14 de março de 2023

NATO informa aliados sobre "incidente" com drone dos EUA no Mar Negro

© iStock

POR LUSA  14/03/23 

A NATO informou hoje os aliados sobre o "incidente" em que um avião de combate russo colidiu com um 'drone' norte-americano no Mar Negro e que terminou com a auto-destruição, pelos Estados Unidos, do seu aparelho.

O comandante supremo aliado na Europa, general Christopher Cavoli, informou hoje os aliados da Aliança Atlântica "sobre este incidente", adiantaram fontes desta organização à agência de notícias espanhola Efe, sem adiantar mais detalhes.

A Casa Branca classificou como "ato irrefletido" o incidente em que um avião de combate russo colidiu com um 'drone' norte-americano no Mar Negro e os EUA vão convocar o embaixador russo em Washington.

Um caça SU-27 da Força Aérea russa colidiu hoje com uma aeronave não tripulada ('drone') dos Estados Unidos, num incidente sobre águas internacionais no mar Negro, de acordo com as Forças Armadas norte-americanas.

"O nosso 'drone' MQ-9 estava a realizar operações de rotina no espaço aéreo internacional quando foi intercetado e abalroado por uma aeronave russa, resultando na queda e perda do MQ-9", confirmou James Hecker, comandante das Forças Aéreas norte-americanas na Europa.

Entretanto, John Kirby, porta-voz da Casa Branca, condenou a ação dos aviões russos, dizendo que foi um "ato irrefletido" e lembrando que já no passado houve interceções de 'drones' norte-americanos por aviões russos, mas que este incidente foi "único", porque obrigou a Força Aérea dos EUA a derrubar o seu próprio avião não tripulado.

A Casa Branca também já disse que o Presidente dos EUA, Joe Biden, foi informado sobre o incidente, pela voz do conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan.

Entretanto, os Estados Unidos anunciaram que já convocaram o embaixador russo em Washington, para lhe transmitir a sua "forte objeção" pelo incidente no mar Negro.

"Vamos convocar o embaixador russo ao Departamento de Estado", disse o porta-voz diplomático dos EUA, Ned Price, acrescentando que o embaixador dos EUA em Moscovo também transmitiu o protesto de Washington numa mensagem enviada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia.


Leia Também: Incidente com drone dos EUA deveu-se a "manobras bruscas", diz Moscovo

O FMI efectua a primeira revisão do Programa Facilidade de Crédito Alargado com a Guiné-Bissau e, considera positiva a situação do país, tendo em conta as metas estabelecidas. José Gijon garante que se tudo correr bem, no final da avaliação, o país recebe a segunda tranche de 3 milhões de dólares.

Radio Voz Do Povo

Itália disponível a reforçar cooperação educação

As relações de cooperação entre a Guiné-Bissau e a Itália são excelentes, afirmou o Embaixador residente em Dakar.

À saída de audiência com o PR Umaro Sissoco Embaló, o Embaixador Giovanni Umberto de Vito manifestou a disponibilidade para desenvolver a cooperação nos domínios da Educação e Formação dos Jovens. Umberto de Vito reconhece o papel que o Presidente em exercício da CEDEAO tem assumido para a promoção da paz e estabilidade.

Radio Voz Do Povo


Veja Também:

 O Presidente da Républica recebeu, hoje, terça-feira, dia 14 de Março de 2023, Giovanni Umberto de Vito, Embaixador de Itália acreditado na Guiné-Bissau, com residência em Dakar.

Na audiência, foram trocadas impressões sobre várias vertentes das relações bilaterais e aspectos da parceria estratégica entre a Guiné-Bissau e Itália, tendo o embaixador demonstrado interesse em estreitar as relações entre os dois países, na área da educação e formação de jovens. 

O diplomata registou ainda, com particular apreço e admiração o desempenho do Chefe de Estado Guineense, tanto a nível nacional, como internacional, destacando, sobretudo o seu papel na promoção da paz e estabilidade, enquanto Presidente em exercício da CEDEAO.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

CRIANÇAS TALIBÉS : O Presidente da Républica recebeu em audiência a Assossiação Guineenese de Luta Contra a Migração Irregular, Tráfico de Seres Humanos e Proteção das Crianças, hoje, terça-feira, dia 14 de Março de 2023.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

A Associação expressou as preocupações face às condições comparáveis à escravidão a que as crianças Talibes são sujeitas e ás formas extremas de abuso, negligência e exploração pelos professores, ou encarregados. 

O Presidente da Républica prometeu que irá exercer a sua magistratura de influência junto do governo para que a formulação e implementação de políticas públicas, de programas de desenvolvimento sociais e ações efetivas do Estado sejam mais eficazes na proteção das crianças Talibe.


FORÇAS DA CEDEAO : REUNIÃO COM CHEFES DE ESTADO MAIOR DOS PAÍSES MEMBROS DA CEDEAO. EM BISSAU

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

O Presidente da República e Presidente em exercício da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), recebeu esta segunda-feira, 13 de Março, os Chefes de Operações do Estado-Maior dos Estados-membros da CEDEAO, que se encontram em Bissau, por ocasião da Sessão Extraordinária do Comité de Chefes de Estado-Maior das Forças Armadas

O objectivo desta Sessão Extraordinária do Comité é apresentar opções e modalidades para a materialização da Força de Alerta da CEDEAO (FAC) para a lutar contra o terrorismo e para o restabelecer a ordem constitucional sempre que esta seja ameaçada na Região. O relatório da reunião será posteriormente  submetido à CCDS e à Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO.


Mais setecentas crianças talibês circulam em Bissau em situação de mendicidade.

Os dados recolhidos pela Associação Guineense de Luta contra Migração Irregular, Tráfico de Seres Humanos e Proteção de Crianças foram transmitidos hoje ao Presidente da República, aquém se solicita apoio para reverter a situação de mendicidade em Bissau e interior do país.

Radio Voz Do Povo

A China vai alargar a concessão de vistos a estrangeiros a partir de quarta-feira, quase três anos de suspensão na sequência da pandemia de covid-19, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros do país.

© Lusa

POR LUSA  14/03/23 

 China alarga concessão de vistos a estrangeiros após quase três anos

A China vai alargar a concessão de vistos a estrangeiros a partir de quarta-feira, quase três anos de suspensão na sequência da pandemia de covid-19, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros do país.

Turistas com vistos válidos emitidos antes de 28 de março de 2020, data em que foi decretado o encerramento quase total das fronteiras chinesas a estrangeiros, vão voltar a poder entrar no país asiático, informou, em comunicado, o departamento de assuntos consulares daquele ministério.

Nos últimos meses, a China voltou a atribuir vistos a alguns turistas de negócios, estudantes e pessoas com familiares na China.

"Com o objetivo de facilitar ainda mais o intercâmbio entre a China e o exterior", as agências "vão voltar a processar vários tipos de vistos", referiu o comunicado.

As autoridades chinesas também anunciaram a retoma das políticas de entrada sem visto para quem viaje até à ilha de Hainão, no sul do país, ou que entrem na cidade de Xangai, no leste chinês, num navio de cruzeiro.

As embaixadas chinesas em vários países, incluindo Estados Unidos, Luxemburgo, Canadá, Argentina e Coreia do Sul, especificaram que os "vários tipos de vistos" citados pelo departamento incluem vistos de viagem.

Na segunda-feira, a embaixada chinesa em Lisboa anunciou que, também a partir de quarta-feira, passageiros com destino à China oriundos de Portugal não terão mais de apresentar um teste de ácido nucleico negativo para a covid-19 ao embarcar.

"Face ao desenvolvimento da situação epidémica e à necessidade de facilitar as trocas de pessoal, a partir de 15 de março de 2023, os passageiros dos voos diretos de Portugal para a China estão autorizados a usar testes antigénio (incluindo autoteste), em vez de testes de ácido nucleico", conhecidos como PCR, lê-se no comunicado, publicado em chinês, no portal da embaixada.

Portugal integra uma lista de 32 países a partir de onde não é preciso mais apresentar um teste PCR negativo para o vírus ao embarcar para a China.

Na sexta-feira, as autoridades chinesas incluíram também Portugal num segundo lote de países para onde vão permitir a realização de viagens de turismo em grupo.

No início de fevereiro, Pequim voltou a permitir o turismo em grupo para cerca de 20 países, incluindo destinos como Tailândia ou Indonésia. A partir de 15 de março, os turistas chineses que viajarem em grupos organizados poderão visitar mais 40 países, incluindo ainda Brasil, França ou Espanha.

Segundo dados facultados à Lusa por Tiago Brito, o representante permanente do Turismo de Portugal na China, mais de 385 mil chineses visitaram Portugal em 2019, o ano antes da pandemia. Os turistas oriundos da China gastaram, no total, 224 milhões de euros no país, um crescimento de 20% face a 2018.

A China, o maior emissor de turistas do mundo, manteve as fronteiras encerradas durante quase três anos, no âmbito da política de 'zero casos' de covid-19, que foi desmantelada, em dezembro passado, após protestos ocorridos em várias cidades do país.

No âmbito daquela política, quem chegava ao país tinha que cumprir um período de quarentena, que chegou a ser de três semanas, em instalações designadas. O número de voos internacionais foi reduzido até 2% face ao período anterior à pandemia.

A ligação aérea direta entre Portugal e a China passou a ser feita apenas uma vez por semana. Até ao início da pandemia, o voo realizava-se três vezes por semana.


Leia Também: China deixa de exigir teste de ácido nucleico a passageiros de Portugal

"JORNADA NACIONAL DE DIÁLOGO DA JUVENTUDE" - Bissau

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

O Presidente da Républica  reuniu-se ontem, dia 12 de Março, no Estádio Lino Correia, com milhares de jovens de todas as regiões administrativas da Guiné-Bissau, no âmbito da Jornada Nacional de Diálogo da Juventude, sob o lema “Cidadania e Democracia Aberta”.

Na sua intervenção o Presidente da Républica afirmou que a juventude tem um passado “que nos enche de orgulho” e os jovens estão determinados “na luta para vencer os desafios do presente e do futuro”. Recordou ainda que : “ Eu também já fui jovem e já vivi momentos de grande exaltação patriótica como este. Peço-vos que continuem assim. Estarei sempre  convosco para que juntos possamos construir uma Guiné-Bissau melhor e garantir mais qualidade de vida para o nosso povo”.



Veja Também:  


Nada se compara a você minha rainha💕💕💕

Nothing compares to you, my Queen