domingo, 23 de julho de 2023

Espanha. Sondagens dão vitória ao PP e maioria absoluta com VOX

© Juan Carlos Rojas/Anadolu Agency via Getty Images

POR LUSA    23/07/23 

O Partido Popular (PP, direita) deverá vencer as eleições de hoje em Espanha, mas necessitará de se coligar com o VOX (extrema-direita) para conseguir uma maioria governamental, segundo sondagens divulgadas pelas televisões espanholas TVE e Telecinco.

Com base nos resultados da sondagem telefónica da Telecinco, realizada junto da cerca de 10 mil pessoas durante a campanha eleitoral, o PP poderá conseguir entre 147 e 153 deputados.

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE, esquerda), que lidera o atual governo com Pedro Sánchez, poderá eleger entre 109 e 115 deputados, o VOX 29 a 33 e o Somar (extrema-esquerda) 25 a 29.

O Congresso tem 350 deputados, a maioria absoluta consegue-se com 176 deputados.

Segundo uma sondagem divulgada pela televisão pública TVE, menos favorável para a direita espanhola, o Partido Popular (PP, direita), de Alberto Núñez Feijóo, deverá vencer as eleições com entre 145 e 150 deputados.

Seguem-se o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE, esquerda), que lidera o atual governo com Pedro Sánchez, com 113 a 118 deputados, o Somar (extrema-esquerda), com a previsão de 28-31, e o VOX (extrema-direita), com 24 a 27.

Os dados divulgados pela TVE têm por base um inquérito telefónico a mais de 17 mil eleitores ao longo da campanha, incluindo hoje, dia da votação, não constituindo uma sondagem à boca das urnas.

As sondagens foram divulgadas às 20h00 locais (19h00 em Lisboa) hora de fecho das urnas, exceto nas Canárias, onde a votação se prolonga até às 21h00 (20h00 em Lisboa).


Leia Também: Fecharam as urnas em Espanha. Projeções dão vitória ao PP

UNESCO condena ataques da Rússia contra património da humanidade

© Reuters

POR LUSA    23/07/23 

A UNESCO condenou hoje "com termos fortes" os "ataques brutais realizados pelas forças russas", que atingiram vários locais no centro de Odessa, no sul da Ucrânia, património da humanidade, incluindo a Catedral da Transfiguração com 200 anos.

"Essas terríveis destruições marcam uma nova escalada de violência contra o património cultural da Ucrânia", denunciou a diretora-geral da agência da ONU para a cultura, educação e ciência, Audrey Azoulay.

"Exorto a Federação da Rússia a tomar medidas tangíveis para cumprir as suas obrigações que dizem respeito ao direito internacional" relacionadas com a preservação do património, acrescentou.

Anteriormente, o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, considerou que o ataque das forças russas em Odessa, esta madrugada, que deixou pelo menos dois mortos e 22 feridos, é "outro crime de guerra" do Kremlin.

"O terror contínuo dos mísseis russos contra Odessa, classificada pela UNESCO, é mais um crime de guerra do Kremlin, que demoliu também a catedral ortodoxa, considerada património mundial", disse Josep Borrel, numa mensagem através das sua conta oficial no Twitter.

O chefe da diplomacia europeia salientou que a Rússia já danificou centenas de sítios culturais na sua tentativa de "destruir a Ucrânia".

A Rússia lançou esta noite um ataque sobre Odessa, disparando 19 mísseis, atingindo infraestruturas civis, blocos de apartamentos e automóveis e danificando a Catedral da Transfiguração de Odessa. Segundo o balanço das autoridades há pelo menos dois mortos e 22 feridos.

Esta cidade portuária tem estado sob ataques massivos desde que a Rússia abandonou, na passada segunda-feira, o acordo sobre o Mar Negro que garantia à Ucrânia uma navegação segura para transportar os seus cereais para o resto do mundo e depois de Kyiv ter atacado a ponte da Crimeia pela segunda vez.


Leia Também: Ataque a Odessa danificou catedral ortodoxa histórica. Veja as imagens

Mísseis destroem catedral em Odessa. “É precisamente onde está o altar a zona mais afetada”

 Sérgio Furtado, enviado especial da CNN Portugal Ucrânia, está em Odessa e relata a destruição da catedral, património da Unesco que foi atingida na madrugada com o disparo de 18 mísseis.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO




Autoridades portuguesas detêm mulher proveniente da Guiné-Bissau com 11 crianças

Balcões da TAP no aeroporto de Lisboa, Portugal

Por voaportugues.com,  23/07/23

Dez crianças foram entregues em segurança a familiares que se encontravam em Portugal e a outra menor encaminhada para uma casa abrigo, enquanto a senhora será entregue à justiça.

LISBOA — Uma mulher, que viajou de Bissau para Lisboa, acompanhada de 11 crianças, foi detida no sábado, 23, no aeroporto da capital portuguesa por suspeita de crime de tráfico de pessoas e será entregue na segunda-feira, 24, à justiça para eventuais medidas de coação.

A informação foi avançada num comunicado divulgado neste domingo, 24, pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal e citado na imprensa lusa.

"A suspeita viajava acompanhada de 11 crianças, alegando ser mãe de uma delas e para a qual apresentou às autoridades de fronteira um documento alheio, pertencente à sua verdadeira filha, com a qual apresentava semelhanças fisionómicas", lê-se no comunicado, que diz haver "fortes indícios" da prática do crime de tráfico de seres humanos, auxílio à migração ilegal e uso de documento de viagem alheio".

A mesma fonte acrescenta que 10 crianças "foram entregues em segurança a familiares que se encontravam" em Portugal, enquanto "a outra menor foi devidamente acompanhada por uma equipa multidisciplinar, especialmente vocacionada para casos de tráfico de seres humanos e, posteriormente, encaminhada para uma casa abrigo, destinada ao acolhimento de crianças e jovens suspeitas de terem sido vítimas deste crime".

As autoridades portuguesas apreenderam também dois documentos de viagem, cartões de embarque e uma autorização de viagem internacional.

A passageira, cujo nome não foi divulgado, será presente na segunda-feira, 24, à justiça para eventuais medidas de coação, enquanto aguarda o julgamento do caso.

IMPÉRIO DE LEI VERSO ORDEM NO PARLAMENTO.: DSP SERÁ O NOVO PRESIDENTE DA ANP ASSIM DECIDIU O COMITÉ CENTRAL..




PRESIDENTE E VICE PRESIDENTE DA COMISSÃO ELEITORAL PARA A ESCOLHA DO NOVO PRESIDENTE DA ANP. CAMARADA ADIATU DJALO NANDIGNA E FILOMENO CABRAL👇




URNAS PARA VOTAÇÃO DO NOVO PRESIDENTE DA ANP.👇


Por: Gervasio Silva Lopes /Carlitos Costa

PAIGC - Reunião do comité Central... Quem será o Presidente de ANP




 Hernani Kafft Kosta / Carlitos Costa

UNECA apresenta cinco prioridades para acelerar desenvolvimento África

© Gunter Fischer/Education Images/Universal Images Group via Getty Images

POR LUSA   23/07/23 

A Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) considera que implementar o acordo de livre comércio, transformar a agricultura, fortalecer a indústria mineral, aproveitar o capital natural e potenciar a transição energética são essenciais para África.

"Não é segredo que estamos fora da trajetória que garante o cumprimento das promessas da Agenda 2030, especialmente no continente africano, mas ainda assim, salvar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em África é possível", disse o secretário executivo interino, António Pedro, numa intervenção na cimeira das Nações Unidas sobre a 'Transformação para Acelerar a Implementação dos ODS".

"Precisamos de tomar ações decisivas para capitalizar as oportunidades que temos diante de nós e atingir os nossos objetivos comuns", defendeu o responsável, apresentando cinco áreas em que o continente tem de potenciar as suas vantagens.

"Primeiro, temos de acelerar a implementação da zona de comércio livre africana (AfCFTA), que será um catalisador para aumentar as capacidades produtivas e atingir a industrialização sustentável e a diversificação económica", afastando África da dependência das matérias-primas, apontou o responsável.

Depois, continuou, é preciso acelerar a transformação dos sistemas alimentares e agrícolas, para além de fortalecer a segurança mineral em África, protegendo as populações dos perigos da exploração mineira e aproveitando as zonas que têm sido implementadas para tirar proveito da transição energética, que diminuirá a utilização dos combustíveis poluentes em prol das energias verdes.

África tem também de aproveitar o capital natural, que pode ser "um motor para o crescimento e o desenvolvimento sustentável, através da criação de um mercado robusto de créditos de carbono, que pode potencialmente gerar 82 mil milhões de dólares [73,6 mil milhões de euros] por ano se uma tonelada de dióxido de carbono for vendido a 120 dólares", o equivalente a quase 108 euros.

A última área em que África deve apostar para tentar recuperar o tempo perdido no caminho para atingir os ODS é o clima: "Em quinto lugar, há que impulsionar a ação climática e as transições energéticas sustentáveis através da aposta nas abundantes energia solar, hidrogénio, geotérmica, hidroelétrica e eólica de África para promover a economia verde e azul".

Para além destas cinco apostas, o continente, concluiu, precisa também de uma reformulação da arquitetura financeira mundial, um estímulo de 500 mil milhões de dólares (450 mil milhões de euros) para aumentar a liquidez, e deverá ter um enquadramento favorável para reestruturar a dívida nos casos necessários e desbloquear o financiamento climático por parte do setor privado.


Leia Também: UNECA defende financiamento "previsível" e "sustentável" para África

Papa pede a fiéis para rezarem pela paz após ataque russo em Odessa

© Getty Images

POR LUSA   23/07/23 

O Papa Francisco pediu hoje aos fiéis para rezarem pela paz na Ucrânia, atingida por "morte e destruição", depois do recente ataque da Rússia contra a cidade ucraniana de Odessa que causou pelo menos dois mortos e 22 feridos.

"Continuemos a rezar pela paz, especialmente pela amada Ucrânia, que continua a sofrer com morte e destruição, como infelizmente sucedeu em Odessa", instou o chefe da Igreja Católica perante milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano, para a oração dominical do Angelus.

A Rússia disparou na noite passada 19 mísseis contra a cidade portuária de Odessa que destruíram infraestruturas civis, blocos de apartamentos e automóveis e danificaram a maior catedral local, um dos templos mais importantes da Igreja Ortodoxa.

A Ucrânia prometeu retaliar.

Os dois países estão em guerra há mais de um ano depois de as tropas russas terem invadido território ucraniano, um ato condenado pela comunidade internacional.


Leia Também: Ataque a Odessa é outro crime de guerra da Rússia, diz Borrell

Presidente bielorrusso assegura que mantém grupo Wagner no centro do país

© Lusa

POR LUSA   23/07/23 

O presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, garantiu hoje ao homólogo russo, Vladimir Putin, que mantém o grupo Wagner no centro da Bielorrússia, algumas semanas depois da chegada dos combatentes deste grupo após a rebelião fracassada na Rússia.

"Eles estão a pedir para ir mais para o oeste (...) para Varsóvia, Rzeszów", já na Polónia, disse ironicamente Lukashenko ao presidente russo, que esboçou um leve sorriso, segundo a agência AFP.

No entanto, o presidente bielorrusso garantiu que Minsk estava a controlar a situação.

"Mas claro, que os mantenho no centro da Bielorrússia, como havíamos combinado", acrescentou, dirigindo-se a Vladmir Putin.

O Presidente russo encontrou-se hoje com Alexander Lukashenko, pela primeira vez desde que o aliado próximo de Moscovo ajudou a intermediar o fim da rebelião do grupo Wagner no mês passado, mostraram imagens divulgadas por Minsk.

Um vídeo divulgado pela assessoria de imprensa do presidente bielorrusso mostra os dois líderes a chegar juntos a um palácio em São Petersburgo, na Rússia.


ANALISTAS: Cimeira Rússia-África importa "indiscutivelmente" mais a Moscovo

© REUTERS

POR LUSA    23/07/23 

Analistas internacionais consideram que a cimeira Rússia-África é "indiscutivelmente" mais significativa para Moscovo, que quer mostrar que não está isolada devido à guerra contra a Ucrânia, mesmo que não produza resultados tangíveis, do que para os países africanos.

A segunda cimeira Rússia-África e fórum económico, de 26 a 29 de julho em São Petersburgo, é uma oportunidade para Moscovo "mostrar que não ficou isolada e tem parceiros alternativos", na análise de dois investigadores do Instituto de Estudos de Segurança (ISS, na sigla em inglês).

Já o que os países africanos querem da cimeira "é mais complexo", pensam Priyal Singh e Denys Reva, porque se a agenda de desenvolvimento do continente seria normalmente a prioridade "isso já não é tão evidente como antes".

Num sistema internacional em mutação "com quem colaboram os Estados africanos e como o fazem" é uma preocupação crescente para os líderes continentais, sustentam os analistas, lembrando que eles são o maior agrupamento regional na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

A cimeira deverá reunir mais de 40 chefes de Estado e altos dirigentes africanos e pretende aprofundar a cooperação entre Moscovo e as capitais africanas em cinco grandes áreas: política, segurança, relações económicas, ciência e tecnologia e envolvimento cultural e humanitário.

Priyal Singh e Denys Reva questionam, no entanto, se não será apenas "um evento de pompa geopolítica destinada a cortejar líderes africanos" caso os Estados de África não consigam "trabalhar em conjunto para moldar os resultados a favor do continente".

Segundo Moscovo, o Fórum Económico de 2019, em Sochi, reuniu mais de 6.000 participantes e levou à assinatura de 92 acordos e memorandos no valor de mais de 12,5 mil milhões de dólares, mas "poucos progressos foram alcançados no comércio bilateral e investimento" nos últimos quatro anos, também devido à Covid-19 e à guerra na Ucrânia, referem os analistas.

A dimensão do evento "será a principal preocupação para a Rússia", insistem, já os países africanos deveriam definir "proativamente a agenda e identificar as responsabilidades nas reuniões África+1" para recentrar as necessidades de desenvolvimento de África, o que não tem acontecido, afirmam.

"Os governos africanos ainda desempenham um papel largamente secundário na definição destes compromissos, da agenda e na contribuição para os resultados", referem, dando o exemplo da segurança alimentar, posta em causa por a Rússia se retirar do acordo de cereais do Mar Negro, alegando a sua insatisfação com os acordos para a exportação de cereais e fertilizantes russos.

"Independentemente de a Rússia voltar a comprometer-se com o acordo antes da cimeira, os líderes africanos devem expressar ativamente as suas preocupações sobre a segurança alimentar no contexto da guerra em curso" e devem também reagir face às disposições da cimeira Rússia-África de 2019 violadas por Moscovo.

"Os Estados africanos não podem ignorar essas incoerências flagrantes que sustentam a sua vasta parceria estratégica com a Rússia", porque "poderiam ser vistos como agentes passivos, limitando-se a carimbar a prossecução por Moscovo dos interesses globais russos", alertam.

Um desenvolvimento positivo é o compromisso de prosseguirem na tentativa de uma solução para a guerra na Ucrânia, tendo o Presidente senegalês, Macky Sall, dito recentemente que os líderes africanos vão usar a cimeira para ver como seria possível avançar.

A cimeira acontece quase um mês depois da primeira missão de paz africana à Rússia e à Ucrânia.


Leia Também: Cereais vão estar no topo da agenda da cimeira Rússia-África

Após os fogos florestais, Canadá é atingido por cheias repentinas

© Twitter/@CyclistAnons

Notícias ao Minuto   23/07/23 

A costa atlântica do país está a assistir a uma intensa sequência de fenómenos climáticos, com quatro pessoas desaparecidas na sequência das cheias.

Pelo menos quatro pessoas foram dadas como desaparecidas no sábado, na região de Nova Scotia, no Canadá, depois da costa atlântica ter sido atingida nos últimos dois dias por cheias repentinas que têm causado estragos nas estradas e apagões por toda a área.

© Twitter/@CyclistAnons
Segundo contou a polícia canadiana à Associated Press, os desaparecidos são dois adultos e duas crianças, sendo que as últimas terão desaparecido quando o veículo em que seguiam ficou completamente submerso (embora os três outros ocupantes da viatura tenham escapado).

A chuva intensa, na zona de Halifax, começou na sexta-feira à tarde, despejando na região mais de 200 milímetros de água (sendo que a média na cidade portuária é de 90 a 100 milímetros para julho). No entanto, no sábado, as autoridades estimam que a quantidade de chuva tenha atingido valores recorde para o país, acima dos 300 milímetros em 24 horas.

Várias outras cidades registaram postes caídos, carros submersos, habitações inundadas e problemas com o fornecimento de bens alimentares e de eletricidade, e as autoridades policiais tiveram mesmo de resgatar pessoas usando pequenas embarcações.

A região está a sentir os efeitos destas cheias repentinas pouco tempo depois de uma série de incêndios florestais ter devastado várias regiões do país, continuando a afetar as áreas de Ontario, British Colombia, entre outras. Na região de Halifax, foram destruídas pelas chamas 151 casas e empresas, e mais de 16 mil pessoas foram resgatadas.

Isto surge também depois de, no outono do ano passado, um tempestade tropical ter caído sobre a região de Nova Scotia e deixado 600 mil casas e estabelecimentos sem energia, com um prejuízo para o estado mais de 540 milhões de euros.

Uma das principais razões apontadas pelos cientistas para esta sequência de fenómenos extremos, no Canadá mas também em outras zonas do mundo, são as alterações climáticas, provocadas pela ação humana, com os cientistas a preverem uma intensificação crescente de situações meteorológicas extremas.


Portugal: Médicos iniciam greve terça-feira e contestação na saúde intensifica-se nas próximas semanas

Por cnnportugal.iol.pt, 23/07/23

Após a última ronda negocial, que decorreu na sexta-feira, o secretário-geral do SIM, Jorge Roque da Cunha, acusou o Ministério da Saúde de “não apresentar os documentos negociais” e garantiu que só vai à próxima reunião se receber as propostas do Governo antecipadamente

Os médicos iniciam na terça-feira uma greve nacional de três dias, mas as paralisações no setor da saúde vão-se prolongar nas próximas semanas, estendendo-se também aos farmacêuticos e enfermeiros.

Convocada pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM), esta greve vai decorrer entre terça e quinta-feira com o objetivo de forçar o Governo a apresentar uma proposta concreta de revisão da grelha salarial, no âmbito das negociações que se iniciaram ainda em 2022, mas que não resultaram num acordo entre as partes.

Também convocada pelo SIM, já na segunda-feira inicia-se uma greve de um mês ao trabalho extraordinário dos médicos de família, que o sindicato reconhece que vai afetar “muitas dezenas de milhar de consultas” nos centros de saúde.

Após a última ronda negocial, que decorreu na sexta-feira, o secretário-geral do sindicato, Jorge Roque da Cunha, acusou o Ministério da Saúde de “não apresentar os documentos negociais” e garantiu que só vai à próxima reunião se receber as propostas do Governo antecipadamente.

O protesto desses profissionais de saúde prossegue em 01 e 02 de agosto, com uma nova greve nacional convocada pela Federação Nacional dos Médicos (FNAM), a segunda realizada em cerca de um mês, depois da paralisação que decorreu em 05 e 06 de julho e que registou uma adesão de 90%, nas contas da estrutura sindical.

Segundo a presidente da FNAM, Joana Bordalo e Sá, “todos os prazos razoáveis foram esgotados” nestas negociações que se iniciam há cerca de 15 meses, sendo a greve a “única salvaguarda para que efetivamente” o ministério avance com propostas concretas.

Na fase de discussão do protocolo negocial, em julho de 2022, ainda com a ministra da Saúde Marta Temido, o Governo e os sindicatos acordaram incluir a grelha salarial dos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) nas negociações.

A contestação no setor estende-se também aos farmacêuticos do Serviço Nacional de Saúde, cujo sindicato já emitiu um pré-aviso para várias paralisações que se prolongarão até setembro para reivindicar ao Governo uma "negociação séria". 

Esta ronda de greves inicia-se na segunda-feira, com a paralisação dos farmacêuticos em todo o país, prosseguindo em 05 de setembro nos distritos de Beja, Évora, Faro, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Para 12 de setembro está marcada greve em Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo, Vila Real, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, terminando o protesto em 19 setembro com mais uma greve de âmbito nacional.

Também o Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) decidiu avançar para a grave de 01 a 04 de agosto na Área Metropolitana de Lisboa, depois de a negociação que decorreu recentemente com o Governo sobre a revisão da carreira ter sido “inconclusiva”.

Este protesto dos enfermeiros vai abranger os 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa e decorrerá entre as 00:00 do dia 01 e as 24:00 do dia 04 de agosto, período em que Lisboa estará a acolher a edição deste ano da Jornada Mundial da Juventude, encontro de milhares de jovens com o Papa Francisco, com as principais cerimónias a terem lugar no Parque Eduardo VII e no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo.


Leia Também: Moçambique: Chissano pede "calma e diálogo" aos médicos grevistas

Zelensky condena "mal russo" após ataque em Odessa e promete retaliação

© Getty Images

Notícias ao Minuto   23/07/23 

Resposta do presidente surgiu depois de um ataque noturno na cidade portuária ucraniana, que fez pelo menos um morto.

Depois de uma madrugada atribulada na cidade portuária de Odessa, com vários edifícios danificados e pelo menos um morto, o presidente ucraniano criticou duramente o regime russo, avisando que "haverá definitivamente uma retaliação contra os terroristas russos".

Numa mensagem no Twitter, Volodymyr Zelensky agradeceu aos serviços de emergência pelo apoio prestado, mas reiterou que "não há desculpas para o mal russo" e garantiu que a Ucrânia irá "restaurar a paz". 

"Mísseis contra cidades pacíficas, contra edifícios residenciais, uma catedral... Não pode haver desculpas para o mal russo. Como sempre, o mal vai perder. E vai definitivamente haver uma retaliação contra os terroristas russos por Odessa. Eles vão sentir essa retaliação", vincou Zelensky.

Os comentários do líder ucraniano surgiram depois de um ataque contra a cidade portuária, durante esta madrugada, que fez vários estragos em edifícios residenciais e culturais, nomeadamente numa importante catedral. A cidade de Odessa é, ainda, considerada Património da Humanidade pela Unesco.

Segundo as autoridades do país, o ataque aéreo russo fez pelo menos um morto e quase 20 feridos, desconhecendo-se se ainda há mais vítimas debaixo dos escombros.

A guerra na Ucrânia já fez mais de 9.200 mortos entre a população civil, segundo os dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. No entanto, a organização alerta que o número real de mortos será muito maior, tendo em conta as dificuldades em contabilizar as baixas em cidades ocupadas pelos russos - como é o caso de Mariupol, onde se estima que tenham morrido milhares de pessoas.


Leia Também: Novo balanço do ataque em Odessa. Já são dois mortos e 22 feridos

Mais de 37,4 espanhóis são chamados a votar em legislativas antecipadas

© Getty Images

POR LUSA   23/07/23 

Espanha vota hoje em eleições legislativas com as últimas sondagens a darem a vitória da direita e a derrota do atual primeiro-ministro, o socialista Pedro Sánchez.

Estas são as XVI eleições gerais em Espanha desde o fim da ditadura, em 1977, e estão chamados a votar 37.469.142 eleitores, para escolherem 350 deputados e 208 senadores.

As eleições estavam previstas para dezembro, no final da legislatura, mas foram antecipadas por Sánchez na sequência da derrota da esquerda nas municipais e regionais de 28 de maio.

Há dezenas de listas candidatas, muitas de partidos de âmbito regional e local, num espelho da diversidade de Espanha.

No entanto, só quatro partidos apresentaram listas de âmbito nacional e têm pretensão de chegar ao Governo: Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Partido Popular (PP, direita), Somar (extrema-esquerda) e VOX (extrema-direita).

O Governo atual é uma coligação do PSOE com a plataforma de extrema-esquerda Unidas Podemos, constituída por partidos que agora se juntaram a uma nova 'marca', o Somar, que integra 15 formações e é considerada a maior aliança de esquerda que já houve em Espanha.

A lei espanhola proíbe a publicação de sondagens nos cinco dias anteriores às eleições, pelo que os últimos estudos conhecidos são de segunda-feira.

Todas as sondagens publicadas nesse dia confirmavam, com uma única exceção em dezenas de estudos, a vitória do PP e colocavam à beira da maioria absoluta o conjunto da direita e da extrema-direita.

As últimas sondagens davam a vitória ao PP, mas sem maioria absoluta, colocavam o PSOE como segunda força mais votada, mas dividiam-se em relação ao terceiro lugar, que pode ficar com o VOX ou com o Somar.

As sondagens coincidiam também em que o VOX terá este ano menos deputados do que os 52 que conseguiu nas eleições anteriores, em 2019, mas o resultado do partido de extrema-direita poderá agora ser decisivo, se tiver possibilidade de formar uma maioria absoluta no parlamento com a bancada do PP e, assim, vir a entrar no Governo ou evitar uma 'geringonça' entre partidos de esquerda e regionais.

As alianças do PP e do PSOE para chegarem ou se manterem no poder foram o tema que dominou a campanha eleitoral.

A esquerda fez da ameaça da entrada da extrema-direita no Governo de Espanha, aliada ao PP, como acontece em três executivos autonómicos, a mensagem central da sua campanha, considerando que há risco de retrocessos em direitos e liberdades e nas políticas ambientais.

Já PP e VOX sublinharam a coligação dos socialistas, na última legislatura, com a extrema-esquerda, a que se referem como "os comunistas", e os acordos parlamentares com partidos independentistas da Catalunha e do País Basco, naquilo que consideram ser uma ameaça à integridade de Espanha.


Zelensky pediu reunião do Conselho NATO-Ucrânia "com urgência"

© Getty Images

Notícias ao Minuto     22/07/23 

Pedido surge depois de a Rússia ter suspendido a sua participação no acordo que permite a exportação de cereais ucranianos através do Mar Negro.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, revelou que pediu ao secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, "para convocar com urgência" uma reunião entre Kyiv e os membros da Aliança de forma a "superar a crise de segurança no Mar Negro".

A informação foi confirmada no seu habitual discurso noturno, no qual o chefe de Estado ucraniano acabou por revelar mais detalhes do seu telefonema com Stoltenberg, este sábado.

"Conversámos sobre a atual situação de segurança, em particular sobre os passos agressivos da Rússia no Mar Negro. Qualquer desestabilização nesta região e a interrupção das nossas rotas de exportação significarão problemas com consequências correspondentes para todos no mundo. A crise de preços é a menor das consequências possíveis", disse Zelensky ao recordar o telefonema com o secretário-geral da NATO.

Após referir que foram discutidos os "passos para desbloquear e garantir a operação estável" do corredor do Mar Negro para a exportação de cereais, tal como já tinha sido adiantado no Twitter durante a tarde, Zelensky revelou: "Na nossa cooperação, passámos para um novo nível mais alto – o nível do Conselho NATO-Ucrânia. E esse mecanismo pode funcionar. Recorri a Jens com uma proposta para convocar com urgência a tal reunião do Conselho para consultas de crise apropriadas".

"A reunião acontecerá em alguns dias. Podemos superar a crise de segurança no Mar Negro", defendeu.

De realçar que o chefe de Estado ucraniano já tinha anunciado que tinha tido uma conversa telefónica com o secretário-geral da NATO sobre a exportação de cereais. 

Na segunda-feira, a Rússia anunciou que iria suspender o acordo de exportação de cereais pelo Mar Negro a partir de portos ucranianos, argumentando que os compromissos assumidos em relação à parte russa não foram cumpridos.

Diversos países e organizações internacionais, incluindo as Nações Unidas e a União Europeia (UE), condenaram a decisão de Moscovo, lamentando o recuo russo face à prorrogação da Iniciativa dos Cereais do Mar Negro e alertando para as graves consequências junto de países com dificuldades de acesso a bens alimentares.

A Iniciativa dos Cereais do Mar Negro, acordada há um ano pela Rússia, Ucrânia, Turquia e Nações Unidas, permitiu a exportação de quase 33 milhões de toneladas de alimentos de três portos no sul ucraniano, considerados cruciais para a descida dos preços globais e segurança alimentar nos países mais desprotegidos.

As autoridades russas fizeram saber que só voltarão ao protocolo se as suas condições forem atendidas, nomeadamente o comércio dos seus próprios produtos agrícolas, prejudicado, segundo frisam, pelas sanções ocidentais.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).


Leia Também: Zelensky analisou desbloqueio de corredor de cereais com Stoltenberg

Rússia conta apenas “a versão que lhe interessa da História”

Helena Ferro Gouveia diz que “quando ouvimos o presidente russo, que agora tomou a dianteira da comunicação estratégica neste conflito, recordar à Polónia que Estaline lhe concedeu territórios”, a verdade é que “a Rússia conta apenas aquela que é a versão que lhe interessa da História e tem vindo a acusar a Polónia de querer recuperar território ucraniano”.



Veja Também:


O comandante João Fonseca Ribeiro, do Observatório de Segurança e Defesa da SEDES, diz que a Rússia está a fazer “o revisionismo da história” quando acusa a Polónia de querer invadir e conquistar partes da Ucrânia. É um revisionismo “para discurso interno da sua nação”, atira.