domingo, 4 de agosto de 2019

Nô Storia - Assassinato de Amílcar Cabral (1973)



Nô Storia

Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira - Prontos a voar, segundo grupo dos peregrinos guineenses rumo a cidade sagrado de islã estão ser chamados para embarque. Com a coordenação da comissão organizadora de peregrinação.






Embarque dos peregrinos - O PAÍS


Dauda Sanó 



Ser discriminado pelos próprios irmãos, por via da cor da pele, para mim, é dos mais bárbaros e repugnantes actos de violência psicológica e social, que alguma vez senti, e infelizmente, continuo a carregar comigo, no meu interior, enquanto filho da Guiné-Bissau, diferenciado pela minha cor da pele, infelizmente...

By Fernando Casimiro 

Se a cor da minha pele é mais importante do que a minha naturalidade e nacionalidade, enquanto Guineense, nascido e criado na Guiné-Bissau (filho de pais igualmente guineenses, nascidos na Guiné-Bissau), ao ponto de ser considerada decisiva, determinante, para a minha segregação, por guineenses como eu, ou seja, meus irmãos, independentemente das nossas diferenças fisiológicas e outras, ao ponto de os meus direitos civis e políticos, serem postos em causa, alegadamente, por não me considerarem um guineense puro, designando-me, inclusive, por "pintado, e resto dos tugas", então, o preconceito e a discriminação, também devem ser denunciados, criminalizados e combatidos na Guiné-Bissau!

Há muitos anos que venho alertando para fenómenos desta natureza, que têm acontecido comigo, face à minha liberdade de pensamento e de acção, enquanto filho e defensor da Guiné-Bissau, sem precisar de requerer nenhuma autorização de quem quer que seja e que se julgue mais guineense (ou puro guineense, por via da sua cor da pele), do que eu e muitos outros, cujos pensamentos, nossos pensamentos e posicionamentos, são incómodos, inconvenientes, aos seus interesses pessoais e de grupos, interesses esses, prejudiciais à Guiné-Bissau, nosso País, e ao nosso humilde e sacrificado Povo.

Alguns dirão: não faças caso, isso é ignorância; um caso isolado...

Para mim, não se resume a mera ignorância e, muito menos, é um caso isolado, mas sim, um alerta e uma preocupação!

Trata-se dum problema de natureza comportamental da nossa espécie humana, não exclusivo a nenhum continente em particular, mas da Humanidade, e que deve ser combatido.

Ser discriminado pelos próprios irmãos, por via da cor da pele, para mim, é dos mais bárbaros e repugnantes actos de violência psicológica e social, que alguma vez senti, e infelizmente, continuo a carregar comigo, no meu interior, enquanto filho da Guiné-Bissau, diferenciado pela minha cor da pele, infelizmente...

Positiva e construtivamente.

Didinho 04.08.2019

A woman who was born without arms has become the first licensed pilot to fly a plane with her feet ✈️



By Born Different 

TIROTEIOS - Em sete dias, quatro tiroteios e 34 pessoas mortas por armas nos EUA

Este fim de semana foi marcado, nos Estados Unidos, por dois ataques armados, com menos de 14 horas de diferença. Durante a semana passada, porém, tinham ocorrido dois outros ataques.


Só na última semana, morreram 34 pessoas e mais de 50 ficaram feridas em ataques armados ocorridos nos Estados Unidos. O penúltimo, em El Paso, no Texas, onde morreram 20 pessoas, é o mais mortífero do ano, para já.

El Paso, Texas, 20 mortos

A superfície comercial Walmart estava com muita gente este sábado, sendo que está a começar o ano escolar nos Estados Unidos e os pais acorrem a este tipo de loja. A localização é importante: a loja fica em El Paso, na fronteira com o México e o Novo México. Muitas pessoas atravessam a fronteira para frequentar aquele armazém comercial.

Patrick Crusius, branco, americano, de 21 anos, é suspeito da autoria do ataque. Natural de Allen, perto de Dallas, no Texas, o jovem entrou no parque de estacionamento do Walmart e começou a disparar. No total, morreram pelo menos 20 pessoas e 26 ficaram feridas. Pelo menos, três das vítimas mortais têm nacionalidade mexicana, assim como seis dos feridos.

Police put a man in handcuffs near the site where a mass shooting took place in El Paso, Texas.

Get more on this story here: http://po.st/ajJdiP 

O governador do Texas, Greg Abbott, indicou que o caso será tratado “como um caso de homicídio agravado e como um crime de ódio”.

Dayton, Ohio, nove mortos (mais atirador)

Menos de 14 horas depois do tiroteio em El Paso, um suspeito abriu fogo sobre uma zona de bares, na cidade de Dayton, em Ohio, matando nove pessoas e ferindo outras 16, antes de ser abatido pela polícia.

BREAKING: 9 people are dead after a shooting in Dayton, Ohio — less than 24 hours after a shooting in El Paso, Texas, left 20 dead

O ataque teve lugar por volta da 1h da madrugada deste domingo (hora local, 6h da manhã em Lisboa), numa zona de entretenimento com bares e discotecas. O suspeito, que ainda não foi identificado pela polícia, tinha uma arma de fogo e várias munições.

Southaven, Mississippi, dois mortos

O crime ocorrido dentro do Walmart não foi o primeiro nos últimos dias. Na manhã do dia 30 de julho, um empregado descontente entrou na superfície onde trabalhava, em Southaven, no Mississippi e matou dois colegas.

O suspeito tinha sido suspenso uns dias antes de ter cometido o crime porque mostrou uma faca a um colega, segundo indicou um porta-voz da empresa.

BREAKING NEWS: At least two people were killed Tuesday in a shooting at a Walmart in Southaven, Mississippi >> https://bit.ly/2Ye7HcL 

As vítimas mortais do ataque são Anthony Brown, de 40 anos de idade, e Brandon Gales, de 38 anos.

Gilroy, Califórnia, três mortos (mais atirador)

O primeiro incidente desta última (e trágica) semana aconteceu no último domino, dia 28 de julho (29 de julho nos Estados Unidos). Três pessoas foram mortas num ataque a um festival de gastronomia na cidade de Gilroy, no norte da Califórnia.

Um adolescente de 19 anos de idade, vestindo roupa de combate e empunhando uma espingarda automática, começou a disparar para a multidão no local, indicou a CNN. Matou Stephen Romero, um menino de seis anos, Keyla Salazar, uma menina de 13, e Trevor Irby, de 25 anos.

Want to help the victims of Gilroy Garlic Festival shooting?

HERE'S HOW: https://www.kron4.com/news/how-to-help-victims-of-gilroy-garlic-festival-shooting/ 
Ver imagem no Twitter

O atirador tentou fugir e envolveu-se numa troca de tiros com a polícia, mas acabaria por morrer por suicídio. As autoridades encontraram material com conteúdo extremista na sua casa.

NAOM

Cinco brasileiros com 2,2 toneladas de cocaína detidos em Cabo Verde

A Polícia Judiciária de Cabo Verde anunciou hoje a apreensão de mais de 2,2 toneladas de cocaína, encontrada a bordo de uma embarcação, bem como a detenção de cinco cidadãos brasileiros pelo alegado envolvimento no crime.


Em comunicado a que a Lusa teve acesso, a Polícia Judiciária refere que a operação, realizada por elementos da Secção Central de Tráfico de Estupefaciente (SCITE) em conjunto com a Guarda Costeira, foi feita no sábado e visou a embarcação "Perpétuo Socorro de Abaete II".

A bordo da embarcação foram encontrados 2.256,27 quilogramas de cocaína e na sequência da operação foram detidos cinco cidadãos, todos de nacionalidade brasileira, que "serão presentes, em tempo legal, às autoridades judiciárias competentes, para validação das detenções e aplicação das medidas de coação", segundo aquela polícia.

O comunicado acrescenta que esta operação foi desenvolvida na sequência de troca de informação operacional com a agência MAOC--N (Maritime Analysis and Operations Centre -- Narcotics), com sede em Lisboa.

A operação realizada no sábado, no âmbito do combate ao tráfico transnacional de estupefacientes por via marítima, contou ainda com a cooperação da Polícia Federal do Brasil, e, nas buscas, descarga, transporte, acondicionamento e guarda do produto apreendido com o apoio da Polícia Nacional de Cabo Verde.

NAOM

Cuntum Madina: Moradores assumem responsabilidade do governo


Os Moradores de Cuntum Madina, impacientes com incumprimento de promessa do governo, sobre a reabilitação das vias de circulação de automóvel, assumiram a reabilitação da mesma para facilitar acesso ao bairro neste período chuvoso .
Os deputados que prometeram apoiar e servir os moradores do circulo 28, nada fizeram até hoje para melhorar condições da estrada de sobrada, e outras vias danificadas, que levou os moradores a tomar medidas e iniciar por conta própria a reabilitação da estrada.

O coordenador dos Moradores de Cuntum Madina, Platini Marcelino da Silva, afirmou que é necessário assumir o papel do governo.

Lembrando que Domingos Simões Pereira vulgo DSP e presidente do PAIGC foi eleito deputado de nação pela segunda vez no círculo 28 bairro de Cuntum Madina, fez milhares de promessas que vai reabilitar estradas, mais nunca nada saio do papel.

 


By Leopold Sedar Domingos

Portugal: Mais de 3.000 decretos eliminados para simplificar país de leis labirínticas

O Governo eliminou 3.438 diplomas obsoletos, produzidos entre 1975 e 1985, para simplificar e ajudar à "certeza jurídica" de cidadãos e empresas.


O Governo eliminou 3.438 diplomas obsoletos, produzidos entre 1975 e 1985, para simplificar e ajudar à “certeza jurídica” de cidadãos e empresas, e diminuindo o extenso e labiríntico universo jurídico português.

“TEMOS UM UNIVERSO JURÍDICO BASTANTE EXTENSO (…) E MUITAS VEZES LABIRÍNTICO, E O OBJETIVO DESTE EXERCÍCIO É TAMBÉM ELIMINAR ESSAS ZONAS MENOS CLARAS DO NOSSO ORDENAMENTO JURÍDICO, PARA SÓ VIGORAR AQUILO QUE TEM MESMO QUE VIGORAR E PARA QUE SEJA CLARO O QUE VIGORA E O QUE NÃO VIGORA”, EXPLICOU À AGÊNCIA LUSA O SECRETÁRIO DE ESTADO DA PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS, TIAGO ANTUNES.

O processo que leva à revogação destes milhares de diplomas começa numa equipa especializada que analisa, a pedido do Governo, toda a legislação de cada um destes anos.

Esta equipa — quatro a cinco pessoas – propõe então a revogação de diplomas que já não fazem sentido nos dias de hoje. As leis percorrem depois cada ministério para se ter a certeza de que já não têm utilidade e só depois são discutidas e aprovadas em Conselho de Ministros.

Legislação ultrapassada no tempo como o decreto-lei n.º 85/81, que determinava que os membros do Conselho de Revolução tinham direito a abonos para despesas de representação de montante igual ao que estiver fixado para os ministros, consta dos diplomas revogados.

O Conselho de Revolução, instituído em 14 de março de 1975, foi extinto em 30 de setembro de 1982 com a revisão da Constituição desse ano. As suas funções passaram a ser exercidas pelo Conselho de Estado e Tribunal Constitucional.

Se no caso das despesas de representação dos elementos do Conselho de Revolução é claro que se trata de um diploma caduco, poderiam existir incertezas quanto a outros de diferentes áreas, como o que regula o fabrico e a comercialização de margarina (decreto-lei n.º59/85) ou o que concede isenção de licença de detenção, uso e porte de armas aos sargentos da Guarda Fiscal (decreto-lei n.º 259/79), também expressamente revogados.

O diploma que facilita o pagamento em quatro prestações de contribuições e impostos liquidados com atraso (decreto-lei n.º 18/79) ou o decreto-lei n.º 433/78 que organiza o sistema de registo do Código do Direito de Autor e atualiza as tabelas e emolumentos dos Serviços de Registo de Propriedade Literária e Artística constam da lista das leis que já não produzem efeito.

Outros exemplos de diplomas “limpos” do ordenamento jurídico nacional são os relativos às antigas colónias, como o abono de família de militares no Ultramar (decreto-lei n.º 19/75), as normas de validade dos bilhetes de identidade emitidos nas ex-colónias (decreto-lei n.º 851/76) e a criação da Secretaria de Estado dos Retornados (decreto-lei n.º 584-B/75).

Todos estes diplomas passam assim a ter apenas valor histórico. Quem consulta o Diário da República — que é eletrónico — continuará a encontrar todos os diplomas, mas no caso dos que não estão válidos têm uma etiqueta associada que diz “revogado”.

Tiago Antunes considerou que se este trabalho “fosse feito por um qualquer advogado, um qualquer juiz, por um qualquer aplicador do Direito, (…) [seria] um trabalho difícil de fazer”.

“É um trabalho de apuramento bastante trabalhoso, nós fazemos isso pelas pessoas e clarificamos que no nosso ordenamento jurídico já não vale a pena contar com aqueles diplomas”, explicou.

Os especialistas continuam a analisar as leis desde 1986 e o próximo Governo, “em querendo”, terá um novo lote para fazer uma revogação do mesmo género, adiantou o governante.

interlusofona.info

Umaru Idriss Balde Ubas - Discurso directo




By Umaru Idriss Balde Ubas