domingo, 15 de novembro de 2020

GUINÉ-BISSAU PERDE E VÊ A QUALIFICAÇÃO FUGIR




O único golo da partida foi marcado pelo Sadio Mané internacional senegalês que milita nos ingleses de Liverpool aos (81) minutos do segundo tempo do jogo.

Sem público nas bancadas do estádio nacional 24 de Setembro, as duas seleções apresentaram um futebol tático e muito bem disputado no estádio nacional 24 de Setembro em Bissau.

Aos 7 minutos do primeiro tempo o guarde redes de Senegal, Eduardo Mendy, fez um munomental defesa, travando um potente remate de extremo guineense Piquete Djassi isto depois de um livre apontado na direita pelo médio Moreto Cassama.

Em resposta aos 26 Sadjo Mané de forma acrobática atirou para cima da trave da baliza de Djonas Mendes.

Aos 68 minutos, os pupilos de mister Baciro Candé ficaram reduzidos a dez unidades com a expulsão do médio centro guineense Bura que travou através de uma falta o contra-ataque da equipa senegalesa, o que influenciou no rendimento da turma guineense baixando os médios a espera de um contra-ataque que de forma inteligente foi desmatelada pela seleção vizinha de Senegal.

Este é o segundo desaire consecutivo do conjunto guineense que no dia 11 do mês em curso havia perdido em Senegal por duas bolas sem resposta.

Com este resultado, o Senegal isolou-se na liderança do grupo com doze pontos, mais seis que o Congo com seis pontos, e Guiné-Bissau com três pontos. A Esawatine ‘Suazilândia’ ocupa o último posto, sem qualquer ponto somado.

Saliente-se que no mesmo grupo I a seleção do Congo que ocupa o segundo lugar recebe amanha a sua congênere da Eswatine ex-Suazilândia que ainda não conhece o sabor da Vitória.

Opinião: NOTA DE ANÁLISE DA SITUAÇÃO MACROECONÓMICA DA GUINÉ-BISSAU

15/11/2020 / Jornal Odemocrata

O contexto atual da economia mundial é caracterizado pela persistência de elevada incerteza, derivada da evolução da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Assim, a atividade económica tem sido fortemente afetada por interrupções nas cadeias de produção, distribuição e comercialização à escala global. Nos EUA, por exemplo, durante o primeiro e segundo trimestre do ano em curso, verificou-se uma contração mais pronunciada, respetivamente de -5% e -31,4% em termos homólogos. Na Europa, apesar de alguns sinais positivos verificados nos finais do segundo trimestre deste ano (suspensão de medidas de restrição à mobilidade e as políticas de estímulo implementadas pelos governos), as perspetivas de recuperação económica continuam fracas sobretudo despois da confirmação da segunda vaga da pandemia. De acordo com as previsões do Fundo Monetário Internacional, a economia mundial passará por uma forte recessão em 2020, com uma queda de -4,9% do PIB mundial, após um crescimento de 2,9% em 2019.

As economias africanas se demonstraram mais resilientes ao choque, contrariamente às previsões de Março 2020 que apontavam os sinais mais alarmantes, tendo em conta à falta de infraestruturas sanitárias para fazer face à pandemia.  No espaço UEMOA em particular, segundo os dados do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), o Produto Interno Bruto (PIB) apresentou um crescimento de 3,3% no primeiro trimestre de 2020, após 6,5% no trimestre anterior, imprimindo assim, os primeiros impactos da propagação da Covid-19 na economia da zona. Já no terceiro trimestre, à semelhança da Europa, houve algumas melhorias que indicam uma possível recuperação em forma de V ainda em 2021. Isso deve-se, por um lado, ao abrandamento da propagação do vírus no continente africano e, por outro lado, à resposta dada pelos Estados-membros em termos de políticas públicas bem como a política monetária adoptada pelo BCEAO que tende a ser cada vez mais expansionista. Em geral, a economia da União deverá registar um crescimento de 1,3% em 2020 contra 6,1% do ano anterior, segundo os dados do BCEAO.

No plano nacional, o impacto da pandemia é observado principalmente no setor terciário (turismo, hotelaria, transportes e comércio), no qual o valor acrescentado sofrerá uma contração de -4,7%, contra um crescimento de +2% no ano anterior (o peso do setor terciário na economia guineense é de 58% em 2019). O setor secundário acusará uma contração de -1% contra +2% em 2019. Quanto ao setor primário, cujo peso na economia nacional é de 30% em 2019, o seu crescimento será de 4% em 2020 contra 7% em 2019 (ver figura 1).  

Relativamente ao setor exterior, a interrupção nas exportações de matérias-primas deverá causar um défice da balança comercial em termos absolutos de 138 bilhões de FCFA. Esta contra-perfomance se explica pelo efeito conjugado da queda de 38% constatada nas exportações e a estagnação das importações na ordem de -0,81% (ver tabela 1). Com efeito, os produtos exportados pela Guiné-Bissau (castanha de caju, madeira etc.) são de natureza pro-cíclica, isto é, estão fortemente correlacionados com a evolução do ciclo económico. Em contraste, do lado das importações, o país é deficitário de produtos de primeira necessidade (arroz, combustível…) dos quais depende a subsistência alimentar e o bom funcionamento das atividades económicas básicas. A título de exemplo, o preço da tonelada de arroz no mercado internacional passou de 424 dólares em Março para 514 dólares em Setembro 2020.

O preço do principal produto de exportação da Guiné-Bissau, a castanha de caju, sofreu uma queda acentuada nos mercados internacionais, passando de 1 070 dólares americanos por tonelada em Setembro de 2019 à 565 dólares em Setembro do ano em curso, ou seja, uma queda de 47%, segundo os dados do BCEAO. Ademais, segundo os recentes dados dos operadores no setor, o país exportou cerca de 150 000 toneladas de castanha de caju em 2020, contra 200 000 toneladas nos anos anteriores. Correlativamente, o crescimento do valor acrescentado do setor primário, dominado pela produção de castanha de caju, deverá passar de 7% em 2019 para 4% em 2020. A sua contribuição no crescimento económico será positiva, na ordem de 1,8 pontos percentuais; a dos setores secundário e terciário será respetivamente de -0,61 e -3,15 pontos percentuais. Consequentemente, a economia guineense deverá sofrer uma queda de 1,9 pontos percentuais.

Figura 1– A Contribuição sectorial no crescimento económico da Guiné-Bissau entre 2001-2020


Fonte: dados do BCEAO, extraídos pelo autor.

No que diz respeito as outras variáveis macroeconómicas, as previsões apontam para um crescimento do consumo interno de 18% em 2020, contra 9% em 2019 e -8% em 2018. O investimento deverá atingir 155 bilhões de FCFA em 2020, ou seja, um crescimento 20% em termos anuais. Nota-se um crescimento exponencial da poupança interna (variável contra cíclica), sendo ela uma parte do consumo presente adiado para o futuro. A poupança bruta de uma nação corresponde ao seu rendimento residual que não foi utilizado na aquisição de bens de consumo final. O ano 2018 foi menos produtivo para a Guiné-Bissau, com taxas de crescimento do investimento e do consumo negativas, em consequência do fraco rendimento observado no setor primário, particularmente na fileira de caju.  

Tabela 1- A evolução das principais variáveis macroeconómicas da Guiné-Bissau entre 2018 e 2020

Variáveis macroeconómicas201820192020*
Consumo-7%9%18%
Investimento-22%10%20%
Gastos do governo3%13%9%
Exportações30,90%-0,10%-38,00%
Importações-0,87%0,66%-0,81%
Poupança interna-27%-94%536%

*previsão

Fonte: dados do BCEAO, extraídos pelo autor.

Por: Suleimane DJALO

Economista ID15881

14.11.2020

Djumbai regional de Gabú, subordenado ao tema: AGRICULTURA e subtema " Que contribuições das Organizações da Sociedade Civil para garantia da autosuficiência alimentar na região de Gabu?.....

By Geraldo Suleimane Camara  Gabu 15.11.2020

Djumbai regional de Gabú, subordenado ao tema: AGRICULTURA e subtema " Que contribuições das Organizações da Sociedade Civil para garantia da autosuficiência alimentar na região de Gabu? e Incentivo a consumo de produtos locais" enquadra-se nas atividades da Ação Ianda Guiné! Djuntu.

Objetivo: promover espaço de partilha de conhecimento, experiências através de debate sobre temáticas de interesse do desenvolvimento social e econômico da região. 

Moderador: Prof. Ativista D.H. HENRIQUE DEMBA CANDÉ

Oradores: Eng. Garcia B. Embaló e Armando Pereira

Chegada ao nosso país do Presidente de Transição do Mali – Sr. Bah N'Daw, para uma visita de trabalho e de amizade.





















 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

"LUA KI DI NÓS"...

By: https://bambaramdipadida.blogspot.com

O DSP passa a vida a vender o seu peixe de Lisboa para o mundo das mulas da droga. Quem não o conhece que o compre o pescado. Na Guiné-Bissau já não tem mercado. Na sua cabaça só tem djapuf. Oh matumbo, ninguém come disso.

Sabemos que está a tentar comprar em Lisboa alguns altos responsáveis desta honrada coligação, mas está a perder o seu tempo, porque, em Bissau, o seu partido está neste momento completamente esmigalhado.

É melhor que o matumbo do DSP vá vender djapuf para outro lado.

As ruas de Lisboa em fim de semana de recolher obrigatório

SIC Notícias   15.11.2020

Portugal recolheu às 13:00 deste sábado e as ruas das principais cidades do país ficaram praticamente vazias. Quem ainda circulava a pé levava normalmente o passo apressado. Lisboa foi uma delas. Este domingo o cenário volta a repetir-se.

Vista geral da via rodoviária junto ao Jardim do Campo Grande durante o recolher obrigatório. ANTÓNIO PEDRO SANTOS

China lança primeiro satélite de internet 6G

China lançou o primeiro satélite experimental ao espaço para testar tecnologia 6G — Foto: Reprodução/GizChina

Por Isabele Scavassa, para o TechTudo

Experimento estuda as possibilidades para nova conexão em 2030.

A China enviou ao espaço um satélite de testes da internet 6G. O experimento tem por objetivo avaliar o desempenho do espectro terahertz, de alta frequência. A expectativa é que a conexão de sexta geração seja apresentada ao público em 2030 e possibilite transmissões sem perdas no espaço, de modo a proporcionar comunicações de longa distância com o bônus de altíssimas velocidades.

Em fevereiro, o Ministério da Ciência e Tecnologia chinês afirmou que a tecnologia tem a perspectiva de atingir até 1 TB (terabyte) por segundo, o que seria 8 mil vezes mais rápido que o 5G.

China lançou o primeiro satélite experimental ao espaço para testar tecnologia 6G — Foto: Reprodução/GizChina

O satélite também testará ferramentas inteligentes para a cidade. O objetivo é otimizar a proteção ambiental e a prevenção de desastres. O experimento também estuda se o 6G pode proporcionar ferramentas de monitoramento que são capazes de evitar incêndios florestais, por exemplo.

O 6G ainda não foi implementado em nenhum país, mas a internet de quinta geração já chegou em algumas regiões. O 5G é a tendência para apostas inovadoras em dispositivos inteligentes para além do celular. O uso da conexão é previsto tanto dentro de casa, como em objetos usuais como lâmpadas, máquina de lavar roupa, câmera de segurança e até em carros autônomos, por exemplo.

Mesmo que nem todos vivenciem a era do 5G ainda, o 6G promete trazer ainda mais novidades do que a geração anterior. Empresas com Xiaomi, Samsung e Huawei já comandam operações para entrar na corrida da implementação da nova tecnologia. Operadoras japonesas também já fizeram investimentos nesta área.

No Brasil, a implementação do 5G ainda não foi realizada. Para que a quinta geração chegue por completo ao território nacional é necessário que a Anatel realize os leilões que estão previstos para o primeiro semestre de 2021. Por enquanto, o brasileiro precisa se contentar com o 5G DSS, que é uma tecnologia mais limitada por dividir o espectro com as redes 4G.

Simplicity – The Secret of Successful Leadership

O segredo do sucesso é simplicidade

O segredo do sucesso é simplicidade, não podemos nunca esquecer as coisas simples, das nossas origens, o verdadeiro campeão é aquele que não deixa a fama subir pra cabeça.


#EndSARS: President Buhari Authorised Deployment Of Soldiers To Restore Order At Lekki Toll Gate, Nigerian Army Commander Tells Panel


#EndSARS: President Buhari Authorised Deployment Of Soldiers To Restore Order At Lekki Toll Gate, Nigerian Army Commander Tells Panel
 

Weeks after the shooting of peaceful demonstrators in Lagos, the Nigerian Army has admitted that President Muhammadu Buhari in his capacity as Commander-In-Chief authorised the deployment of soldiers to maintain law and order at the Lekki Toll Gate area of Lagos.

At least 10 protesters were killed in the Lekki plaza shooting on October 20, according to Amnesty International.

Appearing before the Lagos Judicial Panel of Inquiry on Saturday, Ahmed Taiwo, a Brigadier-General of the Nigerian Army, said Governor Babajide Sanwo-Olu could only have made a request but only the President and Commander-In-Chief can authorise the deployment of soldiers.

Taiwo claimed that the events that culminated in the incident of October 20 at the Lekki Toll Gate had its remote causes in the wider #EndSARS protest and its immediate causes in the lawlessness that ensued from October 18.

He explained that the attack made the governor to call on the army to interfere in the crisis and due to the urgency of the situation, Sanwo-Olu imposed a 24-hour curfew, which was to commence at 4:00pm on October 20 but was later shifted to 9:00pm.

Taiwo said, “Due to the urgency of the security situation in the state, the governor declared a 24-hour curfew which was supposed to start at 4:00pm. They wanted everyone off the streets to deal with the hoodlums, but after some observations, the timing was shifted to 21:00 hours, but this timing was not communicated to the Nigerian Army.

“Be that as it may, we the Nigerian Army had already immediately deployed the 65 Battalion under the 81 Division Garrison to forestal all further violence and loss of lives. It is important to note that this deployment of troops contrary to reports, was done throughout Lagos to activate Phase 4 of the Internal Security Operations.”

By Native Reporters


Read Also:

COVID-19: Don't Come Home For Christmas - PTF Advises Nigerians Abroad 


The Presidential Task Force (PTF) on COVID-19 pandemic has advised Nigerians abroad, who might be planning on coming home for the Christmas festivities to shelf the plan for now.

The advice is part of the PTF’s strategy to minimise incoming travellers from other parts of the world, especially countries currently battling with new waves of COVID-19.

The task force’s National Coordinator, Dr. Sani Aliyu, who stated these during its weekly media briefing in Abuja, however, clarified that if the reason for coming home is essential, such travellers should be ready to observe all prescribed guidelines by the PTF, including pre-travel and post-travel testings as well as the observation of seven days self-isolation.

He warned that Nigeria would not relax its COVID-19 guidelines and protocols because of the festivities, saying the country cannot afford another wave of COVID-19 as being seen in Europe and the Americas.

“We know that we are going into the Christmas period. The PTF is already looking at steps to minimise the surge in passengers’ numbers we see during this period.

“But this will primarily be by discouraging people from non-essential travels. If you do not need to travel, remain in the country during the period.

“If you are outside the country, now is not the time to start coming in on holiday. If you do have to come into the country on holiday, be aware that you have to do the mandatory seven days isolation before you show yourself anywhere within the country and you have to be tested and confirmed to be negative to exit self-isolation.

“We will not be relaxing the rules simply because it is holiday season,” he said.

Native Reporters

EAGB - Segundo o Dr. Will Pebna, as cortes não tem nada haver com a falência da empresa, como os opositores estão aí a propagar e/ desenformar os citadinos de Bissau...

Bom dia irmãos; 

Vim dissipar os  “mal-entendidos” que estão em torno de corte, alternadamente, de energia elétrica, no sector autónomo de Bissau, através duma conversa que tive com o jovem-director-adjunto-geral da EAGB, Dr. Will Pebna.

À saber: 

(i) segundo o Dr. Will Pebna, as cortes não  tem nada haver com a falência da empresa, como os opositores estão aí a propagar e/ desenformar os citadinos de Bissau; porque atualmente é a empresa pública que a sua receita e/ou tesouro cresceu mais neste período de calamidade e estado-de-emergência, provocada por COVID-19. Ou seja, a EAGB, atualmente é onde o Estado está a ter mais rendimento em termos estatísticos, se compararmos com outras fontes do rendimento do Estado. Bem como na historia de empresa nunca houve melhorias e alargamentos das redes como agora, basta olharmos para o Gabu Sinho, Ascon, Cupul, Cuio, Cacoma, Bor, Bairro de Braga, entre outros.

(ii) E a denúncia do contrato com o anterior consórcio não foi erro-grosseiro e sem o plano “B”, pois o atual consórcio, a karpower, para o fornecimento de 17 MW (que era suficiente) está a ficar um “pouco” condicionado, devido as melhorias e expansão de rede acima citado no ponto (i), uma vez que o Barco não pode aguentar pois a primeira fase contrato foi, só, para o fornecimento de 17 MW, exclusivo. Só que a mudança do tempo e/clima o aumento de temperatura orgina à sobrecarga. Daí serão  obrigados a criar Plano de corte durante 3h de tempos em alguns bairros para  equilibrar e tentar explorar de melhor maneira possível a capacidade do “Barco” (o navio que gera à energia elétrica).

No entanto, para nao houver o disparo total e evitar a sobrecarga, ja negociaram a segunda fase do contrato (editaram o contrato) e correu bem, pois as partes estão satisfeitos (o Estado da Guiné-Bissau e a empresa KARPOWER), ontem. 

Em princípio, os novos equipamentos irão chegar o país ainda amanhã; em suma, irá proceder os trabalhos técnicos. No decorrer das  próximas semanas (daqui há duas semanas) o sector autónomo de Bissau passará a ter 22 MW que irá até o Safim, sem os problemas de corte. 

Obs: Já foram informado o Ministério de Obras Públicas para requalificação (melhorar) o troço (estrada) de matadouro para garantir o melhor mobilidade nos equipamentos, porque em princípio irão iniciar o trabalho em segunda-feira. 

E agradece a compreensão de todos. 🙏🏿

Fonte: Mussuk-bay Mandina

Finalmente morraduris de Bairro de Belém pode respiirar de Alivio.





Bxo 14/11/2020

By Toni Goia

SECRETARIADO NACIONAL DE JUVENTUDE DA RENOVAÇÃO SOCIAL

Direção do Sector Autónomo de Bissau

DESPACHO N- 2 /GSIRS-SAB / 2020






Prs Bissau

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, deve e é obrigado avançar com queixa-crime contra o Cidadão pátriota na foto.


Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Povo da Guiné-Bissau 

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, deve e é obrigado avançar com queixa-crime contra o Cidadão pátriota na foto. 

Em função das declarações nos discursos proferidos no debate na Rádio Capital FM. 


Ele falou com argumento Transcendental para sustentar a existência do caso, em sua forma mais específica, é a forma mais popular de apologética é fácil ver sua atração no debate.  

Podemos expressar o argumento simplesmente desta forma:

Há uma série de características da compreensão Guineense, como lógica, consciência, ciência, moralidade, significado e assim por diante fazer acusações sem fundamentos, que podemos designar o caso.

Contrariamente aos argumentos clássicos, que procuram estabelecer evidências para o conceito do caso.

As alegações feitas por Luís Vaz Martis, no debate são extremamente sérias!

Ambos não são oriundos da Guiné-Bissau, seria muito grave para as nossas instituições da República aceitar um Cidadão falar algo doentio contra o Presidente da República em exercício regular do cargo mais alto da Nação, será que não se trata- de um ato espantoso para o seu povo? 

E não responsabilidade democrática?

 A credibilidade daquela instituição seria posta em causa no sentido de não ter providenciado buscas em termos da sua origem e ao ponte de se afirmar coisas sem fundamentos. 

É muito preocupante essa informação!

O Cidadão afirma de que, Sua excelência Presidente da República em pleno exercício de função regular do cargo mais alto da Nação, está ligado a organizações que dizem que a estrutura é de rede da al Qaeda.

 Essas afirmações são desrespeitosas até mesmo para a nossa República. 

Enquanto a isso, o Ministério do Interior deve ter a certeza absoluta de que, a segurança institucional do povo Guineense é garantida. 

Dito isto, a Polícia Judiciária deve prender o Cidadão e entregar o caso ao incompetente PGR Fernando Gomes, talvez desta vez ele consegue resolver, e o DSP deve ser ouvido pela mesma afirmação, o momento agora não se trata- de calendário eleitoral.

O cidadão deve ser ouvido talvez ele tem informações credíveis no computador que ele usava no debate. 

Será que o cidadão não agiu ativamente com a intenção de Ofensa À Honra Alheia, e deliberada desturção das acusações e calúnias.

 Na minha opinião: sem dúvidas considera-se dano moral, de forma criminosa com objetivo de pôr em causa a reputação do Presidente General Umaro Sissoco Embalo, perante opinião pública nacional e internacional sobre olhar dos seus eleitores de que temos um TERRORISTA na Presidência da República. 

Sendo ele um Advogado, certamente que ele não vem com alegação de desconhecimento da gravidade da situação.

Afirma o Democrata em ação.

Milhares de apoiantes de Trump concentram-se para exigir "mais 4 anos"

@DanScavino

Por LUSA 14/11/20 

Milhares de apoiantes de Donald Trump manifestaram-se hoje em Washington para exigir "mais quatro anos" de mandato do Presidente cessante e denunciar um "roubo" eleitoral, apesar da ausência de qualquer prova de fraude a favor Joe Biden.

Ao deixar a Casa Branca para ir jogar golfe, o Presidente norte-americano, que ainda não admitiu a derrota, uma semana depois do anúncio dos resultados eleitorais, pôde ver alguns dos apoiantes da sua limusine blindada.

O "comboio" presidencial passou pela Freedom Plaza, onde os manifestantes entusiasmados gritavam "Mais quatro anos! Mais quatro anos!" ou "EUA! EUA!", sendo que muitos dos apoiantes agitavam bandeiras "Trump 2020" e alguns mostravam cartazes que diziam "Melhor Presidente da História".

Um jovem de 26 anos, Darion Schaublin, conduziu mais de seis horas desde o Ohio para denunciar um "sistema completamente fraudulento" e a "manipulação dos media".

O rapaz contou à agência AFP que perdeu o emprego num restaurante por se ter recusado a usar máscara e disse duvidar da "legitimidade" do resultado eleitoral.

Margarita Urtubey, com 49 anos, uma criadora de cavalos da Florida, acompanhada por uma amiga de origem uruguaia, como ela, acredita que "Trump ganhou (...)" as eleições presidenciais.

Os resultados de todos os estados já foram anunciados pelos principais canais de televisão norte-americanos, sendo que Joe Biden conquistou 306 eleitores, contra 232 para o Presidente cessante, um resultado inverso ao da vitória alcançada por Trump contra Hillary Clinton em 2016, sendo que na altura a classificou de "maremoto".

A recontagem dos votos irá fazer-se na Geórgia, onde a diferença é muito pequena entre os dois candidatos, mas o resultado não mudará a situação, ou seja, aconteça o que acontecer neste estado, Joe Biden tem os 270 eleitores necessários para entrar na Casa Branca.


O ex-vice-presidente de Barack Obama, que faz 78 anos na próxima semana, saiu hoje de manhã para passear de bicicleta perto de sua casa de férias em Rehoboth Beach, Delaware.

Donald Trump, por sua vez, continua a manter a confusão sobre quais serão as suas intensões, sendo que na sexta-feira estava à beira de reconhecer a vitória do seu rival, mas recuou rapidamente.

As diversas agências federais têm mostrado que Donald Trump não venceu as eleições, ao contrário do que o presidente cessante reclama e alegam que as eleições de 03 de novembro foram "a mais seguras da História dos Estados Unidos".

ONU - Crise na Costa do Marfim já fez mais de 10.000 refugiados

© ISSOUF SANOGO/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto 14/11/20

Mais de 10.000 pessoas já fugiram da Costa do Marfim para países vizinhos, principalmente para a Libéria, devido à violência ligada à eleição presidencial de 31 de outubro, afirmou hoje a agência das Nações Unidas para os refugiados.

"Um total de 10.087 marfinenses fugiram e o número continua a crescer", declarou em comunicado o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

O número anterior, a 08 de novembro, era de mais de 8.000 refugiados.

O início da semana foi marcado por mais violência no centro do país, com a morte de mais 15 pessoas.

Pelo menos 85 pessoas morreram na violência ligada à eleição presidencial de 31 de outubro, desde o anúncio da candidatura para um polémico terceiro mandato do Presidente, Alassana Ouattara, em agosto.

A Libéria (fronteira oeste) concentra cerca de 9.500 refugiados, enquanto a violência ocorreu principalmente na metade oriental do país. No entanto, o oeste da Costa do Marfim foi um dos epicentros da crise entre 2010 e 2011 que fez 3.000 mortos.

Na segunda-feira, o Conselho Constitucional validou definitivamente a reeleição de Ouattara com uma vantagem esmagadora (94,27%), enquanto a oposição não reconhece o resultado e boicotou o escrutínio.

Covid-19: 331 mortos em África nas últimas 24 horas

Por LUSA  14/11/20 

África registou nas últimas 24 horas mais 331 mortos relacionados com a covid-19, aumentando para 46.836 o total de vítimas mortais do novo coronavírus, que já infetou 1.948.833 pessoas na região, segundo dados oficiais.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nos 55 Estados-membros da organização registaram-se nas últimas 24 horas, mais 17.852 casos de infeção com o novo coronavírus.

O número de recuperados é agora de 1.646.823, mais 12.588 do que na véspera.

O maior número de casos de infeção e de mortos regista-se na África Austral, com 835.540 infeções e 21.699 mortos por covid-19. Nesta região, a África do Sul, o país mais afetado do continente, contabiliza um total de 746.945 casos de infeção e 20.153 mortes.

O Norte de África é a segunda zona mais afetada pela pandemia, registando um total de 616.872 pessoas infetadas e 16.556 mortos.

Na África Oriental, há 237.480 casos e 4.602 vítimas mortais; na África Ocidental, o número de infeções é de 197.005, com 2.812 vítimas mortais; e a África Central regista 61.936 casos e 1.167 óbitos.

O Egito, que é o segundo país africano com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, regista 6.429 mortos e 110.319 infetados, seguindo-se Marrocos, que contabiliza 4.631 vítimas mortais e 282.336 casos de infeção.

Entre os seis países mais afetados estão também a Argélia, com 65.975 infeções e 2.125 mortos, a Etiópia, que regista 101.757 casos de infeção e 1.558 vítimas mortais, e a Nigéria, com 64.884 infetados e 1.163 mortos.

Em relação aos países africanos que têm o português como língua oficial, Angola regista o maior número de mortos, 317 óbitos e 13.224 casos e Moçambique tem o maior número de casos, 14.227 casos e 110 mortos.

Os restantes quatro são Cabo Verde (102 mortos e 9.741 casos), Guiné Equatorial (85 mortos e 5.104 casos), Guiné-Bissau (43 mortos e 2.419 casos) e São Tomé e Príncipe (16 mortos e 963 casos).

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito, a 14 de fevereiro, e a Nigéria foi o primeiro país da África subsariana a registar casos de infeção, a 28 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos pelo menos 1.294.539 mortos e mais de 52,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, cidade da China.

COVID-19 - Imigrantes guineenses distribuem milhares de máscaras na Grande Lisboa

© Getty Images

Notícias ao Minuto 14/11/20 

Uma associação de imigrantes guineenses começou hoje a distribuir milhares de máscaras e centenas de desinfetantes em estações de comboio e de metro da Grande Lisboa, iniciativa que decorre até 31 de dezembro.

"Hoje, tal como vai acontecer nos próximos sábados, distribuímos 2.200 máscaras e 150 tubinhos de desinfetante e alcool, nas estações de comboio de Odivelas e Massamá e na do metro do Campo Grande", afirmou à Lusa o vice-presidente da Associação de Naturais e Amigos da Região de Bafatá (ANARBA), José Baldé.

Nos próximos fins de semana, a iniciativa decorrerá noutras estações.

Na sequência do novo estado de emergência em Portugal, em vigor desde dia 09, para evitar uma propagação maior da pandemia de Covid-19 em Portugal, a associação decidiu "promover um programa de atividades de apoio e sensibilização das comunidades no quadro de combate à pandemia" e uma delas é esta, explicou José Baldé.

O programa prolonga-se até 31 de dezembro, e consiste não só na distribuição de máscaras e produtos de higiene, como álcool gel e álcool, mas também de lixívia e de cabazes básicos de produtos alimentares, nos diferentes concelhos do distrito de Lisboa, com maior incidência no de Odivelas, afirma a associação, num comunicado divulgado sobre a iniciativa.

Este programa, acrescenta, "é a continuidade de uma outra operação de apoio realizada de 30 de junho a 30 de setembro e apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo GATAI - Gabinete de Apoio Técnico das Associações de Imigrantes".

"Essa iniciativa, que começou a 01 de junho e que a partir de dia 30 do mesmo mês, contou com o apoio financeiro da Fundação Gulbenkian, consistiu na distribuição de cestas básicas de alimentos às famílias mais carenciadas, sobretudo de imigrantes, na zona da Grande Lisboa", explicou o responsável da ANARBA.

"No total, entre 01 de junho e 30 de setembro, no âmbito dessa iniciativa, que recomeça este domingo e vai prolongar-se até 31 de dezembro, foram abrangidas 116 famílias e um total de 354 pessoas", afirmou José Baldé.

Segundo o vice-presidente da ANABRA, "a maioria das famílias eram da Guiné-Bissau, mas também havia imigrantes da Guiné-Conacri, de São Tomé e Príncipe, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Nigéria, Senegal, Índia, Paquistão e do Bangladesh, assim como portugueses".

Guiné-Conacri: Presidente renova estado de emergência por 30 dias


Na Guiné-Conacri, o estado de emergência sanitária devido à epidemia de Coronavirus foi renovado por um período de 30 dias. Foi o Presidente da República quem fez o anúncio neste sábado, 14 de novembro de 2020, durante discurso à Nação.

O Chefe de Estado exortou os seus concidadãos a respeitarem os gestos de barreira para ultrapassar o mal que ainda está presente. Alpha Condé anunciou novas medidas para combater a epidemia de COVID-19, pois a taxa de positividade dos testados aumenta de 5% para mais de 10%.

Assim, ele decidiu que todo o pessoal dos diferentes ministérios fosse testado sem exceções. O Presidente Condé também convidou todas as empresas privadas, tanto mineradoras como industriais, a tomarem todas as medidas necessárias para um teste sistemático de todos os seus funcionários. O Chefe de Estado anuncia que todas as outras medidas tomadas na luta contra a epidemia continuam em vigor. Oferecemos seu endereço completo abaixo.

Assim discursou Alpha Condé:

“Observamos um aumento na taxa de positividade dos testados de 5% para mais de 10%, o que prova uma nova circulação do vírus em nossa população”, afirmou.

Hoje, é claro que tem havido um relaxamento quase total das medidas de barreira à saúde como uso de máscara, distanciamento físico e higienização das mãos na maioria dos locais públicos, em particular transportes, locais de culto, administrações, os passos”, observou o presidente Alpha Condé.

“A situação epidemiológica que estamos observando prova que o covid-19 continua se espalhando pelo território nacional. Verificou-se que muitos casos são assintomáticos, o perigo desta situação é que o paciente não apresenta sinais de doença, mas infelizmente pode transmitir a doença.Gostaria de ressaltar que a taxa de internação em terapia intensiva está aumentando significativamente. Esses pacientes encontram-se em assistência respiratória contínua, com prognóstico vital” disse o chefe de Estado da Guiné-Conacri.

Condé prosseguiu ainda, afirmando que: “Esta situação é tão crítica que tivemos que prosseguir em Sonfonia, com a abertura de um novo centro de tratamento epidemiológico equipado com uma unidade de reanimação para fazer face à nova vaga de doentes com complicações agudas. O risco de deterioração da situação epidemiológica continua muito alto”, anotou.

“Esta situação deve preocupar a todos nós. É por isso que decidimos ter todos os funcionários dos diferentes ministérios testados, sem quaisquer exceções.Solicitamos também a todas as empresas privadas, mineradoras e industriais, que tomem todas as providências para um teste sistemático de todos os seus funcionários. Além disso, ao nível da população de Conacri, notamos que os casos mais numerosos são encontrados principalmente em Ratoma e Matoto. Portanto, pedimos um compromisso muito forte das organizações da sociedade civil para fortalecer a conscientização, principalmente nos dois municípios, para que as populações aceitem a triagem sistemática”, frisou.

Vem agora o lamento de Alpha Condé:

“Infelizmente também notamos um certo relaxamento dos testes ao nível das estações de autocarro”, lamentou.

É a vez de renovar o estado de emergência:

“Face ao exposto, o estado de emergência é novamente renovado por um período de trinta (30) dias em todo o território nacional. Todas as medidas em vigor são mantidas”, anunciou. E disse ter dado já instruções às outras estruturas do Estado:

“Instruo o Primeiro-Ministro, Presidente do Comitê Interministerial de resposta à Covid-19, a tomar todas as medidas necessárias para que as medidas sanitárias em vigor sejam respeitadas. Convido também as populações a serem rastreadas, hospitalizadas em caso de positividade e principalmente a respeitarem os gestos de barreira para quebrar a cadeia de contaminação”, disse.

“Acompanhamos com interesse os estudos realizados em todo o mundo sobre a busca de uma vacina contra a Covid19. Mas, temos que ter cuidado. Até o momento, não há certeza sobre o resultado desta pesquisa”, declarou.

“Não posso terminar minhas observações sem prestar homenagem a todos os atores envolvidos nesta longa e difícil luta. Aos pacientes da Covid-19, desejo uma rápida recuperação e às famílias, envio minhas sinceras condolências”, finalizou.

Por Africaguinee

Caso Safim: JUÍZ ORDENA PRISÃO PREVENTIVA DE CHEFE DA ESQUADRA DE POP

14/11/2020 / Jornal Odemocrata 

O Juíz de Instrução Criminal (JIC), Mamadu Embaló, ordenou que o chefe da Esquadra de Polícia de Ordem Pública (POP) de Safim, Ariano Chanceler Bidamone, seja preso preventivamente, suspeito pela prática do crime de homicídio, ocorrido no passado dia 1 de Novembro de 2020, em Safim, a 16 quilómetros de Bissau.

A informação foi avançada, este sábado, 14 de novembro de 2020, pela Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), na sua página oficial no Facebook.

Segundo a LGDH, no despacho datado de 12 de Novembro, o magistrado judicial fundamenta a sua decisão pela “gravidade do crime acentuada pela qualidade do Agente de polícia de Ordem Pública, de quem é de esperar um dever especial de respeito pelos valores que a Constituição   consagra e que jurou respeitar”. 

O Juíz disse que o arguido tem “meios e possibilidades” de se concertar com terceiros para contornar o escrutínio judicial sem ignorar a “forte possibilidade de perturbar as investigações”, caso continue a circular em liberdade.

O incidente denunciado pela LGDH, aconteceu na sequência de disputas relacionadas com o campeonato de defeso de Safim, que culminou com os disparos de balas reais, efetuados “pelo agora arguido chefe da esquadra”, tendo resultado na morte de Anunbock Djú, de 17 anos de idade, e dois feridos graves, de idades compreendidas entre 11 a 12 anos. 

Para a Liga, é  urgente o estabelecimento de mecanismos de policiamento democrático voltado para os direitos humanos na corporação policial, tendente à restauração de confiança dos cidadãos nas forças de segurança.

A LGDH afirma que a decisão do JIC em decretar a prisão preventiva de Ariano Chanceler Bidamone traduz -se num “sinal forte e encorajador” aos esforços de combate à impunidade nas forças de segurança.

Neste sentido, a organização defensora dos direitos humanos felicita o Juíz de Instrução Criminal e o Ministério Público pelas diligências encetadas que culminaram em “esta importante decisão judicial”.

Por: Tiago Seide