Por Noticiasaominuto.com
A forma como dorme pode dizer muito sobre si. Por vezes, acaba por escolher uma posição mais confortável e aquela em que se sinta bem. Por outro lado, pode ser muito mais do que conforto. Uma especialista revelou as vantagens e as desvantagens de adotar as diferentes posições ao dormir.
Deborah Lee começou por dizer a Daily Mail que cabe a cada pessoa encontrar a posição que melhor se adequada a si. Contudo, deixou também algumas dicas. “Uma boa noite de sono depende de encontrar a melhor posição para dormir. Uma em que sua coluna esteja alinhada corretamente, as suas vias aéreas permaneçam abertas e seus membros tenham liberdade de movimento”, revela.
É importante ter a roupa de cama perfeita para que consiga ter uma boa noite de sono. “Deverá ter um colchão que dê bom suporte, almofada em quantidade suficiente e usar roupas de cama respiráveis feitas de fibras naturais, como algodão, para não ficar muito quente durante a noite.”
As vantagens e os perigos de cada posição ao dormir
A especialista revelou os benefícios e os perigos das várias posições que pode adotar ao dormir. Dormir de lado pode ter diversas vantagens, especialmente se for em posição fetal. “É particularmente útil para pessoas com apneia do sono ou distúrbios respiratórios do sono, pois dormir de lado ajuda a manter as vias aéreas abertas."
Também é melhor para quem tem dores de costas. Neste caso, colocar uma almofada entre as pernas pode ajudar. É também uma posição que as grávidas devem escolher e não de costas. “O peso do útero pode comprimir os principais vasos sanguíneos e interromper o fluxo sanguíneo para a placenta." Quem sofre de indigestão ou refluxo é também boa ideia optar por esta posição.
Por outro lado, dormir de costas pode também ter as suas vantagens. "A coluna fica alinhada corretamente, o que pode ajudar em alguns tipos de dor nas costas", começa por dizer. É também uma ajuda para desentupir as vias respiratórias e reduzir o risco de aparecimento de rugas.
Contudo, é uma das piores posições para quem ressona. “Quando adormece de costas, os músculos e ligamentos na parte posterior da garganta relaxam e podem bloquear as vias aéreas.”
E se dormir de barriga para baixo
Por fim, há pessoas que dormem de barriga para baixo, algo que pode ser benéfico para quem ressona. Contudo, a especialista afirma que esta não é, de todo, melhor posição para adormecer.
"Poderá causar extensão da coluna, sobrecarregar os músculos e ligamentos e agravar a dor nas costas”, diz Deborah Lee. Conta ainda que “a rotação forçada da cabeça também exerce pressão sobre as vértebras, músculos e ligamentos do pescoço, enquanto uma pressão significativa é transmitida através dos joelhos, o que pode agravar a dor”.
Quem tem lesões nas costas, refluxo e foi recentemente operado às costas não deve adotar esta posição ao dormir.




