14 de abril de 2021

Instituto Marítimo Portuário/Funcionários observam greve de cinco dias em reivindicação de seis meses de salários em atraso


Bissau, 14 Abr. 21 (ANG) – Os funcionários do Instituto Marítimo Portuário(IMP) observam desde segunda-feira  uma greve de cinco dias em reivindicação de seis meses de salários em atraso e a  declaração de fontes de receitas daquela instituição.

Em declarações hoje à ANG, o porta voz da comissão negocial de greve do IMP, Rui António da Silva, disse que  também estão a reivindicar a situação da regularização do pagamento da segurança social aos funcionários.

ʺFazem-nos os descontos mais não pagam a Segurança Social, temos funcionários que já estão na idade de ir para a reforma e  estamos a exigir que se efectue o pagamento da Segurança Social para que essas pessoas possam ir para a reforma duma forma justa”, explicou.

De acordo com este responsável, querem ver satisfeitas as suas exigências o mais rápido possível, porque os funcionários se encontram num estado muito deplorável e insuportável.

Rui Silva disse que muitos dos seus companheiros estão sendo expulsos das casas onde moram e que também as  crianças foram expulsas da escola por falta de pagamento da mesada.

ʺAmanhã vamos entregar  novo pré-aviso de greve de 15 dias e não descartamos a possibilidade de parar, por completo, o sector marítimo guineense”, afirmou.

Rui António da Silva disse que as pessoas devem ficar preocupadas porque vai chegar o dia e hora em que nenhum navio vai sair e entrar na Guiné-Bissau porque o Instituto Marítimo Portuário está de greve.

“Estamos no período em que já foi feita a abertura da campanha de comercialização da castanha de caju e vão já começar as exportações e se continuarmos com as nossas greves, tudo isso vai afectar a economia nacional e não queremos que isso aconteça”, disse.

Segundo da Silva, não há respostas ainda satisfatórias da parte do patronato porque não se sentaram  à mesma mesa para negociações.

ANG/MI/ÂC//SG

"Medo é mais contagioso que o vírus", avisa investigador

SIC Notícias 

Miguel Castanho, investigador do Instituto de Medicina Molecular, em entrevista na Edição da Tarde da SIC Notícias.

Miguel Castanho, investigador do Instituto de Medicina Molecular, considera que a prioridade tem de ser "proteger" os planos de vacinação contra a covid-19. Para isso, aponta a possibilidade de se suspender algumas vacinas e substituí-las por outras, ainda que "não seja um processo fácil" a curto prazo.

"É importante ganhar a corrida contra o vírus", afirma, lembrando que o coronavírus vai mudando com o tempo e criando novas variantes.

"MEDO É MAIS CONTAGIOSO QUE O VÍRUS"

Na Edição da Tarde, defendeu que as vacinas são seguras do ponto de vista técnico. No entanto, lembrou que, neste momento, lidamos com um problema de ansiedade e medo da população, deviado aos casos de coágulos depois de administradas vacinas contra a covid-19.

O investigador considera que são sentimentos "obviamente legítimos", uma vez que as pessoas colocam-se no papel das vítimas.

"O medo é mais contagioso que o vírus, isso não há dúvida nenhuma", diz.

VACINA DA JANSSEN

Sobre a vacina da Janssen, Miguel Castanho diz esperar que os Estados Unidos não provem que há uma relação causa-efeito entre a vacina e os coágulos.

"Esta vacina, sendo de toma única, permite acelerar o plano de vacinação", explica.

PASSO ATRÁS NO DESCONFINAMENTO. ONDE E PORQUÊ?

Questionado sobre o próximo passo no desconfinamento, previsto para a próxima segunda-feira, o responsável considera que é necessário "encarar de frente" a necessidade de atuar de forma diferente, consoante a situação em cada local.

"Não creio que deva haver decisão que englobe todo o país", afirma, explicando que o risco varia consoante "o que se passa" naquela região.

"É preciso ter coragem de não avançar ou regredir onde a situação for crítica", refere.

PNUD vai financiar construção da Casa de Justiça em Buba e da Directoria Provincial da Polícia Judiciária em Bafatá

Por capgb.com

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) vai assegurar o financiamento para a construção da Casa de Justiça em Buba e da Directoria Provincial da Polícia Judiciária em Bafatá.

As garantias foram transmitidas hoje ao ministro da Justiça, Fernando Mendonça, pelo representante residente do PNUD, Tjark Egenhoff, durante uma audiência de cerca de uma hora de tempo.

A Casa de Justiça em Buba irá albergar o tribunal regional de Quínara, o tribunal sectorial de Buba, a Conservatória de Registo Civil de Quínara, assim como o Gabinete de Informação e Consulta Jurídica e do Centro de Acesso à Justiça.

Durante o encontro, o representante do PNUD manifestou a disponibilidade de o seu organismo apoiar não só na modernização dos estatutos da Comissão Nacional dos Direitos Humanos e do Registo Civil, mas também na reabilitação do Centro Prisional de Bafatá.

Outrossim, aquele organismo da ONU patenteou o seu apoio na preparação e organização de uma Mesa Redonda para a mobilização de fundos com vista à implementação do Plano Integrado Nacional de Luta contra Droga, Crime Organizado e Redução de Riscos. O documento foi recentemente validado pelos técnicos e aprovado em Conselho de Ministros.

Presidente da República da Guiné-Bissau - Chegada a Brazzaville para participar na cerimónia de investidura do Presidente reeleito da República do Congo - Sr. Denis Sassou Nguesso.

Ministério da Agricultural e Desenvolvimento Rural - Nota de imprensa

"GOVERNAÇÃO DE CAMPO 2021"

Gabinete de Assessoria de Comunicação

                    Nota de imprensa

O Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural desconhece do anúncio de candidatura de 22 vagas de recrutamento lançado em seu nome nos diferentes órgãos de comunicação social.

O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), através do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Económico das regiões do Sul (PADES) lançou, alegadamente, este fim-de-semana (11/12 de Abril de 2021) um anúncio de candidaturas para o recrutamento de pessoal da Unidade de Coordenação de Projetos (UCP) e da Célula Nacional de Apoio Técnico (CNAT) ao projeto, usando o nome do governo da Guiné-Bissau, através do ministério de agricultura.

O Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural disse ter conhecimento da informação através dos meios da comunicação social o que deixou o titular da pasta estranhado.

“O ministério responsável pela agricultura lança este anúncio de candidaturas para o recrutamento de pessoal da Unidade de Coordenação de Projetos e da Célula Nacional de Apoio Técnico ao projeto” lê-se no anúncio emitido num papel timbrado do FIDA, através do PADES.

O ministro de agricultura, Abel da Silva Gomes, condenou o alegado comportamento da FIDA, através do PADES, pelo uso indevido do nome do governo da Guiné-Bissau, através do seu ministério, para o lançamento de anúncio de candidaturas.

O Ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural já tinha lançado um apelo a todos os projetos sob tutela do seu ministério a seguirem as orientações do governo da Guiné-Bissau.

Abel da Silva Gomes já tinha manifestado a sua preocupação com o comportamento dos responsáveis do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Económico das regiões do Sul (PADES) financiado pelo FIDA, durante um balanço da visita de três dias ao setor de São-Domingos, no passado mês de Março.

“Como é possível ser árbitro, treinador, jogador e adepto ao mesmo tempo” perguntou na altura Abel da Silva Gomes, fazendo alusão ao comportamento dos responsáveis do PADES. 

O assessor de comunicação 

--‐-------------------------------------------

           Mamadú Baldé 

  14 de Abril de 2021

Ministério da Agricultural e Desenvolvimento Rural

Domingos Simões Pereira está fora de mão...@Rádio África fm News...10 de abril de 2021

 



Açúcares naturais. O mel é um bom substituto?

© iStock

Notícias ao Minuto  14/04/21 

Pode ser uma alternativa, mas deve ter em conta de que não é totalmente inofensivo.

O mel é um doce natural produzido pelas abelhas. Além de várias vitaminas e minerais, é rico em antioxidantes benéficos.

Segundo a Healthline, os ácidos fenólicos e flavonoides do mel são responsáveis pela sua atividade antioxidante, que pode ajudar a prevenir a diabetes, inflamação, doenças cardíacas e cancro.

Muitos estudos ao longo dos anos tentaram estabelecer ligações claras entre o mel e a perda de peso, diminuição dos níveis de glicose e redução da hiperglicemia. No entanto, estudos maiores e mais atuais são necessários para estabelecer padrões claros.

Embora o mel tenha benefícios promissores para a saúde, contém frutose, que pode contribuir para uma série de problemas de saúde. Em suma, o mel ainda é açúcar e não é totalmente inofensivo.

VACINAS - Alemanha suspende administração de segundas doses da AstraZeneca

© Getty Imagens

Notícias ao Minuto  14/04/21 

No dia em que a Dinamarca anunciou que desistiu de usar a vacina para a Covid-19 da AstraZeneca devido aos efeitos secundários "raros, mas graves", a Alemanha decidiu administrar outra vacina nas segundas doses a quem tomou este fármaco na primeira.

"A campanha de vacinação na Dinamarca vai continuar sem a vacina [da] AstraZeneca", afirmou hoje o diretor da Agência Nacional de Saúde, Søren Brostrøm, em conferência de imprensa.

O país escandinavo torna-se assim o primeiro da Europa a abandonar a vacina da farmacêutica AstraZeneca, mas a Alemanha também decidiu restringir o uso desta vacina.

Segundo avançou hoje o ministro alemão da Saúde, Jens Spahn, os 2,2 milhões de alemães com menos de 60 anos que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca serão imunizados, na segunda dose, com a fórmula da BioNTech/Pfizer ou da Moderna.

O ministro e os responsáveis pela pasta da Saúde dos 16 estados federais da Alemanha tomaram a decisão hoje, por unanimidade, depois de várias semanas de polémica na Europa.

A decisão segue uma recomendação da Comissão Permanente de Vacinação da Alemanha (Stiko), emitida no início de abril.

O presidente da Conferência de Gestores de Saúde, Klaus Holetschek, assegurou, em conferência de imprensa hoje realizada, que qualquer uma das duas fórmulas baseadas em RNA modificado é "uma boa base" para proteger efetivamente a população.

A decisão visa acabar com a polémica em torno dos casos de trombose detetados principalmente entre pessoas jovens e saudáveis que receberam a vacina da AstraZeneca.

Após a suspensão temporária da vacina na Alemanha - e em grande parte dos países da União Europeia, incluindo Portugal -, esta preparação foi injetada novamente em pessoas com mais de 60 anos de idade por recomendação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

Pessoas com menos de 60 anos de idade que receberam a primeira dose desta vacina antes da suspensão foram deixadas num limbo, incluindo muitos professores e profissionais da saúde.

A decisão de trocar a vacina na segunda dose não é isenta de dúvidas, até porque a Organização Mundial da Saúde (OMS) não a recomendou devido à ausência de dados sobre os seus possíveis riscos.

A medida terá repercussões na campanha de vacinação da Alemanha, que começou de forma muito lenta e com problemas logísticos, e que se esperava que acelerasse em abril.

A Comissão Europeia afirmou hoje que mantém "todas as opções em aberto" para as próximas fases de combate à pandemia de covid-19, nomeadamente no que toca à campanha de vacinação a partir de 2022, adaptada às novas variantes.

"Mantemos todas as opções em aberto para estarmos preparados para as próximas fases da pandemia, para 2022 e mais além", indicou fonte oficial do executivo comunitário em resposta escrita enviada à agência Lusa.

A campanha de vacinação da UE tem sido marcada por grandes atrasos na entrega de vacinas por parte da AstraZeneca e pelos efeitos secundários do seu fármaco, dada a confirmada ligação a casos muito raros de formação de coágulos sanguíneos.

A esta situação juntam-se atrasos na chegada à UE da vacina da Janssen após as autoridades de saúde dos Estados Unidos terem recomendado na terça-feira uma pausa na administração do fármaco para investigar relatos de coágulos sanguíneos.

Atualmente, estão aprovadas quatro vacinas na UE: Pfizer/BioNTech, Moderna, Vaxzevria (novo nome da vacina da AstraZeneca) e Janssen.

Quase metade das mulheres em 57 países não podem decidir sobre seu corpo

© Lusa

Por LUSA  14/04/21 

Quase metade das mulheres em 57 países não têm liberdade de decisão sobre o seu corpo, desde ter relações sexuais até ao uso de contraceção ou ao acesso a cuidados médicos, uma realidade acentuada na África Subsaariana.

O retrato é traçado no relatório anual sobre o Estado da População Mundial - produzido pelo Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) e apresentado hoje em Genebra -, que analisou pela primeira vez a autonomia das mulheres na tomada de decisões sobre o ser corpo.

Intitulado "O Meu Corpo é Meu", o relatório pormenoriza as violações dos direitos das mulheres nestes países, desde a violação à esterilização forçada até à imposição de testes de virgindade ou à mutilação genital.

Também analisa como as mulheres não estão autorizadas a tomar decisões sobre o seu próprio corpo sem risco de violência ou de serem sujeitas à decisão de outra pessoa sobre a sua integridade física.

O relatório centra-se principalmente em três questões: se as mulheres podem dizer não ao sexo, se podem decidir sobre o uso de contracetivos e se podem decidir sobre os cuidados médicos.

De acordo com o documento, que se baseia em dados de 57 países em desenvolvimento, incluindo os lusófonos Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, apenas 55% das mulheres podem decidir plenamente nestas três áreas.

Esta percentagem, contudo, variam significativamente entre regiões: enquanto na América Latina e nas Caraíbas e no Leste e Sudeste Asiático cerca de 75% das mulheres têm o seu direito à autonomia corporal respeitado, na África Central e Ocidental esse número é inferior a 40%.

Em três países da África Subsaariana - Mali, Níger e Senegal - a capacidade de tomar decisões sobre o seu corpo é reconhecido a menos de 10% das mulheres, segundo o estudo.

Em alguns países, como o Mali, o relatório mostra que uma clara maioria de mulheres pode decidir sobre contracetivos, mas apenas 22% pode fazê-lo quando se trata de procurar cuidados médicos e apenas uma em cada três mulheres pode recusar sexo.

Em Angola, 62% das mulheres têm autonomia para tomar decisões nas três questões analisadas, um valor que desce para 49% em Moçambique, para 46% em São Tomé e Príncipe e para 40% em Timor-Leste.

No conjunto da África Subsaariana, menos de uma em cada duas mulheres (48%) tem autonomia para tomar estas decisões.

O relatório aponta que apenas 56% dos países inquiridos têm leis e políticas abrangentes sobre educação sexual.

O relatório enumera ainda 20 países ou territórios que têm leis que permitem que um violador se case com a sua vítima para escapar à acusação e 43 estados que não têm leis sobre violação conjugal.

Mais de 30 países impõem restrições ao movimento das mulheres fora de casa.

O estudo foi apresentado em Portugal, durante uma sessão em formato digital, pela diretora-executiva do FNUAP em Genebra, a portuguesa Mónica Ferro, e contou com a participação do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação e presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos (CNDH), Francisco André.

"Muitas vezes, quando perguntadas, as mulheres e raparigas não sabem que têm o direito a dizer não a ter relações sexuais com o seu marido. É um dado muito interessante e que tem muito a ver com o trabalho que tem de ser feito ao nível das normas sociais e da educação", disse Mónica Ferro.

A diretora-executiva do FNUAP assinalou ainda que a negação da autonomia corporal reveste formas tão diferentes como o casamento infantil, a mutilação genital, a violação conjugal e as leis que ditam o casamento com os violadores, entre outras práticas.

"Alcançar a autonomia e a integridade corporal depende da igualdade de género e de afastarmos as normas e as práticas patriarcais que veem a mulher ainda como tendo menos direitos do que o homem e o seu bem-estar como sendo menos relevante", considerou.

Por seu lado, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, sublinhou a pertinência da abordagem do relatório, considerando que as suas conclusões serão "extremamente valiosas" e darão um "contributo da maior relevância quer no plano interno quer no contexto da política de cooperação e dos projetos com os países parceiros".

Tensão no Ministério do Interior: Filho do ministro nomeado e género alimentício desviado

Por CNEWS   Abril 14, 2021 

No Ministério do Interior, assiste-se à uma tensão provocada pelas nomeações, promoções e suspensão de um alto oficiail das suas funções, apurou o CNEWS, junto de fontes da instituição.

A situação terá sido motivada por nomeação de “Bodjam”, do filho do Ministro do Interior, como Segundo Comandante da Brigada da Ação Fiscal da Guarda Nacional (BAF), a suspensão das suas funções, do Diretor de Serviço de Investigação da Guarda Nacional, José Quadé, e os alegados desvios de géneros alimentícios no Comando Geral da GN.

A nomeação de “Bodjam”, como Segundo Comandante da Brigada da Ação Fiscal, foi determinado através do Despacho Número 07/2021 com a data do dia 12 Abril.

Sobre os alegados desvios de géneros alimentícios, segundo a fonte do Capital News, a irmã mais nova do Comandante Geral da Guarda Nacional terá sido surpreendida num dos serviços, a retirar óleo alimentar, pelo Serviço de Investigação daquela corporação, tendo lhe sido retirado o produto.

A soldada não terá acatado a ordem, tendo arrombado uma das portas do serviço onde o género foi guardado, relata a fonte que diz ainda que tudo terá acontecido na ausência do Comandante Geral da Guarda Nacional, Sadjo Cissé que se encontrava em missão de serviço na Turquia, mas que ao regressar, diz a fonte, ordenou a suspensão de José Quadé das suas funções.

O Serviço de Investigação da Guarda Nacional desconfia da existência de uma rede de contrabando, entre o serviço de logística da instituição e o Comando Militar da Zona Centro. Os responsáveis do Comando Militar da Zona Centro já foram notificados pelo Estado Maior General das Forças Armadas.

O titular do Ministério do Interior, Botche Candé, convocou para esta quarta-feira (14. 04), uma reunião, para, entre outros assuntos, falar das promoções, nomeações, suspensão de funções e da alegada rede de tráficos de géneros alimentícios, entre os Serviços de Logística da Guarda Nacional e a Logística do Comando da Zona Militar Centro, sita nas mesmas instalações da GN.

Air Sénégal Retoma Em Maio Voos Para A Guiné-Bissau E Expande Rede No Longo Curso

Fonte: newsavia.com 14/04/2021

A Air Sénégal anunciou esta semana a retoma dos seus voos para a República da Guiné-Bissau. A partir de 17 de maio, a transportadora nacional senegalesa irá oferecer quatro voos por semana (segundas, terças, quartas e sextas-feiras) entre Dacar e Bissau.

“A rota será operada por aviões ATR 72-600 com 70 lugares, incluindo 12 na classe premium e 58 na classe económica. Os voos oferecerão ligações via Dacar para a cidade da Praia [na República de Cabo Verde], em ambas as direções”, disse a transportadora.

Os voos entre o Senegal e a Guiné-Bissau estavam suspensos desde o ano passado, interrompidos no auge da crise sanitária devido à pandemia de covid-19.

A Air Sénégal, por seu lado, retomou a sua programação em julho de 2020, após uma suspensão de quatro meses. Desde fevereiro deste ano introduziu cinco novas rotas, incluindo Lyon, em França, e Milão, em Itália. A companhia aérea senegalesa deu os seus primeiros passos no mercado da África Central a 29 de março de 2021 com a sua entrada nos Camarões (Douala) e no Gabão (Libreville) via Cotonou (Benin).

A rede da Air Sénégal inclui agora cerca de quinze cidades em 13 países em África e na Europa. A companhia pretende prosseguir a sua expansão, nomeadamente após o aluguer de dois aviões novos Airbus A330-900neo ao grupo português Hi Fly, com os quais pretende abrie novas rotas para Londres /Reino Unido) e para Genebra (Suíça). Tem ainda planos para abrir voos na rota transatlântica com a América do Norte, sendo Nova Iorque o aeroporto pretendido. O pedido de licença já foi apresentado em fevereiro passado às autoridades norte-americanas e se tudo correr bem, as ligações poderão ser lançadas antes do final do corrente ano.

CASAL ENCONTRA COBRA VENENOSA NUM SACO DE ALFACE DO SUPERMERCADO

Por  tvi24.iol.pt  2021-04-14

O veneno do animal foi descrito pelos peritos como "medicamente significativo"

Um casal australiano apanhou um valente susto ao descobrir uma espécie rara de cobra venosa no saco de alface do supermercado. O réptil, com cerca de 20 centímetros de comprimento, estava a dormir calmamente no meio das folhas de alface, até ao momento em que o casal decidiu preparar o almoçar.

Tudo aconteceu na segunda-feira, quando Alexander White e a sua companheira, Amelie Neate, decidiram ir ao supermercado buscar as compras para a semana. Chegados à zona de produtos refrigerados, pegaram num saco de alface, deram uma volta ao estabelecimento, puseram-no na mochila e voltaram para casa de bicicleta.

Não tínhamos um trolley porque nenhum de nós tinha uma moeda de um dólar, então trazíamos o saco na mão – em retrospetiva, isso assusta-me um bocado”, afirmou Alexander ao jornal britânico The Guardian.

Mas o animal não terá apreciado a viagem e decidiu demonstrar o seu descontentamento quando o casal chegou a casa. Enquanto tiravam as compras da mochila, a cobra da espécie Hoplocephalus bitorquatus, saiu por entre a alface e começou a mexer-se agitadamente e a mostrar a língua.

Ela estava a mexer a sua pequena língua. Na verdade, foi a língua que me fez saber que não se tratava de uma minhoca gigante. Eu teria ficado mais confortável com uma minhoca, para ser sincero”, contou Alexander.

Nesse momento, o casal decidiu contactar imediatamente para uma organização de salvamento de vida selvagem, a Wires, que, após o envio de várias fotografias, concluiu tratar-se de uma espécie de réptil “medicamente significativa”, algo que não foi interpretado da melhor forma por Alexander.

Eu pensei que eles se estivessem a referir às propriedades medicinais. Aparentemente significa que se fores mordido, tens de ir para o hospital muito rapidamente”, revelou, sublinhando ainda que o animal tem uma tendência para morder continuamente quando provocado.

Antes chegada dos peritos da Wires, a cobra foi colocada com segurança dentro de um Tupperware que ficou “ligeiramente aberto” para que não faltasse o ar ao animal. Pouco depois, o especialista chegou e colocou a cobra dentro de um recipiente aquecido, próprio para o transporte destes animais. Agora, com a ajuda da cadeia de supermercados, foi possível descobrir a origem do animal e, em breve, será transportado de volta à sua origem para ser libertada.

Alexander revelou aquilo que aprendeu com o susto e ainda o destino dado à alface.

Eu comi a alface. Eu lavei-a bem. Havia algumas coisas como cocó de cobras, mas eu lavei isso bem e fiz um wrap de salada. As pessoas dizem sempre “lava bem os vegetais” e eu acho que fui culpado no passado por não o ter feito, mas acho que a lição disto é lavar sempre os vegetais”, brincou.

MADEM-G15: Gesto de Solidariedade do Deputado, Coordenador Nacional de MADEM-G15, Empresário e Cidadão Braima Camara para com a Paróquia Nossa Senhora da Candelária em Bissau, que lançou um apelo à solidariedade e apoio de todos para que seja possivel a reabilitação da Sé Catedral de Bissau.



13 de abril de 2021, obra em curso “Av. Muhamadu Buhari”, Guiné-Bissau