sexta-feira, 17 de março de 2017

Trump recusa aperto de mão a Merkel em frente às câmaras?


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, terá aparentemente recusado apertar a mão à chanceler alemã Angela Merkel, em frente às câmaras, durante o encontro na Casa Branca.

A imprensa internacional, nomeadamente o jornal Independent, afirmam que Donald Trump não aceitou cumprimentar a chancelar diante das câmaras de televisão.

Nas imagens, é possível ver que o presidente dos EUA ignora Merkel que prossegue com um sorriso.

Angela Merkel e Donald Trump, recorde-se, estão hoje reunidos em Washington, naquele que é o primeiro contacto.

O encontro surge num momento de alívio para a Europa, com a derrota da extrema-direita holandesa.

A líder da Alemanha - a maior economia da Zona Euro - chegou à reunião com Trump com a ideia de realçar o peso que a economia alemã tem para os Estados Unidos.No plano internacional, em cima da mesa poderá estar a guerra na Síria e o conflito na Ucrânia - incluindo as sanções contra a Rússia por causa da anexação da Crimeia - bem como a instabilidade na Líbia e a situação no Médio Oriente.

NAOM

MALAM DJAURA APELA LÍDER DO PND DE RECONSIDERAR A POSIÇÃO “UNILATERAL” DE APOIAR PROPOSTA DE CIPRIANO CASSAMÁ

O Vice-presidente do Partido da Nova Democracia (PND), Malam Djaura, apelou esta sexta-feira, 17 de março 2017, o líder do partido, Mamdú Iaia Djaló, para reconsiderar a posição unilateral assumida em apoiar a proposta da saída de crise apresentada pelo presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá.

Malam Djaura que falava numa conferência de imprensa, realizada num dos hotéis da capital, disse que o seu partido continua a manter a coerência em relação a posição inicial tomada pela direção através do comunicado tornado público recentemente. Djaura lembra que o seu partido afirmara que, apesar de não integrar o executivo de General Úmaro Sissoco Embaló, daria todo apoio para uma estabilidade parlamentar e governativa.

Informou ainda que a posição assumida pelo presidente do PND, Iaia Djaló,  em decidir apoiar a proposta de Cipriano Cassamá, é unilateral, porque, segundo Djaura, a decisão não resulta da deliberação dos  órgãos competentes daquela formação política que dispõe de um assento no hemiciclo guineense.


“Antes de rubricarmos o documento em Conacri, o posicionamento político do PND tem sido consequente e de solidariedade para com o Presidente da República na procura de soluções para a saída da crise que assola o país há cerca de dois anos. Após a assinatura do acordo de Conacri, o presidente do nosso partido, Iaia Djaló, lamentavelmente, tem estado a assumir posições unilaterais sem passar pelos órgãos do partido”, notou vice-presidente do PND, que entretanto, mostrou a disponibilidade do partido em participar ativamente nas negociações e diálogo para o bom funcionamento dos órgãos de soberania e consequentemente a viabilização do executivo de Sissoco.

Por: Aguinaldo Ampa
OdemocrataGB

Zona Marítima Comum - Senegal defende seus 85% de rendimentos com “ investimento feito”

Bissau, 17 Mar 17 (ANG) – O Embaixador de Senegal defendeu quinta-feira em Bissau que o seu país devia obter 85 por ceno dos rendimentos contra 15% para Guiné-Bissau na futura exploração do petróleo na zona marítima comum, “dado ao investimento feito pelo Senegal”.

Estas declarações foram feitas pelo Embaixador Cheikh Tidiane Thiam no intervalo dos trabalhos entre as Comissões dos dois países relativa a revisão do Acordo sobre a Zona Marítima de Exploração Conjunta.

“Se não fosse o investimento feito pelo Senegal na zona em questão, estaríamos perante um Acordo de partilha de rendimentos, completamente desequilibrado”, disse Tidiane Thiam.

Contudo, assegurou que as autoridades de Dacar estão abertas para se alcançar um acordo que satisfaça os dois Estados e os respectivos povos.

A Guiné-Bissau tem um acordo com o Senegal  no domínio das pescas e sobre o qual a partilha é de 50 por cento para cada parte.

Em relação ao rendimento da exploração de petróleo, o Acordo prevê neste momento 20 por cento para a Guiné-Bissau e 80 para o Senegal.

Na sua intervenção, o Chefe da Delegação da Guiné-Bissau, Apolinário de Carvalho, sem precisar os pontos em discussão, disse a imprensa que as sessões de trabalhos estão a “decorrer normalmente”, contudo, admite não esperar um Acordo durante esta ronda negocial entre Bissau e Dacar.

Hoje, sexta-feira, é o último dia desta ronda relativa a Zona Marítima de Exploração Conjunta entre os dois Estados.

 O Acordo de Cooperação e Gestão da Zona Marítima Comum entre as Repúblicas da Guiné-Bissau e do Senegal foi assinado pelos chefes de Estado dos dois países em 1993 e dois anos depois foi criada a Agência para a Gestão e Exploração de recursos haliêuticos e minerais.

ANG/QC/JAM/SG

Oficiais de Justiça - Falta de entendimento com Governo projeta nova greve

Bissau,17 Mar 17(ANG) - Os tribunais da Guiné-Bissau deverão voltar a estar paralisados durante três dias na próxima semana devido à falta de entendimento entre o sindicato de oficiais de justiça e o Governo relativamente ao caderno reivindicativo da classe.

Pedro Gomes, presidente do sindicato de Oficiais de Justiça, disse hoje que não chegaram a qualquer entendimento com o ministro da Justiça, Rui Sanhá, com quem se reuniram para analisar as reivindicações.

«O ministro disse-nos que estava no encontro a título pessoal, não em representação do governo e que se fosse o caso estaria acompanhado de outros elementos do executivo», afirmou Pedro Gomes.

De acordo com o sindicalista, o ministro da Justiça indicou que caso fosse mandatado pelo governo teria que se fazer acompanhar dos ministros da Função Pública e o das Finanças, daí que não pode haver negociações.

Entre os pontos em reivindicação pelo sindicato constam a atualização salarial aos oficiais de justiça promovidos desde 2007, mas que nunca auferiram salários correspondentes aos novos vencimentos, efetivação de outros oficiais que trabalham há 17 anos e alocação de uma viatura de transporte ao pessoal da classe.

O sindicato dos oficiais de justiça ainda reclama a devolução dos cofres dos tribunais para a gestão do Ministério da Justiça.

Atualmente os cofres dos tribunais guineenses são geridos pelo Supremo Tribunal de Justiça.

Pedro Gomes avançou ainda como motivo da greve, a exigência de melhorias de condições de trabalho nos tribunais e a reabertura daqueles que se encontram encerrados, devido à falta de pagamento de renda pelo Estado aos donos das casas onde funcionam.

Devido à falta de edifícios vários tribunais funcionam em casas arrendadas e por falta de pagamento de renda alguns foram encerrados pelos proprietários das casas.

O presidente do sindicato dos oficiais de justiça promete uma nova paralisação nos tribunais na quarta, quinta e sexta-feira da próxima semana.

ANG/Lusa

Quem achou essa família linda curte e compartilha


Príncipe da Paz

Tem 11 anos e prepara-se para ser a mãe mais jovem de Inglaterra

Parto está previsto para o próximo mês.


Uma jovem prepara-se para se tornar na mãe mais jovem do Reino Unido, estando o parto previsto para o próximo mês, altura em que terá 11 anos. O nome da rapariga, tal como as circunstâcias da gravidez não podem ser revelados por questões legais.

Apesar de ainda não se saber se o parto será realizado através de cesariana, o The Sun adianta que a jovem está a receber acompanhamento psicológico e a ser devidamente vista pelas equipas médicas.

A jovem irá destronar a também britânica Tressa Middleton, que há dez anos tinha sido notícia por se tornar mãe aos 12 anos.

NAOM

BUCUNDJI CÁ FORA DA LISTA PARA JOGO AMIGÁVEL COM AFRICA DE SUL


Já são conhecidos os 18 convocados para os confronto de Guiné-Bissau com a Africa de Sul agendado para dia 25 de Março a contar para a preparação da qualificação ao CAN 2019.

Na lista divulgada pelo adjunto seleccionador, Romão dos Santos, destacam-se as ausências do Capitão da turma nacional, Bucundji Cá, Guarda-redes principal, Djonas Mendes, Idrissa Camará, entre outros.

Destaque vai ainda para uma novidade, trata-se do polivalente Médio Centro, Manconi Soriano Mané que milita na segunda liga portuguesa, para SC Olhanense, que tambem joga na posição de defesa central. 

LISTA de CONVOCADOS:

Guarda Redes:

1 RUI CAMARA DADO———————–CD Cova de Piedade—-Portugal
 2 PAPE MASSE FAL MBAYE—————–Agua Dulce———Espanha

Defesas:

3 TOMAS DABO —————————-SC Farense—-Portugal
 4 RUDIMILSON GOMES BRITO SILVA—–VSI Football Club Utenis —Lituania
 5 JUARY MARINHO SOARES————–CD Mafra—-Portugal
 6 AGOSTINHO SOARES——————–SC Covilhã—Portugal
 7 MAMADU CANDE————————-Sem Clube

Medios:

 8 NANISIO SOARES————————-FC Felgueiras—-Portugal
 9 JOSE LUIS MENDES (ZEZINHO)——— Levadiakos FC —Grecia
 10 SENE DABO (ABDU)——————–Clube O. Desportivo –Portugal
 11 FRANCISCO SANTOS DA SILVA——–Stromsgodset ——Noruega
 12 LASSANA CAMARA———————-Academico de Viseu—Portugal

Avançados:

13 JOAO MARIO FERNANDES (JAMARI)——-CD Chaves —-Portugal
 14 PIQUETE DJASSI BRITO SILVA————-SC Braga——Portugal
 15 TONI BRITO SILVA————————-Levadiakos —–Grécia
 16 ALDAIR BALDE—————————–SC Olhanenses—Portugal
 17 ABEL ISSA CAMARA———————CF os Belenenses—-Portugal
 18 MANCONI SORIANO MANE———-Sc Olhanense—–Portugal

Recorda-se que o jogo contra a África de Sul será a primeira partida que a seleção nacional vai realizar depois da sua histórica participação no CAN-2017.

Por: Alcene Sidibé
Ogologb.com

Dia Mundial do Sono. Vamos dormir sobre o assunto?

A qualidade do sono é um dos aspetos que mais interfere com a saúde e bem-estar. Contudo, tanto a qualidade do sono como as horas que as pessoas passam a dormir estão cada vez mais aquém do recomendado. Vamos dormir sobre o assunto?



Celebra-se esta sexta-feira o Dia Mundial do Sono, uma data que criada pela World Sleep Society e que tem como objetivo trazer para o centro das atenções a importância de dormir bem e o impacto que as perturbações do sono têm nos mais variados aspetos da vida. Para os portugueses, dormir não é uma prioridade... mas devia.

Mas comecemos pelo conceito de ‘dormir bem’. O que quer isso dizer? Dormir muito? Dormir o suficiente para se sentir bem? Dormir sem acordar a meio da noite? De acordo com a Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, a qualidade do sono depende de uma série de requisitos, sendo a capacidade de adormecer em poucos minutos um dos aspetos mais positivos na hora de avaliar a forma como dormimos. Mas se pensa que sabe tudo sobre o sono, engana-se.

Para que o sono seja de qualidade não basta adormecer assim que se chega à cama. É preciso dar ouvidos aos sinais que o corpo dá e não desvalorizar o tormento que são problemas de sono, que “são uma epidemia global que ameaça a saúde e a qualidade de vida de 45% da população”, diz em comunicado a Associação Portuguesa do Sono, salientando que “existem cerca de 100 doenças do sono”, mas que “a maioria pode ser melhorara ou tratada”, embora “menos de um terço dos afetados procure ajuda”.

De acordo com a Associação Portuguesa do Sono, a qualidade do sono tem um impacto que vai desde “as doenças naturais às perturbações psicológicas” e assume-se, ainda, como “um pilar fundamental da saúde”, uma vez que interfere com os níveis de energia, com o bom funcionamento hormonal, com a capacidade de reação do sistema imunitário, entre outros aspetos. Sim, as poucas horas de sono arruínam a saúde e podem mesmo tirar anos de vida.

Ainda esta semana, o presidente da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono (APCMS), Miguel Meira e Cruz, alertou que a privação do sono reduz os níveis de testosterona, influenciando negativamente a função sexual, metabólica e comportamental. Contudo, as consequências de dormir pouco e mal são muitas… e cada vez mais graves.

No ano passado, a APCMS juntou-se à Sociedade Portuguesa de Hipertensão num alerta que tem tudo para assustar: um "sono insuficiente e desregrado" aumenta o risco de hipertensão arterial e de morte por doença cardiovascular.

A ciência tem prestado uma especial atenção aos padrões de sono e aos efeitos nocivos da tendência para desvalorizar a importância de dormir bem e não faltam investigações que provem que é preciso começar a dormir melhor. Sim, a má qualidade do sono não depende apenas de condições como a apneia do sono e a insónia crónica, está cada vez mais ligada a hábitos diários, à alimentação, ao consumo de bebidas alcoólicas e aos elevados níveis de stress.

Dormir mal está fortemente associado ao ganho de peso – uma vez que interfere diretamente com as duas hormonas responsáveis pela sensação de fome e saciedade -, contribuindo de forma ativa para a obesidade e para o aparecimento da diabetes.

Como lhe mostrámos aqui, quando a privação do sono é algo recorrente, podemos estar perante a uma condição crónica capaz de desencadear episódios constantes de desconcentração, confusão, stress, irritação e alucinação.

A maioria dos portugueses não dorme uma boa noite de sono, mas existem formas bastante eficazes de contornar esta situação. Já considerou passar mais tempo ao ar livre, com luz solar, ou apostar em alimentos que induzem o sono? E deixar os gadgtes e equipamentos tecnológicos de parte umas horas antes de ir para a cama?

Esqueça os mitos sobre o sono e siga este plano diário e durma que nem um bebé esta noite.

Noticiasaominuto

Guiné-Bissau - Ministério Público e PJ bloqueiam salários da Presidência da República e de pensionistas da função pública


Uma operação conjunta do Ministério Público e da Polícia Judiciária (PJ) levou ao cancelamento do salário do mês de fevereiro dos funcionários da Presidência da Republica, incluindo o Chefe de Estado, José Mário Vaz.

Trata-se de uma operação com objetivo de controlar o quadro geral dos pagamentos salariais que são efetuados na Presidência guineense, através de um recenseamento presencial, visando detetar os funcionários “fantasmas”, revelou uma fonte ligada ao processo.

Contudo, disse a mesma fonte, “enquanto decorrem as investigações, desde que o pessoal esteja limpo, o seu salário é logo desbloqueado junto ao Banco”.

No mesmo âmbito, a equipa de investigação judicial cancelou também dois meses de salários – janeiro e fevereiro – aos pensionistas da função pública, cuja maioria é composta por antigos combatentes pela independência da Guiné-Bissau, cujos filhos reagiram com indignação. Em conferência de imprensa anunciaram que vão promover marchas contra o Estado guineense.

© e-Global Notícias em Português

Israel lança ataques aéreos na Síria

Aviões israelitas realizaram vários ataques à Síria durante a noite, gerando uma resposta com mísseis terra-ar, um dos quais foi intercetado, anunciou hoje o exército israelita.


Este foi o incidente mais grave entre os dois países, que permanecem tecnicamente em guerra, desde que a guerra civil rebentou na Síria, em março de 2011.

"Durante a noite (...) aeronaves atacaram vários alvos na Síria. Vários mísseis antiaéreos foram lançados a partir da Síria após a missão e os sistemas de defesa aérea (do exército) intercetaram um dos mísseis", indicou o exército israelita em comunicado.

Nenhum dos mísseis atingiu o seu alvo, acrescentou o exército.

Tanto os 'media' israelitas como internacionais deram conta de ataques aéreos na Síria, que tinham como alvo veículos que transportavam armas do grupo libanês Hezbollah, que lutou contra Israel numa guerra devastadora em 2006 e agora combate ao lado do regime de Damasco.

No entanto, normalmente Israel não faz qualquer comentário.

O lançamento do míssil ativou sirenes no Vale Jordão durante a noite, informou o exército israelita.

O míssil foi intercetado a norte de Jerusalém pelo sistema de defesa Arrow, segundo os media israelitas.

NAOM

Portugal denuncia na ONU "modelos sociais que toleram discriminação contra mulheres"

A secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, defendeu na quinta-feira na ONU, em Nova Iorque, que "o mundo continua a insistir em modelos sociais que toleram a discriminação e violência contra as mulheres".


“Em pleno século XXI, o mundo continua a insistir em modelos sociais que toleram a discriminação e violência contra as mulheres e a sua desvantagem generalizada e estrutural. Esta realidade à escala global torna o mundo mais pobre e menos sustentável”, disse a representante portuguesa.

Catarina Marcelino participa na 61.ª sessão da Comissão para Estatuto da Mulher, que começou na segunda feira, e decorre até ao dia 24 de março.

No seu discurso, a responsável disse que “os Direitos Humanos das mulheres e das raparigas são universais, inalienáveis e indivisíveis” e que, por isso, “é muito importante que o respeito pelas circunstâncias nacionais e o relativismo cultural não sejam argumentos para a não implementação e monitorização dos compromissos globais estabelecidos no âmbito da Agenda 2030.”

Este ano, o tema da Comissão para o Estatuto da Mulher é o empoderamento económico das mulheres num mundo do trabalho em transformação e a secretária de Estado disse que o governo português assume o desafio da igualdade “de forma inequívoca.”

Catarina Marcelino lembrou o trabalho feito na área da violência doméstica, o cuidado com as questões de género na elaboração do Orçamento de Estado e avanços na legislação laboral (como a licença exclusiva do pai e os incentivos de partilha da licença entre mãe e pai).

A secretária de Estado mencionou ainda a proposta de lei que estabelece limiares mínimos de representação de mulheres e de homens em cargos de decisão no setor empresarial do Estado e nas empresas cotadas em bolsa, dizendo que “a fragilização das mulheres no mercado de trabalho significa maior vulnerabilidade a todas as formas de violência”, a consolidação da rede de combate e apoio a vítimas de violência doméstica e a recente medida legislativa que reforça a proteção contra o assédio no local de trabalho.

Catarina Marcelino sublinhou também algumas dificuldades que as mulheres portuguesas ainda enfrentam.

“Em Portugal, apesar da percentagem de mulheres a trabalhar fora de casa a tempo inteiro ser uma das mais elevadas do mundo, apesar dos níveis de qualificação das mulheres serem mais altos que os dos homens, as disparidades salariais teimam em persistir, ancoradas no papel social de reprodutoras e cuidadoras a que as mulheres continuam confinadas”, explicou.

A secretária de Estado concluiu o seu discurso dizendo que mudanças a este nível só serão “possíveis com um pacto social forte que passa inequivocamente pela Concertação Social e pelo diálogo tripartido” e que o governo prepara medidas de combate à disparidade salarial.

24.sapo.pt

NO AMBITO DE MANIPULAÇÃO INVENTAM SITUAÇÕES E CRIAM FACTOS OU TENTAM CRIAR INCIDENTES

BOTCHE CANDÊ
DURANTE E DEPOIS DA PRIMEIRA ETAPA DA PRESIDÊNCIA ABERTA  DE JOMAV, QUE FOI UM SUCESSO, DSP CENTRA BATERIAS NO BOTCHE CANDÊ E JOMAV, MENTINDO QUE ESTÃO A AMEAÇAR A PAZ E A DEMOCRACIA. MENTIRA, MENTIRA E MENTIRA ELES (DSP E SUA GENTE) QUEREM DESAFIAR A ORDEM SEM CONSEQUÊNCIAS) 

ELES SABEM PERFEITAMENTE QUE A GUINÉ BISSAU, DURANTE ESTE MANDATO DE JOMAV VEM LIMPANDO A MÁ FAMA DE PERSEGUIÇÕES POLITICAS E DE ASSASSINATOS OU CENAS DE ESPANCAMENTOS.

HOJE EM DIA É NOTÓRIO AS LIBERDADES DE EXPRESSÃO, DE MANIFESTAÇÃO E DE IMPRENSA. CONTUDO, A AUTORIDADE DE ESTADO TEM DE PRIMAR E PREVALECER SOBRE TUDO E TODOS. NÃO PODEMOS PERMITIR OU CONSENTIR QUE UM PUNHADO DE GUINEENSES FAZEM DESTE PAÍS UM PAIS DE RISCO E DE AMEAÇAS.

POR OCASIÃO DESTE TOURNÉÉ O CHEFE DE ESTADO REALÇOU O FACTO DA CONTENÇÃO E AFASTAMENTO DE FORÇAS DE DEFESA E SEGURANÇA DO CAMPO DE INTERVENÇÃO POLITICA, O QUE DÁ UMA FORTE CREDIBILIDADE A VIDA DEMOCRÁTICA DO PAÍS.

JUSTAMENTE POR SER UM SUCESSO, ELES TINHAM DE INVENTAR SITUAÇÕES CONTRA BOTCHE CANDÊ PARA TRAVAR AS FUTURAS ORGANIZAÇÕES DAS DEMAIS ETAPAS DE PRESIDÊNCIA ABERTA. ACURAM DE TODAS FORMAS AO BOTCHE CANDÊ, INSULTANDO-O ATÉ. CONTUDO, ESTA ESTRATÉGIA CONHECIDA  DO PAIGC NÃO VAI FUNCIONAR DESTA VEZ. NÔS CONHECEMOS E SABEMOS COMO ELES JOGAM.

BOTCHE CANDÉ É UM HOMEM TRABALHADOR E COMPROMETIDO COM O SEU PAÍS E SEU ELEITORADO.

BOTCHE CANDÊ, EM MATÉRIA DE ORGANIZAÇÃO E DE ASSUMPÇÃO DE SUAS RESPONSABILIDADES NUNCA BRINCA. ELE É UM POLITICO QUE ACREDITA NA SUA  CAPACIDADE DE ORGANIZAÇÃO E DE DIRECÇÃO COLECTIVA.

BOTCHE CANDÊ NÃO SABE TRABALHAR SOZINHO, TEM CAPACIDADE DE TRABALHO, SOB PRESSÃO E SEMPRE PROCURA ENVOLVER CADA VEZ MAIS SEUS CAMARADAS A DIFERENTES NÍVEIS.

DSP FAZ DE TUDO E QUER CONTINUAR IMPUNE À LUZ DA LEI.

TODOS AQUI SABEM QUE ELE DESENVOLVE CAMPANHA DE MENTIRAS E DE MANIPULAÇÕES CONTRA ESTE PAÍS NO EXTERIOR. TEM DE SER PUNIDO SEVERAMENTE , MAS ESCUDA-SE NA IMUNIDADE PARLAMENTAR, PARA CONTINUAR A INSULTAR, OFENDER E MANIPULAR SEM CONSEQUENCIAS.
ISTO TEM DE ACABAR.

Publicada por Ditadura do Progresso

BCEAO CHAMA ATENÇÃO NA DIVERSIFICAÇÃO DA EXPORTAÇÃO DOS PRODUCTOS NACIONAIS


A directora Nacional do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) informa diz haver necessidade da Guiné-Bissau começar a diversificar a sua exportação para evitar a fragilidade da economia aos choques externos

Helena Nosoline Embaló informou a opinião durante um encontro mantido, esta quinta-feira (16/03), com presidente da república, José Mário Vaz. A responsável da BCEAO adianta ainda que a importação do arroz tem um peso significativo na economia nacional e no capítulo da importação o país pode diversificar e aumentar a oferta da produção local que poderá reflectir na balança nacional.

“ (…) A exportação de um único produto (a castanha de Caju) torna vulnerável e frágil relativamente aos choques esternos por tanto é necessário diversificar a base produtiva que vai permitir mudar isso”, defende.

Sobre a posição do BCEAO em relação a preocupação do banco mundial com a campanha de exportação deste ano, Nosoline Embaló diz não terem informação oficial sobre a medida do governo.

Igualmente, o presidente José Mário Vaz, recebeu o embaixador chinês que foi se despedir depois de a sua missão de mais de três anos.

Depois de o encontro Wang Wa disse que o governo chines vai oferecer o dobro (2.600 toneladas) de donativo de arroz para o povo guineense.

“Temos informações que no ano passado a seca afectou algumas regiões do sul da Guiné-Bissau e temos novos projectos a implementar. Na construção das carteiras, rodovias, portos de pesca em alto Badim e outros projectos. A solidariedade continua”, afirma.

A China promete continuar a apoiar na agricultura e na melhor forma de obter resultados mais eficazes na produção agrícola.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Iasmine Tavares
Radiosolmansi

SITUAÇÃO DA CULTURA EM DEBATE NA GUINÉ-BISSAU


“Economia Cultural e Criativa” é tema do encontro da reflexão sobre cultura organizada pela Associação guineense “Cobiana Communications” no âmbito de o cumprimento do programa de projecto “Festival Culture”

A Associação Cobiana Communications and Culture, é uma organização guineense fundada na Guiné-Bissau no dia 04 de Janeiro de 2010, com objectivo de aplicar todo tipo de comunicação, arte, música teatro, produção de músicas, filmagem e entre outros.

No acto da abertura do encontro de reflexão sobre a cultura, o director-geral da cultura, João Cornélio Gomes Correia, disse que até então o país desconhece da contribuição da cultura na economia e sobre os números das pessoas empregadas.

O director Executivo da Associação Cobiana, José Manuel Fortes, disse que o país não pode falar da indústria cultural.

A conferência é financiada pela União Europeia através do projecto Fundo Europeu do Desenvolvimento em parceria com governo da Guiné-Bissau e Associação Cobiana Communications and Culture.

Durante o encontro de reflexão sobre a cultura os participantes debatem, entre outros, a Economia Cultural e Criativa, Empreendedorismo Cultural, Estatística Cultural, Importância do Direito de Autor na Economia Criativa e o que deve ser feita para desenvolver a economia cultural e criativa no país.

A associação Cobiana tem como missão de promover a Cultura guineense, educação e a difusão dos valores morais, culturais e científicos subjacentes para o desenvolvimento humano e económico.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi
Radiosolmansi.net

FUNCIONÁRIOS DA ANP SEM SALARIO DE MÊS DE FEVEREIRO


O Sindicato de base dos funcionários da ANP exige, ao ministério das finanças, o pagamento do salario em atraso do mês de Fevereiro e de Março corrente

Falando, esta quinta-feira, durante uma conferência de imprensa, para manifestar o seu desagrado pelo não pagamento de salario de mês de Fevereiro e os indícios de não vierem a receber do mês de Março, o presidente do referido sindicato, Abel Tchuda, considera este ato de violação dos seus direitos enquanto servidores públicos.

“Somos funcionários públicos como qualquer outro e estamos aqui para servir o Estado e não o interesse partidário, não recebemos o mês de Fevereiro e estamos na via de não receber do mês de Março, não somos os deputados e não devemos ser nós a pagar com a culpa da crise do país, os funcionários não tomam parte em seções plenárias e nem votam programa de governo somos simplesmente funcionários como todos os outros da função público”, acrescenta Abel.

Abel Tchuda pediu ao ministério das finanças para assumir as suas responsabilidades no que refere ao pagamento dos seus salários, porque, segundo ele, isso é uma forma de violação dos seus direitos e põe em causa os princípios de igualdade consagrados na constituição da república.

“Se a seção plenária não funciona os funcionários não têm nenhuma cota nisso, por isso vamos exigir os nossos direitos até porque quando o governo está no momento de mordomia com os deputados dá-os todos os tipos de privilégio, desde o início deste processo o livro de ponto desta instituição está em dia”, afirma.

O sindicalista acredita ainda que o Ministro das finanças é uma entidade idónea e sabe da composição da ANP.

“Chegou uma altura da crise politica em que os ministro não trabalham mas os funcionários dos respectivos ministérios recebem os seus salários normalmente, por isso caso a situação não for resolvida vamos é fechar a ANP”, ameaça.

O Sindicato de base dos funcionários da ANP exige, ao ministério das finanças, o pagamento do salario em atraso de mês de Fevereiro e com indícios de não vieram a receber o salario de mês de Março.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Anézia Tavares Gomes
Radiosolmansi

O MINISTRO DA JUSTIÇA DA GUINÉ-BISSAU, RUI SANHÁ, AFIRMOU HOJE QUE O GOVERNO DESCONHECE QUE HAJA UM AUMENTO DO TRÁFICO DE DROGA NO PAÍS

Se a própria Interpol que está no terreno  nega que haja aumento do tráfico de droga no nosso país, como pode o departamento norte-americano fazer acusações dessas sem apresentar provas? Qual é a fonte desse departamento norte-americano? Suspeitamos que a fonte seja a máfia lusófona que forneceu falsas informações a DEA, incriminando o Bubo Na Tchuto e ao mesmo tempo envolvido na sua detenção em 2013. Felizmente o Bubo foi libertado porque a acusação não tinha provas, ou seja, não conseguiu fundamentar as acusações que fez ao Bubo.  O Bubo foi acusado de ser barão de droga de África Ocidental, e recebia um milhão de dólares por cada descarregamento de uma tonelada. Perguntamos, quem trafica toneladas de cocaína e recebe um milhão de dólares por cada descarregamento de uma tonelada é libertado como o Bubo foi libertado? A mentira tem pernas curtas! 

Será que a Guiné-Bissau, trafica mais droga que Angola, Brasil, Cabo-Verde,  Portugal e Guiné-Conacri? Ou a quantidade de droga que entra na Guiné-Bissau, é superior a quantidade de Droga que entra em Cabo-Verde, Brasil e Portugal? O próprio relatório do departamento norte-americano, considerou Portugal porta de entra da cocaina sul-americana na europa e um ponto de transbordo de drogas vindas de África ocidental(ver noticia), o Brasil e outros países lusófonos também não foram poupados nesse mesmo relatório, mas não forma noticias, só a Guiné-Bissau. Um dia vão se arrepender e pagar por essa campanha negativa que estão a fazer contra o nosso país, ou seja, não vão ter a vida facilitada na nossa terra.  

De sublinhar que cada vez que os meninos bonitos da máfia lusófona são afastados do poder, por corrupção, nepotismo, clientelismo, negociatas, etc,   os órgãos de informação ligados à máfia e lobby lusófono, recorrem a campanha de desinformação e intoxicação da opinião pública sobre o aumento de tráfico de droga na Guiné-Bissau, com o objetivo de denigrir a imagem do país e dos seus lideres não alienados ou submissos. 

Lusa, 16 Mar 2017 - Governo Guiné-Bissau está a averiguar se há aumento de tráfico de droga no país

O ministro da Justiça da Guiné-Bissau, Rui Sanhá, afirmou hoje que o Governo desconhece que haja um aumento do tráfico de droga no país como alega um relatório recentemente publicado pelo departamento de Estado norte-americano.


No passado dia 09, o Departamento de Estado norte-americano considerou, através de um relatório a que a agência Lusa teve acesso (e fez uma tradução errada, maldosa com o propósito de denegrir a imagem do país,  afirmando), que as autoridades do Governo da Guiné-Bissau "continuam a estar envolvidas" no tráfico de droga e que o país fez pouco para mitigar a fama de 'narcoestado'.

"Com cinco governos diferentes na Guiné-Bissau nos últimos 15 meses, o país fez poucos progressos para mitigar as condições que levaram a que fosse classificado como um 'narcoestado'", lê-se no 'Relatório de Estratégia Internacional de Controlo de Narcóticos 2017'.

Reagindo a este relatório, o ministro da Justiça guineense considerou que o executivo do país está preocupado como um Governo de qualquer outro país do mundo com o flagelo da droga, mas até ao momento não tem nenhum dado em concreto sobre o aumento ou envolvimento de algumas pessoas no tráfico de estupefacientes.

Rui Sanhá indicou ainda que a Polícia Judiciária está no terreno a tentar averiguar o que tem sido dito por entidades internacionais.

"O Departamento norte-americano pode ter as suas informações. Eu não sei donde é que saiu com essas informações (…), nós, enquanto governantes da Guiné-Bissau, não temos nada ainda que nos prove", acrescentou Rui Sanhá.

O ministro da Justiça considerou, no entanto, que não tinha conhecimento do relatório norte-americano mas que assim que a PJ tiver dados concretos irá divulgá-los.

MB // VM
Lusa/Fim
Publicada por Bambaram di Padida