domingo, 23 de agosto de 2020

ALASSANE OUATTARA - Pelo menos duas mortes na Costa do Marfim após recandidatura de Ouattara

© Reuters

Por Notícias ao Minuto 23/08/20 

Pelo menos duas pessoas morreram durante a onda de violência que afeta várias cidades da Costa do Marfim, no seguimento da confirmação da recandidatura do Presidente, Alassane Ouattara, a um terceiro mandato, contestado pela oposição.

"Uma pessoa foi levada para o hospital regional e morreu dos ferimentos esta manhã", confirmou uma fonte hospitalar à agência de notícias francesa, a AFP, relatando também "vários ferimentos graves feitos por um machete".

Outra pessoa, continua a agência francesa citando habitantes desta localidade a 200 quilómetros a noroeste de Abidjan, a capital da Costa do Marfim, também morreu num incêndio num bar.

Uma nova onda de violência eclodiu no sábado na Costa do Marfim, depois de o partido no poder ter oficializado a candidatura do atual Presidente, Alassane Ouattara, a um terceiro mandato neste país da África Ocidental.

As manifestações têm sido frequentes nas últimas semanas, desde que o atual Presidente anunciou a sua intenção de se recandidatar a um terceiro mandato, depois da revisão da Constituição e da morte do candidato inicialmente apoiado pelo seu partido.



Em Gagnoa, local de nascimento do ex-presidente Laurent Gbagbo, e a 250 quilómetros de Abidjan, um residente contou à AFP que os jovens ligados à oposição, que diz que a recandidatura de Ouattara é ilegal, "queimaram pneus e ergueram barricadas em diferentes partes da cidade, exibindo cartazes onde se lia 'Não queremos um terceiro mandato'".

Vários episódios de violência registaram-se também em Bonoua, no sudeste do país, desde sexta-feira, conclui a reportagem da AFP.

A oficialização da candidatura de Ouattara foi feita na manhã de sábado, depois de as autoridades terem anunciado a "suspensão" de manifestações públicas no país até 15 de setembro, em vésperas de uma marcha de mulheres da oposição contra um terceiro mandato do Presidente.

"O conselho (de ministros) decidiu suspender as manifestações na via pública para as permitir apenas em áreas fechadas", segundo um comunicado divulgado na quinta-feira.

"A medida tomada no âmbito do atual estado de emergência vigora até 15 de setembro (...) e evita as consequências como o balanço humano e material de manifestações anteriores e os riscos de abertura de bolsas de conflito comunitário", adianta o comunicado.

O anúncio surgiu quase uma semana após violentas manifestações ligadas ao anúncio da controversa candidatura do Presidente, Alassane Ouattara, a um terceiro mandato, que se transformaram em violência durante três dias, deixando "seis mortos, cerca de 100 feridos, 1.500 deslocados internos, 69 pessoas presas e muitos danos materiais", de acordo com um relatório oficial divulgado na quarta-feira.

Alassane Ouattara, 78 anos, eleito em 2010 e reeleito em 2015, tinha anunciado, pela primeira vez em março, que já não se candidataria, e iria apoiar o seu primeiro-ministro, Amadou Gon Coulibaly.

Mas, depois de Coulibaly morrer de ataque cardíaco a 08 de julho, Ouattara anunciou a 06 de agosto que iria, afinal, concorrer a um terceiro mandato.

A Constituição permite dois mandatos presidenciais, mas a oposição e o Governo discordam sobre a interpretação da reforma adotada em 2016: os apoiantes de Ouattara dizem que o número de mandatos foi reposto a zero nesse ano, enquanto os seus opositores consideram inconstitucional uma terceira candidatura.

SEMPRE A TRABALHAR, FALAR E ESCREVER - MALAM GOMES ARTIGO Nº 27 - 2020


Eles e Eles, que têm diplomas e certificados - Tirando-os ficam sem nada, porque Eles e Elas são (NEM e NEM), um bom entendedor meia palavra basta - Agora não estão a estudar, não têm o trabalho, os cursos superior que tiraram, não dão-lhes acesso ao mercado de emprego directo e nem tão pouco um bom trabalho, com salário digno, pior de tudo alguns não têm educação e querem tudo, mais alguma coisa (boas vida com tudo, sem dar nada em troco) o que deviam fazer trabalhar para terem boa vida, se trabalharem com seriedade e responsabilidade e não ficar trás do partidos políticos, líderes políticos, associações e (ONG Estrangeiros) – financiados (as) por alguns corruptores que financiam alguns dos nossos políticos, líderes e governantes corruptos – Esses impedem a unidade, desenvolvimento, da sociedade (povo) dos nossos países (Africanos) e do nosso grande Continente (Continente africana), o que fazer com esses malandros, manipuladores de opinião pública, corruptos e traficantes de tudo, que não dizem a verdade.

ELES E ELAS TÊM ATENAS E AS PESSOAS QUE OS DEFENDEM EM TODO O MUNDO (DENTRO E FORA DE PORTA), MUITOS SÃO ANTIGOS GOVRNANTES, QUE DEIXARAM A SOCIEDADE E O PAÍS NA MISÉRIA, SÃO PODEROSOS (AS) E CONHECEM CORRIDORES, MANIPULAM TUDO CONSEGUEM TRANSFORMAR, AS GRANDES MENTIRAS EM VERDADE, TÊM ANTENAS ALGUNS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E JORNALSTAS AO SEU LADO OU AO SEU SERVIÇO.

Corruptos - Dão dinheiro, Essas e algumas pessoas (dentro e fora do país), para preparem os jovens, alguns nem têm emprego e nem tão pouco o trabalho e roncam diplomas e certificados – Não têm trabalho e nem educação, que significa não tinham nada e andam passear por todos os lados e por toda porte do mundo e têm dinheiro para gastar a vontade – QUEM É QUE DEU ESSE DINHEIRO? QUEM É QUE OS PAGAM PARA IREM PASSEAREM? QUEM É QUE OS ALIMENTAM? ELES e ELAS E OS TRABALHADORES (AS) TRABALHARAM COM SALÁRIOS DE MISÉRIAS

Eles e Eles - Falam mal de pessoas, entram nas vidas privadas das pessoas, ameaçam as pessoas e têm documentos, alguns até de segredo do Estado e de justiça e publicam nas redes sociais e na praça pública, têm muito dinheiro nos bolsos e são intocáveis.
  
1 - ONDE É QUE SAIR COM TUDO ISSO? 2 - QUEM É QUE OS FORNECEU? 3 - QUEM É QUE OS DEU? 4 - PORQUÊ QUE DEU? 5 - COMO COMBATER? DEIXO ESSES CINCO (5) PERGUNTAS A QUEM DE DIREITO OU AS NOSSAS NOVAS AUTORIDADES – QUEREMOS AS MUNDANÇAS, MAS PARA MELHORES E NÃO PARA PIOR OU CONTINUARMOS NAS MESMAS CANTIGAS.

Vejamos alguns jovens, quando aparecem, algumas oportunidades, quando forem chamados para fazer algum serviço de Estado, mesmo para pouco tempo, tornam arrogantes e não respeitam ninguém e nem algumas pessoas, que têm tudo na vida e estão disposto para ajudar e tentam manipular e corromper as pessoas.

Como diz não respeitam os que - Têm os seus empregos, têm as suas casas, têm família, têm filhos criados e muitos dos seus filhos começaram as suas vidas em cima das cabeças dos pais e têm as suas reformas garantidas, deram as suas contribuições lá e continuaram dar aqui e estão sempre dispostos dar as suas contribuições a custo zero (0), no que for preciso para bem de todos, respeitam e colaboram com as autoridades competentes e querem sempre o melhor para todos os jovens, mas alguns jovens não querem reconhecer a moda - (guineense ninguém confia em ninguém

OS CONHECIMENTOS, BOA EDUCAÇÃO QUE TEMOS, RELAÇÃO INTERPESSOAL QUE TEMOS, OS NOSSOS VALORES SÃO PARA ESCREVER E PASSAR BONS JOVENS E PREPARÁ-LOS PARA NOS SUBSTITUIR – O CAPITAL E OS VALORES SÃO PARA PASSAR PACIFICAMENTE, SE NÃO PASSARMOS QUANDO MOREMOS MORRE OU ACABA É O QUE MUITAS VEZES ACONTECE, TEMOS QUE FAZER O POSSÍVEL DE EVITAR, QUE ISSO CONTINUA A ACONTECER.

BENS MATERIAIS, CAPITAL SOCIAL E CAPITAL ALEIOS – ESSES SÃO MOVIMENTOS DE VAI-VEM SÃO BENS COISAS QUE QUE VEM E VAI.

Se os nossos políticos, líderes, governantes e a toda sociedade africana, (Nós), não mudarmos os nossos comportamentos, as nossas atitudes, a forma de trabalhar, de ver as coisas e de ver mundo como Ela é, respeito mútua entre nós, vamos ficar trás de cor ou dos brancos por muito e muito tempo – (NÃO HÁ RAZÃO, PARA ISSO, TEMOS TUDO).

OS NOSSOS PAÍSES OU O NOSSO CONTINENTE É RICO EM TUDO, É O QUE MAIS CRESCE EM TUDO, É O MAIS JOVEM EM TODO MUNDO E NÃO SÃO PRECISO MUITA COISA E NEM AS MUITAS CEROMÓNIA.

BASTA SOLIDARIEDADE, POLÍTICA SÓLIDADE E BOA GOVERNAÇÃO, RESPEITO MÚTUA, TRABALHO SÉRIO, CONFIANÇA ENTRE NÓS,, RESPONSABILIDADE, RECONHECIMENTO E A VERDADE.

Política são feito de ideias, de verdade, de confiança, de projectos de – curto, médio e longo prazo – muitos africanos têm dificuldades de fazer e concretizar um projecto de médio e longo prazo e os que concretizam um (1) só, de médio e longo prazo, levam mais ou menos cinco ou dez ( 5 ou 10) anos para concretizar, mais um (1) – COMO É POSSÍVEL)? AQUI NO VELHO CONTIMENTE, PESSOAS CONCRETIZAM, TODOS OS ANOS CINCO OU DEZ (5 OU 10), PROJETOS, POR ANO OU MILHARES E MILHARES DE PROJETOS DE MÉDIO E LONGO PROZO SÃO CONCRETIZADOS COM SUCESSO AQUI NO VELHO CONTINENTO OU NA EUROPA E NA AMÉRICA NO SÓ ANO SÓ – E NO NOSSO CONTINENTE (AFRICANO)?

Vejamos Nós – Diásporas guineenses, nunca conseguem ou nunca conseguimos aprovações dos prejetos ou um projecto de médio e longo prazo, mesmo aqui no velho Continente, só pequenos projectos e para consumo, Nós lutamos e apresentamos os  projectos, analisam e dizem que não tem viabilidade económica não financiam  (JUSTIFICAÇÃO).  Dizem que não há estabilidade política para fazer grandes investimentos de projectos de médio e longo prazo e só aprovam ou dão as migalhas para o consumo – O QUE FAZER?

ASSIM NÃO VAMOS LADO NENHUM – TEMOS QUE MUDAR TUDO É IMPOSSÍVEL., FAZER MAIS E MELHOR?! COMO?

CAROS (AS) CAMARADAS, COMPATRIOTAS GUINEENSE, IRMÃOS  (DENTRO E FORA DA PORTA DA PORTA), NINGUÉM, MAS NINGUÉM METE O DINHEIRO NO POÇO SEM FUNDO – UM BOM ENTENDEDOR MEIA PALAVHRA BASTA.

Quero dizer, sem entendimentos, sem trabalho sério, sem reconhecimento, sem respeito mútua, sem solidariedade, SEM CONFIANÇA, vai ser muito e muito difícil darmos passos a frente rumo ao desenvolvimento para a nossa sociedade O NOSSO (povo) e o nosso grande país RGB, bonito e rico em tudo e em diversidade, em recursos (humanos e naturais) ontem eram sim, hoje já não é bem assim – por causo de manipuladores de opinião público e aproveitadores das oportunidades para ganharem dinheiro e lugares de destaque em nomes das pessoas sérias que trabalham aqui - USAM-NOS?

NOTA: FORMAÇÃO ACADÉCA É UM COMPLEMENTO – UM IGNORANTE, UM MANIPULADOR, UM MALANDRO, UM CORRUPTO E UM CRIMINOSO (SA) SÃO SEMPRE – COMO É POSSÍVEL, COM TANTAS INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS, TERMOS AINDA MUITA GENTE IGNORANTE NA GB? - INVEJAS NÃO NOS LEVA LADO NENHUM, A SORTE VEM DA NATUREZA, É PRECISO RECONHECER AS PESSOAS QUE TÊM E SÃO SOLIDÁRIOS, NUNGUÉM PODE TIRAR A CONFIANÇA, A SORTE E O PODER, QUE DEUS DEU ALGUÉM É SÓ ELE DEUS É QUE PODE TIRAR-LHE-

 MALAM GOMES EM PORTUGAL – CIDADÃO PRÓ ATIVO ARTIGO Nº 27 - 2020 

Adeus ao SALUM MANÉ, que foi a enterrar ontem, vítima de morte súbita.

Salum Mané é membro de Conselho Nacional e da Comissão Política do Círculo 29.
As cerimónias fúnebres contaram com a presença do Líder e Coordenador Nacional do MADEM-G15 BÁ DI POVO e dos Vice Coordenadores Marciano Silva Barbeiro e Soares Sambú, além do Secretário Nacional Adjunto TÓ BARBOSA, Mario Martins, Henry Mané todos eles do Secretariado do MADEM-G15.






By: TAFA CASSAMA



O Movimento Para a Alternância Democrática MADEM-G15, vem por este meio comunicar todos os Militantes Simpatizantes, Familiares e demais amigos(as) de que vai ser realizada hoje pelas 14 horas na sua sede nacional as serimonias fúnebre da Camarada CUMBA MANÉ, Presidente da Comissão Politica do Partido para o Circulo 25.

Dada a importância do evento pede-se a comparencia de todos.


Fonte: Antonio Iaia SEidi

Comicio popular em solo português. Não seria uma novidade.Ɂ


Por: yanicky Aerton

Na construção do estado do direito jurista foi fundamental na criação do tal eu saúdo. Hoje vimos um deles a pedir que o candidato derrotado nas eleição do dia 29 de Novembro de 2019 para deixar o pais avançar porque since 1980 que o PAIGC. Bloqueou com a sua política de caos e desordem total porque o momento não de comicio ou campanha eleitoral no solo português em lisboa.

O mais estupefacto nas imagens do comicio só estava a bandeira de Portugal em asta popular que ninguém condenou como fez com a deputada joacine katar moreira que no acto de celebração como a deputada no parlamento português uma das apoiante exibiu a bandeira nacional da guine Bissau não compredo do silencio dos criticadores da deputada. Mais hoje assistimos no comício em lisboa.

Daí a razão por que o candidato derrotado do PAIGC devia fazer uma introspecção, evitando isolar-se cada vez mais, porque a partir do momento em que perdeu o poder, aqueles que ele considerava aliados, vão logo mudar de aliança e se não se acautelar isso será o início da sua “ descente a l’enfer.”

A melhor opção para o candidato do PAIGC para sair pela porta grande é de se demitir do cargo de Presidente do PAIGC antes que seja tarde porque a situação esta cada vez mais complicado. Assim o PAIGC voltaria as mãos daqueles que comungam os seus ideais e comprometidos com os princípios por que deram as suas vidas os melhores filhos da Guiné.

Estamos perante um facto já consumado, e aqui não se vai falar de aceitar ou não aceitar, de o PAIGC enviar o o representante do seu candidato no acto do apuramento nacional ou não na CNE, mas sim do início da governação daquele que foi a aposta do povo Guineense, General Umaro Sissoco Embalo.

A comunidade internacional está a acompanhar de perto. A evolução da situação, que ninguém venha a queixar-se ou falar de caça às bruxas, quando o general presidente, depois de começar exercer o poder e, venha a pôr as coisas nos devidos lugares.
Mais uma vez, as eleições ganham-se nas urnas e não no gabinete, através de operações que contam com a cumplicidade de alguns juízes conselheiros que são tudo menos juízes.

Agora não se falam do contencioso depositado no STJ. Mais sim denigrir a imagem das autoridades nacionais, falar das religião e da raça ou da cor.
Matchu volta nan casa no luta li suma anos tudo i guineenses irmãos somente a união faz força
Ainda pode salvar o grande partido PAIGC. Há vários camaradas prontos para assumir o destino do partido PAIGC todos sabemos que você sempre quer o melhor ma bu ca Nânci pá manda e isso que levou o PAIGC, sem o poder para governar.

Pabia anos tudo I guinense!

A PREGUIÇA AGRADECENDO O MOÇO NO FINAL 😍😍😍😍


GUINÉ-BISSAU: SOCIEDADE CIVIL BUSCA SOLUÇÃO PARA CRISE NA FFGB


O presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil da Guiné-Bissau, Fodé Caramba Sanhá, realizou neste sábado, 22 de agosto, sérias de encontros separados com alguns candidatos, seus mandatários e um membro da comissão eleitoral em busca de uma solução para a crise na Federação de Futebol do país, após a eleição do novo líder do órgão, Fernando Tavares.


Caramba Sanhá encontrou-se com o primeiro vogal da comissão eleitoral, Abdu Mané, que presidiu os trabalhos do congresso eleitoral, candidato Caíto Teixeira e o mandatário de Manelinho, Bacar Camará.

Esta iniciativa de busca do consenso iniciou-se desde a semana passada e Sanhá já se avistou com as candidaturas de Fernando Tavares, Mutaro Bari, Benelivio Cabral Nancassa Ínsali e falta encontrar-se com António Patrocínio, segundo a indicação do líder da sociedade civil guineense.

Embora não se saiba o que de concreto debateram nas instalações da organização em Bissau, nas conversas com entidades presentes no encontro foi visível que as partes continuam a divergir quanto à data em que foi realizado o congresso e a veracidade dos associados presentes no ato no passado dia 08 de agosto.

Instalou-se a polêmica na instituição que dirige o futebol do país, depois de um grupo dos clubes e associados terem elegido Fernando Tavares como presidente do organismo no passado dia 8 de agosto, embora o presidente da Comissão Eleitoral, Lino Lopes, tenha afirmado que a data nunca foi retida.

By: Alison Cabral

Leia Também:

ABDU MANÉ AFIRMA QUE CONGRESSO ELEITORAL DA FFGB FOI LEGAL E TRANSPARENTE


O primeiro vogal da comissão eleitoral que presidiu ato eleitoral da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), onde o empresário guineense Fernando Tavares foi eleito novo líder do órgão, afirmou este sábado, 22 de agosto, que o processo decorreu de forma legal e transparente.

"Foi um ato eleitoral super legal e a direção cessante da FFGB sabe que o processo decorreu de forma legal e transparente, porque respeitamos todos os procedimentos exigidos para realização de um Congresso Ordinário do órgão", afirmou Abdu Mané.

Em declaração à Rádio Jovem Bissau, à saída do encontro com o presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil, Mané revela que a data de 8 de agosto foi retida conjuntamente entre a comissão eleitoral, os mandatários dos candidatos e a secretária geral da FFGB, Virgínia Mendes da Cruz num encontro entre partes.

De acordo com o dirigente desportivo guineense, os delegados dos clubes e associados filiados da FFGB também aprovaram unanimemente a data do dia 8 para a realização do pleito eleitoral.

Questionado pela nossa estação emissora sobre a veracidade dos delegados presentes no congresso, Mané confirma que todos estavam bem credenciados pelos seus respectivos clubes e associados.

Na ocasião, o membro da comissão eleitoral disse que depois do congresso recebeu uma carta da secretária geral da FFGB, Virgínia Mendes da Cruz, embora não tenha revelado o conteúdo da massiva.

Mané disse que depois de ter recebido carta, fez questão também de enviar uma outra carta à responsável, mas que até agora esta não respondeu.

Instalou-se a polêmica na instituição que dirige o futebol da Guiné-Bissau, depois de um grupo dos clubes e associados terem elegido Fernando Tavares como presidente do organismo no passado dia 8 de agosto, embora o presidente da Comissão Eleitoral, Lino Lopes, tenha afirmado que a data nunca foi retida.

Na semana a seguir ao ato eleitoral, um grupo dos associados entregaram as subscrições dos clubes e associados a direção cessante da FFGB para exigir a marcação de nova data do pleito eleitoral do órgão.

Com a crise instalada no organismo, o presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil, Fodé Caramba Sanhá, esteve reunido com as partes na busca da solução plausível.

Na entrevista à lusa na passada terça-feira, a secretária geral da FFGB, Virgínia Mendes da Cruz, disse que a polémica em volta da eleição no órgão vai ser dirimida pela FIFA.

Perante os dois posicionamentos, Virgínia da Cruz disse ter sido mandatada pelo Comité Executivo (órgão dirigente) da FFGB para informar a FIFA e aguardar instruções sobre qual o melhor procedimento.

Por: Alison Cabral
Rádio Jovem Bissau

Conselho Nacional das Mulheres e Associação de Mulheres Juristas defendem uma revisão constitucional participativa


TGB Televisão da Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social visita a maternidade e pediatria do Hospital Nacional Simão Mendes.


Enfermeira Chefe do Hospital Nacional Simão Mendes destaca as dificuldades com que se depara o maior centro hospitalar do país.


TGB Televisão da Guiné-Bissau

Mali: Missão da CEDEAO já está em Bamako

@GEJonathan 

Delegação da CEDEAO está no país para "continuar as conversações de modo a resolver a crise política", garantiu à chegada o ex-Presidente da Nigéria Goodluck Jonathan.

Uma delegação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) chegou, este sábado (22.08), a Bamako, capital do Mali, com o objetivo de tentar "assegurar o regresso imediato da ordem constitucional". O golpe de Estado, levado a cabo na terça-feira (18.08), e que foi condenado pela comunidade internacional, foi celebrado por milhares de cidadãos nas ruas do país.

O golpe liderado pelos militares foi condenado pela Organização das Nações Unidas (ONU), União Africana, União Europeia (UE) e CEDEAO. Esta última tomou mesmo medidas contra o país, tendo encerrado as suas fronteiras terrestres e aéreas com o Mali. Também os Estados Unidos anunciaram, esta sexta-feira (21.08), a suspensão da formação e apoio das forças armadas no país.

"Vamos sair com algo que sejam bom"


@GEJonathan 
"Goodluck E. Jonathan - We arrived in Bamako this afternoon to continue with the @ecowas_cedeao mediation & peace talks towards resolving Mali's political crisis & restoring normalcy in this beautiful West African country. We'll continue to engage Malian stakeholders until lasting peace is found. - GEJ"
A missão da CEDEAO é encabeçada por Goodluck Jonathan, antigo Presidente da Nigéria, que está acompanhado pelo presidente da Comissão da CEDEAO, Jean-Claude Kassi Bouro, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do Níger, Kalla Ankourao.

"Aterrámos em Bamako, esta tarde, para continuar as conversações de modo a resolver a crise política no país. Continuaremos a envolver as partes interessadas do Mali até que a paz seja alcançada", escreveu.

Aos jornalistas, à chegada ao país, Goodluck Jonathan acrescentou ainda: "Vamos discutir com todos os interessados e penso que, no final do dia, vamos sair com algo que seja bom para o país, bom para a CEDEAO e bom para a comunidade internacional".

Da agenda da delegação da CEDEAO fazem parte encontros com os líderes do Comité Nacional para a Salvação do Povo (CNSP) e a visita ao presidente deposto Ibrahim Boubacar Keita e a alguns dos outros oficiais detidos.


Protestos de sexta-feira (22.08) na capital do Mali

Em declarações à Reuters, um diplomata que não quis identificar-se, afirmou que os Presidentes da Costa do Marfim e da Guiné estão entre aqueles que exigem uma resposta dura por parte da a organização regional.

Um outro diplomata ouvido pela mesma agência, garante que "o regresso de IBK está fora de questão. A única coisa que eles (a delegação) pode conseguir é a transição. De acordo com as regras da CEDEAO, ela deveria ser medidadora na transição" de poder no país.

Após três dias calmos na capital do Mali, depois da expulsão do Presidente Ibrahim Boubacar Keita do poder, a polícia recorreu, este sábado (22.08), diz a agência de notícias Reuters, ao uso de gás lacrimogéneo para dispersar um conflito entre um grupo de 50 manifestantes pró-Keita e residentes locais que lhes atiraram pedras.

Por DW 22.08.2020

Conferência dos chefes de estados e de governo da CEDEAO, felicita a Guiné-Bissau, pela aprovação do programa do governo, cimeira realizada com urgência sobre o golpe de estado no Mali.









Bissau Última hora

PAIGC esta na manifestação ahós na Lisboa pabia éh misti toma Poder pa manda na diáspora!......O Democrata Osvaldo Osvaldo

Por: O Democrata Osvaldo Osvaldo

Povo da Guiné-Bissau
---------------------------⁉⁉-------------‐-------
50- PAIGC esta na manifestação ahós na Lisboa pabia éh misti toma Poder pa manda na diáspora!

60- Podem formar um governo e governar a república da diáspora.
70- O PAIGC ainda quer o Poder por isso e aparentemente pode obter uma maioria na diáspora e porque não formar um governo fantoche na diáspora e governar a diáspora como o Domingos Simões Pereira está desesperado pelo Poder?
80- Porque na Guiné-Bissau, ele já não tem hipótese pois, 'terra dja tem si dunus na Poder'!
90- Esta gente não bate bem da cabeça!
900- Por isso, o Domingos Simões Pereira é famosamente conhecido como 'nho marra mon!'
100- E os vinte e seis mil manifestantes que o Nanino tinha prometido que iam marcar presença?
200- A montanha pariu rato!
300- Foi uma derrota a fraca presença das pessoas e isso é uma derrota sem precedentes mais uma vez!

O Democrata em ação, I Feel like I'm doing God's work, afirma O. C. D-Organização Cívica da Democracia. On SeT 🎥 😍. I am still a student learning about life.
♠📷🎥 💏💟🙏

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE - Lançamento de pedra para reabilitações da estrada Bafatá-Ganadú, pelo Coordenador Nacional de MADEM-G15, Braima Camara. 20 de maio de 2019. Parte 2

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE - Lançamento de pedra para reabilitações da estrada Bafatá-Ganadú, pelo Coordenador Nacional de MADEM-G15, Braima Camara. 20 de maio de 2019. Parte 1

COMÍCIO DE PAIGC EM LISBOA. Vídeo by: Feliciano Pinto



DECLARAÇÕES DE MARCIANO INDI DEPUTADO DA APU-PDGB REPORTGEM  MARY CANDE

Leia Também:

Comunidade guineense volta à rua este sábado (22.08), em Lisboa, para manifestar o seu desalento e condenar aquilo que considera ser "um golpe de Estado na Guiné-Bissau". Protestantes condenam "atropelos à Constituição".


Comunidade guineense volta à rua este sábado (22.08), em Lisboa, para manifestar o seu desalento e condenar aquilo que considera ser "um golpe de Estado na Guiné-Bissau". Protestantes condenam "atropelos à Constituição".

A diáspora guineense espalhada por vários países europeus manifesta-se esta tarde na capital portuguesa para condenar, "de forma veemente", os atropelos à Constituição, nomeadamente os "fortes ataques às liberdades fundamentais", engendrados pela governação do autoproclamado Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, apadrinhado pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Mariano Quade, um dos coordenadores desta mobilização, aponta o dedo à postura do atual Chefe de Estado, a quem os guineenses descontentes atribuem a responsabilidade pelo "retrocesso democrático" no país, limitando, entre outros, valores como a liberdade de expressão e o direito à informação. Prova disso, acrescenta em entrevista à DW África, é que, neste momento, "não há direito à oposição".

Declaradamente, considera que o país vive num ambiente de ditadura, uma vez que o autoproclamado Presidente diz ser ele o único chefe. "Isso só por si diz que ele é um absolutista, uma pessoa que quer concentrar todos os poderes e que não sabe conviver com as regras democráticas", acusa.

"Neste sentido, nós condenamos veementemente este tipo de postura porque consideramos que este é um retrocesso democrático [para a Guiné-Bissau]", afirma Quade, pouco antes do comício que, esta tarde, conta com a presença pessoal de Domingos Simões Pereira, líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Lina Banora Ramos tem a vida organizada em Portugal. Mãe de dois filhos, ela é o retrato evidente de um elemento da comunidade preocupado com a situação no país natal, de onde saiu forçosamente há 25 anos por causa da crise político-militar de 1998. A imigrante faz parte dos muitos guineenses indignados, desiludidos e revoltados que, em países como Portugal, Alemanha, França, Espanha, Bélgica, Luxemburgo, Reino Unido e Estados Unidos, têm aderido a esta corrente de protesto face ao estado de degradação da vida política e da crise económica e social na Guiné-Bissau.

Angola: professores universitários de instituições privadas não são valorizados e a remuneração não é digna

Tiago Quissua, professor universitário e bibliotecário

VOA  Agosto 23, 2020  Danielle Stescki

A carreira académica tem um papel importante na formação das pessoas, proporcionando conhecimento, oportunidades e um emprego melhor, com um uma remuneração digna e prestígio. Mas ser professor universitário em uma instituição superior privada em Angola requer sacrifício, persistência e paciência.

Angola possui 90 instituições de ensino superior, sendo que 63 são instituições privadas. Os professores do setor privado são pagos em regime de prestação de serviços, o que significa que muitos estão desde dezembro sem receber qualquer salário. Em entrevista à Voz da América, Tiago Quissua Armando, bibliotecário, e professor na Faculdade de Ciências Humanas da UCAN, Universidade Católica de Angola, falou sobre a juventude e a carreira académica.

Ele disse que muitos jovens sonham em seguir a carreira académica, mas a difícil realidade angolana os impede. Segundo Quissua, o professor não é valorizado e a remuneração não é digna. Por isso, muitos jovens talentosos são absorvidos em outras atividades que não são académicas porque oferecem melhores condições. Por exemplo, um professor que ganha 3.500 kwanzas por tempo, irá receber 56 mil por mês, o equivalente a 95 dólares.

"É muito difícil ser professor. Vale a pena para os professores do funcionalismo público. Mas no setor privado é muito difícil".

Como a principal fonte de receita das universidades privadas é a propina dos estudantes, a situação é preocupante e desesperadora. No entanto, algumas instituições, como a Universidade Católica de Angola, conseguiram pagar os salários dos professores e dos funcionários administrativos até o mês de julho.

"O Estado tinha que criar políticas para conceder empréstimos às universidades privadas, com uma taxa de juros baixa, uma moratória um pouco mais ampla".

Em Angola, há 350 mil estudantes e mais de 11 mil docentes. Quissua, que está numa situação um pouco melhor porque também é bibliotecário, não pretende abandonar a carreira académica. Além disso, ele espera que os jovens continuem a seguir na carreira, mesmo sabendo das dificuldades que a profissão enfrenta.

O professor deixou uma mensagem para os jovens e as instituições de ensino superior. Para os jovens, ele pediu que abracem com serenidade a carreira académica, que façam uma pós-graduação e que se interessem por uma área de pesquisa.

Já para as instituições superiores, ele pediu para que criem condições de pesquisa," porque a pesquisa é que vai dar a resposta para os problemas da sociedade. E dando a resposta estaríamos a desenvolver o nosso país."

Quissua concluiu pedindo que os professores recebam uma remuneração digna a fim de que possam permanecer nas instituições, desenvolver projetos de pesquisa e ensinar.