quarta-feira, 24 de julho de 2019

Com apenas 13 anos, Joshua Beckford pode se tornar no médico mais jovem do mundo

Joshua começou a falar japonês aos três anos e aos seis anos de idade tornou-se na pessoa mais jovem do mundo a estudar Filosofia e História.



Cada ser humano tem o seu próprio ritmo de aprendizagem e a sua própria forma de assimilar conhecimento, contudo, há pessoas particularmente peculiares. Joshua Beckford é uma delas.

Com apenas dois anos, Joshua já dominava a leitura. Um ano depois começou a falar japonês e aos seis anos de idade tornou-se na pessoa mais jovem do mundo a estudar Filosofia e História na prestigiada Universidade de Oxford, em Inglaterra, onde ganhou uma distinção em ambas disciplinas.

O primeiro contacto que o pai de Joshua, Knox Daniel, teve com a realidade que o filho era muito inteligente para a idade que tinha, foi quando estava em frente ao computador com o menino e percebeu algo diferente. “Comecei a dizer ao Joshua quais eram as letras do teclado e percebi que ele ia memorizando e percebia o que estava a ver.”

Knox queria ver até onde a inteligência do seu filho podia ir ou o que conseguia alcançar e em 2011 inscreveu-o na Universidade, no curso de Filosofia para crianças brilhantes entre os oito e treze anos. A faculdade aceitou, e Joshua tornou-se assim no aluno mais jovem já aceite. E passou com distinção.

Foi nomeado aos seis anos como uma das crianças mais inteligentes do mundo. Agora, com  13 anos, já é muito avançado academicamente para continuar a estudar na faculdade com o resto dos seus colegas, e foi “obrigado” a ter aulas em casa. Joshua destaca-se nas áreas das Ciências, Matemática, História e Línguas.

E qual é o sonho de um das crianças mais inteligentes do mundo? Ser médico e astrounata! Joshua quer ser neuro-cirurgião e está no caminho certo para que isso acontecessa o mais rápido possível. Já tem alguma prática, mais precisamente na remoção da vesícula biliar e procedimentos de apendicectomia.

Joshua Beckford pode se tornar no mais jovem médico em apenas dois anos. Tendo em conta as aulas na escola de medicina e os anos associados a isso, tudo indica que o sonho está muito perto de se realizar.

“Aos quatro anos eu usava o computador do meu pai que tinha um simulador de corpos onde eu retirava os órgãos. Quero salvar a Terra. Quero mudar o mundo e mudar as ideias das pessoas para fazer as coisas certas.”

Joshua está também a escrever um livro infantil sobre o Egito.

Quando não está no meio dos livros e cadernos, Joshua está a trabalhar, é a cara da campanha Black and Minority (BME) da National Autistic Society. Diagnosticado com autismo, Joshua ajuda a espalhar a missão da campanha que destaca os obstáculos que a comunidade negra enfrentam quando tenta obter acesso aos serviços médicos e a falta de suportes necessários para o autismo.

De acordo com um estudo de 2011, Autism and the African American Community, “evidências demonstram que embora as taxas de diagnóstico para autismo ocorram nas mesmas taxas em todos os grupos raciais, o diagnóstico em crianças afro-americanas ocorre mais tarde que em crianças brancas. Como resultado, as crianças afro-americanas podem exigir uma intervenção mais longa e mais intensa”.

Enquanto pratica para ser neurocirurgião, Joshua angaria fundos para três instituições de caridade de autismo, uma no Reino Unido e duas em África, e ainda faz e participa em campanhas para salvar o meio ambiente.

Abaixo podes ver e ouvir umas das entrevistas dadas por Joshua Beckford, no TEDx:


bantumen.com

Confirmado: Ministro Português dos Negocios Estrangeiros, AUGUSTO SANTOS SILVA visita à Guiné-Bissau, de 25 a 27.




Aliu Cande

PAM ALERTA O AUMENTO DE DESNUTRIÇÃO NA GUINÉ-BISSAU

A representante do Programa Alimentar Mundial (PAM) defende, esta quarta-feira (24 de Julho), a sensibilização da população guineense como forma de reduzir a desnutrição e insegurança alimentar na Guiné-Bissau

A ideia defendida durante o seminário de apresentação e validação do resultado do estudo de conhecimento, Atitudes, Praticas e Motivações (CAPM) na nutrição das crianças menores de cinco anos e causas de malnutrição materna e infantil nas regiões de Oio, Bafatá, Gabú e sector Autónomo de Bissau. As actividades contam com o apoio Financeiro do PAM e da União Europeia.

De acordo com a representante do PAM no país, Kiyomi Kawaguchi, a pobreza e o elevado grau de alfabetismo são um dos factores da desnutrição persistente uma vez existe grande nível de desconhecimento da noção de nutrição no país.

“O problema no país tanto em anemia quanto ao sobrepeso assim como o desconhecimento da noção de nutrição e a sua consequência em mal ou não utilização dos alimentos disponíveis, por isso toda a população guineense precisa ser sensibilizada na questão de nutrição”, salientou a representante do PAM.

Para o presidente do Parlamento Nacional Infantil (PNI), Júnior Sebastião Tamba, a falta de inspecção dos alimentos é factor da má desnutrição na Guiné-Bissau principalmente para as crianças que a sua instituição representa.

“Na Guiné-Bissau vivemos num país em que a inspecção é muita fraca uma vez que há vários tipos de alimentos que a população consume sem saber da sua gravidade para a saúde, dado que existem certos produtos que contêm produtos químicos”, alertou o Presidente do Parlamento Nacional Infantil.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação (FAO) apurou que maior parte dos agricultores se dedicam à monocultura (Produção de arroz e caju), por isso são as mulheres que garantem a diversificação da produção e consequentemente da dieta alimentar.

Facto que a ministra da Mulher Família e Protecção Social, Cadi Seide, ao presidir o acto, diz que o país possui condições naturais favoráveis ao cultivo de diversos produtos agrícolas para melhorar e garantir segurança alimentar e nutricional para as crianças e mulheres.

“Uma boa nutrição não é apenas comer mais sobretudo saber o quê comer”, referiu a Ministra da Mulher Família.

Segundo dados do Programa Alimentar Mundial (PAM), cerca de 16 por cento dos agregados familiares da Guiné-Bissau sofre de insegurança alimentar moderada e severa.

A insegurança alimentar está associada à falta de alimentação diversificada, porque a alimentação de muitos agregados é pobre, estando baseado no arroz. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi

radiosolmansi.net

GN BENEFICIA DE MATERIAIS DE VIGILÂNCIA DA FRONTEIRA

A Embaixada de Espanha na Guiné-Bissau entregou, esta quarta-feira (24), duas viaturas e equipamentos de serviço à Guarda Nacional (GN) para a vigilância de fronteiras e controlo do território


A entrega se inscreve no Projecto financiado pela União Europeia, tendo sido capacitados 19 elementos da GN no domínio da vigilância de fronteiras e controlo do território, através da Guarda Civil espanhola.

O Embaixador de Espanha na Guiné-Bissau, Marcos Canteiro, disse esperar que a contribuição sirva para melhorar a capacidade da intervenção defesa e segurança.

“Continuamos determinados a apoiar a Guiné-Bissau e podemos afirmar que o compromisso das partes, a boa-fé e a vontade política dos parceiros são muitos firmes e são essenciais para cobrir o objectivo para alcançar sucesso”

O Ministro do Interior, Juliano Fernandes, deu a garantia ao Reino de Espanha de que os materiais doados serão utilizados para os devidos fins e não haverá desvios...

“ Isto é de grande importância pra Guiné-Bissau para os nossos parceiros que nos apoiam e que devem sentir que os meios que nos dão estão a servir as finalidades que estão subjacentes a estas ofertas e esta doação. Não haverá qualquer deportação desta finalidade, não haverá qualquer desvio porque os meios devem servir para a capacitar a intervenção da nossa GN”, promete.           

Entre os materiais ofertados contam duas viaturas e equipamentos diversos, destinados aos serviços do controlo e vigilância da fronteira, e da fiscalização marítima. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Bíbia Mariza Pereira

Imagem: Bíbia Mariza Pereira

radiosolmansi.net

Declaração do lider do parlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassama, momento depois de prestar condolências a delegação da CEDEAO, em Bissau, pela morte do antigo presidente da organização sub-regional, Marcel Alain de Sousa

Na sua curta explanação, Cassama realçou o contribuição de Alain de Sousa na busca do entendimento em torno da estabilidade na Guiné-Bissau.



Alison Cabral 

José Mário Vaz é um dos possíveis candidatos às presidenciais de 24 novembro.

Em resposta a solicitação do Movimento Político Botche Candé, o Presidente da República José Mário Vaz promete para breve anunciar a possível recandidatura, para consolidar os progressos da paz e estabilidade, obtidos no primeiro mandato, rumo ao desenvolvimento.



Aliu Cande