segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

‼️! CONDENÁVEL - Homem tenta envenenar apenas a sogra, porém, acaba por matar também outras seis pessoas da mesma família.

Fonte: Xé - Agora Aguenta

A tragédia ocorreu no passado sábado, 25 de dezembro, na província da Zambézia, centro de Moçambique, quando um homem de 22 anos terá colocado uma substância usada para matar ratos num bidão de 20 litros onde se conservava água para o consumo na casa da sua própria sogra com o objetivo de a matar, mas a situação culminou também na morte de outras seis pessoas da mesma família.

De acordo com informações avançadas pela polícia moçambicana à Lusa nesta segunda-feira, 27 de dezembro, o cidadão, cuja identidade não foi revelada, já se encontra  detido. E conta também que, no momento da operação policial, cinco pessoas foram encontradas mortas na residência, dentre as quais, a sogra e quatro menores de 10 anos, e outras duas pessoas morreram num hospital local na madrugada do dia 25, aonde tinham sido levadas em estado grave.

«Conforme informações colhidas no local e junto do indiciado, houve forte discussão com a sogra na semana passada, na qual houve promessas de morte», contou à Lusa Sidner Lonzo, o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) na Zambézia, fazendo referência também que o bidão com a água contaminada foi levado para se examinado.

O que tens a dizer!?🤔😏

Guerra entre Sissoco e o seu partido: "MADEM-G15 está a provar do próprio veneno"? ...Qual veneno ???

Membros do MADEM G-15

Autoria: Braima Darame  DW.COM  27.12.2021

O Parlamento guineense não vai discutir o suposto aliciamento dos deputados da coligação governamental. Para a sessão extraordinária desta terça-feira não foi agendada a guerra aberta entre o PR e os órgãos de soberania.

Os deputados da Assembleia Nacional popular da Guiné-Bissau (ANP) voltam a renuir-se, nesta terça-feira (28.12) em sessão extraordinária para retificar e votar na globalidade o Orçamento Geral do Estado (OGE), já aprovado na generalidade a 9 de dezembro, apurou à DW.

A Comissão Permanente do Parlamento deixou de fora um eventual debate sobre a crise política e a crescente tensão entre o Presidente da República e o Parlamento, disse à DW África o vice-líder da bancada parlamentar do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G15).

Nelson Moreira esclarece que a sessão extraordinária não é convocada para discutir a crise política e a "guerra aberta" entre o Presidente da República e os principais órgãos de soberania da Guiné-Bissau.

"Está fora de hipótese discutir outros temas. O Orçamento quando é agendado tem prioridade sobre os outros pontos. Além disso, único ponto que agendamos é a aprovação global e final do Orçamento Geral do Estado", disse o também membro da Comissão Permanente da ANP.

"Cabaz de Natal"

Assim, o Parlamento deixará de fora o debate sobre a denuncia feita pelo deputado do MADEM-G15, conhecido por "Nhiribui”, de que alguns parlamentares dos partidos que formam a coligação governamental receberam o equivalente a quatro mil euros, supostamente dados pelo primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam, como "Cabaz de Natal", depois de terem aprovado o OGE, evitando a queda do Governo.

O vice-líder da bancada de MADEM-G15, Nelson Moreira, estranha a atitude dos deputados que foram fazer queixa ao Presidente da República e alegadamente devolver o dinheiro em causa à Umaro Sissoco Embaló.

"Não vejo a necessidade dos deputados de partidos que estão a apoiar o Governo serem corrompidos, aliciados ou premiados para aprovar o Orçamento", afirmou Moreira que põe em causa a veracidade da denúncia dos parlamentares do seu próprio partido

"Se fossem deputados da oposição talvez faria mais sentido a denuncia. Mas agora deputados que suportam a maioria? Duvido", disse.

O MADEM-G15 suportou a candidatura de Sissoco Embaló

Primeiro-ministro em silêncio

O primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam, e o Partido da Renovação Social (PRS), um dos partidos acusados, não reagiram as acusações dos deputados afetos ao partido no poder.

Para o analista político, Rui Jorge Semedo, o Ministério Público (MP) e a Polícia Judiciária (PJ) deveriam investigar e responsabilizar criminalmente os infratores. Semedo diz ainda que Nuno Gomes Nabiam deveria prestar esclarecimentos.

"Se o primeiro-ministro não se pronunciar, como diz a língua, quem cala consente, tudo indica que realmente houve, sim, a compra de consciência. Daí que não ficar só no diz que diz. É preciso investigar o caso", defende o sociólogo guineense Rui Jorge Semedo.

No entender do analista, devido as fragilidades da justiça, o caso será esquecido e engavetado como tantos outros.

O Chefe de Estado ainda não disse que destino deu ao dinheiro supostamente devolvido pelos deputados. E os parlamentares não conseguiram responder porque aceitaram receber o dinheiro e só depois fizeram a denúncia e também não explicaram porquê que foram entregar o dinheiro ao Presidente da República e não à polícia de investigação criminal.

Sissoco vs. MADEM-G15

A verdade é que Sissoco Embaló está de costas voltadas com o partido que diz que ajudou a fundar e que suportou a sua candidatura à Presidência. Vários dirigentes e militantes do MADEM-G15 acusam o Chefe de Estado de traição e de abrir guerras desnecessárias contra o seu próprio partido.

O também conselheiro do Presidente da República, Nelson Moreira, é conotado com a ala do partido no poder que apoia Sissoco Embaló. Moreira sublinha que Sissoco não traiu o MADEM-15.

"Não sei se a traição é a palavra bem colocada para esta situação. Há desentendimento, há interpretações sobre determinados assuntos de forma diferente. O Presidente da República é um dos mentores do partido, por isso, não há como trabalhar de costas voltadas com o MADEM", afirmou o deputado do partido no poder.

Presidente Sissoco Embaló (dir.) em guerra aberta com o primeiro-ministro (esq.), Nuno Nabiam, e o seu próprio partido

A troca de acusações públicas entre o MADEM-G15 agravou-se no dia 14 de dezembro, quando o partido juntou-se a oposição para aprovar no Parlamento a resolução que declarou "nulo e sem qualquer efeito" o Acordo de Exploração da Zona Conjunta entre a Guiné-Bissau e o Senegal, assinado unilateralmente por Sissoco Embaló com o seu homologo senegalês Macky Sall.

Para o analista político Rui Jorge Semedo, o MADEM-G15 está a provar do próprio veneno.

"Foi o que aconteceu com o PAIGC, que resultou na dissidência dos 15 deputados que formaram o que hoje é o MADEM-G15. Há deputados do MADEM que aparentam ser mais fiéis às estratégias do Presidente da República, Sissoco Embaló, do que na verdade, ao compromisso com o partido. Foi o que aconteceu no passado quando os 15 deputados eram mais fiéis ao ex-Presidente José Mário Vaz do que a direção do partido".

Rui Jorge Semedo lembra que a infidelidade partidária não é de hoje na Guiné-Bissau e faz parte da falta de coerência política dos atores. Semedo diz é um dos fatores da crónica instabilidade governativa e alerta que poderá provocar a queda do Parlamento muito em breve.

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE - Encerramento de Confraternização de todos estruturas de SAB MADEM G-15 - 30 de dezembro de 2020

Vídeo by: Mustafa Cassamá

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE - Encontro de confraternização das estruturas do Sector Autônomo Bissau (SAB) MADEM-G15 - 30 de dezembro de 2020

Vídeo by: Mustafa Cassamá

Arcebispo sul-africano é "herói de África" ...Umaro Sissoco Embaló

© Getty Images

Notícias ao Minuto  27/12/21 

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, enviou hoje ao seu homólogo sul-africano, Cyril Ramaphosa, uma nota de pesar pelo falecimento do arcebispo Desmond Tutu, que considera "um herói de África".

Na nota, a que a Lusa teve acesso, Umaro Sissoco Embaló escreveu que foi "com grande tristeza que soube da morte do arcebispo Desmond Tutu, um herói de África e arquiteto incansável da paz e da fraternidade na África do Sul".

Desmond Tutu morreu, no domingo, com 90 anos de idade.

Para o Presidente guineense, o legado de Tutu "resistirá ao teste do tempo e continuará a inspirar muitas gerações vindouras".

Angola regista 71 mortos e 298 feridos em acidentes na última semana

© Lusa

Por LUSA  27/12/21 

Angola registou na última semana 71 mortos e 298 feridos em resultado de um total de 266 acidentes de viação, anunciou hoje a Polícia Nacional angolana.

De acordo com a Síntese da Situação de Segurança Pública, no período entre 17 e 23 de dezembro, os atropelamentos, com 33%, lideraram os tipos de acidentes, destacando-se a província de Luanda, capital de Angola, com 62, seguido do Huambo, com 25, e a Huíla, com 24.

Nas operações desencadeadas pela polícia, foram detidos 1.005 cidadãos suspeitos dos crimes de furto (264), roubos (143), ofensas à integridade física graves e simples (166) ou agressões sexuais (29).

O comando provincial de Luanda da Polícia Nacional destacou no balanço de atividades durante o fim de semana a detenção de um cidadão angolano, de 20 anos, presumível autor do crime de abuso sexual a duas menores de dois e cinco anos.

O facto ocorreu no município de Belas, bairro Camama, no interior de uma residência, quando o acusado se aproveitou da ausência dos pais das crianças para consumar o ato.

Na última semana, a polícia apreendeu 41 armas de fogo, menos três comparativamente a igual período anterior, destacando-se Luanda com 17, tendo ainda sido apreendidas 70 viaturas, 119 motorizadas e 115,4 quilogramas de liamba.

No que se refere à situação das fronteiras, a polícia avança que foram registados 371 crimes, dos quais 326 por transgressão de movimento migratório, 38 por contrabando de combustível, dois por contrabando de estupefacientes e cinco por contrabando de mercadorias, que resultaram na detenção de 1.201 cidadãos, maioritariamente da República Democrática do Congo (1.177).

Na fronteira com a Namíbia, as autoridades policiais angolanas indicam que foram registados 20 crimes, sendo dez por transgressão de movimento migratório, quatro por contrabando de combustível e seis por contrabando de mercadoria não declarada, que resultaram na detenção de 97 cidadãos (+47), dos quais 50 nacionais, acompanhados de 100 crianças, e 47 namibianos.

A Polícia referiu ainda que estiveram envolvidos nas diferentes um total de 33.080 efetivos.

“A virtude da Racionalidade significa o reconhecimento e a aceitação da razão como a nossa única fonte de conhecimento, nosso único juízo de valores e nosso único guia de ação...

Fonte: Gilberto Gill 

“A virtude da Racionalidade significa o reconhecimento e a aceitação da razão como a nossa única fonte de conhecimento, nosso único juízo de valores e nosso único guia de ação. 

Significa nosso total comprometimento para com um estado de atenção pleno e consciente, com a manutenção de um foco mental completo em todas as questões, em todas as escolhas, em todas as nossas horas de vigília. 

Significa um compromisso com a mais completa percepção da realidade dentro de nossas possibilidades e com a expansão ativa e constante de nossa percepção, isto é, de nosso conhecimento.

 Significa um compromisso com a realidade de nossa própria existência, isto é, com o princípio de que todos os nossos objetivos, valores e atos acontecem dentro da realidade, e, portanto, que não devemos nunca colocar nenhum valor ou consideração em absoluto, acima de nossa percepção da realidade. 

Significa um compromisso com o princípio de que todas as nossas convicções, valores, objetivos, desejos e ações devem estar baseados ‘em’, derivados ‘de’, escolhidos e validados por um processo de pensamento — dirigido por uma aplicação implacavelmente rígida da lógica, quanto a nossa mais completa capacidade permitir.

 Significa nossa aceitação da responsabilidade de formar nossos próprios julgamentos e de viver pelo trabalho de nossa própria mente (que é a virtude da Independência). 

Significa que não devemos nunca sacrificar nossas convicções às opiniões ou desejos dos outros (que é a virtude da Integridade) — que nunca devemos tentar falsear a realidade, por qualquer maneira que seja (que é a virtude da Honestidade) — que nunca devemos procurar ou conceder o imerecido (que é a virtude da Justiça).

 Significa que nunca devemos desejar efeitos sem causas, e que nunca devemos decretar uma causa sem assumir a total responsabilidade por seus efeitos.”  A ética 

       👇 Astala Vitória Sempre  BABILI MANSSAH Bá de pov 

Gilberto Gill Reserva Moral. G. dos 15/e Madem 15/