quinta-feira, 7 de maio de 2020

The Madagascan Magic: President Teodoro Obiang of Equatorial Guinea's just confirmed that 9 out of 13 persons recovered fully from Coronavirus after taking Madagascar Covid-19 Organic treatment.












Orbitnews

Bons Covid-19 : La Guinée Bissau lève 15,500 milliards de FCFA sur le marché financier régional


Financialafrik.com Par Albert Savana -7 mai, 2020

L’Etat de la Guinée Bissau via son trésor public a levé le 7 mai 2020 sur le marché financier de l’Union monétaire ouest africaine (UMOA) un montant de 15,500 milliards de FCFA (23,250 millions d’euros) à l’issue de son émission d’adjudication de bons assimilables du trésor (BAT) à 3 mois dénommés Bons Social Covid-19.

Sixième  pays membre du marché financier de l’UMOA à utiliser le mécanisme des Bons Social Covid-19 initié par la Banque Centrale des Etats de l’Afrique de l’Ouest (BCEAO), la Guinée Bissau avait mis en adjudication 15 milliards de FCFA en vue de  mobiliser l’épargne des personnes physiques et morales dans le but de couvrir les décalages de trésorerie créés par la lutte contre la pandémie causée par COVID-19 et ses conséquences.

Au terme de l’opération d’adjudication, l’Agence UMOA-Titres a répertorié 52,725 milliards de FCFA de soumissions globales provenant des investisseurs, soit un taux de couverture du montant mis en adjudication de 351,50%.

Sur ce montant, l’émetteur en a retenu 15,500 milliards de FCFA et rejeté les 37,225 milliards de FCFA restants, soit un taux d’absorption de 29,40%.

Le remboursement du capital par l’émetteur interviendra le premier jour ouvré suivant la date d’échéance fixée au 6 août 2020. Comme pour les autres pays ayant expérimenté les Bons social Covid-19, le plan de trésorerie de l’Etat de Guinée Bissau pour rembourser cette dette est alimenté par les engagements de ses partenaires techniques financiers.

Les intérêts  au taux inférieur ou égal à 3,75% sont payables d’avance et précomptés sur la valeur nominale des bons qui est d’un million de FCFA.

PAIGC = FAZ O QUE DIGO E NÃO O QUE EU FAÇO

Por APU-PDGB-Oficial

Podia-mos juntar em anexo a esse texto um enorme manancial compostos por comunicados oficiais, declarações públicas em áudios e imagem, artigos de opiniões e outros, para demonstrar a incoerência brutal do PAIGC a sua percepção atrofiada dos valores da democracia, estado de direito e instituições.

Para os PAIGCistas os valores hodiernos da democracia são aqueles que salvaguardam os seus umbigos e interesses obscuros e perante a lógica de agarrar-se ao poder, vale tudo, até mesmo um retumbante desdém sobre tudo o que defendeu num passado bem recente e de memória fresca de todos.

Sobre o que acusou os 15 dissidentes, o ex-presidente José Mario Vaz de estarem a enfraquecer os partidos, de instrumentalização de Deputados, dos perigos desse ato para a Democracia, da vã tentativa de expulsar Deputados, e estar hoje a fazer o mesmo com alguns Deputados da APU-PDGB é mesmo de bradar aos céus. Tanta contradição, fazer hoje o que contestou veementemente, só demonstra que de exemplo e coerência o PAIGC não tem nada para ensinar a nação.

Que atitude mais inglória e de baixo nível, pretender mostrar ao país um acordo assinado por um vice-presidente cooptado entre os delegados ao I° Congresso da APU, portanto, não eleito, estando no país o legitimo e legal Presidente dessa formação política, é no mínimo para acreditar que o PAIGC convive mal com a Democracia e recusa terminantemente reconhecer que o povo nas legislativas votou mais em sua oposição e que nas presidenciais confirmou-se essa tendência, de serem arredados do poder por votos da maioria dos eleitores Guineenses.

Em que democracia e país, é que um partido reune para publicamente anunciar ter a maioria dos deputados? Então o hemiciclo já não é o local de provar a existência de maiorias?

Querem voltar a achincalhar o povo Guineense com ensaios para tentar bloquear o normal funcionamento da ANP, mas desta vez asseguramos que será diferente e que enfrentarão como nunca a força da maioria do povo Guineense.



O futuro é hoje

APU-PDGB
Pela Paz, Unidade Nacional e Desenvolvimento

Dr. Filomenofachi Fonseca fez uma visita ao Laboratório do Hospital Nacional Simão Mendes

SOS - Albano Barai


Albano Barai 

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló - Audiência com Embaixador de França acreditado na Guiné-Bissau, que foi portador da mensagem felicitações enviado pelo Presidente Emmanuel Macron.


 


Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

O primeiro ministro da Guiné-Bissau - Eng. Nuno G. Nabiam

Caros concidadãos,

Quase 14 dias após eu ter testado positivo para o novo Coronavírus (Sars-Cov-2) e de ter entrado em regime de confinamento durante 12 dias em tratamento intensivo, e após ter dado negativo num novo teste, deixei à poucos as instalações do hotel Azalay onde me encontrava em tratamento juntamente com outros irmãos e irmãs que também tiveram a infelicidade de cruzar com o vírus.

Quero primeiramente, agradecer do fundo do meu coração todos os médicos, enfermeiros, técnicos e pessoal de apoio, pela forma profissional como cuidaram de mim e de demais doentes.
Em segundo, lanço um vibrante apelo a nossa população no sentido de levarem a sério esta doença, pois ela existe e pode custar-nos a vida.
Já estou em casa, onde vou continuar em convalescença nos próximos dias, para rapidamente retomar de forma plena as minhas responsabilidade a nível da Chefia do Governo, porque a batalha prossegue, e temos pela frente enormes desafios, tanto do ponto de vista sanitário como de fazer face aos impactos socio-económicos provocados pela Covid-19.

A todos os meus concidadãos contaminados por esse vírus, desejo rápidas melhoras e endereço as minhas condolências à toda família da segunda vitima mortal no país.

Um bem hajam à todos
#JuntosVamosVencer
#COVID19
#LIVRE

Eng° Nuno Gomes Nabiam, Primeiro Ministro da Guiné-Bissau

NOTA INFORMATIVA - SECRETÁRIO-GERAL DA ANP


GUINÉ-BISSAU/ Boletim diário covid-19: de 07 de maio de 2020. MINISTÉRIO DA SAÚDE PÚBLICA


Jornal O Democrata 

Leia Também: 

SUBIU PARA 564 CASOS DO CORONAVÍRUS NA GUINE-BISSAU


O número dos infectados na Guiné-Bissau subiu esta quinta-feira (7) para 564 casos provocados por novo coronavírus.

A informação é avançada pelo Coordenador do Centro de Operação de Emergência em Saúde (COES) e igualmente presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INASA) no âmbito da apresentação diária do boletim epidemiológica do covid19 no país.

De acordo com Dionísio Cumba, o laboratório nacional procedeu análise de 184 amostras dos quais 89 deram positivos elevando a Guiné-Bissau para 564 casos confirmados por esta pandemia.

“Ontem o laboratório nacional da saúde pública procedeu análise 184 amostras, 89 casos novos deram positivos e destes novos casos 63 do sexo masculino e 26 de sexo feminino enquanto 59 deram negativos e 28 inconclusivo”, explica o coordenador do COES.

O presidente da INASA diz que o laboratório nacional da saúde pública tem a capacidade e condição de fazer teste da pandemia do novo coronavírus que assola o mundo e pediu que se evite a desinformação.

“Quem tem dúvida deve ir ao laboratório nacional de saúde pública para inteirar das condições. Como médico, o que posso-vos garantir é que laboratório tem capacidade e condição para fazer teste do coronavírus no país e prova disso são estes resultados que não caíram do céu”, sustentou Dionísio Cumba Coordenador COES igualmente presidente do INASA.

A Guiné-Bissau regista 564 casos da pandemia do novo coronavírus, 25 dos quais recuperados e 2 morto. Em que 518 casos foram registados em Bissau, 14 em Canchungo, na região de Cacheu, e 5 na região de Biombo.


Por: Marcelino Iambi

Primeiro-ministro Nuno Gomes Na Biam testou negativo e sai do hotel após...

ÚLTIMA HORA: Acaba de falecer na tenda de triagem do hospital Simão Mendes, o Tenente Kenedy, comandante da unidade da POP no mercado de Bandim. DC apurou que o malogrado sentiu um mal estar esta manhã e dirigiu-se para para o hospital, tendo sido conduzido para a tenda de triagem onde acabou por sucumbir. À família enlutada o mais profundo pesar.

Fonte: AAS

ÚLTIMA HORA - COVID-19 - 3ª MORTE NA GUINÉ-BISSAU: Acabou de falecer num dos hotéis de confinamento o Coronel da Guarda Nacional, Caranha Danfa. À família enlutada o editor do DC envia o seu mais profundo pesar.

Fonte: AAS

COVID-19: Comissão da CEDEAO e OOAS Refutam alegada aprovação de Medicação CVO


COVID-19: La CEDEAO et l’OOAS démentent la prétendue approbation du médicament dénommé CVO

COVID-19: ECOWAS Commission and WAHO Refute Endorsement on CVO


Amamata SULAIMAN 

COVID-19 - Mais de 263 mil mortos e mais de 3,7 milhões de infetados em todo mundo

A pandemia de covid-19 já matou 263.792 pessoas e infetou mais de 3,7 milhões em todo o mundo desde que surgiu em dezembro na cidade chinesa de Wuhan, segundo um balanço da AFP às 11:00.


De acordo com os dados da agência de notícias francesa, a partir de dados oficiais, foram registados 263.792 mortos e mais de 3.766.180 casos de infeção em 195 países.

Pelo menos 1.179.700 pessoas foram consideradas curadas pelas autoridades de saúde.

Os Estados Unidos, que registaram o primeiro morto ligado ao novo coronavírus no final de fevereiro, lideram em número de óbitos e casos, com 73.431 e 1.228.609, respetivamente.

Pelo menos 189.910 pessoas foram declaradas curadas nos Estados Unidos.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Reino Unido com 30.076 mortes para 201.101 casos, Itália com 29.684 mortes (214.457 casos), Espanha com 26.070 mortes (221.447 casos) e França com 25.809 mortes (174.191 casos).

A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau), onde a epidemia começou no final de dezembro, contabilizou 82.885 casos (dois novos entre quarta-feira e hoje), incluindo 4.633 mortes e 77.957 curados.

Desde as 19:00 de quarta-feira, as ilhas Comores anunciaram a primeira morte ligada aos vírus.

Até às 11:00 de hoje, a Europa totalizou 150.249 mortes para 1.641.959 casos, Estados Unidos e Canadá 77.710 mortes (1.291.985 casos), América Latina e Caraíbas 16.425 mortes (302.702 casos), Ásia 9.962 mortes (267.376 casos), Médio Oriente 7.314 mortes (202.367 casos), África 2.007 mortes (51.569 casos) e Oceânia 125 mortes (8.223 casos).

A AFP alerta que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do número real de infeções, já que um grande número de países está agora a testar apenas os casos que requerem atendimento hospitalar.

Portugal, com 1.089 mortes registadas e 26.182 casos confirmados é o 21.º país do mundo com mais óbitos e o 20.º em número de infeções.

Por LUSA


Leia Também: AO MINUTO: Há 1.105 mortes em Portugal. EMEL vai voltar às multas


RELATÓRIO - Pessoas negras têm quatro vezes mais probabilidade de morrer de Covid-19

Conclusão é de um estudo do Gabinete Nacional de Estatísticas do Reino Unido, que conclui que as diferenças socioeconómicas entre grupos étnicos podem estar na origem desta situação.

As pessoas negras têm até quatro vezes mais probabilidade de morrer por Covid-19 do que os caucasianos, acaba de concluir o Gabinete Nacional de Estatísticas do Reino Unido. 

Segundo um estudo publicado esta quinta-feira, as condições de vida mais precárias, sobretudo nas comunidades britânicas, podem desempenhar um papel importante nesta situação, justificando o facto de estes terem mais probabilidades de morrer.

Pessoas do Bangladesh, Paquistão, Índia e China também se encontram no mesmo grupo de maior risco, destaca a mesma organização.

"Estes resultados mostram que a diferença entre grupos étnicos no que diz respeito à mortalidade por Covid-19, é, em parte, resultado das diferenças socioeconimcas (entre os grupos)", pode ler-se, segundo a Sky News.


Recorde-se que conclusão idêntica havia sido feita aquando de um estudo sobre a mortalidade por Covid-19, em Chicago. Neste caso, constatava-se que 70% das mortes por Covid-19, nesta cidade, era de pessoas negras. Estes resultados salientavam, aliás, os problemas raciais enfrentados pelos Estados Unidos.

Leia Também: Covid-19: Pandemia matou mais de 150.000 pessoas na Europa

Eric Daro - Die For You - Official Video [GUINÉ-BISSAU]

Assista agora, em directo a partir da ANP, o ato público da confirmação ...

COMUNICADO DE IMPRENSA





COVID-19 - Confinamento durante pandemia fez aumentar casos de violência na Europa, segundo a OMS


O número de casos de violência doméstica durante o confinamento imposto pela pandemia da covid-19 aumentou até 60%, alertou hoje o departamento europeu da Organização Mundial de Saúde, manifestando "profunda preocupação".

O diretor para a região europeia, Hans Kluge, afirmou em conferência de imprensa virtual que em países como a Bélgica, Bulgária, França, Irlanda, Federação Russa, Espanha e Reino Unido aumentaram os casos de "violência interpessoal" entre parceiros íntimos e contra crianças.

Hans Kluge indicou que o número de chamadas de mulheres vítimas de violência doméstica teve aumentos até 60% nos países europeus e as denúncias `online` aumentaram até cinco vezes durante o mês de abril por comparação com os números do mesmo período do ano passado

 RTP

COVID-19 - Bilhetes de avião vão ficar muito mais caros


RTP Atualizado 6 Maio 2020, 21:41

O preço dos bilhetes de avião pode duplicar por causa do impacto da pandemia e das medidas de restrição nos voos. A Associação Internacional de Transporte Aéreo considera o aumento de tarifas dos aviões inevitável para que as transportadoras permanecerem comercialmente viáveis.


COVID-19 - Número de mortos em África ultrapassa os 2 mil e casos são mais de 51 mil

O número de mortos devido à covid-19 em África ultrapassou hoje os dois mil, com mais de 51 mil casos da doença registados em 53 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.


De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas, o número de mortos subiu de 1.959 para 2.012, enquanto as infeções aumentaram de 49.352 para 51.698.

O número total de doentes recuperados subiu de 16.315 para 17.590.

O norte de África mantém-se como a região mais afetada pela doença, com 1.175 mortos e 19.090 casos registados.

Na África Ocidental, há 330 mortos e 14.514 infeções.

A África Austral contabiliza 169 mortos, em 8.304 casos de covid-19.

A pandemia afeta 53 dos 55 países e territórios de África, com cinco países -- África do Sul, Argélia, Egito, Marrocos e Nigéria - a concentrarem cerca de metade das infeções pelo novo coronavírus e mais de dois terços das mortes associadas à doença.

O Egito regista 469 mortos e 7.588 infetados, a África do Sul conta 153 mortos e 7.808 doentes infetados, enquanto Marrocos totaliza 183 vítimas mortais e 5.408 casos e a Nigéria ultrapassou a centena de mortos (103) e tem 3.145 infetados.

O maior número de vítimas mortais regista-se na Argélia (476), em 4.997 doentes infetados.

Apenas o Lesoto e a República Saarauí continuam sem notificar casos de covid-19.

Entre os países africanos lusófonos, a Guiné-Bissau é o que tem mais infeções, com 475 casos, incluindo o primeiro-ministro no poder e mais três membros do seu Governo, e dois mortos.

São Tomé e Príncipe tem 200 casos e quatro mortos e Cabo Verde regista 191 infeções e dois mortos.

Moçambique conta com 81 doentes infetados e Angola tem 36 casos confirmados de covid-19 e dois mortos.

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tem 439 casos positivos de infeção e quatro mortos, segundo o África CDC.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 260 mil mortos e infetou cerca de 3,7 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de um 1,1 milhões de doentes foram considerados curados.

noticiasaominuto

Leia Também: Covid-19: Rússia anuncia recorde de 11.231 contágios num só dia

Guiné-Bissau: A ponte faz a ligação entre as tabancas de Dengueél e Samba Só.


Durante a luta de libertação nacional, a ponte foi usada pelas gloriosas Forças Armadas.

Com uma degradação avançada há mais de duas décadas, a ponte ora reabilitada vai facilitar, para além de circulação das pessoas, o escoamento de produção agricola, nomeadamente o arroz, bananas, limão, óleo de palma e outros produtos alimentares localmente produzidos.


Fotos: Jauando Djalo Dabó
Fonte: Aliu Cande

RESSUSCITOU


By Cabral KA Murri

Covid-19: centenas de pessoas em fila para recolha de alimentos na Amadora


Um aglomerado de centenas de pessoas juntou-se em frente a uma mesquita na Amadora na tarde desta quarta-feira, colocando em risco a saúde pública em tempo de pandemia de Covid-19.

De acordo com as autoridades, as pessoas procuram por bens essenciais, que são diariamente distribuídos pela mesquita.

A confusão na entrega dos alimentos obrigou ao reforço das autoridades policiais no local.

Fonte: tvi24.iol.pt

Empresa Blufo donativo covid-19 - Empresa Blufo doa 15 contentores, com capacidade de 200 kgs cada, para recolha de lixo no hospital nacional Simão Mendes; a empresa privada promete prestar serviço, de forma gratuita, no maior centro hospitar do país, durante duas semans.



TGB Televisão da Guiné-Bissau

TERRORISMO VIRTUAL - 'CARLOS SANTIAGO'

Fonte: APU-PDGB-Oficial

Sob alto patrocínio dos responsáveis máximos do PAIGC, um grupo de pouco mais de 3 indivíduos (um jornalista incluído) dedicam-se a criação de perfis falsos nas redes sociais com maior incidência no FACEBOOK para aterrorizar os adversários políticos e todos aqueles que ousam posicionar do lado da verdade, lançando mentiras e calúnias contra a honra e prestígio de dirigentes políticos nacionais. Transformaram o espaço virtual num ringue de boxe onde a inverdade e desinformação é o braço de arremesso político. Valentes covardes, escondem-se sob anonimato para desferir ataques e denegrir a imagem e o bom nome de muita gente, quando que em matéria de roubo, peculato, nepotismo, são os piores filhos que esta terra brotou.

Um Partido fundado por um ilustre panafricanista, de fina craveira intelectual, um revolucionário distinto, acaba nos dias de hoje nas mãos de um bando de salafrários, autênticos larápios, gente que ao longo dos 47 anos só conseguiram viver às custas do suor e sofrimento do nosso povo. Tenham vergonha na cara e sejam ao menos dignos de pertencer a um partido histórico e que merece militantes e dirigentes íntegros e imaculados.

Não tarda vamos tirar para fora a lista de todos os bens(moveis e imóveis) nas vossas poses de forma indevida.

O futuro é hoje
APU-PDGB
Pela Paz,Unidade Nacional e Desenvolvimento

GUINÉ-BISSAU: LABORATÓRIO DE SAÚDE PÚBLICA NÃO TEM CAPACIDADE PARA FAZER DIAGNÓSTICO DE COVID-19


Médico guineense, Mboma Sanca, afirmou esta quarta-feira, 06 de maio, que o Laboratório de Saúde Pública da Guiné-Bissau não tem capacidade de fazer diagnóstico do novo coronavirus, numa altura em que o país já registou 475 casos positivos de covid-19, entre os quais 24 recuperados e dois óbitos confirmados pelas entidades sanitárias guineenses


Em relação a um chá que a Guiné-Bissau recebeu do governo de Madagascar, confecionada à base de uma planta conhecida por Artemísia, que tem estado a ser utilizado naquele país para se prevenir da covid-19, Sanca não aconselha a sua utilização e alerta aos guineenses a respeitarem as recomendações do combate a coronavírus indicadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Fonte: Alison Cabral

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NACIONAL E ENSINO SUPERIOR - Nota de imprensa


REPÚBLICA DA GUINÉ BISSAU

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NACIONAL E ENSINO SUPERIOR

GABINETE DE RELAÇÕES PÚBLICAS, COOPERAÇÃO E COMUNICAÇÃO.

Nota de imprensa:

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, sua excelência Senhor, Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé acaba de instituir uma comissão de trabalho para definição de estrutura organizacional do Gabinete de exames Nacionais …

A decisão consta do Despacho número 26/2020 publicado esta quarta-feira.

No Despacho Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé justifica a medida pela necessidade de reorganizar os diferentes Serviços que se pretende Criar no Gabinete de exames Nacionais e estabelecer um quadro administrativo e legislativo que se adequa a nova realidade expressa na Orgânica do Governo, com vista a melhoria de qualidade e resposta às exigências que se impõem no âmbito de directiva da UEMOA.

Divído a importância que o Novo Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior Atribui aos exames Nacionais, o Gabinete Instituído passa a ter o estatuto de uma Direção Geral tal como consta na política de Uniformização dos certificados dos países da UEMOA.

A Comissão criada será Presidida sempre que houver motivos que justifiquem pelo ministro da tutela.

Integram a comissão o Secretario de Estado de Ensino Superior e Investigação Cientifica, Secretario Geral do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior, Diretora Geral do Ensino Básico e Secundário, Presidente da Autoridade de Avaliação e Creditação de Certificados e Diplomas do Ensino Superior, Director Geral do Gabinete de Exames Nacionais do Ensino Secundário e Assessora Jurídica do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior.

Gabinete de Relações Públicas Cooperação e Comunicação do Ministério de Educação Nacional e Ensino Superior.

Bissau 06 de Abril 2020.                                                                    

Amadu Uri Djalo

Assessor de Imprensa e Porta-voz