segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Se há um idiota no poder, é porque os que o elegeram estão bem representados


PREVISÃO ECONÓMICA PARA ANO 2017 SUPERA DO ANO 2016 EM UM POR CENTO


O ministro da Economia e Finanças afirma que as projecções económicas da Guiné-Bissau para o ano 2017 apontam para um crescimento de 5.9 por cento superando em por cento o crescimento de 5.8 registado em 2016

Aladje Fadia falava, esta segunda-feira (20), no Fórum Monetário Internacional realizado, em Bissau, pelo Ministério da Economia e Finanças em parceria com Fundo Monetário Internacional (FMI) no quadro da quarta consulta do fundo.

“A economia nacional cresceu cerca de 5.8% em 2016, para 2017 estamos a prever que o crescimento atinja 5.9%, isto nas nossas estimativas, com a contribuição dos três sectores, primário com 4.6%, secundário com 5.4% e terciário 6.3%”” acrescenta.

Entretanto, na mesma ocasião, o primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embalo, ao presidir a cerimónia da abertura do encontro, considerou a situação de finanças públicas, antes da entrada em função do seu governo, de catastrófico e “esse quadro era caracterizado por uma forte pressão de tesouraria em virtude da falta de liquidez”.

Para o chefe da missão do FMI, Tobias Rasmussen, o país encontra-se numa posição única para usar o fato de castanha de Caju tornar um produto biológico preferido em todo mundo e pensar no seu salto para o desenvolvimento até redução da pobreza.

“Durante os dois últimos anos registaram-se importantes progressos desta senda rumo ao crescimento sustentável, aumentou o crescimento económico e melhorou substancialmente as finanças públicas e as posições externas do país”, conclui.

“Guiné-Bissau rumo ao crescimento sustentável” é o lema do fórum monetário internacional realizado, em Bissau, pelo ministério da economia e finanças em parceria com Fundo Monetário Internacional no quadro da quarta consulta do FMI.

O encontro que juntou diferentes parceiros do desenvolvimento do país. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Anézia Tavares Gomes
Radiosolmansi.net

PM guineense promete "para breve" reabertura da RTP "mas na base de respeito"

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, afirmou hoje estar para breve a reabertura do sinal da RTP no país africano, mas tudo terá que ser "numa base clara e de respeito mutuo".


De regresso de uma visita de trabalho a Portugal, que decorreu durante o fim de semana, e em declarações aos jornalistas hoje em Bissau, Umaro Sissoco Embaló voltou a frisar que as relações entre a Guiné-Bissau e Portugal são normais.

Sobre a situação da RTP e RDP, cujos sinais foram suspensos pelo governo guineense a 01 de julho, Umaro Sissoco Embaló, disse ser pela retoma das atividades daqueles canais portugueses "mas dentro do respeito mútuo".

Para Umaro Embaló entre a Guiné-Bissau e Portugal "existem boas relações" pelo que, disse, "brevemente a situação (da RTP e RDP) será ultrapassada".

Sobre a visita que realizou a Portugal, o primeiro-ministro guineense considerou ter sido positiva por permitir uma conversa com o "colega António Costa", a quem, disse, aproveitou para convidar para visitar a Guiné-Bissau e abordar questões relacionadas com a cooperação entre Bissau e Lisboa.

A visita também serviu "para dissipar certas dúvidas" de pessoas que na Guiné-Bissau "afirmavam que existem más relações com Portugal", defendeu ainda o primeiro-ministro guineense.

Umaro Sissoco Embaló afirmou igualmente que acabaram-se as dúvidas daqueles que diziam que "Portugal é do domínio de uma pessoa" e que brevemente será possível constatar que os dois governos ultrapassaram "muitas dúvidas de parte a parte".

MB // EL
Lusa/Fim

Umaro Embaló afirma: “Entre a Guiné-Bissau e Portugal existem boas relações"


O Primeiro-ministro da Guiné-Bissau regressou na última madrugada a Bissau, vindo de Lisboa, onde efectuou uma visita de trabalho de 3 dias a convite do seu homólogo português, António Costa. Umaro Sissoco Embaló disse terem sido dissipadas dúvidas sobre as relações entre Bissau e Lisboa.

O chefe do Governo da Guiné Bissau voltou a frisar que as relações entre a Guiné-Bissau e Portugal são normais, e sobre o encerramento dos sinais da Rádio e Televisão de Portugal na Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló afirmou estar para breve a retoma dos sinais, mas tudo terá que ser "numa base clara e de respeito mútuo".

Recorde-se que os sinais da RTP e RDP foram suspensos pelo Governo guineense a 1 de Julho, mas Umaro Sissoco Embaló, diz-se a favor da retoma das emissões a curto prazo.“Entre a Guiné-Bissau e Portugal "existem boas relações" pelo que brevemente a situação será ultrapassada" referiu.

RFI

Crescimento económico acima da média na Guiné-Bissau deve ser potenciado - FMI

O crescimento económico guineense tem estado acima do registado na África subsaariana nos últimos três anos e deve ser potenciado, defendeu hoje o chefe da missão do FMI (Fundo Monetário Internacional) para a Guiné-Bissau, Tobias Rasmussen.


Tobias Rasmussen falava na conferência "Guiné-Bissau Rumo ao Crescimento Sustentável", organizada pelo FMI no âmbito da quarta consulta daquela organização ao país.

"O crescimento económico na África subsaariana teve um marcante declínio em 2015 e 2016. Compreendendo este crescimento, a Guiné-Bissau aparece em boa posição, porque nos últimos três anos o crescimento guineense esteve acima do registado no resto de África", afirmou Tobias Rasmussen.

Segundo o responsável, apesar de a África Subsaariana estar a ter uma "modesta recuperação", espera-se para a região um crescimento económico de 03 a 04%, o que contrasta com as previsões para Bissau, que apontam para um crescimento económico de 05% para este ano e 2018.

"Isto explica-se com a evolução muito positiva dos preços da castanha de caju, que aumentou para níveis recorde", tendo contribuído também uma "importante evolução na gestão da economia", salientou.

Tobias Rasmussen considerou igualmente que também contribuíram para o crescimento económico, o "investimento na melhoria do abastecimento elétrico e infraestruturas viárias e um maior controlo orçamental e de gestão dívida".

Mas, o responsável defende que aquele crescimento pode e deve ser "potenciado", através da estabilidade macroeconómica, por uma política orçamental prudente, a manutenção de um sistema bancário sólido e a continuação das reformas estruturais.

Para Tobias Rasmussen é também importante, para potenciar o crescimento económico, que seja promovido um ambiente de negócios com "regulamentação estável e transparente", mas também que proteja as pessoas para que ser mais inclusivo.

O FMI termina terça-feira a sua quarta avaliação à Guiné-Bissau no âmbito do programa que tem com o país e também a visita vinculada ao abrigo do artigo IV, que ocorre a todos os países que trabalham com aquela organização financeira internacional.

MSE // EL
Lusa/Fim

Cueca disponível para mulheres que não confiam em seu marido


CALEÇON DISPONIBLE POUR LES FEMMES QUI N'ONT PAS CONFIANCE EN LEUR MARI ☺

Fonte: Xadjafoule.com

Alerta-prévia!


Presumivelmente: não haverá possibilidade de Presidente da República convocar eleição legislativa em 2018, e não haverão condições técnicas, para sua realização, caso a Assembleia Nacional Popular não seja desbloqueada.

O Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), está permanentemente ausente do país, aliás definitivamente deixou o seu corgo como órgão máximo dessa instituição Técnica, e, consequentemente assumiu uma nova função (desconhecemos de do cargo) no Organismo Internacional.

Entretanto, estamos quase à assistir outra incompetência absoluta da comissão permanente da Assembleia Nacional Popular. Quer, em todo custo, eleger um novo Presidente dessa instituição, que na verdade não é regimental, será um ato meramente inconstitucional. 

Prevê o nosso ordenamento jurídico, no que diz respeito esse cargo. É, da exclusiva competência da plenária da Assembleia Nacional Popular, eleger por voto secreto, o presidente da Comissão Nacional de Eleições.

( ...), porém, à boa fé, no que concerne o princípio de oportunidade e de privilégio, aliás procedimentos legais de matérias em causas. 

Antes de convocar seção para elegir novo PCNE. A seção da ANP deve ser convocada para discussão, debate e eventual aprovação do programa do governo e orçamento geral do Estado.

Nha mantenha de ato de cidadania

Fonte: NO TERRA SABI 

Aumenta para 50 o número de mortos em Las Vegas

Novos dados dão conta de que outras 400 pessoas ficaram feridas.



Através da sua conta de Twitter, a Polícia Metropolitana de Las Vegas fez um novo balanço do número de vítimas do tiroteio que decorreu na noite deste domingo naquela cidade.

Segundo um comunicado publicado nas redes sociais, foram já contabilizadas 50 vítimas mortais e 400 feridos, número que tem sido revisto em alta. O anterior balanço dava conta de aproximadamente 200 feridos. Pelo menos dois agentes da polícia que se encontravam de folga morreram no ataque.

Estes dados tornam o tiroteio de Las Vegas no mais mortífero dos tiroteios em massa na história dos Estados Unidos, ultrapassando o tiroteio numa discoteca de Orlando, em 2016, onde 49 pessoas morreram.

Mais de 40 mil pessoas assistiam ao festival de música country que decorria num espaço ao ar livre junto a um casino de Las Vegas.

Entretanto, a polícia fez saber que já identificou as viaturas usadas no tiroteio e que terá localizado a mulher de quem andava à procura, e que será a colega de casa do suspeito, que foi abatido.

NAOM

INTERNACIONAL - Camarões: Oito mortos em protestos pela independência

Forças de segurança dos Camarões reprimiram este fim-de-semana protestos pela independência das regiões anglófonas do país, maioritariamente francófono. Separatistas declararam simbolicamente a independência.

Forças de segurança camaronesas patrulham rua em Buea

Os separatistas escolheram este domingo, 1 de outubro, aniversário da criação da República Federal dos Camarões, para proclamar simbolicamente a independência.

Pelo menos oito pessoas morreram e várias ficaram feridas durante a repressão dos protestos pelos soldados camaroneses e pela polícia, que usou gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes.

Segundo a agência de notícias Reuters, Buea e Bamenda, as principais cidades anglófonas do país, estavam praticamente desertas ao final do dia, com a polícia a patrulhar as ruas, detendo qualquer residente que contrariasse as ordens para ficar em casa. Já no sábado, em Kumba, no sudoeste anglófono, as forças de segurança abateram um jovem.

Este domingo, na sua página oficial no Facebook, o Presidente Paul Biya condenou os protestos, afirmando que embora não seja proibido "expressar preocupações na República, nada de bom pode ser alcançado com excessos verbais, violência nas ruas e desafiando as autoridades."

Contra a "discriminação"

As manifestações inserem-se num movimento que, desde novembro de 2016, denuncia a discriminação do Governo contra a minoria de língua inglesa - cerca de 20% dos 22 milhões de camaroneses. Os protestos tornaram-se um estandarte da oposição ao Presidente Paul Biya, há 35 anos no poder.

Nas vésperas da proclamação simbólica da independência, cerca de 700 pessoas atacaram estações de polícia e infraestruturas estatais em Ekok, no sudoeste do país. Segundo os manifestantes, preparava-se já a implementação do novo Estado, a Ambazónia.

Tambe Elias, que se apresenta como líder das manifestações em Ekok, garante que os separatistas já não reconhecem o Paul Biya como chefe de Estado: "Ele não é ninguém e nunca significará nada para as pessoas de Ambazónia. Biya tem de partir", disse.

Antecedendo os protestos, o Governo camaronês proibiu reuniões com mais de quatro pessoas, mandou encerrar estações de autocarros, lojas e restaurantes, e proibiu as deslocações entre as diferentes regiões anglófonas. As autoridades ordenaram ainda o encerramento da fronteira com a Nigéria durante o fim-de-semana.

Debn Ignatius, residente de Ekok, critica o comportamento das forças de segurança: "Pediram a retirada da bandeira ambazoniana. Não creio que seja tarefa da polícia".

Protesto contra a independência das regiões anglófonas

"Falsas esperanças"

Na capital, Yaoundé, ministros e altos funcionários anglófonos receberam ordens de Paul Biya para convencer a população a não apoiar os separatistas. O secretário de Estado do Ministério das Minas, Fuh Calistus Gentry, promete alertar os camaroneses para o perigo das "falsas esperanças".

"Isto é uma guerra psicológica e as pessoas estão assustadas, porque alguns grupos fizeram as suas mentes reféns e deram falsas esperanças", afirma Gentry. "O Estado vai fazer tudo para assegurar os direitos fundamentais de todos e desintoxicar as mentes das pessoas convencidas por falsa esperança."

Entretanto, na cidade portuária de Douala, milhares de apoiantes do Governo marcharam contra os apelos à independência das regiões anglófonas.

O Presidente Paul Biya já afirmou que não está disponível para quaisquer negociações com os separatistas, sublinhando que o país é uno e indivisível.

Dw.com/pt

Las Vegas: 20 mortos confirmados e mais de 100 feridos

O número de vítimas do tiroteio de Las Vegas foi revisto pelas autoridades.


Há 20 mortos confirmados e mais de 100 feridos no tiroteio que ocorreu nas imediações do hotel Mandalay Bay Casino Resort and Casino, em Las Vegas, EUA.

A informação é confirmada pela pelo xerife local, citado pela Associated Press.

De acordo com a informação da Polícia Metropolitana de Lagas Vegas, o autor dos disparos já foi abatido, desconhecendo-se, até ao momento, aos motivações que terão estado na base do crime.


Eis as imagens do tiroteio em Las Vegas que provocou 20 mortos

Estas são as imagens captadas no Route 91 Harvest Festival, realizado nas imediações do Mandalay Bay Casino Resort and Casino.


Otiroteio que ocorreu nas imediações do Mandalay Bay Casino Resort and Casino, em Las Vegas, EUA provocou pelo menos 20 mortos e uma centena de feridos. 

Vários dos feridos eram espetadores do concerto de Jason Aldean que atuava no placo do Route 91 Harvest Festival – um evento de três dias dedicado à música country.

As vítimas estão a ser encaminhadas para o Centro Médico Universitário do Sul do Nevada e para o Sunrise Hospital & Medical Center.

O atirador terá já sido abatido pela polícia.

As autoridades locais confirmaram também que o Aeroporto Internacional McCarran foi fechado e os voos foram interrompidos por precaução, segundo avança a Associated Press.

Veja as imagens










Dia Internacional da Não-Violência - 2 de outubro



O Dia Internacional da Não Violência está marcado em 2 de outubro, o aniversário de Mahatma Gandhi, líder do movimento de independência indiano e pioneiro da filosofia e estratégia de não violência.

De acordo com a resolução A / RES / 61/271 da Assembléia Geral, de 15 de junho de 2007, que estabeleceu a comemoração, o Dia Internacional é uma ocasião para "disseminar a mensagem de não-violência, inclusive através da educação e da conscientização pública". A resolução reafirma "a relevância universal do princípio da não-violência" e o desejo de "garantir uma cultura de paz, tolerância, compreensão e não-violência".


Apresentando a resolução na Assembléia Geral em nome de 140 co-patrocinadores, o Ministro de Estado da Índia para Assuntos Externos, Anand Sharma, disse que o amplo e diversificado patrocínio da resolução refletiu o respeito universal pelo Mahatma Gandhi e de a relevância da sua filosofia. 

Citando as próprias palavras do líder tardio, ele disse: "A não-violência é a maior força à disposição da humanidade. É mais poderosa do que a mais poderosa arma de destruição inventada pela ingenuidade do homem".


ONU na Guiné-Bissau 

Continua excelente o relacionamento entre Lisboa e Bissau disse primeiro-ministro António Costa, porque a Guiné-Bissau é um país irmão são palavras António Costa, durante a visita do Primeiro-ministro General Umaro Sissoco Embaló


A República da Guiné-Bissau e de Portugal encontro oficial entre o primeiro-ministro guineense General Umaro Sissoco Embaló, com seu homólogo português Dr. António Costa, são provas que mostram que o executivo guineense liderado por General Sissoco Embaló tem uma boa relação de amizade e de cooperação com a República de Portugal o encontro acontece na presença de vários membros do governo de António Costa e de Umaro Sissoco Embaló também integra a comitiva o embaixador da Guiné-Bissau em Portugal Dr. Hélder Vaz. 






Viva República da Guiné-Bissau; Bem haja a todos!

Prs Diáspora