista envolvido no estudo, explicou em declarações ao Guardian que os muões se movem como piões, rodando em torno do eixo do campo magnético. A velocidade que ganharam no campo magnético e a seguinte oscilação não corresponde à teoria do modelo-padrão da física das partículas, que está na base de outras três forças da natureza.

“Estamos a falar de uma quinta força porque não podemos necessariamente explicar o comportamento [nestas experiências] com as quatro que conhecemos”, referiu ainda Mitesh Patel.

Os cientistas do Fermilab já tinham divulgado incompatibilidades em 2021. Agora, com as conclusões publicadas na revista Physical Review Letters na quinta-feira, confirmam os resultados anteriores com maior precisão.

Ainda assim, os estudos vão continuar até a existência de uma quinta força estar completamente provada. Os cientistas, de acordo com a BBC, esperam que tal aconteça nos próximos dois anos.  A confirmar-se esta nova força vem juntar-se a outras quatro já conhecidas: a força eletromagnética, a força nuclear forte e força nuclear fraca, que respondem ao modelo padrão, e ainda a força gravitacional.


Leia Também: Novo exame pode detetar origem do cancro e ajudar nos tratamentos

Níger. Militares golpistas realizaram primeiro Conselho de Ministros

© AFP via Getty Images

POR LUSA  11/08/23 

A junta militar golpista do Níger realizou hoje o seu primeiro Conselho de Ministros, no qual participaram os membros do governo de transição nomeados esta semana.

Segundo a agência noticiosa nigerina ANP, a reunião teve lugar às 10:00 locais (mesma hora em Lisboa) e foi presidida pelo líder do golpe de Estado, general Abdourahamane Tiani, na presença de membros da junta - autodenominada Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria (CNSP).

A reunião contou com a presença de membros do governo de transição nomeado por Tiani esta semana, chefiado pelo primeiro-ministro, Mahamane Lamine Zeine, noticiou a ANP, que a acrescentou que o novo ministro dos Negócios Estrangeiros, Bakary Yaou Sangaré, "que está fora do país", não esteve presente nesta reunião.

O novo governo de transição, composto por 21 ministros, incluindo seis militares, foi nomeado quinta-feira por um decreto assinado por Tiani.

No mesmo dia, realizou-se em Abuja uma cimeira extraordinária dos líderes da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), na qual ordenaram a "ativação" da "força de reserva" do bloco para uma eventual intervenção militar destinada a "restabelecer a ordem constitucional", embora tenham assegurado que continuariam a apoiar o diálogo.

Na anterior cimeira extraordinária dos líderes da CEDEAO, em 30 de julho, o bloco deu aos líderes golpistas um ultimato de sete dias para recuarem, sem excluir o uso da força, caso não devolvessem o poder ao Presidente deposto, Mohamed Bazoum.

No entanto, até à data, os golpistas ignoraram as ameaças e continuaram a assumir funções executivas e constitucionais, incluindo mudanças nos cargos de várias instituições nacionais e regionais.

Além disso, a junta elevou o nível de alerta das forças militares do país, fechou o espaço aéreo do país e avisou que o uso da força será objeto de uma resposta "imediata" e "enérgica".


Leia Também: Níger. Filha de PR deposto diz que pai, mãe e irmão emagreceram

Estudantes russos com direito a ensino gratuito se combaterem na Ucrânia

© Reuters

Notícias ao Minuto   11/08/23 

A medida é a última de várias que têm sido implementadas pelo regime de Vladimir Putin com o objetivo de recrutar mais cidadãos russos para combater na guerra na Ucrânia.

O primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, apresentou uma nova legislação que permite que os estudantes tenham acesso ao ensino gratuito caso participem na guerra na Ucrânia. 

"O primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, assinou um decreto que aprova o mecanismo de transferência de estudantes que participaram na operação militar especial [na Ucrânia] para uma forma de educação gratuita", informou a agência noticiosa estatal russa TASS.

Mishustin assinou também um decreto que simplifica a receção dos pagamentos de seguros por parte dos familiares dos militares russos mortos na Ucrânia, devendo todos os pagamentos ser efetuados no prazo de 30 dias após a morte. 

A medida é a última de várias que têm sido implementadas pelo regime de Vladimir Putin com o objetivo de recrutar mais cidadãos russos para combater na guerra na Ucrânia.

Recorde-se que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro do ano passado. O presidente russo, Vladimir Putin, justificou o sucedido com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. 

O conflito tem sido condenado pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.


COMUNICADO DO NOVO GOVERNO

Comunicado sobre falecimento do Mário Avelino dos Reis Pires Ex-primeiro-ministro da Guiné-Bissau e membro fundador do PRS.

Por   Bianca Cá

EUA sancionam administradores de uma das maiores empresas da Rússia

© Getty Images

 POR LUSA   11/08/23 

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos impôs hoje sanções financeiras a quatro cidadãos membros da administração do Alfa Group, um dos maiores conglomerados empresariais da Rússia, que inclui o maior banco não estatal do país.

Em comunicado, o vice-secretário do Tesouro, Wally Adeyemo, afirmou que as sanções inserem-se nos esforços contínuos para impor restrições à economia da Rússia e aos seus principais agentes, em resposta à invasão da Ucrânia iniciada no ano passado e à guerra em curso.

"As elites russas milionárias devem abandonar a noção de que podem prosseguir os negócios como habitualmente, enquanto o Kremlin [Presidência russa] trava uma guerra contra o povo ucraniano", disse Adeyemo.

Os sancionados pelo Tesouro norte-americano (equivalente ao Ministério das Finanças) são os cidadãos russos Petr Olegovich Aven, Mikhail Maratovich Fridman, o alemão Borisovich Khan e Alexey Viktorovich Kuzmichev.

Os quatro indivíduos já foram anteriormente sancionados pela Austrália, Canadá, União Europeia (UE), Nova Zelândia e Reino Unido.

Fridman é um dos fundadores do Alfa Group e classificado como um dos magnatas com maior fortuna na Rússia.

O Alfa Group tem interesses no petróleo, gás natural e ainda no setor financeiro.

O Alfa Bank, pertencente ao grupo e considerado o maior banco não estatal da Rússia, foi sancionado pela UE em março de 2022 e Fridman deixou a administração posteriormente, para tentar ajudar o banco a contornar as sanções.

Aven chefiou o Alfa-Bank até março de 2022, mas, tal como Fridman, deixou a administração após as sanções da UE.

As sanções contra os indivíduos bloqueiam o acesso aos seus bens e interesses financeiros nos Estados Unidos da América (EUA).

Adeyemo adiantou que a coligação internacional liderada pelos EUA para apoiar a Ucrânia perante a invasão russa "continuará a responsabilizar aqueles que permitem esta invasão injustificada e não provocada".

Também sancionada hoje foi a União Russa de Industriais e Empresários, envolvida no setor da tecnologia.

Esta entidade terá ajudado a Rússia a neutralizar outras sanções decorrentes da guerra, disse o Departamento do Tesouro.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou, de acordo com os mais recentes dados da ONU, a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.


Leia Também: EUA apoiam decisão da CEDEAO para restabelecer a ordem no Níger

Níger. Rússia contra intervenção militar que levará a "destabilização"

© Getty Images

POR LUSA   11/08/23 

A Rússia advertiu hoje que uma intervenção militar estrangeira no Níger para restabelecer a ordem constitucional no país conduzirá a um "conflito prolongado" no país africano.

"A solução militar da crise no Níger pode conduzir a um confronto prolongado neste país africano, bem como a uma grave desestabilização da situação na região do Saara e do Sahel", declarou o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, em comunicado.

As declarações de Moscovo surgem depois de a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) ter ordenado a "ativação" da "força de reserva" do bloco para uma eventual intervenção militar destinada a "restaurar a ordem constitucional" no Níger, embora garanta que continua empenhada no diálogo.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo disse apoiar os esforços da CEDEAO para procurar uma solução para a crise através de meios políticos e diplomáticos.

"Continuamos a acompanhar de perto a evolução da situação no Níger", acrescentou Moscovo.

O golpe de Estado no Níger foi liderado em 26 de julho pelo autodenominado Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria (CNSP), que anunciou a destituição do Presidente e a suspensão da Constituição.

Em 04 de agosto, o Kremlin advertiu contra a ingerência militar nos assuntos do Níger, mas declarou-se favorável ao regresso da situação à "via constitucional".

Na capital do Níger, milhares de apoiantes do regime militar concentraram-se hoje junto à base militar francesa em Niamey, entoando palavras de ordem hostis à França, noticiou a agência France-Presse.

"Abaixo a França, abaixo a CEDEAO", gritavam os manifestantes no comício, realizado um dia após uma cimeira da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental ter dado "luz verde" a uma possível intervenção militar para repor no cargo o Presidente Mohamed Bazoum.

Os manifestantes agitavam também bandeiras russas e nigerinas e gritavam o seu apoio aos soldados que tomaram o poder, em particular ao seu líder, o general Abdourahamane Tiani.

"Vamos fazer com que os franceses se vão embora! A CEDEAO não é independente, está a ser manipulada pela França, há uma influência externa", declarou Aziz Rabeh Ali, membro de uma associação de estudantes que apoia o regime militar.

Ao fim da tarde, a manifestação ainda estava a decorrer e sem registo de incidentes.


Leia Também: EUA apoiam decisão da CEDEAO para restabelecer a ordem no Níger


Leia Também: Alto comissário da ONU denuncia "tratamento desumano" a Presidente do Níger

União Europeia saúda fim da pena de morte no Gana

© Getty Images

POR LUSA    11/08/23 

A União Europeia (UE) congratulou hoje a abolição da pena de morte no Gana, decidida em 25 de julho, e reiterou que vai continuar a trabalhar para a abolir no resto do mundo.

Em comunicado, o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, saudou Acra "pela decisão histórica".

"A pena de morte é uma punição cruel e desumana, que representa a negação da dignidade e integridade humanas", acrescentou.

O alto representante da UE para os Negócios Estrangeiros sustentou que os 27 vão continuar a trabalhar para abolir a pena de morte em todos os países que ainda a praticam, como os Estados Unidos da América. 

Já o Gana "juntou-se à maioria dos que já acabaram com ela".

No final de julho o parlamento de Acra aprovou o fim da pena de morte com uma alteração que fez do Gana o derradeiro Estado numa lista de países africanos que nos últimos anos tomou a mesma decisão.

Apesar de não haver execuções desde 1993, estavam 176 pessoas no corredor da morte (170 homens e seis mulheres).

O Gana é o 29.° país de África a abolir a pena de morte e o 124.° a nível mundial.


Conferência de imprensa dos técnicos afetos ao Hospital Nacional Simão Mendes para combate a COVID-19

 Radio TV Bantaba

Níger. Chefes de Estado-Maior da CEDEAO reúnem-se no sábado no Gana

© iStock

POR LUSA   11/08/23 

Os chefes de Estado-Maior da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) vão reunir-se sábado no Gana, após os seus dirigentes terem decidido uma intervenção militar para restabelecer a ordem constitucional no Níger, segundo fontes militares.

A reunião, que deverá ter lugar em Acra, capital do Gana, seguir-se-á à decisão tomada na quinta-feira, numa cimeira da CEDEAO, em Abuja, de enviar a "força de reserva" da organização para restabelecer Mohamed Bazoum, o Presidente do Níger que foi derrubado por um golpe de Estado, a 26 de julho.

Após a reunião, os chefes de Estado-Maior informarão os líderes da CEDEAO sobre "as melhores opções" para a sua decisão de ativar e destacar a "força de reserva", segundo estas fontes militares regionais.

A CEDEAO, que continua a tentar encontrar uma solução pacífica para a crise, não especificou qualquer calendário, nem o número ou a origem das tropas que compõem a sua "força de reserva".

O Presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, prometeu na quinta-feira enviar entre 850 e 1.100 soldados para contribuir para a força, que, segundo ele, poderá intervir "o mais rapidamente possível".

As tropas nigerianas e beninenses também deverão fazer parte da força, afirmou.

Cabo Verde - um dos dois países lusófonos, a par da Guiné-Bissau, que integram a CEDEAO - já se manifestou contra a decisão: o Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, reforçou hoje que não apoia qualquer intervenção militar no Níger e garantiu que "dificilmente" o país vai integrar uma força dessa natureza no âmbito da organização da África Ocidental.

O Níger está sob um regime militar, que mantém o Presidente Bazoum e família detidos desde há mais de duas semanas, suspendeu a Constituição e nomeou um novo executivo.

Os membros do Governo saído desta ação militar, liderado por Ali Mahaman Lamine Zeine, é composto por 20 ministros e o seu anúncio foi utilizado para demonstrar a transição do poder naquele país africano, mas pode ser encarado como um sinal de desafio à CEDEAO.


O Presidente da Assembleia Nacional Popular, Domingos Simões Pereira, recebeu hoje sexta-feira (11.08), em audiência separadas, Anthony Ohemeng-Boamah, Coordenador Residente do Sistema das Nações Unidas na Guiné-Bissau e, Alessandra Casazza, nova Representante do PNUD na Guiné-Bissau.



  Radio Voz Do Povo

O Sindicato de Base dos Funcionários do Tribunal de Contas está em conferência de imprensa.

 Radio Voz Do Povo 

Alfaiates do Níger empenham-se na produção de bandeiras russas

🇳🇪 No Níger, aumenta a procura por bandeiras da Rússia em meio a protestos contra a França, desde que o Presidente Mohamed Bazoum foi deposto.

 VOA Português 

Novo governo guineense pode estar por horas.

Por  Rádio Capital Fm

A Guiné-Bissau pode estar por horas para ter um novo governo, liderado por Geraldo Martins, conforme os sinais que se vislumbram, mais de dois meses depois da realização das eleições legislativas ganhas pela coligação Plataforma da Aliança Inclusiva - PAI Terra Ranka.

Após ter sido empossado ao cargo, o novo primeiro-ministro guineense, Geraldo Martins, prometeu que, o mais tardar até sabado, depois do regresso ao país do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, seria conhecido o elenco governamental.

Segundo o Gabinete de Comunicação da Presidência da República, o chefe de Estado deverá regressar a Bissau esta sexta, às 15h30, depois de ter participado na cimeira extraordinária da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). E se a promessa do primeiro-ministro se concretizar, o país pode estar perto de conhecer os membros do executivo.

Fontes da coligação PAI Terra Ranka contactadas por Capital News dizem desconhecer os moldes da formação do goverbo nem quem fará parte do elenco, porque o assunto está fechado a "sete chaves", para evitar a fuga de informação. 


EUA apoiam decisão da CEDEAO para restabelecer a ordem no Níger

© Lusa

POR LUSA   11/08/23 

O secretário do Departamento de Estado norte-americano, Antony Blinken, manifestou esta quinta-feira o seu apoio à iniciativa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para restabelecer a ordem constitucional no Níger.

"A CEDEAO, a organização que reúne os países da África Ocidental, está a desempenhar um papel de liderança fundamental ao tornar claro o imperativo de um regresso à ordem constitucional e nós apoiamos a liderança e o trabalho da CEDEAO nesta matéria", disse Blinken durante uma conferência de imprensa.

O governante norte-americano, equivalente ao ministro dos Negócios Estrangeiros, disse ter falado com o Presidente deposto, Mohamed Bazoum, uma dúzia de vezes desde que os militares tomaram o poder, e manifestou a sua preocupação com a sua segurança e bem-estar, pelos quais "a junta é responsável".

Embora a organização da África Ocidental tenha concordado com a ativação "imediata" de uma força regional com vista a uma eventual intervenção militar no Níger, Blinken sublinhou em comunicado que os Estados Unidos "apreciam a determinação da CEDEAO em explorar todas as opções pacíficas para resolver a crise".

"A democracia é a melhor base para o desenvolvimento, a coesão social e a estabilidade no Níger. Estamos do lado do povo nigerino e trabalharemos para atingir estes objetivos", acrescentou o secretário de Estado.

Nas últimas semanas, apesar dos avisos, a junta militar do Níger ignorou os apelos da CEDEAO e tomou mesmo medidas para se consolidar, incluindo a nomeação de um governo.

Entre os seus aliados estão as autoridades do Burkina Faso e do Mali, que já avisaram que uma hipotética intervenção militar no Níger seria também uma "declaração de guerra" contra eles.

O Níger está sob um regime militar, que emergiu depois do golpe de Estado de 26 de julho, e apresentou os membros do Governo liderado por Ali Mahaman Lamine Zeine e composto por 20 ministros.

O anúncio foi utilizado para demonstrar a transição do poder naquele país africano, mas pode ser encarado como um sinal de desafio à CEDEAO.


Leia Também: O Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, reforçou hoje que não apoia qualquer intervenção militar no Níger e garantiu que "dificilmente" o país vai integrar uma força dessa natureza no âmbito da organização da África Ocidental.

Presidente da Bielorrússia ordena reatamento de contatos com Polónia

© Getty Images

POR LUSA   11/08/23 

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, anunciou hoje que ordenou ao Governo que retomasse os contatos com a Polónia, no meio de tensões fronteiriças entre o aliado de Moscovo e o vizinho membro da NATO.

"Temos de falar com os polacos. Ordenei ao primeiro-ministro que os contactasse", disse Lukashenko, citado pela agência noticiosa estatal Belta.

As tensões entre Minsk e Varsóvia são atualmente elevadas, num contexto de divisão sobre a guerra na Ucrânia, com a Polónia a ajudar Kiev financeira e militarmente, enquanto a Bielorrússia é um aliado de Moscovo.

A Polónia anunciou na quinta-feira que vai reforçar a segurança na fronteira com a Bielorrússia com até 10 mil soldados como forma de dissuadir provocações de mercenários do grupo russo Wagner enviados para o país vizinho.

Varsóvia também alegou um aumento do número de tentativas de entradas ilegais de migrantes através da fronteira bielorrussa, no que considerou ser uma guerra híbrida orquestrada por Minsk e Moscovo para desestabilizar a região.

Lukashenko atribuiu as acusações de Varsóvia ao facto de terem sido marcadas eleições legislativas na Polónia para 15 de outubro.

De acordo com Lukashenko, o Governo polaco está à procura de "uma escalada, para piorar a situação, a fim de mostrar que armou e rearmou devidamente o país", na véspera das eleições.

"Antes de 15 de outubro, é pouco provável que façam quaisquer mudanças significativas que sejam benéficas para eles e para nós", afirmou.

"Exigem muito de nós (...), mas não podemos aceitar isso, porque seria contra os nossos interesses", disse também, citado pela agência francesa AFP.

Lukashenko acusou os Estados Unidos de estarem a empurrar a Polónia para uma tentativa de agravamento da situação na região.

"Os americanos apostaram na Polónia. Mas os polacos não são estúpidos. São o nosso povo, os eslavos. Compreendem tudo perfeitamente. Vamos ter paciência e veremos. Estamos abertos à cooperação", afirmou, segundo a Belta.

Num encontro com organizações de trabalhadores durante uma visita ao aeroporto de Minsk, Lukashenko defendeu que a Bielorrússia não deve perder as relações com os vizinhos da União Europeia (UE).

"Atualmente, vivemos sobretudo à custa do Leste, cooperamos com a Rússia e a China. Mas não nos podemos esquecer do Ocidente de alta tecnologia", disse.

O líder bielorrusso admitiu que a melhoria de relações com os países da UE não será imediata devido à guerra na Ucrânia, mas poderá ocorrer em 2024-2025.

Nessa altura, "tenho a certeza de que haverá mudanças sérias no mundo, inclusive", acrescentou, sem concretizar.


Leia Também: Alemanha avalia envio de mísseis de longo alcance para Kyiv

Caso de camiões de madeira que a direcção regional da floresta e fauna de Cacheu prendeu na fronteira de Guinée-Bissau e Sénégal, na sector de São Domingos.



Por Alexandro Sana Djalo 

CHEFE DE ESTADO REÚNE-SE COM O PRESIDENTE INTERINO DE CHADE

O Presidente, Umaro Sissoco Embaló, deslocou-se a Chade, onde se reuniu com o Presidente interino, Mahamat Idriss Déby Itno.

 Presidência da República da Guiné-Bissau

NÍGER: HRW acusa junta militar de "tratamento abusivo" do Presidente deposto

© Getty/Badru KATUMBA

POR LUSA   11/08/23 

A Human Rights Watch (HRW) acusou hoje os líderes do golpe militar no Níger de submeterem o Presidente deposto, família e outros detidos "a um tratamento abusivo", alertando que devem garantir o bem-estar dos detidos "arbitrariamente".

"Todas as pessoas detidas arbitrariamente devem ser imediatamente libertadas e receber alimentação adequada, serviços básicos e acesso a médicos, advogados e familiares", afirmou a diretora-adjunta da HRW para África, Carine Kaneza Nantulya.

Aquela responsável da organização não-governamental (ONG) de defesa dos direitos humanos manifestou a sua preocupação com os relatos de tratamento "desumano e cruel" de Bazoum, depois de a HRW ter conseguido falar com o chefe de Estado deposto, com o seu médico, com o advogado da família e com um antigo conselheiro de comunicação.

"Não tenho eletricidade desde 2 de agosto e não tenho contacto humano desde 4 de agosto", afirmou, referindo que tiveram de comer "comida seca, nada fresco" devido à falta de eletricidade. Além disso, foi-lhes negado o acesso a pessoal médico, apesar de o seu filho precisar de tratamento médico para um problema cardíaco.

A declaração da ONG surge depois de o partido político de Bazoum, o Partido Nigeriano para a Democracia e o Socialismo (PNDS), ter denunciado as condições "desumanas" em que se encontram o detido e a sua família.

"Os chefes militares do Níger devem reconhecer que são responsáveis por quaisquer violações dos direitos humanos das pessoas sob custódia, incluindo Bazoum, a sua família e outras pessoas que detiveram", sublinhou a diretora da HRW para África.

A HRW também apelou à junta militar para que facilite uma "transição rápida" para um governo democrático civil, duas semanas depois de ter tomado o poder e estabelecido o Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria (CNSP).

"Os parceiros regionais e internacionais do Níger devem exercer pressão sobre as autoridades nigerinas para que respeitem plenamente os direitos humanos de todos e efetuem rapidamente a transição para um governo democrático", afirmou Nantulya.


Comunicado do Presidente da Comissão da UA de apoio às decisões da CEDEAO de 10 de agosto de 2023 sobre o Níger

Declaração do Presidente da Comissão dos Emirados Árabes Unidos em apoio às decisões da ECEAO de 10 de agosto de 2023 sobre o Níger.👇

Níger. União Africana apoia CEDEAO após decisão de enviar força militar

© Lusa

POR LUSA   11/08/23 

O presidente da Comissão da União Africana manifestou hoje o seu "firme apoio às decisões" da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que na quinta-feira decidiu enviar uma "força de reserva" para restaurar a ordem constitucional no Níger.

"O presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, manifesta o seu firme apoio às decisões da CEDEAO sobre a alteração anticonstitucional no Níger", afirma, numa declaração divulgada hoje.

Moussa Faki Mahamat manifestou ainda a sua "profunda preocupação" com a "deterioração das condições de detenção" do Presidente do Níger, Mohamed Bazoum, qualificando de "inaceitável" o tratamento que lhe foi reservado pelas autoridades militares que o derrubaram, desde 26 de julho.

A CEDEAO decidiu quinta-feira enviar uma "força de reserva" para restaurar a ordem constitucional no Níger.

O Níger está sob um regime militar que emergiu depois de um golpe de Estado e apresentou os membros do Governo saído desta ação militar pouco antes do início da cimeira.

O executivo é liderado por Ali Mahaman Lamine Zeine e é composto por 20 ministros e o anúncio foi utilizado para demonstrar a transição do poder naquele país africano, mas pode ser encarado como um sinal de desafio à CEDEAO.


Ecowas - Cedeao : COMUNICADO FINAL - SEGUNDA CIMEIRA EXTRAORDINÁRIA DA CONFERÊNCIA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA CEDEAO SOBRE A SITUAÇÃO POLÍTICA NO NÍGER




  Ecowas - Cedeao 

Porque é que toda a gente tem olhos castanhos, mesmo que pareçam azuis

 CNN,  11/08/23

Todos os olhos humanos são na sua essência castanhos, devido à presença de melanina. Níveis variáveis do pigmento melanina determinam a quantidade de luz que é refletida

Da próxima vez que estiver a olhar profundamente para os olhos do seu parceiro, o momento pode ser arruinado pelo conhecimento de que, independentemente de essas janelas para a sua alma parecerem azul penetrante ou verde cintilante, a realidade é que eles são castanhos.

É isso mesmo. Todos os olhos humanos são castanhos.

Como dono de um brilhante conjunto de olhos castanhos profundos, não vejo qualquer desilusão em saber que todos os olhos humanos são, de facto, de um maravilhoso tom de castanho, mas para quem se sentir enganado ou confuso, uma mistura de biologia e física pode ajudar a explicar esta realidade.

Tudo se resume à presença do pigmento melanina - que também se encontra na pele e no cabelo -  na íris do olho, a parte colorida que rodeia a pupila.

“Toda a gente tem melanina na íris do olho, e a quantidade que tem determina a cor do olho”, afirma o Gary Heiting, optometrista licenciado e editor sénior do site de cuidados oculares All About Vision, nos EUA. “Há realmente apenas (este) um tipo de pigmento”.


Ver azul através do castanho

A melanina - composta por células de melanócitos - é naturalmente de cor castanha escura, mas tem a capacidade de absorver diferentes quantidades de luz, dependendo da quantidade em que existe. Quanto mais melanina houver no interior da íris, mais luz é absorvida, o que significa que menos luz é refletida, deixando a íris com um aspeto castanho.

Mas quando alguém tem olhos azuis, então tem menos melanina na íris, o que resulta em menos luz a ser absorvida e mais luz a ser refletida, ou espalhada, para fora. Quando esta luz se dispersa, reflete-se em comprimentos de onda mais curtos ao longo da extremidade azul do espetro de cores da luz - o que faz com que se veja azul.

Os olhos verdes e castanhos estão algures no meio, com quantidades diferentes de melanina que resultam em diferentes níveis de absorção da luz e, por conseguinte, em diferentes cores refletidas. O avelã é considerado uma mistura de cores de olhos, segundo Heiting.

Diferentes configurações de luz também podem fazer com que alguns olhos pareçam mudar de cor, dependendo da posição em que a pessoa se encontra.

Os olhos de um bebé podem parecer azuis enquanto a sua melanina ainda se está a formar.

“Trata-se de uma interação entre a quantidade de melanina e a arquitetura da própria íris”, acrescentou Heiting. “É uma arquitetura muito complexa”. Esta parte do olho é, portanto, única para a maioria dos indivíduos e pode atuar como uma espécie de impressão digital, devido à existência de várias texturas e padrões.

Os olhos azuis têm a menor quantidade de pigmento de todas as cores de olhos. Quando os bebés nascem, os seus olhos podem por vezes parecer azuis logo no início, enquanto a melanina ainda se está a formar. A cor dos olhos pode depois escurecer à medida que se desenvolvem.

“À medida que o bebé se desenvolve, mais melanina se acumula na íris”, explica Heiting.

A evolução em jogo

Tal como a cor da pele, uma teoria subjacente à evolução da cor dos olhos é a migração dos nossos primeiros antepassados para zonas mais frias do mundo.

Embora os elevados níveis de melanina - nos olhos, cabelo e pele - ajudem a proteger as pessoas em climas mais quentes, como em África, da radiação UV, a necessidade do pigmento protetor diminui à medida que as pessoas se deslocam para locais com menos sol. “Havia menos necessidade de ter toda aquela melanina”, disse Heiting.

Outra teoria concebida pelo professor Hans Eiberg, da Universidade de Copenhaga, era a de que uma mutação teria desligado a capacidade do olho de alguém produzir melanina. Isto conduziria a olhos claros no indivíduo afetado; a sua raridade pode tê-los tornado mais atraentes e ajudado à sua seleção natural na população. Num estudo, analisou os genes para a cor dos olhos e identificou o que acreditava ser uma mutação comum que causava a cor azul dos olhos.

“Acredita-se que foi assim que surgiram os olhos azuis, mas pode ser apenas a redução da necessidade de toda a melanina”, disse Heiting.

Determinação da cor

Há muito que se acredita que se alguém tem olhos castanhos - ou o que parecem ser olhos castanhos - as suas hipóteses de ter um filho com olhos mais claros são reduzidas. A seguir vem a teoria de que duas pessoas com olhos azuis terão automaticamente um filho com olhos azuis, devido ao facto de o gene ser recessivo e não dominante.

Mas isto também não é bem verdade.

“É bastante aceite agora que a cor dos olhos é uma caraterística poligénica”, disse Heiting, o que significa que estão envolvidos vários genes. De facto, pensa-se que até 16 genes desempenham um papel na quantidade de melanina nos olhos de alguém, o que implica que a caraterística da cor dos olhos não segue as regras tradicionais de hereditariedade.

Por isso, se os seus olhos escuros e profundos anseiam por uma criança com olhos claros e brilhantes, a esperança pode não estar perdida. “Vários genes têm influência na cor dos olhos”, disse Heitling. “Não é algo que se possa prever com facilidade.”

Outras opções são as lentes de contacto coloridas ou a cirurgia a laser para alterar a forma como a luz é refletida pelos seus olhos, mas enquanto pondera sobre a perceção de que os olhos não são o que pensava que eram, uma coisa é certa: nunca mais irá olhar para os olhos de alguém da mesma maneira.

Nota do editor: este artigo foi originalmente publicado no CNN em junho de 2017

𝗔𝗣𝗨-𝗣𝗗𝗚𝗕 𝗗𝗘𝗦𝗠𝗘𝗡𝗧𝗘 𝗔 𝗜𝗡𝗙𝗢𝗥𝗠𝗔ÇÃ𝗢 𝗔𝗩𝗔𝗡Ç𝗔𝗗𝗔 𝗣𝗘𝗟𝗢 𝗣𝗥𝗦

 Por Rádio Jovem Bissau

A Assembleia do Povo Unido, Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) nega as informações avançadas ontem pelo Partido da Renovação Social (PRS) através do seu departamento de comunicação de que deveria ter lugar hoje a fusão de duas formações políticas.

"A aludida notícia posta a circular, é completamente falsa, e essa tal fusão em nenhum momento foi tema de debate, nem a nível do Presidium e tão pouco nos órgãos nacionais". Avançou.

Na sua página oficial do Facebook, a Direção do Partido promete uma reação para breve sobre o assunto.

Segundo assegurou uma fonte junto dos renovadores, houve "falha na comunicação" por parte do PRS.

"Houve falha na comunicação por parte dos nossos irmãos, o que vai acontecer é reintegração dos antigos militantes, e que já não vai ter lugar hoje devido a trasladação ao país dos restos mortais do antigo primeiro-ministro, Mário Pires." Explicou.

Sobre a possibilidade de fusão entre PRS e APU-PDGB, a fonte não descartou a iniciativa,  mas disse que, no momento, é impossível, porque segundo a fonte, isso implicará a perda de mandato do líder dos apuanos.

Burkina Faso suspende rádio após entrevista com opositor nigerino

©  Lassana Bary/Twitter

POR LUSA    11/08/23 

O Burkina Faso decidiu suspender as emissões da rádio Oméga, uma das mais ouvidas do país, após a divulgação na quinta-feira de uma entrevista com um opositor nigerino, noticiou hoje a imprensa internacional.

De acordo com a agência de notícias AFP, citando um comunicado do ministro da Comunicação do país, Rimtalba Jean Emmanuel Ouédraogo, o Governo de transição no Burkina Faso "assume total responsabilidade pela decisão de suspender a partir de quinta-feira, 10 de agosto e até nova ordem, a transmissão dos programas da Rádio Oméga em nome dos interesses da nação".

A Radio Oméga - filial do grupo Oméga Media, que também possui um canal de televisão e pertence ao jornalista e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros do Burkina Faso Alpha Barry -, deixou de transmitir após a divulgação do comunicado de imprensa, segundo a AFP.

Esta decisão surge após a transmissão na Rádio Oméga de uma entrevista, durante o programa "L'invité de la drafting", ao porta-voz de um movimento recentemente criado no Níger que pretende restaurar o governo do Presidente Mohamed Bazoum, deposto por um golpe de Estado em 26 de julho.

Nesta entrevista, Ousmane Abdoul Moumouni teria feito "comentários insultuosos contra as novas autoridades nigerinas", segundo Ouédraogo, também porta-voz do Governo do Burkina Faso.

Segundo o Governo do Burkina Faso, a organização de Ousmane Abdoul Moumouni "milita claramente pela violência e pela guerra contra o povo soberano do Níger" e a vontade do seu movimento é levar o Presidente Bazoum de volta ao poder através de qualquer meio.

As autoridades de transição de Burkina Faso, que chegaram ao poder por meio de um golpe em setembro de 2022, rapidamente mostraram a sua solidariedade aos soldados que tomaram o poder no Níger.


China. As imagens das inundações que já fizeram 29 mortos em Hebei

© Getty Images

POR LUSA   11/08/23 

O número de mortes provocadas pelas inundações ocorridas na província de Hebei, norte da China, aumentou para 29, informou hoje a imprensa estatal, após níveis recorde de chuva terem atingido a região nas últimas semanas.

"Desde 10 de agosto, 29 pessoas morreram, como resultado dos desastres ocorridos na província de Hebei", informou a televisão estatal CCTV.

Dezasseis pessoas continuam desaparecidas, acrescentou a mesma fonte.

Pelo menos 33 pessoas, incluindo dois membros de equipas de resgate, morreram em Pequim, no final do mês passado, quando a capital chinesa registou as chuvas mais intensas dos últimos 140 anos.

Também a província de Jilin, no nordeste do país, registou mais de uma dezena de mortos, na semana passada, após chuvas torrenciais.

Milhões de pessoas em todo o mundo foram atingidas por fenómenos de clima extremo, incluindo ondas de calor prolongadas, nas últimas semanas. Os cientistas dizem que estes eventos estão a ser exacerbados pelas alterações climáticas.

Durante uma visita a pessoas afetadas pelas inundações, na semana passada, o secretário do Partido Comunista na província de Hebei, Ni Yuefeng, disse que os reservatórios de águas pluviais de Hebei deviam "ser bem aproveitados" para "reduzir a pressão sobre Pequim em termos de controlo de enchentes", servindo como um "fosso".

A imprensa estatal chinesa elogiou os esforços do governo para mitigar os danos causados pelas enchentes e destacou histórias de ajuda mútua entre vizinhos e autoridades altruístas que trabalharam incansavelmente em operações de resgate.

Partes inteiras de Zhuozhou, uma cidade de Hebei, situada na fronteira com Pequim, ficaram submersas. Campos, comércio e casas foram cobertos por dois metros de água.

Acredita-se que a gestão dos reservatórios de retenção de águas pluviais pelas autoridades locais, que prometeram limitar as inundações em Pequim, aumentou o fardo para a província.

Na quarta-feira, o Governo chinês disse que vai alocar mil milhões de yuans (126 milhões de euros) em compensação para as vítimas.

Este fundo vai cobrir "danos sobre plantações, fazendas de animais e aves, florestas, casas e máquinas agrícolas", segundo a imprensa estatal.

As seguradoras de Pequim pagaram pelo menos 380 milhões de yuans (48 milhões de euros) pelos prejuízos causados pelas chuvas recentes.

Chuvas fortes são esperadas novamente este fim de semana, quando a tempestade tropical Khanun se aproximar da China, depois de atingir o Japão e depois a Península Coreana.

Os meteorologistas alertaram para o risco de inundações nas regiões montanhosas do sudoeste da China, especialmente na província de Sichuan.

Pelo menos sete pessoas morreram na sequência de uma inundação repentina a sudoeste de Chengdu, a capital de Sichuan.


Leia Também: Chuvas torrenciais em Myanmar fazem 5 mortos e 40 mil deslocados