quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

ÍNDIA - Vila indiana assustada com cabra que nasceu com "cara de humano"

Os populares fazem visitas ao animal, que veneram como se fosse um símbolo divino.


Uma pequena cabra com feições estranhas tornou-se viral depois de o seu dono ter publicado um vídeo nas redes sociais onde mostra como o animal parece ter "cara de humano".

A cabra, diz o jornal The Sun, terá causado grande comoção no estado de Rajastão, na Índia, depois de o dono a ter mostrado publicamente.


Os vizinhos do proprietário, Mukeshji Prajapap, que mora numa pequena vila indiana, ficaram inicialmente assustados com a mutação da cabra, mas agora veneram-na "como se fosse um representante divino".

Mukeshji Prajapap publicou um vídeo do animal onde se podem ver as feições pouco comuns. Há quem tenha sugerido que este pode sofrer de uma condição rara que causa as assimetrias.

Na índia, sublinhe-se, é comum venerarem-se os animais com traços diferentes. O hinduísmo refere-se a alguns animais como sagrados.

NAOM

ANTÓNIO GUTERRES - Há "Quatro Cavaleiros do Apocalipse" que desestabilizam o mundo

O secretário-geral da ONU identificou hoje, numa intervenção em Davos (Suíça), os "Quatro Cavaleiros do Apocalipse" que provocam atualmente incertezas e instabilidade no mundo: as alterações climáticas, a desconfiança dos cidadãos, as tensões geopolíticas e as ameaças tecnológicas.


Entre as quatro ameaças assinaladas - as alterações climáticas, a desconfiança dos cidadãos, as tensões geopolíticas e as ameaças tecnológicas -, António Guterres, que falava no Fórum Económico Mundial que arrancou na terça-feira em Davos, destacou as alterações climáticas que, pela primeira vez na história da Humanidade, estão a impor, segundo frisou o representante, um limite físico e real às possibilidades de crescimento.

"É absolutamente necessário" admitir, prosseguiu Guterres, que as alterações climáticas são uma ameaça à existência humana e que estão a progredir mais rápido do que o esperado.

Durante a intervenção, António Guterres mencionou que ainda existem pessoas que argumentam que o planeta Terra pode "resistir a tudo".

Ideia que Guterres refutou, alertando que a capacidade da espécie humana em habitar este planeta e as condições necessárias para tal estão a desvanecer e, como tal, "é urgente" mudar o curso dos acontecimentos.

No discurso, o secretário-geral da ONU apontou algumas situações que confirmam que a crise climática é uma realidade: a subida média das temperaturas do ar e da água dos oceanos e os incêndios que têm devastado países e territórios como a Austrália, Canadá ou a Sibéria.

A boa notícia, referiu António Guterres, é a total consciência e empenho da comunidade científica, que sabe, defendeu o representante, quais são as medidas a tomar, nomeadamente a descarbonização e a redução das emissões globais dos gases com efeito estufa até 2050.

Apesar de considerar que os avanços no dossiê climático estão a acontecer muito devagar e de defender que os grandes países "poluentes" têm de se comprometer "a sério" nesta matéria, Guterres reconheceu que os grandes bancos, as empresas de investimento, os bancos centrais e o mundo financeiro, a par dos cidadãos comuns, estão a começar a ter consciência do problema.

Ainda em Davos, o secretário-geral da ONU mencionou a desconfiança dos cidadãos em relação às classes governantes, um sentimento, lembrou o responsável, que esteve na origem de uma vaga sem precedentes de manifestações, protestos e motins que agitou, em 2019, mais de 60 países em todo o mundo.

Segundo o antigo primeiro-ministro português, todas estas crises têm uma explicação e uma origem próprias, mas, segundo frisou, todas elas têm um elo comum, ou seja, a desconfiança generalizada em relação às elites e a uma globalização que apenas aumentou as desigualdades, nomeadamente de género.

António Guterres destacou ainda as tensões geopolíticas e os potenciais conflitos entre certos atores internacionais, como foi o caso recente dos Estados Unidos e do Irão.

Para o representante, tais cenários de conflito só poderão ser evitados com o fortalecimento das instituições de cooperação e de colaboração.

O líder da ONU finalizou a intervenção com uma referência aos riscos associados às novas tecnologias, que classificou como o "lado obscuro", que deixam, em muitos casos, os cidadãos indefesos. Nesse sentido, Guterres defendeu e apelou a uma regulação do ciberespaço.

O Fórum Económico Mundial, que assinala este ano a 50.ª edição, termina na sexta-feira.

NAOM

A nossa Constituição da República, é tão Autoritário, que nosso povo vive de autoritarismo

Por O Democrata Osvaldo Osvaldo 

Boa noite povo Guineense

A nossa Constituição da República, é tão Autoritário, que nosso povo vive de autoritarismo, por isso políticos Guineenses tem esse ideologia política ultranacionalistas e autoritárias caracterizados com comportamentos ditatoriais, resumido em fascismo.

(Read) Agora é sua hora from the story Sisters of the Mafia tribunal de justiça Guineense está neste exato momento a negociar com a Assembleia Nacional popular, bem longe dos holofotes dos cidadãos, para blokear o País.

Dizer que o
RECURSO contencioso interposto no Supremo Tribunal de justiça Guineense, pelo PAIGC fascista Anti-democrático, e narcotraficante para um Cidadão atento com juízo do seu valor, não se trata de um verdadeiro recurso mas sim, é um instrumento golpista usado para usurpar poder do povo, e assim Proibir o povo de fazer a sua própria escolha do presidente da República, acredita quem tem miolos e cérebros na cabeça para pensar, e nega os que tem carcaças vazias e vagos sem noção.

Quem afirma tudo isso é
O Democrata em Ação mente progressista, e suas previsões acertadas!

João Ferreira defende maior cooperação UE-Guiné-Bissau para pesca sustentável

O eurodeputado João Ferreira defendeu uma colaboração mais estreita entre a UE e a Guiné-Bissau com o objetivo de tornar mais sustentável a exploração do setor da pesca no país africano.

"O relator entende que o acordo deve contribuir para melhorar a independência operacional do país, sustentar sua estratégia de desenvolvimento e garantir sua soberania", lê-se na proposta 
TIAGO PETINGA/EPA

O eurodeputado comunista João Ferreira defendeu em Bruxelas uma colaboração mais estreita entre União Europeia (UE) e Guiné-Bissau com vista à exploração mais sustentável do setor da pesca naquele país africano.

A posição consta da proposta de relatório e do projeto de recomendação à Comissão Europeia, aprovados esta semana, sobre o protocolo de aplicação do acordo de parceria no domínio das pescas entre a UE e a Guiné-Bissau, dos quais o parlamentar português foi o autor, na qualidade de membro efetivo da Comissão Parlamentar das Pescas do Parlamento Europeu.

“Não obstante a UE ter acordos de pesca com a Guiné-Bissau desde o início da década de 1980, a vertente de cooperação para o desenvolvimento desses acordos (apoio setorial) tem tido resultados clamorosamente escassos. Com efeito, o setor das pescas local e as atividades conexas não conheceram desenvolvimentos significativos. O relator entende que o acordo deve contribuir para melhorar a independência operacional do país, sustentar sua estratégia de desenvolvimento e garantir sua soberania”, lê-se.

Ainda segundo o documento, “o acordo deve promover um efetivo desenvolvimento sustentável do setor das pescas guineense, bem como de indústrias e atividades conexas, aumentando o valor acrescentado que fica no país, em resultado da exploração dos seus recursos naturais”.

João Ferreira considerou ainda que “a Comissão Europeia deve tomar as medidas necessárias, — incluindo a possível revisão e aumento da componente de apoio setorial do acordo, além de encontrar novas e melhores formas de melhorar a taxa de absorção desse apoio — a fim de reverter a tendência de não absorção das últimas décadas”.

observador.pt

Vírus: Aeroportos em todo o mundo tomam precauções contra surto

Aeroportos à volta do mundo começaram hoje a tomar precauções para lidar com o fluxo de turistas chineses que tiram férias no Ano Novo Lunar, no meio do surto de um novo tipo de coronavírus com origem na China.


As medidas de segurança aeroportuárias seguem-se ao anúncio de que as autoridades chinesas colocaram três cidades de quarentena, num esforço inédito que visa travar a propagação de um novo tipo de coronavírus que já matou 17 pessoas e infetou cerca de 600.

As entradas e saídas de Wuhan, a sétima maior cidade da China, com onze milhões de habitantes, e de duas cidades vizinhas, Huanggang e Ezhou, foram proibidas ao longo do dia de hoje, por serem o principal foco do vírus, apanhando milhões de pessoas desprevenidas, na véspera do início das férias do Ano Novo Lunar.

O aeroporto internacional do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o mais movimentado do mundo, anunciou hoje que, seguindo orientações do Governo, todos os passageiros que chegarem em voos diretos da China serão triados, por métodos térmicos, no portão de chegada e receberão folhetos informativos.

A filtragem no aeroporto do Dubai, sede da companhia aérea Emirates, será realizada em portões fechado e seguros, por equipas das autoridades sanitárias, de acordo com informações divulgadas pela empresa Aeroportos do Dubai.

Na madrugada de hoje, oficiais da Cruz Vermelha estavam nas entradas do aeroporto italiano de Fiumicino, em Roma, para lidar com a chegada de um voo que tinha partido de Wuhan, antes do seu encerramento pelas autoridades chinesas.

Os 202 passageiros foram levados para uma área esterilizada, para que lhes fosse medida a temperatura corporal por profissionais de saúde equipados com óculos e máscaras e indumentária sanitária.

Nenhum passageiro foi travado, mas havia ambulâncias de prevenção para transportar eventuais infetados para hospitais, colocados de prevenção para o surto do vírus.

Nos voos de Wuhan com destino aos Estados Unidos, os passageiros foram direcionados para um conjunto de aeroportos – John Kennedy, Nova Iorque, Los Angeles, O’Hare, Chicago, Hartsfield-Jackson, em Atlanta — onde foram colocadas instalações sanitárias para triagem de casos de contaminação.

As autoridades britânicas informaram que os passageiros provenientes da China que aterraram nos aeroportos de Heathrow, em Londres, não estão a ser rastreados, mas recebem folhetos informativos, com instruções para a eventualidade de adoecerem.

Na Alemanha, a operadora do aeroporto de Frankfurt, disse que o Governo ainda não forneceu instruções para triagem, pelo que não há ainda restrições, sendo aguardadas para breve.

Na Arábia Saudita, o Ministério da Saúde anunciou que começará a rastrear passageiros de voos oriundos de voos diretos e indiretos da China, e no Bahrein a transportadora Gulf Air disse que tomou “medidas preventivas”, para o caso do vírus.

Em África, aeroportos de países como a Nigéria, África do Sul e Quénia também estão a rastrear os passageiros vindos da China, um dos principais parceiros económicos de várias regiões africanas.

A principal festa das famílias chinesas, equivalente ao Natal nos países ocidentais, é também a maior migração interna do planeta: segundo o Ministério dos Transportes chinês dever-se-ão registar um total de três mil milhões de viagens internas durante os próximos 40 dias, pelo que as autoridades chinesas estão a tomar medidas acrescidas em vários aeroportos do país.

O Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde está reunido hoje em Genebra, na Suíça, para decidir se declara emergência de saúde pública internacional o surto do novo coronavírus.

Os regulamentos internacionais estipulam que um surto pode ser designado como emergência internacional num “evento extraordinário”, que represente um risco além-fronteiras, exigindo uma resposta coordenada entre vários países.

O novo vírus que causa pneumonias virais foi detetado na China no final de 2019 e já infetou várias centenas de pessoas e provocou a morte a pelo menos 17.

Há pelos menos 571 pessoas infetadas só no território continental chinês e foram já detetados casos em Macau, Tailândia, Taiwan, Hong Kong, Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos.

As autoridades chinesas consideram que o país está no ponto “mais crítico” no que toca à prevenção e controlo do vírus e colocaram em quarentena, impedindo entradas e saídas, três cidades onde vivem mais de 18 milhões de pessoas – Wuhan, a as vizinhas Huanggang e Ezhou.

Num esforço sem precedentes para tentar travar a propagação cancelaram também as comemorações do Ano Novo chinês em várias localidades incluindo a capital, Pequim.

Os primeiros casos do vírus ‘2019 – nCoV’ apareceram em meados de dezembro na cidade chinesa de Wuhan, capital e maior cidade da província chinesa de Hubei, quando começaram a chegar aos hospitais pessoas com uma pneumonia viral.

Os sintomas destes coronavírus são mais intensos do que uma gripe e incluem febre, dor, mal-estar geral e dificuldades respiratórias, incluindo falta de ar.

O Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) volta a reunir-se hoje em Genebra, na Suíça, para decidir se declara emergência de saúde pública internacional o surto do novo coronavírus.

https://interlusofona.info

Spac Man Pinto Cardoso CAIU NA REAL E ATACA O PAIGC 👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻

VIVA REVOLUÇÃO, VIVA PÁTRIA, VIVA POVO E CRIANÇAS DA GUINÉ BISSAU ✊🏾

Spac Man Pinto Cardoso

“TEORIAS CONSPIRATÓRIAS SOBRE A CIDADANIA DE PRESIDENTE UMARO SISSOKO EMBALÓ”

O PRÓXIMO NÍVEL DE ATAQUE DE MANUEL MACEDO SÃO AS “TEORIAS CONSPIRATÓRIAS SOBRE A CIDADANIA DE PRESIDENTE UMARO SISSOKO EMBALÓ”, ASSIM COMO O QUE ACONTECE COM OBAMA NOS ESTADOS UNIDOS




During Barack Obama's campaign for president in 2008, throughout his presidency, and afterwards, a number of conspiracy theories falsely asserted Obama was ineligible to be President of the United States because he was not a natural-born citizen of the U.S. as required by Article Two of the Constitution.

Teorias da conspiração envolvendo Barack Obama referem-se a uma série de polêmicas, tidas como teorias da conspiração, que envolvem a vida e a atuação política do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Hussein Obama II. Uma das principais teorias afirmam falsamente que Obama não teria nascido nos Estados Unidos, embora todas as evidências apresentadas tenham se provado, no mínimo, duvidosas. Muitos comentaristas políticos caracterizam as alegações como uma forma de reação racista ao status de Obama como o primeiro presidente afro-americano dos Estados Unidos, em um esforço de deslegitimá-lo.


Tanto a Casa Branca como o governo do Havaí já mostraram evidências concretas (como a certidão de nascimento oficial) que assertam que, de fato, Obama nasceu em território americano. Os teóricos da conspiração, contudo, continuam a rejeitar as evidências e contestam os achados oficiais. Uma pesquisa feita em 2011 afirma que apenas 13% dos americanos (incluindo 23% dos republicanos) expressam dúvidas sobre se Obama nasceu nos Estados Unidos...

Leia Também: Donald Trump finalmente admite que Barack Obama é americano


Música para MANUEL MACEDO





TEMPESTADE NUM COPO DE ÁGUA

Fonte: Bissau Última-Hora

POR: DR. SANDJI FATI - DEPUTADO DA NAÇÃO

TEMPESTADE NUM COPO DE ÁGUA

Ontem, quando o país inteiro respirava do alívio, por Órgãos competentes terem confirmado o fim da litigância de má-fé. E, sendo o General Umaro Sissoco Embalo o vencedor das eleições presidenciais, consequentemente Presidente da República da Guiné-Bissau. Lamentavelmente fomos surpreendidos com um comunicado do gabinete de imprensa do Presidente da ANP, comunicado esse que revela em certa medida o desconhecimento total do artigo 153º do Regimento da ANP que reza o seguinte:

«Para a investidura do Presidente da República, nos termos do artigo 67º da nossa Constituição, a Assembleia da Nacional Popular reúne-se em sessão especial, por iniciativa do seu Presidente, no prazo máximo de 45 dias após a proclamação dos resultados definitivos».

Este preceito regimental deve ser conjugado com o artigo 67º da nossa Constituição, segundo o qual׃

«O Presidente da República eleito é investido em reunião plenária da Assembleia Nacional Popular, pelo respectivo Presidente, prestando nesse acto o seguinte juramento׃ Juro por minha honra defender a Constituição e as leis, a Independência e a unidade nacionais, dedicar a minha inteligência e as minhas energias ao serviço do povo da Guiné-Bissau, cumprindo com total fidelidade os deveres da alta função para que fui eleito».

Face aos artigos acima expostos, pensamos que o comunicado do Presidente da ANP revela uma enorme deselegância e sobretudo uma falta de ética republicana, em relação à um Órgão eleito.

Porém, o Presidente da República, diferentemente dos Deputados, é eleito com uma maioria absoluta, facto que de per si lhe confere um suplemento de legitimidade democrática e comporta um princípio de unidade a contrapor ao princípio da representação proporcional na eleição dos Deputados.

Sinceramente, gostaríamos de explicar a algumas mentes menos esclarecidas que a ANP não dá posse ao Presidente da República, porque nessa reunião a ANP não produz nenhum acto jurídico específico.

A ANP reúne-se para testemunhar a tomada de posse do Presidente da República e não para lhe conferir a posse. O juramento prestado pelo Presidente República, é um acto de compromisso perante os Deputados que também são eleitos por sufrágio universal, secreto e directo. Um acto que assegura todo um simbolismo e solenidade inerente ao início do mandato do mais alto Magistrado da Nação.

Portanto, o Presidente da ANP ou o seu gabinete de Comunicação o vosso comunicado acaba por ser uma tempestade num copo de água.

Porque a investidura da Sua Excelência Senhor Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, General Umaro Sissoco Embalo Ka na maina.
Maximus

Dr. Sandji Fati, deputado da nação

A MÁSCARA CAIU

A MÁSCARA CAIU.

Por https://dokainternacionaldenunciante.blogspot.com

STJ- Dr. Paulo Sanhá. 
O Povo exige outra Aclaração.
O porquê insistir no apuramento Nacional?

O porquê tanta guerra, sendo certo que  a repetição do apuramento nacional em nada altera os resultados  considerados definitivos pelos  dados na posse todo o mundo?
Não haverá  escondido?

Senhor Presidente Paulo Sanhá, Venerando Conselheiro.

Sonhei esta noite e os meus sonhos não me enganam que existe uma cabala montada entre o Senhor Presidente com o eixo do mal (DSP e companhia) e com muito dinheiro pelo meio, para subornar os 5 Juizes Conselheiros, por sinal os mais fracos tecnicamente e na fase final da carreira, menos um, onde o Senhor Verissimo Nancassa  Vulgo, Tchitchi, que é seu amigo surge como facilitador na entrega de somas avultadas? 

Dizia eu, que sonhei quase que vi a ser montado um pacto no sentido de fazer tudo para inviabilizar a tomada de posse do Presidente eleito, custe o que custar, elegendo o STJ como palco de concretização da estratégia no qual o Presidente e o Pinto Pereira, Vulgo, CAÍA, seriam os obreiros, havendo permanente orientação daquele para este em tudo quanto  seja requerimentos que devem entrar para ser decidido pelos tais  5 Juizes Conselheiros endinheirados, ficando de fora os restantes 3 que por sinal são considerados resistentes às tentações de manipulações. 
Continuei a sonhar que esta ideia de apuramento nacional é um pretexto para que o eixo do mal tenha por onde ancorar para a partir desse momento em que a CNE cai na ratoeira da repetição do apuramento nacional, enverdar-se para o caminho da fatalidade e do desespero que é de pôr  em causa todos os actos de apuramento desde as mesas, passando pelas CREs até a CNE, pedindo assim a nulidade das eleições. 

Mas também sonhei que o Presidente do STJ está já a ter muitas dificuldades em assegurar esta monstruosa e maléfica engenheria processual jamais vista na história do contencioso eleitoral. A questão da acta.

Esta questão da acta é um álibi para se  ganhar  tempo e  ao mesmo para manter as hostes e preparar melhor o tal processo de nulidade de todas as eleições (sonhei).

Sonhei tanto ontem à noite que vi a mascarar da mafia montada a ruir, a ruir lentamente.
Por isso, o recado que dirijo ao Venerando Conselheiro Paulo Sanhá é que aproveite esta oportunidade  em que tudo isso ainda se encontra no mundo do sonho que Salve a sua honra e deixe a mascara do eixo do mal cair e abster-se de perpetuar o contencioso cuja vida processual tem limites  atento aos prazos.

Deixe cair a máscara , deixe cair a máscara  sob pena de ela cair consigo e com os seus 5 Juizes Conselheiros.

SO Sabi - Presidente D Liga D Paigc K Fala Ba Pá rispita Voto D Povo Contra I Sta na Pecadur Gos k Sta na Pó I Pirdi Língua Falta Disciplina


SO Sabi 

Guineenses
O Homem mais incompetente e BAJULADOR que Eu já conheço nessa vida, é
Augusto Mario da Silva, presidente LGDH Guineense dos Direitos do PAIGC, essa cara é uma vergonha Nacional.

Um homem que não conhece o valor da honestidade, Ele não passa de ser um picareta, trapaceiro, ladrão e mentiroso.

Tampouco te condeno, sinto pena de ti, mas a história não vai te perdoar.
Muitas das vezes, é triste ver essas pessoas a falarem!
Enfim, só temos pessoas de espíritos medíocres à nossa frente e à frente das instituições!
Ladrões duma sociedade doente!


Seriamente! Este homem precisa ver um psiquiatra e 'Não mexa com quem está quieto'

Seriously! This man needs to see a Psychiatrist AND
'let sleeping dogs lie'







As manobras dilatórias do PAIGC servem apenas para desviar a atenção dos Guineenses sobre a conduta criminosa do seu PM, que está a usar e abusar, ilusoriamente convencido de que não será chamado amanhã a justificar os seus actos.

Por: mago yanick Noah
Fonte: dokainternacionaldenunciante.blogspot.com

As manobras dilatórias do PAIGC servem apenas para desviar a atenção dos Guineenses sobre a conduta criminosa do seu PM, que está a usar e abusar, ilusoriamente convencido de que não será chamado amanhã a justificar os seus actos.

Donde é que este impopular PM saiu com o dinheiro que está a utilizar na construção do “bunker” na casa onde mora e que não lhe pertence? Se a memória não me falha, nenhum dos anteriores primeiros-ministros, incluindo o próprio presidente do PAIGC, levou a cabo obras nas respectivas residências de tal envergadura como o actual PM

Será que este PM é o mais ousado ou porque recebeu carta-branca de alguém para pagar a si tudo quanto disse que eram direitos e, como o fez quando estava a frente do MEF, e descaradamente estar a fazer obras em casa de um dos mais íntegros dirigentes do PAIGC, o malogrado e superdotado quadro, ex-secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros? Com que direito? Será que isso só não daria direito a que esse falhado PM fosse levado directamente a cadeia, logo que seja corrido? 

GUINÉ SABI. BUTA FACI BU DESFACI NADA CATA SAI.

Porque é que de forma abusiva as pessoas praticam actos que não passam de insulto à nossa inteligência, como se os cargos para que são nomeados lhes dessem um passaporte para cometerem crimes económicos e não serem incomodados?

É isto e mais outras práticas criminosas que o PAIGC não quer que desperte a atenção dos Guineenses, por isso nos fazem perder tempo com démarches judiciais injustificáveis, para ao mesmo tempo atrasar a posse do presidente-eleito.

Seja ou não considerado caça às bruxas, mas todos aqueles que praticaram e ainda praticam actos lesivos aos interesses do povo serão chamados a responder judicialmente. 

LALA QUEMA CAU DI SUCUNDI CA TEM.

Os vossos bens já estão identificados, na Senegal, em Franca, em Portugal, em Cabo Verde e até nos EUA. Por isso, não pensem que esses bens não serão confiscados e devolvidos aos donos – o martirizado povo da Guiné-Bissau.

Angola leaks é um exemplo. e não se esqueçam, senhores delapidadores daquilo que a todos nos pertence, de que não têm como escapar. 

O fim da pagaille chegou no dia 1 de Janeiro de 2020, i cada santchu na passa sta no si galho.

Bona pagal caro!

Pabia li ki li!

Guiné-Bissau: JOGO MÁGICO - STJ x PAIGC

 JOGO MÁGICO
STJ x PAIGC

O que está em jogo, neste momento, é jogo do Supremo Tribunal de Justiça com seu afiliado paigc, de deixar tudo aberto, obscuro até a tomada de posse.

E, quando isso vem acontecer, sem o parecer do STJ, surgirá, com certeza, a nova cartela: O PRESIDENTE DA REPÚBLICA É ILEGAL, porque não foi reconhecido pelo Supremo Tribunal de Justiça e pela Assembleia Popular, como regem as normas. Logo essa suposta ILEGALIDADE acompanharia Umaro até o final do mandato.

Em particular, eu aconselho a oposição a fazer investidura na tomada de posse SIM. NÃO HÁ TEMPO A PERDER. Uma vez que, esperar dessas instâncias para a investidura, nunca Umaro será investido a esse cargo.

ESTAMOS ASSISTINDO AO JOGO MÁGICO dentre os parceiros das festas de aniversários, dos amigos, com a linguagem em comum NÃO DEVEMOS DEIXAR QUE ESSES CARAS GOVERNAREM O PAÍS.

As jogadas nas caladas da noite é assim.

Escritor Marcelo Aratum

‎Por Escritor Marcelo Aratum‎ to JUSTIÇA SOCIAL E EXERCÍCIO DA CIDADANIA NA GUINÉ-BISSAU


Cigarros eletrónicos definitivamente são perigosos, alerta OMS

Os cigarros eletrónicos são definitivamente prejudiciais, quer para os que os fumam quer para os que são expostos ao fumo, que pode causar danos aos fetos e cérebros dos adolescentes, alerta a OMS.


“Não há dúvida de que eles são perigosos para a saúde“, conclui a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma agência especializada da ONU, num relatório sobre cigarros eletrónicos.

No documento a organização diz que “ainda é cedo para se ter uma resposta clara sobre o impacto a longo prazo da sua utilização ou da exposição” aos cigarros eletrónicos.

No relatório sobre os cigarros eletrónicos, lançado no início da semana na forma de perguntas e respostas, a OMS observa que não há provas suficientes de que esses cigarros ajudem os fumadores a deixar de fumar. Ao contrário, os que utilizam o vapor são mais suscetíveis aos cigarros tradicionais.

Os aparelhos de vaporização são “particularmente arriscados” junto dos adolescentes, acrescenta a OMS, que divulga agora alertas mais fortes do que os que tinha feito no ano passado.

“A nicotina é altamente aditiva e o cérebro dos jovens desenvolve-se até aos 25 anos”, adverte a OMS, insistindo nos “efeitos nocivos a longo prazo” ligados à exposição da substância mais encontrada nos cigarros eletrónicos.

O uso dos cigarros eletrónicos cria “riscos significativos para as mulheres grávidas, porque pode alterar o desenvolvimento do feto”, diz a OMS.

O “vaping” também aumenta o risco de se contrair doenças cardíacas ou de se ser vítima de complicações pulmonares, acrescenta.

A organização diz ainda que os cigarros eletrónicos “colocam em risco os seus consumidores e aqueles que não os usam”.

A OMS exige que o uso de cigarros eletrónicos seja supervisionado e que seja proibida a venda a jovens e o uso em locais de trabalho confinados, mas também em espaços públicos.

A exposição aos fumos dos aparelhos eletrónicos é perigosa, devido à presença de substâncias tóxicas, incluindo o glicol, que é usado na fabricação de anticongelante para automóveis, afiança a OMS.

https://interlusofona.info/