sexta-feira, 23 de maio de 2014

Viva Guine Bissau - Viva Victoria!!!!!!!


Guiné-Bissau Candidato presidencial derrotado aceita resultados


Nuno Nabian, candidato derrotado nas eleições presidenciais da Guiné-Bissau, aceitou hoje os resultados da votação de domingo, mas manteve a tese de que lhe roubaram votos.

Numa declaração em crioulo na sua sede de campanha, em Bissau, Nabian disse que houve um alegado "roubo de votos" porque os números anunciados na terça-feira pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) não coincidem com os que foram recolhidos pela sua direção de campanha.

Ainda assim, em nome da "paz e estabilidade", disse já ter comunicado à CNE que os resultados divulgados devem ser proclamados.

Nuno Nabian anunciou ainda que está a preparar um projeto político que dará a conhecer em breve para dar resposta à "popularidade" conquistada e para lançar as suas soluções para o país, porque não vai estar de "boca calada".

Apesar de o candidato apelar à calma, vários apoiantes exaltados gritaram palavras de ordem contra os resultados eleitorais durante a conferência de imprensa.

À saída da sede de campanha, houve vários empurrões provocados por alguns deles e um até chegou a impedir uma equipa da RTP de entrevistar Nuno Nabian, puxando o jornalista por um dos braços.

De acordo com os dados provisórios anunciados na terça-feira pela CNE, José Mário Vaz obteve, candidato apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), obteve 61,9 por cento dos votos na segunda volta das eleições presidenciais, enquanto Nuno Nabian recolheu 38,1 por cento.

As missões internacionais de observadores consideram que a votação decorreu de forma credível e transparente e não foi anunciada qualquer reclamação face aos resultados.