domingo, 2 de julho de 2023

Rússia ataca Kyiv e arredores, enquanto Zelensky visita Odessa

© Lusa

POR LUSA   02/07/23 

A Rússia efetuou na madrugada de hoje um ataque de drones à cidade de Kyiv, o primeiro deste tipo após 12 dias, enquanto o presidente Zelensky visitava a cidade de Odessa, no sul do país, informaram as autoridades.

Segundo o chefe da administração da cidade de Kyiv, Serhii Popko, todos os drones lançados pelos militares russos contra a capital e arredores "foram detetados e abatidos" e eram armas de fabrico iraniano (Shahed).

O governador regional de Kyiv, Ruslan Kravchenko, informou que uma pessoa foi ferida por destroços de um drone destruído, não tendo revelado o número exato de drones com explosivos enviados para a área da capital ucraniana.

Contudo, a força aérea da Ucrânia informou que em todo o país foram detetados oito Shaheds e três mísseis de cruzeiro Kalibr lançados pelos russos, enquanto na zona sul um rapaz de 13 anos foi ferido em um bombardeio durante a noite na província parcialmente ocupada de Kherson, no sul da Ucrânia.

De acordo com o porta-voz da administração ucraniana daquela província, Oleksandr Tolokonnikov, a criança foi ferida quando o exército russo bombardeou a vila de Mylove, na margem do rio Dnieper, no distrito de Beryslav.

O bombardeamento à província de Kherson continuou durante a manhã de hoje, ferindo quatro pessoas na capital regional, também chamada de Kherson, tendo as autoridades locais revelado que o alvo das forças russas foi um bairro residencial e que o ataque feriu outras quatro pessoas.

Entretanto, o Presidente Volodymir Zelensky deslocou-se hoje à cidade de Odessa, no sul do país, para se reunir com o comandante da Marinha para recolher informações sobre a situação no Mar Negro, segundo uma publicação no Telegram, acompanhada de um vídeo.

Segundo a publicação, no encontro foram abordados "temas muito importantes", entre eles a situação operacional no Mar Negro, as capacidades defensivas da Marinha ucraniana e a estratégia de desenvolvimento daquele ramos das Forças Armadas durante a guerra e no período pós-guerra.

"Debatemos os resultados provisórios e as perspetivas para o desenvolvimento do programa de drones navais e o programa de mísseis", adiantou Zelensky.

Numa mensagem anterior, o Presidente já tinha felicitado os militares daquele ramo, que celebram hoje o Dia da Marinha, afirmando estar orgulhoso do trabalho por eles desenvolvido.

"Estamos orgulhosos de vós, Estamos mais fortes, estamos a ganhar", escreveu.


Leia Também: Papa pede atenção a "outras guerras" frequentemente "esquecidas"

Desabamento de edifício ilegal na Costa do Marfim provoca oito mortos

© iStock

POR LUSA    02/07/23 

Pelo menos oito pessoas morreram e nove ficaram feridas na sequência do desabamento, na sexta-feira, de um prédio de seis andares cuja construção estava desautorizada na capital da Costa do Marfim, indicou hoje o portal de notícias marfinense Abidjan.net.

Segundo o portal, que cita fontes do Ministério da Construção, Habitação e Planeamento Urbano marfinense, o incidente ocorreu no bairro de Cocody, no leste de Abidjan.

"As primeiras conclusões revelam o desmoronamento de um edifício de seis andares cuja construção não estava autorizada", declarou o ministério em comunicado.

O ministério explicou que a construção foi sujeita a numerosos controlos desde 2021, que obrigou a múltiplas medidas cautelares notificadas ao organismo contratante e à paragem dos trabalhos.

"No entanto, em 24 de maio de 2023, as nossas equipas [de fiscalização] puderam constatar novamente o reinício ilegal e não autorizado dos trabalhos de construção do edifício, desta vez atingindo o sexto andar", indica o ministério.

Segundo a mesma fonte, nessa altura foi enviada uma notificação para a paragem dos trabalhos, que não obteve resposta.

O edifício acabaria por desabar na passada sexta-feira, prosseguiu o ministério, que disse ter apelado aos proprietários para que "deem provas de maior civismo e responsabilidade", cumprindo as exigências dos regulamentos de construção.


Educação - Presidente da República defende mudança de rumo no sector

Bissau 02 jul 23 (ANG) - O Presidente da República defendeu uma mudança de rumo no sector de  educação de forma a  fazer com que a juventude actual e as gerações vindouras sejam mais preparadas para os grandes desafios do desenvolvimento do país.

Umaro Sissoco Embalo fez esta afirmação no final da visita que efetuou na sexta-feira, as obras de transformação das antigas instalações da “Cimeira dos Cinco”, em Bissau, numa Escola Francesa Internacional, com capacidade para albergar cerca de 300 alunos de jardim ao 12 ano de escolaridade.

A referida Escola conta com 15 salas de aulas, dois laboratórios, uma biblioteca, cantina escolar e serviços administrativos para o ensino básico e liceal e dois campos de prática desportiva.

Nesse Liceu para além da língua francesa, as línguas portuguesa e inglesa serão também lecionadas.

Depois de percorrer vários espaços da Escola, Úmaro Sissoco Embaló na companhia do Embaixador de França no país, aproveitou para falar sobre o desafio de mudar o rumo da educação no país.

Segundo o Chefe de Estado, a educação é prioridade e a missão de todos é fazer com que os filhos e netos da pátria de Amílcar Cabral, sejam mais preparados que as atuais gerações.

“Um povo sem escola é como se estivesse dentro de um envelope, porque os insultos que se fazem nas redes sociais contra alguns políticos têm a ver com falta de preparação académica”, afirmou.

Por isso, disse que é preciso mudar a situação do sector do ensino, através de algumas reformas nos Centros de Formação dos Professores para adotá-los de capacidade de transmitir os seus respetivos conhecimentos adquiridos durante formação.

O Presidente da República sustentou que a transformação das antigas instalações da “Cimeira dos Cinco, numa Escola Francesa Internacional é para permitir não só abertura de novas Embaixadas aqui no país, mas também crias as condições indispensáveis para que os embaixadores residirem no país com as suas famílias.

Porque neste momento de acordo com Umaro Sissoco Embalo há vários países que já  manifestaram interesse em abrir as suas representações diplomáticas no país, tais como Egipto, Argélia, Qatar, Emiratos Árabes unidos, Arábia Saudita entre outros, mas que sempre alegam que não existem condições para trazerem as famílias por falta de meios para que os seus filhos estudem aqui.

Na ocasião, revelou que todas as salas de aulas do liceu Agostinho Neto e de Salvador Allende serão remodelados, com apoio financeiro da Agência Francesa do Desenvolvimento num valor de 30 milhões de euros.

O Embaixador da França na Guiné Bissau, Terence Willis revelou que a Escola vai funcionar na base do currículo escolar francesa, ao seja de jardim ao 12 ano.

Isso conforme o Diplomata, isso vai permitir os alunos que concluíram o 12 ano entrar para curso superior em qualquer universidade no mundo.

“Vamos introduzir uma parte da história da Guiné Bissau no currículo escolar para os alunos que frequentam conhecer um pouco o passado do país”, revelou Terence Willis.

Disse ainda que vão apoiar na requalificação dos liceus Agostinho Neto e Salvador Allende e dos campos desportivos ao redor, não porque são vizinhos, mas para   melhorar imagem daquele Bairro.

O Engenheiro da obra, que está a ser executada pela empresa Ercano, Fernando Medina Lobato, disse que os trabalhos de reconstrução vão terminar neste mês de julho e o da instalação de todos os equipamentos necessários para funcionamento das aulas é no mês de agosto para que as aulas possam iniciar em setembro como disse o Embaixador Terence Willis

Agradeceu ao Presidente da República por ter autorizado a transformação dessa instalação numa escola, frisando que perderam 15 dias  de trabalho para remover o lixo na referidas instalação.

ANG/LPG/ÂC

Governo de Israel aprova compra de mais 25 aviões F-35 aos Estados Unidos

© Lusa

POR LUSA   02/07/23 

O Ministério da Defesa de Israel anunciou hoje a aprovação para compra de um terceiro esquadrão de 25 aviões de combate F-35 aos Estados Unidos da América, elevando para 75 o número destes aviões na frota israelita.

O responsável pela pasta, Yoav Gallant, aprovou o negócio, no valor de cerca de 3.000 milhões de dólares (2,75 mil milhões de euros), por recomendação do chefe do Estado-Maior do Exército, o general Herzi Halevi, de acordo com um comunicado divulgado pelo Times of Israel e citado pela Europa Press.

O acordo envolve Israel e a construtora Lockheed Martin e torna o Estado no segundo país do mundo a receber autorização para efetuar as suas próprias modificações aos aviões, depois dos EUA.

Israel já tinha acordado com a empresa a compra de 50 F-35 que serão entregues em grupos de dois e três aviões em prazos que vencem no próximo ano.

O Governo israelita financiará parte do negócio através da ajuda económica militar que recebe dos EUA, segundo a agência de notícias.


Leia Também: Guterres condena expansão de colonatos por Israel na Cisjordânia

ÁFRICA DO SUL: Rei Zulu da África do Sul hospitalizado (com suspeita de envenenamento)

© Lusa

POR LUSA    02/07/23 

O rei Zulu, o mais poderoso governante consuetudinário da África do Sul, cuja coroação em 2022 desencadeou uma guerra de clãs no seio da família real, foi hospitalizado na vizinha Essuatíni, com o palácio a referir um possível envenenamento. 

Num comunicado divulgado no sábado à noite, o Palácio Real refere que Misuzulu Zulu, 48 anos, também conhecido como Misuzulu kaZwelithini, "foi hospitalizado em Essuatíni depois de ter adoecido" na manhã do mesmo dia.

Mangosuthu Buthelezi, primeiro-ministro zulu e membro influente da família real, afirmou no comunicado que a hospitalização do rei Zulu se seguiu à morte súbita do seu principal conselheiro, pelo que manifestou "grande preocupação". 

"[O conselheiro do rei] morreu subitamente e suspeita-se que tenha sido envenenado. Quando Sua Majestade começou a sentir-se mal, suspeitou-se que também tinha sido envenenado", explicou Buthelezi.

O rei preferiu procurar tratamento em Essuatíni, antiga Suazilândia e a última monarquia absoluta de África, do que na África do Sul, onde os seus pais "foram tratados e morreram".

"Sua Majestade foi colocada sob cuidados médicos e está de boa saúde", disse o palácio, acrescentando que deixaria às autoridades a tarefa de investigar um eventual caso de envenenamento.

Segundo várias fontes policiais de Essuatíni, o soberano está a ser tratado no hospital privado de Ezulwini, a poucos quilómetros da residência real de Ludzidzini - a Aldeia Real de Ludzidzini é o lar da Casa de Dlamini, a família real de Essuatíni, atualmente liderada por Ngwenyama Mswati III e Ndlovukati Ntfombi. 

"Foram criados bloqueios de estrada e agentes armados no hospital", disse uma das fontes à agência noticiosa France-Presse (AFP). 

Na África do Sul, os soberanos e os chefes tradicionais são reconhecidos pela Constituição. Apesar de reis sem poderes executivos, exercem uma profunda autoridade moral e são venerados pelo seu povo.

Misuzulu Zulu foi coroado no ano passado na província de KwaZulu-Natal, no sudeste do país, numa cerimónia a que assistiram muitos dos cerca de 11 milhões de zulus, quase um em cada cinco sul-africanos.

Filho do falecido rei Goodwill Zwelithini e um dos favoritos, a coroação desencadeou uma guerra palaciana liderada em especial pela primeira mulher do antigo rei, que teve seis esposas e pelo menos 28 filhos. 

Em setembro de 2022, um conselheiro de Misuzulu Zulu foi misteriosamente morto a tiro à margem de uma cerimónia tradicional.


Leia Também: Inundações fazem pelo menos sete mortos e destroem casas na África do Sul

Acidente no cruzamento de Bairro de Ajuda... Condutor de mercedes benz desrespeitou o Semáforo.

© Cabral Santiago

Parque aquático e 20 decks: Conheça o maior navio de cruzeiro do mundo

O navio Icon of the Seas, da Royal Caribbean International, fez seu primeiro passeio em águas abertas, na última quinta-feira. O maior cruzeiro do mundo, com um total de 20 decks, oito bairros e 365 metros de comprimento, fará sua primeira viagem em janeiro de 2024.

PR recebe em audiência o Sr. Don Simeón OYONO ESONO ANGUE- Ministro de Assuntos Exteriores, cooperação Internacional- (enviado especial da Guiné Equatorial).



© Presidência da República da Guiné-Bissau   01/07/23

Alto cargo da Defesa de Kyiv afastado. Tinha sido comentador na TV russa

© Getty Images

POR LUSA   02/07/23 

O Ministério da Defesa ucraniano anunciou no sábado a destituição do diretor do Departamento de Provisões, Ruslan Rigavanov, três dias após a tomada de posse e depois de ter-se descoberto que participou em programas de televisão russos como comentador.

"A demissão foi imediata, depois de terem vindo a lume informações controversas sobre esta pessoa. Está em curso um inquérito interno sobre os factos publicados. Anunciaremos os resultados em breve", afirmou o Ministério da Defesa, num comunicado divulgado pela agência noticiosa ucraniana UNIAN.

A declaração oficial não mencionou o motivo específico do despedimento, mas foi divulgado nas redes sociais que Rigovanov tinha participado como comentador em programas políticos "anti-ucranianos" na televisão russa.

"Rigovanov participou regularmente como perito político num programa televisivo de propagandistas do Kremlin e tem agora acesso a uma grande quantidade de documentação", afirmou o ativista ucraniano Oleg Simoroz.

No final de junho, outro escândalo abalou a estrutura de decisão ucraniana, após a descoberta que o chefe do Centro Regional Territorial de Recrutamento e Apoio Social de Odessa, Yevgeni Borisov, possuía uma mansão em Marbella, Espanha, paga com subornos. Borisov foi também afastado de funções.

Anteriormente, o diretor do Centro Territorial Regional de Recrutamento e Apoio Social de Ivano-Frankivsk também já tinha sido destituído, após ter sido acusado de enviar militares para tratamento hospitalar sem um diagnóstico.


Leia Também: Pelo menos 718 pessoas foram detidas e 45 polícias ficaram feridos na quinta noite consecutiva de distúrbios em França por causa da morte de um adolescente abatido na terça-feira pelas forças de segurança, indicou hoje o Ministério do Interior.