terça-feira, 19 de dezembro de 2023

ISRAEL: Exército diz ter encontrado 1.500 túneis do Hamas na ofensiva em Gaza

© Lusa

POR LUSA   19/12/23 

O Exército de Israel afirmou hoje ter encontrado durante a sua ofensiva terrestre à Faixa de Gaza cerca de 1.500 túneis utilizados pelo grupo islamita palestiniano Hamas.

Uma unidade de forças especiais do Exército israelita está encarregada de localizar e, em muitos casos, destruir estas passagens subterrâneas, segundo um comunicado militar.

Essa unidade, o comando de elite Shaldag da Força Aérea israelita, procura nos túneis postos de comando e instalações utilizadas pelo Hamas para combater, de acordo com o comunicado.

"A guerra subterrânea é uma estratégia de combate usada pelo Hamas", declarou o Exército israelita que repetidamente denuncia que os túneis se situam debaixo de "escolas, hospitais, mesquitas, instalações das Nações Unidas e instituições civis".

A 07 de outubro, combatentes do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) -- desde 2007 no poder na Faixa de Gaza e classificado como organização terrorista pelos Estados Unidos, a União Europeia e Israel -- realizaram em território israelita um ataque de proporções sem precedentes desde a criação do Estado de Israel, em 1948, fazendo 1.139 mortos, na maioria civis, segundo o mais recente balanço das autoridades israelitas, e cerca de 250 reféns.

Em retaliação, Israel declarou uma guerra para "erradicar" o Hamas, que começou por cortes ao abastecimento de comida, água, eletricidade e combustível na Faixa de Gaza e bombardeamentos diários, seguidos de uma ofensiva terrestre ao norte do território e que entretanto se estendeu também ao sul.

A guerra entre Israel e o Hamas, que hoje entrou no 74.º dia e continua a ameaçar alastrar a toda a região do Médio Oriente, fez até agora na Faixa de Gaza mais de 19.600 mortos, na maioria civis, e mais de 52.500 feridos, de acordo com o último balanço das autoridades locais, e cerca de 1,9 milhões de deslocados, segundo a ONU, mergulhando o enclave palestiniano sobrepovoado e pobre numa grave crise humanitária.

Na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, mais de 280 palestinianos foram mortos desde 07 de outubro pelas forças israelitas e em ataques perpetrados por colonos.


ÚLTIMA HORA: Dois de três seguranças do presidente da ANP foram retirados da residência do DSP por uma força policial e levados para a 2ª esquadra ???

Por ditadurasemconsenso.blogspot.com ...Terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Guiné-Bissau. Macron encoraja Embaló a formar "rapidamente novo governo"

POR LUSA   19/12/23 

O Presidente de França, Emmanuel Macron, encorajou o seu homólogo da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, com quem se reuniu hoje em Paris, a formar "rapidamente um novo governo", anunciou em comunicado a Presidência francesa.

Macron salientou que a intensificação das relações bilaterais "só é possível através de instituições guineenses fortes e estáveis", acrescenta-se na nota de imprensa distribuída pelo Palácio do Eliseu.

No comunicado, os dois chefes de Estado congratularam-se com o relançamento das relações bilaterais, na sequência da visita que Macron fez a Bissau em 28 de julho de 2022, e a presidência francesa anuncia um novo apoio financeiro a Bissau.

"Em conformidade com os compromissos assumidos em julho de 2022, a França apoiará novamente a Guiné-Bissau este ano com uma ajuda orçamental de três milhões de euros e uma subvenção de quatro milhões de euros para a renovação das infraestruturas desportivas e escolares nos estabelecimentos adjacentes" à abertura em setembro passado, na capital guineense, da nova escola francesa.

A Guiné-Bissau vive momentos de tensão política desde o passado dia 01 de dezembro quando elementos das Forças Armadas se envolveram em confrontos, na sequência de uma ação da Guarda Nacional que retirou das celas da Polícia Judiciária dois membros do Governo investigados por alegada corrupção.

De regresso ao país, vindo de uma missão no estrangeiro, o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, disse tratar-se de uma tentativa de golpe de Estado e responsabilizou o parlamento por ser foco da desestabilização do país.

Sissoco Embaló dissolveu o parlamento e demitiu o Governo saído das eleições e na terça-feira reconduziu Geraldo Martins no cargo de primeiro-ministro de um novo executivo, ainda por formar, mas que disse ser de iniciativa presidencial.


Delegado de ASECNA na Guiné-Bissau, afirma que tiveram um crescimento acima de 40% em relação ao ano passado.


 Radio TV Bantaba

PR General Umaro Sissoco Embaló regressa a Bissau após a investidura do Presidente de Madagáscar e visita a Paris, França.

 

 Radio Voz Do Povo 

O Ministro do Interior e da Ordem Pública, Marciano Indi pede a comunidade da Guiné-Conacri residente no país a calma face ao assassinato do jovem de 32 anos e, endereça as sentidas condolências à família enlutada.

Radio Voz Do Povo


Veja Também:




Conferência de Imprensa de Orlando Viegas, Ministro cessante das Pescas do antigo Governo liderado por Nuno Gomes Nabiam.


@ Radio Voz Do Povo 

Diplomacia ativa: Presidente Emmanuel Mácron recebe no Palácio de Elizeu em Paris o seu homólogo Guineense General Umaro Sissoco Embaló.


O encontro ficou dominado com a última tentativa de golpe de estado em Bissau perpetrada pela Guarda Nacional Guineense.

Presidente Mácron condenou fortemente a tentativa de golpe de Estado na Guiné-Bissau de 30 de Novembro e 1 de Dezembro e, de qualquer forma de alteração de ordem constitucional.


Veja Também:

Novo escândalo financeiro na derradeira fase desse governo minguante...

A ministra da Função pública mandou desbloquear ordenados de seis meses da UNTG e entregou ao secretário geral cessante, Júlio Mendonça! 

Se o MP não mandar repor o referido dinheiro os funcionários da maior central sindical correm riscos de não receber seus ordenados até final de junho de 2024.

Por  Estamos a Trabalhar 



Senegal: Jornalistas senegaleses procuram segurança e formação antes da votação

Numa altura em que o Senegal se prepara para as eleições de fevereiro, alguns repórteres estão a afastar-se da cobertura, invocando ataques e ameaças. Num ponto positivo, alguns jornalistas e polícias estão a treinar em conjunto para encontrar um melhor caminho a seguir.👇

 VOA Português 

Sismo na China faz mais de 110 mortos

 CNN Portugal

Mais de 200 pessoas ficaram feridas no sismo que teve uma magnitude de 6,1

Mais de 110 pessoas morreram e 200 ficaram feridas devido a um sismo que atingiu a região fronteiriça de Gansu-Qinghai, na China, de acordo com um relatório da agência de notícias estatal Xinhua citado pela Reuters.

A última atualização das autoridades chinesas dava conta da morte de 86 pessoas na província de Gansu, além de outras nove vítimas mortais na província vizinha de Qinghai.

O Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo (EMSC) classificou o sismo como de magnitude 6,1.

O sismo ocorreu a uma profundidade de 35 quilómetros, com epicentro localizado 102 quilómetros a oeste-sudoeste de Lanzhou, China, disse a EMSC.

A comissão nacional da China para prevenção, redução e ajuda a desastres e o Ministério de Gestão de Emergências ativaram o sistema de emergência de ajuda a desastres de nível IV, informou a Xinhua. Uma equipa de trabalho foi enviada para áreas afetadas para avaliar o impacto do desastre e fornecer orientação para as operações de socorro locais, acrescenta o relatório.


Veja Também: China. Filmado momento em que clientes de café são 'apanhados' por sismo 


Leia Também: O governo da China atribuiu hoje 200 milhões de yuan (cerca de 25 milhões de euros) para ajudar nos esforços de resgate e socorro, após o terramoto que fez 118 mortos no nordeste do país. 

"Houthis estão a atacar indiscriminadamente navios no Mar Vermelho"

 Major-general Isidro de Morais Pereira, comentador da CNN Portugal, considera urgente que se pare com as ameaças indiscriminadas dos Houthis no Mar Vermelho.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO


Leia Também:  O secretário-geral da ONU, António Guterres, apelou hoje à cessação "imediata" dos ataques dos rebeldes Huti do Iémen a navios comerciais ligados a Israel no Mar Vermelho, disse hoje o seu porta-voz Stéphane Dujarric.


Leia Também: EUA querem lançar nova missão internacional para combater Hutis

Famílias de soldados russos apelam ao seu regresso e fim da guerra

© REUTERS/Alexander Ermochenko

POR LUSA   18/12/23 

Um grupo de famílias de soldados russos mobilizados na Ucrânia apelou hoje ao regresso dos seus familiares, exigindo ao presidente russo, Vladimir Putin, que acabe com a guerra.

Os membros do canal de Telegram 'Caminho para Casa', composto maioritariamente pelas esposas e mães dos soldados mobilizados, acusaram Putin de "levar as pessoas ao limite", exigindo o fim do que o Kremlin insiste em chamar de "operação militar especial".

"Nós, russos, já não temos esperança sob a sua liderança. Sente-se à mesa de negociações", afirmou o grupo através de uma mensagem dirigida ao líder russo.

"Deixe-nos viver em paz! Ou vá você mesmo para a linha da frente e morra lá", acrescentaram.

Cerca de 300 mil reservistas foram chamados para aumentar o número de tropas russas na Ucrânia, no âmbito da mobilização parcial anunciada por Putin, em setembro de 2022.

A mensagem do grupo 'Caminho para Casa' foi acompanhada por um vídeo de um alegado soldado russo mobilizado que manifestou o seu desapontamento pelo facto de Putin ter ignorado o pedido de um limite de serviço de um ano para os soldados mobilizados.

"Assisti à [conferência de imprensa anual] Linha Direta com o nosso presidente e não há esperança nem sinais de que os nossos soldados mobilizados regressem a casa num futuro próximo", afirmou o soldado.

Putin respondeu a dezenas de perguntas de jornalistas e cidadãos russos durante o seu programa Linha Direta, na semana passada.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou, de acordo com os mais recentes dados da ONU, a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa - justificada pelo presidente russo com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.



Leia Também: A Dinamarca vai comprar à Suécia veículos de combate CV 90 ou Stridsfordon 90, no valor de 1,8 mil milhões de coroas dinamarquesas (241 milhões de euros), para entregar à Ucrânia, informaram hoje os governos sueco e dinamarquês.