quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Correction! - ELEIÇÕES LEGISLATIVAS: Primeiro-ministro garante que estão reunidas condições para a realização do pleito na data marcada

O Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral da Guiné-Bissau iniciou hoje o atendimento de reclamações para a correção de dados nos cartões de eleitor no país e na diáspora, anunciou o Ministério da Administração Territorial...Sorry, this was a misleading information because what you saw in this photo happen only at UDIB not throughout the territory



As reclamações podem ser feitas até 07 de fevereiro e visam a correção de dados pessoais e a recolha de impressões digitais em falta.

Os dados provisórios do recenseamento eleitoral, que terminou em dezembro, apontam para o registo de 733.081 eleitores em todo o território nacional e diáspora.

Confira as declarações do primeiro-ministro, Aristides Gomes e Mamadú Iaia Bari, coordenador de Base de dados (GTAPE).

                                  Assistir Vídeo Aqui




Fotos: ONU na Guiné-Bissau

Braima Darame

ONU comemora pela primeira vez Dia Internacional da Educação

Assembleia Geral da ONU aprovou resolução em dezembro passado; objetivo é destacar papel da educação para a paz e o desenvolvimento sustentável; 262 milhões de crianças e jovens que não frequentam a escola.

Foto Acnur/ Diana Diaz De acordo com a Unesco, atualmente, 262 milhões de crianças e jovens não frequentam a escola e 617 milhões de crianças e adolescentes não sabem ler nem fazer cálculos matemáticos básicos.

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, em dezembro passado, o dia 24 de janeiro como o Dia Internacional da Educação. A meta é assinalar o papel da educação para a paz e o desenvolvimento.

Segundo a Agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, Unesco, sem educação inclusiva e equitativa de qualidade e oportunidades para todos, ao longo da vida, os países não conseguirão alcançar a igualdade de género e travar o ciclo de pobreza que deixa milhões de crianças, jovens e adultos para trás.

Instrução

Neste dia, a Unesco apela aos governos e a todos os parceiros que façam da educação universal de qualidade uma das suas principais prioridades.Foto Acnur/ Petterik Wiggers

De acordo com a Unesco, atualmente, 262 milhões de crianças e jovens não frequentam a escola e 617 milhões de crianças e adolescentes não sabem ler nem fazer cálculos matemáticos básicos.  

Na África Subsaariana, menos de 40% das meninas concluem o ensino médio e cerca de quatro milhões de crianças e jovens refugiados estão fora da escola.

Para a ONU o direito à educação destas crianças está a ser violado, uma situação que considera ser inaceitável.

Neste dia, a Unesco apela aos governos e a todos os parceiros que façam da educação universal de qualidade uma das suas principais prioridades.

Direitos Humanos

Na sua mensagem por ocasião do Dia Internacional da Educação, a diretora geral da Unesco, Audrey Azoulay, destaca que este dia “é a ocasião para reafirmar princípios fundamentais.”

A representante lembra que a educação “é um direito humano, um bem público e uma responsabilidade pública” e que “é a força mais poderosa para garantir melhorias significativas na saúde, para estimular o crescimento económico e para liberar o potencial e a inovação” necessários para construir sociedades mais resilientes e sustentáveis.

Resolução

A adoção da resolução 73/25 do “Dia Internacional da Educação”, uma coautoria da Nigéria e 58 outros Estados-membros, demonstrou a inabalável vontade política de apoiar ações transformadoras de educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos.

Ao fazê-lo, a comunidade internacional reiterou que a educação desempenha um papel fundamental na construção de sociedades sustentáveis ​​e resilientes, e contribui para a realização de todos os outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

ODSs

A Unesco, enquanto agência especializada das Nações Unidas para a educação, será responsável por esta comemoração em estreita colaboração com os principais atores do setor.Foto Unrwa/ Khalil Adwan

Com o objetivo de melhorar a cooperação internacional no apoio aos esforços para a realização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 4, a resolução convocou todas as partes interessadas a comemorar o Dia Internacional da Educação. Estas inclem os Estados-membros, as organizações do sistema ONU e sociedade civil, as organizações não-governamentais, as instituições académicas, o setor privado e os indivíduos.

A Unesco, enquanto agência especializada das Nações Unidas para a educação, será responsável por esta comemoração em estreita colaboração com os principais atores do setor.

Direito à Educação

O direito à educação está consagrado no artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A declaração exige educação elementar gratuita e obrigatória.

A Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada em 1989, vai mais longe e estipula que os países devem tornar o ensino superior acessível a todos.

Saiba mais sobre as metas definidas pela ONU para cumprir o Ojetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS4) - Educação de Qualidade. Assista ao vídeo em português: 


news.un.org/pt

Guiné-Bissau: Militares suspeitos de tentarem assassinar Biagué Na Ntan vão exigir uma indemnização


Os militares suspeitos de tentativa assassinato do Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, Biagué Na Ntan, vão exigir uma indemnização do Estado guineense, devido aos danos causados, depois de o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) ter ordenado a libertação imediata dos suspeitos, através do acordão n° 12/2018.

Tratam-se de Buota N´yéte, Maurício Félix, Aribi N´fodi, Joaquim Sia, Bifere Obna Mana, Albino Sanhá, Adulai Djarga Baldé, Madja Bodjam, Cufete Manga e Fugna Mbana que permaneceram detidos durante onze meses, enquanto decorria a investigação da promotoria do Tribunal Militar sobre alegado plano de assassinato de Biagué Na Ntan.

Segundo o advogado dos suspeitos, Ricardino Nancassa, a promotoria do Tribunal Militar não conseguiu provar as suas acusações contra os seus clientes, daí que o juiz de Instrução Criminal ter decidido arquivar definitivamente o processo, e consequentemente a câmara criminal do Supremo Tribunal de Justiça ordenado a libertação dos suspeitos que se encontravam em prisão preventiva nas celas da base aérea.

Esta quinta-feira, 24 de janeiro, em conferência de imprensa, Ricardino Nancassa denunciou os maus tratos de que foram alvo os seus constituintes. Por esse motivo pondera apresentar uma queixa-crime no Supremo Tribunal contra o Estado guineense e exigir uma indemnização para os seus clientes.

“Estamos a ponderar a possibilidade de avançar com uma queixa-crime. Cada passo tem o seu tempo determinado. Mas a lei, neste caso, nos dá muitos instrumentos para fazer valer o nosso direito. O Estado causou danos a estes militares. Como é que vai reparar estes danos?! Onze meses na prisão! Os seus filhos, mulheres e amigos sofreram e eles sofreram na pele. Todas as acusações da promotoria de Tribunal Militar caíram por terra. Hoje, estes 10 militares estão em liberdade” disse Ricardino Nancassa.

Tiago Seide

© e-Global Notícias em Português

A direcção do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) reuniu-se hoje com os agentes recenseadores que protestaram esta manhã em Bissau para exigir o pagamento de dois meses de trabalho.

                                 Assistir Vídeo Aqui

Por: Alison Cabral

BRIGADISTAS EM PROTESTO A FRENTE DO MINISTERIO DAS FINANÇAS, RECLAMANDO PAGAMENTO DE DOIS MESES DE TRABALHO

                                         Assistir Vídeo Aqui

Nicolau Gomes Dautarim

PJ guineense queima quase 28 quilo de cocaína e de 500.000 comprimidos falsos

A Polícia Judiciária da Guiné-Bissau vai queimar hoje quase 28 quilogramas de cocaína e 500.000 comprimidos falsos apreendidos no âmbito de operações de combate ao tráfico de droga e de redes de contrabando de medicamentos.


"A apreensão destas drogas e medicamentos falsos consubstancia um duro golpe às organizações criminosas, sendo que as mesmas serão hoje objeto de incineração", disse, em conferência de imprensa, a diretora da Polícia Judiciária, Maria Filomena Lopes.

Maria Filomena Lopes retirou que "firme determinação" da Polícia Judiciária de combater sem "tréguas o tráfico" de drogas.

"A Guiné-Bissau conheceu melhorias significativas na luta contra o tráfico de drogas graças à tomada coletiva de consciência dos atores civis e governamentais das consequências nefastas e do terrível impacto sobre a imagem do país", salientou.

Segundo a diretora da Polícia Judiciária guineense, apesar das melhorias registadas os "riscos continuam a ser elevados" e é preciso reforçar os meios materiais e financeiros para um "luta eficaz" e otimização dos resultados.

Os quase 28 quilogramas de cocaína que vão ser incinerados foram apreendidos no âmbito de 19 operações no aeroporto internacional Osvaldo Vieira.

Os medicamentos falsos foram apreendidos em operações que decorreram em vários pontos do país, com destaque para o Tramadol, um analgésico que tem vindo a ser utilizado como droga, segundo a Polícia Judiciária guineense.



Foto: Braima Darame

DN.PT

Mais um apoio à CNE para fazer face as eleições de 10 de março.

A república federal da Nigéria, doou ao governo 7 viaturas e 4 motorizadas, no âmbito dos preparativos para as eleições legislativas de 10 de março.

Aristides Gomes, chefe do governo foi quem procedeu a entrega das chaves ao Presidente da CNE, José Pedro Sambu.







Fatima Tchuma Camara

Após onze meses, os dez militares suspeitos de tentativa de assassinato do Chefe de Estado-maior das Forças Armadas Genral Biague Nan Tam, já estão em liberdade.

Ricardino Nancassa, advogado de defesa dos militares, diz que o processo foi arquivado definitivamente por falta de provas.

                                                 Assistir Vídeo Aqui
Aliu Cande

Nô lembra Malam Bacai!

Ex Primeiro Ministro da Guiné-Bissau, Brigadeiro General, segundo Vice-coordenador do Madem-G15, Dr. Umaro Sissoko Embalo, " cunsa política Cedo".


Madem-G15/Região de Oio

ELEIÇÕES: GTAPE REGISTA MAIS 733 MIL ELEITORES

Com estes dados provisórios, o GTAPE anuncia o início amanhã e durante 15 dias, o período das reclamações para a correção de eventuais falhas e erros registrados no recenseamento. A impressão das listas provisórias iniciou hoje.

Aliu Cande